Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 24 de maio de 2021
Coisas da TV e do rádio no fim do jejum do São Paulo

Na coluna do fim-de-semana, destaquei várias curiosidades sobre a primeira e até ontem única decisão paulista entre São Paulo e Palmeiras, rememorando coisas do rádio e da televisão. Hoje farei algo parecido, mas para fazer observações sobre o fim do jejum tricolor depois de oito anos e meio no geral e de 16 anos no Paulistão.

Vozes do título na televisão No São Paulo 2 x 0 Palmeiras de ontem, os locutores foram Cléber Machado na Globo e Everaldo Marques no SporTV. A última conquista são-paulina tinha sido a da Sul-Americana de 2012. Cléber estava nos 2 x 0 sobre o Tigre, mas Everaldo não - e nem digo isso devido ao fato dele ser da ESPN e ela não ter transmitido aquele torneio, mas porque nem no rádio a fez porque na tarde daquela mesma quarta-feira transmitiu Corinthians x Al Ahly no Mundial, cabendo a Gustavo Villani narrar na Estadão/ESPN o título tricolor. Naquele 2012, outras vozes televisivas foram de Luciano do Valle na Bandeirantes (Téo José fez a semifinal corintiana no Mundial) e João Guilherme no Fox Sports. Já no 0 x 0 com o Santos em 2005, outra vez Cléber transmitiu pela Globo e Luciano também a documentou, mas pela Record, enquanto no Premiere Esportes a voz foi do Eduardo Moreno.

Hora do almoço na TV aberta Quando o São Paulo foi campeão paulista pela última vez, a Bandeirantes teve nesse o principal destaque da estreia do "Esporte Total Na Geral", que levava para a telinha uma versão do "Na Geral", sucesso dos finais de tarde da Rádio Bandeirantes. Porém, o programa televisivo durou menos de um ano no ar e devolveria o espaço ao "Esporte Total", que seguia no ar em edição noturna e que passaria a vez no começo de 2007 para Renata Fan e seu "Jogo Aberto". Renata, que em 2005 ainda estava na Record e compunha o "Debate Bola", que Milton Neves comandava para SP logo depois do "Esporte Record", que Carolina Soares apresentava metade nacional e metade regional. Enquanto isso, a edição local do "Globo Esporte" tinha como titular Glenda Kozlowski.

Noite de domingo na TV aberta Se no "Fantástico" o Paulistão vencido pelo São Paulo em 2005 foi anunciado por Léo Batista, na RedeTV! quem debateu o título no "Bola na Rede" foi Fernando Vannucci, surgido de surpresa no lugar do Roberto Avallone. Dois dias depois, entendeu-se o que aconteceu por noticiado o motivo pelo Daniel Castro na "Outro Canal" da Folha de S.Paulo: a emissora havia mandado barrar Avallone, inclusive impedindo seu ingresso, quando se soube de sua negociação com a TV Bandeirantes, à qual chegaria pouco depois. Já Milton Neves fazia o "Terceiro Tempo" na Record e não logo após o futebol e sim às 22h15, depois de um filme. A Bandeirantes tinha na mesma faixa o "Show do Esporte Interativo", que justamente Avallone assumiria naquele ano, mas que admito não me recordar quem apresentava antes dele. E claro, "Mesa Redonda" na Gazeta com Flávio Prado.

Afogando em números Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a prévia de Sampa City apontou 32 pontos de média e 36 de pico para a Globo em São Paulo x Palmeiras, muitíssimo acima dos 7 do SBT com "Eliana", dos 4 da Record com "Hora do Faro" e do 1 da Bandeirantes com Bologna x Juventus. Eu agora: no São Paulo x Tigre da Sul-Americana de 2012, a audiência foi semelhante por obtidos 34 pontos totais (28 da Globo e 6 da Bandeirantes). Não encontrei nem em acervos dos jornais e nem nos meus próprios arquivos as audiências do Santos x São Paulo de 2005.

Narradores do rádio pro São Paulo campeão em 2021 No dial AM e/ou FM, estas foram as vozes: 105 com Ricardo Melo, Bandeirantes com Ulisses Costa, BandNews com Marcelo do Ó, Capital com Pedro Martelli, CBN com Oscar Ulisses, Energia com Fernando Camargo (ele nos lances são-paulinos e Domenico Gatto nas jogadas palmeirenses), Jovem Pan com Nilson César, Transamérica com Éder Luiz e Trianon com Danillo Almeida.

Comparativo com o rádio no São Paulo campeão em 2012 I Vozes daquela Sul-Americana contra o Tigre e algumas curiosidades: 105 com Marcelo do Ó, ontem na BandNews e que teve à tarde Leandro Bollis na semifinal Corinthians x Al Ahly do Mundial; Bandeirantes com Ulisses Costa pois José Silvério fez o Timão (Ulisses em seu 3º jogo em pouco mais de 24 horas pois na noite anterior fizera pela rádio a despedida do goleiro Marcos e às 5h daquela quarta-feira narrara Sanfrecce Hiroshima x Ulsan Hyundai na TV); BandNews com Dirceu Maravilha, que hoje permanece nela como colunista dos programas "Expresso BandNews" e "BandNews na Área" (aliás: a 1ª narração dele completou 10 anos anteontem, num Palmeiras 1 x 0 Botafogo pelo Brasileirão que marcava seu retorno ao Grupo Bandeirantes após seis anos); e Bradesco Esportes com Hugo Botelho, que fez os dois jogos daquela quarta-feira.

Mais comparativo com o rádio no São Paulo campeão em 2012 II Mais narradores da decisão contra o Tigre: a Capital teve Moacir Mainardi, que ontem narrou a decisão paulista no Facebook pela fanpage do "DNA Esportivo" (programa que faz à noite na Super Rádio AM de segunda a sexta); a CBN teve Marcelo Gomes pois Deva Pascovicci estava no Japão; a Estadão/ESPN teve o já citado Gustavo Villani; a Globo teve Silva Júnior pois Oscar Ulisses estava no Japão; a Jovem Pan teve Nilson César e escalou à tarde José Manoel de Barros pro Coringão; a Transamérica teve Oswaldo Maciel pois Éder Luiz estava no Japão; e a Tupi (atual Super Rádio) teve Helio Claudino.

105 FM comprova: para tudo na vida existe uma 1ª vez Pela primeira vez, sua equipe de esportes transmitiu o São Paulo campeão paulista. Alguém perguntará: "mas não foi em 2005 que começaram suas jornadas esportivas?" Sim, foi. Mas não foi no estadual e sim a partir do Brasileirão em 23 de abril, vinte dias depois da consumação do caneco tricolor com duas rodadas de antecipação. Aliás, mais uma curiosidade: os dois narradores da primeira equipe da 105 fizeram ontem o título são-paulino, Everaldo Marques no SporTV e Marcelo do Ó na BandNews FM.

Ontem, Éder Luiz não precisou de helicóptero Mas como assim "helicóptero"? Recorro aos meus arquivos da época para encontrar uma nota do Flávio Ricco no "Canal 1": o narrador da Rádio Transamérica fez aquele Santos x São Paulo de 2005 diretamente do "estádio de mil e um nomes" (à ocasião Wilson Fernandes de Barros), para o qual o Peixe levara o mando de campo. Acontece que, no mesmíssimo domingo, ele narrou Barcelona x Betis ao meio-dia pela TV Bandeirantes. Terminada esta transmissão a duas horas da bola rolar em Mogi Mirim, o "Dez do Rádio" pegou o helicóptero e foi pra lá para narrar presencialmente o título tricolor. E não foi sua única viagem naquele dia. Terminada sua presença no "Debate Bola" da Transamérica, voltou pro helicóptero, regressou à cidade de São Paulo e pintou novamente na TV Bandeirantes para participar do "Show do Esporte Interativo".

Ulisses Costa narrou presencialmente no Morumbi Assim como aconteceu na ida no Allianz Parque, também nesta volta de São Paulo x Palmeiras o locutor da Rádio Bandeirantes estava presente na cabine e não no estúdio. Aliás, mais uma "pitadinha histórica" (#AvalloneFeelings): foi justamente com o Tricolor que Ulisses teve seu primeiro grande momento na emissora quando, tendo apenas e tão somente dois meses de atuação nela, irradiou o tri mundial diante do Liverpool no lugar do José Silvério, que estava de férias. Ulisses, que na época do último Campeonato Paulista vencido pelos são-paulinos antes do deste domingo, estava na Rádio Globo e na RedeTV!.

Denílson estreou na BandNews FM A decisão do Paulistão marcou o retorno efetivo do ex-jogador e comentarista ao rádio depois de quatro anos, integrante que fora da Bradesco Esportes - mas depois disso ele chegou a fazer algumas participações especiais na Rádio Bandeirantes, até comentando uma ou duas partidas como convidado especial. A recepção ao pentacampeão mundial foi cheia de pompa e circunstância, tanto com uma mensagem gravada por Pelé quanto com uma "invasão-surpresa" de Milton Neves ao estúdio a menos de 15 minutos do jogo.

Uma dúvida sincera sobre Nilson César Teriam sido os do Luan e do Luciano ontem à tarde os primeiros "gols de título paulista" narrados pelo titular da Rádio Jovem Pan? Explico: 2005 desconsideres pois a partida do caneco foi 0 x 0, então parta para 2000 e os 2 x 2 com o Santos. Nunca pude escutar até hoje áudios da Pan naquela decisão de 21 anos atrás, então não sei se ela foi com José Silvério ou se foi com o próprio Nilson, que em algumas oportunidades foi "voz do título" dos clubes paulistas antes de tornar-se titular dela no segundo semestre de 2000.

São Paulo x Palmeiras fora de SP No Rio de Janeiro, a final paulista foi transmitida pela Nacional com André Luiz Mendes, o que atendeu também ao público paulistano devido ao alcance do novo FM estendido - o que também aconteceu devido ao Fla-Flu final do Carioca ter sido no sábado à noite. Aliás, curiosidade: somente ela teve futebol no domingo à tarde do rádio carioca, já que a CBN teve o "Show da Notícia" no horário - CBN, que no sábado veiculou Flamengo x Fluminense também para São Paulo. Já em Belo Horizonte, onde Atlético x América precisou ser no sábado à tarde devido ao Galo em campo amanhã à noite pela Libertadores, a Itatiaia transmitiu a decisão paulista com Milton Naves, que fizera por ela o São Paulo campeão da Sul-Americana em 2012.

Outros destaques do fim-de-semana

Morreu André Ribeiro Vitimado no sábado por um câncer no intestino aos apenas 55 anos, o ex-automobilista correu em várias fórmulas e destacou-se na Indy entre 1995 e 1998. Mesmo que vencesse apenas três corridas, uma delas destacou-se para sempre também pelo aspecto televisivo: a Rio 400 de 1996, em lotado Jacarepaguá e que o SBT transmitiu com uma grande cobertura para obter uma bela audiência. O narrador foi Téo José, ao lado do qual André seria comentarista convidado da Rádio Jovem Pan num GP negativamente histórico da Fórmula 1: o da Áustria em 2002, reportado pelo Everaldo Marques, no qual a Ferrari mandou Rubens Barrichello deixar Michael Schumacher passá-lo para ganhar. Não sei dizer o que houve naquele domingo para Claudio Carsughi não comentar a prova, até porque não fora escalado para a decisão Corinthians x São Paulo do RJ/SP à tarde.

André Ribeiro foi comentarista da Rede Record Em 2001, a Fórmula Mundial trocou de emissora após encerrar sua exibição pelo SBT. A nova veiculadora não quis fazer feio e entrou com tudo na cobertura, tendo na narração Oscar Ulisses, já de muita história na Fórmula 1 pela Rádio Globo, e na reportagem Celso Miranda. Para comentar as provas, André foi escalado e fez toda aquela temporada com os dois - e as transmissões eram quase todas presenciais, por isso grande parte da temporada do futebol paulista na Rádio Globo e na CBN (então com cobertura separada embora uma só equipe para ambas) foi tocada por Oswaldo Maciel e Ulisses Costa devido às sucessivas viagens do Oscar pros Estados Unidos. Em 2002, a dose não foi repetida na mesma medida e André participou de apenas uma prova como convidados pois em maioria os comentários foram de Emerson Fittipaldi e Geraldo Rodrigues.

Afogando em números do Campeonato Carioca Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a prévia do Rio de Janeiro apontou 24 pontos de média e 29 de pico para a Record em Flamengo x Fluminense, contra 21 da Globo, enquanto a prévia de Brasília apontou 18 pontos pro futebol e 11 para o Plim-Plim. Mais cedo, Vasco x Botafogo deu à Record 9 de média e 12 de pico no Rio, abaixo dos 14 da Globo e acima dos 5 da Record. Do Flávio Ricco no R7: a prévia apontou o Fla-Flu líder também em Manaus, com 22,8 contra 16,1 da Amazônica (Globo), e em Goiânia, com 14,5 contra 14,1 da Anhanguera (Globo). Em São Paulo, o jogo teve 7,6, abaixo dos 25,6 da Globo e acima dos 5 do SBT.

Afogando em números da Fórmula 1 Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a prévia de São Paulo apontou 4,1 pontos de média e 5 de pico para a Bandeirantes no GP de Mônaco, empatando em 2º lugar com o SBT e atrás dos 8,1 da Globo com o "Esporte Espetacular", que mostrou o amistoso de vôlei Brasil x Venezuela (o dominical não tinha evento ao vivo havia alguns meses, só mesmo reportagens). Do Leandro Sarubo no Teleguiado: no sábado, a classificação obteve 2,1 pontos de média e 2,9 de pico, atrás dos 4,7 da Record, dos 5 do SBT e dos 7,3 da Globo.

Força, Max Wilson! Ele participou da transmissão do GP de Mônaco neste domingo, mas não fez a classificação no sábado devido à morte do pai Wilson Lima, mais uma das mais de 449 mil vítimas do coronavírus no Brasil. Assim, Celso Miranda fez uma inédita dupla de comentaristas com Reginaldo Leme.

Felipe Giaffone estava em Goiânia Além de comentar a Fórmula 1, ele pinta na tela da Bandeirantes como piloto. Ontem, a 1ª de duas corridas da abertura da temporada da Copa Truck em Goiânia foi vencida por ele.

Sai Flávia Noronha e entra... Carol Portaluppi? Se depender da RedeTV!, sim. Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a emissora quer a modelo e filha do Renato Gaúcho para participar do "Galera FC", o programa de futebol que teria a ex-apresentadora do "TV Fama" e que contará com o youtuber Júlio Cocielo, tendo estreia prevista para o segundo semestre nos finais das quartas-feiras. Carol já foi da RedeTV! pois fez quadros do "Encrenca".

TNT Sports transmitiu decisões no YouTube Três foram feitas pelo canal do veículo esportivo da WarnerMedia, duas delas narradas no sábado por Jorge Iggor: Real Madrid x Villarreal e Flamengo x Fluminense. A outra foi ontem à tarde: Brest x Paris Saint Germain, com André Felipe. No fim das contas, o único grito de "é campeão!" veio do Jorge no Campeonato Carioca, já que deu Atlético de Madrid na Espanha e Lille na França.

TNT na final da Liga dos Campeões Próximo sábado, Manchester City x Chelsea em Porto será reportado no local por Fred Caldeira, Arthur Quezada, Marcelo Bechler e a cinegrafista Carolina Albuquerque.

Zinho continuará Do Flávio Ricco no "Canal 1": o ex-jogador e comentarista renovou com a ESPN + Fox Sports.

BandSports nos Jogos Olímpicos Do Flávio Ricco no "Canal 1": enquanto também Cristiane Dias vai compor a equipe do canal durante o evento, será na segunda-feira da semana que vem a estreia do "De Olho no Tóquio", semanal que Glenda Kozlowski apresentará às 22h para mostrar os preparativos para o evento.

Novos comentaristas olímpicos no SporTV Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: os bicampeões Fabiana e Thaísa, ambas em 2008 e 2012, e Serginho, ele em 2004 e 2016, comentarão o vôlei nos Jogos de Tóquio. A modalidade já tem como analistas fixos da emissora Marco Freitas, Tande, Carlão, Nalbert e Fabi Alvim.

"Grande Círculo" com Luiz Felipe Scolari Será à 1h do próximo sábado para domingo a primeira exibição no SporTV da entrevista que Milton Leite, Paulo César Vasconcellos e Paulo Vinícius Coelho fizeram com o treinador campeão mundial pelo Brasil em 2002. O primeiro repeteco será no domingo de manhã, às 9h30.

Movimentos no rádio de Goiânia Do Auvaro Maia: a Difusora Pai Eterno contratou o narrador Paulo Roberto, ex-Brasil Central por quase duas décadas, Anhanguera, Difusora, Aliança, Jornal e Itatiaia de Belo Horizonte, não só para transmitir jogos, mas também para apresentar o programa diário "Bola em Jogo" às 12h.

Força, Lélio Teixeira!!! Morreu no sábado a dona Maria, mãe do apresentador do "Na Geral" na Massa FM.

Copa América na Rádio Bandeirantes Transmissão confirmada na chamada que roda nos intervalos desde ontem à noite, alusiva ao São Paulo campeão estadual e na qual anunciam os próximos eventos a transmitir.

"Os Donos da Bola" também na RB de Porto Alegre Campeão de audiência no YouTube, o programa da TV Band RS às 12h30 ganha nesta segunda uma versão específica do AM/FM entre 19h e 20h, substituindo o "Bandeirantes Esporte Show", resenha informativa com seleção musical que era apresentada por Paulo Pires. Editor-chefe da atração televisiva, ele também estará no "Donos" da Rádio Bandeirantes, que terá a mesma equipe do vídeo: Leonardo Meneghetti, João Batista Filho, Vagner Martins, César Cidade Dias, Fabiano Baldasso e Thaigor Janke.

Presente antecipado de aniversário para Luís Magno Foi narrar o Grenal decisivo do Campeonato Gaúcho na véspera dos 37 anos hoje completados. O locutor da Guaíba foi o único dentre as rádios AM e/ou FM de Porto Alegre que cobrem a dupla a estar na Arena do Grêmio neste domingo, situação igualzinha à da ida no Beira-Rio com José Aldo Pinheiro, que está de férias. O "Magnata" tornou-se mais uma "voz do título estadual" na emissora, honrando com louvor uma história de décadas com nomes como Mendes Ribeiro, Pedro Carneiro Pereira, Armindo Antônio Ranzolin, Milton Ferretti Jung, Marco Antônio Pereira, Haroldo de Souza, Mário Lima e os atuais colegas Orestes de Andrade e Zé Aldo. Enquanto isso, o já citado Marco Antônio, hoje da Bandeirantes (que teve Marcos Couto na ida), e Haroldo de Souza, da Grenal, narraram do estúdio. Pedro Ernesto Denardin, da Gaúcha, transmitiu de casa.

Arquivo que jamais poderá ser reproduzido O 1 x 1 com o Internacional deu ao Grêmio seu primeiro tetra gaúcho depois de 33 anos. Um detalhe é que nem a Gaúcha e nem a Guaíba poderão reproduzir, nem hoje, nem amanhã e nem em nenhum dia o gol do título daquele tetra de 1988. Nem se quiserem poderão fazê-lo. Mas existe uma razão totalmente justificável para isso: a partida decisiva contra o Caxias terminou 0 x 0. (eh, eh, eh)

10 anos de Luiz Mendes no "Cadeira Cativa" São completados hoje por uma das edições mais memoráveis do programa da Ulbra TV desde que estreado ainda pela saudosa TV2 Guaíba em 1979. Luiz Carlos Reche teve como convidado especialíssimo o "Comentarista da Palavra Fácil" na Rádio Globo do Rio de Janeiro, que veio a Porto Alegre para dar uma palestra no curso de especialização em jornalismo esportivo e gravou um depoimento para o sensacional projeto "Vozes do Rádio", da Famecos (faculdade de comunicação da PUC RS). No programa, além do Reche e do Mendes, também estava como convidado especial Leandro Damião, centroavante que vivia ótima fase à ocasião no Internacional, e o debatedor era Rodrigo Oliveira, então repórter da Rádio Guaíba.

5 anos da participação de Danilo Gentili no "Bate-Bola"

Essa "Data em 0 ou 5" gerou repercussões desconfortáveis na própria ESPN Brasil. Naquela terça-feira, o programa da hora do almoço teve o apresentador do "The Noite", do SBT, como convidado no estúdio. Na sexta-feira, José Trajano a mencionou em sua primeira fala no "Linha de Passe" e criticou a produção do canal por abrigar naquela semana "um personagem engraçadinho que faz apologia ao estupro" - ele se referia a um tuíte de 2012, no qual o humorista chamava de "gênio" um cara que esperasse uma gostosa ficar bêbada para transar com ela.

Trajano afirmou que pode ter havido um "descuido de uma produção alienada e não comprometida com o que acontece no país", também criticando a participação de "outro engraçadinho" em transmissões da NBA - ali a referência era a Rafinha Bastos, que disse em 2011, durante o "CQC" da TV Bandeirantes, que "comeria" não só Wanessa Camargo, mas "também o bebê" que ela esperava (por causa disso, a cantora o processou judicialmente). Na mesma semana, para estimular mais ainda a indignação do Trajano, uma jovem de 16 anos havia sofrido um estupro coletivo de mais de três dezenas de homens em uma favela do Rio de Janeiro, horror gravado e publicado na internet.

No dia seguinte, Danilo respondeu a Trajano no Facebook, afirmando que o tuíte de 2012 dizia respeito a uma polêmica do "Big Brother Brasil" e que fora "tirado de contexto" para parecer associado ao caso no Rio, acusando o jornalista de fazer parte de uma "máquina de moer reputações". Posteriormente, o humorista recebeu apoio no Twitter do diretor de planejamento artístico do SBT, Fernando Pelegio. Na segunda-feira seguinte, Zé estava de folga e Juca Kfouri se solidarizou a ele em seu comentário inicial no "Linha de Passe", dizendo que "não se brinca com estupro, com violência, com orientação sexual e com aquilo que se diz respeito de mais íntimo do ser humano".

Meses depois, Danilo Gentili interpelou José Trajano na Justiça, pedindo explicações para os comentários que fez e querendo uma indenização por injúria. O jornalista acabou absolvido em duas instâncias. Dispensado pela ESPN quatro meses depois do episódio, ele disse que uma das razões para sua saída foi a crítica pública que fez. Em 2019, o humorista foi condenado a seis meses de prisão no semiaberto por injúria em postagens no Twitter contra a deputada federal Maria do Rosário, do PT (a prisão foi anulada há um mês e meio pela Justiça de SP). A Adriano Wilkson, do UOL Esporte, Trajano afirmou que queria ver Danilo condenado, mas que prisão era um pouco demais por mais que "sinta nojo dele" e que gostaria de vê-lo "cumprindo penas alternativas, trabalhando de verdade".

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 24/05/2021
09:30 - Ciclismo, Giro da Itália: 16ª etapa - ESPN 2
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Rio Claro x Água Santa (semifinal, ida) - SPORTV
15:20 - Futebol, Campeonato Paranaense: Paraná x Athletico - REDE MASSA (PR), YOUTUBE PARANÁ CLUBE (Internet) e FURACÃO LIVE (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: São Bernardo x Oeste (semifinal, ida) - SPORTV
20:00 - Basquete, NBB: São Paulo x Flamengo (final, jogo 2) - ESPN e DAZN (Internet)
20:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Rottnest Island (10º dia) - ESPN 2
20:30 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Miami Heat - SPORTV 2
21:00 - Beisebol, MLB: Saint Louis Cardinals x Chicago White Sox - FOX SPORTS
23:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Portland Trail Blazers - SPORTV 2
23:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Minnesota Wild x Vegas Golden Knights - ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, WTA de Estrasburgo: várias partidas - ESPN PLAY
06:00 - Tênis, Aberto de Parma: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, Aberto de Belgrado: várias partidas - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Copa da Ásia: Al Hidd x Al Wahda - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Espanhol Série B: Oviedo x Mirandes - ESPN PLAY
14:30 - Basquete, Liga da África: Petroliers x Zamalek - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Athletico Paranaense x Vasco - MYCUJOO CBF TV
15:45 - Futebol, Campeonato Escocês: Dundee x Kilmarnock - ESPN PLAY
15:45 - Futebol, Copa Jovem da Inglaterra: Aston Villa x Liverpool - DAZN
16:00 - Futebol, Espanhol Série B: Las Palmas x Albacete, Leganes x Malaga e Girona x Alcorcon - ESPN PLAY
21:00 - Futsal, NFFB: Leoas da Serra x ADEF - TV NSPORTS


Terça, 25/05/2021
11:00 - Tênis, ATP de Belgrado: várias partidas - ESPN
13:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: República Dominicana x EUA - SPORTV 2
16:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Brasil x Canadá - SPORTV 2
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: São Paulo x Flamengo - SPORTV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: River Plate x Fluminense - FOX SPORTS e FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Independiente Santa Fe x Junior - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Newell's Old Boys x Atlético Goianiense - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Palestino x Libertad - CONMEBOL TV
20:00 - Beisebol, MLB: Toronto Blue Jays x New York Yankees - ESPN 2
20:30 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Boston Celtics - SPORTV 2 e YOUTUBE NBA BRASIL (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: São Paulo x Sporting Cristal - SBT (menos MG) e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Atlético Mineiro x La Guaira - ALTEROSA (MG) e FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Cerro Porteño x América de Cali - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Racing x Rentistas - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Deportes Tolima x Red Bull Bragantino - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Emelec x Talleres - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Corinthians x Vasco - SPORTV
23:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Phoenix Suns - SPORTV 2
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, WTA de Estrasburgo: várias partidas - ESPN PLAY
06:00 - Tênis, ATP de Parma: várias partidas - ESPN PLAY
12:30 - Basquete, Liga da África: jogo a confirmar - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Paulista Série A3: Batatais x Barretos, Linense x Marília, Penapolense x Desportivo Brasil, Votuporanguense x Primavera, Capivariano x Olímpia, Comercial x São José, Noroeste x Rio Preto e Nacional x Bandeirante - PAULISTÃO PLAY
16:00 - Futsal, LNF: Campo Mourão x Minas - TV NSPORTS
16:00 - Basquete, Liga da África: jogo a confirmar - ESPN PLAY
18:00 - Futsal, LNF: Marreco x Juventude - TV NSPORTS
20:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Rottnest Island (11º dia) - ESPN PLAY
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Diablos Rojos x Guerreros - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Rieleros x Union Laguna - ESPN PLAY
23:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Mariachis x Saraperos - ESPN PLAY
23:30 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Los Angeles Clippers - YOUTUBE NBA BRASIL


Quarta, 26/05/2021
09:00 - Tênis, ATP de Belgrado: várias partidas - ESPN
09:30 - Ciclismo, Giro da Itália: 17ª etapa - ESPN 2
13:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Brasil x República Dominicana - SPORTV 2
14:00 - Futebol, Copa da Rainha: Madrid CFF x Barcelona (semifinal) - ESPN
14:20 - Basquete 3 x 3, Pré-Olímpico: Brasil x Turquia - SPORTV 3 e TV NSPORTS (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Chapecoense x Avaí - NSC (SC), GLOBOESPORTE (Internet) e TV NSPORTS (Internet)
16:00 - Futebol, Liga Europa: Villarreal x Manchester United (final) - FOX SPORTS
16:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: EUA x Canadá - SPORTV 2
16:25 - Basquete 3 x 3, Pré-Olímpico: Brasil x República Tcheca - SPORTV 3 e TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Internacional x Always Ready - CONMEBOL TV
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Olimpia x Deportivo Táchira - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Bahia x Montevideo City - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Independiente x Guabirá - CONMEBOL TV
20:00 - Basquete, NBA: Washington Wizards x Philadelphia 76ers - SPORTV 2
20:30 - Basquete, NBA: Atlanta Hawks x New York Knicks - ESPN
20:30 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x Houston Astros - ESPN 2
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Barcelona x Santos - FOX SPORTS
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Boca Juniors x The Strongest - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Corinthians x River Plate do Paraguai - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Sport Huancayo x Peñarol - CONMEBOL TV (a confirmar)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Huachipato x San Lorenzo - CONMEBOL TV (a confirmar)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Rosario Central x 12 de Octubre - CONMEBOL TV (a confirmar)
23:00 - Futebol, Copa Libertadores: Nacional do Uruguai x Argentinos Juniors - FOX SPORTS
23:00 - Futebol, Copa Libertadores: Universidad Católica x Atlético Nacional - CONMEBOL TV
23:00 - Basquete, NBA: Memphis Grizzlies x Utah Jazz - ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, WTA de Estrasburgo: várias partidas - ESPN PLAY
06:00 - Tênis, ATP de Parma: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, ATP de Belgrado: várias partidas - ESPN PLAY
12:30 - Basquete, Liga da África: jogo a confirmar - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Botafogo x Internacional, São José x Palmeiras, Minas Icesp x Avaí/Kindermann e Napoli x Ferroviária - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Basquete, Liga da África: jogo a confirmar - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Cruzeiro x São Paulo - MYCUJOO CBF TV
17:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Mixto x Aliança de Goiás - MYCUJOO CBF TV
20:00 - Futsal, LNF: São José x Intelli - TV NSPORTS
21:00 - Futebol, USL: Birmingham Legion x OKC Energy - ESPN PLAY
21:00 - Futebol, USL Liga 1: Forward Madison x Union Omaha - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, MLB: Rieleros x Union Laguna e Pericos x Águila - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, USL: Austin Bold x Real Monarchs - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, USL Liga 1: Toronto FC 2 x Tucson - ESPN PLAY


Quinta, 27/05/2021
09:30 - Ciclismo, Giro da Itália: 18ª etapa - ESPN 2
10:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Canadá x República Dominicana - SPORTV 2
11:00 - Tênis, ATP de Belgrado: quartas-de-final - ESPN
14:30 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Brasil x EUA - SPORTV 2
15:00 - Futebol, Copa da Rainha: Atlético de Madrid x Levante (semifinal) - FOX SPORTS
17:00 - Golfe, Desafio Charles Schwab: 1ª rodada - ESPN 2
18:30 - Basquete, NBB: São Paulo x Flamengo (final, jogo 3) - CULTURA, ESPN e DAZN (Internet)
18:45 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Água Santa x Rio Claro (semifinal, volta) - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Palmeiras x Universitario - FOX SPORTS e FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Jorge Wilstermann x Ceará - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Arsenal x Bolívar - CONMEBOL TV
20:30 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Miami Heat - SPORTV 2
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Flamengo x Vélez Sarsfield - FOX SPORTS e FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Oeste x São Bernardo (semifinal, volta) - SPORTV
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Carolina Hurricanes x Nashville Predators - ESPN
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: La Equidad x Grêmio - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Athletico Paranaense x Aucas - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Lanús x Aragua - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Melgar x Metropolitanos - CONMEBOL TV
23:00 - Basquete, NBA: Phoenix Suns x Los Angeles Lakers - BANDEIRANTES e SPORTV (canal a confirmar)
23:30 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Portland Trail Blazers - SPORTV (canal a confirmar)
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, WTA de Estrasburgo: várias partidas - ESPN PLAY
06:00 - Tênis, ATP de Parma: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, ATP de Belgrado: várias partidas - ESPN PLAY
12:30 - Basquete, Liga da África: jogo a confirmar - ESPN PLAY
13:00 - Luta Livre, Pan-Americano: 1ª sessão do 1º dia - TV NSPORTS
14:00 - Futebol, Copa da Ásia: Al Ahed x Al Hidd - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Amistoso: Turquia x Azerbaijão - ESTÁDIO TNT SPORTS
14:00 - Golfe, Campeonato Sênior da PGA: 1ª rodada - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Flamengo x Corinthians, Bahia x Santos e Real Brasília x Grêmio - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Basquete, Liga da África: jogo a confirmar - ESPN PLAY
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Defensa y Justicia x Independiente del Valle - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
19:00 - Futsal, LNF: Jaraguá x Magnus - TV NSPORTS
20:00 - Luta Livre, Pan-Americano: 2ª sessão do 1º dia - TV NSPORTS
20:30 - Futebol, Campeonato Paraibano: Treze x São Paulo Crystal - JORNAL DA PARAÍBA
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: LDU x Unión La Calera - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:00 - Futsal, LNF: Tubarão x Foz Cataratas - TV NSPORTS
22:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Piratas x Tigres - ESPN PLAY
23:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Acereros x Toros - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.