Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Domingo, 13 de maio de 2018
15 anos da TV TEM: jornalismo geral

Foram completados no último dia 6 (mas pode dizer "domingo passado" que dá no mesmo) pela afiliada da Rede Globo em quatro regiões do interior de São Paulo. De propriedade do hoje encrencadíssimo J. Hawilla, as estações têm sedes em Sorocaba, Bauru, Itapetininga e São José do Rio Preto, e a sigla de "TEM" remete à empresa que deixou o ex-jornalista esportivo milionário: Traffic Entertainment & Marketing. A TEM substituiu as TVs Aliança Paulista em Sorocaba, Modelo em Bauru, Progresso em Rio Preto e Itapetininga não preciso dizer onde.

Diversos jornalistas marcaram presença nestes 15 anos de TV TEM. Alguns seguem até hoje na emissora, outros estão na Globo nacional, alguns foram para outras emissoras, mas eles merecem destaque por serem profissionais conhecidos e reconhecidos. E este especial recupera um pouco destes momentos e alguns destes profissionais.

Primeiro apresentador do "TEM Notícias" em Sorocaba, Marcello Rosa hoje é gerente de jornalismo da TV Morena (Globo) no Mato Grosso do Sul. Nesta edição de 2006, ele anuncia uma matéria sobre a Estadão, mais importante escola da cidade, que estava em situação deplorável. A repórter é Giuliana Girardi, hoje no "Fantástico".



Atual apresentadora do "Domingo Espetacular" na Rede Record, Thalita Oliveira passou pelas TEM de Sorocaba no esporte e Itapetininga no "TEM Notícias". Dele, veja de 2007 ela apresentar uma reportagem de Thaís Zem sobre o mutirão de conciliação em Itapetininga, que visava desafogar a quantidade de processos nas varas do trabalho.



Este "TEM Notícias" de São José do Rio Preto em 2007 inclui uma reportagem ao vivo de Vivian Carvalho sobre malefícios causados pelas queimadas, sobretudo as mortes de animais. Depois ela foi repórter por muitos anos da Rede Record no Rio de Janeiro, onde até hoje seu marido Gustavo Marques é um dos principais apresentadores.



De 2008, separei este "TEM Notícias" com Juliana Silveira apresentando uma reportagem de Carlos Moreira sobre a comemoração do Dia da Bandeira em Macatuba, cidade conhecida como "Capital Nacional do Patriotismo". Ela passou depois pela EPTV de Campinas e foi vista por último no "Marcas e Máquinas", do Canal Rural. Já ele seguiu carreira na Rede Record do Rio de Janeiro e, por último, na TV Anhanguera de Palmas.



Ainda em 2008, eis Sabina Simonato cobrindo um evento no Sítio Santa Rosa dedicado aos índios pataxós e à sua cultura. A apresentadora não reconheci (quem souber como se chama, avise para eu atualizar e nominá-la aqui). Hoje, Sabina aparece todos os dias nos noticiários locais e nacionais da Globo a partir de São Paulo.



Agora, para tudo: a "musa-mor" deste PB ganha destaque. Saída da RBS daqui de Porto Alegre e hoje repórter e apresentadora substituta do "Globo Rural", Cristina Vieira fez o "TEM Notícias" de Sorocaba ao lado de Leandro Rossito (na época, eu dizia "Risotto" de brincadeira). Neste registro de 2011, eles apresentam uma reportagem de Mariana Moreno, que depois foi repórter do "Hoje em Dia" na Rede Record, sobre um taxista que se recusou a transportar um radialista cego e seu cão-guia.



O último vídeo é de 2013, do programa de variedades "Revista de Sábado". O entrevistado é Maikon Zambido, que fazia sucesso na internet com vídeos engraçados. A entrevistadora é Naty Graciano, que no ano seguinte depois teria visibilidade nacional como repórter do "CQC" na Rede Bandeirantes.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.