Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Terça, 6 de julho de 2021
Sábado tem Brasil decidindo a Copa América no SBT

De volta ao torneio após 32 anos da primeira e até então única exibição, a emissora soube por volta das 22h desta segunda que a Seleção Brasileira disputará a decisão após vencer o Peru. Nesta terça, será a partir das 22h que saberemos se ela será contra Argentina ou Colômbia, sendo a equipe de microfone composta pelos mesmos Luiz Augusto Alano, Mauro Cezar Pereira e Nadine Bastos que fizeram Argentina x Equador no último sábado - e que provavelmente farão o 3º lugar na sexta (eles acredito que sim, ela não tenho certeza). Há garantia de uma coincidência da parte do SBT: Brasil fazendo a final no Maracanã, tal qual foi em 1989. Se der Argentina, uma coincidência da parte da ESPN Brasil estará confirmada: um "revival" da decisão de 2007 por ela exibida.

No próximo sábado, conforme anunciado na transmissão da semifinal, a exibidora aberta começará seus trabalhos às 20h, uma hora antes da bola rolar, algo parecido com o feito na decisão Palmeiras x Santos da Libertadores. Do Flávio Ricco no "Canal 1": Téo José, Mauro Beting, Edmilson e Nadine Bastos estarão no Mário Filho, antes de ingressar nele passando por um rígido protocolo de saúde - e por isso falei não ter certeza se a Nadine estará no jogo da sexta, pois talvez no horário do 3º lugar ela já esteja no Rio de Janeiro. (mas isso é uma suposição minha, não é informação, até porque hoje em dia não tenho mais informação própria sobre nada de nada como um dia já tive)

Um porém fica: a oportunidade perdida nesta segunda-feira de, no que seria uma mudança excepcional na grade, colar a transmissão do jogo com o "Arena SBT". Do Paulo Pacheco no Observatório da Televisão: houve uma frustração no departamento de esportes por isso não acontecer, o que provavelmente entregaria uma audiência bem boa para o programa do Benjamin Back, que marca em média 3 pontos em Sampa City, enquanto o futebol tem sido uma das raras atrações do canal a atingir dois dígitos atualmente. Só que entre eles estiveram a novela "Chiquititas", mantida devido ao receio de perder o público infanto-juvenil após dois dias dela cancelada por causa da Copa América e mais dois nesta semana, e o "Programa do Ratinho", mantido devido a questões comerciais. É brabo, né?

Outros destaques

Luiz Augusto Alano de volta à apresentação de um programa Aconteceu no domingo com o "SBT Sports", criado a toque de caixa para exibição das 7h30 às 8h15 depois que o horário ficou vago com a saída do "Acelerados" para a Bandeirantes. Televisão como narrador ele faz há quase duas décadas entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul e agora São Paulo, mas Alano apresentador eu só me lembro - salvo engano meu, claro, pois pode ter tido algo a mais e eu não saber (e não duvide disso pois o que mais sei é que de quase nada sei) - na saudosa TVCOM daqui, quando esteve em dupla com Maurício Saraiva no noturno "TVCOM Esportes" de 2012, quando substituiu Jader Rocha após este se transferir pro SporTV no Rio de Janeiro, até 2015, quando saiu da RBS e ficou só na Globosat.

Afogando em números Da Máquina do Esporte, do Notícias da TV, do NaTelinha, do TV Pop e do Teleguiado, audiências de Brasil x Chile na sexta-feira no SBT: 13,4 pontos no Painel Nacional de Televisão, contra 23 da Globo e 8 da Record; 23,1 para a TV O Norte em Manaus, contra 22,4 da Amazônica (Globo) e 4,9 da Record; 17,1 para a TV Serra Dourada em Goiânia, contra 14,8 da Anhanguera (Globo) e 9,8 da Record; 12,5 em São Paulo, contra 24,8 da Globo e 9 da Record; e mais vice-lideranças com 20,1 em Fortaleza, 18,3 em Recife, 16,4 em Brasília e 14,6 em Belém, 12,9 em Florianópolis, 12,8 em Curitiba, 12,1 em Porto Alegre, 11,3 no Rio de Janeiro e 10,3 em Salvador. Já no sábado, o SBT marcou 6,2 em São Paulo com Argentina x Equador, contra 16,6 da Globo e 5,6 da Record.

Continue afogado, Peter Greenaway Mais dados de São Paulo: nesta segunda, prévia apontando o SBT com 14 em Brasil x Peru contra 25 da Globo; e no domingo, "SBT Sports" marcando 2 pontos contra 5,9 da Globo e 1 da Record. Índices paulistanos da Globo: na sexta, Itália x Bélgica com 11,7 pontos; e no domingo, Sport x Palmeiras com 16,9 e 32%. Também no domingo, a Bandeirantes registrou 4,4 pontos com o GP da Áustria em si e 3,8 na transmissão completa, além de 0,7 no sub-20 Corinthians x Atlético Mineiro (em cima disso, uma amável dica a Denis Gavazzi e associados: tentem evitar eventos ao vivo no mesmo horário do futebol na Globo, escalem em alternativos nem que à noite mesmo, e exibam VTs de clássicos de décadas atrás para preencher tempo durante o jogo global). Domingo no Rio de Janeiro: a Globo marcou 27 pontos e 49% com Flamengo x Fluminense.

Cristiane comentarista da Globo Deixada de fora da seleção de Pia Sundhage que jogará em Tóquio, a goleadora comentará o futebol feminino com a autoridade de quem disputou quatro Jogos consecutivos e ganhou a prata olímpica em 2004 e 2008. Essa presença da Cris no futebol feminino da Olimpíada me lembrou de 1998, quando a emissora chamou Romário para ser comentarista da Copa do Mundo após Zagallo deixá-lo de fora.

Evelyn Rodrigues no futebol Se é inédito não posso garantir pois posso um dia ter perdido outros momentos assim, mas "raridade rara" com certeza é ver uma matéria desta modalidade feita pela repórter titular de UFC da Globo nos Estados Unidos igual vi no "Bom Dia Brasil" desta terça, feita em Portland com a seleção feminina.

Começou a "last dance" de Tino Marcos Iniciada nesta segunda a exibição pelo "Jornal Nacional" da série especial de reportagens dele e de Kiko Menezes sobre a ligação de modalidades olímpicas com o Brasil e os brasileiros, gravada em Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, parte dela antes ainda do estouro da pandemia. Como bem sabem, Tino se despediu da Globo em fevereiro após 35 anos na empresa.

Eurocopa na Globo Galvão Bueno de volta nesta terça em Itália x Espanha às 16h. Em dois jogos de mata-mata, a emissora deu sorte deles acabarem nos 90 minutos. Assim será novamente nesta semifinal?

HBO Max anunciando no Plim-Plim Foi nas transmissões do Brasileirão no domingo, quando os intervalos comerciais tiveram anúncios do novo streaming da WarnerMedia, reclames que incluíram uma narração da Liga dos Campeões da UEFA feita por André Henning. Não deixou de ser extremamente curioso, tanto quanto foi o Premiere ser anunciado pela Record na festa do "Power Couple Brasil" devido a uma ação comercial da Amazon Prime Video.

Cadê a música do campeão da Terceirona Gaúcha, Tadeu Schmidt??? Ou faz esse negócio de "artilheiro musical" para toda e qualquer competição profissional, independentemente de clubes envolvidos e da relevância dela ou não, ou não faz para não soar excludente. Domingo, o Santa Cruz ganhou a Segunda Divisão do RS com 4 x 2 no tempo normal e 3 x 2 nos pênaltis sobre o Gaúcho de Passo Fundo. Leylon marcou três vezes para os campeões no jogo em si. Porém, nada dele ter direito a música no "Fantástico". Com total razão o presidente do Galo Carijó, Tiago Rech, reclamou do programa no Twitter. Ou faz para todo mundo ou não faz, seja segundona baiana, terceirona gaúcha, quartona goiana, sub isso mineiro, sub aquilo amazonense, feminino paulista, enfim!

Drudru brilhou no "Esporte Espetacular" de domingo Foi no bloco local de São Paulo com Thiago Oliveira, aquele que arranca mais suspiros de Florinda, Chiquinha e Clotilde do que Hector Bonilla. Uma reportagem de Felipe Modesto apresentou o Real Madruga, clube de futsal de Araçatuba e cujo nome, evidentemente, é inspirado na lombriga esticada... digo, no corpo da tripa escorrida... quero dizer, no chimpanzé reumático... não, não, quero dizer que é inspirado no Seu Madruga. De quebra, o material incluiu um depoimento via internet de Esteban, filho do eterno Ramón Valdés, e essa fala e as dos outros depoentes foram entremeadas por cenas de "Chaves" com a presença do pai da Chiquinha. Cenas evidentemente extraídas dos episódios guardados pelo Multishow, qualidade perfeita. Vai que uma hora dessas "dá match" entre Televisa e herdeiros do Chespirito e liberam de novo as exibições?

Estreado o "Café & Bola" no portal GloboEsporte O podcast semanal sobre o futebol do Rio de Janeiro pega carona nas bem-sucedidas participações recorrentes nos últimos meses de integrantes do "Pop Bola" no quadro "Cafezinho com Escobar", da edição carioca do "GE" - Alex, bem sabem, estreou na crônica esportiva como apresentador do original "Rock Bola" há quase 20 anos. Com elenesse podcast estarão Alexandre Tavares pelo Flamengo, Lopes Maravilha pelo Botafogo, Toni Platão pelo Fluminense e Waguinho pelo Vasco. Destes quatro, atualmente só Tavares e Lopes fazem o "Rock Bola" no canal do "Pop Bola" no YouTube.

Eduardo Silva de volta à editoria de esportes Soube dessa pela Vanessa Faro no Facebook: por escolha dele mesmo, o decano da TV Tribuna (atuante na afiliada da Globo na Baixada Santista desde a inauguração que completará 30 anos em 2022) deixou a direção geral de jornalismo e agora comanda novamente o departamento de esportes, que está juntando TV, site e jornal numa mesma sala na redação, somando-se à equipe um velho conhecido que será novidade nesta editoria - só que a apresentadora e ex-repórter de campo não disse quem é. Cuidemos a novidade, então. E boa sorte ao Eduardo, autoridade máxima de esporte no litoral de São Paulo.

Um grande reencontro virtual Será o desta quarta-feira no canal "A Mil por Hora" no YouTube, quando Rodrigo Mattar receber como entrevistado às 20h30 Sérgio Maurício, parceiros que foram por muitos anos no SporTV em grandes coberturas de automobilismo. Atualmente eles têm mandado muito bem nas atuais experiências em canal aberto, tanto Rodrigo com a Fórmula Indy na Cultura quanto Sérgio com a Fórmula 1 na Bandeirantes.

"Acelerados" dentro do "Band Esporte Clube" Ao contrário do divulgado inicialmente, o programa que Rubens Barrichello e Gerson Campos estrearam na nova casa após seis anos de SBT não é à parte na grade e sim exibido dentro do semanal apresentado pela Cristiane Dias - mas, sim, às prometidas 12h30. Além disso, o "BEC" do último fim-de-semana teve outros dois destaques: pela vez primeira, Cris dividiu estúdio com Gabrielle Guimarães, repórter da Rádio Bandeirantes e que faz o quadro de matérias criativas "Frente e Verso com Gabi"; e o encerramento foi marcado pela estreia do Helvídio Mattos exatamente no dia em que completou 70 anos, sendo sua primeira reportagem uma bela memória sobre João Saldanha, também nascido num 3 de julho há 96 anos.

"Show do Esporte" lembrou de Luciano do Valle Domingo foi dia dos 74 anos do nascimento do inesquecível narrador e, em vários momentos do programa, foram exibidos diversos trechos do documentário muito bem feito no ano passado em homenagem a ele para exibição durante o recesso pandêmico, que teve depoimentos de um monte de profissionais tanto fãs quanto amigos e ex-colegas dele, vários atualmente concorrentes.

Três para substituir um Sozinho, Neto comanda três programas: "Os Donos da Bola" (versão paulistana) na TV Bandeirantes, "Donos" versão Rádio Bandeirantes de São Paulo e "Baita Amigos" no BandSports. Mas o ex-jogador entrou em férias e sei pelo Flávio Ricco no "Canal 1" que retornará ao programa da Band aberta apenas em 9 de agosto, mas claro que voltando em si muito antes disso pois será o principal comentarista do canal por assinatura nos torneios de futebol dos Jogos de Tóquio a partir do dia 21. Enfim, fato é que durante suas férias e também a ausência das atrações pela prioridade olímpica, não há um único substituto pro homem e sim três: Fernando Fernandes na TV Bandeirantes, Ricardo Capriotti na Rádio Bandeirantes e Napoleão de Almeida no BandSports.

O que estariam planejando Denis Gavazzi e Diego Guebel? Do Flávio Ricco no "Canal 1": o diretor esportivo tem estado aproximado do consultor da Rede Bandeirantes, da qual foi diretor artístico e vice-presidente televisivo. O "guru" afirma que há uma tabelinha aí. Mas em qual sentido e pensando no quê? O que planejariam eles?

NBA em VT na Bandeirantes no 1º jogo da final da NBA Transmitido o Milwaukee Bucks x Phoenix Suns inaugural da melhor-de-sete até será, mas não ao vivo e sim em gravação integral à meia-noite e meia de terça para quarta, já que no horário original foi priorizada a estreia da "enésima" temporada do "MasterChef Brasil". Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: pesaram para esta escolha em prol da competição gastronômica a aguardada estreia de Helena Rizzo como jurada no lugar de Paola Carosella e, sobretudo e especialmente, o aspecto comercial. O "MasterChef" é de dar inveja a Milton Neves: 18 anunciantes. Dezoito! De-zoi-to! Eu nem queria 18 anunciantes, um único ou mesmo dois que patrocinassem o PB e tão feliz eu seria... Bom, os demais jogos a Bandeirantes promete exibir ao vivo. Só tem uma coisa: a 6ª partida, que pode ser a do título, acontecerá no dia 20, uma... terça-feira. E aí?

1º jogo ao vivo apenas e tão somente na ESPN Assim será nesta terça com o primeiro Suns x Bucks diante do destacado acima em relação à Bandeirantes, que dividirá com ela a final ao vivo, mas só de quinta-feira em diante (e cuidarei o dia 20! rs). Duas novidades marcarão as transmissões comandadas por Rômulo Mendonça: a presença do convidado especial e campeão há seis anos Leandrinho Barbosa, que dividirá as opiniões com os comentaristas da casa, atuantes não só nos jogos, mas também no debate especial "League de Passe" ancorado por Ari Aguiar logo na sequência deles; e Paulo Antunes, em atuação diferenciada nestes anos de ESPN, fará a reportagem presencial em todas as partidas, algo que faltou em 2020, quando o canal da Disney fez tudo de tudo daqui do Brasil e apenas e tão somente Eduardo Barão, da Bandeirantes, representou o Brasil na "bolha" de Orlando.

Alana Ambrósio cobriu o Pré-Olímpico na Croácia A ESPN não transmitiu os jogos pois só o SporTV os fez, mas a comentarista de basquete reportou tudo presencialmente para jornais e programas a partir de Split.

"Sportscenter Manhã" muito bem assistido Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: o programa ancorado desde fevereiro por Mariana Spinelli e Bruno Vicari aumentou a audiência do horário das 10h em 40% no Painel Nacional de Televisão, começando a se aproximar do "Redação SporTV", que 17 anos depois da estreia parece ter um princípio de maior concorrência como até entãonão tivera nem da ESPN Brasil e nem dos outros esportivos pagos.

Afogando em números da TV paga Do Ricardo Feltrin na "Ooops!" do UOL: três canais que exibem futebol e esportes estão entre os 20 por assinatura mais assistidos no primeiro semestre deste ano. O SporTV ficou em 3º lugar, com audiência média de 86.675 telespectadores por minuto. Mesclando futebol com filmes, a TNT está em 13º, com média de 45.590. Já o SporTV 2 ficou na 19ª posição, média de 32.069 espectadores. Dados nacionais.

Marco Antônio Rodrigues reapareceu no "Bem, Amigos!" Galvão Bueno cumpriu a promessa feita em 28 de dezembro do ano passado, quando o jornalista deixou a Rede Globo após mais de 41 anos por decidir se aposentar: que ele retornaria ao programa em participações especiais como convidado de honra. Assim foi dito, assim foi feito e lá estava "Bodão" presente no estúdio do SporTV em São Paulo nesta segunda-feira, quando o programa começou sem ser depois de um evento ao vivo pois, por causa de Brasil x Peru pela Copa América, não teve nada de futebol nosso simultâneo às 20h, faixa na qual foram exibidos o "Giro da Rodada" e um compacto de Flamengo x Fluminense - aliás: curiosamente, isso aconteceu justamente no dia seguinte aos 5 anos completados pela primeira "Segunda Campeã", faixa de futebol ao vivo estreada num Sport 1 x 3 Palmeiras narrado pelo Jota Júnior.

História feita no Allianz Parque e Sérgio Arenillas narrou O locutor do SporTV transmitiu em Palmeiras 2 x 1 Santos, na tarde desta segunda, o gol mais rápido da história de sete anos do estádio alviverde: 20 segundos, tempo no qual Gabriel Silva começou a vitória palestrina meio minuto mais rápido que o recordista anterior, Gabriel Jesus, num Palmeiras 3 x 2 Joinville narrado no Premiere pelo já citado Jota Júnior em 30 de agosto de 2015. Um detalhe é que nos dois tentos históricos o cronômetro do letreiro do placar foi acionado com atraso: na partida de quase seis anos atrás, ele marcava 47 segundos aos 50; e nesta segunda-feira, marcava 18 aos 20.

Bem-vindo de volta, Jorge Iggor 25 dias depois da cirurgia para retirada de um câncer, o narrador da TNT está voltando ao trabalho, ainda aos poucos e de casa, mas fazendo aquilo que ama fazer. Boooa!

Na CNN Brasil, Olimpíada é todo dia Do Flávio Ricco no "Canal 1": além de noticiário ancorado por Iara Oliveira e Jairo Nascimento com apoio da CNN Internacional, a presença do canal jornalístico em Tóquio será reforçada pela parceria com o portal Olimpíada Todo Dia, lá atuante com cinco repórteres: Giovana Pinheiro, Caio Poltronieri, André Rossi, João Fraga e o televisivamente mais conhecido deles, Fernando Gavini, ex-ESPN e Gazeta de São Paulo, que começou o OTD como blog pessoal há cinco anos que serão completados daqui a dois meses e que foi crescendo muito a ponto de ganhar mais participantes e chegar nesse status de presença.

Estreias e saídas na BandNews FM de Goiânia Milton Neves sempre evoca Nelson Rodrigues ao afirmar: "algo dito somente uma vez permanece inédito". Então, reprisarei pois merece: não sei, sinceramente, como é que a cabeça do Auvaro Maia não entrou ainda em parafuso com tantas, tantas e tantas com "TA" de "tantã fiquei" mudanças no dial esportivo do "paraíso verde plano do Brasil". Eu, no lugar dele, já teria largado tudo de mão há uns quantos meses em prol da sanidade mental. (risos) Bom, a BandNews teve em Grêmio x Atlético Goianiense a estreia de Juliano Moreira na reportagem, mas não mais contará em nenhuma transmissão com o narrador Hugo Sérgio, que pediu as contas para trabalhar em projetos pessoais e seguir narrando jogos do Atlético Mineiro pelo YouTube.

O clássico retornando após substituído ser pela novidade Terça-feira da volta à reportagem do Atlético Mineiro na Super Notícia FM do lendário Roberto Abras, que nos últimos 40 dias foi substituído por Giovanna Pires, que desde o fim do ano passado vive sua primeira experiência esportiva em Belo Horizonte, tanto no jornal O Tempo quanto na rádio, em cuja programação comparece seguidamente e pela qual fez 12 partidas do Galo nestes 40 dias. Antes da Super Notícia, Giovanna foi repórter por menos de um ano da InterTV Alto Litoral (Globo Cabo Frio) e também por menos de um ano repórter e produtora da Rádio Itatiaia Vale do Aço, ambos os trabalhos de editoria geral.

Carlos Rodrigues deixou a Rádio Central Guarani x Brusque foi o último jogo reportado na emissora, da qual fez parte por dois anos e cinco meses. Sei pelo Gabriel Ferrari que ele agora vai pra comunicação do Bugre.

Sábado entupido e domingo esvaziado Assim será o próximo fim-de-semana para as rádios Bandeirantes, BandNews, Jovem Pan e Transamérica. Sábado, elas terão a possibilidade de uma transmissão tripla direta e reta das 16h30 até as 23h com Palmeiras x Santos, São Paulo x Bahia e Brasil x Argentina ou Colômbia. Por outro lado, o domingo será esvaziado por não ter jogo no horário futebolisticamente nobre das 16h devido à final da Eurocopa na TV Globo, sobrando apenas Fortaleza x Corinthians às tardias 20h30. Dessas quatro, talvez - talvez - quem faça um jogo a mais seja a Pan com Flamengo x Chapecoense às 18h15, já que ela tem feito muitos do Mengão.

Jovem Pan trocou o Brasileirão pela Copa América Foi no sábado passado, quando não transmitiram América Mineiro x Santos e nem mesmo Corinthians x Internacional nem sequer pelo "Jovem Pan Esportes" no YouTube - o que pessoalmente me surpreendeu no tocante a Timão x Colorado. Optado foi por fazer neste dia apenas as quartas continentais, exclusivas dela no dial AM/FM paulistano sendo Uruguai x Colômbia e Argentina x Equador.

Agora tenho números para atestar o que digo sobre Isabelly Morais É claro que o resultado do jogo não acontece "por causa dela" para isso ou aquilo, evidentemente que não. Mas como há uma divertida coincidência com a qual ela mesma brincou um tempo atrás no Twitter, surfei na onda e comecei a chamá-la de "terror dos clubes paulistas" nas partidas deles que cobre pela Rádio Bandeirantes reportando o adversário deles ou as duas equipes. Faltava apenas traduzir isso em números pois contra fatos não há argumentos (risos): em 15 partidas com sua participação, foram apenas quatro vitórias dos quatro grandes de SP, com três empates e oito vitórias dos adversários, as últimas sendo de América sobre o Santos e Bragantino diante do São Paulo. Neste meio de semana, Isabelly reportará o Internacional contra o São Paulo e a Chapecoense versus o Corinthians, dois mandantes muito turbulentos.

Terminou o especial dos 50 anos do "Sala de Redação" O último dos quatro podcasts apresentados pelo José Alberto Andrade sobre a data completada no mês passado pelo programa da Rádio Gaúcha teve como convidados especiais os atuais comentaristas identificados Luciano Potter e Alex Bagé, além do professor de jornalismo Luiz Artur Ferraretto. Todos eles foram veiculados à meia-noite de domingo para segunda-feira.

Só a Rádio Gaúcha fez Ceará x Juventude Enquanto o matinal Juventude x Flamengo no domingo anterior foi feito por ela, pela Guaíba e pela Grenal, desta vez o mesmo não aconteceu pois as outras duas, na faixa das 18h15 da peleja no Castelão, preferiram fazer pré-jogos esticados de Grêmio x Atlético Goianiense.

Vem aí uma grande live da aldeia pampeana Será nesta terça, promovida pelo João Bosco Vaz em seu canal no YouTube e na fanpage no Facebook, começando às 20h e que reunirá quatro destacados narradores das últimas quatro décadas: Daniel Oliveira (Rádio ABC de Novo Hamburgo e ex-Bandeirantes e Guaíba), José Aldo Pinheiro (Rádio Guaíba e ex-Bandeirantes, Gaúcha, TVCOM e SporTV), Marco Antônio Pereira (Rádio Bandeirantes e ex-Grenal, Guaíba, Gaúcha e TVCOM) e Paulo Brito (ex-RBS TV, SporTV, Rádio e TV Bandeirantes e RDC TV).

Corinthians demitiu Márvio dos Anjos Após fortes protestos de torcedores, que resgataram nas redes sociais posts antigos dele no Twitter depreciando o clube em anos anteriores, o jornalista carioca ex-jornais Extra e O Globo (outrora partícipe constante do "Redação SporTV") foi dispensado nesta segunda-feira.

Força, Dassler Marques! Solidariedade ao jornalista e ex-colunista deste PB, que perdeu no fim-de-semana sua mãe, a senhora Laurita Rodrigues de Sousa. Um abraço à distância neste momento tão doído.

Datas em 0 ou 5 destes dias Duas são ainda da segunda-feira e completaram 40 anos: a primeira vitória das 51 de Alain Prost na Fórmula 1, obtida num polêmico Grande Prêmio da França narrado por Luciano do Valle na TV Globo; e Real Madrid campeão mundial de basquete masculino com 109 x 83 sobre o Sírio em final disputada no Ginásio do Ibirapuera, transmitida sendo pelas TVs Cultura e Bandeirantes, esta última com locução do Galvão Bueno. A outra é desta terça-feira: 75 anos de Toquinho, icônico compositor e cantor da nossa MPB, que foi integrante do "Apito Final" da TV Bandeirantes na Copa do Mundo de 1990 e nos Jogos Olímpicos de 1992.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Terça, 06/07/2021
07:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Cerezo Osaka x Guangzhou Evergrande - FOX SPORTS
09:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
10:00 - Ciclismo, Volta da França: 10ª etapa - ESPN
15:20 - Futebol, Campeonato Paranaense: Operário x Londrina (semifinal, volta) - REDE MASSA (Ponta Grossa e Londrina)
16:00 - Futebol, Eurocopa: Espanha x Itália (semifinal) - GLOBO, SPORTV, GLOBOESPORTE (Internet) e GLOBOPLAY (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Avaí - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Coritiba - PREMIERE
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Santos x Athletico Paranaense - TNT (menos SP)
20:00 - Beisebol, MLB: Milwaukee Brewers x New York Mets - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Botafogo - SPORTV e PREMIERE
22:00 - Futebol, Copa América: Argentina x Colômbia (semifinal) - SBT e ESPN BRASIL
22:00 - Basquete, NBA: Phoenix Suns x Milwaukee Bucks (final, jogo 1) - BANDEIRANTES e ESPN
23:00 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Seattle Mariners - FOX SPORTS
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
05:00 - Tênis, WTA de Hamburgo: várias partidas - ESPN PLAY
08:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Fluminense x Flamengo e Cuiabá x Minas Icesp - ELEVEN SPORTS CBF TV
10:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Internacional x Sport e América Mineiro x Athletico Paranaense - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Nação Esportes x Guarani - FCF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: São Paulo x Vitória e Grêmio x Iranduba - ELEVEN SPORTS CBF TV
19:30 - Basquete, LBF: Catanduva x Vera Cruz Campinas - TV NSPORTS
20:30 - Futebol, Catarinense Série B: Inter de Lages x Barra - FCF TV
21:15 - Beisebol, Liga Mexicana: Pericos x Mariachis - ESPN PLAY
22:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Diablos Rojos x Tigres - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, USL: Orange County x Tacoma Defiance - ESPN PLAY


Quarta, 07/07/2021
06:00 - Boxe, Super-Meio-Médio:Tim Tszyu x Steve Spark - ESPN
09:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
10:00 - Ciclismo, Volta da França: 11ª etapa - ESPN
16:00 - Futebol, Eurocopa: Inglaterra x Dinamarca (semifinal) - SPORTV
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Bahia x Juventude - TNT (menos BA) e PREMIERE
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fortaleza x América Mineiro - PREMIERE
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Red Bull Bragantino x Cuiabá - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Flamengo - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Grêmio - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Goianiense x Sport - SPORTV (GO assiste no Premiere)
20:00 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x Miami Marlins - FOX SPORTS
21:00 - Basquete, WNBA: Dallas Wings x Minnesota Lynx - ESPN 2
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Montreal Canadiens x Tampa Bay Lightning (Copa Stanley, jogo 5) - ESPN
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fluminense x Ceará - GLOBO (RJ, CE, ES, RN, PB, MA, PI e Juiz de Fora) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Internacional x São Paulo - GLOBO (SP, RS, MG exceto Juiz de Fora, SC, PR, DF, GO, MS, MT, PE, BA, CE, AL, SE, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e SPORTV (RS assiste no Premiere)
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, WTA de Hamburgo: várias partidas - ESPN PLAY
08:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Santos x Atlético Mineiro e Ceará x Audax - ELEVEN SPORTS CBF TV
10:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Atlético Goianiense x Juventude e Ferroviária x Chapecoense - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Corinthians x Bahia e Avaí/Kindermann x Fortaleza - ELEVEN SPORTS CBF TV
17:30 - Basquete, LBF: Blumenau x Liga Super - TV NSPORTS
18:00 - Futsal, LNF: Campo Mourão x Marechal Rondon - TV NSPORTS
19:30 - Basquete, LBF: Sampaio Corrêa x Ituano - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, USL: seis partidas ao longo da noite (a última inicia à 00:00) - ESPN PLAY
20:05 - Futebol, MLS: New England x Toronto - DAZN
20:35 - Futebol, MLS: Montreal x New York City - DAZN
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Tecolotes x Rieleros - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Union Laguna x Sultanes e Bravos x Leones - ESPN PLAY


Quinta, 08/07/2021
09:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
09:45 - Ciclismo, Volta da França: 12ª etapa - ESPN
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Atlético Mineiro x Flamengo - SPORTV
17:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: São Paulo x Fluminense - SPORTV
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Chapecoense x Corinthians - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Remo x Vila Nova - SPORTV e PREMIERE
21:00 - Beisebol, MLB: Philadelphia Phillies x Chicago Cubs - FOX SPORTS
22:00 - Basquete, NBA: Phoenix Suns x Milwaukee Bucks (final, jogo 2) - BANDEIRANTES e ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, WTA de Hamburgo: várias partidas - ESPN PLAY
08:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Athletico Paranaense x Internacional e Sport x América Mineiro - ELEVEN SPORTS CBF TV
10:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Iranduba x São Paulo e Vitória x Grêmio - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Coritiba x Juventude e Avaí x Figueirense - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Flamengo x Cuiabá e Minas Icesp x Fluminense - ELEVEN SPORTS CBF TV
19:00 - Futsal, LNF: Cascavel x Joinville - TV NSPORTS
19:30 - Basquete, LBF: Catanduva x SESI Araraquara - TV NSPORTS
21:00 - Futsal, LNF: Foz Cataratas x Tubarão - TV NSPORTS
21:05 - Futebol, MLS: New York Red Bulls x Philadelphia Union - DAZN
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Generales x Acereros - ESPN PLAY
21:35 - Futebol, MLS: Nashville x Atlanta United - DAZN
22:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Diablos Rojos x Tigres - ESPN PLAY


Sexta, 09/07/2021
09:45 - Ciclismo, Volta da França: 13ª etapa - ESPN
15:00 - Atletismo, Liga Diamante: etapa de Mônaco - SPORTV 2
15:10 - Handebol, Torneio Masculino de Nuremberg: Alemanha x Brasil - ESPN
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Londrina x Guarani - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vasco x Sampaio Corrêa - PREMIERE
20:00 - Beisebol, MLB: Toronto Blue Jays x Tampa Bay Rays - ESPN 2
21:00 - Futebol, Copa América: Peru x Colômbia (terceiro lugar) - SBT e ESPN BRASIL
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Tampa Bay Lightning x Montreal Canadiens (Copa Stanley, jogo 6) - ESPN
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Goiás x Náutico - SPORTV e PREMIERE
22:00 - Velocidade, Nascar Truck Series: etapa de Knoxville - FOX SPORTS
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
07:00 - Tênis, WTA de Hamburgo: várias partidas - ESPN PLAY
08:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Chapecoense x Atlético Goianiense e Juventude x Ferroviária - ELEVEN SPORTS CBF TV
10:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Fortaleza x Corinthians e Bahia x Avaí/Kindermann - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Vasco x Palmeiras e Cruzeiro x Athletico Paranaense - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futsal, LNF: São José x Magnus e Brasília x Minas - TV NSPORTS
15:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Audax x Santos e Atlético Mineiro x Ceará - ELEVEN SPORTS CBF TV
17:00 - Futsal, Copa do Brasil: Jaraguá x Umuarama - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Ypiranga de Erechim x Novorizontino - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, USL Liga 1: New England II x Toronto FC II - ESPN PLAY
20:35 - Futebol, MLS: Cincinnati x Columbus Crew - DAZN
21:00 - Futsal, LNF: Pato x Praia Clube - TV NSPORTS
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Pericos x Guerreros - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Diablos Rojos x Saraperos - ESPN PLAY
22:00 - Boxe, Meio-Pesado da OMB: Gilberto "Zurdo" Ramirez x Sullivan Barrera - DAZN
22:30 - Futebol, USL: New Mexico United x Colorado Springs Switchbacks - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, USL: Real Monarchs x El Paso Locomotive - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.