Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Sexta, 31 de janeiro de 2020
50 anos da TV Verdes Mares

Quando ela surgiu, o estado do Ceará tinha apenas, tão somente, única e exclusivamente um único canal: a TV Ceará, afiliada da Rede Tupi. Surgida como emissora independente e mesclando atrações próprias - em base inspiradas na programação da Rádio Verdes Mares AM - com outras adquiridas de SP e do RJ, a estação da sereia se afilia à Rede Globo em 1974. Neste tópico, confira registros de períodos variados que evidentemente não abrangem a totalidade da história e dos profissionais do canal (até por não existir na internet nada dele nos anos 70, por exemplo), mas servem como um painel ilustrativo. Algumas figuras bem conhecidas serão notadas nos resgates abaixo.

O primeiro é de 1982 e não reconheci a repórter para creditá-la - se você souber o nome dela, avise para eu incluir aqui. A entrevista é com uma então modelo de 19 anos que estava em Fortaleza para uma sessão de fotos da revista Desfile. Seu nome: Xuxa Meneghel. (atenção: som em apenas um dos lados quando escutado em estéreo)



Vamos para 1985, programa "Esporte no 10". A pauta do repórter Charles Robson era triste: a morte do grande paraquedista cearense José Pinto Teixeira Filho, o Jet Ring, com apenas 43 anos. Apaixonado por motos, Jet Ring era cunhado do renomado comentarista esportivo Sérgio Pinheiro, que é escutado nesta matéria e que morreu no comecinho do ano passado. No fim, quem aparece na apresentação é o decano da narração Gomes Farias.



Em 1989, o "Esporte Espetacular" ia ao ar aos domingos à noite e fazia em uma hora o resumo do fim-de-semana em todas as modalidades. Sobrava um espaço para um bloco regional de futebol em cada emissora da Rede Globo e, na Verdes Mares, veem aí um pedacinho do segmento cearense apresentado por Tony Duarte.



Um dos profissionais mais longevos da VM foi Paulo César Norões, inicialmente repórter esportivo, depois apresentador, a seguir comentarista e por fim diretor institucional até poucos meses atrás, quando saiu muito desgastado depois do episódio do pedido de demissão feito ao vivo no "Globo Esporte" pelo narrador Kaio Cezar. Aí está PC em 1993, no bloco de futebol local do "Placar Eletrônico", que trazia Fortaleza 1 x 4 Ferroviário narrado por Aderbal Bezerra. (atenção: som em apenas um dos lados quando escutado em estéreo)



A partir de 2003, narradores e comentaristas locais da Globo passaram a fazer os jogos de suas regiões no SporTV e no Premiere. No Ceará da Verdes Mares, o primeiro locutor foi Victor Hannover, depois do qual vieram Bosco Farias, Kaio Cezar e Antero Neto. Retrocedamos até 1994 para ver Hannover apresentando o "GE" local com o próprio na narração de Ferroviário 1 x 0 Ceará. (atenção: som em apenas um dos lados quando escutado em estéreo)



Saindo do esporte para o jornalismo geral, fiquemos em 1994 para ver uma figura muito conhecida de outra parcela do público nordestino: Patrícia Nobre, que até o ano passado era repórter nacional da Rede Bahia, na qual contou as coisas de Salvador e do interior nos jornais de rede. Aqui ela é vista apresentando no "Jornal do Meio-Dia" uma reportagem de Kelly de Castro sobre os 30 anos da Jovem Guarda.



De volta ao futebol e avançando bastante, cheguemos a 2004. Calamitoso Campeonato Cearense, guerra de liminares, apenas no ano seguinte decretariam o Fortaleza vencedor. A reportagem de Victor Hannover sobre isso passou no "Globo Esporte", apresentado por Fábio Pizzato - que, no ano seguinte, trocaria a Verdes Mares e o Ceará por São Paulo e pela Rede Record. Posteriormente regressado ao canal da sereia, nele ficou até o primeiro semestre do ano passado, quando deixou o Brasil e foi morar no Canadá. Foi repórter, apresentador, comentarista e narrador.



Atual titular de esportes, Antero Neto começou cedinho, cedinho por lá, aos recém 20 anos. Não sei dizer se era exatamente essa sua idade no destaque a seguir, mas não tá muito longe disso, não. Em 2008, vejam ele bem jovenzinho (claro que hoje continua assim, mas aí estava mais ainda) apresentando as informações do futebol no "Jornal do Meio-Dia", cuja apresentadora Cíntia Lima estava ao vivo diretamente de Iguatu.



Indo para as variedades e avançando mais ainda no tempo, 2015 é o ponto de parada. Programa semanal "Destaque VM" com nova apresentadora pois Tep Rodrigues faria o novo "#Partiu". Ano passado, a moça em questão ganhou altos holofotes ao participar do rodízio de 50 anos do "Jornal Nacional". Sim, eis o princípio na Verdes Mares de Taís Lopes, que vem aí no novo canal CNN Brasil. Neste trecho aparece outra profissional que hoje não está mais na afiliada global por ser da TV Cidade (Record): Lívia Baral ("boa tarde, Baral" / "boa noite, Baral").



O arremate com chave de ouro vem agora. 2015, "Bom Dia Ceará" com Evelline Frota e Leal Mota Filho. A emissora celebrava seus 45 anos e resgatou muita coisa antiga por vários dias. Este é certamente o VT mais precioso daqueles resgates, quando mostraram vários jornalistas que haviam passado pela Verdes Mares. Entre eles estão Rita Teixeira, Patrícia Alencar, Nelson Faheina, Edvaldo Pereira, Tony Nunes, Roberto Moreira, Jane Lane, a já registrada Patrícia Nobre, Letícia Amaral, Carla Fernandes, Simone Morais, Hermann Hesse, Alberto Perdigão, Danielly Portella, Carla Soraya e alguns destaques especiais: Giovana Teles, hoje repórter de política da Globo Brasília; Tom Cavalcante (sim!) como apresentador do semanal "Nordeste Rural"; o popular locutor e comentarista esportivo Tom Barros na mesma atração agropecuária, da qual foi seu primeiro âncora e onde esteve por 18 anos; e o hoje animador de auditório João Inácio Júnior, que faz o dominical "João Inácio Show" na TV Diário, à frente do "Jornal do 10" - atenção: não era "Jornal das 10" igual ao da GloboNews e sim jornal do canal 10.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.