Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Quinta, 24 de maio de 2018
25 anos de Ramiro

Um dos melhores jogadores do atual time do Grêmio fez aniversário na última terça-feira. Pelo Tricolor, faturou todos os títulos deste último ano e meio: Copa do Brasil em 2016, Libertadores em 2017 e Recopa e Gaúcho em 2018. Sua chegada ao clube de Porto Alegre se deu em 2013 como parte de um "pacotão" adquirido junto ao Juventude, pelo qual conquistou as Copas FGF de 2011 e 2012. Com ele chegaram Follmann, Bressan e Paulinho.

Destacarei dois jogos, um por cada time e ambos com três coincidências: Ramiro fez um golaço de fora da área; o Grêmio era o time visitante; e a equipe pela qual o meio-campista jogava saiu vencedora por 3 x 2.

O de 30 de março de 2011, pelo Gauchão, foi faturado pelo Juventude. Borges abriu para os gremistas, Júnior Madureira igualou, Leandro desempatou e o Papo virou com Gilson (contra) e Ramiro, este no primeiro gol de sua carreira profissional. Mais uma coincidência: Renato Portaluppi treinava os tricolores naquela partida, que Marco de Vargas narrou no Premiere. O vídeo é do "É Gol!!!", apresentado por Fernanda Gentil no SporTV.



Já em 17 de agosto de 2013, o Vasco foi superado pelo Campeonato Brasileiro em São Januário. Chuva de água e chuva de gols. Barcos inaugurou para o Grêmio, Alex Telles (contra) empatou, Ramiro desempatou em seu primeiro gol pelo Imortal, Barcos anotou outro e André diminuiu - e aí entra mais uma das muitas coincidências destas partidas: André, atualmente, é colega de time do meia aniversariado. O SporTV transmitiu com Júlio Oliveira.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.