Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Terça, 1º de junho de 2021
Perdemos Januário de Oliveira



Muito entristecido fiquei ontem ao saber da morte aos 81 anos, depois de 11 dias de internação em um hospital de Natal por causa de uma pneumonia e de uma parada cardíaca fatal, de um dos mais sensacionais e criativos narradores da televisão esportiva em todos os tempos. Num momento em que tanta gente nascida no meu Rio Grande do Sul tem envergonhado o nome do estado por motivos diversos, orgulhoso fico ao dizer que sou conterrâneo de um cracaço no seu ofício como ele foi. Os jogos ficavam mais legais na voz do Januário, mais divertidos, desde um grande versus pequeno em estádio menor ao vivo numa segunda à noite até os clássicos no Maracanã em VTs nas noites de domingo. Frases diretas e que entraram no vocabulário popular. Herança para a eternidade.

Ao mesmo tempo em que entristecido estou por sua partida, alegre fico por várias homenagens terem sido feitas em vida, para que ele pudesse desfrutá-las - como três feitas na televisão nos últimos anos: uma de abril de 2019 feita pelo "Globo Esporte", com Eric Faria recepcionando o ex-locutor no Mário Filho e reencontrando jogadores cujos apelidos ficaram marcados por ele, como Valdeir "The Flash", Sávio "Anjo Loiro", William "Pequeno Príncipe" e a viúva e o filho do saudoso "Super" Ézio; outra do mesmo mês, com Sérgio du Bocage recepcionando na TV Brasil o ex-companheiro de TVE para o "No Mundo da Bola"; e a última de junho de 2020, quando Neto fez no "Baita Amigos" do BandSports um programa de quase uma hora e meia todo com ele participando ao vivo direto de Natal.

Iniciado no rádio daqui em estações como Cultura de Bagé e Farroupilha de Porto Alegre, o "Cruel" foi para o Rio de Janeiro defender rádios como Globo, Mauá e Nacional, estourando de vez como voz maior do futebol carioca na televisão primeiramente na TVE do inicinho dos anos 1980 até 1992, quando se transfere para a Bandeirantes em substituição a Tércio de Lima, ali ganhando popularidade nacional definitiva especialmente no trio memorável que fez com Gerson nos comentários e Addison Coutinho na reportagem. Permaneceu até o fim de 1997, quando saiu dela. O último trabalho de destaque na telinha foi a Copa do Mundo de 1998 pela Manchete. Depois, deixou o Rio e foi primeiro morar em Goiás, onde ficou até o início da década de 2010, quando foi para o Rio Grande do Norte.

O diabetes afetou a visão dele, que por isso parou de narrar antes ainda de completar 60 anos. Mas não afetou sua capacidade comunicativa, que mesmo com limitações naturais causadas tanto pela idade quanto por uma saúde que inspirava mais cuidados era demonstrada a cada entrevista que concedia, esquecido que jamais foi e esquecido que jamais será pois foi especial. Um pouco dessa história está na seção "Raridade Rara", resumindo em diversos vídeos uma trajetória muito bonita e que, passados tantos anos, ainda tem popularidade especialmente por reprises de gols na sua voz na última década através da Bandeirantes e, especialmente, VTs completos de jogos mostrados desde o recesso pandêmico. Taí o que você não queria: o adeus de uma referência. Vá com Deus, Januário.

Outros destaques

Copa América na ESPN + Fox Sports De Ricardo Guimarães no Lance!: a Disney anunciará nos próximos dias a aquisição do evento como sublicenciada do detentor máximo SBT na mídia TV por assinatura. Não há relação entre a vinda do torneio para o Brasil e a aquisição, que já era negociada ainda quando Argentina e Colômbia as sedes.

Jogos Olímpicos no BandSports Do Flávio Ricco no "Canal 1": serão 20 os profissionais credenciados para estar presencialmente em Tóquio entre repórteres, apresentadores, narradores e produtores.

Janaína Xavier: vida e obra de uma jornalista O UOL Esporte traz uma reportagem especial de Ana Flávia Oliveira e Beatriz Cesarini sobre a apresentadora do SporTV, que neste momento está trabalhando de casa por entrar no grupo de risco nestes tempos pandêmicos já que será mãe novamente aos 43 anos. A matéria aborda isso e também o início dela na televisão a partir da "Mesa Redonda" com Fernando Gomes na CNT há mais de duas décadas, ser transferida para o esporte na RPC TV após ser tirada do posto nem sequer estreado de apresentadora da previsão do tempo, perrengues como se defender com um soco dado em um machão que agarrou o queixo dela ao cobrir a torcida do Brasil em jogo no Morumbi, a época em que era casada com Luiz Carlos Jr., as batalhas dele em prol de mais e melhores oportunidades para ela e coberturas emocionalmente pesadas, como a da tragédia da Chapecoense.

Alex Escobar socorreu um menino acidentado O próprio apresentador da edição carioca do "Globo Esporte" contou isso nas redes sociais. Aconteceu no último domingo na praia de São Conrado, no Rio de Janeiro, onde estava para dar uma corrida. O menino de oito anos e seu pai sofreram um acidente de moto e o apresentador ficou com o guri nos braços enquanto não chegava a ambulância, procurando tranquilizá-lo e passar confiança, enquanto o pai ficou muito machucado. Escobar e outros populares ampararam os dois. Escobar agradeceu ao 25º Grupamento de Bombeiro Militar, na Gávea, simbolizando nele um agradecimento aos bombeiros do Rio e de todo o país.

Afogando em números Do Lance!: domingo passado, a Globo marcou 23 pontos com 39% em São Paulo e 29 com 49% no Rio de Janeiro para Flamengo x Palmeiras. Do Mário Kempes: já em Fortaleza, a Verdes Mares registrou 19,2 pontos com 40% em Ceará x Grêmio, contra 5,4 da Jangadeiro (SBT) e 4,1 da Cidade (Record).

Decisão do Campeonato Potiguar Por dificuldades de encaixe de calendário com a Série D do Brasileirão, vai demorar para a Bandeirantes transmitir a finalíssima entre ABC e Globo para Rio Grande do Norte e Alagoas. As partidas foram marcadas para dia 16, às 15h, e dia 23, às 16h, sendo duas quartas-feiras. Jogos já são mostrados nos meios de semana, mas apenas pelo canal da filial no YouTube. Neste caso, por ser decisão do título, não tem jeito: precisarão passar "por cima" do "Melhor da Tarde" e do "Brasil Urgente" para exibi-la.

Transmissão internacional do Campeonato Brasileiro Os gols da 1ª rodada narrados em português para nativos residentes em mais de 120 países por todo o mundo através de sites esportivos (entre eles o Fanatiz) foram disponibilizados no YouTube pelo canal do Brasileirão Play. Os locutores escalados: Marcelo Hazan em Cuiabá x Juventude e Internacional x Sport, Marcelo do Ó em Atlético Mineiro x Fortaleza, Camilla Garcia em Ceará x Grêmio, Maurício Bonato em Flamengo x Palmeiras, Rodrigo Bitar em Chapecoense x Red Bull Bragantino, Napoleão de Almeida em Athletico Paranaense x América Mineiro e - envergonhado digo isso, não me queiram mal - dois cujas vozes não reconheci em Bahia x Santos e Corinthians x Atlético Goianiense. Quem souber identificá-los, avise.

Valmir Gomes é alegria pura pelo filho campeão O histórico comentarista do rádio e da TV de Curitiba mostrou nas redes sociais a medalha de campeão pernambucano que seu filho ganhou há dois domingos. Robson Gomes é o preparador físico do Náutico, que conquistou o estadual e estreou vencendo na Série B.

Há 90 anos nascia Barbosa Filho É uma das "datas em 0 ou 5" desta terça. Falecido em 2007, começou como narrador na Rádio Ribamar em sua São Luís, da qual saiu rumo a Fortaleza para a Rádio Clube e depois pra Ceará Rádio Clube. Após fazer a Copa do Mundo de 1950 como comentarista da Rádio Tamoio do Rio de Janeiro e fixado na função, volta para a Ceará Rádio Clube e em seguida já vai pra Rádio Sociedade em Salvador, dali passando para a Rádio Jornal em Recife. De 1954 até 1973, passa a comentar na Rádio Bandeirantes de São Paulo - tendo uma brevíssima saída pra Rádio Excelsior em 1963. Quando deixa a Bandeirantes, vai para a Rádio Gazeta e entra também na TV Gazeta. Volta para Recife em 1975 através da Rádio Clube e sai de novo para SP em 1988, ingressando na Rádio Tupi. Depois, Rádio Record de 1992 até 1998 e, por fim, Rádio News de SP em 2002.

10 anos de estreias na Rádio Capital Outra data lembrada hoje: a do Cerro Porteño x Santos, pela Libertadores, que marcou as estreias do narrador Jorge Vinícius, que permaneceria na emissora até o começo de 2013, e do plantonista Tony José, que voltava ao rádio após uma década, atuante por último sendo no começo da equipe de Éder Luiz na Transamérica. Com eles estavam Dalmo Pessoa e os repórteres Rafael Esgrilis e Anderson Cheni.

35 anos de um Brasil 1 x 0 Espanha histórico A estreia brasileira na Copa do Mundo realizada no México foi marcante para três emissoras de televisão: Bandeirantes, pois pela 1ª vez Luciano do Valle narrava a Seleção em Mundiais depois de sair da Globo, na qual o locutor central passava a ser Osmar Santos; SBT, por ser o primeiro do Brasil em Copas que fazia, tendo Sílvio Luiz em ação simultaneamente nele e na Record no pool "Unidos Venceremos"; e Manchete, também fazendo pela vez primeira os canarinhos mundialistas e sendo Paulo Stein seu titular.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Terça, 01/06/2021
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
09:20 - Ciclismo, Criterium du Dauphine (3ª etapa) - ESPN 2
13:00 - Futebol, Copas Libertadores e Sul-Americana: sorteio das oitavas-de-final - FOX SPORTS, CONMEBOL TV e FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: Vila Nova x Bahia - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Cianorte x Santos - SPORTV
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x Guarani - PREMIERE
20:00 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x New York Yankees - FOX SPORTS
20:30 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Brooklyn Nets - ESPN
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: 4 de Julho x São Paulo - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Boavista x Vasco - SPORTV 2
21:30 - Basquete, WNBA: Phoenix Mercury x Chicago Sky - ESPN 2
22:00 - Basquete, NBA: Portland Trail Blazers x Denver Nuggets - SPORTV 3
23:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Phoenix Suns - ESPN
23:30 - Basquete, WNBA: Indiana Fever x Seattle Storm - ESPN 2
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
13:00 - Futebol, Amistosos: Croácia x Armênia, Eslováquia x Bulgária, Lituânia x Estônia, Macedônia x Eslovênia e Kosovo x San Marino - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:45 - Futebol, Amistoso: Polônia x Rússia - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Paraibano: Sousa x São Paulo Crystal - JORNAL DA PARAÍBA
19:00 - Futsal, LNF: Joinville x Blumenau - TV NSPORTS
20:30 - Futebol, USL Liga 1: Fort Lauderdale x Forward Madison - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Toros x Acereros - ESPN PLAY
22:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Sultanes x Tecolotes - ESPN PLAY
00:00 - Futebol, USL: Sacramento Republic x Oakland Roots - ESPN PLAY


Quarta, 02/06/2021
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
09:00 - Ginástica Rítmica, Mundial: várias provas - SPORTV 2
09:20 - Ciclismo, Criterium du Dauphine: 4ª etapa - ESPN 2
13:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Polônia x República Dominicana - SPORTV 2
16:00 - Futebol, Amistoso: Alemanha x Dinamarca - TNT
16:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Brasil x Itália - SPORTV 2
16:05 - Futebol, Amistoso: França x País de Gales - TNT
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: Grêmio x Brasiliense - SPORTV
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: Chapecoense x ABC - PREMIERE
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Remo x Atlético Mineiro - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Fortaleza x Ceará - SPORTV 2
20:30 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Washington Wizards - SPORTV 3
21:00 - Beisebol, MLB: Boston Red Sox x Houston Astros - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Fluminense x Red Bull Bragantino - GLOBO (RJ, ES, BA, CE, RN, PB, SE, PI e região de Juiz de Fora) e SPORTV 2
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Corinthians x Atlético Goianiense - GLOBO (SP, GO, RS, SC, PR, DF, MS, MT, PE, AL, MA, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e SPORTV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: América Mineiro x Criciúma - GLOBO MINAS (MG) e PREMIERE
22:30 - Basquete, NBA: Utah Jazz x Memphis Grizzlies - SPORTV 3
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
11:00 - Surfe, Jogos Mundiais: 4º dia - TV NSPORTS
13:00 - Futebol, Amistosos: Bielorrússia x Azerbaijão e Bósnia x Montenegro - ESTÁDIO TNT SPORTS
14:00 - Futebol, Amistosos: Noruega x Luxemburgo - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Botafogo x São José do Vale do Paraíba, Grêmio x Napoli e Bahia x Avaí/Kindermann - MYCUJOO CBF TV
15:45 - Futebol, Amistosos: Holanda x Escócia e Romênia x Geórgia - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Espanhol Série B: Girona x Almeria (semifinal, ida) - ESPN PLAY
16:00 - Futebol, Amistoso: Inglaterra x Áustria - ESTÁDIO TNT SPORTS
17:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Cruzeiro x Flamengo - MYCUJOO CBF TV
17:00 - Futsal, LNF: Intelli x Joaçaba - TV NSPORTS
19:00 - Futsal, LNF: Praia Clube x Foz Cataratas - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, USL: Loudoun United x Pittsburgh Riverhounds, New York Red Bulls II x Tampa Bay Rowdies e Indy Eleven x OKC Energy - ESPN PLAY
20:30 - Futebol, Campeonato Paraibano: Botafogo x Campinense (semifinal) - JORNAL DA PARAÍBA
20:30 - Basquete, NBA: Atlanta Hawks x New York Knicks - YOUTUBE NBA BRASIL e TWITCH
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Águilla x Pericos - ESPN PLAY
21:15 - Beisebol, Liga Mexicana: Generales x Bravos - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, USL Liga 1: Toronto FC II x Union Omaha - ESPN PLAY
23:00 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Los Angeles Clippers - YOUTUBE NBA BRASIL e TWITCH
00:00 - Futebol, USL: Sacramento Republic x Oakland Roots - ESPN PLAY


Quinta, 03/06/2021
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
09:20 - Ciclismo, Criterium du Dauphine: 5ª etapa - ESPN 2
10:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Brasil x França - SPORTV 2
10:15 - Hóquei no Gelo, Mundial: quartas-de-final - ESPN
13:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Austrália x Polônia - SPORTV 2
14:15 - Hóquei no Gelo, Mundial: quartas-de-final - ESPN
15:45 - Futebol, Amistoso: Bélgica x Grécia - TNT
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Rayo Vallecano x Leganés (semifinal, ida) - FOX SPORTS
16:00 - Golfe, Torneio Memorial da PGA: 1ª rodada - ESPN 2
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: Cruzeiro x Juazeirense - SPORTV
17:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Bolívia x Venezuela - SPORTV 2
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Vitória x Internacional - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Avaí x Athletico Paranaense - PREMIERE
19:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Uruguai x Paraguai - SPORTV 3
21:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Argentina x Chile - SPORTV 2
21:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Portland Trail Blazers - ESPN
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: CRB x Palmeiras - SPORTV
23:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Peru x Colômbia - SPORTV 3
23:30 - Basquete, NBA: Phoenix Suns x Los Angeles Lakers - ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
13:00 - Futebol, Amistosos: Andorra x Irlanda e Suíça x Liechtenstein - ESTÁDIO TNT SPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Croata: Vihor x Vukovar - YOUTUBE NARRADORES BRASILEIROS
14:00 - Futebol, Amistoso: Turquia x Moldávia - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Internacional x Palmeiras, Santos x Ferroviária e Real Brasília x Minas Icesp - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Paulista Série A3: Primavera x Votuporanguense (semifinal, ida) - PAULISTÃO PLAY
15:00 - Futebol, Amistoso: Ucrânia x Irlanda do Norte - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Paulista Série A3: Linense x Nacional (semifinal, ida) - PAULISTÃO PLAY
18:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: São Paulo x Corinthians - DESIMPEDIDOS e MYCUJOO CBF TV
18:05 - Basquete, Superliga Venezuelana: Guaiqueríes x Trotamundos (final, jogo 3) - YOUTUBE NARRADORES BRASILEIROS
18:30 - Futsal, LNF: ACBF x Cascavel - TV NSPORTS
20:00 - Futsal, LNF: São José x Joaçaba - TV NSPORTS
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Carolina Hurricanes x Tampa Bay Lightning - ESPN PLAY
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Sultanes x Tecolotes - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Toros x Acereros - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, USL: Austin Bold x El Paso Locomotive - ESPN PLAY


Sexta, 04/06/2021
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
08:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Brasil x Japão - SPORTV 2
14:30 - Futebol, Amistoso: Espanha x Portugal - TNT
14:30 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Irã x Itália - SPORTV 2
15:15 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Coritiba x Internacional (semifinal, volta) - SPORTV
16:30 - Ginástica, Pan-Americano: várias provas - SPORTV 2
17:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Goiás x Confiança - SPORTV
20:05 - Beisebol, MLB: Boston Red Sox x New York Yankees - ESPN 2
21:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x Denver Nuggets - ESPN
21:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Brasil x Equador - GLOBO e SPORTV
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
13:00 - Futebol, Amistosos: Finlândia x Estônia e Letônia x Lituânia - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Athletico Paranaense x Fluminense - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Amistoso: Hungria x Chipre - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:45 - Futebol, Amistosos: Itália x República Tcheca, Eslovênia x Gibraltar e Ilhas Faroe x Islândia - ESTÁDIO TNT SPORTS
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Mariachis x Diablos Rojos - ESPN PLAY
21:15 - Beisebol, Liga Mexicana: Pericos x Bravos - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Union Laguna x Saraperos - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.