Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quarta, 15 de setembro de 2021
Brasileirão Feminino às 21h, agora sim, por causa da TV

No último domingo, Palmeiras x Corinthians aconteceu neste horário por circunstância especial, já que foi realizado no mesmo Allianz Parque que teve às 16h o masculino Palmeiras x Flamengo, daí o espaço de três horas entre uma e outra partida para tudo ficar nos trinques. Mas com as respostas muito boas de audiência na TV aberta e no canal pago, Bandeirantes e SporTV solicitaram e a CBF anunciou que a volta do dia 26 (não no próximo domingo e sim daqui a dois devido aos amistosos da Seleção Feminina contra a Argentina na Paraíba nesta sexta e na segunda que vem) também acontecerá às 9 da noite, o que lhes permitirá fazer um pré-jogo bem caprichado e segurar a audiência até mais tempo no fim da noite, o futebol das mulheres recebendo mais gente vinda do futebol dos homens de mais cedo. Além da Bandeirantes e do SporTV, a finalíssima também passará no TikTok do Desimpedidos.

Outros destaques

Neto dará uma de Neil Armstrong Do Flávio Ricco no "Canal 1": o comentarista da TV Bandeirantes gravou um reclame vestido de astronauta para divulgar uma exposição no Shopping Eldorado - a "Space Adventure" reúne mais de 300 itens originais da NASA. Sexta-feira, na versão paulistana de "Os Donos da Bola".

Afogando em números Do Notícias da TV: Brasil x Vietnã, que abriu as transmissões da Copa do Mundo de Futsal na Globo, marcou 8,9 pontos e 21,2% em São Paulo, atrás dos 9,4 da Record das 13h55 às 15h30, faixa na qual esteve no ar o "Balanço Geral SP" e, especialmente, a pedra no sapato chamada "A Hora da Venenosa".

Encontro de gerações animais no "Fantástico" Da Cristina Padiglione no "Zapping" do Agora S.Paulo: o programa da Globo festejará 2.500 edições no próximo domingo e uma das atrações será um encontro de Tadeu Schmidt e os cavalinhos dos clubes da Série A com a inesquecível Zebrinha da loteria esportiva dos anos 70 e 80.

Documentário do GloboPlay sobre Casagrande Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: finalizada a produção da série dirigida pela cineasta Suzana Lima, detida há cinco meses nas gravações. Agora foram para edição e sonorização os quatro episódios que entrarão no portal de vídeos da Globo, que fará uma grande campanha de lançamento. Não há ainda uma oficialização para tanto, mas imagina-se que ele aconteça entre outubro e novembro. O comentarista e ex-jogador já assistiu os episódios e aprovou o resultado final.

RBS TV no Rio de Janeiro, mas não na transmissão da Rede Globo Embora tenha sido enviado o repórter Leonardo Muller, Flamengo x Grêmio nesta quarta será reportado por Edson Viana e Raphael de Angeli.

"Globo Esporte" terá mudanças daqui a algum tempo Do Gabriel de Oliveira no TV Pop: o jornal sofrerá mudanças em praças onde tem perdido para canais concorrentes ou passado muito aperto, casos de Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Ceará e Goiás. Não haverá mais tanta imposição na escolha das pautas por parte da Agência GE, que distribui o conteúdo da rede, havendo uma maior autonomia para as filiais e afiliadas escolherem as pautas de mais interesse direto do público local. Um formato menos noticioso e mais popular deverá ser adotado - o Gabriel cita como exemplo de estilo do qual o "GE" deverá ficar mais assemelhado o do "Jogo Aberto", da Bandeirantes.

Lucas Gutierrez "virou" Alex Escobar Por serem carecas, há sempre uma brincadeira constante sobre semelhanças entre eles, o que o apresentador do "Esporte Espetacular" e do "Segue o Jogo" estimula bastante porque, ora bolas, é sim muito divertido! (rs) Lucas contou nas redes sociais que foi na portaria do prédio onde mora retirar uma encomenda e que o entregador o viu e disse que ele parecia um apresentador, mas não sabia qual. O malandrão disse o nome do colega e se passou pelo "seu Alex", como o entregador o chamou ao se despedir, e confirmou que a entrega foi feita a "Alex Escobar", sendo que a encomenda estava no nome do Lucas. Ahahahahahahahaha...

Uma terça-feira especial para Jorge Iggor O narrador da TNT transmitiu Barcelona x Bayern de Munique ao lado de Bruno Formiga e do ex-futebolista Guilherme Alves, celebrando muito isso pois contou nas redes sociais que, ao ser operado para retirada de um câncer na tireoide em 10 de junho, pensava muito no dia de ontem pois não queria ficar de fora da abertura dos grupos da Liga dos Campeões - a doença foi descoberta logo após a semifinal Real Madrid x Chelsea da anterior. Este jogo foi vencido por 8 x 2, nas próprias palavras e em referência ao inesquecível marcador da vitória alemã na semifinal da temporada 2019/2020. Salve, Jorge! Muitos gols a narrar ainda terás.

As demais escalas da WarnerMedia Todas as partidas têm narração e comentários, nenhuma delas apenas com áudio-ambiente mesmo que somente pelo HBO Max na internet. As outras sete da terça-feira foram: Young Boys x Manchester United com André Henning, Vitor Sérgio Rodrigues e Cafu; Chelsea x Zenit com Luís Felipe Freitas, Alexandre Praetzel e Nilmar; Malmo x Juventus com Victor Lopes e Rafael Oliveira; Lille x Wolfsburg com Camilla Garcia e Ricardo Martins; Sevilla x Red Bull Salzburg com Octávio Neto e Fernando Campos; Dínamo de Kiev x Benfica com André Felipe e Giovana Kiill; e Villarreal x Atalanta com Leandro Mamute e Victor Canedo.

Ivan Drago no "Bola Rolando" A partir desta terça, ele passou a fazer parte do programa de fim de tarde do BandSports ao lado de Carlos Fernando e Marília Ruiz em substituição a Fábio Piperno, que continua no canal, mas que passou a fazer parte no mesmo horário do debate jornalístico "3 em 1" na Rádio Jovem Pan.

Mais uma vez Lívia Nepomuceno comentarista na BandNews FM A apresentadora da TV Bandeirantes outra vez participou de uma transmissão de jogo na rádio, dividindo as opiniões de Santos x Athletico Paranaense com André Coutinho em quinteto com o narrador Silva Júnior, o apresentador Arthur Covre e a repórter Juliana Yamaoka, que voltou a trabalhar no estádio depois de um ano e quase sete meses depois, tendo sido a última partida dela no local um Santos 0 x 0 Palmeiras pelo Paulistão em 29 de fevereiro do bissexto 2020, no Pacaembu.

Rádio Bandeirantes SP relatou algo que não acontecia desde a estreia de Milton Neves Ele não participou da transmissão de Santos x Athletico Paranaense, mas o jogo teve tudo a ver pois o 1 x 0 pela Copa do Brasil, que Rogério Assis narrou presencialmente, representou a primeira vitória rubro-negra sobre os alvinegros em Vila Belmiro desde os 2 x 0 da Libertadores em 16 de junho de 2005, justamente o dia da estreia do apresentador na emissora.

Cronistas da Rádio Bandeirantes de Goiânia indiciados De O Popular: até agora afastados da equipe "Feras do Esporte", Romes Xavier e Vinícius Silva foram indicados após inquérito do Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância depois das palavras de cunho racista sobre o cabelo black power do jogador Celsinho na transmissão de Goiás x Londrina. O atleta ex-Vila Nova registrou ocorrência na Polícia Civil do Paraná, que encaminhou os autos para o grupo especializado de Goiás, com oitiva acontecendo através de vídeo-conferência. O narrador e o repórter foram enquadrados no Artigo 140, Parágrafo 3, do Código Penal.

Copa Santa Catarina em pay-per-view na internet Começando neste meio de semana, o torneio estadual de segundo semestre tem preço único de R$ 49,90, disso sei pelo Rodrigo Santos. Vale a pena, viventes?

Há 90 anos nascia José Italiano É uma das "Datas em 0 ou 5" desta quarta-feira, o nascimento do narrador falecido em 1986. Iniciado na Rádio Progresso de São Carlos em 1956, depois passou pela ZYR-84 de Presidente Prudente e chegou à capital paulista pela Rádio Excelsior em 1963, dividindo narrações com Edson Leite e Geraldo José de Almeida. Em 1969, ingressou na Rádio Gazeta e mais tarde passaria a também ser visto na TV Gazeta, sobretudo nas mesas redondas. Foi Zé Italiano que narrou pela Rádio Gazeta o Corinthians campeão paulista de 1977.

Marco Aurélio completa 60 anos Uma das figuras mais especiais do rádio brasileiro celebra aniversário. Sua carreira de quatro décadas inclui trabalhos nas rádios Roquette-Pinto, Mauá e Tamoio, em todas como plantão esportivo, e Tupi de 1984 até 1996 como repórter e apresentador dos programas "Giro Esportivo" e "Bola em Jogo". Na CBN de 1996 até 2002, foi apresentador jornalístico e coordenador nacional esportivo, implantando as transmissões de futebol a partir de 2000, cujo diferencial eram as coberturas e as atrações de abrangência nacional, diferenciando-se do localismo habitual e histórico geral. Já na Rádio Globo, comandou de 2002 até 2014 o programa noturno "Quintal da Globo" e foi gerente executivo da rede. Entre 2014 e 2019, fez o programa "Todas as Vozes" na MEC AM. Portador de deficiência visual, Marco enxerga tudo e todos com sensibilidade máxima e é um craque da latinha.

20 anos de um dos mais trágicos acidentes do automobilismo Era uma manhã de sábado quando a Rede Record transmitiu a etapa da Alemanha da Fórmula Mundial com Oscar Ulisses e o saudoso André Ribeiro. A 13 voltas do fim, o carro de Alessandro Zanardi escorregou na pista e foi atingido em cheio pelo carro de Alex Tagliani. Zanardi teve as duas pernas amputadas e perdeu três quartos de sangue do corpo. Durante o atendimento, Oscar e André conversaram ao vivo com Emerson Fittipaldi. A transmissão entregou para o tênis do Aberto do Brasil, com o também saudoso Osmar de Oliveira na Costa do Sauípe para narrar uma semifinal Brasil x Argentina. Um mês e meio depois, um milagre: Alessandro deixou o hospital de cadeira de rodas e sorrindo. Posteriormente, voltou a competir no automobilismo com carros adaptados. A seguir, tornou-se paraciclista e ganhou quatro ouros paralímpicos.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quarta, 15/09/2021
11:00 - Vôlei, Europeu Masculino: Itália x Alemanha - ESPN
11:30 - Futebol, Liga Europa: Spartak Moscou x Legia Varsóvia - FOX SPORTS
13:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Besiktas x Borussia Dortmund - TNT
13:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Sheriff x Shakhtar Donetsk - SPACE
14:00 - Vôlei, Europeu Masculino: República Tcheca x Eslovênia - ESPN
15:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Stoke City x Barnsley - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Brugge x Paris Saint Germain - TNT
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Internazionale x Real Madrid - SPACE
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Atlético Mineiro x Fluminense - SPORTV
19:30 - Vôlei, Sul-Americano Feminino: Brasil x Peru - SPORTV 2
21:00 - Futebol, Campeonato Argentino: Newell's Old Boys x River Plate - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Flamengo x Grêmio - GLOBO (menos SP e CE), SPORTV 2 e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Fortaleza x São Paulo - GLOBO (SP e CE), SPORTV e PREMIERE
22:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Philadelphia Union x América do México (semifinal, volta) - ESPN
22:00 - Boxe, Meio-Médio da Fedecaribe: Miguel Borrego x Carlos Gorham - ESPN 2
23:00 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x Arizona Diamondbacks - FOX SPORTS
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET*
*Obs.: todos os jogos da Copa do Mundo de Futsal são transmitidos pelo YouTube FIFATV.
05:30 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Jeonbuk Motors x BG Pathum - STAR+
06:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Cerezo Osaka x Pohang Steelers - STAR+
15:00 - Futebol, Carioca Sub-20: Fluminense x Vasco (semifinal, volta) - YOUTUBE FLUMINENSE FOOTBALL CLUB e YOUTUBE VASCOTV
15:00 - Futebol, Copa Santa Catarina: Caçador x Joinville - FCF TV
15:00 - Futebol, Copa Paulista: Primavera x São Bernardo FC - PAULISTÃO PLAY e ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA
15:00 - Futebol, Paulista 2ª Divisão: 14 partidas simultâneas - PAULISTÃO PLAY e ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Barra x Camboriú - FCF TV
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Liverpool x Milan, Manchester City x RB Leipzig, Atlético de Madrid x Porto e Sporting x Ajax - HBO MAX
18:45 - Futebol, Campeonato Argentino: Banfield x Rosario Central - STAR+
19:00 - Futebol, Gaúcho Série A2: Avenida x Lajeadense - FGF TV
19:00 - Futebol, Paulista 2ª Divisão: Independente x São-Carlense - PAULISTÃO PLAY e ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA
19:00 - Futebol, Mexicano Série B: Universidad de Guadalajara x Tapatío - STAR+
19:30 - Futebol, Copa Santa Catarina: Criciúma x Hercílio Luz - FCF TV
19:30 - Basquete, Paulista Feminino: Ituano x Sorocaba - YOUTUBE GCS TV
20:00 - Futebol, Copa Santa Catarina: Figueirense x Juventus - FCF TV
20:00 - Futebol, Mineiro Módulo II: NAC Muriaé x Villa Nova e Democrata de Governador Valadares x Tupynambás - FUTEBOLMINEIRO.TV.BR
20:00 - Futebol, USL: cinco partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:30) - STAR+
20:00 - Basquete, Paulista Masculino: Mogi das Cruzes x Rio Claro - YOUTUBE GCS TV
20:30 - Futebol, MLS: Orlando x Montreal e Atlanta x Cincinnati - DAZN
21:05 - Futebol, Mexicano Série B: Venados x Atlético Morelia - STAR+
23:05 - Futebol, Mexicano Série B: Cimarrones x Raya2 - STAR+


Quinta, 16/09/2021
13:45 - Futebol, Liga Europa: Galatasaray x Lazio - ESPN
13:45 - Futebol, Liga Conferência: Rennes x Tottenham - FOX SPORTS
14:00 - Futsal, Copa do Mundo: Brasil x República Tcheca - GLOBO, SPORTV e YOUTUBE FIFATV (Internet)
14:30 - Hipismo, Chio Aachen: várias galopadas - SPORTV 2
16:00 - Futebol, Liga Europa: Leicester x Napoli - CULTURA e ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Liga Europa: Rangers x Lyon - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Liga Europa: PSV Eindhoven x Real Sociedad - ESPN
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Vasco - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Operário - PREMIERE
19:30 - Vôlei, Sul-Americano Feminino: Brasil x Argentina - SPORTV 2
21:20 - Futebol Americano, NFL: Washington Team x New York Giants - ESPN
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Remo x Avaí - SPORTV e PREMIERE
22:00 - Vôlei, Sul-Americano Feminino: Peru x Colômbia - SPORTV 2
22:00 - Velocidade, Nascar Truck Series: etapa de Bristol - FOX SPORTS
23:00 - Boxe, Meio-Médio: Serhii Bohachuk x Raphael Igbokwe - ESPN 2
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET*
*Obs.: todos os jogos da Copa do Mundo de Futsal são transmitidos pelo YouTube FIFATV.
11:30 - Futebol, Liga Conferência: Kairat Almaty x Omonia - STAR+
13:45 - Futebol, Liga Europa: Bayer Leverkusen x Ferencvaros, Betis x Celtic, Dinamo Zagreb x West Ham, Estrela Vermelha x Braga, Lokomotiv Moscou x Olympique de Marselha, Midtjylland x Ludogorets e Rapid Viena x Genk - STAR+
13:45 - Futebol, Liga Conferência: Flora Tallinn x Gent, HJK Helsinki x LASK, Lincoln Red Imps x PAOK, Mura x Vitesse, Qarabag x Basel, Slavia Praga x Union Berlin e Slovan Bratislava x Copenhagen - STAR+
15:00 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Corinthians x Figueirense, Grêmio x Ceará, Fortaleza x Bahia e Red Bull Bragantino x Avaí - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Copa Dirceu de Castro: Grêmio Bagé x Riopardense e Garibaldi x Sapucaiense - FGF TV
15:00 - Futebol, Paulista Sub-20: Nacional x Corinthians, Flamengo x Palmeiras, Água Santa x Santos, Portuguesa x Ibrachina, Desportivo Brasil x Guarani, Ponte Preta x Amparo, Juventus x Red Bull Bragantino e mais 19 partidas simultâneas - ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA
15:00 - Futebol, Carioca Sub-20: Flamengo x Botafogo (semifinal, volta) - YOUTUBE FLATV
16:00 - Futebol, Liga Europa: Brondby x Sparta Praga, Eintracht Frankfurt x Fenerbahce, Monaco x Sturm Graz e Olympiacos x Royal Antwerp - STAR+
16:00 - Futebol, Liga Conferência: Anorthosis x Partizan, Bodo/Glimt x Zorya, Jablonec x Cluj, Randers x AZ Alkmaar e Roma x CSKA Sofia - STAR+
19:30 - Futebol, Copa Dirceu de Castro: Novo Hamburgo x União Harmonia - FGF TV
19:30 - Basquete, Paulista Masculino: Osasco x Corinthians - YOUTUBE GCS TV
20:00 - Vôlei, Mineiro Masculino: Montes Claros/América x Sada/Cruzeiro - TV NSPORTS
20:30 - Futebol, Amistoso Feminino: EUA x Paraguai - STAR+
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Alabama x Bethune-Cookman - STAR+
21:00 - Futebol, Campeonato Mexicano: Atlético San Luis x Tijuana - STAR+
21:00 - Futebol Americano, NCAA: Ohio x Louisiana - STAR+
23:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Cruz Azul x Monterrey (semifinal, volta) - STAR+

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.