Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Quinta, 24 de maio de 2018
20 anos do Ipatinga

Esteve de aniversário na última segunda-feira o clube mais destacado do Vale do Aço neste século. Em 2013, o nome foi alterado para Betim, cidade que passava a ser sua sede, embora seus jogos fossem mandados em Sete Lagoas e Nova Serrana. Retornado a Ipatinga em 2014, conquista o Módulo II de Minas Gerais no ano passado.

A maior glória do Tigrão de Aço foi o Campeonato Mineiro de 2005. A decisão foi contra o Cruzeiro em 17 de abril e nem quiseram saber de estar no Mineirão. Com 15 minutos, os visitantes já tinham anotado com Léo Medeiros e William. A Raposa diminuiu com Fred a 11 minutos do término, mas o Ipatinga se sagrou o primeiro campeão do interior contra os grandes desde a Siderúrgica de Sabará em 1964. Eduardo Moreno e Roberto Assaf cobriram no Premiere.



Uma grande campanha foi feita na Copa do Brasil de 2006, quando só parou nas semifinais diante do Flamengo, que seria o campeão. Mas outros grandes caíram diante dos mineiros, como Santos nas quartas e Botafogo na segunda fase, este com duas vitórias. A primeira foi no Ipatingão por 3 x 0. Walter Minhoca e Diego Silva (duas vezes) fizeram história em 15 de março. A transmissão da Rede Globo teve Luís Roberto e Sérgio Noronha.



Outro momento ótimo veio em 2007, quando disputou a Série B e não só subiu para a divisão principal do Brasileirão, como quase foi campeão - é que o Coritiba teve aquela reviravolta espetacular contra o Santa Cruz. Separei os 2 x 0 sobre o Paulista, em 14 de agosto. Marcos Leandro narrou no SporTV os gols de Alessandro e Adeílson.



A Série A não foi nada boa, o Ipatinga ficou em último lugar. Mas ao menos aconteceram 9 vitórias em 38 partidas. Uma delas foi em 13 de setembro: 3 x 2 sobre o Atlético Mineiro no Ipatingão. Ferreira e Luciano Mandi deixaram o Tigre em vantagem, Renan Oliveira diminuiu, Adeílson aumentou e Leandro Almeida fez outro para o Galo. Curiosidade midiática: transmissão do Premiere com narração de Jaime Júnior, então integrante da TV dos Vales, que um mês e meio antes havia trocado a Rede Record pela Rede Globo (cuja então afiliada TV Leste fez o caminho inverso).

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.