Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Domingo, 6 de maio de 2018
Os 20 anos do "Observatório da Imprensa"

A data foi completada neste sábado pelo programa, que deixou a grade da TV Brasil em 2016 e vinha da antecessora TVE. Alberto Dines começou o projeto na internet e ampliou seu alcance através da televisão educativa. Por muitos anos, ele teve a companhia de Lúcia Abreu (ex-Rede Manchete) como co-apresentadora.

Todos os grandes temas referentes ao jornalismo brasileiro passaram pelo "Observatório" em 18 anos no vídeo. Os maiores nomes do segmento participaram dos mais diversos fóruns, que abrangiam todas as editorias: política, economia, assuntos internacionais, variedades e, claro, também os esportes.

O programa que mostro abaixo repercutia a cobertura da imprensa na recém-terminada Copa do Mundo de 2014, em nosso país disputada. Onde a imprensa acertou? Onde errou? Isso foi comentado nos estúdios por Tim Vickery (BBC), Eduardo Tironi (ESPN) e Mário Andrada e Silva (Comitê Rio 2016).

Outros depoentes aparecem em VTs: Sílvio Barsetti (O Estado de S.Paulo), José Ilan (Fox Sports), André Rizek (SporTV), Francisco Javier Monne (CNN), Jorge Luiz Rodrigues (O Globo) e os correspondentes brasileiros Daniela Traldi, de Nova York, e Ariel Palácios, de Buenos Aires.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.