Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quarta, 28 de abril de 2021
A primeira vez da comentarista Fabíola Andrade



Depois de duas décadas como repórter e apresentadora, a jornalista do SporTV mudará seu patamar profissional a partir do São Caetano x Ituano que fará às 21h desta quarta em quarteto com Linhares Júnior, Sálvio Spinola e Denise Thomaz Bastos. A veia de comentarista já era exercida em programas como "Redação SporTV" e "SporTV News - Manhã", mas agora será diferente por ser a primeira em uma transmissão de jogo ao vivo.

Até chegar a esse momento na carreira, Fabíola foi produtora e repórter da Globo Minas a partir da virada dos anos 1990 para 2000, depois transferindo-se para a TV Bandeirantes. Inicialmente em Belo Horizonte, fez de 2002 até 2005 os programas "Minas Esporte" (clássico debate de futebol na hora do almoço, extinto em 2012) e "Diário de Bordo" (semanal de esportes radicais aos sábados). Transferida para São Paulo em 2005, reportou em todos os programas esportivos da Bandeirantes aberta e apresentou atrações do BandSports. Por eles, cobriu o Pan-Americano do Rio de Janeiro em 2007, a Olimpíada de Pequim em 2008 e a Copa do Mundo na África do Sul.

No mesmo 2010 mundialista, retornou ao Plim-Plim, desta vez ainda em Sampa City e predominantemente no SporTV, cobrindo incontáveis campeonatos de futebol e eventos de diversas modalidades. Tomara que a Fabíola, que acompanho desde ainda a Bandeirantes Minas, se dê bem nesta nova atividade, torço por isso.

Outros destaques

Faltou canal na Conmebol TV para tanto jogo simultâneo Entre Libertadores e Sul-Americana, ela tem cinco para exibir nesta quarta entre 21h e 23h30. Porém, seus canais na Claro/Net e na Sky são apenas quatro. Então, conforme constava no guia eletrônico de programação da Claro/Net (minha operadora) quando o consultei na manhã de hoje, assim está agendado: no canal 1, Independiente Santa Fe x Fluminense às 21h e Barcelona x Strongest às 23h; no canal 2, Deportes Tolima x Talleres; no canal 3, Emelec x Red Bull Bragantino; e no canal 4, Rosario Central x San Lorenzo - as três últimas partidas às 21h30. Neste mesmo horário acontecerá Melgar x Aucas, que é do grupo do Athletico Paranaense na Sul-Americana, mas faltou canal para ele passar ao vivo e não há VT constado.

Nivaldo Prieto narrando o Palmeiras na ESPN Brasil Assim aconteceu nesta terça, no jogo contra o Independiente del Valle mostrado pelo canal principal da Disney. Tudo a ver, tudo muito a ver. Ele não pegou a Libertadores de 1999 que a emissora mostrou, naquele ano estava na Bandeirantes. Mas a primeira passagem pela ESPN Brasil, de 1994 até 1997 (quando saiu pro SBT), incluiu uma conquista alviverde na sua voz: a do Brasileirão de 1994.

Zinho ao dobrado na ESPN/Fox Não é comum um comentarista emendar duas partidas, mas isso aconteceu com ele ontem em Flamengo x Unión La Calera, no Fox Sports, e Palmeiras x Del Valle, na ESPN Brasil.

O que será do Campeonato Italiano? Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: as agências S&T Sports, que detém a Copa e a Supercopa da Itália, e Infront, que possui o Campeonato Italiano, começou conversas com a Disney para a transmissão dos eventos a partir da temporada 2021/2022. Atuais exibidores da primeira divisão, Bandeirantes, SporTV e TNT desejam mantê-la, mas ainda não levaram um lero com os novos proprietários.

Paulistão Série A3 na ComBrasil TV Se não fosse pelo Flávio Ricco no "Canal 1", eu nem faria ideia disso por esta emissora não constar como exibidora de jogos na tabela do campeonato no site da Federação Paulista. Amanhã, passarão Nacional x Votuporanguense às 20h, com Paulinho Arapuã e Tony Auad.

Futebol de salão na Rede Família Do Flávio Ricco no "Canal 1": a partir de 8 de maio, a emissora do Grupo Record no interior de SP exibirá 11 dos 42 jogos da Copa da Liga Paulista, incluindo a final em 10 de julho.

Só falta o anúncio oficial de Copa América no SBT Do Flávio Ricco no "Canal 1": mas isso acontecerá nos próximos dias e a emissora continua na dela, já iniciando trabalhos internos de operação da sua transmissão. Como pegará os direitos em todas as mídias, procuraram canais por assinatura para sublicenciá-los. Mas acordo ainda não há com ninguém por constar que os valores são elevadíssimos. O SBT ainda não pretende contratar mais gente para esta e para outras coberturas, como a da Libertadores e a futura da Liga dos Campeões, por ter que sua equipe atual dá conta do recado. Eu agora: tá, tem dois narradores (contemos três pois acredito - não afirmo e sim acho, suponho, deduzo, imagino - que manterão Silva Jr. após os grupos da Libertadores para tudo não ficar só com Téo José e Luiz Augusto Alano), mas comentarista mesmo só tem Mauro Beting, fora ele apenas convidados especiais.

Afogando em números prévios Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: estreia de Nadine Basttos no SBT, Palmeiras x Independiente del Valle deu 8 pontos de média e 9 de pico em São Paulo, muito atrás dos 29 da Globo, mas acima dos 7 da Record, que até venceu enquanto "Gênesis" estava no ar, mas que depois caiu a ponto do futebol superá-la na média. Já aqui em Porto Alegre, Internacional x Deportivo Táchira marcou 13 pontos de média e 15 de pico, bem atrás dos 28 da RBS (Globo), mas muitissíssimo acima dos 4 da Record. Na próxima terça, as transmissões da Libertadores serão de LDU x Flamengo no RJ e de Defensa y Justicia x Palmeiras em SP.

Afogando em números consolidados Do Gabriel Vaquer: domingo passado, a Bandeirantes marcou 2 pontos de média e 3 de pico em Sampa City com a Stock Car em Goiânia, atrás dos 5 da Record, dos 8 do SBT e dos 9 da Globo. A categoria está com um novo formato de duas corridas, não mais com uma de 25 minutos seguida de outra de 20, mas com duas corridas de 30 minutos intercaladas por duas voltas de alinhamento e uma hora consecutiva de disputas. Isso é muito bom e merece elogio. Problema é, no fim das contas, boa parte do que é transmitido por Luc Monteiro, Reginaldo Leme e cia. daqui a pouco ser perdido - e explico: nesta etapa inaugural, houve nada mais e nada menos que 16 punições nas duas provas, o que alterou um montão de posições da classificação na pista. Isso cria até uma insegurança para as próximas etapas: qual garantia haver de que o final será mesmo o final?

José Luiz Datena vacinado contra o coronavírus O narrador da TV Bandeirantes recebeu ontem na Barueri onde reside a primeira dose do imunizante, o que foi mostrado à tarde no "Brasil Urgente".

Campeonato Carioca pela Record na Sky Nas duas partidas da semifinal entre Flamengo e Volta Redonda, ambas às 21h05 dos dois próximos sábados, não será necessário que os assinantes da operadora no Rio de Janeiro liguem nos canais alternativos 237 SD e 637 HD, abertos excepcionalmente para a amostragem dos jogos por ela cobertos. A partir desta sexta-feira (conforme já anunciado no ar em seus noticiários regionais), toda a programação da Record Rio será mostrada 24 por 7 nos canais 7 SD e 407 HD, sendo por eles que os cariocas poderão acompanhar Mengão x Voltaço. Os canais 7 e 407 também exibirão aqui para Porto Alegre a programação da Record RS, que não é exibidora do Carioca e que tem às 14h o quadro esportivo "Balanço na Rede" dentro do "Balanço Geral".

Não é porque não viajará que Marcos Uchôa não cobrirá os Jogos Olímpicos Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o tradicional repórter estará pela vez primeira na sede da Globo, rompendo o hábito presencial de nove Olimpíadas desde Los Angeles 1984 até Rio de Janeiro 2016 - tirando LA 1984 pela Manchete e Londres 2012 pelo SporTV, todas as demais foram pelo Plim-Plim aberto. Neste ano em Tóquio, ele terá um quadro de crônicas no "Esporte Espetacular" e transmitirá a cerimônia de abertura ao lado de colegas ainda não definidos.

Sem Fórmula Indy na TV Cultura sábado (só pela internet) O fim-de-semana terá duas corridas da categoria no Texas, mas o canal 2 paulistano e sua rede de afiliadas mostrarão apenas a 2ª prova, às 18h do domingo. A 1ª será às 20h30 do sábado, mas passará somente no site da emissora. Aí que eu não entendo, com todo o respeito. A Cultura, até onde sei desde sempre, não é uma emissora que se paute por índices de audiência, ela não embarca na "neurose do Ipobre" igual às redes comerciais. Então, o que é que custava dar uma mexida na grade para colocar a disputa do sábado na telinha em si? Na faixa que abrange corrida, um pré e um pós, vão ao ar "Futurando", "Camarote 21", "Jornal da Cultura" e "Prelúdio". Cancelassem elas excepcionalmente neste dia e deixassem somente o noticiário mais cedo, qual seria o prejuízo se assim acontecesse? Derrapada da Fundação Padre Anchieta.

Nova atração em breve na TV Ceará Chamadas já divulgam no ar o "TVC Esporte Clube", que estreará em maio e terá aos domingos um debate com Weberte Lemos, Mário Kempes e o ex-jogador Bechara.

Luciana Vitorino deixou a PUC TV A apresentadora de programas esportivos saiu da emissora e, ao registrar isso no Twitter, não quis apontar culpados e agradeceu a André Isac por acreditar em seu trabalho.

(salvo alguma mudança da qual eu não saiba) Hoje tem Libertadores no Facebook "Você é um palhaço, Edu Cesar! Palhaço que não sabe nada e fica inventando mentira! Ou então encheu a cara misturando tudo quanto foi bebida para sair contando lorota na qual nenhum idiota cairá!" Antes que alguém dê um corretivo nesse grosseiro, explico: uma das partidas desta quarta é Olimpia x Always Ready às 23h. Na tabela divulgada pela Conmebol há alguns dias, ela constava inicialmente na quinta, neste horário, somente pela rede social. Só que ela foi antecipada para hoje pois no próximo sábado tem o clássico Cerro Porteño x Olimpia, pelo Campeonato Paraguaio. E como já houve algumas raras partidas de quinta-feira na TV paga por serem adiadas de terça ou quarta e que mantiveram o exibidor inicialmente previsto, se houver coerência, essa de hoje rolará no Facebook. Só se algo mudou e ainda não sei. (Atualização das 21:35: parecia que eu estava adivinhando... Fox Sports ao vivo, João Guilherme anunciou no Twitter.)

Melhorem a transmissão do Brasileirão Feminino no MyCujoo! Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: os clubes dele cobram da CBF melhorias na cobertura dos jogos para que não haja mais episódios de tom machista e mesmo de cunho racista, como foi no Napoli x Bahia dos comentários de Edson Florão e Paulo Cesar Ferrarin sobre os cabelos das tricolores. Outra queixa é que falta conhecimento e até empolgação com o evento da parte de vários cronistas. A entidade não pode fazer tais mudanças, mas levou estas reclamações ao portal, que chegou a discutir a possibilidade de escalar apenas mulheres para fazer as partidas. Eu agora: quanto mais mulheres narrando e comentando aprovo e curtirei, mas é mais ideal que isso seja misto, mulheres e homens, sem separar em "só eles" e "só elas". E felizmente há homens que não só curtem, mas conhecem muito o futebol feminino e que agregariam bastante.

Teve narração feminina na Rádio CBN de Campo Grande Infelizmente demorei a saber disso, apenas agora tomo ciência disso por reportagem de Júlia Renó no Comunique-se. Mas foi ainda no dia 14 deste mês que a repórter Isabelly Melo teve esta experiência inédita no Mato Grosso do Sul em Santo Antônio x Náutico, pela segundona estadual. Atuante na emissora desde 2017, ela já recebeu convites para narrar jogos da primeira divisão.

Simultaneidade no rádio de São Paulo nesta terça Apenas a BandNews fez Boca Juniors x Santos no dial comum, enquanto 105, Bandeirantes, CBN, Energia, Jovem Pan e Transamérica preferiram fazer Palmeiras x Independiente del Valle. Energia e Jovem Pan também transmitiram o Santos, mas apenas nos canais do YouTube.

UOL completa 25 anos Aniversário de um dos portais mais antigos e mais campeões de audiência da internet brasileira, atualmente sendo referencial também na cobertura esportiva, especialmente em matérias especiais e um grande time de colunistas e blogueiros, diariamente aqui citados pelas informações exclusivas que trazem.

Há 10 anos, era hoje que eu só voltava amanhã Às 21h50 de uma quinta-feira, SporTV e BandSports fechariam com Fluminense x Libertad uma rodada dupla das oitavas da Libertadores aberta por Peñarol x Internacional às 19h30. Só que as emissoras tiveram que embromar ao máximo até que finalmente a bola rolasse no Engenhão. Um apagão na energia elétrica fez com que os 3 x 1 tricolores iniciassem apenas e tão somente às 22h55 - jogo começando na quinta e terminando na sexta. Não registro quem narrou no BandSports por não saber, até por também não ter destacado isso neste PB no dia seguinte (não lembro se estava com ou sem TV paga à ocasião) e por não ter achado citações à sua transmissão na busca do Twitter. No SporTV, a locução foi do Luiz Carlos Jr.



Há 10 anos estreava "Zico na Área" Comandado pelo "Galinho de Quintino" com a parceria de Mauro Beting, o programa de entrevistas semanais foi exibido pelo Esporte Interativo até 2013 e marcou a segunda experiência televisiva do craque, que fora comentarista da TV Bandeirantes na Copa do Mundo de 1990. A edição inicial teve Bebeto como primeiro convidado. Posteriormente, Zico faria outra atração na emissora da Top Sports e depois da Turner: o "Noite dos Craques", em trio com Rivelino e Vitor Sérgio Rodrigues. Neste meio tempo, ainda faria um semanal de rádio no RJ: o "Futebol de Verdade", na Globo, com Juninho Pernambucano e Felippe Cardoso.

Antônio Augusto Amaral de Carvalho completa 90 anos



Uma das personalidades mais fundamentais para a comunicação brasileira, "Seo Tuta" está de aniversário. Filho do "Marechal da Vitória" Paulo Machado de Carvalho, começou na antiga Rádio Panamericana em 1949 e passou a dirigi-la em 1951, saindo em 1953 para trabalhar por 20 anos na TV Record. Diretor de reportagens externas no canal 7 de São Paulo, participou diretamente de históricas e pioneiras transmissões de futebol na década de 50, especialmente na competição ferrenha com a Tupi nos primórdios (aquilo do "tantos quilômetros na frente").

Em 1973, comprou todas as ações da Rádio Jovem Pan e a comandou até 2014, quando transferiu o controle para seus filhos. Três momentos memoráveis de "Seo Tuta": em 1991, colocou no ar a TV Jovem Pan no 16 UHF de SP (a estação não floresceu como imaginava, mas rendeu coberturas históricas do futebol paulista); em 2002, decidiu não comprar os direitos da Copa do Mundo por achar que um evento na madrugada o povo acompanharia pela televisão e não pelo rádio, além do preço ser caro demais neste contexto, e apostou em transmissões comentadas pela equipe da Pan e por convidados especiais; e em 2007, lançou na internet a pioneira Jovem Pan On Line.

Há quase oito décadas, a Jovem Pan é referencial obrigatório na cobertura esportiva. E por quatro décadas, de Osmar Santos e Fausto Silva a Nilson Cesar e Wanderley Nogueira, passando por José Silvério, Orlando Duarte e Milton Neves, falar de sua história sem falar de Antônio Augusto Amaral de Carvalho é impossível. Sim, é como diz o título de sua biografia: "Ninguém Faz Sucesso Sozinho". Mas que uma enorme parte dele é por sua causa, é.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quarta, 28/04/2021
14:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Athletic Bilbao x Valladolid - STAR HITS
15:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Desportiva x Pinheiros - TVE (ES)
15:30 - Futebol, Campeonato Paraense: Paragominas x Remo - CULTURA (PA)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Paris Saint Germain x Manchester City (semifinal, ida) - TNT e FACEBOOK TNT SPORTS (Internet)
17:00 - Basquete, NBB: Mogi das Cruzes x Flamengo - ESPN
18:45 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Retrô x Santa Cruz - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Defensa y Justicia x Universitario - FOX SPORTS
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Nacional do Uruguai x Atlético Nacional - CONMEBOL TV
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Cerro Porteño x La Guaira - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Athletico Paranaense x Metropolitanos - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Independiente x Montevideo City - CONMEBOL TV
19:30 - Futebol, Campeonato Baiano: Vitória x Vitória da Conquista - TVE (BA)
19:30 - Beisebol, MLB: Boston Red Sox x New York Mets - ESPN 2
20:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Washington Wizards - ESPN
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Independiente Santa Fe x Fluminense - CONMEBOL TV
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: River Plate x Junior - FOX SPORTS
21:00 - Futebol, Campeonato Paulista: São Caetano x Ituano - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Emelec x Red Bull Bragantino - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Rosario Central x San Lorenzo - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Deportes Tolima x Talleres - CONMEBOL TV
23:00 - Futebol, Copa Libertadores: Olimpia x Always Ready - FOX SPORTS
23:00 - Futebol, Copa Libertadores: Barcelona x The Strongest - CONMEBOL TV
23:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x Phoenix Suns - ESPN
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, Aberto de Munique: várias partidas - ESPN PLAY
06:30 - Tênis, Aberto de Estoril: várias partidas - ESPN PLAY
10:00 - Futsal, Liga dos Campeões da UEFA: Kairat x Benfica - ESPN PLAY
10:30 - Ciclismo, Volta à Romândia: 1ª etapa - ESPN PLAY
13:30 - Futebol, Alemão Série B: Greuther Furth x Sandhausen - ONEFOOTBALL
14:00 - Basquete, Euroliga: Zenit x Barcelona - DAZN
14:45 - Basquete, Euroliga: Fenerbahce x CSKA Moscou - DAZN
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Bahia x Ferroviária e Real Brasília x Avaí/Kindermann - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Rio Branco de Vitória x Real Noroeste, Vilavelhense x Serra, Vitória x Estrela do Norte e Rio Branco de Venda Nova x São Mateus - MYCUJOO CAPIXABÃO BANESTES
15:00 - Futsal, Liga dos Campeões da UEFA: Barcelona x Dobrovec - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Campeonato Potiguar: América x Potiguar - YOUTUBE BAND RN
15:30 - Futebol, Campeonato Potiguar: ASSU x ABC - YOUTUBE TV CAMALEÃO
15:30 - Futebol, Campeonato Potiguar: Santa Cruz x Palmeira e Força e Luz x Globo - YOUTUBE TV FNF
15:30 - Futebol, Campeonato Paraense: Paysandu x Águia - PORTAL CULTURA
15:45 - Futebol, Campeonato Piauiense: Flamengo x Altos - TV SANTOS PIAUÍ
15:45 - Futebol, Campeonato Piauiense: 4 de Julho x Picos - GRANDE TV
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Operário x Costa Rica - MYCUJOO TV FFMS
17:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Cruzeiro x São José - MYCUJOO CBF TV
19:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Brusque x Joinville e Juventus x Marcílio Dias - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Mexicano Série B: Tepatitián x Cimarrones - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: São Paulo x Flamengo e Internacional x Corinthians - MYCUJOO CBF TV
20:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Salgueiro x Sete de Setembro - MYCUJOO FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA
20:00 - Futebol, Campeonato Paraibano: São Paulo Crystal x Treze - JORNAL DA PARAÍBA
20:00 - Futebol, Paulista Série A2: EC São Bernardo x Atibaia, Água Santa x Rio Claro, Sertãozinho x Juventus e Monte Azul x São Bernardo FC - PAULISTÃO PLAY
20:00 - Basquete, NBB: Bauru x Paulistano - DAZN
20:30 - Futebol, Campeonato Catarinense: Avaí x Próspera - GLOBOESPORTE
21:30 - Futebol, Campeonato Catarinense: Chapecoense x Hercílio Luz - TV NSPORTS
21:30 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Columbus Crew x Monterrey - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, Paulista Série A2: Portuguesa x Oeste, XV de Piracicaba x Taubaté, Audax x Portuguesa Santista e Velo Clube x Red Bull Brasil - PAULISTÃO PLAY
22:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Colorado Avalanche x Vegas Golden Knights - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, Copa Libertadores: Olimpia x Always Ready - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES
23:30 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Portland Timbers x América do México - ESPN PLAY


Quinta, 29/04/2021
14:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Barcelona x Granada - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Liga Europa: Manchester United x Roma (semifinal, ida) - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Liga Europa: Villarreal x Arsenal (semifinal, ida) - ESPN BRASIL
17:00 - Basquete, NBB: Corinthians x São Paulo - ESPN
17:40 - Futebol, Campeonato Paranaense: Operário x Londrina - REDE MASSA (PR)
18:30 - MMA, PFL 2: Rory MacDonald x Curtis Millender - SPORTV 3 (primeiras lutas) e COMBATE
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Universidad Catolica x Argentinos Juniors - FOX SPORTS e FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Corinthians x Peñarol - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Sport Huancayo x River Plate do Paraguai - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Jorge Wilstermann x Bolívar - CONMEBOL TV
20:00 - Basquete, NBA: Detroit Pistons x Dallas Mavericks - SPORTV 3
20:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Pittsburgh Penguins x Washington Capitals - ESPN
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: São Paulo x Rentistas - FOX SPORTS
21:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Ponte Preta x Mirassol - PREMIERE
21:00 - Futebol Americano, NFL: Recrutamento (1ª rodada) - ESPN
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Lanús x Grêmio - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Palestino x Atlético Goianiense - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Newell's Old Boys x Libertad - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: La Equidad x Aragua - CONMEBOL TV
22:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Palmeiras x Internacional - SPORTV
22:00 - Basquete, NBA: Toronto Raptors x Denver Nuggets - BANDEIRANTES e SPORTV 2
22:15 - Futebol, Campeonato Paulista: Ferroviária x Santo André - PREMIERE
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, Aberto de Munique: várias partidas - ESPN PLAY
06:30 - Tênis, Aberto de Estoril: várias partidas - ESPN PLAY
10:00 - Futsal, Liga dos Campeões da UEFA: Inter x Ugra Yogursk - ESPN PLAY
10:30 - Ciclismo, Volta à Romandia: 2ª etapa - ESPN PLAY
11:30 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Persepolis x Al-Rayyan - ESPN PLAY
12:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Pakhtakor x Al-Jawiya - ESPN PLAY
13:00 - Badminton, Pan-Americano Adulto Individual: 1º dia - TV NSPORTS
13:30 - Futebol, Alemão Série B: Fortuna Dusseldorf x Karlsruher - ONEFOOTBALL
14:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Goa x Al-Wahda - ESPN PLAY
14:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Ponta Grossa x Londrina - TV NSPORTS
14:30 - Futebol, Campeonato Turco: Alanyaspor x Fenerbahce - DAZN
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Botafogo x Palmeiras - DESIMPEDIDOS e MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Grêmio x Minas Brasília - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Sharjah x Tractor, Al-Sadd x Al-Nassr e Al-Wehdat x Foolad - ESPN PLAY
15:00 - Futsal, Liga dos Campeões da UEFA: Sporting x KPRF - ESPN PLAY
16:00 - Futebol, Sul-Mato-Grossense: Comercial x União ABC - MYCUJOO TV FFMS
16:00 - Futebol, Campeonato Paraibano: Perilima x Botafogo - JORNAL DA PARAÍBA
17:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: U. Corinthians x Maringá - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Racing x Sporting Cristal - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES
19:30 - Basquete, LBF: Ituano x Vera Cruz - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Santos x Napoli - MYCUJOO CBF TV
20:00 - Futebol, Paulista Série A3: Barretos x Rio Preto, Nacional x Votuporanguense, Bandeirante x Desportivo Brasil e Linense x Capivariano - PAULISTÃO PLAY
20:00 - Basquete, NBB: SESI Franca x Minas - DAZN
20:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Joinville x Brusque - TV NSPORTS
22:00 - Futebol, Paulista Série A3: Comercial x Penapolense, Olímpia x Marília, Noroeste x Primavera e São José x Batatais - PAULISTÃO PLAY
23:00 - Futebol, Campeonato Mexicano: San Luis x Pachuca - ESPN PLAY


Sexta, 30/04/2021*
*Obs.: a confirmar os eventos dos canais Fox Sports.
07:30 - Velocidade, Fórmula 1: 1º treino do GP de Portugal - BANDSPORTS
11:00 - Velocidade, Fórmula 1: 2º treino do GP de Portugal - BANDSPORTS
15:00 - Boxe, Mosca da FIB: Moruti Mthalane x Sunny Edwards - ESPN 2
15:30 - Futebol, Copa da Alemanha: Werder Bremen x RB Leipzig - ESPN
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Leicester - ESPN BRASIL
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Juventus x Oeste - SPORTV
21:00 - Basquete, NBA: Portland Trail Blazers x Brooklyn Nets - ESPN
21:00 - MMA, LFA 106: Joshua Silveira x Rafael Viana - SPORTV 3 (primeiras lutas) e COMBATE
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
04:00 - Rúgbi, Super Rugby: Hurricanes x Highlanders - ESPN PLAY
06:00 - Tênis, Aberto de Munique: quartas-de-final - ESPN PLAY
06:00 - Tênis, WTA de Madrid: várias partidas - ESPN PLAY
06:30 - Tênis, Aberto de Estoril: quartas-de-final - ESPN PLAY
10:30 - Ciclismo, Volta à Romandia: 3ª etapa - ESPN PLAY
13:00 - Badminton, Pan-Americano Adulto Individual: 2º dia - TV NSPORTS
14:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Maringá x Londrina - TV NSPORTS
14:00 - Basquete, Euroliga: Zenit x Barcelona - DAZN
14:45 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Esteghlal x Al Shorta - ESPN PLAY
14:45 - Basquete, Euroliga: Fenerbahce x CSKA Moscou - DAZN
15:30 - Futebol, Campeonato Goiano: Vila Nova x Anápolis - GLOBOESPORTE
15:45 - Futebol, Campeonato Belga: Royal Antwerp x Genk - ESPN PLAY
16:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Paraná x Athletico - FURACÃO LIVE
16:00 - Futebol, Campeonato Francês: Olympique x Strasbourg - ONEFOOTBALL
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Istiklol x AGMK e Al Hilal x Al Ahli dos Emirados Árabes - ESPN PLAY
16:00 - Futebol, Espanhol Série B: Lugo x Zaragoza - ESPN PLAY
16:00 - Rúgbi, Taça Challenge Europeia: Leicester Tigers x Ulster - ESPN PLAY
17:00 - Basquete, NBB: Paulistano x Bauru - DAZN
17:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Joinville x Ponta Grossa - TV NSPORTS
17:15 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Al Duhail x Al Ahli da Arábia Saudita - ESPN PLAY
18:00 - Futsal, LNF: Blumenau x Marreco - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Mexicano Série B: Celaya x Atlante - ESPN PLAY
19:30 - Basquete, LBF: SESI Araraquara x Liga Super - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Paulista Série A2: Rio Claro x Portuguesa, Atibaia x Audax e São Bernardo FC x Água Santa - PAULISTÃO PLAY
20:00 - Futebol, USL: New York Red Bulls 2 x Hartford Athletic - ESPN PLAY
20:00 - Basquete, NBB: Flamengo x Mogi das Cruzes - DAZN
20:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Brusque x U. Corinthians - TV NSPORTS
20:00 - Beisebol, MLB: Houston Astros x Tampa Bay Rays - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, Paulista Série A2: Portuguesa Santista x Velo Clube, Red Bull Brasil x XV de Piracicaba, Taubaté x Monte Azul e Sertãozinho x EC São Bernardo - PAULISTÃO PLAY
23:00 - Futebol, USL: Phoenix Rising x San Diego Loyal - ESPN PLAY
23:30 - Futebol, USL: Los Angeles Galaxy 2 x Sacramento Republic - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.