Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Sábado e domingo, 22 e 23 de maio de 2021
Coisas do São Paulo x Palmeiras de 28 anos e meio atrás

A deste domingo será apenas a segunda finalíssima direta de Campeonato Paulista com o clássico "Choque-Rei". Talvez muitos que lerem estas mal traçadas linhas (se é que alguém lembrará de ler depois de toda a bagunça caótica das duas últimas semanas neste site, culpa unica e exclusivamente minha e de mais ninguém) nem fossem nascidos em dezembro de 1992. Como "nem curto" memória, resgatei algumas coisas daquela decisão para contextualizar com o que temos neste maio de 2021. Pouca coisa parecida ou mesmo igual, quase tudo diferente.

Transmissão da TV Globo Neste domingo, a equipe de "cabine" terá Cléber Machado, Casagrande e Caio Ribeiro. Neste ano, Cléber fez as duas partidas decisivas. Já em 1992, ano que só teve Galvão Bueno na emissora até fevereiro por depois estrear na Rede OM em abril, ele era o 3º locutor do Plim-Plim e ficou de fora da final, feita na ida por Oliveira Andrade e na volta por Luiz Alfredo. Casão ainda jogava e seria campeão da Copa da Itália 92/93 pelo Torino, enquanto Caio recém surgia na base do São Paulo que venceria a Copa SP Júnior um mês depois. Se hoje SP tem dois ex-jogadores comentaristas titulares, em 1992 era só um: o jornalista Juca Kfouri, que na decisão dividiu a opinião com Raul Plassmann, principal comentarista tanto do RJ quanto da rede nacional.

Transmissão do SporTV A única coisa igual entre ele neste 2021 e o antecessor Top Sport naquele 1992 diz respeito a narradores diferentes em cada jogo, agora Odinei Ribeiro na ida e Everaldo Marques na volta e lá atrás Halmalo Silva na ida e Maurício Torres na volta. E ficamos assim. Hoje, além de Odinei e Evê temos dois comentaristas, dois repórteres e um analista de arbitragem. Há 28 anos e meio, era apenas, tão somente, única e exclusivamente o narrador e mais ninguém - a Globosat só começaria a ter reportagem em SP a partir de 1994 e narrador e comentarista locais um ano depois. Outra diferença: na ida deste 2021, o SporTV competiu pela audiência paulistana com a Globo aberta; já na ida de 1992, o Top Sport foi o exibidor exclusivo na capital, fechados nela que foram os sinais do Plim-Plim, da Bandeirantes e da Manchete, que foram liberados somente para a volta.

Paulistão além da e só com Globo Se neste 2021 apenas e tão somente os veículos globais transmitem o torneio, em 1992 tínhamos também a Bandeirantes, com o comando de Luciano do Valle (que fez os dois jogos da final), e a Manchete, que pela primeira vez transmitia o torneio sob a liderança de Osmar Santos.

Mais esporte na TV no dia da decisão Naquele 20 de dezembro de 1992, o clássico de SP às 17h foi a principal, mas não a única atração na telinha. Estes foram outros eventos daquele domingo: na Bandeirantes, o "Show do Esporte" teve ainda o masters Brasil x Presidente Prudente (compacto) às 10h30, o basquete feminino Leite Moça x Ponte Preta pela Taça Brasil às 11h15, as Eliminatórias com Malta x Itália (compacto) às 13h10, os aspirantes estaduais com Guarani x América às 14h15 e a final mineira Cruzeiro x América (VT) às 19h15; a Manchete tinha Fórmula 3 às 12h30; a Cultura tinha o Espanhol com Sevilla x Real Madrid (VT) às 13h20; o Top Sport teve o Espanhol com Rayo Vallecano x Barcelona (VT) às 19h; e a TV Jovem Pan UHF tinha o Francês com Paris Saint Germain x Olympique às 11h, o basquete feminino Constecca x Unimed às 13h, o estadual de futsal às 15h e o Campeonato Argentino às 18h.

Repercussão da finalíssima Quem fez a festa nela foi a Gazeta (Rede OM), única com debate noturno à ocasião pois não tinha nem "Apito Final" na Bandeirantes e nem "Toque de Bola" na Manchete, além do "Cartão Verde" só surgir na Cultura em 1993. Assim, quem quisesse comentários e debates se ligava primeiro no nacional "Show de Bola", que Galvão Bueno comandava às 20h30, e depois na regional "Mesa Redonda" do Roberto Avallone às 22h. Tinha ainda o "Placar Eletrônico" na Globo, só que exatamente naquela virada de domingo para segunda pouquíssimos devem tê-lo assistido pois começou apenas às 2h - e por que causa, motivo, razão ou circunstância foi ao ar tão tarde assim, já que habitual era à meia-noite? Simples: o "Domingo Maior" das 22h mostrou "...E o Vento Levou".

Filmagem única... mas tinha quem se diferenciasse Uma mesma filmagem atendeu às quatro transmissões televisivas de São Paulo x Palmeiras há 28 anos e meio, daí cada emissora botaria ângulos próprios se quisesse. Quem mais se diferenciou foi a Bandeirantes, cuja cobertura ela reprisou no ano passado no "Você Torceu Aqui": tinha uma em helicóptero, duas em trilhos na lateral do campo, uma atrás de cada gol e uma acima da arquibancada.

Convidados identificados na transmissão da Manchete Osmar Santos não tinha comentarista fixo nos jogos que fazia, característica dele naqueles tempos - não havia, por exemplo, um similar ao que ele tinha em Paulo Roberto Martins na Rádio Globo. Assim, naquele "Choque-Rei" decisivo de 1992, um torcedor célebre de cada finalista participou: da parte são-paulina, o novelista Benedito Ruy Barbosa, que dois anos antes fizera história na emissora com "Pantanal" e que no ano seguinte retornaria à Globo para fazer "Renascer"; e da parte palmeirense, Moacyr Franco, que naquele ano saíra do ar ao término do programa que fez no ano anterior na Record.

Transmissões do rádio na final de 1992 No domingo dela, a Folha de S.Paulo destacou as coberturas de cinco emissoras e suas equipes: Bandeirantes com Fiori Gigliotti, Dalmo Pessoa, Flávio Adauto, Cândido Garcia, Roberto Monteiro, Valmir Jorge, Carlos Ribeiro, Pinheiro Neto, Azevedo Marques e Wilson Roberto; CBN com Wanderley Ribeiro e Luiz Augusto Maltoni; Globo com Oscar Ulisses, Paulo Roberto Martins, Ângelo Ananias, Romeu César, Carlos Lima, José Calil, Osmar Garraffa e Carlos Maglio; e Jovem Pan com José Silvério, Flávio Prado, Wanderley Nogueira, Luís Carlos Santos (Quartarollo), Sérgio Orind, Luciano Faccioli, João Antônio de Carvalho e Marcos Nunes.

Do campo e da casamata para os microfones Daquela decisão de 28 anos e meio atrás, cinco jogadores e os dois treinadores são e/ou foram comentaristas. Da parte tricolor: Zetti estava até dias atrás na TV Bandeirantes e na Rádio Play FM, tendo passagens por SporTV, Rádio CBN e SBT; Raí foi da TV Record e da Rádio CBN; Muller hoje está na TV Gazeta e já foi do SporTV e da TV Bandeirantes; e Telê Santana foi do SBT nas Eliminatórias de 1985 e de 1993, além das Copas do Mundo de 1990 e 1994. Da parte palmeirense: César Sampaio passou pela Rádio Jovem Pan; Zinho hoje está na ESPN + Fox Sports e já foi da TV Record; e Otacílio Gonçalves passou pela Rádio Guaíba.

Outros destaques

Mudanças nos torneios nacionais Muitas promovidas nesta semana pela CBF. Na Copa do Brasil, a principal é que, com os dois Flamengo x Coritiba transferidos para 10 e 16 de junho, a faixa RJ da Globo nos dias 2 e 9 passa a ser preenchida pelos dois Red Bull Bragantino x Fluminense. Já no Campeonato Brasileiro, que teve Grêmio x Flamengo e Athletico Paranaense x Flamengo adiados para sabe lá Deus quando, a principal alteração é que Fluminense x Santos precisou passar para dia 17, às 19h, já que tem Flamengo x Coritiba no mesmo Maracanã no dia 16. Nesta data, portanto, a nova partida da faixa SP do Plim-Plim passou a ser Juventude x Palmeiras.

Pague R$ 156 milhões à FERJ, Globo Do Rodrigo Mattos no UOL Esporte: a Justiça do Rio de Janeiro condenou a emissora a desembolsar essa quantia para a Federação de Futebol devido à rescisão do contrato do Campeonato Carioca no ano passado. Mas ainda não são definitivas as decisões, cabe recursoem instâncias superiores.

Inquérito do CADE sobre o Plim-Plim Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: prorrogada em dois meses a investigação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica sobre um monopólio esportivo da Globo, que deverá explicar pontos dos contratos principalmente de torneios como Copa do Brasil (até 2022) e Brasileirão (até 2024).

"Segue o Jogo" de volta em junho Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: será no dia 2 que o programa pós-rodada das quartas-feiras, com Lucas Gutierrez e Paulo Nunes, retornará à grade da Globo.

Afogando em números do Campeonato Paulista Da Máquina do Esporte: quinta-feira, a ida Palmeiras x São Paulo marcou 25 pontos com 43% de participação para a Globo. Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: era o mesmo índice apontado pela prévia, com vitória tranquilíssima sobre os 7 pontos da Record e os 6 do SBT.

Final de SC na quarta à tarde Assim terá que ser com Chapecoense x Avaí no próximo meio de semana: decisão na quarta-feira, às 16h. Não restou outra alternativa à NSC TV pois a grade da Rede Globo não oferece brecha na faixa noturna - não dentro da própria quarta, já que o "Jornal Nacional" entrará às 20h30, "Império" às 21h30 e "Cinema Especial" às 22h35, apresentando Margot Robbie como Tonya Harding em "Eu, Tonya". Uma sorte da afiliada é que não há a possibilidade de pênaltis (a Chape joga por igualdade no saldo de gols para ser campeã).

Campeonato Cearense no horário da Eliana Assim será neste domingo da finalíssima Fortaleza x Ceará às 17h, que a TV Jangadeiro transmitirá normalmente no canal aberto mesmo sendo na faixa do programa da apresentadora do SBT. É uma iniciativa semelhante à de março do ano passado, quando a Jangadeiro e a Jornal de Pernambuco pegaram o horário da loira para exibir Ceará x Sport, pela Copa do Nordeste. E faço o reforço: é a Jangadeiro (SBT) que passará a final do Campeonato Cearense. Jan-ga-dei-ro. Digo isso porque o SportBuzz, portal associado ao UOL, colocou sabe-se lá tirando isso de onde que a partida passará na Verdes Mares e no Premiere. Primeiro: a afiliada da Globo não renovou os direitos neste ano. E segundo: o Cearense jamais teve Premiere.

Campeonato Paranaense na Rede Massa A próxima transmissão será nesta segunda com Paraná x Athletico às 15h20, logo depois não sei se da exibição regionalizada da série "Thundermans" ou se depois do jornal "Primeiro Impacto". (antes que pensem que endoidei, que meu cérebro está tomado pela cachaça, que estou inventando mentiras: não estou mentindo, nunca tomei uma só gota de cachaça em meus quase 40 anos de vida e o doido da história é Silvio Santos, que resolveu mandar o noticiário matinal para a faixa das 11h a partir deste dia)

TV Bandeirantes com Copa Truck Competição aberta neste domingo com etapa inaugural em Goiânia. À parte do locutor ser o mesmo Luc Monteiro da Stock Car, o destaque curioso ficará para o comentarista: Tiago Mendonça, que inicialmente achei que faria só as fórmulas no BandSports, mas que também entra nas escalas da aberta.

TV Bandeirantes sem Campeonato Alemão Devido à classificação do GP de Mônaco (que, aliás, teve Celso Miranda formando uma dupla inédita com Reginaldo Leme nos comentários devido ao triste motivo que foi a morte por Covid-19 do pai do Max Wilson), ficou impossível transmitir um jogo ao vivo da última rodada por simultâneos os eventos. Com isso, a última exibição da temporada acabou sendo Mainz 05 x Borussia Dortmund no domingo passado.

TV Bandeirantes se despedindo do Campeonato Italiano Isto é: se você mora no Rio Grande do Norte ou em Alagoas, já se despediu. É que a última transmissão do torneio será a de Bologna x Juventus às 15h45 deste domingo, tanto que por isso o Palmeiras x Avaí da Copa do Brasil Sub-20 foi excepcionalmente antecipado para as 13h45 do sábado. Acontece que às 16h dominicais os potiguares e os alagoanos vão acompanhar ABC x América. Bologna x Juventus, aliás, será mesmo o último jogo do Italiano no grupo, pois a cobertura não continuará na próxima temporada e nenhum desta rodada final foi agendado para o BandSports, que no domingo à tarde passará a abertura da Liga Diamante. Do Flávio Ricco no "Canal 1": toda e qualquer nova ação na emissora agora só é autorizada se sua rentabilidade for comprovada. Por isso, sinal verde pra Fórmula 1 e sinal vermelho pro Italiano.

O que vem por aí na próxima semana Eventos esportivos na Bandeirantes de 27 a 30 de maio: na quinta, NBA a confirmar às 23h; no sábado, "Você Torceu Aqui" a confirmar às 10h15 (só para São Paulo) e Copa Porsche com a 1ª corrida de Mogi Guaçu às 12h45; e no domingo, Copa Porsche com a 2ª corrida às 11h45, Copa do Brasil Sub-20 a confirmar às 16h, Brasileiro Feminino com Palmeiras x Flamengo às 20h e NBA a confirmar às 23h.

Nova repórter na Band SP: Stephanie Alves Foi ainda no último dia 12 que ela comunicou a novidade nas redes sociais, mas admito que somente nesta sexta me toquei disso ao percebê-la participando da versão paulistana de "Os Donos da Bola". Ela era da Globo Brasília até maio do ano passado, quando a deixou após uma década e foi para São Paulo, inicialmente trabalhando na reportagem de jogos do Novo Basquete Brasil. Enquanto esteve no Plim-Plim, foi apresentadora e repórter por sete anos da edição brasiliense do "Globo Esporte".

Terminando o Cariocão do Lucas Pereira Sábado do fim da competição, que teve o regresso da Record depois de 24 anos e que marcou a volta do narrador ao torneio depois de 11 anos - despedida ao dobrado, já que relatados por ele tanto o Vasco x Botafogo da Taça Rio à tarde quanto o Flamengo x Fluminense da noite. Lucas falou sobre isso e defendeu a cobertura da emissora numa entrevista ao Gabriel Vaquer no UOL Esporte. Antes do Fla-Flu deste 2021, a última decisão carioca transmitida por ele fora Botafogo x Flamengo em 2010 pelo Premiere.

"Galera F.C." ficou para julho Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: uma das razões do adiamento do programa que a RedeTV! pretende exibir às 23h30 das quartas-feiras, com participação de Júlio Cocielo, é tanto ajustar o formato através da ajuda de nomes do segmento quanto procurar alguém para dividir a apresentação após Flávia Noronha tirar seu time de campo por ela e a emissora entrarem em consenso sobre um deslocamento dela no projeto.

Parazão para todo o país A TV Brasil retransmitirá a Cultura do Pará às 17h deste domingo para Paysandu x Tuna Luso. Ou assistiremos a Tuna campeã depois de 33 anos ou uma reviravoltaça do Papão.

Repercussão da final do Gauchão na Ulbra TV Do Coletiva: será exibido às 22h deste domingo o "Ulbra TV Especial Grenal", com convidados debatendo o clássico com Luiz Carlos Reche e Júlio Lemos.

Mais automobilismo na TV Cultura Além das Fórmulas E e Indy, a emissora passará a transmitir neste ano também a Mercedes-Benz Challenge, que terá sua primeira etapa em Interlagos no próximo dia 6.

Decisão do Novo Basquete Brasil Das até cinco partidas entre Flamengo e São Paulo, a Cultura só não mostrará a 2ª, às 20h desta segunda-feira. Todas as demais com canal aberto assegurado, duas acertas: a das 16h deste sábado e a das 18h30 da próxima quinta. Se for preciso um 4º duelo, ele acontecerá no próximo sábado em horário a definir. E caso o tira-teima definitivo seja necessário, será na segunda 31, também em horário a confirmar.

O futuro do Campeonato Italiano Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: representantes de Disney e WarnerMedia se reuniu com executivos da ESPN + Fox Sports e da TNT para tentar obter a transmissão do torneio junto à agência S&T Sports Group (detentora até 2023/2024) até o início da temporada 2021/2022.

O pay-per-view da Copa do Nordeste Do Mário Kempes: Ceará e Fortaleza lideraram o número de assinantes com respectivos 22.464 e 22.095, o que lhes renderá por volta de R$ 330 mil para cada um do total de R$ 1,52 milhão a ser desembolsado pela LiveMode. Os outros oito mais bem colocados: Bahia com 17.712, Sport com 11.242, Vitória com 7.977, Santa Cruz com 6.104, CSA com 2.656, CRB com 2.082 e ABC com 1.998.

Ex-"BBB" no SporTV? Fábia Oliveira afirma em O Dia que o instrutor de crossfit Arthur Picoli será contratado pelo canal. Na semana passada, ele fez uma participação especial no "Tá na Área".

Magno Navarro uma vez mais genial Foi no "Tá na Área" de quinta, quando ele imitou brilhantemente o correspondente Ariel Palacios em análise sobre Enzo Pérez goleiro do River Plate contra o Santa Fe.

Discussão fortíssima no "Seleção SporTV" Foi entre Casagrande e Paulo Vinícius Coelho quando analisavam o Palmeiras no programa desta sexta. A coisa chegou num ponto tamanho que o ex-jogador disse assim: "o Edmundo tem razão". Foi uma remetência a aquele entrevero famoso no Fox Sports em 2017 com o jornalista, que respondeu na lata: "você está sendo grosseiro". Depois, Paulo observou: "o Edmundo é muito meu amigo". Por fim, acertaram seus ponteiros. Enfim, passou da conta - e achei que o errado neste episódio foi o Casão.

Comentaristas olímpicos obtidos Da Cristina Padiglione no Agora S.Paulo e da Patrícia Kogut em O Globo: a Globo/SporTV terá nos Jogos de Tóquio os ex-atletas Thiago Pereira e Joanna Maranhão para a natação, Talita Antunes para o vôlei de praia e Janeth Arcain e Gustavinho Lima para o basquete.

UFC renovado para o Combate? Se depender de diretores da Globo, sim. Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: apesar do MMA não ter mais a popularidade de outrora, há o interesse na manutenção da principal liga da modalidade devido à boa arrecadação do canal a la carte, mesmo com a perda de 150 mil assinantes nos primeiros meses da pandemia. A prioridade da renovação é global e, se exercida, ela poderá valer até 2027.

Recomeçou o futebol da Rádio Capital Com aporte comercial garantido, a nova equipe de Olivério Júnior começou as transmissões já na quinta-feira em Palmeiras x São Paulo, com narração de Pedro Martelli (do BandSports e do canal Rádio Craque Neto no YouTube). No pré-jogo, José Silvério participou e destacou que os últimos detalhes para sua chegada estão sendo acertados, acreditando que em breve começará a irradiar.

Rádio Bandeirantes narrou diretamente do estádio A primeira decisiva do Campeonato Paulista teve Ulisses Costa narrando presencialmente no Allianz Parque, único das esportivas AM/FM a sair do estúdio.

Adiada a estreia do "Bandeirada" Seria neste sábado que iria ao ar o programa de automobilismo que Reginaldo Leme comandará na Rádio Bandeirantes às 12h, mas ficou para o sábado que vem.

Domingo de Denílson na BandNews FM O ex-jogador e comentarista da TV Bandeirantes se junta à equipe da rádio a partir da finalíssima do Paulistão, formando um sexteto com Marcelo do Ó, Bruno Camarão, Alinne Fanelli, Arthur Covre e Fábio França. É o retorno dele ao dial após quatro anos, participante que foi da equipe da saudosa Bradesco Esportes especialmente em programas e com o quadro de memórias "Histórias do Pai".

Por falar em BandNews FM... É mais uma rádio de transmissão confirmada para a Copa América.

"Os Donos da Bola" na Rádio Bandeirantes de Porto Alegre A partir desta segunda, o programa da TV ganhará uma versão própria do AM/FM, igual acontece com a original paulistana do Neto. Substituindo o "Bandeirantes Esporte Show" das 19h às 20h, contará com a mesma equipe do vídeo, formada por Leonardo Meneghetti, João Batista Filho, Fabiano Baldasso, César Cidade Dias, Vagner Martins, Thaigor Janke e Paulo Pires.

O sempre imperdível "Arquivo Guaíba" Neste fim-de-semana, o programa apresentado pelo Luís Magno (que será o narrador da emissora no Grenal deste domingo após a ida ser feita por José Aldo Pinheiro, que está de férias) recordará gols e vestiários de dois títulos gaúchos de visitantes: o do Grêmio no Beira-Rio em 2006, narrado por Haroldo de Souza, e o do Internacional no último jogo do título da história do Olímpico em 2011, transmitido por Orestes de Andrade (primeiro Gauchão após a saída do Haroldo). Sábado, às 18h, com reprise no domingo, às 22h.

A narração mais especial do Internacional campeão mundial Foi a do Daniel Oliveira pela Rádio Bandeirantes. Hoje na Rádio ABC de Novo Hamburgo, ele expressou seu contentamento por parte de seu relato compor a campanha publicitária do lançamento da nova camisa colorada, toda branca e alusiva ao título de 2006.

Criciúma de 1991 virando livro Do Denis Luciano no NSC Total: vem aí "Criciúma Campeão da Copa do Brasil", de autoria de J. Éder, rememorando o momento mais glorioso da história do Tigre. Lançamento da versão digital no 2 de junho dos exatos 30 anos da conquista. A ideia é que a versão física chegue no mesmo mês.

Datas em 0 ou 5 do sábado Três: 30 anos de Guilherme Maia, narrador ex-Esporte Interativo, ex-Record News no Pan-Americano de Lima 2019 e hoje na TV NSports em eventos diversos; 25 anos da Juventus campeã europeia derrotando o Ajax nos pênaltis, final transmitida em canal aberto pela Record e pago pela ESPN; e 10 anos da estreia de Dirceu Maravilha na BandNews FM, narrando Palmeiras 1 x 0 Botafogo pelo Campeonato Brasileiro.

Datas em 0 ou 5 do domingo Duas: 45 anos de Ricardinho, ex-futebolista campeão mundial pelo Brasil em 2002 e hoje comentarista da Globo/SporTV, escalado no dia do aniversário para comentar São Paulo x Palmeiras pelo "Canal Campeão", no qual está desde 2018; e 20 anos do Bayern de Munique campeão europeu nos pênaltis contra o Valencia, decisão transmitida com exclusividade pela ESPN. Essa final me lembra de uma "saudável loucurada" que aprontei: naquela mesma quarta-feira tinha esta final às 15h45 e São Paulo x Grêmio pela Copa do Brasil às 15h. Eu queria acompanhar os dois jogos inteiros, impossível por simultâneos.  O que fiz? Como a ESPN International não registrava placares brasileiros, a assisti ao vivo e gravei a CB para assisti-la após a Liga dos Campeões sem saber do resultado, com a sensação do "ao vivo" mesmo sendo VT no vídeo-cassete. E deu tudo certo no fim das contas.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Sábado, 22/05/2021
07:00 - Velocidade, Fórmula 1: 3º treino do GP de Mônaco - BANDSPORTS
08:30 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Brentford x Bournemouth - ESPN BRASIL
09:30 - Ciclismo, Giro da Itália: 14ª etapa - ESPN 2
10:00 - Velocidade, Fórmula 1: classificação do GP de Mônaco - BANDEIRANTES (São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto + Presidente Prudente, RJ, RS, PR, GO, MS, MT, CE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e BANDSPORTS
10:30 - Velocidade, Mundial de Rali: etapa de Portugal (2º dia) - FOX SPORTS
11:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Atlético Mineiro x Coritiba - SPORTV
11:00 - Tênis, ATP de Genebra: final - ESPN
12:10 - Velocidade, Fórmula 2: 3ª corrida de Mônaco - BANDSPORTS
12:45 - Rúgbi, Copa dos Campeões da Europa: La Rochelle x Toulouse (final) - ESPN 2
13:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Valladolid x Atlético de Madrid - ESPN BRASIL
13:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Madrid x Villarreal - FOX SPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Eibar x Barcelona - STAR HITS
13:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Osasuna x Real Sociedad - ESPN
13:45 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Palmeiras x Avaí - BANDEIRANTES
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Swansea x Barnsley - ESPN PLAY (às 15:00 também na ESPN Brasil)
14:45 - Golfe, Campeonato da PGA: 3ª rodada - ESPN 2
15:00 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Miami Heat - SPORTV 3 e YOUTUBE NBA BRASIL (Internet)
15:05 - Futebol, Campeonato Carioca: Vasco x Botafogo (final da Taça Rio, volta) - RECORD (RJ, ES, SC, PR, DF, GO, BA, SE, PI, PA, AM, RO, AP e regiões de Uberlândia e Varginha), PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet), VASCO TV (Internet) e BOTAFOGO TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Piauiense: Altos x Fluminense (final, volta) - CIDADE VERDE (PI)
16:00 - Basquete, NBB: Flamengo x São Paulo (final, jogo 1) - CULTURA, ESPN, DAZN (Internet) e TWITCH (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Mineiro: Atlético x América (final, volta) - GLOBO MINAS (MG) e SPORTV
16:30 - Futebol, MLS: Portland Timbers x Los Angeles Galaxy - ESPN BRASIL
16:30 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: 3º lugar - BANDSPORTS e TV NSPORTS (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Alagoano: CRB x CSA (final, volta) - BANDEIRANTES (AL e RN) e YOUTUBE FAFTV (Internet)
17:00 - Vôlei, Amistoso Masculino: Brasil x Venezuela - SPORTV 2
17:00 - Velocidade, Nascar Xfinity Series: etapa de Austin - FOX SPORTS
17:05 - Futebol, Campeonato Amazonense: Manaus x São Raimundo (final, volta) - A CRÍTICA (AM, Belo Horizonte, Belém, Parauapebas, Cuiabá, Sinop e Araguaína)
17:30 - Futebol, Campeonato Sergipano: Lagarto x Sergipe (final, volta) - ATALAIA (SE)
17:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x Dallas Mavericks - SPORTV 3 e YOUTUBE NBA BRASIL (Internet)
18:45 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: final - BANDSPORTS e TV NSPORTS (Internet)
20:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Internacional x Vasco - SPORTV
20:00 - MMA, UFC Fight Night 188: Rob Font x Cody Garbrandt - COMBATE (as duas primeiras lutas também no SporTV 3)
20:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Rottnest Island (8º dia) - ESPN 2
21:00 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Brooklyn Nets - ESPN
21:05 - Futebol, Campeonato Carioca: Flamengo x Fluminense (final, volta) - RECORD, PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet), FLA TV (Internet) e FLU TV (Internet)
23:00 - Boxe, Super Galo: Edwin Palomares x Alan Salazar - FOX SPORTS
23:30 - Basquete, NBA: Portland Trail Blazers x Denver Nuggets - ESPN
02:30 - Canoagem, Copa do Mundo de Velocidade: finais - SPORTV 2
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
04:00 - Velocidade, Mundial de Rali: etapa de Portugal (2º dia) - ESPN PLAY
04:05 - Rúgbi, Super Rugby: Chiefs x Brumbies - ESPN PLAY
04:35 - Velocidade, Mundial de Superbike: superpole da 1ª corrida do GP de Aragão - DAZN
06:00 - Tênis, ATP de Lyon: semifinais - ESPN PLAY
06:40 - Rúgbi, Super Rugby: Reds x Crusaders - ESPN PLAY
07:30 - Velocidade, Mundial de Superbike: 1ª corrida do GP de Aragão - ESPN PLAY
08:30 - Atletismo, Brasileiro Sub-20: 3ª etapa - TV NSPORTS
08:30 - Triatlo, Copa do Mundo: 2º dia - TV NSPORTS
09:00 - Basquete, Liga da África: Petroliers x Ferroviàrio de Maputo - ESPN PLAY
09:30 - Tênis, WTA de Parma: final - ESPN PLAY
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Augsburg, Union Berlin x RB Leipzig, Borussia Dortmund x Bayer Leverkusen, Eintracht Frankfurt x Freiburg, Colônia x Schalke 04, Hoffenheim x Hertha Berlim, Stuttgart x Arminia Bielefeld, Werder Bremen x Borussia Monchengladbach e Wolfsburg x Mainz 05 - ONEFOOTBALL
11:30 - Futebol, Inglês Série C: Sunderland x Lincoln City - ESPN PLAY
12:30 - Basquete, Liga da África: GNBC x Rivers Hoopers - ESPN PLAY
13:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Elche x Athletic Bilbao, Huesca x Valencia e Celta x Betis - ESPN PLAY
13:00 - Tênis, WTA de Belgrado: final - ESPN PLAY
13:00 - Atletismo, Brasileiro Sub-20: 4ª etapa - TV NSPORTS
14:00 - Futebol, MLS: Montreal x Cincinnati - DAZN
14:00 - Futsal, LNF: Foz Cataratas x Minas - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Paulista Série A3: Rio Preto x Batatais, Desportivo Brasil x Capivariano, Primavera x Nacional e Bandeirante x Comercial - PAULISTÃO PLAY
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Grêmio x Flamengo - DESIMPEDIDOS e MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: São Paulo x Napoli, Santos x São José, Avaí/Kindermann x Botafogo e Internacional x Minas Icesp - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Vitória x Fortaleza e Náutico x Botafogo da Paraíba - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Internacional x Santos e Corinthians x Fortaleza - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Basquete, LBF: Vera Cruz x Liga Super - TV NSPORTS
15:00 - Futsal, NFFS: Leoas da Serra x Telêmaco Borba - TV NSPORTS
15:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Cefama x Tiradentes - MYCUJOO CBF TV
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Sampdoria x Parma, Crotone x Fiorentina e Cagliari x Genoa - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Oratório x Real Ariquemes, Paraíso x JC e Chapadão x Juventude Conquista - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futsal, Copa Libertadores: ACBF x San Lorenzo (final) - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
16:00 - Basquete, Liga da África: Monastir x Patriots BBC - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Paulista Série A3: Olímpia x Linense, Marília x Noroeste, Barretos x Votuporanguense e São José x Penapolense - PAULISTÃO PLAY
17:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Atlético Mineiro x Chapecoense - MYCUJOO CBF TV
17:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: São Raimundo de Roraima x Iranduba - MYCUJOO CBF TV
18:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Águila de Veracruz x Diablos Rojos - ESPN PLAY
19:00 - Futebol, Mexicano Série B: Tepatitián x TM (final) - ESPN PLAY
19:00 - Futsal, LNF: Pato x Campo Mourão - TV NSPORTS
19:30 - Futebol, USL Liga 1: Richmond Kickers x North Carolina - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Ferroviária x Cruzeiro - MYCUJOO CBF TV
20:00 - Futebol, USL: Indy Eleven x Sporting Kansas City 2 e Pittsburgh Riverhounds x Charlotte Independence - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, USL Liga 1: Chattanooga Red Wolves x Fort Lauderdale e Tormenta x Greenville Triumph - ESPN PLAY
20:05 - Futebol, MLS: Orlando City x Toronto - DAZN
20:30 - Futebol, USL: Tampa Bay Rowdies x Miami e Louisville City x San Diego Loyal - ESPN PLAY
20:35 - Futebol, MLS: New York City x Columbus Crew - DAZN
21:00 - Futsal, LNF: Intelli x Umuarama - TV NSPORTS
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Vegas Golden Knights x Minnesota Wild - ESPN PLAY
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Toros de Tijuana x Tecolotes - ESPN PLAY
21:30 - Futebol, Campeonato Chileno: Unión Española x Universidad Católica - ESTÁDIO TNT SPORTS
21:30 - Futebol, USL: San Antonio x Birmingham Legion - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Sultanes x Acereros - ESPN PLAY
22:30 - Futebol, USL: El Paso Locomotive x Rio Grande Valley Toros - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, USL: Orange County x Sacramento Republic - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, USL Liga 1: Toronto FC 2 x North Texas - ESPN PLAY
23:30 - Futebol, USL: Phoenix Rising x Las Vegas Lights - ESPN PLAY
23:35 - Futebol, MLS: Los Angeles x Colorado Rapids - DAZN


Domingo, 23/05/2021*
*Obs.: a confirmar os jogos da NBA nos canais SporTV.
08:00 - Velocidade, Mundial de Rali: etapa de Portugal (3º dia) - FOX SPORTS
09:15 - Ciclismo, Giro da Itália: 15ª etapa - ESPN 2
10:00 - Futebol, Campeonato Mato-Grossense: Cuiabá x Operário (final, volta) - CENTRO AMÉRICA (MT)
10:00 - Futebol, Campeonato Maranhense: Moto Club x Sampaio Corrêa (final, volta) - MIRANTE (MA)
10:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Internazionale x Udinese - SPORTV
10:00 - Velocidade, Fórmula 1: GP de Mônaco - BANDEIRANTES
10:05 - Vôlei, Amistoso Masculino: Brasil x Venezuela - GLOBO (dentro do "Esporte Espetacular" - menos MT e MA) e SPORTV 2
10:30 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Botafogo x Floresta - SPORTV 3
11:00 - Futsal, LNF: Joinville x Juventude - TV BRASIL e TV NSPORTS (Internet)
11:50 - Velocidade, Copa Shell HB20: etapa de Goiânia - BANDSPORTS
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Liverpool x Crystal Palace - ESPN BRASIL
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Everton - FOX SPORTS
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Tottenham - ESPN
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Brighton - ESPN 2
12:50 - Velocidade, Sprint Race: etapa de Goiânia - BANDSPORTS
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Getafe - STAR HITS
14:00 - Basquete, LBF: Catanduva x Blumenau - CULTURA e TV NSPORTS (Internet)
14:00 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Washington Wizards - SPORTV 2
14:00 - Basquete, WNBA: New York Liberty x Chicago Sky - ESPN
14:00 - Velocidade, Copa Truck: etapa de Goiânia - BANDEIRANTES, SPORTV 3 e FACEBOOK + YOUTUBE COPA TRUCK (Internet)
14:00 - Golfe, Campeonato da PGA: última rodada - ESPN 2
14:30 - Atletismo, Liga Diamante: etapa de Gateshead - BANDSPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Rio Branco de Venda Nova x Real Noroeste (final, volta) - TVE (ES)
15:30 - Velocidade, Nascar Cup Series: etapa de Austin - FOX SPORTS
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Bologna x Juventus - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte" - menos RN e AL) e TNT
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista: São Paulo x Palmeiras (final, volta) - GLOBO (menos RJ exceto Resende, MG exceto Juiz de Fora, RS, SC, GO, MS e PE) e SPORTV
16:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Grêmio x Internacional (final, volta) - RBS (RS) e SPORTV 3
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Avaí x Chapecoense (final, ida) - NSC (SC) e TV NSPORTS (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Náutico x Sport (final, volta) - GLOBO NORDESTE (PE) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Baiano: Bahia de Feira x Atlético (final, volta) - TVE (BA)
16:00 - Futebol, Campeonato Potiguar: ABC x América - BANDEIRANTES (RN e AL)
16:00 - Futebol, Campeonato Goiano: Vila Nova x Grêmio Anápolis (final, volta) - ANHANGUERA (GO) e FGF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Costa Rica x União ABC - MORENA (MS)
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Sevilla x Alavés - STAR HITS
16:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Phoenix Suns - ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Cearense: Fortaleza x Ceará (final) - JANGADEIRO (CE), PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paraense: Paysandu x Tuna Luso (final, volta) - CULTURA (PA) e TV BRASIL
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Corinthians x Real Brasília - BANDEIRANTES
20:00 - Basquete, NBA: Atlanta Hawks x New York Knicks - ESPN
20:00 - Beisebol, MLB: Chicago Cubs x Saint Louis Cardinals - FOX SPORTS
20:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Rottnest Island (9º dia) - ESPN 2
22:30 - Basquete, NBA: Utah Jazz x Memphis Grizzlies - BANDEIRANTES, SPORTV 2 e YOUTUBE NBA BRASIL (Internet)
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
04:30 - Velocidade, Mundial de Rali: etapa de Portugal (3º dia) - ESPN PLAY
05:00 - Tênis, WTA de Estrasburgo: várias partidas - ESPN PLAY
05:45 - Velocidade, Mundial de Superbike: superpole da 2ª corrida do GP de Aragão - DAZN
06:00 - Tênis, ATP de Belgrado: várias partidas - ESPN PLAY
07:15 - Futebol, Campeonato Holandês: Feyenoord x Utrecht - ESPN PLAY
07:15 - Velocidade, Mundial de Superbike: 2ª corrida do GP de Aragão - DAZN
08:00 - Atletismo, Brasileiro Sub-20: 5ª etapa - TV NSPORTS
08:30 - Futebol, Inglês Série D: Morecambe x Tranmere Rovers - ESPN PLAY
08:30 - Tênis, ATP de Parma: várias partidas - ESPN PLAY
09:00 - Tênis, ATP de Lyon: final - ESPN PLAY
09:00 - Basquete, Liga da África: Zamalek x Douanes - ESPN PLAY
09:30 - Triatlo, Copa do Mundo: 3º dia - TV NSPORTS
10:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Esmac x Assermburb - MYCUJOO CBF TV
10:30 - Futebol, Alemão Série B: Bochum x Sandhausen, Erzgebirge Aue x Osnabruck, Heidenheim x Karlsruher, Greuther Furth x Fortuna Dusseldorf, Hamburgo x Braunschweig, Hannover x Nuremberg, Holstein Kiel x Darmstadt, Regensburg x Saint Pauli e Wuerzburger Kickers x Paderborn - ONEFOOTBALL
11:00 - Futebol, Espanhol Série B: Oviedo x Mirandes - ESPN PLAY
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x Manchester United e Aston Villa x Chelsea - DAZN
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Fulham x Newcastle, Sheffield United x Burnley, West Ham x Southampton e Leeds United x West Bromwich - ESPN PLAY
12:30 - Basquete, Liga da África: FAP x Police - ESPN PLAY
13:00 - Futsal, LNF: Atlântico x Blumenau - TV NSPORTS
13:15 - Futebol, Espanhol Série B: Espanyol x Tenerife - ESPN PLAY
13:30 - Futebol, Campeonato Belga: Brugge x Genk e Royal Antwerp x Anderlecht - ESPN PLAY
13:30 - Atletismo, Brasileiro Sub-20: 6ª etapa - TV NSPORTS
14:30 - Futebol, Inglês Série D: Forest Green Rovers x Newport County - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Criciúma x Fluminense, Red Bull Bragantino x Sport, Chapecoense x Ponte Preta, Cresspom x Atlético Mineiro, América Mineiro x Brasil de Farroupilha, Uda x Ceará e Vila Nova do Espírito Santo x Atlético Goianiense - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Amistoso: Ucrânia x Bahrein - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:00 - Futebol, USL: Charleston Battery x New York Red Bulls 2 - ESPN PLAY
15:15 - Beisebol, Liga Mexicana: Union Laguna x Bravos de León - ESPN PLAY
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Atalanta x Milan, Napoli x Verona, Spezia x Roma, Sassuolo x Lazio e Torino x Benevento - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Aquidauanense x Comercial - MYCUJOO TV FFMS
16:00 - Futebol, Campeonato Paraibano: Campinense x Treze, Botafogo x Atlético, Sousa x Nacional e Perilima x São Paulo Crystal - JORNAL DA PARAÍBA
16:00 - Futebol, Campeonato Francês: Angers x Lille, Brest x Paris Saint Germain, Lens x Monaco e outras partidas a confirmar - ONEFOOTBALL
16:00 - Futebol, Campeonato Chileno: Huachipato x Colo Colo - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futsal, LNF: Assoeva x Cascavel - TV NSPORTS
16:00 - Basquete, Liga da África: Salé x Petro de Luanda - ESPN PLAY
16:30 - Futebol, USL: Atlanta United 2 x Memphis 901 - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Mixto x Aliança de Goiás - MYCUJOO CBF TV
17:55 - Futebol, MLS: Seattle Sounders x Atlanta United - DAZN
19:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Palmeiras x Bahia - MYCUJOO CBF TV
20:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: América Mineiro x Ceará - MYCUJOO CBF TV
20:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Boston Bruins x Washington Capitals - ESPN PLAY
21:00 - Futebol, USL: Los Angeles Galaxy 2 x Oakland Roots - ESPN PLAY
21:30 - Futebol, Campeonato Chileno: Universidad de Chile x Everton - ESTÁDIO TNT SPORTS


Segunda, 24/05/2021
09:30 - Ciclismo, Giro da Itália: 16ª etapa - ESPN 2
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Rio Claro x Água Santa (semifinal, ida) - SPORTV
15:20 - Futebol, Campeonato Paranaense: Paraná x Athletico - REDE MASSA (PR), YOUTUBE PARANÁ CLUBE (Internet) e FURACÃO LIVE (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: São Bernardo x Oeste (semifinal, ida) - SPORTV
20:00 - Basquete, NBB: São Paulo x Flamengo (final, jogo 2) - ESPN e DAZN (Internet)
20:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Rottnest Island (10º dia) - ESPN 2
20:30 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Miami Heat - SPORTV 2
21:00 - Beisebol, MLB: Saint Louis Cardinals x Chicago White Sox - FOX SPORTS
23:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Portland Trail Blazers - SPORTV 2
23:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Minnesota Wild x Vegas Golden Knights - ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, WTA de Estrasburgo: várias partidas - ESPN PLAY
06:00 - Tênis, Aberto de Parma: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, Aberto de Belgrado: várias partidas - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Copa da Ásia: Al Hidd x Al Wahda - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Espanhol Série B: Oviedo x Mirandes - ESPN PLAY
14:30 - Basquete, Liga da África: Petroliers x Zamalek - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Athletico Paranaense x Vasco - MYCUJOO CBF TV
15:45 - Futebol, Campeonato Escocês: Dundee x Kilmarnock - ESPN PLAY
15:45 - Futebol, Copa Jovem da Inglaterra: Aston Villa x Liverpool - DAZN
16:00 - Futebol, Espanhol Série B: Las Palmas x Albacete, Leganes x Malaga e Girona x Alcorcon - ESPN PLAY
21:00 - Futsal, NFFB: Leoas da Serra x ADEF - TV NSPORTS

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.