Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Sábado e domingo, 15 e 16 de maio de 2021
Domingo dos 10 anos de seis "Globo Esporte" 100% locais

Até o sábado anterior, apenas de três a seis minutos do primeiro bloco traziam as notícias locais de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Bahia e Ceará. Mas a partir de 16 de maio de 2011, estas seis regiões passaram a ter edições totalmente regionalizadas a exemplo do já ocorrido em São Paulo desde a década de 1980 e em Minas Gerais desde a década de 1990, assim como também naquele ano com o Rio de Janeiro, que passava a fazer duas edições: uma regional para a capital e outra nacional para a rede e as parabólicas.

Duas das novas edições tinham apresentação solo: a da Globo Nordeste em Pernambuco, com Juliana Maggi; e a da RPC no Paraná, com Jasson Goulart. Três contavam com duplas: na RBS aqui no Rio Grande, Paulo Brito passava a ser acompanhado por Alice Bastos Neves; na RBS de Santa Catarina, Suyanne Quevedo formava duo com Giovani Martinello; e na TV Bahia, Thiago Mastroianni ficava junto de Patrícia Abreu. Por fim, a Verdes Mares no Ceará se diferenciava ao ter um trio: Mariana Sasso fazia a dupla de apresentação com Antero Neto e eles eram acompanhados de Paulo César Norões nos comentários. Nas edições já existentes, o RJ tinha Alex Escobar, SP trazia Tiago Leifert, MG estava com Letícia Renna e parabólicas e rede de filiais e afiliadas recebiam Cristiane Dias.

Neste PB, a coluna "PM" do dia 18 trouxe um resumo ilustrativo do primeiro dia de cada "GE" para exemplificar o regionalismo de cada um - com o detalhe de que naquela segunda-feira os cariocas assistiram à edição nacional pois Escobar estava em Recife para a festa dos melhores do Campeonato Pernambuco e na época a ausência dele ou da Cristiane não resultava em substituição e sim na capital fluminense recebendo a edição SAT. Não houve prejuízo local pois o Campeonato Carioca já havia terminado duas semanas antes pois o Flamengo venceu os dois turnos e dispensou a necessidade da finalíssima. Assim, o principal destaque foi o Santos campeão paulista em VT na voz da própria Cris e, de outras decisões estaduais, somente o Grenal mereceu reportagem completa - curiosamente, da já citada Alice Bastos Neves -, com as demais tendo somente os gols apresentados.

Em São Paulo, curiosamente aquela segunda-feira não teve gols de nenhuma das outras finais estaduais (os gols de MG, RS e PE foram mostrados na terça), mas os únicos dois brevíssimos momentos não dedicados à decisão Santos x Corinthians foram para a falha na implosão do Mané Garrincha e a final do Masters de Roma. Duas edições não eram publicadas na íntegra na época e sim apenas com os trechos de assuntos regionais. Assim, Minas Gerais teve 16 minutos locais dos 23 líquidos e a Bahia só contou com 12 "da casa", metade do tempo total. Aqui no Rio Grande do Sul, onde o Grenal foi pauta central com alguns campeões gaúchos pelo Internacional no estúdio, foram mostrados os gols de MG, PE, SC e BA, além de reportagem completa de Santos x Corinthians com Renato Peters.

Em Santa Catarina, Suyanne Quevedo e Giovani Martinello foram anunciados na abertura por Cristiane Dias. Além da predominante Chapecoense campeã com direito ao técnico Mauro Ovelha no estúdio, foram mostrados os gols de MG, BA, GO e PE, com reportagens completas para Santos x Corinthians e Grenal, ainda tendo um VT que mostrou a história do jornal no estado. Em Pernambuco, o título do Santa Cruz mereceu praticamente todo o espaço do "GE" com matérias e três jogadores campeões convidados no estúdio, fora isso só tendo espaço para o gol do Sport campeão estadual de juniores e os gols das finais de SP, RS, MG, BA, SC e GO. Foi a edição campeã em regionalismo.

Os outros dois novos "Globo Esporte" não tiveram campeões do dia anterior para repercutir por já definidos de uma a três semanas antes. No Ceará, o convidado especial no estúdio foi Mauro Carmélio, presidente da Federação, o que permitiu espaço para os gols de GO e SC, além de matérias completas de Grenal, Santos x Corinthians, Cruzeiro x Atlético, Vitória x Bahia de Feira (esta com Marcos Carvalho, que reportou o jogo pelo SporTV), Santa Cruz x Sport (esta com Sabrina Rocha, creditada erradamente como Georgia Kyrillos - isto é: "Kirillos") e até da etapa brasileira do Mundial de Surf. Já o Paraná teve no dia anterior a final do interior vencida pelo Cianorte contra o Operário, que tanto abriu quanto encerrou o jornal, cujos destaques foram para VTs completos das finais paulista, gaúcha, pernambucana e mineira, além dos gols baianos, catarinenses e goianos, fora outros assuntos dos demais esportes.

Uma curiosidade é que, do que tenho acompanhado por alto nos últimos dias, de todas estas seis novas edições regionais que o "Globo Esporte" ganhava - às quais se somariam algumas outras nos anos seguintes (casos de Distrito Federal e Goiás, entre outras) -, a única que vejo celebrar os 10 anos de regionalização 100% com alta pompa e enorme circunstância é a daqui do Rio Grande do Sul, já com resgates feitos a partir do último dia 6. Com nenhuma das outras tenho notado isso acontecer de véspera. Aliás: de todos os apresentadores que estrearam estes seis novos jornais locais, apenas Alice Bastos Neves continua na sua desde o começo até os dias atuais, que é a Alice Bastos Neves. Seu parceiro Paulo Brito deixou o "GE" em 2012 para ficar apenas no segmento esportivo do "Jornal do Almoço", reaparecendo eventualmente nas ausências dela quando dedicada a reportagens. Brito deixou a RBS TV no segundo semestre de 2016, depois passando por Rádio e TV Bandeirantes e RDC TV.

Em Santa Catarina, Giovani Martinello saiu em 2015 para rumar ao Esporte Interativo, atualmente estando no DAZN e na Rádio Oeste Capital de Chapecó, enquanto Suyanne Quevedo deixou a já NSC TV em 2017 e não voltou mais à telinha esportiva, dedicando-se desde então a uma ótica e joalheria de propriedade da família. No Paraná, Jasson Goulart deixou não só o "GE", mas a editoria de esportes em 2012, retornando ao jornalismo geral primeiro como repórter e depois como apresentador do jornal "ParanáTV - 1ª Edição" e do sucessor "Meio-Dia Paraná". No ano passado, ele saiu da RPC e foi para a RIC TV (Record) apresentar o "Balanço Geral" de Curitiba. Os anos seguintes tiveram a apresentação de Rogério Tavares e de Janaína Castilho, ficando ela após a saída dele em 2020.

Em Pernambuco, Juliana Maggi saiu em 2012 para retornar ao Rio e trabalhar no SporTV - hoje, ela está fora do vídeo e fora do Brasil pois mora no Chile há alguns anos. George Guilherme ficou por muitos anos, mas também regressou à matriz global e isso abriu espaço para Tiago Medeiros, à frente do jornal desde 2019. Na Bahia, Thiago Mastroianni e Patrícia Abreu seguiram em dupla até 2017, quando ela se transferiu para a Record para ser apresentadora jornalística geral por cerca de um ano, em seu lugar entrando Mariana Aragão, que alguns anos depois ficaria sozinha. Ela esteve no ar até o começo deste ano, quando "do nada" se afastou e a substituição veio com Danilo Ribeiro.

E no Ceará, Mariana Sasso ficou no "GE" até 2013, quando saiu do esporte e passou para a TV Diário - nesta sexta, inclusive, uma entrevista com ela foi publicada por Mário Kempes em seu blog. Antero Neto foi pro SporTV e voltou alguns anos depois para a Verdes Mares, mas não ao jornal e sim às narrações. Já Paulo César Norões trocou o esporte pela editoria política e por cargo diretivo na emissora até 2019, quando desgastou-se de maneira irremediável após as acusações de assédio moral feitas por Kaio Cezar, que se demitiu ao vivo quando apresentava a atração. Atualmente, Marcos Montenegro comanda a edição cearense do "Globo Esporte".

Outros destaques

Atrações da próxima semana na Bandeirantes Estes eventos serão exibidos dos dias 20 a 23: na quinta, NBA a confirmar às 23h; no sábado, classificação da Fórmula 1 em Mônaco às 10h e Italiano a confirmar às 13h; e no domingo, GP de Mônaco às 10h, Italiano a confirmar às 13h, Copa Truck em Goiânia às 15h, Palmeiras x Avaí pela Copa do Brasil Sub-20 às 16h, Corinthians x Real Brasília pelo Brasileiro Feminino às 20h e NBA a confirmar às 23h.

Campeonato Alemão se despede neste fim-de-semana Considerando-se, claro, a grade citada acima e divulgada pela assessoria de imprensa, que não o agenda para a semana que vem. Então, o Mainz 05 x Borussia Dortmund das 13h deste domingo marcará o fim da exibição do torneio, que voltou ao canal aberto após três décadas.

Campeonato Russo já se despediu Ao menos a temporada atual, que terminará neste domingo às 8h sem nenhum jogo nem na Bandeirantes aberta e muito menos no BandSports - o campeão já está definido, é o Zenit. Na faixa das 10h deste sábado, a cidade de São Paulo assistiu o "Você Torceu Aqui", que resgatou um Palmeiras 3 x 1 Vasco do Campeonato Brasileiro de 1996 com Alexandre Santos, João Zanforlin e Osvaldo Pascoal.

"Show do Esporte" fora do estúdio O deste domingo terá não só Glenda Kozlowski, mas também Elia Júnior presente em Interlagos porque a Bandeirantes mostrará a Stock Car a partir das 11h15. Detalhe: esta etapa contará com comentários somente do Felipe Giaffone, que se reveza com Max Wilson na função de "comentarista piloto" na dupla de Fórmula 1 com Reginaldo Leme, que esteve presencialmente na abertura da Stock em Goiânia.

Fórmula 1 com mini-corrida em 18 de julho A categoria confirmou o cronograma do GP da Inglaterra com esta novidade de meia hora, que substituirá em três etapas a classificação habitual - e para a Bandeirantes os horários ficaram bons pois a mini-corrida do sábado cairá às 12h30 no nosso horário, dentro da faixa de rede 100% nacional a partir das 12h neste dia da semana. O GP no domingo também ficou em bom horário: 11h. Nesta mini-corrida, os resultados definirão a ordem de largada na corrida principal e o ganhador terá uma pole position contando para as estatísticas, além de receber um troféu, embora não haja cerimônia de pódio neste caso.

Mais espaço rende um trabalho melhor ainda, Mariana Becker De Beatriz Cesarini no UOL Esporte: a repórter diz ser super realizador estar na TV Bandeirantes, se sentindo em casa e se sentindo mais solta, o que é perceptível no vídeo, tendo a impressão de que consegue se comunicar melhor com as pessoas na fase atual. Como ela ressaltou, antes o bastidor ficava muito escondido e o público só recebia o presente pronto, enquanto agora acompanha todo o processo, desde a pesquisa até a compra e o embrulho - justamente pelo maior espaço no ar.

E aí, Sérgio Maurício, tá antenado? O narrador da F-1 na TV Bandeirantes será escutado neste sábado na Rádio Bandeirantes como entrevistado do semanal de variedades "Antenados", que - como não tem transmissão de futebol - irá ao ar normalmente às 20h. A conversa com o apresentador Danilo Gobatto foi gravada em 9 de abril.

Quiseram - e não levaram - a cabeça do Neto Ao criticar a convocação da Seleção Brasileira durante a versão paulistana de "Os Donos da Bola", o comentarista afirmou não ter medo da CBF e disse que ex-integrantes da entidade já pediram sua demissão à Bandeirantes, citando José Maria Marin, Vanderlei Luxemburgo, Marco Polo del Nero e Luiz Felipe Scolari, completando que sempre que pedem sua cabeça renova o contrato e ganha mais grana.

Campeonato Carioca na Record Sábado da ida decisiva de Fluminense x Flamengo para todo o país às 21h05, com Lucas Pereira, Ricardo Rocha, Gutemberg de Paula Fonseca, Mylena Ciribelli e repórteres. E domingo da ida de Botafogo x Vasco na consolação Taça Rio às 11h05, aí só pros estados que assistiram o torneio todo.

Edmilson no São Caetano Convidado especial recorrente das partidas da Libertadores transmitidas para a cidade de São Paulo, o ex-jogador foi apresentado nesta sexta como novo gerente de futebol do Azulão.

SBT condenado Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: R$ 27,9 mil de indenização terão que ser pagos ao Vitória devido a uma montagem com a palavra "vice" no lugar da sigla "ECV" (de Esporte Clube Vitória) e à definição dele como "eterno vice do Bahia" durante a competição "Menino de Ouro", exibida em 2013 nas manhãs de domingo. Foi ainda naquele ano que o clube processou a emissora, mas somente agora a Justiça da Bahia julgou o caso.

Última rodada do Paranaense sem Rede Massa Realizada às 11h30 deste sábado (horário trocado quatro vezes seguidas em um só dia nesta semana, troço malucamente doido) e sem nenhum jogo na afiliada do SBT.

Fernando Becker vacinado Atuante no Grenal deste domingo, o repórter da RBS TV de Porto Alegre tomou nesta semana a 1ª dose do imunizante contra a Covid-19. No mês que vem, ele completará 48 anos.

Campeonato Maranhense na TV Mirante A afiliada da Globo mostrará nos dois próximos domingos a finalíssima entre Moto Club e Sampaio Corrêa, com Laércio Costa narrando, Juraci Filho, Werton Araújo e João Ricardo. Detalhe: bola rolando às 10h, o que fará com que o "Esporte Espetacular" nestas duas datas deixe de ser exibido em sua maioria não apenas em Mato Grosso (onde a final é Cuiabá x Operário), mas também em mais um estado.

Campeonato Paulista na Rede Globo Foi somente ao término de São Paulo x Ferroviária que veio a confirmação da semifinal que passará às 16h deste domingo na rede nacional (menos para MG, RS, SC, GO, MS e PE, que terão os campeonatos locais, e pro RJ, que ficará com "A Cabana" na "Sessão Telecine de Cinema" - menos na região de Resende por neste ano ela optar pelo estadual bandeirante): Corinthians x Palmeiras.

Paulistão a partir de 2022 Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: com o fatiamento dos jogos em vários pacotes ao invés de tudo ser vendido junto a partir do ano que vem, interesse já foi manifestado tanto pela Globo para a renovação quanto por Bandeirantes, SBT e RedeTV!, que iniciaram conversas para saber planos e valores pretendidos pela Federação. Além dos quatro canais abertos, outras quatro empresas de streaming têm interesse nos direitos.

Volte com os gols do fim-de-semana inteiro, "Fantástico"! Por mais que há mais de uma década e tanto o quadro de gols do dominical não mostre mais os gols de sábado à tarde e início da noite por já passarem no "Jornal Nacional" do mesmo dia, tem quem ainda não se conforme com isso. Pego como exemplo um protesto feito no início desta semana pelo narrador Kaio Cezar no Twitter, que reclamou que o programa "ignorou na cara dura" a decisão da Copa do Nordeste - e não foi bem isso que aconteceu, se sabe. O título do Bahia contra o Ceará foi destacado nos gols de sábado no "JN" e em VT de um minuto e meio no "Esporte Espetacular" na manhã de domingo. Da mesma maneira, o "Fantástico" não mostrou gols que já tinham passado no "JN" do dia anterior, das partidas Vasco x Madureira, Atlético Mineiro x Tombense e Internacional x Juventude. Gols de sábado apresentados pelo Tadeu Schmidt são apenas os dos jogos terminados após o fim do "Jornal Nacional", como foram os de Flamengo x Volta Redonda.

Mais exposição, mas menos dinheiro De Alexandre Araújo e Bernardo Gentile no UOL Esporte: o Botafogo terá seis dos primeiros 10 jogos na Série B exibidos pela Globo aberta, aparecendo muito mais nela do que vinha aparecendo nos últimos anos na Série A. O grande problema é que aparecer em TV aberta na Bêzona não renderá grana nenhuma, o clube abriu mão da sua parte no fatiamento do dinheiro pago aos participantes do torneio por apostar nas notas lucradas via pay-per-view. Já na divisão principal, cada peleja exibida rendia R$ 1 milhão.

Pandemia mudou a escala da Eurocopa na Globo Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: com o Brasil incluído na lista de alto risco de todos os países europeus para contágio do coronavírus, só serão escalados profissionais residentes no Velho Continente ou que morem aqui e tenham passaporte europeu. A maior mudança é a entrada do repórter Felipe Brisolla, que iria a Tóquio e agora vai pra Eurocopa por ter passaporte europeu, motivo que também mantém o envio de Raphael de Angeli. De fora dessa ficarão Felipe Diniz, que permanecerá no Brasil, e Júlia Guimarães, que substituirá Brisolla nos enviados aos Jogos Olímpicos. De 15 presentes totais, o número caiu para sete.

Casagrande vacinado O comentarista da Globo recebeu nesta semana a 1ª dose do imunizante contra a Covid.

Dia 4 tem Seleção com Galvão Da Patrícia Kogut em O Globo: Galvão Bueno narrará Brasil x Equador, realizado aqui em Porto Alegre, pelas Eliminatórias. O último jogo canarinho com ele foi Brasil x Argentina em 2019.

Contratos vencendo, renovações acontecendo? Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a Globo/SporTV começará em breve as conversas para renovar os vínculos de Galvão Bueno, Cléber Machado, Luís Roberto, Luiz Carlos Jr., Milton Leite e Jota Júnior, todos findando ao término de 2022. "Ah, mas precisa ver algo tão cedo assim?" Ah, precisa. Melhor prevenir do que remediar. Se é de interesse manter todos, que se assegure isso o quanto antes.

Adiado o retorno de Jota Júnior Seria no São Paulo x Ferroviária desta sexta a volta do narrador do SporTV após um ano e dois meses, mas lamentavelmente ele acordou afônico e sem condições de trabalhar, por isso Odinei Ribeiro o substituiu. Fiquemos agora no aguardo da próxima oportunidade para o tão aguardado regresso do Jotinha.

Renata Silveira vacinada Aplicada a 1ª dose do imunizante contra o coronavírus na narradora do SporTV, que tem 31 anos e já foi vacinada por ser profissional de educação física, que entra no grupo prioritário no RJ.

Cruzmaltinos: comprem muito pay-per-view! Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: dos 10 primeiros jogos do Vasco na Série B do Campeonato Brasileiro, sete serão exclusivos do SporTV. Duas razões explicam isso: é um dos cinco clubes com mais torcedores assinantes cadastrados; e a exemplo de Botafogo e Cruzeiro, abriu mão da grana fixa no racha do pagamento total pela competição, apostando no tutu que virá destas assinaturas.

Vergonha histórica na Libertadores Foi o que aconteceu na quinta em América de Cali x Atlético Mineiro, por sete vezes interrompido (cinco ou sete, perdi as contas por tantas) devido ao efeito do gás lacrimogênio atirado do lado de fora do estádio em Barranquilla nos confrontos nos quais a polícia colombiana baixou o cacete no povo que protestava contra a reforma tributária e outras canalhices do governo federal. A teimosia em manter a partida acontecendo numa situação completamente inapropriada para isso fez as equipes de transmissão perderem o ânimo e relatarem o jogo até o fim sem o pique habitual, tanto no Facebook com Jorge Iggor e Bruno Formiga quanto no Fox Sports com João Guilherme e Leonardo Bertozzi, cuja transmissão acompanhei e cujas posturas foram perfeitas. Bertozzi agradeceu pelas mensagens num dia muito sonhado (comentar um jogo do seu time em Libertadores) e que ficou marcado por isso e pela acertada postura crítica. Já João definiu esta como a jornada mais difícil de sua carreira.

Quais gurias conquistarão a Europa neste domingo? A ESPN Brasil transmitirá Chelsea x Barcelona às 15h45, sendo sua equipe composta por Luciana Mariano, Mariana Spinelli, Renata Ruel e Thiago Simões.

Carlos Fernando vacinado contra a Covid O narrador do BandSports também recebeu a 1ª dose do imunizante.

Narração histórica de Rogério Assis Habituado há muitos e muitos anos a transmitir os grandes clubes paulistas no rádio, o "Canhão" fez Peñarol x Corinthians pela Conmebol TV e colocou sua voz como a única de locutor televisivo em um momento histórico: os 4 x 0 representaram a pior derrota corintiana em jogos internacionais oficiais.

Libertadores de Futsal na internet Do Gabriel Vaquer (que - atenção: é uma descontração brincalhona, não tomem a sério - virará "persona non grata" em Carlos Barbosa por não incluir a tricampeã ACBF na manchete com meu total apoio nesse sentido, rs) no UOL Esporte: iniciada neste domingo e realizada até o domingo que vem, a competição será mostrada nos canais oficiais da Copa Libertadores no Facebook e no YouTube, além de uma que outra também no Twitch. A narração será de Marcelo Hazan, que até recentemente era do portal GloboEsporte.

Campeonato Cearense ao vivo no Instagram Presidente do Fortaleza, Marcelo Paz falou ao Bruno Balacó, do portal GC Mais, sobre a experiência de ser narrador por um dia na partida contra o Crato, na última quarta. O começo do segundo tempo teve uma queda de energia elétrica que ferrou muito a vida dos exibidores televisivos Jangadeiro (que ainda conseguiu se virar com uma câmera própria) e NordesteFC. Desafiado por torcedores a transmitir o restante do jogo em seu perfil no Instagram por ausente a imagem na TV, não só o fez, como ainda narrou os lances. Não custa lembrar que, antes de ser mandatário tricolor, Marcelo foi cronista esportivo por muitos anos.

Vem aí Denílson na BandNews FM A emissora até tem feito um suspense nas redes sociais sobre qual novidade estreará na finalíssima do Campeonato Paulista no domingo da semana que vem, mas Flávio Ricco já estragou a surpresa (risos) no "Canal 1". O ex-jogador será o novo colunista fixo de futebol da emissora, que completará 16 anos na próxima quinta-feira. Denílson já foi comentarista de rádio na saudosa Bradesco Esportes.

Isabelly Morais cada vez mais na Rádio Bandeirantes Quinta-feira, ela fez sua primeira reportagem de jogo com um dos quatro grandes de SP envolvidos ao cobrir o Peñarol na goleada diante do Corinthians.

O Grenal do Marcos Couto e do José Aldo Pinheiro Será o primeiro decisivo do Campeonato Gaúcho, neste domingo, no Beira-Rio. Marcão vai narrá-lo na Rádio Bandeirantes, "raridade rara" tê-lo em finalíssimas do torneio nesses anos todos na emissora - só não afirmo ser algo inédito pois pode ter acontecido outra vez e eu não lembrar ou mesmo não saber. Aliás: este meio de semana foi "raridade rara" pois o "Gigante do Vale" transmitiu as duas partidas da dupla, tanto Táchira x Internacional na terça quanto Grêmio x Lanús na quinta. Imagino que Marco Antônio Pereira, que nesta semana apresentou normalmente o "Apito Final", transmita a volta na Arena. Já Zé Aldo fará apenas a ida na Rádio Guaíba pois entrará em férias a partir desta segunda, passando o comando do "Ganhando o Jogo" para Luís Magno. Resta saber se a volta terá o "Magnata" ou o "Galo Missioneiro" Orestes de Andrade.

O sempre imperdível "Arquivo Guaíba" Neste fim-de-semana, o programa apresentado pelo já citado Luís Magno recordará as coberturas pós-jogo da emissora nos títulos gaúchos do Internacional em 1992, após um 0 x 0, e do Grêmio em 1995, depois de vencer por 2 x 1. Veiculação no sábado, às 18h, e no domingo, às 22h.

Adroaldo Guerra Filho e a "lata de lixo" Foi assim que o comentarista da Rádio Gaúcha definiu no "Sala de Redação" desta quinta o Grêmio antes da mudança de treinador de Renato Portaluppi para Tiago Nunes. No meio de uma discussão forte com Leonardo Oliveira, ele afirmou que tinha coragem para afirmar algo assim. Além de irritar muitos gremistas, Guerrinha também irritou muitos colorados, que viram nesta crítica aos tricolores uma crítica indireta ao técnico Miguel Ángel Ramirez por ter sobrado demais pro time anterior dele, o Independiente del Valle.

A 1ª transmissão da Rádio Brasil Central Do Auvaro Maia: a nova fase esportiva na emissora começará neste domingo, das 15h às 19h, com Grêmio Anápolis x Vila Nova narrado por Daniel de Paula, comentado por Jean Lopes e Daniel Santana, reportado por Thaís Freitas e Rupert Nickerson e ancorado por Vitor Monteiro. A transmissão terá seus bastidores mostrados ao vivo pela TV Brasil Central tanto no aberto comum quanto no YouTube.

Futebol na Rádio Difusora de Goiânia Do Auvaro Maia: negociando para as transmissões acontecerem não apenas nos finais de semana, mas também nos meios de semana, a emissora contratou o narrador Eduardo Carvalho, ex-SporTV, TV Anhanguera e Rádio Aliança, que estreará no Grêmio Anápolis x Vila Nova deste domingo.

Datas em 0 ou 5 destes dias

Cinco foram da sexta-feira: 75 anos da Rádio Eldorado, a mais tradicional do futebol em Criciúma; 70 anos de Mário Lima, o narrador "Amigo da Galera" hoje na Som Maior FM de Criciúma e ex-Eldorado, Guaíba, Bandeirantes de Porto Alegre, Sociedade da Bahia e muito mais; 50 anos de Frank Fortes, produtor e repórter do "Na Geral" na Massa FM e ex-Rádio Bandeirantes; 45 anos da TVS do Rio de Janeiro, atual SBT Rio e embrião da rede liderada por São Paulo a partir de 1981 (foi a TVS que obteve em 1977 a transmissão do amistoso Cosmos x Santos do último gol de Pelé); e 40 anos de Victor Martins, colunista e editor do portal Grande Prêmio e comentarista da ESPN.

Deste sábado, há quatro datas. A primeira: 10 anos de um "Esporte Espetacular" emocionante na TV Globo, encerrado com uma homenagem ao produtor e editor Kaká Langer, falecido três dias antes aos 43 anos e que respondeu nos anos 1980 e 1990 pelo hilário quadro "Piores Momentos" (os créditos finais levaram em todas as funções - com exceção das últimas, dos altos cargos diretivos - o nome de Kaká, e antes deles os apresentadores Luciana Ávila e Luís Ernesto Lacombe tiveram que se segurar para não desabar no choro por tal o abalo em toda a equipe).

A segunda: 10 anos do último "jogo do título" do Estádio Olímpico Monumental, a final do Campeonato Gaúcho vencida pelo Internacional sobre o Grêmio por 3 x 2 no tempo normal e 5 x 4 nos pênaltis. Na televisão aberta, a RBS obteve 47 pontos de média e sensacionais 77% de participação em Porto Alegre. No rádio, duas curiosidades: a Guaíba teve sua primeira decisão de Gauchão após a saída do Haroldo de Souza para a Bandeirantes e coube ao Orestes de Andrade narrá-la na volta (a ida foi com Mário Lima); e a Rádio Caxias teve reportagem do seu correspondente porto-alegrense Cristiano Silva, que poucos dias antes havia deixado a Rádio Bandeirantes.

A terceira: 10 anos do Santos campeão paulista com 2 x 1 diante do Corinthians. Detalhe: nenhuma das três transmissões televisivas teve narração presencial na Vila Belmiro. Nem a Globo com Cléber Machado, nem o SporTV com Milton Leite e nem sequer a Bandeirantes com Luciano do Valle. Só tubo nelas. Nos canais abertos, o Ibope apontou 42 pontos totais em Sampa City, sendo 30 da Globo e 12 da Bandeirantes.

A última: 40 anos do 500º gol da carreira de Zico, marcado no amistoso França 1 x 3 Brasil em Paris. A partida foi transmitida por Globo com Luciano do Valle e Record com Sílvio Luiz. Detalhe: n'O Estado de S.Paulo, as matérias desta partida foram do enviado especial Fausto Silva, que conciliava o jornal com a Rádio Globo SP.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Sábado, 15/05/2021
06:00 - Tênis, Torneio de Roma: semifinais - ESPN
07:30 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: treino e classificação do GP da França - FOX SPORTS
08:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Leeds United - ESPN BRASIL
09:30 - Ciclismo, Giro da Itália: 8ª etapa - ESPN 2
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Fulham - ESPN BRASIL
11:00 - Futsal, Supercopa Feminina: Leoas da Serra x Taboão Magnus - BANDSPORTS e TV NSPORTS (Internet)
13:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Internazionale - BANDEIRANTES e TNT
14:00 - Futebol, Campeonato Português: Benfica x Sporting - ESPN BRASIL
14:30 - Velocidade, Nascar Xfinity Series: etapa de Dover - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Brasiliense: Brasiliense x Ceilândia (final) - TV BRASÍLIA (DF)
15:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Rio Branco de Venda Nova x Rio Branco de Vitória (semifinal, volta) - TVE (ES)
15:00 - Velocidade, Stock Car: classificação da etapa de São Paulo - SPORTV 2, YOUTUBE STOCK CAR (Internet) e AUTOVIDEOS (Internet)
15:15 - Basquete, NBB: Paulistano x Flamengo (semifinal, jogo 3) - ESPN e DAZN (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Roma x Lazio - SPORTV
15:45 - Velocidade, Fórmula Indy: GP de Indianápolis - CULTURA
16:00 - Futebol, Campeonato Cearense: Ceará x Fortaleza - JANGADEIRO (CE), PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Sergipano: Sergipe x Lagarto (final, ida) - ATALAIA (SE)
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Brighton x West Ham - ESPN BRASIL
16:45 - Velocidade, Stock Light: 1ª corrida de São Paulo - BANDSPORTS, YOUTUBE STOCK CAR (Internet) e AUTOVIDEOS (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Alagoano: CSA x CRB (final, ida) - BANDEIRANTES (AL e RN) e YOUTUBE FAFTV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paraense: Remo x Castanhal (3º lugar) - CULTURA (PA)
17:05 - Futebol, Campeonato Amazonense: São Raimundo x Manaus (final, ida) - A CRÍTICA (AM, Belo Horizonte, Belém, Parauapebas, Cuiabá, Sinop e Araguaína)
17:30 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Estudiantes x Independiente - FOX SPORTS
18:00 - Basquete, NBB: São Paulo x Minas (semifinal, jogo 3) - CULTURA, ESPN, DAZN (Internet) e TWITCH (Internet)
18:15 - Futebol, Campeonato Cearense: Atlético x Ferroviário - JANGADEIRO (CE)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Atlético Mineiro x Corinthians - SPORTV
19:15 - MMA, UFC 262: Charles Oliveira x Michael Chandler - SPORTV 3 (duas primeiras lutas) e COMBATE
20:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Rottnest Island (1º dia) - ESPN 2
21:00 - Basquete, NBA: Miami Heat x Milwaukee Bucks - ESPN
21:05 - Futebol, Campeonato Carioca: Fluminense x Flamengo (final, ida) - RECORD, PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet), FLU TV (Internet) e FLA TV (Internet)
23:00 - Boxe, Pena Júnior do CMB e da AMB: Luis Nery x Brandon Figueroa - FOX SPORTS
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
04:00 - Rúgbi, Super Rugby: Crusaders x Brumbies - ESPN PLAY
06:30 - Canoagem, Copa do Mundo de Velocidade: 2º dia - TV NSPORTS
06:45 - Rúgbi, Super Rugby: Rebels x Blues - ESPN PLAY
08:45 - Rúgbi, Super Rugby: Force x Chiefs - ESPN PLAY
10:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Genoa x Atalanta e Spezia x Torino - ESTÁDIO TNT SPORTS
10:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Londrina x Blackstar - TV NSPORTS
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Freiburg x Bayern de Munique, Borussia Monchengladbach x Stuttgart, Bayer Leverkusen x Union Berlin, Augsburg x Werder Bremen, Hertha Berlim x Colônia, Arminia Bielefeld x Hoffenheim e Schalke 04 x Eintracht Frankfurt - ONEFOOTBALL
10:40 - Velocidade, USF 2000: 3ª corrida de Indianápolis - TWITCH FITTIPALDI BROTHERS
11:30 - Futebol, Campeonato Paranaense: Toledo x Athletico - FURACÃO LIVE
11:30 - Futebol, Campeonato Paranaense: Rio Branco x Coritiba - COXA PRIME
11:30 - Futebol, Campeonato Paranaense: Paraná x Operário - YOUTUBE PARANÁ CLUBE
11:30 - Rúgbi, Premiership: Leicester Tigers x Harlequins - ESPN PLAY
13:15 - Futebol, Copa da Inglaterra: Chelsea x Leicester (final) - DAZN
14:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Atlético Mineiro x Aliança de Goiás - MYCUJOO CBF TV
14:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Anápolis x Brusque - TV NSPORTS
14:00 - Boxe, Meio-Pesado da AMB Internacional: Joshua Buatsi x Daniel dos Santos - DAZN
14:05 - Futebol, MLS: New York City x Toronto - DAZN
14:30 - Futebol, Campeonato Turco: Goztepe x Besiktas - DAZN
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Botafogo x Minas Icesp - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Botafogo da Paraíba x Santos Dumont e Esmac x São Raimundo de Roraima - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Paulista Série A2: Portuguesa x Audax, Juventus x EC São Bernardo, Oeste x Rio Claro, São Bernardo FC x Velo Clube, Água Santa x Portuguesa Santista, XV de Piracicaba x Atibaia, Taubaté x Sertãozinho e Monte Azul x Red Bull Brasil - PAULISTÃO PLAY
15:00 - Futebol, Paulista Série A3: Rio Preto x São José, Batatais x Bandeirante, Votuporanguense x Penapolense e Capivariano x Primavera - PAULISTÃO PLAY
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Botafogo x Palmeiras, Internacional x Fluminense, Flamengo x Ceará, Santos x Sport, Chapecoense x Vasco, São Paulo x América Mineiro, Grêmio x Cruzeiro e Atlético Goianiense x Bahia - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Campeonato Paraibano: Perilima x Atlético - JORNAL DA PARAÍBA
16:50 - Futebol, MLS: Los Angeles Galaxy x Austin - DAZN
17:00 - Futebol, Paulista Série A3: Barretos x Olímpia, Linense x Comercial, Noroeste x Desportivo Brasil e Marília x Nacional - PAULISTÃO PLAY
17:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Botafogo x Maringá - TV NSPORTS
18:00 - Basquete, LBF: Santo André x SESI/Araraquara - TV NSPORTS
18:00 - Rúgbi, Superliga Americana: Jaguares XV x Peñarol (final) - ESPN PLAY
19:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2:Assermurb x Real Ariquemes - MYCUJOO CBF TV
19:00 - Futsal, LNF: Marechal x Pato - TV NSPORTS
20:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Joinville x Vila Nova - TV NSPORTS


Domingo, 16/05/2021
05:05 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: GP da França - FOX SPORTS
06:30 - Canoagem, Copa do Mundo de Velocidade: 3º dia - SPORTV 2 e TV NSPORTS (Internet)
08:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Crystal Palace x Aston Villa - ESPN
08:45 - Velocidade, Espanhol de Superbike: etapa de Navarra - BANDSPORTS
09:00 - Futebol, Campeonato Piauiense: 4 de Julho x Flamengo - CIDADE VERDE (PI)
09:30 - Futebol, Campeonato Holandês: Vitesse x Ajax - ESPN BRASIL
09:30 - Tênis, Torneio de Roma: final feminina - ESPN 2
10:00 - Futebol, Campeonato Mato-Grossense: Operário x Cuiabá (final, ida) - CENTRO AMÉRICA (MT)
10:00 - Futebol, Campeonato Maranhense: Sampaio Corrêa x Moto Club (final, ida) - MIRANTE (MA)
10:00 - Futebol, Campeonato Paraense: Tuna Luso x Paysandu (final, ida) - CULTURA (PA)
11:00 - Futsal, LNF: Assoeva x Atlântico - TV BRASIL e TV NSPORTS (Internet)
11:05 - Futebol, Campeonato Carioca: Botafogo x Vasco (Taça Rio, final, ida) - RECORD (RJ, ES, SC, PR, DF, GO, BA, SE, PI, PA, AM, RO, AP e regiões de Uberlândia e Varginha), PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet), BOTAFOGO TV (Internet) e VASCO TV (Internet)
11:15 - Velocidade, Stock Car: etapa de São Paulo - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte"), SPORTV 2, YOUTUBE STOCK CAR (Internet) e AUTOVIDEOS (Internet)
12:00 - Tênis, Torneio de Roma: final masculina - ESPN 2
12:30 - Futebol, Campeonato Inglês: West Bromwich x Liverpool - ESPN
13:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Mainz 05 x Borussia Dortmund - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e ONEFOOTBALL (Internet)
13:15 - Velocidade, Stock Light: 2ª corrida de São Paulo - BANDSPORTS, YOUTUBE STOCK CAR (Internet) e AUTOVIDEOS (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Atlético de Madrid x Osasuna - ESPN BRASIL
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Athletic Bilbao x Real Madrid - FOX SPORTS
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Barcelona x Celta - FOX SPORTS 2
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Villarreal x Sevilla - STAR HITS
14:00 - Basquete, LBF: Vera Cruz x Ituano - CULTURA e TV NSPORTS (Internet)
14:00 - Basquete, NBA: Boston Celtics x New York Knicks - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Vitória x Real Noroeste (semifinal, volta) - TVE (ES)
15:25 - Velocidade, Nascar Cup Series: etapa de Dover - FOX SPORTS 2 (começa às 15:00 no ESPN Play)
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Milan x Cagliari - BANDSPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS (Internet)
15:45 - Futebol, Liga Feminina dos Campeões da UEFA: Chelsea x Barcelona (final) - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Corinthians x Palmeiras (semifinal) - GLOBO (menos RJ - exceto Resende -, MG, RS, SC, PE, GO e MS) e SPORTV
16:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: América x Atlético (final, ida) - GLOBO MINAS (MG) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Internacional x Grêmio (final, ida) - RBS (RS) e SPORTV 2
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Marcílio Dias x Chapecoense (semifinal, ida) - NSC (SC)
16:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Sport x Náutico (final, ida) - GLOBO NORDESTE (PE) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Baiano: Atlético x Bahia de Feira (final, ida) - TVE (BA)
16:00 - Futebol, Campeonato Goiano: Grêmio Anápolis x Vila Nova (final, ida) - ANHANGUERA (GO) e FGF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: União ABC x Comercial - MORENA (MS)
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Avaí x Palmeiras - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte" - menos RN e AL)
16:00 - Futebol, Campeonato Potiguar: América x Globo - BANDEIRANTES (RN e AL)
16:30 - Basquete, NBA: Memphis Grizzlies x Golden State Warriors - ESPN
17:30 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Boca Juniors x River Plate - FOX SPORTS
18:15 - Futebol, Campeonato Paulista: Red Bull Bragantino x Ponte Preta (Troféu do Interior, semifinal) - SPORTV 2
19:10 - Futebol, MLS: New England Revolution x Columbus Crew - ESPN
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Ferroviária x São Paulo - BANDEIRANTES
20:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Rottnest Island (2º dia) - ESPN 2
20:30 - Futebol, Campeonato Paulista: São Paulo x Mirassol - PREMIERE
20:30 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Coritiba x Atlético Mineiro - SPORTV
20:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Tampa Bay Lightning x Florida Panthers - ESPN
23:00 - Basquete, NBA: Portland Trail Blazers x Denver Nuggets - BANDEIRANTES
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
07:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Napoli - ESTÁDIO TNT SPORTS
09:15 - Ciclismo, Giro da Itália: 9ª etapa - ESPN PLAY
10:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Udinese x Sampdoria e Benevento x Crotone - ESTÁDIO TNT SPORTS
10:05 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Wolverhampton - DAZN
10:30 - Futebol, Alemão Série B: Osnabruck x Hamburgo, Saint Pauli x Hannover, Sandhausen x Regensburg, Paderborn x Greuther Furth, Nuremberg x Bochum, Karlsruher x Holstein Kiel, Fortuna Dusseldorf x Erzgebirge Aue, Braunschweig x Wuerzburger Kickers e Darmstadt x Hoffenheim - ONEFOOTBALL
11:00 - Basquete, Liga da África: Patriots BBC x Rivers Hoopers - ESPN PLAY
12:00 - Futsal, Copa Libertadores: ACBF x Universitario - FACEBOOK & YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
13:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Parma x Sassuolo - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Bahia x São José - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Fluminense x Vila Nova do Espírito Santo, Red Bull Bragantino x Criciúma, Sport x Atlético Goianiense, Ceará x América de Natal, Náutico x Uda, Vitória x Paraíso, Fortaleza x Tiradentes, Juventude de Vitória da Conquista x Mixto e Cresspom x Chapadão - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x Sheffield - DAZN
15:00 - Tênis, Aberto de Genebra: várias partidas - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão: RB Leipzig x Wolfsburg - ONEFOOTBALL
15:40 - Velocidade, Weathertech: etapa de Mid-Ohio - ESPN PLAY
16:00 - Futebol, Campeonato Paraibano: São Paulo Crystal x Nacional - JORNAL DA PARAÍBA
16:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Iranduba x Oratório e JC x Cefama - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Campeonato Francês: Lille x Saint-Étienne, Paris Saint Germain x Reims e outras partidas a confirmar - ONEFOOTBALL
16:00 - Futsal, Copa Libertadores: Peñarol x Corinthians - FACEBOOK & YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
17:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Cruzeiro x Napoli - MYCUJOO CBF TV
17:00 - Futebol, MLS: Cincinnati x Inter Miami - DAZN
18:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Santos x Palmeiras - MYCUJOO CBF TV
21:05 - Futebol, MLS: DC United x Orlando City - DAZN


Segunda, 17/05/2021
09:30 - Ciclismo, Giro da Itália: 10ª etapa - ESPN 2
14:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Bournemouth x Brentford - FOX SPORTS
15:30 - Futebol, Campeonato Cearense: Ceará x Atlético - JANGADEIRO (CE), PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Cearense: Fortaleza x Icasa - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Barnsley x Swansea - FOX SPORTS
18:30 - Futsal, Recopa Catarinense: Joinville x Joaçaba (volta) - BANDSPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Novorizontino x Ituano (Troféu do Interior, semifinal) - SPORTV
20:00 - Beisebol, MLB: New York Mets x Atlanta Braves - FOX SPORTS
20:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Rottnest Island (3º dia) - ESPN 2
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
07:00 - Tênis, WTA de Belgrado: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, ATP de Genebra: várias partidas - ESPN PLAY
07:30 - Tênis, WTA de Parma: várias partidas - ESPN PLAY
09:00 - Basquete, Liga da África: Douanes x Petroliers - ESPN PLAY
09:30 - Tênis, ATP de Lyon: várias partidas - ESPN PLAY
10:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Ponta Grossa x Botafogo - TV NSPORTS
10:00 - Futsal, Copa Libertadores: Universitario x Sportivo Bocca - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
12:00 - Futsal, Copa Libertadores: ACBF x San Lorenzo - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
12:30 - Basquete, Liga da África: Zamalek x Ferroviário de Maputo - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Paraná x Athletico - YOUTUBE PARANÁ CLUBE e FURACÃO LIVE
14:00 - Futsal, Copa Libertadores: Corinthians x Proyecto Latín - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
14:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Flamengo/Blumenau x Joinville - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Real Brasília x Flamengo e Internacional x Avaí/Kindermann - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Central x Vitória e Retrô x Sete de Setembro - MYCUJOO FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA
15:00 - Futebol, Paulista Série A3: Desportivo Brasil x Votuporanguense, Nacional x Capivariano, Olímpia x Batatais e Bandeirante x Barretos - PAULISTÃO PLAY
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Verona x Bologna - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:45 - Rúgbi, Premiership: Gloucester x Bristol - ESPN PLAY
16:00 - Futsal, Copa Libertadores: Peñarol x Delta te Quiero - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
16:00 - Basquete, Liga da África: Monastir x GNBC - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Paulista Série A3: Penapolense x Primavera, Noroeste x Linense e Comercial x Rio Preto - PAULISTÃO PLAY
17:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Londrina x Osasco - TV NSPORTS
18:00 - Futsal, Copa Libertadores: Cerro Porteño x Universidad de Chile - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
20:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Corinthians x Grêmio - YOUTUBE DESIMPEDIDOS e MYCUJOO CBF TV
20:00 - Futebol, Paulista Série A3: São José x Marília - PAULISTÃO PLAY
20:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: U. Corinthians x Brusque - TV NSPORTS
20:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Boston Bruins x Washington Capitals - ESPN PLAY


Terça, 18/05/2021
11:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Red Bull Brasil x Rio Claro - SPORTV 2
14:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester United x Fulham - FOX SPORTS
14:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Leeds United - ESPN 2
14:45 - Futebol, Copa da Turquia: Besiktas x Antalyaspor (final) - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Brighton x Manchester City - ESPN BRASIL
15:30 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: São Bernardo FC x Atibaia - SPORTV
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Leicester - FOX SPORTS
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Portuguesa x Água Santa - SPORTV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: The Strongest x Santos - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Palmeiras x Defensa y Justicia - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Nacional x Universidad Católica - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Independiente x Bahia - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: River Plate do Paraguai x Peñarol - CONMEBOL TV
19:30 - Basquete, NBA: Indiana Pacers x Charlotte Hornets - SPORTV 2
20:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Rottnest Island (4º dia) - ESPN 2
20:30 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Islanders x Pittsburgh Penguins - ESPN
21:00 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Texas Rangers - ESPN 2
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Fluminense x Junior - SBT (RJ, ES, DF, CE, PA e AM) e FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: São Paulo x Racing - SBT (SP, MG, Região Sul, Região Centro-Oeste exceto DF, Região Nordeste exceto CE e Região Norte exceto PA e AM) e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Universitario x Independiente del Valle - FOX SPORTS 2
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Talleres x Red Bull Bragantino - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: XV de Piracicaba x Oeste - SPORTV
22:00 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Washington Wizards - SPORTV 2
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, WTA de Parma: várias partidas - ESPN PLAY
06:00 - Tênis, ATP de Lyon: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, WTA de Belgrado: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, ATP de Genebra: várias partidas - ESPN PLAY
10:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Botafogo x Ponta Grossa - TV NSPORTS
10:00 - Futsal, Copa Libertadores: Universitario x San Lorenzo - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
12:00 - Futsal, Copa Libertadores: ACBF x Sportivo Bocca - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
12:30 - Basquete, Liga da África: Petro de Luanda x Police - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Inglês Série C: Oxford x Blackpool - ESPN PLAY
14:00 - Futsal, Copa Libertadores: Corinthians x Delta te Quiero - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
14:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Joinville x Flamengo/Blumenau - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Floresta x Botafogo - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Fortaleza x Athletico Paranaense - MYCUJOO CBF TV
15:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Lazio x Torino - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futsal, Copa Libertadores: Proyecto Latín x Peñarol - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
16:00 - Basquete, Liga da África: Salé x FAP - ESPN PLAY
16:15 - Futebol, Inglês Série D: Newport x Forest Green Rovers - ESPN PLAY
17:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Osasco x Londrina - TV NSPORTS
18:00 - Futsal, Copa Libertadores: Alianza Platanera x Universidad de Chile - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
20:00 - Futebol, Campeonato Paraibano: Treze x Perilima - JORNAL DA PARAÍBA
20:00 - Futebol, USL: Loudoun x New York Red Bulls 2 - ESPN PLAY
20:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Brusque x U. Corinthians - TV NSPORTS
21:00 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Texas Rangers - ESPN PLAY


Quarta, 19/05/2021
09:30 - Ciclismo, Giro da Itália: 11ª etapa - ESPN 2
14:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x Wolverhampton - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Crystal Palace x Arsenal - ESPN
15:30 - Futebol, Campeonato Cearense: Ferroviário x Ceará (semifinal, volta) - JANGADEIRO (CE), PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Copa da França: Paris Saint Germain x Monaco (final) - ESPN BRASIL
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Liverpool - FOX SPORTS
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: West Bromwich x West Ham - ESPN 2
17:45 - Futebol, Campeonato Português: Sporting x Marítimo - ESPN
18:45 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Flamengo x Grêmio - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Vélez Sarsfield x Unión La Calera - FOX SPORTS
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Sporting Cristal x Rentistas - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Atlético Goianiense x Libertad - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Jorge Wilstermann x Arsenal - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Emelec x Tolima - CONMEBOL TV
20:00 - Beisebol, MLB: New York Mets x Atlanta Braves - ESPN 2
20:30 - Futebol, Campeonato Piauiense: Fluminense x Altos (final, ida) - CIDADE VERDE (PI)
20:30 - Basquete, NBA: San Antonio Spurs x Memphis Grizzlies - ESPN
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Flamengo x LDU - FOX SPORTS e FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Cerro Porteño x Atlético Mineiro - CONMEBOL TV
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: River Plate x Independiente Santa Fe - CONMEBOL TV
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Palmeiras x Atlético Goianiense - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Athletico Paranaense x Melgar - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Aucas x Metropolitano - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Rosario Central x Huachipato - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Cearense: Fortaleza x Atlético (semifinal) - JANGADEIRO (CE), PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
23:00 - Futebol, Copa Libertadores: América de Cali x La Guaira - FOX SPORTS
23:00 - Futebol, Copa Libertadores: Deportivo Táchira x Always Ready - CONMEBOL TV
23:00 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Los Angeles Lakers - ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, WTA de Parma: várias partidas - ESPN PLAY
06:00 - Tênis, ATP de Lyon: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, WTA de Belgrado: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, ATP de Genebra: várias partidas - ESPN PLAY
09:00 - Basquete, Liga da África: GNBC x Patriots BBC - ESPN PLAY
12:00 - Futsal, Copa Libertadores: ACBF x Peñarol - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
12:30 - Basquete, Liga da África: Ferroviário de Maputo x AS Douanes - ESPN PLAY
13:45 - Futebol, Campeonato Holandês: Utrecht x Groningen - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Aston Villa e Newcastle x Sheffield United - DAZN
14:00 - Futebol, Inglês Série C: Lincoln City x Sunderland - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Espanhol Série B: Alcorcón x Sabadell - ESPN PLAY
14:00 - Futsal, Copa Libertadores: Corinthians x Universitario - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
15:00 - Futebol, Campeonato Potiguar: América x Palmeira - YOUTUBE BAND RN
15:00 - Futebol, Gaúcho Divisão de Acesso: São Borja x Marau e Gaúcho x Três Passos - FGF TV
15:30 - Futebol, Campeonato Catarinense: Chapecoense x Marcílio Dias (semifinal, volta) - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Alagoano: CSE x Aliança (3º lugar, volta) - YOUTUBE FAFTV
16:00 - Futebol, Campeonato Paraibano: Nacional x Botafogo - JORNAL DA PARAÍBA
16:00 - Futebol, Copa da Itália: Atalanta x Juventus (final) - DAZN
16:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Feyenoord x Sparta Rotterdã - ESPN PLAY
16:00 - Futsal, Copa Libertadores: Alianza Platanera x San Lorenzo - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
16:30 - Futebol, Espanhol Série B: Tenerife x Mallorca e Mirandés x Leganés - ESPN PLAY
18:00 - Futsal, Copa Libertadores: Delta Te Quiero x Cerro Porteño - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
19:30 - Basquete, LBF: Liga Super x Sampaio Corrêa - TV NSPORTS
20:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Rottnest Island (5º dia) - ESPN PLAY
20:30 - Futebol, Campeonato Catarinense: Brusque x Avaí (semifinal, volta) - GLOBOESPORTE
20:30 - Futebol, USL: Atlanta United 2 x Tulsa - ESPN PLAY
20:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Boston Bruins x Washington Capitals - ESPN PLAY
23:30 - Futebol, USL: Los Angeles Galaxy 2 x Sporting Kansas City 2 - ESPN PLAY


Quinta, 20/05/2021
06:30 - Velocidade, Fórmula 1: 1º treino do GP de Mônaco - BANDSPORTS
08:30 - Velocidade, Fórmula 1: classificação do GP de Mônaco - BANDSPORTS
09:30 - Ciclismo, Giro da Itália: 12ª etapa - ESPN 2
10:00 - Velocidade, Fórmula 1: 2º treino do GP de Mônaco - BANDSPORTS
13:00 - Tênis, ATP de Genebra: quartas-de-final - ESPN
14:00 - Golfe, Campeonato da PGA: 1ª rodada - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Belga: Anderlecht x Brugge - FOX SPORTS
18:30 - Futebol, Campeonato Capixaba: Real Noroeste x Rio Branco de Venda Nova (final, ida) - TVE (ES)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Ceará x Bolívar - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Newell's Old Boys x Palestino - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: 12 de Octubre x San Lorenzo - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Campeonato Paulista: Novorizontino x Ponte Preta (Troféu do Interior, final) - SPORTV
20:00 - Futsal, LNF: Magnus x Umuarama - SPORTV 3
20:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Rottnest Island (6º dia) - ESPN 2
20:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Montreal Canadiens x Toronto Maple Leafs - ESPN
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Olimpia x Internacional - FOX SPORTS e FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:00 - Basquete, NBA: Indiana Pacers x Washington Wizards - SPORTV 2
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Corinthians x Sport Huancayo - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Aragua x Grêmio - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Lanús x La Equidad - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Guabirá x Montevideo City - CONMEBOL TV
22:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Palmeiras x São Paulo (final, ida) - GLOBO (menos RJ exceto Resende, MG, RS, SC, GO, MT e PE) e SPORTV
22:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Comercial x Costa Rica - MORENA (MS)
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, WTA de Parma: várias partidas - ESPN PLAY
06:00 - Tênis, ATP de Lyon: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, WTA de Belgrado: várias partidas - ESPN PLAY
08:30 - Tênis, ATP de Genebra: várias partidas - ESPN PLAY
09:00 - Basquete, Liga da África: FAP x Petro de Luanda - ESPN PLAY
12:00 - Futsal, Copa Libertadores: Proyecto Latín x Sporting Bocca - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
12:30 - Basquete, Liga da África: Monastir x Rivers Hoopers - ESPN PLAY
13:30 - Futebol, Campeonato Belga: Genk x Royal Antwerp - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Espanhol Série B: Malaga x Girona - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Inglês Série C: Tranmere Rovers x Morecambe - ESPN PLAY
14:00 - Futsal, Copa Libertadores: Universidad de Chile x Nacional - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
15:00 - Futebol, Paulista Série A3: Votuporanguense x Olímpia, Capivariano x Rio Preto, Primavera x Desportivo Brasil e Nacional x São José - PAULISTÃO PLAY
15:30 - Futebol, Campeonato Paraibano: Atlético x Campinense - JORNAL DA PARAÍBA
16:00 - Basquete, Liga da África: Salé x Police - ESPN PLAY
16:00 - Futsal, Copa Libertadores: Peñarol x Cerro Porteño - FACEBOOK + YOUTUBE CONMEBOL LIBERTADORES
16:30 - Futebol, Espanhol Série B: Zaragoza x Castellón e Rayo Vallecano x Oviedo - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Paulista Série A3: Batatais x Noroeste, Linense x Barretos, Penapolense x Bandeirante e Marília x Comercial - PAULISTÃO PLAY
18:00 - Futsal, LNF: Tubarão x Marechal - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Argentinos Juniors x Atlético Nacional - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES
19:30 - Basquete, LBF: Ituano x Catanduva - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Paraibano: São Paulo Crystal x Sousa - JORNAL DA PARAÍBA
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Boca Juniors x Barcelona - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES
21:25 - Beisebol, Liga Mexicana: Sultanes de Monterrey x Acereros de Monclova - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.