Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 19 de abril de 2021
Record mudou o Carioca para domingo de manhã



Surpresa surpreendentemente surpreendente, como diria o Sr. Redundância Redundante, mas oficializada na tabela da Taça Guanabara, como é denominada a fase classificatória deste ano: havia uma dúvida sobre o jogo da última rodada, já que se fosse por critério técnico deveriam ser simultâneos Flamengo x Volta Redonda e Fluminense x Madureira pois Fla, Voltaço e Flu podem conquistar o 1º lugar e a consequente GB. Porém, Flu no sábado à noite não daria devido à Libertadores na quinta-feira, assim como Fla no domingo não daria por jogar o torneio Conmebol na terça seguinte. No fim das contas, surgiu isso: Flamengo x Volta Redonda será exclusivo do pay-per-view no sábado, às 19h, enquanto Fluminense x Madureira terá Record ao vivo às 11h05 do domingo. Sim, é isso mesmo: domingo, no fim da manhã, faixa na qual a rede nacional acompanha duas horas da série "Todo Mundo Odeia o Chris".

No último sábado, Portuguesa x Flamengo foi feito mesmo com os problemas na Record Rio, cuja queda do teto da redação causou prejuízos técnicos, cenográficos e humanos a ponto de toda a grade local estar suspensa nesta segunda - é que justamente o estúdio do Campeonato Carioca não foi atingido e só por isso Lucas Pereira, Ricardo Rocha, Gutemberg de Paula Fonseca e Mylena Ciribelli ali estiveram. Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a prévia do Ibope no Rio de Janeiro apontou 11 pontos de média e 13 de pico, abaixo dos 23 da Globo, mas muito acima dos 4 do SBT. Resta saber como será a audiência no próximo domingo entre 11h e 13h. Curiosíssimo.

Outros destaques



Nadine Basttos troca a Globo/SporTV pelo SBT Ela mesma confirmou ao Gabriel Vaquer, do UOL Esporte, com um curto e direto "sim, é verdade". Foram apenas e tão somente nove meses da analista de arbitragem no Plim-Plim, que a contratou do Fox Sports. Sua última partida acabou justamente hoje: Corinthians x Ituano, que começou às 22h do domingo e terminou aos 3 minutos desta segunda. Nadine reencontrará no SBT um ex-colega de Fox, o narrador Téo José - e por muito pouco o comentarista Mauro Beting não foi seu colega no canal esportivo pago, do qual ele saiu pro Esporte Interativo em outubro de 2016 (e ela chegou em abril de 2017, um mês depois de se despedir dos gramados no amistoso feminino Brasil x Bolívia em Manaus). A emissora aberta desejava uma analista de arbitragem desde a final Palmeiras x Santos por sentir falta de quem comentasse faltas, expulsões e lances controversos.

Grupos da Libertadores começam amanhã no SBT E os dois jogos programados estão mantidos pois Vélez Sarsfield x Flamengo, que passará em praticamente toda a rede nacional e terá Luiz Augusto Alano e Mauro Cezar Pereira, estava ameaçado devido à determinação do término de eventos esportivos em Buenos Aires e região no máximo às 20h como parte de ações para tentar frear o avanço do coronavírus. Chegou a se pensar em levar a partida para outra parte da Argentina, mas o governo do país autorizou que a bola role na capital mesmo. Assim, tudo mantido para 21h30, horário também de Sporting Cristal x São Paulo, que Téo José e Mauro Beting farão para SP, o meu RS e as regiões de Curitiba e Maringá. Vale sempre lembrar que as transmissões do torneio são disponibilizadas no portal da emissora, de forma que quem receber uma peleja na TV em si poderá conferir a outra pela web.

Tá no site da Conmebol a troca pedida pelo SBT pro dia 27 Troca essa, crédito a quem merece, adiantada na sexta à noite pelo Gabriel Vaquer no UOL Esporte e que registrei na coluna de fim-de-semana: Atlético Mineiro x América de Cáli foi antecipado pras 19h15 pois entra Internacional x Deportivo Táchira na TV aberta às 21h30 para ao menos um jogo local vir pra aldeia pampeana nos grupos - nos canais pagos, ambos serão da Conmebol TV. A única coisa ruim na troca exatamente destas porfias é que perdi um pretexto para recordar nessa data daquele América x Galo que o SBT transmitiu ao vivo às 23h30 nossas (20h30 locais) na semifinal da Conmebol de 1995 e que fez o "Jô Soares Onze e Meia" começar às 22h15 - não que eu não possa recordar pois o farei, claro, mas diferente seria se o duelo entre os dois clubes voltasse a passar na estação do Silvio Santos depois de 26 anos, eh, eh...



Gostei muito da estreia da Fórmula Indy na Cultura A corrida no Alabama foi legal, o conterrâneo Geferson Kern narrou muito bem e Rodrigo Mattar comentando é aquilo: só sai coisa boa. Por ser concordante com a minha, compartilho uma opinião do narrador Matheus Pinheiro, que ficou ligado de ponta a ponta na prova: "Pré-corrida super dinâmico, informativo. Pós-corrida dando todos os destaques com a devida calma e tranquilidade. A única coisa que fica de ressalva: se tem uma hashtag, então precisa mencionar quem tá assistindo, mais interação." Ponto que, espera-se, corrigido seja na próxima transmissão, às 13h30 de domingo que vem, em São Petersburgo. E adiciono mais uma por lembrar de algo noticiado na última semana pelo Flávio Ricco: acabou não fazendo falta a ausência de um repórter presencial. Só o Geferson e o Rodrigo no estúdio deram conta com ótimo resultado. Sempre é melhor, evidentemente, louco não serei de afirmar o contrário. Mas que não causou prejuízo, não causou.

A trilha que obtive foi usada pela Cultura, eh, eh, eh... Registrados foram no YouTube a abertura do GP e a última volta e os 15 minutos finais da transmissão. Chamou a atenção que usaram na vinheta da Indy e na bandeirada final a música clássica que marcou a categoria na Manchete em 1993 e 1994 e no SBT de 1995 até 2000, só que com uma nítida diferença na qualidade de som em alguns trechos. Impossível não reconhecer: pegaram uma montagem que fiz e que estava num canal deletado no YT, a qual não repostei, mas que lá está no canal do Igor Rabelo, "Wheel Sports". Há trechos que peguei de vídeos ali publicados e outros com melhor qualidade, que obtive há quase uma década com um amigo então atuante na Rádio Jovem Pan, que a utilizou em comerciais da SP Indy 300 nos intervalos. Recebi dele e procurei fazer a montagem mais fiel possível. Claro, a Cultura poderia ter tentado sei lá eu como a trilha inteira com ótima qualidade. Mas não nego que recorrer a uma nostalgia clássica foi outra bela sacada.

Trilha clássica de Manchete, SBT e... RedeTV! Sim, também a RedeTV! a utilizou quando transmitiu a Fórmula Mundial e somente na edição de 2004, já que em 2003 a versão que tocava era a alternativa usada pela Record em 2001 e 2002. Só que a trilha clássica não rodava completa em seus quase dois minutos e meio igual era no SBT e na Manchete, mas sim na menor de um minuto, que foi a que recebi há quase uma década. Aquele 2004, aliás, foi curioso porque os parceiros televisivos da Mundial na RedeTV! eram concorrentes radiofônicos na Fórmula 1: Téo José (que fez quase todas as etapas, exceto duas com o titular do ano anterior Fernando Vannucci) e Celso Itiberê. No rádio, o narrador transmitia a F-1 pela Jovem Pan e o comentarista falava dela na Globo/CBN.

Pitadinha histórica (#AvalloneFeelings) Vitorioso ontem no Alabama, Alex Palou foi apenas o segundo espanhol a ganhar uma prova na Indy/Mundial. O primeiro foi Oriol Servià na Champ Car de 2005. Detalhe 1: quem comentou a prova do Canadá no SporTV 2 (exibidor exclusivo) naquele 28 de agosto? O mesmo Rodrigo Mattar ontem atuante na Cultura, ali ao lado de Sérgio Maurício, que nem colocou vibração na bandeirada final por ele e Rodrigo criticarem o desfecho: por ordem da direção da prova, Timo Glock (aquele!) teve que deixar Servià passá-lo por considerarem ilegal uma manobra em disputa de posição. Detalhe 2: o espanhol só correu porque substituía o lesionado Bruno Junqueira. E detalhe 3: na mesmíssima tarde, a Bandeirantes da qual Sérgio é o atual titular da Fórmula 1 mostrava a IRL (que levava o nome Indy), Celso Miranda narrando uma vitória de Tony Kanaan em Sonoma.



Afogando em números da Fórmula 1 Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a prévia de São Paulo apontou o GP da Emília-Romanha marcando 4,3 pontos de média e 6 de pico em São Paulo das 10h às 12h05, empatado com o SBT, abaixo dos 7,2 da Globo e acima dos 4 da Record. No pico de audiência a poucas voltas do fim, a Bandeirantes chegou a ficar a apenas pouco mais de um ponto do Plim-Plim. O "Esporte Espetacular" em si marcou 7,3 pontos, abaixo da média habitual de 9,1. No sábado, a classificação marcou 2 pontos das 8h50 às 10h15 (o quádruplo do marcado no sábado anterior nesta faixa), abaixo dos 3 do SBT, dos 5 da Record e dos 6 da Globo.

Compacto da classificação exibido no domingo Além de Rio de Janeiro e Porto Alegre, que tiveram a exibição ao vivo interrompida às 10h em ponto por causa de terceirizados locais (o que registrei num chateadíssimo "abre" na coluna do fim-de-semana), também Belo Horizonte - que nada assistiu ao vivo - recebeu a meia hora compactada das 9h às 9h30 de ontem, apresentada por Cristiane Dias no estúdio onde fazem as corridas. Tudo que falei anteontem continua valendo plenamente como lamento e reivindicação para todas as outras etapas da temporada, a próxima delas daqui a duas semanas em Portugal, com classificação em 1º e prova em 2 de maio ambas no mesmo horário, às 11h - e neste caso a complicação ficaria só pro sábado mesmo (ou não, porque aí é só puxar o espaço local das 6h às 12h para das 5h às 10h30 e pronto), já que no domingo o horário habitual de formação de rede é 10h30.



Parabéns pela estreia, Bianca Molina! A conterrânea fez sua 1ª transmissão ao vivo de futebol no Palmeiras x Ferroviária que abriu o Brasileirão Feminino neste domingo, formando quarteto com Isabelly Morais, Alline Calandrini e Milene Domingues. É uma que me deixa sempre contente a cada passo profissional que dá por acompanhá-la desde o inicinho há uma década, na produção da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre. Dá-lhe, Bibi!

José Luiz Datena não é chegado no VAR, não E isso ficou explicitado no gol da Roma na derrota pro Torino, que só foi consumado após revisão no vídeo. A maioria dos narradores de TV e rádio opta por colocar vibração igual quando da confirmação até para fins de arquivo, mas não foi o caminho seguido pelo locutor da TV Bandeirantes, que apenas descreveu o lance, mas com escancarada chateação por não ser com emoção instantânea.



Afogando em... não, espera Do Gabriel de Oliveira no TV Pop: estreado às 23h30 da última sexta, o "RedeTV! Extreme Fighting" teve 0,0 ponto de média em São Paulo em 29 dos 50 minutos de exibição, resultando em menos de 20 mil indivíduos sintonizados. Aliás, um detalhe: não pude assistir aqui no Rio Grande do Sul as lutas do One Championship transmitidas por Marcelo do Ó e Jacqueline Batista. É que a "querida" e "amada" TV Pampa pegou a faixa das 22h30 à meia-noite para reprisar pegadinhas do "Te Peguei" - nem o antecessor Amaury Jr. veio pra cá. Convenhamos: nada de novo. A "briga" da Pampa com o esporte da RedeTV! é antiga, assim é desde que juntas estão a partir de 2007. Só que ao menos o MMA vinha sempre, a bronca costumava ser com o futebol...

As oitavas-de-final do Novo Basquete Brasil Não entendi constar TV Brasil como exibidora para Caxias do Sul x Bauru às 16h desta quarta, já que até a publicação desta coluna nada constava disso no site da emissora do governo federal - que, aliás, há dias tem sido apontado no portal do campeonato em algumas partidas, nenhuma delas exibida. TV aberta garantida temos por enquanto é para sábado, Cultura em Corinthians x Pato às 16h.

Tem gol de sábado que entra e tem gol de sábado que não entra Apesar do expediente não ser nada novo por vir de cerca de uma década e meia, talvez duas décadas já, ainda tem quem se surpreenda por gols de sábado à tarde não passarem no "Fantástico". Assim foi neste fim-de-semana pois ele não mostrou o gol de Fluminense x Botafogo, mas passou os de Portuguesa x Flamengo. Não tem mistério e nem é difícil entender (nem por isso aceitável, lógico): gols que o "Jornal Nacional" de sábado já mostrou não são repetidos no "Show da Vida", que só mostra gols do dia anterior em partidas acabadas depois do término do noticiário, caso desse Portuguesa x Flamengo iniciado às 21h05. Infelizmente, aquilo de "gols do fim-de-semana inteiro" acabou há tempos, tempos, tempos e tempos. Não acho isso correto, nem todo mundo vê os gols do sábado à tarde direto no sábado à noite, mas paciência.

SporTV abriu os minutos finais de Corinthians x Ituano Como esta partida começou às 22h e como a 2ª edição do "Troca de Passes" havia acabado às 23h, o restante dela (exclusiva do Premiere) foi mostrado pelo SporTV assim que terminou o "Boleiragem", às 23h50. Nítida mudança de última hora por nada constar na programação nesse sentido. Deu ao menos para os desprovidos de pay-per-view assistirem os momentos derradeiros desta experiência inédita pro Luiz Carlos Jr. em três décadas de Globosat, que foi narrar um jogo de futebol brasileiro de clubes começando às 10 da noite de um domingo e, mais ainda, terminando aos 3 minutos de uma segunda-feira.

Paulistão A2 será retomado e terá SporTV Próximo sábado, tem Portuguesa x Velo Clube às 22h15.



Kaio Cezar, o narrador cantor Foi no 2º gol do Ceará na vitória sobre o Sampaio Corrêa, que ele narrou ontem no PPV da Copa do Nordeste. Quando os alvinegros dançaram, ele melodiou: "um conto de fadas... veio um carpinteiro..." É um ritmo chamado "Piseiro", que viralizou na internet ao ser coreografado por três amigos da cidade de Salgueiro e que pega a música "O Carpinteiro", cantada na Jovem Guarda por Ronnie Von e que é uma versão brasileira de "If I Were a Carpenter", que não é da Karen e do Richard (risos), mas sim de Tim Hardin. Nesta transmissão, outro destaque foi a estreia de Bruno Balacó à beira do gramado, dividindo reportagem com Ana Cláudia Andrade. (Atualização da terça, 10:25: esquecimentaço meu, para não deixar ninguém de fora: Lucas Mota foi o comentarista)

Carlos Fernando de volta no BandSports Segunda-feira marcando o retorno do narrador à apresentação do "Bola Rolando", ainda de casa. Ele ficou uma semana fora do ar por causa da dengue, mas tá tudo OK.



A primeira vez de Luiz Carlos Largo na Libertadores O narrador estreará no certame nesta quarta, no Independiente del Valle x Defensa y Justicia que fará às 21h30 no Fox Sports 2 em trio com Rodrigo Bueno e Renata Ruel. Quem disse que os mais experientes e canchados não podem ter ineditismos? Boa, Largo!

Prescreveu a condenação a Edmundo pelo acidente em 1995 Fora do ar desde que deixou o Fox Sports, o ex-jogador e comentarista não cumprirá pena pela tragédia de 26 anos atrás, na qual um acidente de carro causado por ele vitimou três pessoas e pelo qual foi condenado em primeira instância pelo Tribunal de Justiça do Rio em 1999. Decisão do então ministro do Supremo Tribunal Federal em 2011, Joaquim Barbosa, declarou prescrita a condenação. Na última sexta, o órgão rejeitou recurso do Ministério Público do RJ e livrou o "Animal" por 6 votos a 5.

Problemas na TV NSports levaram o Carioca pro YouTube Aconteceu no Fluminense x Botafogo de sábado, no qual uma falha técnica da responsável pelas transmissões dos jogos de ambos e do Vasco no campeonato impediu os assinantes de conferirem a meia hora inicial do clássico. Assim, para os internautas não ficarem sem ele, o mandaram pros canais dos clubes no YouTube de forma gratuita. Do UOL Esporte: mesmo quando a TV NSports resolveu o porém técnico e retomou sua transmissão, os canais de Flu e Fogão continuaram com o jogo até o fim.

Futebol de Andorra narrado em "brasileirês" Aconteceu neste domingo no canal "AJRTV" no YouTube, que mostrou duas partidas do play-off do Campeonato Andorrano com imagens autorizadas especialmente pela federação nacional. Na próxima quarta, isso será repetido às 15h30 em Penya Encarnada x Engordany. O canal se chama "AJRTV" por seu responsável ser Alexandre Jr., associados a ele estando Lázaro Souza Jr., Guilherme Braga e Charles Tavares, a quem peço perdão por não ter registrado isso ainda na coluna do fim-de-semana por distração total.



Domingo à tarde no rádio de São Paulo Pela 3ª semana seguida, a Jovem Pan preencheu a faixa das 16h com o Campeonato Mineiro, sendo feito Atlético x Boa Esporte com narração do mesmo José Manoel de Barros que fizera Cruzeiro x Atlético no domingo passado (Atlético x América foi com Nilson César). Já a Bandeirantes optou pelo Italiano com Napoli x Internazionale, que marcou mais uma dose dupla da narradora televisiva Isabelly Morais na reportagem radiofônica, aberta que fora no sábado pela final Athletic Bilbao x Barcelona da Copa do Rei.

Narradores que entraram para a história Jogo começando num dia e terminando no outro não é algo incomum, já aconteceu várias vezes em meios de semana ao longo das décadas e semanas atrás aconteceu no Grenal iniciado no sábado e concluído no domingo. Agora, futebol iniciado no domingo e terminado na segunda-feira eu duvido que tenha tido outro - ao menos até a publicação desta coluna não encontrei outro caso igual ao de Corinthians x Ituano. Assim sendo, no rádio AM/FM paulistano entraram para a história por essa situação única, sem paralelo, Danillo Almeida (Trianon), Fausto Favara (Jovem Pan), Hugo Botelho (105), Luís Cláudio de Paula (Energia), Marcelo do Ó (BandNews), Oscar Ulisses (CBN), Oswaldo Maciel (Transamérica) e Ulisses Costa (Bandeirantes).

Não que surpreenda alguém, mas... Nenhuma rádio AM e/ou FM de Sampa City fez Santos x Internacional na simultaneidade das 20h deste domingo, todas elas foram de Botafogo x Palmeiras. Nem sequer no YouTube teve transmissão, por exemplo, da Energia ou da Jovem Pan. A sorte dos alvinegros no litoral desprovidos de pay-per-view e internet é serem socorridos pelas sempre garantidas Guarujá AM e Nova FM de são Vicente.

Milton Neves para Porto Alegre escutar no radinho de pilha O amigo Rodney Brocanelli havia chamado a atenção para isso há umas duas semanas e de fato tem acontecido: o "Domingo Esportivo Bandeirantes" de São Paulo tem sido retransmitido pela filial daqui, que tinha uma versão local do programa, cujos últimos registros remontam ao 7 de março da finalíssima da Copa do Brasil. Cheguei a pensar que nos dois últimos domingos houvesse situação excepcional devido à falta do Campeonato Gaúcho, tanto que o Bandsat seguiu no ar até perto das 20h. Porém, neste domingo o programa do Milton e do Guilherme Cimatti foi retransmitido pela RB porto-alegrense até 15h, quando só então começou a grade esportiva local. O que será que aconteceu? Será que é temporário ou definitivo isso?



Gabriel Corrêa deixou a Rádio e TV Bandeirantes Grande talento surgido na emissora, onde foi da produção ao plantão e da reportagem ao comentário e à apresentação, ele anunciou sua saída nesta segunda, encerrando quatro anos na firma. Enorme perda com "EN" maiúsculo, guri de futuro brilhante por manjar muito de futebol. A cuidar tanto quais serão os novos passos profissionais do Gabriel quanto se a Band RS o substituirá por outro comentarista, função na qual recentemente foi perdido Alex Bagé para a Gaúcha e onde permanecem Vinícius Sinott, Roberto Pauletti, Luís Henrique Benfica, César Cidade Dias e o recentemente regressado Vagner Martins.

Carlos Guimarães sairá ou não da Rádio Guaíba? Dúvida no ar desde o término do "Vestiário" deste domingo, já que o apresentador Cristiano Silva lançou essa no ar e o comentarista, nitidamente pego de surpresa, teve que admitir a existência da possibilidade, dizendo que uma definição poderá acontecer nesta segunda, ainda que esteja escalado para comentar Internacional x Always Ready na terça. Espero, sinceramente, que o Guima continue na Guaíba. Peça fundamental para sua equipe de esportes, os debates ganham outra cara com sua presença. E qual seria o veículo pro qual iria? Cristiano chegou a lançar indiretas no programa, falando que "lá será mais um". Lá onde?

Saiu o 800º gol narrado pelo Gustavo Manhago na Rádio Gaúcha Não aconteceu no Caxias x Grêmio de sexta passada, mas aconteceu no Grêmio x Novo Hamburgo deste domingo - e foi aos 803 em 332 jornadas.

Filipe Gamba contra o "clickbait" Mais uma coluna fundamental do apresentador da Rádio Gaúcha, publicada em GZH e no qual critica o uso deste recurso pelo jornalismo esportivo na internet, que visa aumentar os acessos ao conteúdo produzido e a arrecadação com publicidade, mas contra o qual deve ser estabelecida uma comunicação mais informativa e honesta, que prime pela qualidade e não pelo desserviço social que é o sensacionalismo.



Janniter de Cordes deixou a Rádio CBN/Diário Péssima novidade desta segunda: o narrador e repórter foi dispensado pela emissora após 10 anos e 10 meses. Ele disse respeitar a opção da empresa e que aprendeu muito com sua equipe. A última transmissão dele foi no duplex deste domingo, quando fez Próspera x Figueirense, no qual a curiosidade ficou para Luciano Calheiros em rara presença em transmissão radiofônica como comentarista - não que rádio seja novidade para ele, que por muito tempo fez programas da Atlântida FM quando trabalhava na RBS TV daqui de Porto Alegre, mas transmissões de jogos sempre tive ele fazendo só na telinha, nunca na latinha. Resta cuidar quem será o outro narrador da CBN de Florianópolis, já que agora sobrou apenas Salles Jr. na função.

Duas "Datas em 0 ou 5" desta segunda A primeira: completa 30 anos uma das mais famosas lutas de boxe da história, com Evander Holyfield vencendo George Foreman para ser campeão dos pesados pela FIB e pela AMB, o que o Brasil assistiu pela Globo com Galvão Bueno, Orlando Duarte, Ciro José e Léo Batista. E a segunda: no mesmo dia dos sete anos de sua morte, Luciano do Valle narrava há exatos 40 anos pela TV Globo uma das maiores vitórias do Botafogo sobre o Flamengo em todos os tempos, os 3 x 1 pelas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro, com direito a Júnior driblado por Mendonça no "Gol Baila Comigo", como foi chamado em alusão ao nome da novela das oito exibida na época - na TV Bandeirantes, quem narrou o clássico foi Paulo Stein.

80 anos de Roberto Carlos O "Rei" também tem ligação com a TV esportiva. Um de seus grandes momentos da década de 80 foi trilha sonora do pool "Unidos Venceremos", composto por SBT e Record para a Copa do Mundo de 1986. Nas partidas do Brasil que Sílvio Luiz narrava nas duas emissoras, gol da Seleção era acompanhado do refrão de uma música dele: "Verde e Amarelo". Um registro muito legal mostrando isso é do amistoso Brasil 4 x 2 Iugoslávia naquele ano, o do golaço do Zico driblando meio time. Sílvio soltou o grito da garganta como raríssimas vezes naquela pintura testemunhada no Arruda por ele e mais Juca Kfouri, Flávio Prado e Jorge Kajuru.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 19/04/2021
09:00 - Tênis, Aberto de Barcelona: várias partidas - ESPN
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leeds United x Liverpool - ESPN BRASIL
18:00 - Vôlei, Superliga Masculina Série B: JF x Brasília (final) - SPORTV 2
18:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Narabeen (5º dia) - ESPN 2
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Red Bull Bragantino x Ponte Preta - SPORTV
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Esportivo x Juventude - PREMIERE
20:00 - Vôlei de Praia, Circuito Mundial: semifinais do Cancun Hub I - SPORTV 3
20:30 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Philadelphia 76ers - ESPN
20:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Detroit Red Wings x Dallas Stars - ESPN 2
21:00 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Phoenix Suns - SPORTV 2
22:15 - Futebol, Campeonato Paulista: São Bento x São Caetano - SPORTV 2
23:00 - Beisebol, MLB: Milwaukee Brewers x San Diego Padres - FOX SPORTS
23:05 - Basquete, NBA: Utah Jazz x Los Angeles Lakers - ESPN
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
07:00 - Tênis, Aberto da Sérvia: várias partidas - ESPN PLAY
09:30 - Natação, Seletiva Olímpica Brasileira: 1º dia - TV NSPORTS
14:00 - Futebol, Espanhol Série B: Leganes x Ponferradina - ESPN PLAY
18:00 - Natação, Seletiva Olímpica Brasileira: 1º dia - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: São José x Pelotas - GLOBOESPORTE
21:30 - Futebol, Campeonato Chileno: Universidad de Chile x Unión Española - ESTÁDIO TNT SPORTS


Terça, 20/04/2021
09:30 - Natação, Seletiva Olímpica Brasileira: 2º dia (sessão da manhã) - BANDSPORTS e TV NSPORTS (Internet)
12:00 - Tênis, Aberto de Barcelona: várias partidas - ESPN
14:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Norwich x Watford - FOX SPORTS
14:00 - Vôlei de Praia, Circuito Mundial: terceiros lugares da 1ª etapa de Cancún - SPORTV 2
16:00 - Futebol, Campeonato Paraense: Independente x Paysandu - CULTURA (PA)
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Brighton - ESPN BRASIL
16:30 - Vôlei de Praia, Circuito Mundial: finais da 1ª etapa de Cancún - SPORTV 2
18:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Narabeen (6º dia) - ESPN 2
18:30 - Natação, Seletiva Olímpica Brasileira: 2º dia (sessão da noite) - BANDSPORTS e TV NSPORTS (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Santos x Barcelona - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Always Ready x Internacional - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Argentinos Juniors x Nacional - FOX SPORTS 2
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Deportivo Táchira x Olimpia - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Atlético Goianiense x Newell's Old Boys - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Metropolitanos x Melgar - CONMEBOL TV
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Novorizontino x Santo André - PREMIERE
20:30 - Basquete, NBA: New Orleans Pelicans x Brooklyn Nets - SPORTV 2
20:30 - Beisebol, MLB: New York Mets x Chicago Cubs - ESPN 2
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Vélez Sarsfield x Flamengo - SBT (menos SP, RS, Curitiba e Maringá) e FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Sporting Cristal x São Paulo - SBT (SP, RS, Curitiba e Maringá) e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Aucas x Athletico Paranaense - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: 12 de Octubre x Rosario Central - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Paulista: Ferroviária x Guarani - SPORTV
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Colorado Avalanche x Saint Louis Blues - ESPN
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
05:00 - Tênis, WTA de Istambul: várias partidas - ESPN PLAY
06:30 - Tênis, WTA de Stuttgart: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, Aberto da Sérvia: várias partidas - ESPN PLAY
11:30 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Al-Wahda x Al Rayyan - ESPN PLAY
12:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Al-Jawyia x Tractor - ESPN PLAY
13:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Colônia x RB Leipzig - ONEFOOTBALL
13:30 - Futebol, Alemão Série B: Erzgebirge Aue x Nuremberg, Greuther Furth x Braunschweig e Wuerzburger Kickers x Darmstadt - ONEFOOTBALL
13:30 - Levantamento de Peso, Pan-Americano Adulto: 1ª etapa - TV NSPORTS
14:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Persepolis x Goa - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Foolad x Al Nassr, Al Sadd x Al Wehdat e Sharjah x Pakhtaktor - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Bayer Leverkusen, Arminia Bielefeld x Schalke 04 e Eintracht Frankfurt x Augsburg - ONEFOOTBALL
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Verona x Fiorentina - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Levantamento de Peso, Pan-Americano Adulto: 2ª etapa - TV NSPORTS
19:30 - Basquete, LBF: Catanduva x Ituano - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Caxias x Ypiranga - GLOBOESPORTE
20:00 - Futebol, Campeonato Alagoano: Aliança x CSA - YOUTUBE FAF TV
20:00 - Futebol, Paulista Série A2: Juventus x Taubaté, Atibaia x Portuguesa Santista, EC São Bernardo x Monte Azul e Rio Claro x Velo Clube - PAULISTÃO PLAY
20:00 - Futebol, Mexicano Série B: Mineros x Alebrijes - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, Paulista Série A2: Portuguesa x São Bernardo FC, Oeste x Red Bull Brasil, XV de Piracicaba x Água Santa e Audax x Sertãozinho - PAULISTÃO PLAY


Quarta, 21/04/2021
09:00 - Ciclismo, Flecha Valona: etapa masculina - ESPN 2
09:30 - Natação, Seletiva Olímpica Brasileira: 3º dia (sessão da manhã) - BANDSPORTS e TV NSPORTS (Internet)
11:00 - Tênis, Aberto de Barcelona: várias partidas - ESPN
13:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Milan x Sassuolo - BANDSPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS (Internet)
13:45 - Futebol, Copa da França: Paris Saint Germain x Angers - FOX SPORTS
14:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Southampton - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Levante x Sevilla - STAR HITS
15:00 - Rúgbi, Superliga Americana: Olimpia Lions x Cobras Brasil XV - ESPN 2
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Spezia x Internazionale - SPORTV
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Alavés x Villarreal - STAR HITS
16:10 - Futebol, Copa da França: Lyon x Monaco - ESPN
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Aston Villa x Manchester City - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Paraense: Remo x Castanhal - CULTURA (PA)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Cádiz x Real Madrid - FOX SPORTS
18:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Narabeen (7º dia) - ESPN 2
18:30 - Natação, Seletiva Olímpica Brasileira: 3º dia (sessão da noite) - BANDSPORTS e TV NSPORTS (Internet)
18:45 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Santa Cruz x Salgueiro - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: La Guaira x Atlético Mineiro - CONMEBOL TV
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: The Strongest x Boca Juniors - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Ceará x Jorge Wilstermann - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: San Lorenzo x Huachipato - CONMEBOL TV
19:30 - Futebol, Campeonato Baiano: Juazeirense x Vitória - TVE (BA)
19:30 - Beisebol, MLB: Atlanta Braves x New York Yankees - ESPN 2
20:00 - Basquete, NBA: Phoenix Suns x Philadelphia 76ers - ESPN
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Universitario x Palmeiras - FOX SPORTS
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Independiente del Valle x Defensa y Justicia - FOX SPORTS 2
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Rentistas x Racing - CONMEBOL TV
21:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Internacional x Ituano - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Montevideo City x Bahia - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Guabirá x Independiente - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Catarinense: Figueirense x Marcílio Dias - NSC (SC)
21:35 - Futebol, Campeonato Amazonense: São Raimundo x Amazonas - A CRÍTICA (AM)
22:15 - Futebol, Campeonato Paulista: Mirassol x Botafogo - SPORTV 2
23:00 - Futebol, Copa Libertadores: América de Cali x Cerro Porteño - CONMEBOL TV
23:00 - Futebol, Copa Libertadores: Unión La Calera x LDU - FOX SPORTS
23:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Montreal Canadiens x Edmonton Oilers - ESPN
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Ciclismo, Flecha Valona: etapa feminina - ESPN PLAY
06:30 - Tênis, WTA de Stuttgart: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, WTA de Istambul: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, Aberto da Sérvia: várias partidas - ESPN PLAY
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Galatasaray x Trabzonspor - DAZN
13:30 - Futebol, Alemão Série B: Heidenheim x Bochum, Fortuna Dusseldorf x Saint Pauli, Hannover x Regensburg e Paderborn x Osnabruck - ONEFOOTBALL
14:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Osasuna x Valencia - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Hibernian x Livingstone - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Inglês Série B: Rotherham x Middlesbrough - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Espanhol Série B: Mirandes x Tenerife - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Copa da Rainha: Madrid x Real Madrid - ESPN PLAY
14:00 - Basquete, Euroliga: CSKA Moscou x Fenerbahce - DAZN
14:45 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Al Duhailx Esteghlal - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Vera Cruz x Retrô - MYCUJOO FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Avaí/Kindermann x Palmeiras, Real Brasília x Botafogo e Bahia x Internacional - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Betis x Athletic Bilbao - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Campeonato Maranhense: Sampaio Corrêa x Iape, Pinheiro x Moto Club, Imperatriz x Bacabal e São José x Juventude - YOUTUBE TVFMF
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Borussia Dortmund x Union Berlin, Stuttgart x Wolfsburg, Werder Bremen x Mainz 05 e Hoffenheim x Borussia Monchengladbach - ONEFOOTBALL
15:30 - Futebol, Campeonato Andorrano: Penya Encarnada x Engordany - YOUTUBE AJRTV
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Parma, Crotone x Sampdoria, Udinese x Cagliari, Bologna x Torino e Genoa x Benevento - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Elche x Valladolid - ESPN PLAY
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: AGMK x Shabab Al Ahli Dubai e Al Hilal x Istiklol - ESPN PLAY
16:00 - Basquete, Caxias do Sul x Bauru - FACEBOOK LNB
16:00 - Basquete, Euroliga: Barcelona x Zenit - DAZN
17:15 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Al Shorta x Al Ahli Saudi - ESPN PLAY
18:00 - Rúgbi, Superliga Americana: Jaguares XV x Selknam - ESPN PLAY
19:00 - Basquete, NBB: Unifacisa x Mogi das Cruzes - DAZN
20:00 - Futebol, Campeonato Alagoano: CRB x CSE - YOUTUBE FAF TV
20:00 - Futebol, Campeonato Paraibano: Botafogo x Treze - JORNAL DA PARAÍBA
20:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Santos x São Paulo, Ferroviária x Corinthians e Grêmio x Cruzeiro - MYCUJOO CBF TV
20:00 - Futebol, Mexicano Série B: Cimarrones x Venados - ESPN PLAY
21:00 - Rúgbi, Superliga Americana: Peñarol x Cafeteros Pro - ESPN PLAY
21:30 - Futebol, Campeonato Catarinense: Criciúma x Avaí, Chapecoense x Metropolitano, Brusque x Próspera, Hercílio Luz x Joinville e Juventus x Concórdia - TV NSPORTS
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: Tepatitián x Dorados - ESPN PLAY


Quinta, 22/04/2021
09:30 - Natação, Seletiva Olímpica Brasileira: 4º dia (sessão da manhã) - BANDSPORTS e TV NSPORTS (Internet)
11:00 - Tênis, Aberto de Barcelona: várias partidas - ESPN
13:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Roma x Atalanta - TNT
14:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Atlético de Madrid x Huesca - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Português: Portimonense x Benfica - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Ajax x Utrecht - ESPN 2
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Napoli x Lazio - BANDSPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS (Internet)
16:00 - Futebol, Copa Sul-Americana: Talleres x Emelec - CONMEBOL TV
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x West Bromwich - ESPN
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Sociedad x Celta - STAR HITS
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Barcelona x Getafe - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Português: Porto x Vitória de Guimarães - FOX SPORTS
18:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Narabeen (8º dia) - ESPN 2
18:30 - Natação, Seletiva Olímpica Brasileira: 4º dia (sessão da noite) - BANDSPORTS e TV NSPORTS (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Grêmio x La Equidad - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Red Bull Bragantino x Deportes Tolima - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Bolívar x Arsenal - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Aragua x Lanús - CONMEBOL TV
20:00 - Basquete, NBB: Pato x Corinthians - ESPN
20:00 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Philadelphia 76ers - SPORTV 2
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: River Plate do Paraguai x Corinthians - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Peñarol x Sport Huancayo - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Libertad x Palestino - CONMEBOL TV
22:00 - Boxe, Peso Pesado: Stephan Shaw x Jermaine Franklin - ESPN
22:15 - Futebol, Campeonato Paulista: São Caetano x Ponte Preta - SPORTV
22:30 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Los Angeles Lakers - BANDEIRANTES e SPORTV 2
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:30 - Tênis, WTA de Stuttgart: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, WTA de Istambul: várias partidas - ESPN PLAY
09:30 - Tênis, Aberto da Sérvia: várias partidas - ESPN PLAY
14:00 - Basquete, Brasileiro Masculino: Brusque x Joinville - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Napoli x Flamengo e Minas Icesp x São José - MYCUJOO CBF TV
15:30 - Futebol, Alemão Série B: Sandhausen x Hamburgo - ONEFOOTBALL
16:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Athletico x Cascavel CR - FURACÃO LIVE
16:00 - Futebol, Campeonato Paraibano: Perilima x Sousa - JORNAL DA PARAÍBA
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Eibar - ESPN PLAY
17:00 - Basquete, NBB: Fortaleza x SESI Franca - DAZN
17:00 - Basquete, Brasileiro Masculino: Maringá x U. Corinthians - TV NSPORTS
18:30 - Levantamento de Peso, Pan-Americano Adulto: 3ª etapa - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Fluminense x River Plate - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES
19:30 - Basquete, LBF: Liga Super x Blumenau - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Paulista Série A2: São Bernardo FC x Juventus, Água Santa x Audax, Taubaté x EC São Bernardo e Sertãozinho x Rio Claro - PAULISTÃO PLAY
20:00 - Futebol, Mexicano Série B: Atlante x Cancún - ESPN PLAY
20:00 - Basquete, Brasileiro Masculino: Londrina x Ponta Grossa - TV NSPORTS
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Atlético Nacional x Universidad Católica - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES
22:00 - Futebol, Paulista Série A2: Monte Azul x Portuguesa, Portuguesa Santista x XV de Piracicaba, Velo Clube x Oeste e Red Bull Brasil x Atibaia - PAULISTÃO PLAY
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: Tapatío x Tiaxcala - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, Copa Libertadores: Junior x Independiente Santa Fe - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.