Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quarta, 2 de junho de 2021
Há 18 anos começava o PAPO DE BOLA - O SITE



18 anos. É tempo!!! Hoje é o dia da maioridade, maioridade que nunca e jamais imaginei que atingiria quando, com absoluta despretensão, comecei a fazê-lo em 2 de junho de 2003, necessário aquilo porque o blog que iniciei em 28 de janeiro começou a ter tanto e tanto assunto que o espaço dele não comportava mais tudo. Nunca quis tornar este espaço algo grandioso, campeão de audiência, referência, pautador de outros veículos, nada, nada.

Simplesmente é um lugar onde escrevo de assuntos que me interessam no segmento esportivo: os jogos, os jogadores, as competições, os cronistas esportivos - e aí creio ser esta a grande diferenciação e um pioneirismo que este PB tem, que é destacar há dezoito anos as coisas da imprensa esportiva num espaço exclusivo. Com ela e com os torneios esportivos, tento sempre ser o mais nacional possível. Nem sempre consigo, mas sempre tento.

Não foram 18 anos fáceis, muito longe disso. Em grande parte desse tempo tive perrengues seríssimos, que não desejaria nem para as piores pessoas possíveis. Pausas forçadas foram inúmeras, desde uma de três meses e meio em 2009 por minha família e eu termos ficado sem energia elétrica em casa até a maior do começo de 2018 até a virada para 2020, quando fiquei mais voltado a cuidados da minha avó Cristina, que partiu em agosto de 2019.

Perrengues financeiros também foram muitos nesse período, hoje a coisa está bem mais calma nesse sentido por mais que não exatamente ideal - mas site fora do ar por não conseguir pagar a conta, como inúmeras vezes ocorreu, graças a Deus já há alguns anos não mais ocorreu. E em alguns momentos há um, dois ou três dias sem atualização pelo simples fato de que, como faço tudo sozinho sem ajuda de ninguém, tem horas que "a máquina quase pifa".

Mas são 18 anos que, ora bolas, também me renderam momentos positivíssimos e que guardarei para todo o sempre. Primeiro de tudo, claro, o apoio total que minha mãe Mara e minha avó Cristina sempre me deram nesse tempo todo. Depois, a audiência de muitos e muitos leitores ao longo destes anos, inclusive gostando a ponto de reclamar a falta de atualizações nas minhas ausências. E ainda, inúmeros cronistas esportivos na audiência.

Isso foi algo, aliás, que fugiu completamente do meu alcance: a repercussão que o PAPO DE BOLA - O SITE ganharia na imprensa de variadas maneiras. Foi por causa dela, aliás, que escolhi este nome em 2003. Alguns anos antes, li uma edição Curitiba do Lance! que comprei numa banca daqui. Num espaço de programas esportivos na TV, constava um local chamado "Papo de Bola na Band". Gostei e adotei. Já o "o Site" é porque inicialmente era um blog.

Conforme os anos passaram, conheci muitos cronistas esportivos de televisão, rádio, jornal e internet, não só daqui da aldeia pampeana, mas também de grande parte das regiões brasileiras, predominantemente de São Paulo e Rio de Janeiro, mas também da Região Sul, de Minas Gerais, um pouco menos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte... Gente que vejo, ouço e leio praticamente desde sempre. Jamais imaginei isso, que viveria isso.

Também por causa do PB, pude acompanhar vários eventos do segmento jornalístico e até mesmo ser convidado para entrevistas em alguns programas de rádio e, pasmem, virar matéria na TV por causa do meu hábito notívago, que de alguns anos para cá comecei a perder gradualmente. O ápice foi poder cobrir presencialmente duas partidas da Seleção Brasileira, uma na Arena e outra no Beira-Rio. Eu, que tenho nula vivência em estádios.

Então, é basicamente isso: este é um agradecimento pelos 18 anos que este PAPO DE BOLA - O SITE completa nesta quarta-feira. Um agradecimento a quem me dá apoio nesse tempo todo, seja diretamente de alguma maneira (e aí preciso, pelo amor de Nossa Senhora do Esquecimento Brutal, incluir os colunistas da extinta "Academia Esportiva", que teve uma pá de gente ótima colaborando por muitos anos) ou simplesmente estando na leitura.

Este mês de junho terá conteúdos especiais por ocasião da maioridade que o site atinge. De amanhã até sábado, elaborarei listas especiais do tipo "os 18 mais" em variados segmentos, tanto na "24 Horas" quanto no "Papo de Mídia". E a partir da semana que vem, vou ver o que bolo pois sempre é em cima da hora que me vem certas ideias à cabeça - e ainda pretendo deslanchar de vez algumas seções constadas no menu e até agora não estreadas.

Enfim, são 18 anos de PAPO DE BOLA - O SITE. 18 anos duros, batalhados, com muitas tristezas, com diversas alegrias, que aproveitei bastante e espero continuar aproveitando bastante. Obrigado, gente!

Outros destaques



Homenagens para Januário de Oliveira Várias aconteceram nesta terça para lembrar do já saudoso ex-narrador, que nos deixou anteontem aos 81 anos. Na Bandeirantes, o "Jogo Aberto" reprisou a reportagem com locução do Fernando Fernandes mostrada na madrugada pelo "Esporte Total". A edição carioca do "Globo Esporte" lembrou em 3 minutos do excepcional VT com ele no Maracanã em abril de 2019, encerrando desta vez não em silêncio e sim com sua voz narrando gols e disparando seus sensacionais bordões. O "Seleção SporTV" o destacou exibindo a narração do gol de barriga no Fla-Flu de 1995. Na NBA, Everaldo Marques disse bordões clássicos dele para enaltecer Damian Lillard, do Portland Trail Blazers. Na Rádio Nacional, André Marques fez o mesmo no gol do Vasco sobre o Boavista. E ainda na segunda, o BandNews TV trouxe um longo depoimento do Sérgio Maurício, colega do Januário na TVE.

Oitavas-de-final da Copa Libertadores Dias e horários confirmados hoje pela Conmebol, com idas de 13 a 15 e voltas de 20a 22 de julho. Cada exibidor terá ida e volta do mesmo confronto. SBT e Fox Sports transmitirão Racing x São Paulo às 21h30 de duas terças. Fox Sports e Facebook estarão em Atlético Mineiro x Boca Juniors, às 19h15 de duas terças, e em Internacional x Olimpia, às 21h30 de duas quintas. A Fox terá a exclusividsade de Flamengo x Defensa y Justicia às 21h30 de duas quartas e de Barcelona x Vélez Sarsfield às 19h15 também de duas quartas. A Conmebol TV passará Fluminense x Cerro Porteño às 19h15 de duas terças, Palmeiras x Universidad Católica às 19h15 de duas quartas e Argentinos Juniors x River Plate às 21h30 também de duas quartas.

Oitavas-de-final da Copa Sul-Americana Exibida somente pela Conmebol TV, também teve dias e horários confirmados hoje, também com idas de 13 a 15 e voltas de 20 a 22 de julho. Grêmio x LDU acontecerá às 19h15 de duas terças, Athletico Paranaense x América de Cali às 21h30 de duas terças, Red Bull Bragantino x Independiente del Valle às 21h30 de duas quartas e Independiente x Santos às 19h15 de duas quintas.



Fernanda Colombo estreia no SporTV Chegou a vez da ex-bandeirinha estrear como analista de arbitragem da Globo/SporTV após fazê-lo no recente Campeonato Catarinense pela NSC, antes disso tendo tal experiência no Fox Sports e no "Show do Esporte" fase Milton Neves na Bandeirantes. As primeiras escalas dela nesta quarta são na Copa do Brasil, no Grêmio x Brasiliense das 16h30 e no Corinthians x Atlético Goianiense e no Fluminense x Red Bull Bragantino ambos das 21h30. Fernanda foi contratada logo após a saída da Nadine Basttos para o SBT, em comum ambas tendo a função de auxiliar do árbitro central e serem naturais de Santa Catarina.

Janette Arcanjo não só por assinatura, mas também aberta Após estrear no Confiança x Cruzeiro do último sábado pelo Premiere, a ex-bandeirinha - essa atuante na Globo Minas, o que lhe torna com vários meses de atraso a substituta de Márcio Rezende de Freitas na análise da arbitragem - está escalada neste meio de semana para dois jogos exclusivos do Premiere, Chapecoense x ABC hoje e Avaí x Athletico Paranaense amanhã, dia também de Cruzeiro x Juazeirense no SporTV. Mas o detalhe é que, embora a escala divulgada pela assessoria de imprensa aponte Sandro Meira Ricci, a apresentação do jogo no GloboEsporte destaca que será ela a comentar América x Criciúma na Globo Minas ao lado de Rogério Corrêa e Bob Faria, que desde a saída do Márcio foram sempre acompanhados dos analistas de RJ e SP - aliás: pisadaça na bola a NSC não mostrá-lo para Santa Catarina, bah!!!

Clássico cearense com transmissão à pernambucana Especialíssimo tanto por ser depois do Fortaleza e do Ceará virem de grandes vitórias na abertura do Campeonato Brasileiro quanto por hoje os alvinegros quererem comemorar seu aniversário e os tricolores quererem estragá-lo, o Clássico-Rei da Copa do Brasil terá no SporTV 2 uma "cara pernambucana" pois Rembrandt Jr. vai narrá-lo e Cabral Neto e Grafite comentarão.



Inseto atacou repórter ao vivo no SporTV Essa aí eu vi ao vivo e foi sensacional, eh, eh... Rodrigo Castro fazia no "Tá na Área" sua primeira entrada para informar sobre Vila Nova x Bahia quando, no meio dela, um inseto pousou no óculos dele, que ficou desconcertado, rendendo risadas instantâneas dos apresentadores Magno Navarro e Igor Rodrigues. Inseto chatonildo! O Rodrigo já usa óculos, tem que usar máscara e ainda aguenta essa! (rs)

Mais gente plugada no SAT SP do que no SAT Rede 15 estados e mais o Distrito Federal se juntarão aos já óbvios São Paulo e Goiás no Corinthians x Atlético Goianiense que assim será o principal jogo da Globo nesta quarta, ficando Espírito Santo, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Piauí, além da região de Juiz de Fora, em rede com o Rio de Janeiro para Fluminense x Red Bull Bragantino. Depois destes jogos e também de América x Criciúma - que, repriso, é lamentabilíssimo com "LA" de "lalaiá" que a NSC não mostre para Santa Catarina ou ao menos só na região criciumense que fosse -, retornará à programação o "Segue o Jogo".

Afogando em números Além das já destacadas na coluna de ontem, a Globo teve em Flamengo x Palmeiras estas audiências conforme o balanço semanal do Kantar Ibope, que apontou o futebol de domingo como o 10º programa mais visto dela na semana de 24 a 30 de maio: 30,1 pontos em Vitória, 25,6 em Manaus, 20,4 em Florianópolis, 20,3 em Belém, 17,9 em Curitiba e Brasília, 17,7 em Recife, 17,5 em Goiânia, 15,1 em Belo Horizonte, 14,9 em Salvador e 14,5 em Campinas. Já de Ceará x Grêmio faltava o dado daqui de Porto Alegre: 21,7.

Remanejamentos necessários na grade De Piero Vergílio no Notícias da TV: com Brasil x Equador nesta sexta e Paraguai x Brasil na próxima terça ambos às 21h30 pelas Eliminatórias, a Globo cancelará o "Globo Repórter" depois de amanhã e antecipará o "No Limite" para segunda-feira. Com Brasil x Cabo Verde no sábado e Brasil x Sérvia na próxima terça, os amistosos dos pré-olímpicos acontecerão às 15h, cancelando o "Toma Lá Dá Cá" (e semanais regionais exibidos em seu horário) e o "Se Joga" no sábado e a "Sessão da Tarde" na terça. Mais adiante, os amistosos femininos Brasil x Rússia no dia 11 e Brasil x Canadá no dia 14, ambos às 16h, substituirão os filmes. E dia 13, a Eurocopa com Inglaterra x Croácia substituirá o "Esporte Espetacular" às 10h.



RBS com futebol na manhã de domingo Será no próximo, que terá Grêmio x Santa Cruz pela Recopa Gaúcha. Domingo passado, o vice de futebol Marcos Hermann havia dito em coletiva após a derrota para o Ceará que a bola rolaria às 12h, horário que não constava no site da Federação. Porém, para encaixe na grade tanto por ser um evento fora do pacote nacional "Futebol na Globo" quanto porque no mesmo dia terá Fortaleza x Internacional pelo Brasileiro às 16h, a Recopa foi antecipada para 10h30, substituindo o "Esporte Espetacular". A mesma coisa aconteceu no ano passado, quando transmitido o Grenal da finalíssima do Gauchão Feminino.

Site do SBT agora tem um espaço só esportivo A página SBT Sports passa a ser o espaço no portal da emissora a destacar tudo que ela transmite neste momento de retorno com extrema força ao futebol a partir da Libertadores e das em breve iniciadas Copa América e Liga dos Campeões, além do programa "Arena SBT".

Afogando em números Faltava registrar e agora dá para fazê-lo via divulgação no site do Kantar Ibope e porque a Libertadores foi o 3º programa mais visto do SBT no Painel Nacional de Televisão de 24 a 30 de maio: na terça-feira da semana passada, a TV Alterosa marcou 8,7 pontos em Belo Horizonte com Atlético x La Guaira, que dela foi a atração mais assistida no período, acima dos 8,4 do "Programa Silvio Santos".



Sorteio da Libertadores no SBT A matriz de São Paulo o transmitiu pelo canal do YouTube, com André Galvão e Mauro Beting (2021 e ainda acho sensacional isso de concorrentes numa mídia serem colegas na outra ao mesmo tempo, eh, eh... claro, digo isso porque no rádio o André é da Transamérica e Joelmir Júnior é da Jovem Pan). No Rio de Janeiro, o acompanhamento foi dentro do "SBT Esporte Rio". Já aqui em Porto Alegre, a transmissão não foi na TV em si e sim no Facebook do SBT RS, com Jeremias Wernek, Glauco Pasa e Matheus Schenk.

Mariana Fontes brilhou no sorteio da Conmebol Bela presença a dela como anfitriã central do evento.

Horário diferenciado para o "Bola Rolando" Devido às transmissões de Roland Garros a partir das 6h e até o fim da tarde, o debate do BandSports com Carlos Fernando, Marília Ruiz e Fábio Piperno tem passado às 20h.

Amanhã tem Mauro Cezar Pereira conversando com Leonardo Gaciba O UOL publicará às 14h o "Dividida" que foi gravado na última sexta pelo comentarista, que entrevistou o comandante da arbitragem nacional e ex-analista da Globo/SporTV e da Rádio Gaúcha. Como a gravação aconteceu antes da abertura do Campeonato Brasileiro, algo nela ocorrido não pôde evidentemente entrar na pauta: uma declaração de Rogério Ceni em sua coletiva após Flamengo x Palmeiras, na qual sugeriu que os árbitros também poderiam dar entrevistas e responder a algumas perguntas dos jornalistas para esclarecer questões e fazer o público entender a visão deles sobre o que houve em determinados lances. Absolutamente correto o treinador rubro-negro. Independentemente do que aconteceu neste jogo (que não vi) e do que há em quaisquer outros, não deveria haver "mordaça" nos árbitros nas partidas.



Memórias araucarianas de José Luiz Datena No "Manhã Bandeirantes" desta terça, ele recordou de quando morou em Curitiba e trabalhou na Rádio Universo entre 1980 e 1981, na equipe esportiva de Capitão Hidalgo - lembrou ainda de Carneiro Neto. Joel Sênior dez estas lembranças por ocasião da chegada da Difusora AM à Rede Bandeirantes de Rádio, da qual a imensa maioria da programação passou a ser retransmitida, incluindo o programa dele, os esportivos como "Nossa Área", "Os Donos da Bola" e "Esporte em Debate", além das transmissões de jogos.

Super Rádio Tupi: demissões, mudança de sede e fim do prefixo AM Do Grande Tijuca: tendo quase 100 funcionários de todos os setores na frente e atrás dos microfones dispensados - incluindo gente do esporte (o portal menciona os locutores Geraldo Sena e Ricardo Moreira, que perderam espaço nos últimos tempos) -, a emissora terá em breve uma nova sede no Centro do Rio de Janeiro, que substituirá a atual em São Cristóvão. Chegaram a pensar em uma na Barra da Tijuca por nesta região morar vários dos principais nomes da casa, como José Carlos Araújo, Washington Rodrigues e Wagner Menezes, mas não houve viabilidade técnica para uma boa recepção do canal FM e não seria possível proceder melhorias para tanto. Aliás: em até três meses, a Tupi ficará de vez apenas, tão somente, única e exclusivamente nos 96,5, já que o histórico canal AM 1280 será desligado.

Rádio do Distrito Federal presente na Arena do Grêmio A webrádio Esportes Brasília veio a Porto Alegre para transmitir Grêmio x Brasiliense, presenciais estando o narrador Rener Lopes e o comentarista Gabriel Spies (que eu espero, sinceramente, que tendo "Spies" como sobrenome o Rener chame de "espião da opinião", rs). Ah! Rener Lopes, que também faz parte dos 18 anos deste PB, agradecido que sempre serei pelas vinhetas do "Podcasts de Domingo", saudosa 1ª experiência em áudio feita em 2008 com a Débora Meneses.

Não é "data em 0 ou 5" (mas é uma data que me alegra) O 2 de junho dos 18 anos deste PB também é o 2 de junho do Antero Greco, comentarista da ESPN Brasil. No bloco de datas em 0 ou 5 que tenho, constava que ele faria 65 anos hoje. Só que há várias páginas que apontam seu nascimento em 1955 e em 1954. Concluo que Antero é de 1954 a partir desta matéria feita com ele pelo site Esquina Musical no ano passado, que o identifica como tendo 65 anos e que foi publicada em 18 de maio - então, logo em seguida fez 66 e hoje completa 67, assim acredito. Independentemente disso, compartilhar o dia de aniversário do PB com o aniversário do Antero me deixa muito contente.



Três "Datas em 0 ou 5" desta quarta Uma delas: há 15 anos, Eric Faria estreava como comentarista do SporTV no amistoso Alemanha 3 x 0 Colômbia - na ocasião, durante as semanas que antecediam a Copa do Mundo na Alemanha ele assumiu a apresentação do "Redação SporTV" no lugar de Luís Roberto. A outra: completa 35 anos Thayssa Bravo, que começou no Esporte Interativo, foi repórter das rádios CBN e Globo do Rio de Janeiro e trabalhou no SporTV na Copa de 2010, depois disso passando por Comitê Olímpico Internacional e Comitê Organizacional da Copa 2014, desde o ano seguinte estando na FIFA no setor de relações com a mídia - hoje, Thayssa Plum é chefe de comunicação corporativa sênior. (baita!) E a última: chega aos 55 anos José Henrique Semedo, repórter do portal Esporte On Line e ex-rádios Educadora, Bandeirantes, Central, Metropolitana e CBN, todas em Campinas.

25 anos do Palmeiras "dos 100 gols" campeão paulista Foi num domingo à noite que os alviverdes derrotaram o Santos por 2 x 0 para consumar o então 3º título estadual nos últimos quatro anos. Na televisão, três emissoras abertas passaram o clássico ao vivo: Globo com Galvão Bueno, que por causa disso não narrou a 1ª vitória de Michael Schumacher pela Ferrari na Fórmula 1, também completando 25 anos nesta quarta e cujo GP da Espanha foi feito por Cléber Machado; Bandeirantes com Jota Júnior, que não fazia um "jogo do título" em Paulistões desde Corinthians 0 x 0 São Paulo em 1987; e Record com Luiz Alfredo, no retorno da emissora ao torneio após quase uma década. A CNT também passou a partida, mas em gravação com Fernando Solera. Na TV paga, a exclusividade foi da ESPN Brasil, com Milton Leite na narração - era dela a primeira escolha de jogo aos domingos. (consequentemente, de todos os exibidores televisivos daquele Campeonato Paulista de 1996 só o SporTV não exibiu o clássico)

Por falar no Palmeiras "dos 100 gols"... Nestes 2 x 0 contra o Santos, foram completados 101 tentos. O último dos 102 totais veio na rodada final, 1 x 0 sobre o XV de Jaú. Pois sabem quem narrou este Palmeiras 1 x 0 XV de Jaú na Bandeirantes? Sério: Januário de Oliveira! Taí o que eu quero e ainda não tenho: o gol narrado por ele. Muito tempo atrás achei no YouTube um trechinho do pré-jogo com ele e Octávio Muniz, mas infelizmente deletaram.

30 anos da última vitória de Nelson Piquet na Fórmula 1 E o narrador da última veio a ser o mesmo da primeira: Galvão Bueno. Aliás: o que sobrou da voz dele, que estava rouquíssimo naquele domingo devido a uma forte gripe e que assim seguiu até o fim do Grande Prêmio do Canadá, "caído no colo" do tricampeão depois que a caranga do Nigel Mansell "deu os doces" na última volta e foi pras cucuias. Aquela corrida foi o principal evento da Globo no domingo, que tinha na Bandeirantes o exclusivo São Paulo 0 x 0 Atlético Mineiro da volta da semifinal do Brasileirão - menos para Sampa City, que ficou com a Fórmula Indy em Milwaukee. No rádio, não houve prejuízo de simultaneidade para Bandeirantes, Globo e Jovem Pan pois a F-1 foi às 15h e o futebol só começou às 17h.

30 anos do Criciúma campeão da Copa do Brasil O maior título da história do futebol catarinense veio num 0 x 0 com o Grêmio e benefício do gol fora de casa como critério de desempate devido ao 1 x 1 na ida aqui em Porto Alegre. A transmissão ao vivo foi exclusiva da Rede Manchete, infelizmente não existindo na web nenhum registro da sua cobertura na volta, enquanto da ida no Olímpico existe apenas o gol decisivo com narração de Paulo Stein, comentário de Márcio Guedes e reportagem de Bruno Voloch. Na televisão de SC, duas emissoras gravaram o 0 x 0 para compactos: RBS (Globo), com J. B. Telles; e RCE (Bandeirantes), com Clésio Búrigo e Zildomar Schlemper. Falecido no fim de 1999, Clésio hoje dá nome à sala de imprensa e a uma das cabines do Estádio Heriberto Hulse.



35 anos de Lucas Gutierrez De volta às quartas-feiras com o retorno do "Segue o Jogo", o apresentador da Globo o fará no dia do seu aniversário. Ele chegou ao SporTV em 2006 como estagiário, passando pela área de programação e tornando-se editor de eventos em 2008, produzindo as chamadas do canal. No fim de 2009, foi pro vídeo para formar dupla com Fernanda Gentil no novo "É Gol!!!", do qual saiu em 2010 para apresentar o "Tá na Área" ao lado de Vanessa Riche. De 2013 a 2015, estudou atuação em Nova York, mas bateu ponto na Copa do Mundo de 2014 com o "Madruga SporTV", retornado na Olimpíada de 2016. Passou pelo "SporTV News" matinal e fez o vespertino "Giro da Rodada" até 2019, quando estreou o "Fala Muito!". No mesmo ano, tornou-se titular do "Esporte Espetacular" na Globo. Além de jornalista, Lucas também é ator. O marido da Karin Duarte é fera, gosto muito de acompanhá-lo.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quarta, 02/06/2021
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
09:00 - Ginástica Rítmica, Mundial: várias provas - SPORTV 2
09:20 - Ciclismo, Criterium du Dauphine: 4ª etapa - ESPN 2
13:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Polônia x República Dominicana - SPORTV 2
16:00 - Futebol, Amistoso: Alemanha x Dinamarca - TNT
16:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Brasil x Itália - SPORTV 2
16:05 - Futebol, Amistoso: França x País de Gales - TNT
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: Grêmio x Brasiliense - SPORTV
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: Chapecoense x ABC - PREMIERE
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Remo x Atlético Mineiro - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Fortaleza x Ceará - SPORTV 2
20:30 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Washington Wizards - SPORTV 3
21:00 - Beisebol, MLB: Boston Red Sox x Houston Astros - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Fluminense x Red Bull Bragantino - GLOBO (RJ, ES, BA, CE, RN, PB, SE, PI e região de Juiz de Fora) e SPORTV 2
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Corinthians x Atlético Goianiense - GLOBO (SP, GO, RS, SC, PR, DF, MS, MT, PE, AL, MA, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e SPORTV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: América Mineiro x Criciúma - GLOBO MINAS (MG) e PREMIERE
22:30 - Basquete, NBA: Utah Jazz x Memphis Grizzlies - SPORTV 3
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
11:00 - Surfe, Jogos Mundiais: 4º dia - TV NSPORTS
13:00 - Futebol, Amistosos: Bielorrússia x Azerbaijão e Bósnia x Montenegro - ESTÁDIO TNT SPORTS
14:00 - Futebol, Amistosos: Noruega x Luxemburgo - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Botafogo x São José do Vale do Paraíba, Grêmio x Napoli e Bahia x Avaí/Kindermann - MYCUJOO CBF TV
15:45 - Futebol, Amistosos: Holanda x Escócia e Romênia x Geórgia - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Espanhol Série B: Girona x Almeria (semifinal, ida) - ESPN PLAY
16:00 - Futebol, Amistoso: Inglaterra x Áustria - ESTÁDIO TNT SPORTS
17:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Cruzeiro x Flamengo - MYCUJOO CBF TV
17:00 - Futsal, LNF: Intelli x Joaçaba - TV NSPORTS
19:00 - Futsal, LNF: Praia Clube x Foz Cataratas - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, USL: Loudoun United x Pittsburgh Riverhounds, New York Red Bulls II x Tampa Bay Rowdies e Indy Eleven x OKC Energy - ESPN PLAY
20:30 - Futebol, Campeonato Paraibano: Botafogo x Campinense (semifinal) - JORNAL DA PARAÍBA
20:30 - Basquete, NBA: Atlanta Hawks x New York Knicks - YOUTUBE NBA BRASIL e TWITCH
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Águilla x Pericos - ESPN PLAY
21:15 - Beisebol, Liga Mexicana: Generales x Bravos - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, USL Liga 1: Toronto FC II x Union Omaha - ESPN PLAY
23:00 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Los Angeles Clippers - YOUTUBE NBA BRASIL e TWITCH
00:00 - Futebol, USL: Sacramento Republic x Oakland Roots - ESPN PLAY


Quinta, 03/06/2021
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
09:20 - Ciclismo, Criterium du Dauphine: 5ª etapa - ESPN 2
10:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Brasil x França - SPORTV 2
10:15 - Hóquei no Gelo, Mundial: quartas-de-final - ESPN
13:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Austrália x Polônia - SPORTV 2
14:15 - Hóquei no Gelo, Mundial: quartas-de-final - ESPN
15:45 - Futebol, Amistoso: Bélgica x Grécia - TNT
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Rayo Vallecano x Leganés (semifinal, ida) - FOX SPORTS
16:00 - Golfe, Torneio Memorial da PGA: 1ª rodada - ESPN 2
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: Cruzeiro x Juazeirense - SPORTV
17:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Bolívia x Venezuela - SPORTV 2
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Vitória x Internacional - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Avaí x Athletico Paranaense - PREMIERE
19:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Uruguai x Paraguai - SPORTV 3
21:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Argentina x Chile - SPORTV 2
21:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Portland Trail Blazers - ESPN
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: CRB x Palmeiras - SPORTV
23:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Peru x Colômbia - SPORTV 3
23:30 - Basquete, NBA: Phoenix Suns x Los Angeles Lakers - ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
13:00 - Futebol, Amistosos: Andorra x Irlanda e Suíça x Liechtenstein - ESTÁDIO TNT SPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Croata: Vihor x Vukovar - YOUTUBE NARRADORES BRASILEIROS
14:00 - Futebol, Amistoso: Turquia x Moldávia - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Internacional x Palmeiras, Santos x Ferroviária e Real Brasília x Minas Icesp - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Paulista Série A3: Primavera x Votuporanguense (semifinal, ida) - PAULISTÃO PLAY
15:00 - Futebol, Amistoso: Ucrânia x Irlanda do Norte - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Paulista Série A3: Linense x Nacional (semifinal, ida) - PAULISTÃO PLAY
18:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: São Paulo x Corinthians - DESIMPEDIDOS e MYCUJOO CBF TV
18:05 - Basquete, Superliga Venezuelana: Guaiqueríes x Trotamundos (final, jogo 3) - YOUTUBE NARRADORES BRASILEIROS
18:30 - Futsal, LNF: ACBF x Cascavel - TV NSPORTS
20:00 - Futsal, LNF: São José x Joaçaba - TV NSPORTS
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Carolina Hurricanes x Tampa Bay Lightning - ESPN PLAY
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Sultanes x Tecolotes - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Toros x Acereros - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, USL: Austin Bold x El Paso Locomotive - ESPN PLAY


Sexta, 04/06/2021
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
08:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Brasil x Japão - SPORTV 2
14:30 - Futebol, Amistoso: Espanha x Portugal - TNT
14:30 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Irã x Itália - SPORTV 2
15:15 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Coritiba x Internacional (semifinal, volta) - SPORTV
16:00 - Golfe, Torneio Memorial da PGA: 2ª rodada - ESPN 2
16:30 - Ginástica, Pan-Americano: várias provas - SPORTV 2
17:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Goiás x Confiança - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Colón x Racing (final) - FOX SPORTS
20:05 - Beisebol, MLB: Boston Red Sox x New York Yankees - ESPN 2
21:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x Denver Nuggets - ESPN
21:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Brasil x Equador - GLOBO e SPORTV
22:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x Dallas Mavericks - ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
13:00 - Futebol, Amistosos: Finlândia x Estônia e Letônia x Lituânia - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Athletico Paranaense x Fluminense - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Amistoso: Hungria x Chipre - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:45 - Futebol, Amistosos: Itália x República Tcheca, Eslovênia x Gibraltar e Ilhas Faroe x Islândia - ESTÁDIO TNT SPORTS
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Mariachis x Diablos Rojos - ESPN PLAY
21:15 - Beisebol, Liga Mexicana: Pericos x Bravos - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Union Laguna x Saraperos - ESPN PLAY


Sábado, 05/06/2021
04:15 - Velocidade, Fórmula 2: 1ª corrida do Azerbaijão - BANDSPORTS
06:00 - Velocidade, Fórmula 1: 3º treino do GP do Azerbaijão - BANDSPORTS
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3
07:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - BANDSPORTS (para às 09:00 e volta às 11:15)
07:30 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: classificação do GP da Catalunha - FOX SPORTS
08:10 - Ciclismo, Criterium du Dauphine: 7ª etapa - ESPN 2
08:15 - Hóquei no Gelo, Mundial: primeira semifinal - ESPN
09:00 - Velocidade, Fórmula 1: classificação do GP do Azerbaijão - BANDEIRANTES (São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto + Presidente Prudente, RJ, RS, PR, MS, MT, CE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e BANDSPORTS
10:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Brasil x Sérvia - SPORTV 2
10:30 - Velocidade, Fórmula 2: 2ª corrida do Azerbaijão - BANDSPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Londrina x Brusque - SPORTV e PREMIERE
11:30 - Velocidade, Endurance Brasil: 4 Horas de Curitiba - CATVE (Cascavel)
12:15 - Hóquei no Gelo, Mundial: segunda semifinal - ESPN
12:45 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Avaí x Botafogo (semifinal, volta) - BANDEIRANTES
13:00 - Natação, Mare Nostrum: 5ª etapa - SPORTV 2
13:30 - Golfe, Torneio Memorial da PGA: 3ª rodada - ESPN 2
14:00 - Futebol, Amistoso: Brasil Sub-23 x Cabo Verde - GLOBO e SPORTV
14:00 - Velocidade, Nascar Xfinity Series: etapa de Mid-Ohio - FOX SPORTS
15:00 - Boxe, Pesado da AMB: Daniel Dubois x Bogdan Dinu - ESPN
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Jaraguá x Gama - TV BRASIL e ELEVEN SPORTS (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Sampaio Corrêa - SPORTV e PREMIERE
16:30 - Ginástica, Pan-Americano: várias provas - SPORTV 2
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Mirassol x Ypiranga - BANDEIRANTES (SP menos capital e região metropolitana) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Santa Cruz x Floresta - BANDEIRANTES (Região Nordeste, PA e AM) e DAZN (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Goianiense x São Paulo - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Remo x Brasil - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Golfe, Aberto Feminino dos EUA: 3ª rodada - ESPN 2
20:15 - Hóquei no Gelo, NHL: Boston Bruins x New York Islanders - ESPN
20:30 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Milwaukee Bucks - SPORTV 3
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Santos x Ceará - TNT (menos SP) e PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Botafogo x Coritiba - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Red Bull Bragantino x Bahia - PREMIERE
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
08:30 - Iatismo, Sail GP: etapa da Itália (1º dia) - DAZN
09:15 - Ginástica Artística, Pan-Americano Adulto: 2º dia (1ª parte) - TV NSPORTS
11:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Ituano x Novorizontino - TV NSPORTS
11:00 - Rúgbi, Premiership: Bristol x Leicester Tigers - ESPN PLAY
11:00 - Surfe, Jogos Mundiais: 7º dia - TV NSPORTS
13:00 - Futebol, Amistosos: Rússia x Bulgária e País de Gales x Albânia - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Bangu x Santo André, América de Natal x Central, Brasiliense x Goianésia, Juventude do Maranhão x 4 de Julho e Guarany de Sobral x Paragominas - ELEVEN SPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Palmeiras x Bahia, Chapecoense x Santos e Grêmio x Ceará - ELEVEN SPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Flamengo x Botafogo - ELEVEN SPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Ceará x Botafogo da Paraíba, Náutico x Santos Dumont, Vitória x Tiradentes e Iranduba x Assermurb - ELEVEN SPORTS
15:15 - Futebol, Amistoso: Israel x Montenegro - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:15 - Ginástica Artística, Pan-Americano Adulto: 2º dia (2ª parte) - TV NSPORTS
15:30 - Futebol, Brasileiro Série C: Ferroviário x Altos - TV NSPORTS
15:45 - Futebol, Amistoso: Suécia x Armênia - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Figueirense x Oeste - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: FC Cascavel x Joinville, Bahia de Feira x Sergipe e Sousa x Atlético Cearense - ELEVEN SPORTS
16:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Paraíso x Cefama - ELEVEN SPORTS
16:00 - Futebol, Espanhol Série B: Almeria x Girona (semifinal, volta) - ESPN PLAY
16:30 - Futebol, Campeonato Chileno: Palestino x Universidad de Chile - ESTÁDIO TNT SPORTS
17:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Ferroviária x Uberlândia e Boa Esporte x Águia Negra - ELEVEN SPORTS
17:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Atlético Mineiro x Fortaleza - ELEVEN SPORTS
17:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: São Raimundo de Roraima x Oratório- ELEVEN SPORTS
18:00 - Futebol, Campeonato Chileno: Santiago Wanderers x Universidad Católica - ESTÁDIO TNT SPORTS
18:00 - Futsal, NFFB: Female x Stein Cascavel - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Paraná x Botafogo de Ribeirão Preto - DAZN
19:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Portuguesa x Cianorte - ELEVEN SPORTS
19:30 - Futebol, USL Liga 1: quatro jogos ao longo da noite (o último inicia às 23:00) - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, USL: sete jogos ao longo da noite (o último inicia à 00:00) - ESPN PLAY
20:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Tigres x Leones - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Tecolotes x Acereros - ESPN PLAY
02:00 - Rúgbi, Super Rugby: Rebels x Chiefs - ESPN PLAY
03:30 - Velocidade, Mundial de Rali: etapa da Itália (2º dia) - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.