Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Sexta, 25 de maio de 2018
45 anos de Ricardo Martins

Hoje é aniversário de uma das figuras mais "ligadas no 220" do jornalismo esportivo de São Paulo. Ele é, não apenas como repórter e apresentador (atualmente também como eventual comentarista), mas também como coordenador um dos profissionais que está na 105 FM desde o começo das transmissões de futebol em 2005.

Na televisão, este torcedor do XV de Piracicaba tem mais rotatividade. Fez dois jogos da Série B de 2008 na RedeTV!, compôs a primeira equipe do Fox Sports e saiu em 2016 para comentar os Jogos Olímpicos do Rio na Record. No começo de 2017, ele entrou no Esporte Interativo e ali permanece como debatedor do "+90".

Com Ricardo em campo, a zoeira é assegurada. Dois momentos de 2009 reforçam isso. O primeiro é de 17 de janeiro, quando aprontou uma daquelas no amistoso Corinthians 5 x 1 Estudiantes no Pacaembu: simplesmente caiu na risada com a queda de um zagueiro visitante no último gol, o que tirou Hugo Botelho do sério bem nessa hora.



O outro é de 26 de julho, na Arena Barueri. Antes do time local enfrentar o São Paulo (e tomar 2 x 1 pelo Brasileirão), ele entrevistou o zagueiro André Luís, do time da casa. No meio da resposta, eis que escapa sem cerimônia um palavrão cabuloso. Isso desconcertou toda a equipe, especialmente Hugo e o plantão Marcel Capretz. Hilário!



De 2013, separei um trecho do "Fox Sports Rádio" com a formação inicial, que tinha Ricardinho e Eugênio Leal como comentaristas em trio com Alexandre Araújo na apresentação. Neste vídeo, eles conversam com o jornalista uruguaio Pablo Daniel Castro, do Terra, que projetava Uruguai x Nigéria pela Copa das Confederações.



Por fim, a primeira aparição na Rede Record, feita no "Esporte Fantástico" ao lado de Mylena Ciribelli, Juliana Rios e Lucas Pereira, com quem transmitiu o futebol olímpico, cujo sorteio dos grupos comentou naquele programa.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.