ATENÇÃO: página melhor visualizada em Internet Explorer 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

PAPO DE MÍDIA: RETROSPECTIVA 2008

Outras redes abertas

RedeTV!

Mais uma vez a Série B foi atração da RedeTV!, pela quarta temporada consecutiva mostrando o torneio. Desta vez, foram exibidas todas as partidas do Corinthians, 30 ao vivo e 8 em compacto às terças. Mas o fato que marcou o ano esportivo da emissora envolveu Jorge Kajuru. O jornalista voltou ao canal em março, participando do "Bola na Rede", e comentaria os jogos aos sábados. Mas ficou somente no dominical e, dois meses depois, saiu dele. Foi controversa a saída. Uma versão é de que ela se deu por críticas feitas no ar por ele à transmissão de Gama x Corinthians, criticadíssima por praticamente todos que a viram. Outra versão é de que a direção do Corinthians pressionou os donos da emissora, com o apoio de Fernando Vannucci, para tirar Kajuru do ar e não ter verdades nebulosas reveladas.

Afora esta questão, houve mudanças na equipe de transmissão este ano. José Calil saiu dias antes do início da Série B, por tornar-se dirigente do Barueri, do qual saiu em agosto. No seu lugar, chegou Bruno Prado, filho de Flávio Prado, egresso da Rádio 105 FM. Também dela veio o repórter Ricardo Martins. Porém, ele ficou por apenas duas partidas, pois seu estilo gaiato e piadista não foi bem aceito. Nos dias de duas transmissões, a equipe era completada por Rodrigo Cabral na narração e Marcelo Bianconi nos comentários. O ex-jogador Ronaldo deu o tom corinthiano, em parcialidade descarada. A troca mais significativa foi na apresentação das jornadas. Saiu Cristina Lyra, que assumiu o novo "Leitura Dinâmica" das 8h30, e entrou Flávia Noronha, vinda do BandNews TV, conquistando o público de imediato.

Enquanto Brasília passou a ver a Série B pela TV Brasília, que afiliou-se à RedeTV! em junho em substituição à retornada Rede 21, Porto Alegre não acompanhou a plena maioria dos jogos, pois a TV Pampa preferia exibir reprises de fofocas do "TV Fama" e trechos do "Superpop" e da "Tarde é Sua". Quem mudou para ser mais acompanhado foi o "Bola na Rede", que perdeu 45 minutos em novembro e passou a iniciar às 18h45, para não enfrentar o segundo tempo da Série A, quando esta foi para 17h. E o "Sábado Campeão", que mostrava lutas de diversas modalidades, saiu do ar em maio.

***

Esporte Interativo

O principal fato relativo à TVEI neste ano foi no Pré-Olímpico Mundial de Basquete Feminino. Somente ela registrou uma imagem exclusiva do treinador Paulo Bassul falando à jogadora Iziane que ela estava fora da seleção brasileira. A imagem correu as demais emissoras, assegurando exposição de crédito ao EI. Se houve este lado positivo no basquete, houve um negativo. A temporada 2008/09 da NBA não foi incluída na programação da emissora pois o pacote de jogos oferecido não incluía as finalíssimas, e definiu-se pela não-exibição se a hora do título não seria possível mostrar.

Parcerias foram mantidas, desfeitas e firmadas. A com a Band manteve-se, com mudanças. Em janeiro, as transmissões do Campeonato Italiano deixaram de ser feitas pelo próprio EI, no Rio, novamente sendo da própria Band, em SP. No mês seguinte, o Campeonato Inglês foi excluído da programação da Band. Em julho, a Rede Gospel fez as primeiras retransmissões de eventos da TVEI, ao passo que, no mês seguinte, a NGT deixou de fazê-la. Também em agosto, começava a parceria com a Gazeta de São Paulo, exibindo jogos do Inglês e das Eliminatórias da Copa de 2010 aos domingos.

***

TV Cultura

O "Cartão Verde" completou 15 anos em março e, no mês seguinte, mudou para as quartas-feiras, após o futebol da TV aberta. Em junho, era anunciado por Paulo Markun, presidente do canal, que as emissoras educativas que quisessem exibir as atrações da Cultura - entre elas os esportivos, como o "Conquista", que estreou em julho com apresentadores egressos da TV Gazeta, afiliada da Globo no Espírito Santo - teriam de pagar para isso.

***

Rede Brasil de Televisão

O canal sediado em São Bernardo do Campo, com algumas afiliadas como a TV Cristal, de Porto Alegre, teve seus momentos esportivos. Em abril, estreou o diário "Na Bola", inicialmente com Valmir Jorge e depois com Weber Lima. O programa acabou em outubro, substituído pelo "Estação Futebol". À noite, entrou o "Giro Esportivo". Ambos despediram-se em dezembro.

***

SBT

Personagens esportivos reapareceram na TV do Patrão. Em março, foram vistos Luiz Ceará, que fez o "Aqui Agora", e Celito Esteves, que voltou ao jornalismo geral após cobrir o Campeonato Catarinense pela Record. Já em setembro, o "Olha Você" trouxe de volta Alexandre Bacci, ex-"Globo Esporte", e Roberta Peporine, ex-Record e Cultura.

***

CNT

Esporte fez parte da programação novamente. Em março, apenas para Curitiba, estreou o "Balanço Esportivo", com profissionais da Rádio Banda B. Em julho, para todo o Brasil, voltou ao ar a "Mesa Redonda Rio", com a equipe da Rádio Bandeirantes. E no final do ano, colunistas informavam que em 2009 estrearia um programa feito em SP, para o qual teria sido acertado como apresentador Roberto Avallone.

MAIS "RETROSPECTIVA 2008" CLICANDO AQUI

 

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição: Edu Cesar - E-mail: papodebola@gmail.com