Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Domingo, 13 de maio de 2018
15 anos da TV TEM: jornalismo esportivo

Foram completados no último dia 6 (mas pode dizer "domingo passado" que dá no mesmo) pela afiliada da Rede Globo em quatro regiões do interior de São Paulo. De propriedade do hoje encrencadíssimo J. Hawilla, as estações têm sedes em Sorocaba, Bauru, Itapetininga e São José do Rio Preto, e a sigla de "TEM" remete à empresa que deixou o ex-jornalista esportivo milionário: Traffic Entertainment & Marketing. A TEM substituiu as TVs Aliança Paulista em Sorocaba, Modelo em Bauru, Progresso em Rio Preto e Itapetininga não preciso dizer onde.

Diversos jornalistas esportivos marcaram presença nestes 15 anos de TV TEM. Alguns seguem até hoje neste ramo, outros não, mas todos são conhecidos do público nacional. E este especial recupera um pouco destes momentos e alguns destes profissionais. Também confira materiais esportivos e programas do segmento apresentados por jornalistas que fizeram carreira em editorias gerais, como política, economia, cidades, mundo, cultura, enfim.

Começo em 2003, quando o show "A Hard Beatles Night" teve músicas dos Beatles tocadas por grupos cover dos Fab Four. A reportagem é de Alex Mendes, que anos depois seria repórter primeiro da Rede Globo e depois da Rede Record, ambas na capital paulista.



Passo para 2004. Veja quem é que apresenta no bloco sorocabano do "Globo Esporte" a reportagem de Mateus Soares sobre Renato Moreira, ciclista que iria do interior paulista até o Paraná só na base das pedaladas: Ivan Moré. Sim, o mesmo que atualmente comanda o "GE" em edição estadual.



Ainda do "Globo Esporte", confira de 2006 uma reportagem de Roberta Chevitarese sobre o campeonato brasileiro de karatê kyokushin em Assis. Perceba quem apresenta o bloco bauruense do programa: Natália Ariede, hoje uma das mais destacadas repórteres gerais da Globo em São Paulo.



Hoje, Bruno Piccinato é um dos mais constantes repórteres do "Esporte Fantástico" na Record, no qual faz o quadro "Pingou na Rede". Mas em 2007, sua reportagem sobre oportunidades de ressocialização para detentas de Votorantim foi apresentada no "TEM Notícias" por Marcello Rosa e Danielle Borba.



Quem também está na Rede Record e foi apresentadora do "Esporte Fantástico" é Thalita Oliveira, hoje no "Domingo Espetacular" e que chegou egressa justamente da TV TEM. Em 2008, ela apresentou no bloco sorocabano do "Globo Esporte" uma reportagem de Renata Golombieski sobre o São Bento, que se preparava para enfrentar o Bragantino, pela Copa Paulista.



Ainda de 2008, eis Edgar Alencar em reportagem não esportiva. Hoje repórter da Globo SP, o ex-apresentador e ex-correspondente do SporTV aparece destacando a Garagem 69, banda que ganhava repercussão na região de Bauru através do "falem mal, mas falem de mim". Seu material passou no "TEM Notícias" e foi chamado por Giuliano Tamura e Juliana Silveira, esta uma figura familiar também de Campinas dos tempos em que apresentou o "Jornal da EPTV".



2008 marcou uma virada na carreira de uma popular apresentadora. Débora Meneses quis mudar de ares após uma década e meia dedicada a programas esportivos, como o "Globo Esporte" e ainda "A Grande Jogada" na Manchete e "Hora do Esporte" na Cultura. A atração perfeita para isso foi o "De Ponta a Ponta", que passava nas quatro emissoras da TV TEM aos domingos, depois do "Fantástico" ou depois do que passasse na sequência dele (melhor dizer que ia ao ar no mesmo horário do "Domingo Maior", fosse qual fosse). De 2009, veja uma matéria dela mesma sobre a Fazenda Maria, de Tatuí, que produzia flores comestíveis. Débora ficou na emissora até 2013.



Quem também hoje é repórter esportivo da Globo na capital paulista é Felipe Brisolla, um dos recrutados nas primeiras levas do projeto "Passaporte SporTV". Em 2009, ele foi chamado ao vivo por Maurílio Goeldner no "TEM Notícias" para informar sobre o calendário educacional de Itapetininga.



Luciana Martins fez programas e eventos de esportes radicais na ESPN Brasil em 2007 e chegou no ano seguinte à TV TEM, onde permaneceu até 2015 fazendo programas de entretenimento como "De Ponta a Ponta", "Super Bem" e "Revista de Sábado". Dela, curta de 2009 uma reportagem na qual ela disputa um jogo de paintball em São José do Rio Preto.



Também em 2009, Leonardo Bianchi ganhou espaço estadual nas muitas matérias sobre Nei Paraíba, o "Deus do Amor" do Oeste, para o "Globo Esporte". Mas o atual repórter da Globo SP e apresentador substituto da edição paulista do "GE" aparece aqui em outra reportagem, essa chamada por uma apresentadora do "TEM Esporte" que não reconheci (quem souber o nome dela, avise que agradecido ficarei e atualizarei o texto) e que destaca Leomar Bispo, bicampeão mundial de jiu jitsu e que também era enfermeiro de resgate.



Um conterrâneo gaúcho também fez história na TV TEM. Nominado Mateus Dagostin nos tempos de programas de turismo na TVCOM e de esporte na RBS TV dos anos 2000, Mateus Luz apresentou o "TEM Esporte" de São José do Rio Preto e fez o "De Ponta a Ponta" para as quatro estações em rede. Chamada por um apresentador que não reconheci (quem souber, avise o nome que agradecerei), assista uma matéria dele sobre Rio Preto 0 x 1 Bauru, pelo Paulistão de Futsal.



Em 2010, apresentadora que não reconheci do "TEM Notícias" (avisem o nome para eu nominá-la) chama uma reportagem sobre guardas que passavam a trabalhar armados em Birigui, o que gerava discórdias. O material é de Jackson Pinheiro, há alguns anos repórter do Fox Sports.



Bauru recebeu em 2011 um workshop sobre taiko, uma arte oriental que afasta os espíritos ruins. A reportagem é de André Aranha, que chegou à TV TEM egresso da Rádio e TV Bandeirantes de Campinas, na qual foi setorista do Guarani.



Promovida pela Fundação Marcos Pontes, a Olimpíada do Astronauta foi coberta em 2013 por Alessandro Jodar, hoje repórter do SporTV especializado em videogames, assunto que cobre direto para a edição paulista do "Globo Esporte". Nele chegou a partir da TV TEM de Bauru, sua estreia no vídeo após ser radialista na Gazeta de São Paulo.



Concluo com um registro claro que de má qualidade, mas extremamente válido até por ser de um expediente não mais existente: eis o começo da transmissão de Corinthians 3 x 0 Marília, pelo Campeonato Paulista de 2015, feita para São José do Rio Preto e região - da qual faz parte Penápolis, onde acontecia o jogo de rede estadual Penapolense 1 x 3 São Paulo. Direto da Arena Corinthians comunicava o narrador Demétrius Garcia, por anos atuante na TV TEM de Bauru e que hoje está na TV Morena (Globo) do Mato Grosso do Sul. Os repórteres eram Douglas Brito, até hoje na estação de Sorocaba, e Álvaro Loureiro, desde o ano passado integrante do Fox Sports.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.