Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 31 de maio de 2021
TV Cultura fez história na Indy 500



Pensar que a Fórmula Indy correu o risco, depois que Bandeirantes e DAZN abriram mão dos direitos, de ficar sem televisionamento no Brasil pela vez primeira após mais de três décadas e tanto. Surpresa enorme foi quando a emissora da Fundação Padre Anchieta anunciou sua aquisição, até pelo automobilismo não ser destacado em sua trajetória mesmo que rica e bonita sua história esportiva desde os idos dos anos 1970.

Mas que bom que isso aconteceu! E que bom que assim tem sido, como foi especialmente neste domingo, quando as 500 Milhas de Indianápolis viveram um domingo especialíssimo pela marca de 105 edições e 110 anos da primeira realização, além da presença de 135 mil torcedores - ou 40% do Indianapolis Motor Speedway (é só levar a pandemia a sério e combatê-la que a normalidade volta aos poucos, não é nada difícil de entender).

Tudo isso já tornaria o acontecimento especial, mas mais ainda ficou para nós do Brasil, que tão poucos motivos temos tido para sorrir desde o estouro da pandemia, com a grande vitória de Helio Castroneves, que tornou-se um dos quatro maiores ganhadores da prova ao igualar A. J. Foyt, Al Unser e Rick Mears. E este acontecimento passa a ficar guardado para a posteridade nos arquivos da Cultura como um de seus mais sensacionais registros.

Isso também se deve por causa da dupla de microfone, muitíssimo bem escolhida. O comentarista Rodrigo Mattar o povo conhece de anos do Fox Sports e do SporTV, craque do ofício. E o narrador Geferson Kern agarrou com unhas e dentes esta oportunidade única, colocando emoção no relato e sabendo o chão onde pisa. A emoção deles, antes ainda da prova começar, era escancaradíssima. Não consegui deixar de sorrir por causa disso.

A Cultura foi a 6ª emissora de televisão aberta a exibir as 500 Milhas de Indianápolis. A primeira que o Brasil viu foi a de 1984, pela Record, com o "Barão" Wilson Fittipaldi. Depois, anos e anos a fio na Bandeirantes, dois na Manchete (um deles na dobradinha "Rede da Emoção" com a CNT) e o período noventista do SBT com apenas uma edição, já que depois teve o racha entre CART e IRL, que ficou com a principal prova da competição.

O conterrâneo Geferson Kern tornou-se o 5º locutor de televisão a narrar uma vitória brasileira na Indy 500. Os demais: Luciano do Valle pela Bandeirantes nas de Emerson Fittipaldi em 1989, do Helio em 2001 e 2009, e do Tony Kanaan em 2013; Téo José pela Manchete na do Emerson em 1993; Lucas Pereira pelo SporTV na do Helio em 2002; e Sérgio Maurício pelo SporTV na de Gil de Ferran em 2003. Panteão seleto de vozes especiais.

Para quem não pôde acompanhar a transmissão destas 500 Milhas de Indianápolis, já que a Cultura não as mostrou pela internet deduzo que por restrições contratuais (embora houvesse afiliadas com a imagem delas no ar em seus sites), há algumas postagens na internet resgatando tanto trechos quanto a corrida inteira. Até a publicação desta coluna, a melhor que encontrei foi subida pelo Sandson Carvalho, com direito ao pré-corrida completo.

O super domingo histórico das quatro narradoras televisivas



Volto ao assunto destacado na coluna de anteontem porque elas merecem muito, claro, não apenas agora e sim sempre, mas é que ontem foi especial por ser o dia nobre do futebol com quatro mulheres na principal função de uma transmissão de jogo na mais visada e acompanhada das mídias, seja no aberto ou por assinatura.

Começou com Luciana Mariano no Fox Sports em Barcelona 4 x 2 Levante, pela Copa da Rainha, que deu às catalãs a "Tríplice Coroa" com o Espanhol e a Liga dos Campeões, num massacre de 38 vitórias em 41 jogos na temporada. Um timaço histórico do futebol delas, e a locutora da ESPN registra com sua voz momentos únicos dele. Depois, Natália Lara estreando no Premiere em um Ceará 3 x 2 Grêmio frenético, não só pelos cinco gols, mas pelo desfecho que a partida teve, com desempate aos 49 minutos do segundo tempo. Claro que a nova locutora esportiva da Globo queria uma ótima estreia como cartão de visitas, mas talvez não esperasse algo tão bom assim.

À noite, simultaneidade. Na Bandeirantes, o Brasileirão Feminino teve Palmeiras 3 x 1 Flamengo, que deu às paulistas a "Taça Isabelly Morais" - apenas uma simpática descontração com o fato de que a narradora fez dois duelos entre estes clubes no mesmo dia, antes desse das mulheres reportando na Rádio Bandeirantes o do Brasileirão deles, no qual acompanhou os cariocas na vitória por 1 x 0. Já no SporTV, Renata Silveira narrou aos 18 minutos do 1º tempo o primeiro gol do Internacional ao vivo em Campeonatos Brasileiros desde o último dos 2 x 0 sobre o Fluminense, que Jader Rocha relatou em 25 de novembro de 2018. Depois, mais três para 2 x 2 com o Sport.

Outros destaques

Amistosos da Seleção Feminina na Globo Transmissão deles anunciada durante Flamengo x Palmeiras, não sei se o mesmo ocorreu em Ceará x Grêmio (obrigado ao Allan Simon pela dica, sem ela não saberia disso). Serão mostrados os jogos de Pia Sundhage e associadas contra Rússia no dia 11 e Canadá no dia 14, ambos às 16h.

A primeira vez a gente não esquece, Marcos Luca Valentim O novo valor esportivo da Globo teve sua primeira aparição na TV aberta ao fazer o quadro "GE em 1 Minuto" durante Flamengo x Palmeiras. Ele lidera o "Coletivo Diáspora", grupo criado organicamente por pretas e pretos dos Canais Globo.

Bela produção para o Brasileirão Vinheta muito bem produzida pela Globo, gravada no santista Ulrico Mursa.

Bom dia, Lizandra Trindade Passou a ser com ela o esporte do "Bom Dia Brasil", férias da Carol Barcellos.

Copa do Brasil regionalizada na Globo Além das transmissões SAT de Fluminense x Red Bull Bragantino e Corinthians x Atlético Goianiense, já é chamada no ar e está na programação dela a exibição de América x Criciúma na Globo Minas nesta quarta. O detalhe é que na programação da NSC consta o jogo do SAT SP e não o do Tigre. Conserte isso, NSC! Se não for para ter transmissão própria, reproduzam a da Globo Minas!

Treta entre TV Centro América e Alberto Valentim A situação aconteceu ainda no fim-de-semana retrasado e foi levada ao ar pela afiliada no "Globo Esporte" da última quinta, mas só fui saber dela por dica nas redes do Elton Serra depois da demissão surpreendente do sábado: o treinador do Cuiabá acusou uma jornalista da emissora de falar com o quarto árbitro quando da validação de um gol controverso do Operário de Várzea Grande na decisão do Mato-Grossense, que teve o Dourado campeão com um empate. No dia seguinte, a direção do clube afirmou que ela não poderia mais cobri-lo, voltando atrás apenas quando revistas as imagens do lance e constatado que havia outra pessoa próxima ao quarto árbitro. Só que a história foi difundida por um site local. O texto lido pelo apresentador Flávio Santos defendeu a profissional da acusação feita pelo Valentim, sem mencioná-la em momento algum.

Liga Futsal na TV Cultura Anunciado durante as 500 Milhas de Indianápolis que o torneio terá transmissão a partir de junho, o que reforça mais um pouco neste momento o clássico slogan "Esporte é Cultura" dos tempos áureos de Luiz Noriega e Orlando Duarte, já que somado este novo evento à Fórmula Indy, à Fórmula E, à Mercedes Benz Challenge, à Liga de Basquete Feminino e ao na última semana encerrado Novo Basquete Brasil. A Liga Futsal já tem tido exibição em canal aberto através da TV Brasil, que exibe as transmissões da web TV NSports, com os profissionais nela atuantes. Os três jogos já mostrados tiveram três locutores diferentes, começando com Marcelo do Ó, depois veio Fernando Camargo e neste domingo coube a Hugo Botelho relatar Minas x Brasília.

TV Brasil na Série D do Campeonato Brasileiro Apenas neste fim-de-semana se soube desta novidade, que começou ontem em Brasiliense x Real Ariquemes, pela fase pré-grupos, que classificou o Jacaré. A primeira transmissão foi narrada por André Marques e comentada por Rodrigo Campos e Sérgio du Bocage.

Não-detentores nos Jogos Olímpicos Do Flávio Ricco no "Canal 1": a Record somará em Tóquio o enviado André Tal à correspondente Sílvia Kikuchi, além do cinegrafista Antônio Carlos e de um jornalista do portal R7, André Avelar, enquanto a RedeTV! terá Marcelo Spindola cobrindo diretamente da Ásia, talvez no Japão mesmo.

Série C na Rede Bandeirantes Diferentemente das transmissões para Nordeste e Norte, que adotam o mesmo pacote gráfico usado pelo detentor e licenciador dos direitos DAZN, em São Paulo (menos capital e região metropolitana) as jornadas comandadas pela Band Mais de Campinas adotam os gráficos no padrão que a rede usava até os estaduais de 2016 e que atualmente têm sido resgatados no "Você Torceu Aqui". O gol da vitória do Criciúma sobre o Ituano teve "cara de Rádio Bandeirantes" na narração do Carlos Batista, com vinheta de "é gol, é gol, é gol!" e tudo. (e obrigado ao @CampinasTV no Twitter pelo providencial registro, fiquei receoso de perdê-lo)

Copa do Brasil Sub-20 no próximo sábado Não constava na programação desta semana divulgada pela assessoria da matriz na anterior, mas será transmitida às 12h45 com Avaí x Botafogo, pela volta da semifinal.

Baita audiência, diga-se de passagem Do Flávio Ricco no "Canal 1": a versão paulistana de "Os Donos da Bola" tem obtido a melhor audiência média em Sampa City dentre os programas esportivos da Bandeirantes e, nos seus melhores momentos, chega ao 3º lugar das 13h às 14h, superando até o "Bom Dia e Cia." do SBT.

Homenagem merecida para Álvaro José Foi feita no "Band Esporte Clube" de sábado, com ele emocionadíssimo ao lado da apresentadora Cristiane Dias ao ter momentos de sua carreira revisitados e depoimentos enaltecedores de ex-esportistas como Oscar, Marcel, Paula e Maurren Maggi, dos filhos Fernanda e Alexandre Paes Leme, além de colegas e ex-colegas como Elia Júnior, Gilson Ribeiro, Luiz Ceará e Paulo Russo (este último tinha décadas que eu não via na telinha). Reverência sempre bem-vinda ao mais olímpico dos jornalistas esportivos brasileiros.

José Luiz Datena ficou na bronca Ele abriu o "Brasil Urgente" de sábado aborrecido porque a última matéria do "BEC" foi sobre a final da Liga dos Campeões da UEFA, que começaria exatamente às mesmas 16h do seu jornal, e por isso - e também por uma enquete sobre ela ser feita - reclamou abertamente, questionando se a partida seria transmitida e citando (porém, sem nominá-los) o diretor esportivo Denis Gavazzi, o diretor de programação Antônio Zimmerle e o editor executivo do semanal Dudu Magnani. Não precisava disso, Datena, foi mal nessa. Até parece que teria gente que trocaria o "Brasil Urgente" para ver a decisão europeia só por causa disso.

Afogando em números prévios Do Gabriel de Oliveira: sábado, a TNT chegou aos 9 pontos com Chelsea x Manchester City, muitissíssimo acima do 1,6 da Liga das Nações no SporTV 2 e do 0,7 de CRB x Remo no SporTV. Dados do Painel Nacional de Televisão, que mostram uma "varrida" da Liga dos Campeões.

Fred Caldeira em: era uma vez um bigode O repórter da TNT e o jogador Jorginho apostaram após uma entrevista em 1º de abril - e apostaram de verdade! rs - que, se o Chelsea conquistasse a UEFA Champions League, o repórter teria seu bigode raspado pelo atleta. Bom... aposta feita é aposta paga, é ou não é? (eh, eh)

Adeus e até um dia, Facebook Do Lance!: Chelsea x Manchster City chegou no segundo tempo a 1,9 milhão de usuários simultâneos de pico, bem distante do de 2,9 milhões da semifinal Paris Saint Germain x RB Leipzig no ano passado. O pico da final europeia ficou atrás do de 2,1 milhões do Grenal da Libertadores de 2020. Esta final em Portugal marcou o encerramento das transmissões da Liga dos Campeões pela rede social, que vai redirecionar seus investimentos esportivos a partir de agora. O pacote de TV aberta passará a ser do SBT.

"Bem, Amigos!" de cenário novo O SporTV estreará ele às 22h, logo após Sampaio Corrêa x Goiás.

Janette Arcanjo é a nova analista de arbitragem da Globo/SporTV E não é a partir de Rio de Janeiro ou de São Paulo, mas da Globo Minas, o que me faz tê-la não propriamente como uma substituta para Nadine Bastos, mas sim para o saído ainda no ano passado Márcio Rezende de Freitas. Ela fez Confiança x Cruzeiro no sábado pelo Premiere e faria Atlético x Fortaleza neste domingo, mas não sei o que houve que nele esteve Sandro Meira Ricci. Janette Mara Arcanjo foi bandeirinha da Federação Mineira nas décadas de 2000 e de 2010.

"Gustavo Villani... Aqui Agora!" Por causa do narrador do Premiere, lembrei do jornal policial clássico do SBT, cuja estreia completou 30 anos neste hoje findado mês. É que no meio do segundo tempo ele citou este bordão: "e piriri e pororó". É escutá-lo e lembrar imediatamente do saudoso Feliz na previsão do tempo.

Queda de sinal nos canais Premiere Teve perto dos 30 minutos do segundo tempo e não foi só nos que mostravam Corinthians x Atlético Goianiense e Chapecoense x Red Bull Bragantino, mas em praticamente todos os demais da Globosat (sou "véio", aqui a "Globosat" não mudou de nome). Deve ter sido por causa do temporal que deu no Rio de Janeiro neste domingo, depois de mais ou menos seis minutos tudo acabou normalizado.

Por falar em temporal no Rio de Janeiro... Isso afetou a transmissão de Botafogo x Avaí ontem à tarde, pela Copa do Brasil Sub-20, na CBF TV via MyCujoo. Um raio estrondoso derrubou o sinal da partida (não sei se isso foi apenas ali ou se afetou também a Bandeirantes, que passou o jogo na televisão aberta) e o porém durou mais de um minuto. Sobrou até para o narrador Leandro Mamute, que sofreu uma leve descarga no microfone.

Saídas no DAZN De dois profissionais da equipe que colocou o portal esportivo no ar: o narrador Eduardo Monsanto, que anunciou que não fará a Série C do Brasileirão neste ano por não chegar a um acordo e que desejou sucesso à equipe da TV NSports (o que me faz entender que ela passe a responder não só pelas escalas das partidas dela mesma, mas também pelas do DAZN); e o comentarista Gustavo Fogaça, que disse sair para encarar um desafio enorme, também inovador e inicial, que tomará toda sua energia e seu tempo.

Marcelo Hazan no Brasileirão para o exterior O jornalista ex-GloboEsporte passou a compor a equipe do Brasileirão Play, que transmite em português as Séries A e B para mais de 120 países por sites internacionais. As primeiras narrações dele foram em Cuiabá x Juventude no sábado e Internacional x Sport ontem.

Rádio Bandeirantes em Curitiba a partir desta terça À meia-noite, a emissora paulista terá boa parte de sua programação escutada pelos curitibanos através da nova afiliada Difusora AM, o que incluirá as transmissões esportivas. Até 2020, a RB tinha na Rede Bandsat a excelente musical Ouro Verde FM, que no entanto limitava sua retransmissão apenas e tão somente ao noticiário geral "Primeira Hora", findada há cerca de um ano. Com isso, a capital paranaense só podia acompanhar jogos narrados por Ulisses Costa, Rogério Assis, José Silvério e mesmo na época do José Maia através da BandNews FM na rede conjunta delas em Copas e Olimpíadas.

Começou a "Bandeirada" do Reginaldo Leme E começou cheio de assunto o programa comandado por ele e co-apresentado por Fred Sabino, tanto que estourou bastante a duração ao ir das 12h às não 13h e sim 13h25 - o que, tristemente, afetou uma importante e agradável surpresa: a Rádio Bandeirantes daqui de Porto Alegre incluiu a atração em sua programação, pude escutá-la direto no dial FM. No entanto, quando bateu 13h em ponto, ela cortou a retransmissão pois começaria seu próprio programa "Band Motores" (que não possui nenhuma similaridade pois o do Reginaldo é sobre campeonatos automobilísticos e os pilotos que deles fazem parte, enquanto o daqui é destinado ao universo das montadoras de veículos comuns). Um detalhe observado pelo Carlos Fonseca: já existe desde 2013 um "Bandeirada", feito por Rodrigo Vilela em webrádio, hoje na Esportesnet e na Show do Esporte.

Rádio paulistano no sábado à noite Nenhuma esportiva AM/FM fez Bahia x Santos na simultaneidade local - a única a fazê-lo foi a Energia, mas não no "radinho comum de pilha" e sim apenas no YouTube. Preferência total por São Paulo x Fluminense. Santistas salvos no dial comum pela Nova FM e pela Guarujá AM, como usual.

Rádio Capital já anuncia no ar a chegada de José Silvério É aquilo que Flávio Ricco deu no sábado e agora é chamado nos intervalos: dia 12, o "Pai do Gol" estreará na emissora em Palmeiras x Corinthians.

Novo programa na Rádio Jovem Pan Começa hoje o semanal "Comédia Futebol Clube", humorístico futebolístico veiculado no dial às 23h e, antes ainda, às 21h30 no canal "Jovem Pan Esportes" no YouTube e às 21h no canal por assinatura Comedy Central. Vampeta, Rudy Landucci, Renato Albani e Paula Vilhena estão nessa.

Rádio Banda B transmitiu para a Super Notícia FM Com Athletico Paranaense x América Mineiro desprovido de televisionamento convencional, a emissora de Belo Horizonte recorreu à estação de Curitiba para levar aos ouvintes do Coelho sua estreia no Brasileirão, cedidos sendo o locutor Elísio Júnior e o repórter Felipe Dalke.

Juventude no rádio de Porto Alegre Três das quatro AM e/ou FM que cobrem a dupla Grenal transmitiram no sábado o retorno dele à Série A no empate com o Cuiabá: Gaúcha (que diferenciou-se pela reportagem in loco do Eduardo Costa), Grenal e Guaíba. Assim, os respectivos Gustavo Manhago, Eduardo Ostermayer e Bruno Ravazzolli narraram o primeiro gol do Brasileirão 2021, marcado por Jonathan Cafu. A Bandeirantes seguiu a grade normal.

Gabriel Vaquer não é mais do UOL Esporte Lamentabilíssima notícia que me deixou muito aborrecido no sábado, porque me dou tri bem com o Biel há um tempão e, mesmo não sendo novela das sete escrita pelo Marcos Rey em 1975, é um vivente cuca legal que acompanho há muito tempo e que vive "me salvando-me a mim mesmo e vice-versa" com tantas pautas que traz e que aqui destaco sempre com o justo e devido crédito. Ele tinha apenas três meses e meio como colunista central do portal, agradecendo por isso aos 24 milhões de acessos que seus escritos obtiveram. Enquanto uma nova oportunidade não pinta (e que pinte logo pois merece!), está no YouTube com um canal de vídeos sobre a imprensa esportiva brasileira, atualizado duas vezes por semana.

Uma "data em 0 ou 5" desta segunda-feira Uma delas envolve Giovani Martinello e a extinta RBS de Santa Catarina, completando 15 anos: um Grêmio 1 x 0 Santos pelo Campeonato Brasileiro que ele veio fazer para o Premiere. "Ué, mas a RBS do teu estado não tinha gente suficiente, Edu?" Pior que tinha, já ali ela possuía cinco narradores. Acontece que, exatamente na mesmíssima quarta-feira, todos estavam em ação e não sobrou nenhum. Paulo Brito fez a mesma partida pela afiliada da Globo para o interior do Rio Grande do Sul; Jader Rocha e Marco de Vargas (então Marco Aurélio Vargas) faziam o amistoso de vôlei Brasil x Espanha respectivamente para SporTV e TVCOM; Gustavo Manhago fez Juventude x Ponte Preta pelo pay-per-view; e José Aldo Pinheiro estava na Rádio Gaúcha em São Caetano x Internacional. Aí não teve jeito, a matriz do grupo teve que recorrer à co-irmã vizinha...

Outra "data em 0 ou 5" desta segunda-feira Há 35 anos hoje fechados, um Itália 1 x 1 Bulgária dava o pontapé inicial para a Copa do Mundo no México. Quatro foram as coberturas televisivas, sendo seus narradores Osmar Santos na Globo, Luciano do Valle na Bandeirantes (primeiro jogo de Mundial de Seleções feito por ele fora do Plim-Plim), Paulo Stein na Manchete (estreia da emissora em Copas e retorno do locutor ao evento depois de fazê-lo pela Bandeirantes em 1978), Sílvio Luiz na Record e Osmar de Oliveira no SBT (ao menos assim constava na agenda de destaques da programação de TV na Folha de S.Paulo daquele dia: transmissões separadas das duas emissoras, que formaram nas partidas da Seleção Brasileira o pool "Unidos Venceremos" - mas pensei que não era só nelas).

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 31/05/2021
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
09:20 - Ciclismo, Criterium du Dauphine: 2ª etapa - ESPN 2
10:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Brasil x Japão - SPORTV 2
13:00 - Ginástica Artística, Copa do Mundo: etapa da Bulgária - SPORTV 2 (gravado)
14:00 - Beisebol, MLB: Minnesota Twins x Baltimore Orioles - ESPN 2
15:00 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Racing x Boca Juniors (semifinal) - ESPN BRASIL
15:15 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Internacional x Coritiba (semifinal, ida) - SPORTV
16:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Rússia x Itália - SPORTV 2
17:00 - Beisebol, MLB: Boston Red Sox x Houston Astros - ESPN 2
17:30 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Água Santa x São Bernardo (final, volta) - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Colón x Independiente (semifinal) - FOX SPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Goiás - SPORTV e PREMIERE
20:00 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Washington Wizards - SPORTV 2
21:00 - Beisebol, MLB: Pittsburgh Pirates x Kansas City Royals - FOX SPORTS
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: jogo a confirmar - ESPN
22:30 - Basquete, NBA: Utah Jazz x Memphis Grizzlies - SPORTV 2
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
10:00 - Atletismo, Sul-Americano: 5ª etapa - TV NSPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série C: Morecambe x Newport County - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Santos x Real Brasília - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Paulista Série A3: Votuporanguense x Marília - PAULISTÃO PLAY
15:30 - Futsal, LNF: Umuarama x São José - TV NSPORTS
17:00 - Futebol, Paulista Série A3: Noroeste x Nacional - PAULISTÃO PLAY
17:30 - Futsal, LNF: Cascavel x Atlântico - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Ypiranga x Paraná - DAZN
20:00 - Futebol, Paulista Série A3: São José x Linense e Barretos x Primavera - PAULISTÃO PLAY
21:30 - Futebol, Campeonato Chileno: Audax Italiano x Universidad de Chile - ESTÁDIO TNT SPORTS


Terça, 01/06/2021
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
09:20 - Ciclismo, Criterium du Dauphine (3ª etapa) - ESPN 2
13:00 - Futebol, Copas Libertadores e Sul-Americana: sorteio das oitavas-de-final - FOX SPORTS, CONMEBOL TV e FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: Vila Nova x Bahia - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Cianorte x Santos - SPORTV
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x Guarani - PREMIERE
20:00 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x New York Yankees - FOX SPORTS
20:30 - Basquete, NBA: jogo a confirmar - ESPN
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: 4 de Julho x São Paulo - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Boavista x Vasco - SPORTV 2
21:30 - Basquete, WNBA: Phoenix Mercury x Chicago Sky - ESPN 2
23:00 - Basquete, NBA: jogo a confirmar - ESPN
23:30 - Basquete, WNBA: Indiana Fever x Seattle Storm - ESPN 2
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
13:00 - Futebol, Amistosos: Croácia x Armênia, Eslováquia x Bulgária, Lituânia x Estônia, Macedônia x Eslovênia e Kosovo x San Marino - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:45 - Futebol, Amistoso: Polônia x Rússia - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Paraibano: Sousa x São Paulo Crystal - JORNAL DA PARAÍBA
19:00 - Futsal, LNF: Joinville x Blumenau - TV NSPORTS
20:30 - Futebol, USL Liga 1: Fort Lauderdale x Forward Madison - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Toros x Acereros - ESPN PLAY
22:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Sultanes x Tecolotes - ESPN PLAY
00:00 - Futebol, USL: Sacramento Republic x Oakland Roots - ESPN PLAY


Quarta, 02/06/2021
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
09:00 - Ginástica Rítmica, Mundial: várias provas - SPORTV 2
09:20 - Ciclismo, Criterium du Dauphine: 4ª etapa - ESPN 2
13:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Polônia x República Dominicana - SPORTV 2
16:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Brasil x Itália - SPORTV 2
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: Grêmio x Brasiliense - SPORTV
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: Chapecoense x ABC - PREMIERE
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Remo x Atlético Mineiro - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Fortaleza x Ceará - SPORTV 2
20:30 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Washington Wizards - SPORTV 3
21:00 - Beisebol, MLB: Boston Red Sox x Houston Astros - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Fluminense x Red Bull Bragantino - GLOBO (RJ e parte da rede) e SPORTV 2
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Corinthians x Atlético Goianiense - GLOBO (SP, GO e parte da rede) e SPORTV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: América Mineiro x Criciúma - GLOBO MINAS (MG) e PREMIERE
23:00 - Basquete, NBA: Utah Jazz x Memphis Grizzlies - SPORTV 3
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
11:00 - Surfe, Jogos Mundiais: 4º dia - TV NSPORTS
13:00 - Futebol, Amistosos: Bielorrússia x Azerbaijão e Bósnia x Montenegro - ESTÁDIO TNT SPORTS
14:00 - Futebol, Amistosos: Noruega x Luxemburgo - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Botafogo x São José do Vale do Paraíba, Grêmio x Napoli e Bahia x Avaí/Kindermann - MYCUJOO CBF TV
15:45 - Futebol, Amistosos: Holanda x Escócia e Romênia x Geórgia - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Espanhol Série B: Girona x Almeria (semifinal, ida) - ESPN PLAY
16:00 - Futebol, Amistosos: Alemanha x Dinamarca e Inglaterra x Áustria - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:05 - Futebol, Amistosos: França x País de Gales - ESTÁDIO TNT SPORTS
17:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Cruzeiro x Flamengo - MYCUJOO CBF TV
17:00 - Futsal, LNF: Intelli x Joaçaba - TV NSPORTS
19:00 - Futsal, LNF: Praia Clube x Foz Cataratas - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, USL: Loudoun United x Pittsburgh Riverhounds, New York Red Bulls II x Tampa Bay Rowdies e Indy Eleven x OKC Energy - ESPN PLAY
20:30 - Futebol, Campeonato Paraibano: Botafogo x Campinense (semifinal) - JORNAL DA PARAÍBA
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Águilla x Pericos - ESPN PLAY
21:15 - Beisebol, Liga Mexicana: Generales x Bravos - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, USL Liga 1: Toronto FC II x Union Omaha - ESPN PLAY
00:00 - Futebol, USL: Sacramento Republic x Oakland Roots - ESPN PLAY


Quinta, 03/06/2021*
*Obs.: a confirmar jogos da NBA e seus exibidores.
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
09:20 - Ciclismo, Criterium du Dauphine: 5ª etapa - ESPN 2
10:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Brasil x França - SPORTV 2
10:15 - Hóquei no Gelo, Mundial: quartas-de-final - ESPN
13:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Austrália x Polônia - SPORTV 2
14:15 - Hóquei no Gelo, Mundial: quartas-de-final - ESPN
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Rayo Vallecano x Leganés (semifinal, ida) - FOX SPORTS
16:00 - Golfe, Torneio Memorial da PGA: 1ª rodada - ESPN 2
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: Cruzeiro x Juazeirense - SPORTV
17:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Bolívia x Venezuela - SPORTV 2
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Vitória x Internacional - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Avaí x Athletico Paranaense - PREMIERE
19:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Uruguai x Paraguai - SPORTV 3
21:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Argentina x Chile - SPORTV 2
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: CRB x Palmeiras - SPORTV
23:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Peru x Colômbia - SPORTV 3
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
13:00 - Futebol, Amistosos: Andorra x Irlanda e Suíça x Liechtenstein - ESTÁDIO TNT SPORTS
14:00 - Futebol, Amistoso: Turquia x Moldávia - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Internacional x Palmeiras, Santos x Ferroviária e Real Brasília x Minas Icesp - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Amistoso: Ucrânia x Irlanda do Norte - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:45 - Futebol, Amistoso: Bélgica x Grécia - ESTÁDIO TNT SPORTS
18:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: São Paulo x Corinthians - MYCUJOO CBF TV
18:30 - Futsal, LNF: ACBF x Cascavel - TV NSPORTS
20:00 - Futsal, LNF: São José x Joaçaba - TV NSPORTS
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Carolina Hurricanes x Tampa Bay Lightning - ESPN PLAY
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Sultanes x Tecolotes - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Toros x Acereros - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, USL: Austin Bold x El Paso Locomotive - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.