Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 21 de junho de 2021
Meia hora de pós-jogo no futebol dominical da Globo



Foi uma surpresa sabida apenas na virada de sábado para domingo, que de fato cheguei a notar quando conferi as grades Rio de Janeiro e São Paulo no site da TV Globo, mas que inicialmente pensei tratar-se de engano quando em fato seria verdade verdadeiríssima: como mais uma consequência do fim do "Domingão do Faustão" e da saída de Fausto Silva após 32 anos, a emissora esticou a transmissão do futebol até perto das 18h30, quando só então Tiago Leifert começou a apresentar a "Super Dança dos Famosos", agora programa isolado.

Diferentemente do ocorrido às quartas-feiras com o "Segue o Jogo", que junta toda a rede após as transmissões, neste caso foi simplesmente a transmissão em si que seguiu com meia hora a mais, não havendo uma união dos narradores SAT, por exemplo. Luís Roberto seguiu para RJ, PE, ES, PB, PI e Juiz de Fora após Náutico x Botafogo, Luciano Périco seguiu aqui no RS depois de Internacional x Ceará, o mesmo ocorreu não sei com quem apresentando no CE (em alguns parágrafos mais abaixo entenderão isso que falei) e Cléber Machado permaneceu para SP, BA e demais regiões brasileiras que ficaram com Bahia x Corinthians. Desavisados foram pegos de surpresa.

Detalhe: se isso se repetir no próximo domingo, teremos o pós de Fluminense x Corinthians (que será a partida única das 16h para todo o país) competindo com a meia hora inicial de Brasil x Equador no SBT.

Outros destaques

Tô com Cléber Machado nessa No minuto de silêncio de Bahia x Corinthians, o narrador da Globo pegou carona na dolorosíssima marca de 500 mil vítimas do coronavírus atingida no sábado e afirmou que "tem gente que acha que há quem torça pelo vírus", esclarecendo em seguida que "torcer pelo vírus é torcer contra você, contra seus pais, contra seus filhos, contra seus amigos" e que "a gente torce pela saúde". Eu agora: não é difícil entender isso, é simples e direto. Basta não ser nem burro, nem estúpido, nem mal intencionado. Basta ter compreensão, basta ter empatia, basta ter preocupação com o próximo e reivindicar melhorias como a tão necessária vacina. Tem quem tenha e tem quem não tenha, como desalmados negacionistas que desdenham do pior malefício do mundo em um século.



Denis Medeiros narrou duas partidas em sequência Internacional x Ceará na TV Verdes Mares não foi o único trampo dele neste domingo. Imediatamente ao término deste jogo das 16h, ele se mandou pro estúdio da Rádio Verdes Mares (na qual Antero Neto fez a partida do Vozão) e narrou o Fortaleza x Fluminense das 18h15. A Verdinha tem três locutores: Denis, Antero e Jota Rômulo, este último admito não saber por qual motivo não escalado, se de folga, de férias, se ausente por algum problema que tomara que positivamente termine, enfim, não sei mesmo.



Campeonato Paraibano na Rede Paraíba O canal "Mídia em Pauta" publicou no YouTube a íntegra da final Sousa x Campinense na transmissão das TVs Cabo Branco de João Pessoa e Paraíba de Campina Grande, não veiculada no portal GloboEsporte a exemplo de outras pois na internet o torneio era exclusivo do site Jornal da Paraíba. Antecedida por uma saudação gravada de Lucas Gutierrez e Karine Alves (que cobre férias da Bárbara Coelho) no estúdio do "Esporte Espetacular", ela não fez parte do "pacote Futebol Globo", tanto que teve patrocinadores próprios e não os mesmos da rede, além de vinhetas e gráficos todos próprios sem a menor relação com o pacote visual do Plim-Plim. A transmissão da TV aberta nas duas partidas foi comandada por João Pessoa, com Kako Marques e Expedito Madruga, enquanto a da internet foi liderada por Campina Grande, com Pedro Canísio e Tiago Loureiro.

Caçada ao assassino em série cancelando o "Globo Esporte" Assim aconteceu no fim da semana em praças do Centro-Oeste, onde predominou a cobertura da caçada policial ao matador Lázaro Barbosa. A edição goiana foi cancelada na última sexta para que o "Jornal Anhanguera" tivesse meia hora a mais, mas no sábado ela foi mostrada normalmente. Já a edição brasiliense foi cancelada tanto na sexta quanto no sábado para que seu horário fosse ocupado pelo "DFTV", que ainda teve uma edição extra na faixa regional das 14h do sábado.



Faltou exibir a vitória do Red Bull Bragantino, Tadeu Schmidt Além dos gols do domingo, o programa da Globo tem por hábito mostrar gols do sábado à noitinha em partidas terminadas após o fim do "Jornal Nacional". Foi o caso do Flamengo x Bragantino das 21h, por exemplo - quer dizer: não foi. Por mais que o segmento fosse longo abrangendo Séries A e B e Eurocopa em 13 minutos, os cinco gols no Maracanã ficaram sem uma exibição noturna nacional pois no sábado evidentemente não dava para mostrá-los e no domingo passaram de manhã no "Esporte Espetacular", mas para o público da manhã. Foi mal nessa daí o "Show da Vida" com a galera do Massa Bruta.

Outro problema crônico que a Globo deveria corrigir imediatamente Independentemente de conhecidas ou não tão conhecidas, todas as vozes escutadas nos VTs de jogos com trechos de transmissões deveriam ser creditadas em letreiro - como, uma vez mais dando um referencial positivo como já fiz em tempos idos neste espaço, por exemplo faz a Bandeirantes nos dos seus programas esportivos. Um exemplo: no VT do "Fantástico" para Internacional x Ceará, teve um sobe-som da Fernanda Colombo comentando a marcação do pênalti do gol colorado. Só que nem todo mundo pode reconhecê-la pela voz, então crédito em letreiro em momentos assim sempre viria para o bem. Digo isso em casos como o dela e digo o mesmo em casos onde basta duas ou três palavras que a pessoa saca na hora quem é, caso do Luís Roberto no 3º gol do Náutico sobre o Botafogo. Também ali tem que ter crédito em letreiro.



Reginaldo Leme deu um susto, mas voltou com tudo Sábado ele se ausentou da transmissão da classificação do GP da França na TV Bandeirantes e no BandSports, mas depois foi esclarecido que uma queda de pressão sentida pouco antes da mesma causou isso. Felizmente, no domingo o comentarista da Fórmula 1 já estava nos trinques e transmitiu normalmente a corrida surpreendentemente muito movimentada em Paul Ricard.

Bandeirando no capricho na Rádio Bandeirantes O repouso forçado do Reginaldo fez com que houvesse um ineditismo no sábado: Sérgio Maurício pela primeira vez apresentador na Rádio Bandeirantes, substituindo o companheiro no semanal "Bandeirada" e formando trio com Max Wilson e com o co-apresentador habitual Fred Sabino - Regi foi escutado em entrevistas gravadas durante a semana. Do que tanto lembro quanto pesquisei, Sérgio não fazia rádio desde por volta de 2009, quando passou pelas rádios Manchete e Nacional.

Afogando em números prévios Do Leandro Sarubo no Teleguiado: a prévia de São Paulo apontou 3,3 pontos para a transmissão inteira do GP da França, contra 3,6 da Record, 4,2 do SBT e 7 da Globo. Considerando-se apenas o GP da França em si, a Bandeirantes marcou 3,8 de média, abaixo dos 4,1 do SBT, mas acima dos 3,7 da Record.



Mais um Grenal para a história da Rede Bandeirantes No masculino, a emissora tem ao longo das décadas a exibição ao vivo ou em VT compacto de jogos inesquecíveis, como os 4 x 2 do Grêmio no "Grenal das Faixas" de 1984, os 5 x 2 do Internacional no Brasileiro de 2007, os 4 x 1 colorados do Brasileiro de 2008 e os 2 x 1 gremistas do "Grenal dos 100 Anos" no Brasileiro de 2009. A essa história somou-se neste domingo o clássico do Brasileiro Feminino, legal demais acompanhar a Isabelly Morais narrando os 2 x 1 do Inter junto da Alline Calandrini, da Milene Domingues e do repórter Thaigor Janke - mais legal ainda achei isso tudo considerando-se que até hoje o único clássico Grenal que assisti presencialmente foi um feminino no SESC Protásio Alves em 2019 (um 4 x 0 vermelho pelo Gaúcho), inédito até hoje que permaneço em clássicos masculinos na Arena, no saudoso Olímpico e no Beira-Rio.

Por falar na Isabelly Morais... Contra fatos, não há argumentos: mais uma vez ela foi "o terror dos times paulistas" na Rádio Bandeirantes (risos) pois, antes de narrar o Grenal feminino à noite, reportou o Bahia contra o Corinthians na transmissão do Ivan Bruno. Verdade, não deu Esquadrão. Mas o Coringão não ganhou e isso já conta. (eh, eh) Se não amanhã, mas ainda essa semana vou pesquisar todos os jogos com sua reportagem para embasar mais ainda em dados estatísticos essa brincadeira descontraída que faço pois tem sua ponta de verdade, rs.

Voltando ao Campeonato Brasileiro Feminino Internacional x Grêmio encerrou as exibições da primeira fase na Bandeirantes porque a 15ª e última rodada acontecerá nesta quinta-feira à tarde, totalmente exclusiva do Eleven Sports (ex-MyCujoo). A televisão aberta reaparecerá nas quartas-de-final, após a Olimpíada de Tóquio. "Ah, nem vem! Quem te disse essa falácia, seu Zé Chulé???" Falácia nenhuma, informado foi na própria transmissão.



A primeira vez de Leandro Bollis em canal aberto Com agradecimentos ao excelso Neto Souza, consigo registrar em imagem e som a estreia do locutor da Rádio Bandeirantes de Campinas e da 105 FM de SP nas transmissões da Série C pela TV Bandeirantes para o estado de São Paulo (menos capital e região metropolitana), no Ituano 2 x 1 Paraná do sábado em trio de estúdio com Carlos Henrique e Gleguer Zorzin. Voz habitual desta novidade na edição deste ano, Carlos Batista estava na RB fazendo o derby 200 entre Guarani e Ponte Preta.

Não seja intransigente assim, DAZN, qual grande perda que terás, oras? Sim, eu sei que as duas partidas que ele sublicencia para a Bandeirantes aos sábados são uma para SP menos capital e outra para Nordeste, Pará e Amazonas, sei disso, sei bem. Nem por isso acho correto e decente que estados atingidos pelos jogos escolhidos sejam deixados de fora, como foi no último sábado. Qual seria o grande prejuízo que o portal teria se deixassem as filiais e afiliadas da Bandeirantes em Curitiba, Maringá, Cascavel e Londrina passarem Ituano x Paraná? O tricolor paranista não teria o direito de ver seu time na TV aberta? Da mesma forma, qual seria o grande prejuízo em abrir Paysandu x Volta Redonda também pra Bandeirantes do Rio capital e de Barra Mansa? Ou o torcedor do Voltaço também não teria o direito de ver seu time em canal aberto? Esse tipo de coisa eu não curto, não é simpático e é excludente.

Quem vencerá o "Microfone Aberto no Kwai"? Acontecerá nesta terça a final do concurso promovido pelo "Jogo Aberto" e que escolherá um representante da audiência para passar a fazer o debate SP + BH das 12h30. Além dos próprios componentes do programa, também o voto popular definiu os três escolhidos: João Pedro Sgarbi, de 19 anos; Tutti Batista, de 20 anos; e Alan D'Orazio, de 36 anos. Foram mais de 97 mil inscritos totais.



Melhoras, Rodrigo Mattar! Agora entendi por qual motivo ele não comentou as corridas de Detroit da Fórmula Indy no fim-de-semana anterior no estúdio em São Paulo e sim de casa no Rio de Janeiro: o comentarista da Cultura está concluindo a quarentena após sentir sintomas do coronavírus. Neste domingo, Geferson Kern foi acompanhado no GP de Road America por Alexandre Vaccari, de larga experiência em participações no nosso automobilismo.

Mas que imagem é essa, TV Brasil? Inacreditável terem mostrado uma imagem de qualidade tão baixíssima no Portuguesa 1 x 0 Santo André da Série D no sábado, sem nenhuma definição mísera, com absoluta falta de nitidez... Para fins comparativos - e quem tem visto haverá de concordar: tem imagens do Silvio Santos nos anos 1980 e 1990, dessas que o SBT começou a reprisar nos domingos à noite, muitissíssimo melhores de se ver. A própria imagem dos VTzões da década de 90 que a Bandeirantes mostra para São Paulo nos sábados sem classificação da Fórmula 1 e que vejo pela internet em proporção total é bem melhor do que se viu nesta peleja na estação da EBC.



Lembram da Viviane Costa? Quem é do Distrito Federal lembra bem, apresentou a edição local do "Globo Esporte" de 2011 até a saída da emissora no começo de 2019. Pois em algumas semanas ela reaparecerá no vídeo como nova apresentadora do "Jornal SBT Brasília" às 19h20, substituindo Felipe Malta, transferido para o "SBT Brasília" na hora do almoço no lugar da demitida Neila Medeiros. Viviane já fez produção e reportagem geral antes do esporte.

Alguém compre essas fitas da Rede Manchete, eu suplico!!! Na última semana, a Piauí publicou uma extensa e necessária reportagem de Italo Bertão Filho sobre um leilão do arquivo de imagens da saudosa emissora existente de 1983 até 1999, leilão este feito pelo site Faro Online de 3 a 19 de maio. Eram mais de 25 mil fitas que compunham o pregão e que foram avaliadas no total em R$ 3 milhões e 700 mil. Ninguém fez sequer um único lance que fosse nem por tudo de tudo e nem por algum ou alguns dos 69 lotes diferentes, dentre os quais estão não apenas novelas clássicas, minisséries, jornalísticos, humorísticos, musicais e atrações infantis, mas também - atenção - transmissões carnavalescas (os trabalhos liderados pelo Paulo Stein!!!) e... eventos esportivos! As três Copas do Mundo, as quatro Olimpíadas, os Campeonatos Cariocas!!! Ainda não há data para novo leilão. Seja qual ela for, eu suplico: endinheirado, compre essas fitas, restaure e publique na internet!!! Precisamos!!! Merecemos!!!



Iara Oliveira recupera-se de um acidente de carro De Felipe Pinheiro e Mari Monts no UOL: a repórter esportiva da CNN Brasil e seu colega Renan Fiuza sofreram um acidente de trânsito em São Paulo na virada de sábado para domingo, o carro no qual estavam colidiu com um caminhão. Iara passa bem e Renan foi levado para um hospital para ser submetido a uma cirurgia no punho. Iara Oliveira participa dos noticiários do canal noticioso apresentando os destaques esportivos e também reportando alguns deles, como jogos de futebol em SP.

Empatia é tudo e Marcelo Barreto sabe disso muito bem Vide abrir o "Troca de Passes" no SporTV no sábado se solidarizando com as famílias dos mais de 500 mil mortos pelo coronavírus no Brasil, lembrando que na cadeira onde estava quem se sentava era uma dessas vítimas, o eterno Rodrigo Rodrigues.



Pedro Neville repórter de campo Emprestado ao esporte por dois meses pelo jornalismo geral, o profissional - mais conhecido por grande parte do público pelas reportagens nos noticiários da GloboNews - fez neste domingo sua primeira transmissão de futebol na final Botafogo x Coritiba da Copa do Brasil Sub-20, presente estando em Volta Redonda para contar a conquista coxa-branca em trio com Bernardo Edler e Marcelo Raed.

Onde estava André Azevedo em 2 de dezembro de 2007? No dia exato eu não sei, mas naquele ano o hoje narrador do SporTV e do Combate ainda não estava na imprensa esportiva, da qual faz parte desde que ingressado em 2012 na Globosat (sou "véio", aqui no PB a Globosat não acaba! rs). Antes disso, ele foi coordenador de auditoria do Plaza Shopping Niterói, executivo de negócios das empresas Braspag e moIP Pagamentos S.A., além de gerente de aquisição PJ do banco HSBC. Falo isso tudo porque André narrou Juventude 1 x 0 Sport pelo Premiere, jogo no qual aconteceu o primeiro gol do Papo em Séries A do Brasileirão no Alfredo Jaconi desde os 2 x 1 sobre o próprio Leão na última rodada de 2007, cujos gols foram reprisados no pré-jogo com a voz do Marco de Vargas (só peguei o 2º alviverde). Naquele ano, André cursava Propaganda e Marketing na Universidade Estácio de Sá.



Na falta de um, Everaldo Marques, já vieram logo quatro gols Antes de Suíça x Turquia, o narrador do SporTV brincou em cima do "pé frio" que teria na Eurocopa pois vinha de duas transmissões terminadas em 0 x 0. Mas desta vez nem levou muito tempo para o primeiro grito de gol sair, não antes deste desafogo: "Até que enfim! Aleluia! Sai zica!" (eh, eh) E na falta de um gol, vieram quatro na sua voz pois os suíços ganharam por 3 x 1.

Finais de conferência da NBA O SporTV começará a mostrar a partir da quarta-feira a decisão do Leste entre Philadelphia 76ers e Milwaukee Bucks, que também passará no canal da TNT Sports no YouTube, marcando a volta do extinto Esporte Interativo ao torneio após alguns anos não apenas nesta final do Leste, mas também em todo o torneio nas próximas duas temporadas com dois a três jogos por semana. Já a ESPN iniciou neste domingo a exibição da decisão do Oeste entre Phoenix Suns e Los Angeles Clippers. Considerando-se os dias para ela reservados em sua programação desta semana divulgada na passada pela assessoria de imprensa, me parece que a Bandeirantes mostrará a final do Leste, mas não achei mais referenciais até a publicação desta coluna. (aliás: se tiver mesmo NBA na quarta, será com divisão de rede pois RN e AL terão a final potiguar ABC x Globo às 21h15)

Uma certeza na NBA Destaquei isso nas "Curtinhas Esportivas" da "24 Horas" desta segunda-feira: seja qual for o campeão da liga em si, ou será um campeão inédito ou teremos o fim de um jejum de 50 ou de 63 anos - certo é que será o campeão mais diferente da NBA em cinco décadas. Você vê como são as coisas, como diria Luciano do Valle: é tanto tempo que remeterá à pré-adolescência do comentarista da Bandeirantes, Álvaro José.



Gustavo Hofman a serviço da ESPN da Argentina De Brunno Carvalho no UOL Esporte: tanto por sua fluência em espanhol quanto devido à opção da Disney pelo uso de profissionais brasileiros ao invés de mandarem gente dos outros países para cá, o comentarista tem reportado a Copa América para a co-irmã do país vizinho.

O primeiro jogo do Volta Redonda comentado por Rafael Oliveira O comentarista do DAZN viveu esta experiência inédita no 0 x 0 de sábado com o Paysandu. Rafael é carioca de nascimento, mas cresceu no sul fluminense, onde sua família reside até hoje. Em 14 anos de profissião, ele nunca havia feito uma partida do Voltaço.



Fábio Seixas e Flávio Gomes unidos novamente Colegas nas transmissões de Fórmula 1 na Rádio Bandeirantes de 2002 até 2005, eles passaram a reeditar a parceria no UOL Esporte a partir deste domingo com o "Fim de Papo", programa em vídeo transmitido ao vivo logo após as corridas, iniciando nesta da França. Só não leve em conta a promessa do Fábio de que, sendo batida a meta de audiência, finalmente revelariam "o que fizemos em Imola". (risos) Tem mais de uma década e tanto que eles enrolam com isso e nunca revelam o que diachos fizeram no autódromo de San Marino, eh, eh... Mais fácil o tal de MazeSpin ganhar um Grande Prêmio, nem espero mais. (eh, eh)



Ligações de André Russo com o esporte Falo mais destacadamente no tópico "Sintonia PB" da "24 Horas" de hoje sobre a tristíssima perda do jornalista de 50 anos, vitimado neste domingo por complicações decorrentes da Covid-19. Mas mesmo o atual âncora matinal da Rádio Capital nunca tendo sido cronista esportivo, possuía ligações com o meio que vale a pena registrar, todas referentes à Rádio Bandeirantes, na qual trabalhou de 1996 até 2015. A primeira delas: foi André que substituiu Cláudio Zaidan, então deixando a emissora por cerca de dois anos e pouco, à frente do "Bandeirantes a Caminho do Sol" a partir de 1999, ano no qual tanto Zaidan quanto o também saído Paulo Edson foram substituídos numa só tacada como âncoras titulares de esporte por Ricardo Capriotti, que deixava de ser o repórter principal do departamento, posição assumida por Leandro Quesada, que também seria o 2º apresentador.

Parcerias marcantes com Alex Muller Duas foram feitas pelo André na RB, a mais recente na primeira metade da década de 2010 como apresentadores do "Na Estrada", programa diário destinado aos caminhoneiros e que Alex fazia em simultâneo ao trabalho como narrador da BandNews FM. A primeira foi especial e aconteceu só no ano de 2002: a "Rádio Clone", hilário quadro veiculado no pós-jornada esportiva "Jogo Aberto". André fazia um personagem próprio chamado Dr. Resumo Resenha e Muller lançava mão do sensacional Alberto Canellone, imitação do saudoso Roberto Avallone. Estevan Ciccone parodiava Odinei Edson e João Havelange como Derrapei Edson e João Avalanche, enquanto o também saudoso Cadu Cortez era José Seu Vério (José Silvério). Um quadro que encontrei e subi no YouTube completa 19 anos exatamente hoje, veio logo após Brasil 2 x 1 Inglaterra na Copa do Mundo.

Um elo de André Russo com o atual esporte da Rádio Bandeirantes Lançamento da emissora, o plantão, produtor e repórter Vinícius Batista teria nas próximas semanas o professor da PUC/SP na banca avaliadora do seu trabalho de conclusão de curso sobre jornalismo esportivo. Vinícius, que André indicou a Capriotti, trabalhou no sábado como repórter em Guarani 1 x 0 Ponte Preta, que apenas e tão somente a RB transmitiu no dial AM/FM da capital paulista, sendo Rogério Assis o único narrador fora de Campinas a fazer a 200ª realização do derby.



Todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite, José Manoel de Barros Narrar um jogão com golaços, duas viradas e muitas emoções até o último segundo, como o locutor da Rádio Jovem Pan fez fez em Flamengo 2 x 3 Red Bull Bragantino. Ele, Bruno Prado e Daniel Lian tiraram a sorte grande, bota grande nisso.

Para onde irão "Os Tops da Bola"? O apresentador Weber Lima anunciou que o programa da quarta-feira da semana que vem será o último na Rádio Play, estação musical do Grupo Bandeirantes na qual ele, Luís Carlos Quartarollo e Wagner Prado estão desde novembro do ano passado, atualmente junto deles estando Ronald Gimenez, apresentador jornalístico da Rádio Bandeirantes. O programa estreou na Top FM de SP em janeiro de 2019.

Força, Sérgio Guimarães! O repórter da Super Rádio Tupi tem dividido nas redes sociais imagens e informações sobre o tratamento médico que tem feito no Hospital São Lucas para se recuperar do coronavírus, cujos primeiros sintomas ele sentiu no domingo retrasado, após trabalhar em Fluminense x Cuiabá.

Iniciativa muito legal da Roquette-Pinto FM A partir de hoje, será veiculado semanalmente o programa "Todas as Divisões", apresentado por Breno Monsef e comentado por Léo Pinheiro e Renan Mafra das 22h às 23h. A ideia é dar espaço para os clubes menos cotados do futebol carioca e fluminense, tanto nas Séries C e D do Brasileirão quanto nas divisões estaduais inferiores, além de categorias de base, ligas amadoras e futebol feminino.



Luciana Zogaib comprova: é preciso ser muitas em uma só O Twitter da plataforma de internet (webrádio e canais de vídeo) Damas do Esporte compartilhou uma foto da sua narradora em meio a uma parafernália montada para uma transmissão de jogo - parafernália que a própria Luciana monta ao conectar todos os fios e ainda ser a operadora da transmissão, soltando as vinhetas e monitorando os comentários nas lives, tudo isso em simultâneo à narração. Uma homenagem foi rendida a ela porque na quarta-feira da semana passada sabida foi, a 10 minutos de começar a transmissão de Flamengo 2 x 0 Coritiba no Maracanã, da internação de seu pai - que felizmente já recebeu alta e voltou para casa. Luciana, mesmo de coração apertado, comandou a cobertura do começo ao fim.



Grenal feminino no rádio de Porto Alegre Sem contar nem veículos específicos da internet e nem as estações identificadas com os clubes, somente duas AM e/ou FM que cobrem a dupla acompanharam o Internacional 2 x 1 Grêmio das 20h30 deste domingo: a Grenal, que transmitiu o jogo com Ângelo Afonso, Lucas Arruda e as repórteres Mauri Dorneles e Bárbara Assmann, todos no estúdio; e a Gaúcha, que fez um posto informativo no debate futebolístico "Zona Mista" e no jornalístico "Gaúcha Faixa Especial" com Valéria Possamai, esta presencialmente no Beira-Rio - Valéria, que foi a narradora da Grenal FM no clássico do Gaúcho de 2019 no SESC Protásio Alves.

Comentaristas identificados na Rádio Gaúcha Desde este domingo, a emissora passa a ter um para cada time nas jornadas esportivas, dividindo a opinião com o comentarista principal - que, a julgar por este domingo, permanecerá predominante, o que digo porque Leandro Bortholacci estreou nos jogos do Internacional fazendo o 1 x 1 com o Ceará, mas no arquivo dos gols para a posteridade ele não os comentou após a narração do Marcelo de Bona e as reportagens do Saimon Bianchini e do André Silva, mas sim somente Leonardo Oliveira. Como Cuiabá x Grêmio foi adiado, a estreia do Alex Bagé como comentarista tricolor ficou para Grêmio x Santos na próxima quinta.



Um ótimo bate-papo sobre o "Sala de Redação" Foi comandado pelo José Alberto Andrade no segundo de quatro especiais sobre os 50 anos do programa, publicados inicialmente no portal GZH e levados ao ar pela Rádio Gaúcha AM/FM à meia-noite de domingo para segunda-feira. O segundo episódio reuniu os repórteres esportivos da atração quando inaugurada, Cláudio Brito e Valtair Santos, e mais o jornalista Lauro Pon Santos, filho do criador Cândido Norberto. Entre as muitas lembranças, Brito recordou que dois títulos foram cogitados para a atração, um deles sendo "Jornal de Amanhã" (que a Rádio Bandeirantes de SP usaria para um noticiário de fim de noite por quase quatro décadas), e que o lendário ex-jogador e ex-treinador Oswaldo "Foguinho" Rolla entrou no "Sala" na década de 1970 devido a uma breve saída de Paulo Sant'Ana para a TV Difusora (atual Band RS).

Por falar no "Sala"... Foi ao ar no sábado a segunda e última parte do documentário especial da RBS TV sobre o programa da Gaúcha. Ainda não pude vê-la até a publicação desta coluna, na próxima falarei mais.



Banda B transmitiu o Coritiba campeão da Copa do Brasil Sub-20 Assim como foi na ida, também na volta da decisão contra o Botafogo somente ela se fez presente dentre as AM e/ou FM esportivas de Curitiba, com Elísio Júnior narrando a conquista coxa-branca na disputa de pênaltis após empate no tempo normal em quarteto de microfone com Serginho Prestes comentando, Greyson Assunção reportando e Anderson Luís no plantão.

Rádios de Goiânia presentes em Curitiba Do Auvaro Maia: com Athletico Paranaense x Atlético Goianiense desprovido de televisionamento convencional, Bandeirantes e CBN foram as únicas com narrador in loco, sendo os respectivos Romes Xavier e Alex Rodrigues. Outros dois fizeram em estúdio a derrota do Dragão via imagens do pay-per-view próprio Furacão Live: BandNews FM, com Túlio Isac, e Difusora, com Malvão Bahia. A Aliança optou por retransmitir a Rádio Brazil, a web do Sidnei Campos, e a Sagres 730 não transmitiu a partida.



Juliano Moreira deixou a Rádio Bandeirantes de Goiânia É impressionante que não tem um único mês inteirinho que seja sem uma única mudança profissional no rádio esportivo do "paraíso verde plano do Brasil", tô falando que não sei como é que não deu ainda um treco na cachola do Auvaro Maia com tantos vai-e-vem infinitos. O último diz respeito ao repórter, que deixou a equipe "Feras do Esporte" para desenvolver projetos pessoais.



Duas "Datas em 0 ou 5" desta segunda-feira A primeira: completa 30 anos Bruno Halpern, repórter da RBS TV de Porto Alegre e eventual apresentador desde 2018, anteriormente passando pela RBS e por Rádio Gaúcha Zona Sul, Rádio Universidade, TV Nativa e jornal Diário Popular, todos em Pelotas. E a segunda: completa 25 anos o Cruzeiro campeão mineiro com o SporTV precisando gravar o jogo do título com narração para exibição em VT - contexto: na última rodada do hexagonal final, o Atlético tinha 21 a 20 de vantagem na pontuação para o Cruzeiro e por isso a Globo Minas transmitiu ao vivo com Fernando Sasso e Guilherme Mendes o 0 x 0 dele com o Uberlândia fora de casa, só que ao mesmo tempo a Raposa fez 1 x 0 no América e foi campeã com 23 a 22 na classificação final, aí Sasso e Guilherme gravaram o clássico ao lado do comentarista Flávio Anselmo para um tape no SporTV.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 21/06/2021
07:00 - Tênis, Wimbledon: etapa classificatória - SPORTV 3
08:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: França x Irã - SPORTV 2
11:30 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Brasil x Itália - SPORTV 2
13:00 - Futebol, Eurocopa: Macedônia do Norte x Holanda - SPORTV
13:00 - Futebol, Eurocopa: Ucrânia x Áustria - SPORTV 3, GLOBOESPORTE (Internet) e GLOBOPLAY (Internet)
14:30 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Rússia x Polônia - SPORTV 2
16:00 - Futebol, Eurocopa: Rússia x Dinamarca - SPORTV
16:00 - Futebol, Eurocopa: Finlândia x Bélgica - SPORTV 3, GLOBOESPORTE (Internet) e GLOBOPLAY (Internet)
18:00 - Futebol, Copa América: Uruguai x Chile - FOX SPORTS
18:00 - Futsal, LNF: Joaçaba x São José - SPORTV 2
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Chapecoense - SPORTV (MG assiste no Premiere)
21:00 - Futebol, Copa América: Argentina x Paraguai - ESPN BRASIL
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Islanders x Tampa Bay Lightning - ESPN
23:00 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x San Diego Padres - ESPN 2
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, WTA de Bad Homburg: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, Aberto de Eastbourne: várias partidas - ESPN PLAY
08:30 - Tênis, ATP de Mallorca: várias partidas - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Santa Cruz x Jacuipense - DAZN


Terça, 22/06/2021
07:00 - Tênis, Wimbledon: etapa classificatória - SPORTV 3
10:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Irã x Polônia - SPORTV 2
14:30 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Brasil x Alemanha - SPORTV 2
15:00 - Basquete, Amistoso: Brasil x Polônia - ESPN
16:00 - Futebol, Eurocopa: República Tcheca x Inglaterra - SPORTV
16:00 - Futebol, Eurocopa: Croácia x Escócia - SPORTV 3, GLOBOESPORTE (Internet) e GLOBOPLAY (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brusque x Sampaio Corrêa - PREMIERE
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Vila Nova - PREMIERE
16:30 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Rússia x Itália - SPORTV 2
18:00 - Futsal, Campeonato Catarinense: Joinville x Blumenau - BANDSPORTS
18:30 - Futsal, Campeonato Gaúcho: Assoeva x ACBF - TVE (RS)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Goiás x Avaí - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Operário - PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Coritiba x Vitória - SPORTV e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Remo x Guarani - PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Brasil - PREMIERE
22:00 - Basquete, NBA: Phoenix Suns x Los Angeles Clippers (final do Oeste, jogo 2) - ESPN
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Montreal Canadiens x Vegas Golden Knights - ESPN 2
23:00 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x San Diego Padres - FOX SPORTS
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
07:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Pohang Steelers x Ratchaburi - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, WTA de Bad Homburg: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, Aberto de Eastbourne: várias partidas - ESPN PLAY
08:30 - Tênis, ATP de Mallorca: várias partidas - ESPN PLAY
11:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Johor Darul Ta'zim x Nagoya Grampus - ESPN PLAY
20:35 - Futebol, MLS: Orlando City x San Jose Earthquakes - DAZN
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Bravos x Acereros - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, USL: Austin Bold x Colorado Springs Switchbacks - ESPN PLAY
22:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Pericos x Tigres - ESPN PLAY


Quarta, 23/06/2021
07:00 - Tênis, Wimbledon: etapa classificatória - SPORTV 3
10:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: França x Polônia - SPORTV 2
13:00 - Futebol, Eurocopa: Espanha x Eslováquia - SPORTV
13:00 - Futebol, Eurocopa: Suécia x Polônia - SPORTV 2, GLOBOESPORTE (Internet) e GLOBOPLAY (Internet)
15:00 - Basquete, Amistoso: Brasil x Polônia - ESPN
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Londrina x Náutico - PREMIERE
16:00 - Futebol, Eurocopa: Portugal x França - SPORTV
16:00 - Futebol, Eurocopa: Alemanha x Hungria - SPORTV 3
16:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Brasil x Rússia - SPORTV 2
18:00 - Futebol, Copa América: Equador x Peru - FOX SPORTS
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Goianiense x Fluminense - SPORTV (GO assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Red Bull Bragantino x Palmeiras - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Fortaleza - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Cuiabá - PREMIERE
21:00 - Futebol, Copa América: Brasil x Colômbia - SBT e ESPN BRASIL
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Tampa Bay Lightning x New York Islanders - ESPN
21:15 - Futebol, Campeonato Potiguar: ABC x Globo (final, volta) - BANDEIRANTES (RN e AL) e YOUTUBE BAND RN (Internet)
21:30 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Atlanta Hawks (final do Leste, jogo 1) - BANDEIRANTES (menos RN e AL), SPORTV 2, YOUTUBE TNT SPORTS (Internet), YOUTUBE NBA BRASIL (Internet) e TWITCH (Internet)
23:00 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x San Diego Padres - ESPN 2
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
07:00 - Tênis, Aberto de Eastbourne: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, Aberto de Bad Homburg: várias partidas - ESPN PLAY
08:30 - Tênis, Aberto de Mallorca: várias partidas - ESPN PLAY
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Sousa x Campinense - ELEVEN SPORTS CBF TV
19:30 - Basquete, LBF: SESI Araraquara x Vera Cruz Campinas - TV NSPORTS
19:35 - Futebol, MLS: New York City x Atlanta United - DAZN
20:00 - Futebol, USL: cinco partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:30) - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, USL Liga 1: Greenville Triumph x Forward Madison e Toronto FC II x Tormenta - ESPN PLAY
20:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Saraperos x Tecolotes - ESPN PLAY
21:05 - Futebol, MLS: Chicago Fire x Cincinnati - DAZN
21:15 - Beisebol, Liga Mexicana: Union Laguna x Mariachis - ESPN PLAY
23:35 - Futebol, MLS: Los Angeles x Dallas - DAZN
23:40 - Futebol, MLS: Vancouver Whitecaps x Los Angeles Galaxy - DAZN


Quinta, 24/06/2021
07:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Guangzhou Evergrande x Cerezo Osaka - FOX SPORTS
07:00 - Tênis, Wimbledon: etapa classificatória - SPORTV 3
08:00 - Velocidade, Mundial de Rali: etapa do Quênia (1º dia) - ESPN
11:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Brasil x Japão (semifinal) - SPORTV 2
14:30 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: EUA x Turquia (semifinal) - SPORTV 2
15:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Flamengo x América Mineiro - SPORTV
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: América Mineiro x Juventude - PREMIERE
16:00 - Golfe, PGA Os Viajantes: 1ª rodada - ESPN 2
18:00 - Futebol, Copa América: Bolívia x Uruguai - ESPN BRASIL
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Chapecoense x Internacional - SPORTV (SC assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x Sport - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Ceará x Atlético Mineiro - PREMIERE
21:00 - Futebol, Copa América: Chile x Paraguai - FOX SPORTS
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Vegas Golden Knights x Montreal Canadiens - ESPN 2
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Santos - GLOBO (SP, RS e parte da rede) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Bahia x Athletico Paranaense - GLOBO (PR e BA) e TNT (menos BA)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Vasco - GLOBO (RJ, MG e parte da rede), SPORTV e PREMIERE
22:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x Phoenix Suns (final do Oeste, jogo 3) - ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
07:00 - Tênis, Aberto de Eastbourne: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, Aberto de Bad Homburg: várias partidas - ESPN PLAY
08:30 - Tênis, Aberto de Mallorca: várias partidas - ESPN PLAY
10:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Kitchee x Port - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Avaí/Kindermann x Corinthians, Minas Icesp x Palmeiras, Bahia x São Paulo, Santos x Cruzeiro, Ferroviária x Flamengo, Grêmio x Botafogo, Real Brasília x Internacional e Napoli x São José do Vale do Paraíba - ELEVEN SPORTS CBF TV
18:00 - Futsal, LNF: Campo Mourão x Praia Clube - TV NSPORTS
19:30 - Basquete, LBF: Ituano x Liga Super - TV NSPORTS
20:00 - Futsal, LNF: Atlântico x Cascavel - TV NSPORTS
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Guerreros x Leones - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Generales x Sultanes - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.