Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Quinta, 24 de maio de 2018
90 anos do Inter de Santa Maria

O Diabo Rubro fez aniversário na quarta-feira da semana passada e tem como maiores conquistas a segunda divisão do Campeonato Gaúcho em 1968 e 1991. Por muito tempo, disputou a divisão principal.

Nela, teve uma histórica vitória sobre o Grêmio em 8 de novembro de 1981, no Presidente Vargas. Guinga abriu o marcador em rebote de pênalti defendido por Emerson Leão, Toninho ampliou, Paulo Isidoro diminuiu, Leão pegou um pênalti cobrado por Robson e Nei fechou o 3 x 1. Celestino Valenzuela narrou na TV Gaúcha.



Contra o Internacional de Porto Alegre, destaco um empate por 2 x 2 em 20 de janeiro de 2008, também na Baixada Melancólica. Alê Menezes fez para os donos da casa e Wellington Monteiro e Iarley viraram para o Colorado, que não ganhou pois Jean Michel decretou a igualdade. A RBS TV transmitiu com locução de Paulo Brito.



Para disputar o Gauchão acima mencionado, o Interzinho foi vice-campeão da Divisão de Acesso em 2007 ao ganhar do Pelotas por 2 x 1 na última rodada do octogonal decisivo, em 29 de setembro. Veja os gols de Cirilo e Alê Menezes (não tem o do Michel pro Lobão) na voz de Vicente Paulo Bisogno, da Rádio Imembuí.



Termino voltando a 2008 para uma tremenda história de 29 de janeiro, mais uma vez na Baixada. Estava 0 x 0 o jogo contra o Novo Hamburgo quando o goleiro mandante Fábio sentiu uma lesão na perna direita aos 44 minutos do segundo tempo. Porém, todas as substituições já haviam sido feitas e era ficar ou ficar. Ele ficou. 50 minutos, pênalti para o Anilado. Gustavo Papa e, num milagre inacreditável, o arqueiro do Inter/SM defendeu. Mas não ficou apenas nisso: ele ainda se esticou para espalmar e impedir o gol no rebote.

Foi um acontecimento tão fora do normal que ganhou destaque nacional na Rede Globo, com apresentação da Glenda Kozlowski no "Esporte Espetacular" e trechos da transmissão da TVCOM com Marco de Vargas e reportagem de Celso Duarte. No domingo seguinte, Fábio foi alvo de uma reportagem do semanal global.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.