Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Terça, 15 de maio de 2018
Depois da 5ª rodada do Brasileirão

No sábado, Grêmio e Internacional empataram sem gols na Arena tricolor. A primeira vez entre eles no novo estádio azul, preto e branco pelo Campeonato Brasileiro foi exatamente com um empate, mas aquele por 1 x 1 em 4 de agosto de 2013. Hernán Barcos marcou para os gremistas e Leandro Damião empatou para os colorados. Rememore com o "Amigo da Galera" Mário Lima na Rádio Guaíba.



Na manhã de domingo, o Cruzeiro derrotou o Sport por 2 x 0 no Mineirão. Foi a 5ª vez que os mineiros derrotaram os pernambucanos por este marcador neste estádio, a primeira delas sendo em 1980. Nos pontos corridos, a primeira vez aconteceu em 8 de agosto de 2007, com Alecsandro anotando os dois tentos. A transmissão do Premiere teve Marcos Leandro na narração e Marcos Guiotti nos comentários.



À tarde, a Chapecoense ganhou do Flamengo por 3 x 2 na Arena Condá. Foi ali que eles se encararam pela primeira vez e foi ali que ocorreu a até então única vitória catarinense sobre os cariocas, que depois ganharam 6 vezes e empataram outra. Rafael Lima guardou no alvo em 3 de agosto de 2014 e a cobertura da Rádio Chapecó teve o saudoso Fernando Doesse, Sérgio Badalotti, Tadeu Costa e Fábio Schardong.



Em São Januário, o Vitória superou o Vasco por 3 x 2 e voltou a batê-lo depois de 5 anos - tudo bem que considerando-se que não se enfrentaram de 2014 a 2016 e que os cariocas não perderam os dois jogos do ano passado. Em 18 de setembro de 2013, André deixou os cruzmaltinos na frente, mas Alemão e Marquinhos viraram nos 10 minutos finais. Eduardo Moreno foi o relator do Premiere.



Pela 6ª vez nos últimos sete dérbis, o Corinthians passou pelo Palmeiras por 1 x 0 no Itaquerão. Foi a 5ª vitória alvinegra em 9 clássicos contra os alviverdes no local. A primeira delas aconteceu no primeiro duelo, em 27 de julho de 2014. Guerrero e Petros balançaram as redes da Arena Corinthians - embora, particularmente, eu considere o segundo gol como contra do goleiro Fábio pois o chute do meio-campista parou na trave, voltou e só parou no alvo pois a bola bateu nas costas do goleiro. Logo... Reveja com Éder Luiz e Leandro Boudakian na Rádio Transamérica.



Bahia e São Paulo ficaram no 2 x 2 na Fonte Nova. Curiosamente, tinha sido este o mesmo placar do último empate entre eles em Salvador - houve um 1 x 1 em 1993, mas em Aracaju. Na partida de 29 de setembro de 1990, Aguirre e Alcindo deram uma boa frente para os paulistas, mas Charles e Jorginho igualaram para os baianos. Os gols foram apresentados por Fernando Vannucci na Rede Globo.



Atlético por Atlético, deu o Mineiro por 2 x 1 sobre o Paranaense na Arena da Baixada. Isso já havia acontecido em 12 de abril de 2003, mas não de virada. Alexandre abriu para o Galo, Ilan empatou e Alessandro desempatou. Renata Cordeiro apresentou os gols no SporTV.



Depois de 11 anos, o Santos voltou a encarar o Paraná e ganhou por 3 x 1. Antes dessa, a última vez deles na Vila Belmiro também tinha tido êxito praiano. Odinei Ribeiro e João Carlos Assumpção documentaram o 2 x 0 de Marcos Aurélio e Kléber Pereira em 9 de agosto de 2007.



Na segunda, Ceará e América Mineiro empataram no Castelão em 2 x 2. A última vez que eles empataram por este placar tinha sido no Independência, em 2 de agosto de 2013. Willians Santana fez pro Coelho, Diego Ivo e Rogerinho viraram para o Vozão e Anderson Salles decretou o empate em gol contra com uma pressão de Fábio Júnior grudadíssimo nele. Rogério Corrêa foi o narrador do SporTV.



Por fim, o Botafogo venceu o Fluminense por 2 x 1 no Nilton Santos. A última vitória alvinegra sobre os tricolores por este escore tinha ocorrido em 27 de agosto de 2011, no mesmo local. Fred fez pro Flu e Elkeson e Lucas viraram para o Fogão. Evaldo José documentou na Rádio CBN.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.