Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Sábado, 8 de maio de 2021
5 anos sem "Gol, o Grande Momento do Futebol" na Band

O domingo das finalíssimas dos Campeonatos Paulista, Carioca, Paranaense e Goiano marcou a última exibição inédita do programa na Rede Bandeirantes de Televisão, onde surgiu no final da década de 1970 em criação de Alexandre Santos, que à sua frente esteve por mais de 20 anos. Só que ninguém fazia a menos remota ideia que aquele seria o último "Gol" pois não se fazia ideia que ele deixaria a programação só porque o Brasileirão não seria feito.

Um ano depois, a atração voltou no BandSports em três exibições semanais. Depois, a TV Bandeirantes até passou estas edições feitas para o canal por assinatura, mas somente no sinal nacional assistido em operadoras de TV paga e em algumas pouquíssimas filiais e afiliadas sem grade local nas manhãs de sábado e domingo.

Foi em uma destas exibições no BandSports que foi resgatado o trecho mais antigo do "Gol" existente na internet: um programa de 1980, no qual Alexandre Santos mostrava gols do Campeonato Brasileiro daquele ano.



Em 1993, o programa era um dos destaques do "Show do Esporte". Nesta edição, foram mostrados gols e VTs dedicados a três craques do futebol brasileiro: Falcão, Júnior e Mário Sérgio.



A partir de 1999, Milton Neves assumiu a apresentação, aí abaixo estando sua estreia. Saído em 2001 por se transferir para a Record, retomou a ancoragem em 2010, quando o "Gol" voltou como quadro do "Band Esporte Clube". O programa em si nas tardes de domingo foi retomado em 2011, antecedendo os jogos ao vivo.



Nesta fase a partir de 2011, o mote principal do "Gol" era resgatar gols pedidos pelos telespectadores e resgatar confrontos da rodada, como notamos nesta edição durante o Brasileirão de 2015.

 

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.