Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Domingo, 13 de maio de 2018
10 anos sem Artur da Távola

A data do falecimento do político, professor, radialista e advogado foi completada na última quarta-feira. Nascido em 1936 e um dos fundadores do PSDB, foi deputado federal de 1987 a 1995 e senador de 1995 a 2003, todos os mandatos pelo Rio de Janeiro. Apaixonado por sons eruditos, apresentou no rádio e na televisão programas dedicados a eles, como o "Quem Tem Medo de Música Clássica?", exibido na década de 2000 pela TV Senado, e outro do mesmo gênero na Rádio MEC. Foi colunista de televisão do jornal O Globo por 15 anos e, na época de sua morte, presidia a Rádio 94 FM (Roquette Pinto), pertencente ao governo do estado do RJ.

Artur era torcedor do Fluminense, tanto que uma bandeira dele envolveu seu caixão em seu velório, mas sua habilidade com as palavras atendeu também aos outros três grandes clubes cariocas. Isso foi ressaltado para o público futebolístico em 2009, quando o "Globo Esporte" homenageou as quatro grandes grifes dos campos do Rio através de crônicas iniciadas com "Ser..." e o nome do clube, todas interpretadas por torcedores famosos de cada agremiação.

O primeiro texto que destaco é o do próprio time de Távola: "Ser Fluminense", interpretado por Pedro Bial, então apresentador apenas do "Big Brother Brasil".



A segunda crônica é "Ser Flamengo", interpretada pelo ator Milton Gonçalves, naquele ano visto no humorístico "Zorra Total" e na série "Força-Tarefa".



O terceiro vídeo traz "Ser Botafogo" na interpretação do Edson Celulari, que não atuou em nenhuma novela no ano em questão.



Termino com "Ser Vasco" na interpretação do ator Marcos Palmeira, naquele 2009 um dos protagonistas da novela "Cama de Gato".

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.