Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Sábado, 26 de abril de 2018
5 anos da última Indy 500 do Brasil e de Luciano do Valle

A data é completada hoje pelas - até o momento - últimas 500 Milhas de Indianápolis conquistadas por um piloto brasileiro. O topo foi atingido por Tony Kanaan, cujo melhor resultado até então havia sido o 2º lugar em 2004.

A corrida teve, como sempre, muitas alternâncias na liderança. Para ganhá-la, Tony a assumiu a três voltas do fim, ao ultrapassar Ryan Hunter-Reay por dentro. Quando parecia que teríamos um fim asfixiante... #1989Feelings.

Não entendeu a hashtag? Recordem que, na prova daquele ano, o acidente sofrido por Al Unser Jr. foi decisivo para a vitória de Emerson Fittipaldi. Neste caso de 2013, a batida que selou a sorte de Kanaan foi de Dario Franchitti.

Assistam a seguir a transmissão da Rede Bandeirantes, com reportagem de Antônio Pétrin, comentários de Felipe Giaffone e narração de Luciano do Valle (em sua última Indy 500). O fim é com Celso Miranda no BandSports.



A vitória de Kanaan foi a quarta, das sete brasileiras, que o saudoso "Seu Bolacha" transmitiu. Vamos recordar as outras. Em 24 de maio de 2009, ele, Giaffone e Celso documentaram a vitória de Hélio Castroneves.



Helinho também ganhou em 27 de maio de 2001, na única destas quatro vitórias brasileiras que Luciano do Valle narrou dos estúdios em SP. Willy Hermann comentou dentro do "Show do Esporte", com comando de Fernando Vannucci.

Durante a prova, repórteres informavam sobre as finais estaduais, não exibidas pela emissora (Osvaldo Pascoal com Corinthians x Botafogo e Fernando Fernandes, Juliana Coelho e Victorino Chermont com Flamengo x Vasco).



E claro que tem a inesquecível e já citada de Emerson Fittipaldi em 28 de maio de 1989. Luciano estava lá com Elia Jr. na reportagem. O "Rato" forçou a ultrapassagem sobre Al Unser Jr., este bateu e tivemos uma narração fantástica.



As outras três vitórias do Brasil nas 500 Milhas de Indianápolis: Fittipaldi em 1993 com Téo José na Rede Manchete; Hélio em 2002 com Lucas Pereira no SporTV; e Gil de Ferran em 2003 com Sérgio Maurício no SporTV.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.