ATENÇÃO: página melhor visualizada em Internet Explorer 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

PAPO DE MÍDIA: RETROSPECTIVA 2008

Rádio gaúcho em 2008

Movimentos deste ano: em fevereiro, o repórter Vitor Rodrigues deixou a Bandeirantes para assumir a assessoria do Grêmio; em março, a Bandeirantes perdia o repórter Gabriel Cardoso para a Gaúcha, mas adquiria Carlos Guimarães, plantão da Gaúcha, e Filipe Gamba, repórter da Guaíba; em abril, a Guaíba contratava o repórter Marinho Saldanha; em julho, João Garcia trocava a Guaíba pela Bandeirantes, que demitia Farid Germano Filho; em agosto, a Bandeirantes contratava Roberto Brauner e o repórter Sérgio Couto, da Guaíba, mas perdia o repórter João Paulo Fontoura, que mais tarde iria para a Gaúcha; em setembro, a Guaíba estreava a repórter Mariana Oselame, primeira voz feminina do esporte da emissora, e o narrador Jacir de Oliveira, importado de Curitiba; e em novembro, Roberto Brauner deixava a Bandeirantes.

Destaques da Guaíba

Vai encarar? - Em fevereiro, Haroldo de Souza ameaçava no ar Antônio Augusto durante o "Terceiro Tempo", por coisas ditas sobre ele pelo plantonista fora dos microfones.

Toda uma vida - Em abril, Milton Ferreti Jung completou 50 anos na emissora, na qual entrou um ano depois da fundação.

Programas - No primeiro semestre, o "Reportagem Especial" voltava às tardes de sábado. No segundo semestre, estreava o "Guaíba Olímpica", na carona de Londres 2012, exclusivo da Record.

Esporte e jornalismo - Em maio, Flávio Dal Pizzol assumia a apresentação do matutino "Agora", em dupla com a jornalista Sílvia do Canto. E em agosto, Fabiano Brasil assumia o "Programa das 7".

Na boca do leão - Vinícius Sinott deixou enfurecidos torcedores do Sport, ao baixar a lenha no time após a vitória sobre o Internacional, pela Copa do Brasil.

Alô, alô, responda! - Domingo de "duplex", o som direto do Canindé caiu nos primeiros 20 minutos do segundo tempo de Portuguesa x Inter, restando a Vinícius Sinott fazer posto neste período.

Grenal do Galo - Com Haroldo de Souza afastado devido à Lei Eleitoral, Orestes de Andrade transmitiu o Grenal do turno do Campeonato Brasileiro. Haroldo foi reeleito vereador de Porto Alegre.

Destaques da Gaúcha

Pega de todo jeito - A partir de maio, começou a transmissão em AM e FM. Curiosamente, o primeiro jogo transmitido não foi da dupla Grenal e sim Boca Juniors x Fluminense, pela Libertadores.

Problema médico - No intervalo de Grêmio x Palmeiras, Marco Antônio Pereira assumia a narração no lugar de Pedro Ernesto Denardin, de saída forçada devido a um sangramento no nariz.

Mãozinha pra mineirada - José Alberto Andrade narrava para a Itatiaia de BH o ouro de Maurren Maggi na Olimpíada de Pequim.

Homenagem ao irmão - Em novembro, Lasier Martins entregava ao Pelotas o troféu da Copa Lupi Martins, assim chamada em homenagem a seu irmão, falecido no ano anterior.

Destaques da Bandeirantes

Cobrindo jogos de novo - Em junho, Farid Germano Filho voltava às jornadas esportivas depois de alguns anos, comentando jogos secundários.

Som zero - No período da Olimpíada, o som via Internet era tirado por todo o dia, ao invés de somente no período das transmissões olímpicas.

Mais satélite - Em setembro, começava a retransmissão do novo jornal "Em Dia Com a Bola", veiculado pela matriz de São Paulo desde o mês anterior.

Parceria com a rede - Em duas partidas, repórteres da matriz trabalhavam em transmissões locais (Alex Muller em Palmeiras x São Paulo e Antônio Petrin em São Paulo x Fluminense).

Destaques da Pop Rock

Em abril, a emissora FM começou a transmitir futebol sob o nome "Máquina do Cafezinho", uma alusão ao programa humorístico "Cafezinho", veiculado diariamente. A equipe foi formada pelos comunicadores da rádio, entre eles Eron Dalmolin, exímio imitador que também participa do "Na Geral", da Bandeirantes, e Ramiro Ruschel, narrador que já passou pela Guaíba AM. No início, foram cobertas apenas as partidas da dupla Grenal em Porto Alegre, o que deixou a equipe "invicta" até julho, quando transmitiu-se a derrota do Inter para o Santos. Em novembro, acontecia um caso engraçadíssimo em Grêmio x Coritiba: Ramiro abandonava a transmissão por cinco minutos devido a uma dor de barriga, gerando incontáveis piadas dos colegas de transmissão neste período.

Outros destaques

Mais RBS Rádios - Em junho, Maurício Saraiva levava seu programa musical semanal, "Roda de Samba", da extinta Metrô FM para a Cidade. E em outubro estreava o "Clube da Bolinha" na Rural AM.

Rigidez com a crônica - A ACEG impunha limites para os repórteres após uma invasão deles em massa no gramado do Beira-Rio, durante o Grenal, após confusão iniciada por Edinho e Tcheco.

Bate-bico nacional - Em meio ao perrengue entre Grêmio e Milton Neves, o cronista nacional baixava a lenha em Haroldo de Souza, da Guaíba, e Luiz Carlos Silveira Martins, da Gaúcha.

MAIS "RETROSPECTIVA 2008" CLICANDO AQUI

 

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição: Edu Cesar - E-mail: papodebola@gmail.com