Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Sexta, 31 de janeiro de 2020
5 anos da Grêmio Rádio Umbro em FM

Existente na web desde 2008 ao ser criado por Haroldo Santos, que passou por praticamente todas as emissoras esportivas gaúchas e que dele foi seu primeiro narrador, este projeto ampliou seu alcance quando chegou à frequência modulada convencional através do prefixo FM 90,3, que três anos antes havia abrigado uma iniciativa que, embora entusiasmadora, infelizmente por problemas diversos durou pouco tempo: a Esportes FM, estação do Grupo Bandeirantes 100% dedicada a todas as modalidades (filial da Bradesco Esportes de SP).

Ao término dela, o canal foi assumido pela religiosa Felicidade Gospel. E é dentro dele que a Grêmio Rádio faz suas jornadas, começando uma hora antes do primeiro apito e terminando uma hora depois do fim de jogo. Embora o FM 90,3 não seja facilmente sintonizado em algumas regiões de Porto Alegre (possivelmente devido ao transmissor ser localizado em Dois Irmãos), um elemento lhe é altamente positivo: na Zona Norte da cidade, o sinal entra rasgando. E é justamente nela que está a Arena do Grêmio, no caminho que leva à região metropolitana.

A chamada a seguir é da primeira partida transmitida no dial comum: 3 x 0 sobre o União Frederiquense, de Frederico Westphalen, pelo Campeonato Gaúcho. Indisponíveis no YouTube, os gols narrados estão aqui.



Com as jornadas "de gremista para gremista", seu narrador alcançou enorme popularidade entre os torcedores. Cristiano Oliveski usa o bordão "forma o descontrole" nos gols do time. Em 7 de dezembro de 2016, porém, demorou para ele ser falado. No gol de Bolaños no 1 x 1 com o Atlético Mineiro, que deu a Copa do Brasil que rompeu 15 anos sem títulos nacionais de primeiro porte, o locutor ficou tão eufórico que nem gritou gol direito. A torcida o fez por ele.



Já em 29 de novembro de 2017, outro título tricolor teve um aspecto inusitado na Grêmio Rádio. Enviados à Argentina para a final da Libertadores contra o Lanús, Oliveski e o repórter Márcio Neves (hoje assessor de imprensa do clube) só conseguiram relatar o 2º tempo devido a problemas técnicos. Como os tentos dos 2 x 1 do caneco aconteceram na 1ª etapa, eles tiveram as vozes dos "salva-guardas" presentes na fan fest na Arena ao lado dos ex-jogadores - coincidentemente, cada um ganhador de um troféu anterior - e comentaristas Carlos Miguel e Mazaropi. A narração foi de Rodrigo Fatturi, que divide as partidas com Cristiano, e a reportagem de Ígor Póvoa, que por anos cobriu a dupla Grenal na Rádio Guaíba e que é ex-produtor do "Super Sábado" na Gaúcha.



Curiosidade: com exceção de Ígor, chegado em 2016, toda a equipe que estreou em FM segue a mesma até hoje. Além dos já citados Oliveski, Fatturi, Márcio, Miguel e Mazaropi, também estão o repórter Luciano Rolla (sobrinho-neto do histórico ex-jogador e ex-treinador Oswaldo Rolla, o Foguinho) e a plantonista Jéssica Maldonado.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.