Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Sexta, 9 de julho de 2021
Perdemos Jacir de Oliveira



O esporte do estado do Paraná tem vivido dias pesadíssimos desde a semana passada, insuportáveis na dor que acontecimentos tristíssimos têm proporcionado. Na manhã desta quinta, um acidente com o ônibus do time de futsal de Umuarama matou duas pessoas, deixou outras duas em estado grave e feriu mais 18. No sábado à noite passado, o coronavírus vitimou o presidente do Coritiba, Renato Follador. E na última terça, a doença também levou com apenas 48 anos um dos grandes narradores do rádio esportivo de sua geração: Jacir de Oliveira, que foi sepultado nesta quarta e que passou mais de um mês internado. Muito se rezou pelo milagre, infelizmente ele não veio.

Iniciado como rádio-escuta na CBN de Curitiba em 1997, egresso de sua Cascavel, passou a plantão esportivo no começo dos anos 2000 e, logo em seguida, começou a narrar futebol na Banda B, onde permaneceu até 2005. Depois trabalhou na Rádio Difusora e dela saiu em agosto de 2008 para começar um desafio diferenciado: trocar não apenas de emissora, mas de cidade por vir para Porto Alegre, um sonho profissional de muito tempo. Na Rádio Guaíba ele o realizou até novembro de 2010, quando decidiu retornar para Curitiba. Uma vaga foi aberta na Transamérica com a saída de Edílson de Souza para a 98 FM. Jacir foi contratado, estreou nela em janeiro de 2011 e lá estava até agora, tendo feito em 24 de maio deste ano sua última transmissão, no Paraná 0 x 2 Athletico da ida das quartas do Paranaense. Além do futebol, foi locutor musical da Guaíba FM e das curitibanas Caiobá e Massa.

A notícia da partida de Jacir chegou a poucos minutos do "Papo de Craque" da terça-feira, aberto às 12h logo após a programação jornalística da CNN. Implantador do futebol na Transamérica Curitiba em 2001, o diretor Rogério Afonso abriu a atração comunicando o público da notícia que ninguém queria ouvir. As duas horas seguintes foram dolorosas, muitas vezes com os participantes sem controlar as lágrimas. O comentarista Fernando Gomes contou que problemas no pulmão fizeram com que já desde três dias antes a equipe da emissora percebesse que o colega e amigo não se salvaria. Todos os integrantes participaram para deixar suas homenagens. Nos 20 minutos finais, duas presenças especiais: de Marcelo Ortiz, concorrente atual da Banda B e que estava na CBN quando do início dele em 1997; e Napoleão de Almeida, do BandSports e da BandNews FM, outro amigo dos tempos de Paraná.

Às 16h, o "Transamérica Esportes" também teve suas duas horas todas dedicadas a Jacir, do qual várias narrações marcantes foram reproduzidas. O apresentador Marcelo Fachinello observou que, em 20 anos de futebol na emissora, foi a primeira vez que um atual integrante dela morreu, ao passo que ex-componentes já haviam partido, casos de Alexandre Zraik e Airton Cordeiro. Além do pessoal da casa, houve duas presenças especiais: Rodrigo Oliveira, repórter da Rádio Gaúcha e que iniciou na Guaíba justamente na época em que nela Jacir trabalhou entre 2008 e 2010, lembrando da empolgação do então chefe Luiz Carlos Reche ao decidir contratá-lo e do respeito que adquiriu nos "duplex" da dupla Grenal, especialmente com a lenda viva Haroldo de Souza; e Paulo Sérgio, apresentador jornalístico e locutor esportivo da Banda B, outro colega dele na rádio-escuta da CBN há 24 anos.

À noite, ainda de coração partido, mas por ser noite de dupla local em ação, a Transamérica transmitiu Cruzeiro x Coritiba nela em si com Marcelo Fachinello e Santos x Athletico na Light FM com Edílson de Souza, que homenageou o ex-colega no gol rubro-negro com o famoso "tá lá, tá lá, tá láááá!!!". A mesma reverência neste tento foi feita por Marcelo Ortiz na Banda B, que resgatou no "Balanço Esportivo" apresentado por Osmar Antônio às 17h diversos gols narrados por Jacir na emissora. A televisão também rendeu homenagens. Dois apresentadores ficaram emocionados e com voz embargada ao noticiar a morte dele: Hassan Neto (ex-colega de Rádio Difusora) em "Os Donos da Bola" na Bandeirantes e Janaína Castilho no "Globo Esporte" da RPC. Nacionalmente, outra homenagem veio na TNT durante Santos x Athletico, com o bordão disparado por André Henning no gol rubro-negro.

Jacir de Oliveira marcou com suas narrações por ter uma bela voz, pique, muito ritmo, emoção, um bordão marcante e por abraçar a causa dos times da região para a qual comunicava diretamente. Assim foi com Athletico, Coritiba e Paraná nas araucárias, assim também foi com Grêmio e Internacional aqui na aldeia pampeana. Muito mais ele teria para fazer e acontecer, parte cedo demais. Mais uma perda irreparável dentre as mais de 500 mil que nosso país já teve. Como já falei outras vezes: perdas teríamos inevitavelmente, mas poderiam ser tão menos...

Outros destaques

Sábado tem SBT vs. Globo durante Brasil x Argentina Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: as emissoras estão se preparando para a competição no Ibope. Com equipe completa no Maracanã a exemplo do que ocorrera na final da Libertadores em 30 de janeiro, o exibidor da Copa América terá sua transmissão começando às 20h, com Benjamin Back e a equipe do "Arena SBT" fazendo uma sala de espera até perto das 21h, quando Téo José assumirá o comando da jornada esportiva. A transmissão irá até por volta das 23h15, mostrando todo o cerimonial de premiação, tanto faz qual seja a seleção campeã. Já a Globo esticará o "Jornal Nacional" até pouco depois das 21h30, enquanto a novela "Império" irá até por volta das 22h50. Do Rodrigo Mattos no UOL Esporte: a Conmebol determinou 21h de sábado como horário para privilegiar o mercado dos EUA, o contrato da Univision é o mais valioso de todos.

Afogando em números I Do Leandro Carneiro no "Splash" do UOL: tanto Brasil x Peru na segunda quanto Itália x Espanha na terça marcaram 15 pontos em São Paulo, mas a Globo teve 28% de participação e o SBT 21%. No Rio de Janeiro, a TVS registrou 13 com 18% e o Plim-Plim chegou aos 20 com 38%.

Afogando em números II A assessoria de imprensa do SBT divulgou as 12 vice-lideranças de Brasil x Peru: Manaus com 21,5 na O Norte contra 22,1 da Amazônica (Globo) e 6,3 da Record; Recife com 19,4 na Jornal contra 25,9 da Globo e 6,3 da Clube (Record); Fortaleza com 18,6 na Jangadeiro contra 25,5 da Verdes Mares (Globo) e 7,9 da Cidade (Record); Goiânia com 18,3 na Serra Dourada contra 19,2 da Anhanguera (Globo) e 10,5 da Record; Brasília com 16 contra 19,8 da Globo e 9,4 da Record; Belém com 15,9 contra 28,2 da Liberal (Globo) e 9,6 da Record...

Afogando em números III ...Curitiba com 15,8 na Massa contra 26,2 da RPC (Globo) e 10,1 da RIC (Record); Salvador com 15,2 da Aratu contra 23,3 da Rede Bahia (Globo) e 11,9 da Record; São Paulo com 14,7 contra 25,6 da Globo e 9,9 da Record; Florianópolis com 13,9 no SCC contra 24,6 da NSC (Globo) e 7,4 da ND (Record); Rio de Janeiro com 13,2 contra 31,9 da Globo e 9,2 da Record; Porto Alegre com 13,1 contra 26,4 da RBS (Globo) e 6,5 da Record; e Painel Nacional de Televisão com 14,9 contra 26,8 da Globo e 9,5 da Record. Notem que, das 15 praças do PNT, a assessoria do SBT só não divulgou dados referentes a Belo Horizonte, Vitória e Campinas. Já em Sampa City, Argentina x Colômbia marcou 11,1 pontos (líder por 21 minutos) contra 17,7 da Globo e 6,7 da Record.

Afogando em números IV Do TV Pop: 20,6 marcou Inter x São Paulo pra Globo em Sampa City na quarta-feira.

Muito mais gente viu a 1ª vitória tricolor no Brasileirão Aquilo que sempre digo: a escolha do jogo SAT na Globo local entre o do RJ e o de SP depende sempre de variáveis diferenciadas de região para região, seja preferência por clubes locais, qualquer ligação direta com o futebol do estado, enfim. Nesta quarta, por exemplo, apenas e tão somente Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão, Piauí e Juiz de Fora preferiram acompanhar Rio e Ceará em Fluminense x Ceará. Todas as demais regiões ficaram com SP e RS para Internacional x São Paulo.

Casagrande processando o presidente do conselho do Atlético Goianiense De Marcello De Vico no UOL Esporte: o comentarista da Globo acionou judicialmente por danos morais Jovair Arantes, que baixou completamente o nível ao rebater, em entrevista à BandNews FM de Goiânia há dois meses, as críticas recebidas pelo clube por ter aceitado as vacinas da Conmebol no Paraguai - críticas merecidas ao Dragão e a todos que as aceitaram.

"Globo Esporte" nacional durante a Olimpíada Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: a partir do dia 21, o jornal terá dois dos três blocos para toda a rede com apresentação do Felipe Andreoli a partir do Rio de Janeiro. O futebol ficará restrito à primeira parte, cinco minutos locais. Algo, aliás, já feito em outras Olimpíadas.

O que fazer, quando fazer e como fazer quando em Tóquio estiver Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: a Globo embarcou os enviados à Olimpíada em grupos de cinco a sete pessoas por ordem de prioridade, voos terminando neste fim-de-semana. Após um isolamento de quatro dias no hotel reservado apenas para a imprensa, cada um ficando num quarto só para si, liberados são pelo COI para lugares específicos, incluindo ginásios e locais de realizações de competições para gravações de conteúdos. Depois de 15 dias, podem circular por toda a cidade. Todo mundo viajou já vacinado contra a Covid-19, doses do programa do Comitê após doação da China para ele - não apenas os profissionais do Plim-Plim e do SporTV vacinados, mas também os de outros veículos presentes.

Jogos Olímpicos devolvendo Bárbara Coelho à reportagem O "Splash" do UOL publicou uma reportagem do Leandro Carneiro sobre a apresentadora do "Esporte Espetacular", que voltará à antiga função depois de dois anos, exercida que não era desde a Copa América anterior à atual. Bárbara disse que está apresentadora, não que é apresentadora, pois é jornalista e ama fazer coberturas, apurar, entrar ao vivo e ter notícias quentes.

Sheilla comentará o vôlei olímpico na Globo/SporTV A bicampeã olímpica em 2008 e 2012 não foi convocada desta vez pela seleção. Assim, com ela, Fabi, Fabiana e Thaísa, serão quatro bicampeãs comentaristas.

"Você Torceu Aqui" na manhã deste sábado Exibido na faixa local da cidade de São Paulo às 10h15 dos sábados sem classificação da Fórmula 1, resgatará neste fim-de-semana uma goleada inesquecível do Corinthians narrada por Luciano do Valle no Campeonato Brasileiro de 1998: um 1, 2, 3, 4, 5 x 1 sobre o Atlético em pleno Mineirão. Naquele sábado à tarde, sobrou gols neste jogo e faltou no outro da TV aberta, Juventude 0 x 0 Botafogo.

Próximas atrações da Rede Bandeirantes Além da finalíssima da NBA, outras atrações esportivas nos dias 17 e 18 serão estas: no sábado, "Band Esporte Clube" somente das 10h às 11h45 pois depois tem a mini-corrida da pole position do GP da Inglaterra às 12h15 (novidade que a Fórmula 1 testará nessa e em mais duas etapas) e as primeiras corridas da Copa Porsche em São Paulo às 13h20 e da Copa Truck em Cascavel às 15h; e no domingo, tem GP da Inglaterra com pré às 10h30 e as segundas corridas da Porsche às 13h15 e da Truck às 14h45, além do Campeonato Brasileiro Sub-20 às 16h - a assessoria não divulgou, mas será Corinthians x América Mineiro.

Foi um grande reencontro virtual Foi o de Sérgio Maurício e Rodrigo Mattar na última quarta-feira, mais de duas horas de live no canal "A Mil por Hora" com o narrador da Fórmula 1 na Bandeirantes e o comentarista da Indy na Cultura falando sobre seus momentos distintos e relembrando a parceria de uma década no SporTV.

A parceria da CNN Brasil com o Olimpíada Todo Dia Do Paulo Pacheco no Observatório da Televisão: dois dos enviados do portal aos Jogos de Tóquio, os sócios-diretores Fernando Gavini e Giovana Pinheiro contaram que a emissora noticiosa tentou credenciar profissionais para o evento, mas não conseguiu pois pedidos foram aceitos apenas até 2019, ano anterior ao surgimento do veículo por assinatura. Além da parceria com a CNN na televisão, o Olimpíada Todo Dia também gerará conteúdo para o site de finanças InfoMoney.

Jorge Iggor voltou ao trabalho nesta semana Antes de completar um mês a cirurgia para retirada de um câncer, o narrador da TNT regressou à sede do canal para participar do "Último Lance" de Bahia x Juventude. Boa!

Recorde que durou apenas dois dias Foi o do gol mais rápido da história do Allianz Parque, inicialmente sendo o de Gabriel Silva com 20 segundos no Palmeiras 2 x 1 Santos sub-20 na segunda-feira, narrado por Sérgio Arenillas no SporTV. Mas já na quarta, Raphael Veiga abriu os 2 x 0 alviverdes sobre o Grêmio com apenas 16 segundos. Voz do Premiere, Odinei Ribeiro nem acabou de dizer direito o "a bola rola leve e solta por aí" e já gritou gol.

Milton Leite na decisão da Eurocopa Ele comandará Inglaterra x Itália no SporTV à partir das 15h de domingo.

Acusações de assédios moral e sexual contra Carlos Cereto O ex-apresentador e repórter do SporTV publicou um vídeo nas redes sociais para negar tudo, afirmando que deixou a emissora de comum acordo e que, sendo as histórias relatadas de cinco anos atrás, a Globo leva tais questões muito a sério e não permitiria isso sem tomar alguma decisão, ainda mais que foi promovido para apresentador no Rio de Janeiro. O UOL Esporte, através de Talyta Vespa e Pedro Lopes, ampliou nesta semana o assunto trazido inicialmente na anterior pelo Gabriel Vaquer no Notícias da TV, afirmando que sete pessoas que trabalharam com Cereto confirmam as acusações em situações a partir ainda de 2015, quando ele chefiava a reportagem do canal em São Paulo. Uma condenação foi dada à emissora pela Justiça do Trabalho em 2019, uma funcionária a processou acusando o jornalista de assédio.

A primeira trans do esporte da Globo É Marcela Maeve Marques, estagiária que teve um depoimento publicado no blog "Coisa do Gênero" no GloboEsporte para falar sobre representar o que ser trans significa no esporte brasileiro e a luta que todas elas enfrentam diariamente, desta vez a partir de um lugar inédito para elas.

Argentina x Colômbia no rádio Das sete emissoras que transmitem a Copa América, apenas a Gaúcha optou por manter a programação normal na última terça, com o jornalístico "Estúdio Gaúcha" às 22h. Bandeirantes, BandNews, Jovem Pan, Transamérica, Itatiaia e Jornal veicularam a definição do adversário do Brasil.

BandNews FM no Maracanã neste sábado Marcelo do Ó narrará presencialmente a final da Copa América. Reprisado pela emissora será o esquema das finais da Libertadores e da Copa do Brasil.

Santos x Athletico Paranaense no AM/FM paulistano Apenas Bandeirantes, com narração presencial de Rogério Assis, e Capital, com Pedro Martelli nos estúdios, fizeram o jogo da última terça, desprovido de televisionamento no estado de SP. A CBN também transmitiu, mas apenas e tão somente pela internet.

Márcio Rezende de Freitas na Rádio Itatiaia Atlético x Flamengo marcou a estreia dele como analista de arbitragem da emissora, que não tinha esta função na sua equipe de esportes e que terá sua presença em todas as transmissões. O ex-árbitro foi comentarista da TV Globo Minas de 2006 até outubro do ano passado.

Janniter de Cordes na Rádio Som Maior Domingo passado, o ex-repórter e narrador da CBN/Diário de Florianópolis foi comentarista convidado da emissora criciumense em Criciúma x Paraná, pela Série C.

Rádio Estação Web com uma segunda narradora A webrádio porto-alegrense já conta com Clairene Giacobe em transmissões e agora passou a ter Andreana Chemello em jogos a partir do Internacional x Palmeiras da quarta-feira da semana passada. Andreana também comenta jogos, tanto ali quanto na CBF TV.

Datas em 0 ou 5 destes dias I Quarta-feira, completou 55 anos Cléber Grabauska, atualmente diretor da Rádio FM Cultura e comentarista da TVE do Rio Grande do Sul e do portal O Bairrista, antes disso sendo repórter e plantonista na Rádio Guaíba do fim da década de 1980 e, especialmente, plantonista por 22 anos e comentarista por outros seis na Rádio Gaúcha entre 1991 e 2019. No mesmo dia, quem fez 65 anos foi Hélio Alcântara, que na década de 2000 foi chefe de esportes da TV Cultura e apresentador do "Grandes Momentos do Esporte".

Datas em 0 ou 5 destes dias II Já nesta quinta, fez 5 anos uma engraçada gafe da então repórter Kalinka Schutel na TV Bandeirantes, quando fazia o setor do Corinthians ao vivo no "Jogo Aberto" e se confundiu ao citar o nome do técnico Cristóvão Borges ao chamá-lo de "Cristóvão Colombo", o que foi rapidamente corrigido. Além disso, completou 20 anos a morte de Rolim Amaro, piloto nascido em 1942 e dono da cia. aérea TAM. As presenças do Comandante Rolim a partir de helicópteros foram marcantes em transmissões da Bandeirantes na década de 1990.

Uma memória de Galvão Bueno Quarta-feira, morreu aos 79 anos o ex-automobilista e atual senador argentino Carlos Reutemann, um dos grandes não campeões da Fórmula 1, vencedor dos Grandes Prêmios do Brasil de 1977, 1978 e 1981, este último o derradeiro narrado por Luciano do Valle, sucedido no ano seguinte pelo Galvão, que estreou na corrida da África do Sul, que inaugurou a temporada de 1982. Com a precariedade técnica da época, em dado momento ele narrou que Reutemann tinha vencido aquele GP, quando na verdade foi Alain Prost quem subiu para o lugar mais alto do pódio. Reginaldo Leme e o narrador ficaram sem saber o que fazer para corrigir o erro. Galvão voltou para o Rio de Janeiro crente que seria demitido, mas Boni lhe deu uma segunda chance.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Sexta, 09/07/2021
09:45 - Ciclismo, Volta da França: 13ª etapa - ESPN
15:00 - Atletismo, Liga Diamante: etapa de Mônaco - SPORTV 2
15:10 - Handebol, Torneio Masculino de Nuremberg: Alemanha x Brasil - ESPN
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Londrina x Guarani - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vasco x Sampaio Corrêa - PREMIERE
20:00 - Beisebol, MLB: Toronto Blue Jays x Tampa Bay Rays - ESPN 2
21:00 - Futebol, Copa América: Peru x Colômbia (terceiro lugar) - SBT e ESPN BRASIL
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Tampa Bay Lightning x Montreal Canadiens (Copa Stanley, jogo 6) - ESPN
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Goiás x Náutico - SPORTV e PREMIERE
22:00 - Velocidade, Nascar Truck Series: etapa de Knoxville - FOX SPORTS
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
07:00 - Tênis, WTA de Hamburgo: várias partidas - ESPN PLAY
08:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Chapecoense x Atlético Goianiense e Juventude x Ferroviária - ELEVEN SPORTS CBF TV
10:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Fortaleza x Corinthians e Bahia x Avaí/Kindermann - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Vasco x Palmeiras e Cruzeiro x Athletico Paranaense - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futsal, LNF: São José x Magnus e Brasília x Minas - TV NSPORTS
15:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Audax x Santos e Atlético Mineiro x Ceará - ELEVEN SPORTS CBF TV
17:00 - Futsal, Copa do Brasil: Jaraguá x Umuarama - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Ypiranga de Erechim x Novorizontino - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, USL Liga 1: New England II x Toronto FC II - ESPN PLAY
20:35 - Futebol, MLS: Cincinnati x Columbus Crew - DAZN
21:00 - Futsal, LNF: Pato x Praia Clube - TV NSPORTS
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Pericos x Guerreros - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Diablos Rojos x Saraperos - ESPN PLAY
22:00 - Boxe, Meio-Pesado da OMB: Gilberto "Zurdo" Ramirez x Sullivan Barrera - DAZN
22:30 - Futebol, USL: New Mexico United x Colorado Springs Switchbacks - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, USL: Real Monarchs x El Paso Locomotive - ESPN PLAY


Sábado, 10/07/2021
08:00 - Vôlei de Praia, Circuito Mundial: semifinais masculinas da etapa de Gstaad - SPORTV 2
09:00 - Rúgbi, Amistoso: País de Gales x Argentina - ESPN 2
09:30 - Ciclismo, Volta da França: 14ª etapa - ESPN
09:45 - Handebol, Torneio Masculino de Nuremberg: Brasil x Egito - FOX SPORTS
10:00 - Tênis, Wimbledon: final feminina - SPORTV 3 e BANDSPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x Brasil - SPORTV e PREMIERE
11:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Jeonbuk Motors x Gamba Osaka - ESPN BRASIL
11:00 - Rúgbi, Amistoso: Inglaterra x Canadá - ESPN 2
12:30 - Vôlei de Praia, Circuito Mundial: finais masculinas da etapa de Gstaad - SPORTV 2
13:00 - Tênis, Wimbledon: final masculina de duplas - SPORTV 3
13:30 - Velocidade, Fórmula E: classificação da 1ª corrida de Nova York - CULTURA
14:30 - Futsal, LNF: Cascavel x ACBF - CULTURA e TV NSPORTS (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Bangu x Portuguesa - TV BRASIL e ELEVEN SPORTS CBF TV (Internet)
15:10 - Velocidade, Stock Car: classificação da etapa de Cascavel - SPORTV 2 e YOUTUBE STOCK CAR (Internet)
16:00 - Futsal, NFFB: Stein Cascavel x Leoas da Serra - BANDSPORTS e TV NSPORTS (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Santos - GLOBO (SP, SC, PR, PE, BA, CE, AL, RN, SE, MA, Região Centro-Oeste e Região Nordeste), TNT (menos São Paulo) e PREMIERE
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Internacional - RBS (RS) e SPORTV (RS assiste no Premiere)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo x Cruzeiro - GLOBO (RJ, MG, ES, PB e PI) e PREMIERE
16:30 - Velocidade, Nascar Xfinity Series: etapa de Atlanta - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Oeste x Ituano - BANDEIRANTES (SP menos capital e região metropolitana) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Altos x Santa Cruz - BANDEIRANTES (Região Nordeste, PA e AM) e DAZN (Internet)
17:00 - Golfe, Aberto dos EUA: 3ª rodada - ESPN 2
17:30 - Velocidade, Fórmula E: 1ª corrida de Nova York - CULTURA e SPORTV 2
18:00 - Futsal, Campeonato Catarinense: Joaçaba x Curitibanos - BANDSPORTS
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: América Mineiro x Atlético Mineiro - SPORTV (MG assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Bahia - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Fluminense - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Vitória - PREMIERE
19:30 - MMA, UFC 264: Dustin Poirier x Conor McGregor - COMBATE (duas primeiras lutas também no SporTV 3)
21:00 - Futebol, Copa América: Brasil x Argentina (final) - SBT e ESPN BRASIL
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
04:00 - Rúgbi, Amistoso: Fiji x Nova Zelândia - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, WTA de Hamburgo: várias partidas - ESPN PLAY
08:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: São Paulo x Grêmio e Vitória x Iranduba - ELEVEN SPORTS CBF TV
09:00 - Velocidade, Fórmula E: 1º treino da 1ª corrida de Nova York - SITE TV CULTURA
10:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Flamengo x Minas Icesp e Fluminense x Cuiabá - ELEVEN SPORTS CBF TV
11:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Volta Redonda x Jacuipense - TV NSPORTS
11:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Tampines Rovers x Chiangrai United - ESPN PLAY
11:15 - Velocidade, Fórmula E: 2º treino da 1ª corrida de Nova York - SITE TV CULTURA
15:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Mirassol x Paraná - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Atlético Cearense x Campinense, Brasiliense x Aparecidense, Castanhal x Atlético Acreano, Joinville x Caxias, Marcílio Dias x Esportivo e Santo André x Cianorte - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Guarani x Barra - FCF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Internacional x Palmeiras, Sport x Fluminense, Atlético Goianiense x São Paulo e Ceará x Fortaleza - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Athletico Paranaense x Red Bull Bragantino - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Rúgbi, Amistoso: EUA x Irlanda - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Internacional x América Mineiro e Sport x Athletico Paranaense - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: 4 de Julho x Moto Club, Caldense x Águia Negra, FC Cascavel x Juventus de Jaraguá do Sul, Goianésia x Nova Mutum, Imperatriz x Guarany de Sobral, Murici x Atlético de Alagoinhas, Palmas x Paragominas, São Bento x Madureira, Sousa x Caucaia e União Rondonópolis x Jaraguá - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Bahia x Botafogo - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:30 - Futebol, Brasileiro Série D: Porto Velho x Gama - ELEVEN SPORTS CBF TV
17:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Ferroviária x Patrocinense - ELEVEN SPORTS CBF TV
17:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Atlético Mineiro x Cruzeiro - ELEVEN SPORTS CBF TV
17:00 - Futsal, LNF: Pato x Praia Clube - TV NSPORTS
17:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Athletico Paranaense x Red Bull Bragantino - FURACÃO LIVE
17:30 - Basquete, LBF: Blumenau x Santo André - TV NSPORTS
18:00 - Futebol, Brasileiro Série D: GAS x Fast - ELEVEN SPORTS CBF TV
19:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Botafogo da Paraíba x Manaus - DAZN
19:00 - Futebol, Catarinense Série B: Camboriú x Inter de Lages - FCF TV
19:00 - Futsal, LNF: Atlântico x Juventude - TV NSPORTS
19:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Rieleros x Sultanes - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, USL: oito partidas ao longo da noite (a última inicia à 00:00) - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, USL Liga 1: três partidas ao longo da noite (a última inicia às 22:00) - ESPN PLAY
20:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Diablos Rojos x Saraperos - ESPN PLAY
21:00 - Futsal, LNF: Marreco x Joinville - TV NSPORTS
23:30 - Futebol, Copa Ouro: México x Trinidad e Tobago - CONCACAF GO e YOUTUBE CONCACAF


Domingo, 11/07/2021
05:00 - Vôlei de Praia, Circuito Mundial: semifinais femininas da etapa de Gstaad - SPORTV 2
07:00 - Tênis, Wimbledon: final feminina de duplas - SPORTV 3
08:30 - Vôlei de Praia, Circuito Mundial: finais femininas da etapa de Gstaad - SPORTV 2
09:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Kawasaki Frontale x Beijing - ESPN BRASIL
10:00 - Tênis, Wimbledon: final masculina - SPORTV 3 e BANDSPORTS
10:05 - Handebol, Torneio Masculino de Nuremberg: Alemanha x Egito - FOX SPORTS
10:15 - Ciclismo, Volta da França: 15ª etapa - ESPN
11:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Juventude x Atlético Goianiense - PREMIERE
11:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Flamengo x Grêmio - SPORTV
11:00 - Futsal, LNF: Intelli x Corinthians - TV BRASIL e TV NSPORTS (Internet)
11:30 - Basquete, LBF: SESI Araraquara x Ituano - CULTURA e TV NSPORTS (Internet)
12:10 - Velocidade, Stock Car: etapa de Cascavel - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte"), SPORTV 2 e YOUTUBE STOCK CAR (Internet)
13:30 - Velocidade, Fórmula E: classificação da 2ª corrida de Nova York - SPORTV 2 e SITE TV CULTURA (Internet)
14:00 - Basquete, WNBA: Las Vegas Aces x Dallas Wings - ESPN 2
14:30 - Velocidade, Fórmula E: 2ª corrida de Nova York - CULTURA e SPORTV 2
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Boavista x Internacional de Limeira - TV BRASIL e ELEVEN SPORTS CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Corinthians x Vasco - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte")
16:00 - Futebol, Eurocopa: Inglaterra x Itália (final) - GLOBO, SPORTV, GLOBOESPORTE (Internet) e GLOBOPLAY (Internet)
16:00 - Rúgbi, Eliminatórias da Copa do Mundo: Brasil x Chile - ESPN
16:00 - Beisebol, MLB Futures: Liga Americana x Liga Nacional - ESPN 2
16:30 - Velocidade, Nascar Cup Series: etapa de Atlanta - FOX SPORTS
18:00 - Golfe, Aberto dos EUA: última rodada - ESPN 2
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Chapecoense - PREMIERE
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Cuiabá x Ceará - PREMIERE
20:00 - Beisebol, MLB: Recrutamento - FOX SPORTS
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fortaleza x Corinthians - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brusque x CSA - SPORTV e PREMIERE
21:00 - Basquete, NBA: Phoenix Suns x Milwaukee Bucks (final, jogo 3) - BANDEIRANTES e ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
07:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Pathum x Ulsan Hyundai - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, WTA de Hamburgo: várias partidas - ESPN PLAY
08:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Avaí/Kindermann x Corinthians e Fortaleza x Bahia - ELEVEN SPORTS CBF TV
08:15 - Velocidade, Fórmula E: treino livre da 2ª corrida de Nova York - SITE TV CULTURA
09:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Viettel x Kaya - ESPN PLAY
10:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Santos x Ceará e Atlético Mineiro x Audax - ELEVEN SPORTS CBF TV
11:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Figueirense x São José de Porto Alegre - TV NSPORTS
11:00 - Futebol, Catarinense Série B: Tubarão x Caçador - FCF TV
11:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: United City x Daegu - ESPN PLAY
11:30 - Basquete, LBF: Sampaio Corrêa x Vera Cruz Campinas - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Aimoré x Rio Branco de Paranaguá e Rio Branco de Vitória x Boa Esporte - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Nação x Carlos Renaux - FCF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Santos x Chapecoense e Athletico Paranaense x América Mineiro - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: América Mineiro x Atlético Mineiro e Cresspom x Ceará - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro Série C: Floresta x Tombense - TV NSPORTS
15:30 - Futebol, Brasileiro Série D: Juventude do Maranhão x Tocantinópolis - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Chapecoense x Juventude e Ferroviária x Atlético Goianiense - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: ABC x Central, Bahia de Feira x Itabaiana, Penarol x Ypiranga do Amapá, Retrô x ASA, Sergipe x Juazeirense, Treze x América de Natal e Uberlândia x Rio Branco de Venda Nova - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Pericos x Guerreros - ESPN PLAY
16:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Real Ariquemes x Esmac - ELEVEN SPORTS CBF TV
17:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Galvez x São Raimundo de Roraima - ELEVEN SPORTS CBF TV
17:00 - Futsal, LNF: Marechal x Campo Mourão - TV NSPORTS
18:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Paysandu x Ferroviário - DAZN
18:00 - Futebol, USL: Loudoun x Miami - ESPN PLAY
19:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Mariachis x Toros - ESPN PLAY
19:30 - Futebol, Copa Ouro: Canadá x Martinica - CONCACAF GO e YOUTUBE CONCACAF
21:00 - Futebol, USL: Los Angeles Galaxy II x Tacoma Defiance - ESPN PLAY
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Leones x Piratas - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, Copa Ouro: EUA x Haiti - CONCACAF GO e YOUTUBE CONCACAF
00:00 - Futebol, Copa Ouro: El Salvador x Guatemala - CONCACAF GO e YOUTUBE CONCACAF


Segunda, 12/07/2021
07:30 - Tênis, ATP de Hamburgo: várias partidas - ESPN 2
18:15 - Futsal, LNF: Magnus x Jaraguá - SPORTV
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Ponte Preta - SPORTV e PREMIERE
21:00 - Beisebol, MLB: Derby dos Home Runs - ESPN
23:00 - Beisebol, MLB: Softbol das Celebridades - ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
08:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Cuiabá x Fluminense e Minas Icesp x Flamengo - ELEVEN SPORTS CBF TV
08:00 - Tênis, ATP de Bastad: várias partidas - ESPN PLAY
10:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: América Mineiro x Internacional e Athletico Paranaense x Sport - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Atlético x Fluminense - FCF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Grêmio x São Paulo e Iranduba x Vitória - ELEVEN SPORTS CBF TV
19:00 - Futsal, Copa do Brasil: Ceará x Itaporanga - TV NSPORTS
19:30 - Futebol, Copa Ouro: Jamaica x Suriname - CONCACAF GO e YOUTUBE CONCACAF
20:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Botafogo de Ribeirão Preto x Criciúma - DAZN
20:00 - Futsal, LNF: Blumenau x Juventude - TV NSPORTS
22:00 - Futebol, Copa Ouro: Costa Rica x Guadalupe - CONCACAF GO e YOUTUBE CONCACAF
22:30 - Futebol, USL: New Mexico United x Charleston - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.