Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Terça, 8 de maio de 2018
Lúcio completa 40 anos

Ainda em atividade na atual Série D do Brasileirão, ele defende o Brasiliense após ter passado rapidamente pelo Gama, passagens que simbolizam seu retorno a onde tudo começou. Foi no Distrito Federal que despontou ao ser campeão metropolitano de 1996 pelo Guará. A seguir, se transferiu para o Internacional e começou a ganhar mais destaque ainda enquanto campeão gaúcho de 1997 e da Copa SP de Juniores em 1998. Da passagem pelo Colorado, assista seu tento no 1 x 0 sobre o Corinthians, em 1º de novembro de 2000, pela Copa João Havelange. Pedro Ernesto Denardin narrou na Rádio Gaúcha.



Após estrear na Europa pelo Bayer Leverkusen, seguiu na Alemanha e foi para o Bayern de Munique, onde ganhou os Alemães e as Copas da Alemanha de 2005, 2006 e 2008, além das Copas da Liga Alemã em 2004 e 2007. Na sequência, mudança para a Itália e defesa da Internazionale, na qual faturou nada mais e nada menos que cinco canecos só em 2010: Mundial, Liga dos Campeões, Italiano, Supercopa da Itália e Copa da Itália, esta última vencida também em 2011.

Campeão da Supercopa da Itália pela Juventus em 2012 e com pouco memoráveis passagens por São Paulo, Palmeiras e Goa da Índia, Lúcio fez história na Seleção Brasileira. Foi campeão mundial em 2002 e bicampeão da Copa das Confederações em 2005 e 2009. No segundo título, foi mais decisivo ainda. Naquele 28 de junho de 2009, os Estados Unidos haviam aberto 2 x 0 de frente, mas o Brasil diminuiu e empatou. Coube ao zagueiro o gol da virada definitiva, aos 39 minutos do segundo tempo. Relembre a emocionante vitória com Marco Antônio Pereira na Gaúcha, que foi a única rádio de Porto Alegre a transmitir aquela competição.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.