Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Domingo, 9 de maio de 2021
70 anos de Cláudio Duarte

Uma das figuras mais conhecidas e históricas do futebol do Rio Grande do Sul marcou época mais pelo Internacional tanto dentro quanto fora de campo, mas também pelo Grêmio como treinador. Por anos a fio ele foi o grande "bombeiro" da dupla: quando "tinha incêndio" no time e o técnico era mandado embora, ele vinha para "apagá-lo". Nem sempre conseguiu, é fato. Mas também isso fez parte de sua trajetória de muito sucesso.

No Colorado, Claudião ganhou como jogador o bicampeonato brasileiro de 1975 e 1976, além do octa gaúcho de 1969 até 1976. Na conquista nacional de 1979, aposentado precocemente dos gramados, era diretor técnico. Entre esta função e o comando da casamata, faturou ainda os estaduais de 1978, 1981, 1991, 1994 e 2003.

Destaco o de 1991, que teve uma fórmula curiosa: a final teve três Grenais e o saldo não foi levado em conta, mas sim a campanha na 1ª fase. O Inter ganha o primeiro jogo por 1 x 0, o Grêmio vence o segundo por 2 x 0 e o último termina 0 x 0. Porém, os vermelhos tiveram cinco pontos a mais que os azuis na primeira fase. O tento da vitória na 1ª partida foi relatado na Rádio Gaúcha por Armindo Antônio Ranzolin, Sílvio Benfica, Lauro Quadros e Cléber Grabauska.



Mas antes disso, Cláudio ganhou pelo Grêmio dois títulos em 1989: o Gaúcho e a primeira Copa do Brasil, decidida num 2 x 1 contra o Sport. A Rádio Guaíba documentou com José Aldo Pinheiro, Luís Henrique Benfica e Ricardo Vidarte.



A partir da segunda metade dos anos 90, ele começa a ser comentarista na televisão. Em 1997, faz dupla de cabine com Sérgio Maurício no SporTV para transmitir o Internacional campeão gaúcho com 1 x 0 diante do Grêmio.



Após uma passagem pela RBS TV, conquista seu último título como treinador: o Brasiliense de 2001 pelo Gama. Mais adiante, comenta na Rádio e TV2 Guaíba. Entre 2017 e 2019, foi comentarista da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre e por ela participou de um momento especial: trabalhar em um jogo da Copa do Mundo de 2018 para a rede nacional gerada de São Paulo. Ele e Marco Antônio Pereira representaram a emissora em Uruguai 1 x 0 Arábia Saudita.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.