Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Sábado e domingo, 29 e 30 de maio de 2021
Luís Roberto completando 60 anos no sábado



Um dos principais narradores da televisão e do rádio torna-se sexagenário neste fim-de-semana, no qual comandará neste domingo a abertura do Campeonato Brasileiro na Rede Globo para Flamengo x Palmeiras (menos aqui no Rio Grande do Sul e no Ceará). Luís Roberto de Múcio tem quatro décadas de carreira a partir do rádio de Santos, destacando-se na Cultura. No fim de 1984, transferiu-se para a capital ao chegar à Rádio e TV Gazeta. Ali, fez sua primeira Copa do Mundo em 1986 e dela saiu em 1988 para o grande salto de sua carreira: entrar na Rádio Globo de São Paulo, que perdera Osmar Santos para a Rádio Record e que passaria a ter Oswaldo Maciel e Oscar Ulisses como co-titulares. Rapidamente Luís foi ganhando espaço e se destacando não apenas no futebol, fosse narrando partidas ou fazendo grandes aberturas de "Futebol Show", mas também transmitindo a Fórmula 1.

Foi na categoria automobilística que Luís viveu emoções intensas em dois anos consecutivos envolvendo Ayrton Senna: em 1993, irradiou a segunda vitória dele no Grande Prêmio do Brasil em Interlagos, com a inesquecível imagem da torcida invadindo a pista para celebrar seu ídolo em momento de glória; e em 1994, ao transmitir a batida que vitimaria o tricampeão mundial em San Marino, numa cobertura que exigiu demais profissional e emocionalmente, na qual contou com o apoio tecnológico de um aparelho moderno de telefone possuído pelo comentarista Henrique Cardão. Mas o mesmo ano seria não só de profunda tristeza, mas também de imensa alegria ao cobrir o tetra da Seleção Brasileira nos Estados Unidos. Na final contra a Itália, foi dele a abertura da jornada liderada por Osmar Santos. Nesta época, fez algumas participações em coberturas da TV Manchete, cujo esporte Osmar comandava.

1996 é outro ano muito importante para Luís Roberto. Na Rádio Globo, faz uma de suas narrações mais memoráveis no golaço de placa de Marcelinho Carioca em Santos 2 x 2 Corinthians, pelo Campeonato Paulista, num domingo em que Oscar Ulisses não estava no Brasil pois foi aos EUA acompanhar um tratamento médico do já acidentado e fora do ar irmão Osmar Santos. E em termos de vídeo, começa a transmitir eventos na ESPN Brasil, tanto algumas partidas do Campeonato Brasileiro quanto eventos dos Jogos Olímpicos de Atlanta. No canal da Disney, precisou substituir certa feita o locutor escalado para "A Noite do Boxe" em um combate de Oscar de la Hoya e ele, Casagrande e Pedro Bassan tiveram que dar conta da transmissão de um São Paulo x Santos que atrasou uma hora e meia por causa da chuva. O desempenho nestas ocasiões foi fundamental para vir o convite da TV Globo no fim de 1997.

Assim, quando começa 1998, Luís já não está mais nem na ESPN Brasil e nem na Rádio Globo por passar a ser o novo narrador do Plim-Plim. De lá para cá, fez seis Copas do Mundo e quatro Olimpíadas, além de passar a ser a nova voz principal do Rio de Janeiro especialmente a partir do retorno do Campeonato Carioca à emissora aberta em 1999 - nesta semana mesmo, fez 20 anos um dos gols mais marcantes com seu relato: o do Petkovic para o tri do Flamengo contra o Vasco. Além de todos os estaduais do Rio a partir dali e até a interrupção das transmissões na caótica edição de 2020, fez incontáveis jogos de Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Sul-Americana, corridas de Fórmula 1, partidas de vôlei e outras modalidades... Fora também apresentar programas, como o "Redação SporTV" em seus primeiros anos a partir de 2004 e o "Bem, Amigos!" em inúmeras ausências de Galvão Bueno.

Em 2011, a trajetória de Luís virou livro em "Lances de uma Vida", que levou para o papel o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) da então estudante de comunicação social Alinne Fanelli, hoje repórter da Rádio BandNews FM. Trajetória que já era muito interessante até ali e ganhou capítulos muito importantes depois disso, cabendo um dia uma revisão da obra para atualização. E ainda há mais coisa por vir, com certeza. Parabéns, de Múcio!

Domingo histórico: quatro mulheres narrando futebol na televisão



A vida inteira, locução futebolística era coisa apenas de homem. Ainda hoje é predominantemente assim, mas felizmente há uma abertura de espaço para mulheres, já dominantes em apresentação, consolidadas na reportagem e ganhando vez nos comentários, passarem a ter vez e voz ativa e forte também na principal função de uma transmissão esportiva. E este domingo será histórico para a TV futebolística pois, no mesmo dia, teremos entre canal aberto e canais por assinatura quatro locutoras em ação. Moças valorosas, dedicadas e talentosas, exemplares para outras mulheres buscarem o mesmo caminho. Afinal de contas, futebol nunca foi coisa só de homem - apesar de ainda hoje ter muito machão valentão que acha isso (especialmente na internet, onde ruge agressivamente em redes sociais e, se for confrontado pessoalmente, se retrai e fala envergonhadamente e miudinho). Elas sabem. Se sabem!

Mais experiente das quatro envolvidas, Luciana Mariano ficou um tempão sem narrar e retornou através da ESPN, da qual passou a ser "a voz" feminina após as outras duas narradoras - que já citarei - trocarem de veículo. Aposta do então marido Luciano do Valle há mais de vinte e tantos anos no "Show do Esporte" da TV Bandeirantes, acompanhou ele também no histórico Campeonato Pernambucano de 1999, aquele feito pela TV Pernambuco por Luciano ter comprado os direitos. Neste domingo, Luciana fará no Fox Sports a decisão Barcelona x Levante, da Copa da Rainha da Espanha, às 15h. Suas antes colegas de canal agora defendem o SporTV e o Premiere, batendo ponto também neste domingo no Campeonato Brasileiro - e, para minha alegria pessoal, nas partidas da dupla Grenal.

Contratada no fim do ano passado e atuante desde março último, Renata Silveira estreará no Brasileirão em Internacional x Sport, que o SporTV passará às 20h30. Ela é literalmente a primeira narradora das Organizações Globo, lembrem-se que surgiu no concurso de locutoras da Rádio Globo do Rio de Janeiro na Copa do Mundo de 2014. Já a novidade será Natália Lara, também egressa dos canais da Disney após somente dois meses de atuação neles e que veio com muita força especialmente na internet em veículos como DAZN e TV NSports, mas também na televisão aberta através da Cultura, pela qual transmitiu campeonatos femininos. Sua estreia na divisão principal masculina também marcará sua primeira jornada esportiva na nova casa: Ceará x Grêmio no Premiere às 16h.

Por fim, temos a já consolidada Isabelly Morais na TV Bandeirantes, na qual tem feito história nas transmissões do Campeonato Brasileiro Feminino e mais recentemente na Libertadores conquistada pela Ferroviária. O jogo dela neste domingo será Palmeiras x Flamengo, realizado no Canindé e excepcionalmente não às 20h como habitualmente e sim às 20h30 para encaixe de grade com a NBA às 22h30. Isabelly, que tem ganhado mais e mais espaço na Band por agora também dar expediente na Rádio Bandeirantes de São Paulo, marcando seu retorno à mídia onde surgiu com tudo na Inconfidência de Belo Horizonte em 2017. Coincidentemente, no mesmo dia ela terá feito dois duelos entre os mesmos clubes ao narrar o feminino e reportar o masculino (cobrindo o Flamengo) às 16h.

Será um domingo especial e, que bom, não será um domingo episódico, não será um domingo pontual. É um marco zero de uma nova rotina, de tempos mais diversificados e em breve aumentados, assim torço e espero.

Outros destaques



É ele, é ele, é ele, é ele, é ele, é ele, é ele... éééé eeeeele!!! Abertas em Criciúma x Ituano, as transmissões da TV Bandeirantes para SP (menos capital e região metropolitana) na Série C do Campeonato Brasileiro têm, como eu já imaginava, liderança da Band Mais de Campinas e narração de Carlos Batista, comandante do esporte da Rádio Bandeirantes de Campinas desde 2002, com os comentários de Valdemir Gomes (o "Tigrão") e do ex-goleiro Gleguer, todos atuantes tanto na amplitude modulada quanto na versão local de "Os Donos da Bola" na TV. Já nas jornadas da Região Nordeste, do Pará e de Amazonas, iniciadas em Botafogo da Paraíba x Ferroviário, a mesma dupla do ano passado a partir da Bandeirantes de Salvador: Rainan Peralva e a "Dona da Bola" Juliana Guimarães.

Márcio Gontijo de volta à TV Bandeirantes É o retorno do repórter na matriz de São Paulo, da qual fez parte no começo dos anos 2010. Ele reapareceu cobrindo a Seleção Brasileira no "Jogo Aberto" e no "Esporte Total".

500 Milhas de Indianápolis na TV Cultura Com a transmissão do Geferson Kern e do Rodrigo Mattar às 13h deste domingo, a emissora do governo de SP será mais uma aberta a exibir a prova mais tradicional da Fórmula Indy ao longo das últimas quatro décadas, tal qual já acontecera ao menos uma vez ou "trocentas" tantas em Record, Bandeirantes, Manchete, CNT e SBT. (sem contar, claro, os canais por assinatura) Edição especial por ser a 105ª realizada e ocorrida no mesmíssimo domingo em que a primeira delas completa exatos 110 anos.

Adriano Imperador no "Arena SBT" Segunda tem entrevista concedida por ele para Benjamin Back no programa exibido às 23h45. Na sexta, o futebolista apareceu na ESPN Brasil como convidado do "Resenha ESPN".

Jogos Olímpicos de Tóquio Do Flávio Ricco no "Canal 1": tanto a Globo/SporTV quanto o BandSports ainda não fecharam seus grupos de comentaristas convidados para o evento. Cuidemos o que mais virá, então.

Copa Porsche em VTzão no SporTV 3 Exibidas ao vivo pela Bandeirantes na hora do almoço, as provas de abertura da temporada em Mogi Guaçu são programadas para sábado às 23h30 e domingo às 19h.

NBA na ESPN com Luiz Carlos Jr... como assim??? Pior que foi bem isso nesta sexta. É que o SporTV 2 passou Boston Celtics x Brooklyn Nets com a narração dele e mantendo no ar os gráficos originais com o logo da ESPN, mostrado sem ser tapado. Imagina se o povo que assistia não fez um auê com isso na web? (rs)

Nova abertura para a Série B Foi estreada pelo SporTV nesta sexta, achei que ficou bacana e bem feita.

Treinadores entrevistados neste fim-de-semana Não que tenha sido proposital, mas calhou de ser uma coincidência curiosa assim ser nos três programas dos canais esportivos deste sábado: o "Bola da Vez" na ESPN Brasil, com André Plihal recebendo às 21h25 Óscar Tabárez, do Uruguai; o "Doc. BandSports", com Nivaldo de Cillo entrevistando Procópio Cardozo às 22h; e o "Grande Círculo", com Milton Leite papeando com Luiz Felipe Scolari já na madrugada de domingo à 1h (mas com reprises em horários bem mais favoráveis: 9h30, 13h e 17h).

Tênis Grand Slam direto da França A partir deste domingo e por duas semanas inteiras, só vai dar Roland Garros no SporTV 3 e no BandSports com transmissões diárias a partir das 6h ao longo de 12 a 13 horas seguidas.

Extreme E ao vivo só no Fox Sports Apenas ele transmitirá ao vivo a etapa de Senegal às 11h deste domingo justamente devido ao destacado acima. O SporTV 3 mostrará a corrida em gravação às 20h30.

Eurocopa no GloboPlay Do Gabriel Vaquer: foram definidos quatro jogos que o portal mostrará na competição. Um deles já se sabia que será Inglaterra x Croácia no dia 13 de junho, às 10h, com Galvão Bueno. Os outros serão França x Alemanha no dia 15, Itália x Suíça no dia 16 e Portugal x França no dia 23, todos às 16h. A estas quatro partidas serão adicionadas quatro com sinal da TV Globo (incluindo as finais) e quatro com sinal do SporTV.

"A Voz da Torcida" no SporTV/Premiere e no GloboEsporte Os ditos "12 grandes clubes" (os quatro do RJ, os quatro de SP e as duplas de MG e RS) passam a ter torcedores representantes em vídeos e podcasts. Eles têm atuação no YouTube e nas redes sociais, sendo estes: Flamengo com Arthur Muhlenberg, Vasco com João Almirante, Fluminense com Gabriel Amaral, Botafogo com Pedro Dep, Corinthians com Careca Bertaglia, Palmeiras com Luana Maluf, São Paulo com Caio Dominguez, Santos com Isabel Nascimento, Atlético Mineiro com Markin do Galo, Cruzeiro com Fernanda Hermsdorff, Grêmio com Quetelin Rodrigues e Internacional com Luka Pumes.

Destaques femininos na abertura da Série C Um do DAZN: Camilla Garcia passando a narrar jogos da competição a partir deste sábado em Criciúma x Ituano. A outra da TV NSports: Bianca Molina (repórter da TV Bandeirantes) estreando como comentarista também no sábado, em Novorizontino x Figueirense.

"Denílson Neles" na BandNews FM Começa nesta segunda a coluna opinativa de futebol do novo comentarista da rádio, veiculada de segunda a sexta para toda a rede em dois horários, às 6h54 e às 13h17.



Dia 12 tem José Silvério na Rádio Capital Do Flávio Ricco no "Canal 1": o "Pai do Gol" acertou com a nova equipe de Olivério Júnior para estrear no clássico Palmeiras x Corinthians, com comentários de Vanderlei Luxemburgo e Andrés Sanchez. Muita coisa a observar nisso: Silvério, dérbi, 12 de junho... remeterá para sempre ao "eu vou soltar a minha voz!" no gol do Evair em 1993; Luxemburgo, treinador palmeirense na data em questão e único técnico campeão paulista pelo Verdão pós-1976; e Andrés está na alça de mira no Coringão pois nesta semana um grupo de conselheiros entrou com representação formal solicitando uma Assembleia Geral para pedir que ele seja inelegível no clube, considerando-se tanto a reprovação das contas de sua gestão em 2019 quanto punições previstas no Profut.

Teve retorno no rádio do Rio de Janeiro Vila Nova x Botafogo marcou a volta do narrador Gabriel Andrezo ao dial AM e/ou FM depois de quase quatro anos, integrante que passa a ser da Roquette Pinto FM.

Fábio Azevedo narrador Assim passando a ser em Vasco x Operário e em todos os demais 37 jogos cruzmaltinos na Série B do Campeonato Brasileiro através do canal "Fanático Vascaíno" no YouTube. Experiência inédita para o ex-repórter e comentarista da ESPN Brasil, da TV Bandeirantes e das rádios Globo e Bradesco Esportes.

10 anos sem Paulo Roberto Pinto Coelho Não sei exatamente o ano de nascimento (pode ter sido 1939 ou 1940), mas sei que foi com 71 anos que ele partiu há uma década completada neste domingo. Paulo marcou época na Rádio Itatiaia como "o repórter que sabe de tudo" e que cobriu as Copas do Mundo de 1970, 1974 e 1978. Outras estações defendidas por ele foram Capital, Inconfidência, Guarani, Mineira e a carioca Continental.



50 anos de Rodney Brocanelli O autor do blog Radioamantes merece um destaque especial pelo aniversário comemorado neste sábado. É um dos caras mais legais com quem me dou na internet há muitos e muitos anos, apaixonado pelo rádio e por tudo que o envolve, defensor contumaz do que de bom ele tem, crítico máximo do que de ruim fazem com ele. Referência que infelizmente não conheço pessoalmente, mas com quem já tive a alegria de papear cinco vezes no extinto quadro "Radioamantes no Ar", da webrádio Showtime. Salve, Rodney!!!

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Sábado, 29/05/2021
07:30 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: classificação do GP da Itália - FOX SPORTS
08:00 - Ginástica Aeróbica, Mundial: várias provas - SPORTV 3
09:00 - Tênis, ATP de Belgrado: final - ESPN
09:30 - Ciclismo, Giro da Itália: 20ª etapa - ESPN 2
11:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vasco x Operário - PREMIERE
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Brentford x Swansea (final) - ESPN BRASIL
13:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Itália x Eslovênia - SPORTV 2
13:00 - Velocidade, Copa Porsche: 1ª corrida de Mogi Guaçu - BANDEIRANTES
14:00 - Velocidade, Nascar Xfinity Series: etapa de Charlotte - FOX SPORTS
14:30 - Basquete, NBA: Miami Heat x Milwaukee Bucks - SPORTV 3
15:00 - Golfe, Desafio Charles Schwab: 3ª rodada - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Remo - SPORTV e PREMIERE
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Manchester City x Chelsea (final) - TNT e FACEBOOK TNT SPORTS (Internet)
16:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Brasil x EUA - SPORTV 2
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Cruzeiro - PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Criciúma x Ituano - BANDEIRANTES (SP menos capital e região metropolitana) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Botafogo da Paraíba x Ferroviário - BANDEIRANTES (Região Nordeste, PA e AM) e DAZN (Internet)
17:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Portland Trail Blazers - SPORTV 3
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Coritiba x Avaí - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Cuiabá x Juventude - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: São Bernardo x Água Santa (final, ida) - SPORTV 2
19:30 - Natação, Mare Nostrum: etapa de Monte Carlo - SPORTV 3 (gravado)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Bahia x Santos - TNT (menos BA) e PREMIERE
20:00 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Washington Wizards - ESPN
20:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Toronto x Montreal - ESPN 2
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Fluminense - SPORTV (SP assiste no Premiere)
22:30 - Basquete, NBA: Utah Jazz x Memphis Grizzlies - ESPN
23:00 - Boxe, Galo do CMB: Nordine Oubaali x Nonito Donaire - FOX SPORTS
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
04:15 - Rúgbi, Super Rugby: Blues x Brumbies - ESPN PLAY
06:15 - Velocidade, Mundial de Superbike: superpole da 1ª corrida de Estoril - DAZN
06:45 - Rúgbi, Super Rugby: Reds x Chiefs - ESPN PLAY
08:30 - Velocidade, Extreme E: 1ª classificatória da etapa de Senegal - ESPN PLAY
09:00 - Tênis, ATP de Parma: final - ESPN PLAY
09:00 - Basquete, Liga da África: Petro de Luanda x Zamalek (semifinal) - ESPN PLAY
09:00 - Atletismo, Sul-Americano: 1ª etapa - TV NSPORTS
09:30 - Velocidade, Mundial de Superbike: 1ª corrida de Estoril - DAZN
10:00 - Tênis, WTA de Estrasburgo - ESPN PLAY
10:00 - Rúgbi, Premiership: Harlequins x Bath - ESPN PLAY
12:30 - Basquete, Liga da África: Patriots BBC x Monastir (semifinal) - ESPN PLAY
13:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Colônia x Holstein Kiel (repescagem) - ONEFOOTBALL
13:00 - Futebol, Campeonato Francês: Nantes x Toulouse (repescagem, volta) - ONEFOOTBALL
13:00 - Futebol, Amistoso: Suécia x Finlândia - ESTÁDIO TNT SPORTS
13:00 - Futebol, Croata Série C: Vukovar x Zrinski Jurjevac - YOUTUBE NARRADORES BRASILEIROS
13:00 - Velocidade, Extreme E: 2ª classificatória da etapa de Senegal - ESPN PLAY
13:30 - Futebol, Espanhol Série B: Tenerife x Oviedo - ESPN PLAY
14:00 - Surfe, ISA Games: 1º dia - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: São Paulo x Minas Icesp - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Ceará x Náutico e Fortaleza x Cefama - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Santos x Atlético Mineiro, Cruzeiro x Botafogo, Fluminense x Sport, Fortaleza x Internacional e Grêmio x Atlético Goianiense - MYCUJOO CBF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro Série C: Floresta x Jacuipense - TV NSPORTS
15:30 - Futebol, Campeonato Andorrano: La Massana x Carroi - YOUTUBE NARRADORES BRASILEIROS
16:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Novorizontino x Figueirense - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: JC x Vitória, Iranduba x Esmac, Real Ariquemes x São Raimundo de Roraima e Tiradentes x Paraíso - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, MLS: Columbus Crew x Toronto e Cincinnati x New England - DAZN
18:00 - Futebol, MLS: Los Angeles x New York City - DAZN
18:00 - Futsal, LNF: Juventude x Atlântico - TV NSPORTS
18:00 - Atletismo, Sul-Americano: 2ª etapa - TV NSPORTS
18:30 - Futebol, USL Liga 1: North Texas x Toronto FC II - ESPN PLAY
19:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Tombense x Paysandu - DAZN
19:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Assermurb x Oratório - MYCUJOO CBF TV
19:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Pericos x Guerreros - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Internacional x Cruzeiro - DESIMPEDIDOS e MYCUJOO CBF TV
20:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Atlético Mineiro x Mixto - MYCUJOO CBF TV
20:00 - Futebol, MLS: Los Angeles Galaxy x San Jose Earthquakes - DAZN
20:00 - Futebol, USL: Hartford Athletic x Real Monarchs - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, USL Liga 1: North Carolina x Tucson, Chattanooga Red Wolves x Richmond Kickers e Tormenta x Forward Madison - ESPN PLAY
20:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Diablos Rojos x Águila - ESPN PLAY
20:30 - Futebol, USL: Miami x Charlotte Independence e Louisville City x Indy Eleven - ESPN PLAY
21:00 - Boxe, Leve do CMB: Devin Haney x Jorge Linares - DAZN
21:30 - Futebol, USL: San Antonio x Rio Grande Valley Toros e OKC Energy x Memphis 901 - ESPN PLAY
22:30 - Futebol, USL: New Mexico United x Loudoun United - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, USL: Orange County x Los Angeles Galaxy II - ESPN PLAY
23:30 - Futebol, USL: Sacramento Republic x Phoenix Rising - ESPN PLAY
01:55 - Rúgbi, Super Rugby: Highlanders x Rebels - ESPN PLAY


Domingo, 30/05/2021
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
06:00 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: GP da Itália - FOX SPORTS
08:35 - Basquete 3 x 3, Pré-Olímpico: quartas-de-final - SPORTV 2 (para às 09:30 e volta às 10:40)
10:00 - Ciclismo, Giro da Itália: 21ª etapa - ESPN 2
11:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Fortaleza - PREMIERE
11:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brusque x Ponte Preta - SPORTV e PREMIERE
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série C: Blackpool x Lincoln (final) - ESPN BRASIL
11:00 - Basquete, LBF: Catanduva x Santo André - CULTURA e TV NSPORTS (Internet)
11:00 - Basquete, Liga da África: final - ESPN
11:00 - Futsal, LNF: Minas x Brasília - TV BRASIL e TV NSPORTS (Internet)
11:00 - Velocidade, Extreme E: etapa de Senegal - FOX SPORTS
12:00 - Velocidade, Copa Porsche: 2ª corrida de Mogi Guaçu - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte")
13:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Brasil x Canadá - SPORTV 2
13:45 - Velocidade, Fórmula Indy: 500 Milhas de Indianápolis - CULTURA
14:00 - Basquete, NBA: New York Knicks x Atlanta Hawks - ESPN
14:00 - Golfe, Desafio Charles Schwab: última rodada - ESPN 2
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Brasiliense x Real Ariquemes - TV BRASIL
15:00 - Futebol, Copa da Rainha: Barcelona x Levante (final) - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Palmeiras - GLOBO (menos RS e CE) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Ceará x Grêmio - GLOBO (RS e CE) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Potiguar: ABC x Santa Cruz (final do 2º turno) - BANDEIRANTES (RN e AL)
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Botafogo x Avaí (semifinal, ida) - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte" - menos RN e AL)
16:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Sérvia x Itália - SPORTV 2
16:30 - Basquete, NBA: Phoenix Suns x Los Angeles Lakers - ESPN
17:00 - Basquete 3 x 3, Pré-Olímpico: semifinais - SPORTV 3 (gravado)
18:00 - Natação, Mare Nostrum: etapa de Monte Carlo - SPORTV 2 (gravado)
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x Atlético Goianiense - PREMIERE
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Chapecoense x Red Bull Bragantino - PREMIERE
19:00 - Velocidade, Nascar Cup Series: etapa de Charlotte - FOX SPORTS
20:00 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Brooklyn Nets - SPORTV 2 e YOUTUBE NBA BRASIL (Internet)
20:00 - Beisebol, MLB: Atlanta Braves x New York Mets - ESPN
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Internacional x Sport - SPORTV (RS assiste no Premiere)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Palmeiras x Flamengo - BANDEIRANTES
22:30 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Los Angeles Clippers - BANDEIRANTES, SPORTV 2 e YOUTUBE NBA BRASIL (Internet)
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:45 - Velocidade, Mundial de Superbike: superpole da 2ª corrida de Estoril - DAZN
07:00 - Velocidade, Extreme E: semifinal e corrida maluca de Senegal - ESPN PLAY
07:30 - Basquete, Liga da África: 3º lugar - ESPN PLAY
08:15 - Velocidade, Mundial de Superbike: 2ª corrida de Estoril - DAZN
09:00 - Atletismo, Sul-Americano: 3ª etapa - TV NSPORTS
09:30 - Rúgbi, Premiership: Exeter Chiefs x Newcastle Falcons - ESPN PLAY
10:20 - Ciclismo, Criterium du Dauphine: 1ª etapa - ESPN PLAY
12:30 - Basquete, Euroliga: 3º lugar - DAZN
13:00 - Futebol, Copa de Andorra: Sant Julià x Atlètic d'Escaldes (final) - YOUTUBE NARRADORES BRASILEIROS
13:15 - Velocidade, Superbike Brasil: etapa de São Paulo - SITE TV CULTURA
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Corinthians x Bahia, Ferroviária x Botafogo, Grêmio x São José do Vale do Paraíba e Avaí/Kindermann x Napoli - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Fluminense x Red Bull Bragantino, Vasco x Chapecoense, Ponte Preta x América Mineiro, Sport x Vila Nova do Espírito Santo, Brasil de Farroupilha x Athletico Paranaense, Atlético Goianiense x Criciúma, Botafogo da Paraíba x América de Natal e Juventude Conquista x Cresspom - MYCUJOO CBF TV
15:15 - Futebol, Amistoso: Suíça x EUA - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:30 - Basquete, Euroliga: final - DAZN
16:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Altos x Volta Redonda - TV NSPORTS
17:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Bahia x América Mineiro - MYCUJOO CBF TV
18:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Manaus x Santa Cruz - TV NSPORTS
18:00 - Atletismo, Sul-Americano: 4ª etapa - TV NSPORTS
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Athletico Paranaense x América Mineiro - FURACÃO LIVE e TWITCH
18:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Aliança x Chapadão - MYCUJOO CBF TV
20:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Botafogo de Ribeirão de Preto x São José de Porto Alegre - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Chileno: Universidad Católica x Cobresal - ESTÁDIO TNT SPORTS
22:30 - Futebol, MLS: Seattle Sounders x Austin - DAZN


Segunda, 31/05/2021
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
09:20 - Ciclismo, Criterium du Dauphine: 2ª etapa - ESPN 2
10:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Brasil x Japão - SPORTV 2
13:00 - Ginástica Artística, Copa do Mundo: etapa da Bulgária - SPORTV 2 (gravado)
14:00 - Beisebol, MLB: Minnesota Twins x Baltimore Orioles - ESPN 2
15:00 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Racing x Boca Juniors (semifinal) - ESPN BRASIL
15:15 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Internacional x Coritiba (semifinal, ida) - SPORTV
16:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Rússia x Itália - SPORTV 2
17:00 - Beisebol, MLB: Boston Red Sox x Houston Astros - ESPN 2
17:30 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Água Santa x São Bernardo (final, volta) - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Colón x Independiente (semifinal) - FOX SPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Goiás - SPORTV e PREMIERE
20:00 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Washington Wizards - SPORTV 2
21:00 - Beisebol, MLB: Pittsburgh Pirates x Kansas City Royals - FOX SPORTS
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: jogo a confirmar - ESPN
22:30 - Basquete, NBA: Utah Jazz x Memphis Grizzlies - SPORTV 2
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
10:00 - Atletismo, Sul-Americano: 5ª etapa - TV NSPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série C: Morecambe x Newport County - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Santos x Real Brasília - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Paulista Série A3: Votuporanguense x Marília - PAULISTÃO PLAY
15:30 - Futsal, LNF: Umuarama x São José - TV NSPORTS
17:00 - Futebol, Paulista Série A3: Noroeste x Nacional - PAULISTÃO PLAY
17:30 - Futsal, LNF: Cascavel x Atlântico - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Ypiranga x Paraná - DAZN
20:00 - Futebol, Paulista Série A3: São José x Linense e Barretos x Primavera - PAULISTÃO PLAY
21:30 - Futebol, Campeonato Chileno: Audax Italiano x Universidad de Chile - ESTÁDIO TNT SPORTS


Terça, 01/06/2021
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
09:20 - Ciclismo, Criterium du Dauphine (3ª etapa) - ESPN 2
13:00 - Futebol, Copas Libertadores e Sul-Americana: sorteio das oitavas-de-final - FOX SPORTS, CONMEBOL TV e FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: Vila Nova x Bahia - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Cianorte x Santos - SPORTV
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x Guarani - PREMIERE
20:00 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x New York Yankees - FOX SPORTS
20:30 - Basquete, NBA: jogo a confirmar - ESPN
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: 4 de Julho x São Paulo - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Boavista x Vasco - SPORTV 2
21:30 - Basquete, WNBA: Phoenix Mercury x Chicago Sky - ESPN 2
23:00 - Basquete, NBA: jogo a confirmar - ESPN
23:30 - Basquete, WNBA: Indiana Fever x Seattle Storm - ESPN 2
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
13:00 - Futebol, Amistosos: Croácia x Armênia, Eslováquia x Bulgária, Lituânia x Estônia, Macedônia x Eslovênia e Kosovo x San Marino - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:45 - Futebol, Amistoso: Polônia x Rússia - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Paraibano: Sousa x São Paulo Crystal (semifinal) - JORNAL DA PARAÍBA
19:00 - Futsal, LNF: Joinville x Blumenau - TV NSPORTS
20:30 - Futebol, USL Liga 1: Fort Lauderdale x Forward Madison - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Toros x Acereros - ESPN PLAY
22:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Sultanes x Tecolotes - ESPN PLAY
00:00 - Futebol, USL: Sacramento Republic x Oakland Roots - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.