Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Domingo, 6 de maio de 2018
Trilhas esportivas de Maynard Ferguson

Canadense, teria completado 90 anos nesta sexta-feira se não tivesse morrido em 2006. Líder de banda, este trompetista habilidoso e sua orquestra gravaram mais de 60 discos ao longo de cinco décadas.

Alguns dos temas instrumentais dele são muito familiares dos ouvintes do rádio esportivo do Brasil. Destaco aqui três deles, dedicados especialmente aos ouvintes cariocas e gaúchos.

Obs.: a incorporação não é permitida para estes vídeos com som musical. Clique nas fotos e assista no YouTube.

Começo trazendo "Gonna Fly Now", de 1977. Esta versão de Maynard para a famosa trilha original de Bill Conti para "Rocky, o Lutador" foi uma das usadas pela Rádio Globo do Rio de Janeiro na abertura clássica do "Futebol Show", que tinha locução de Edmo Zarife.



Agora dedico aos conterrâneos este som de 1972: "Give It One", que abria todas as noites de domingo o extinto programa "Placar Geral", da Rádio Gaúcha, que repassava todos os resultados do fim-de-semana logo após o "Balanço Final".



Já os ouvintes da Rádio Guaíba certamente recordarão deste som de 1982: "Hollywood", que ilustrava as manchetes dos programas apresentados por Luiz Carlos Reche, entre eles o "Plantão Esportivo" e o "Repórter Esportivo". Curiosidade: o mesmo disco que tem "Hollywood" traz também a versão do trompetista para "Don't Stop Til You Get Enough", a qual ficou eternizada no Brasil como tema de abertura do "Vídeo Show", da Rede Globo.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.