Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 29 de março de 2021
Muito a falar sobre o retorno da F-1 à TV Bandeirantes



Depois de 40 anos e cinco meses, a Rede Bandeirantes de Televisão voltou a transmitir a Fórmula 1, tendo sido a última corrida exibida a dos Estados Unidos, vencida em Watkins Glen por Alan Jones, em 5 de outubro de 1980. E não foi um regresso qualquer, não, mas não foi mesmo. Entraram decididos a fazer uma mega cobertura, para fazer frente à tradição estabelecida nestas décadas todas pela Globo. E o saldo do GP do Bahrein foi extremamente positivo, apesar de alguns poréns que espero, sinceramente, que sejam resolvidos já na próxima corrida, mas que não abafam o muito que de bom o trabalho trouxe. Extenso esse tópico porque tem muita coisa pra ser dita, muita mesmo.

Afogando em números Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a prévia de São Paulo apontou 4º lugar para o GP do Bahrein, mas com um índice excelente para os padrões da Bandeirantes no horário, com 5,1 pontos dela contra 5,2 da Record, 6,8 do SBT e 9,2 da Globo das 12h às 13h40. O pico foi de 6,2 pontos, quando foi batida a 3ª posição. A média da corrida foi cinco vezes maior que a do domingo anterior com Hertha Berlim x Bayer Leverkusen (no domingo que vem, a faixa terá o final de Tambov x CSKA Moscou, parte do "Show do Esporte" e o 1º tempo de Union Berlim x Hertha Berlim). No sábado, a classificação atingiu 2 pontos de média e 3 de pico das 12h às 13h05 (horário no qual passam o semanal "Nosso Agro" e um terceirizado religioso), contra 3 da Record, 5 do SBT e 13 da Globo.

Tratamento VIP para deleite dos fãs O "Show do Esporte" foi só Fórmula 1 desde a abertura, excepcionalmente às 9h para a cidade de São Paulo no canal aberto e para todo o país nas operadoras pagas que exibem o sinal SAT (tipo a Sky) e no canal do programa no YouTube, até que outros assuntos passaram a ser abordados só lá pelas 14h30 - sendo que os paulistanos ainda viram às 8h a reprise da classificação do sábado. Depois das 17h, ainda teve um compacto de meia hora da corrida. Por fim, Reginaldo Leme (de casa) entrou no "Terceiro Tempo". Não só o espaço foi amplo, como bem preenchido foi ao ter matérias especiais, muitos vivos da Mariana Becker e convidados especiais, como Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi e Felipe Massa. O evento é forte e deram um tratamento à altura dele.



Sérgio Maurício não poderia querer uma estreia melhor Já se sabia que ele entraria de cabeça na jornada por ser essa uma oportunidade especial na sua carreira, à qual é adicionada a 3ª emissora de TV aberta da sua carreira (depois da Globo e da TVE) - ou 4ª emissora, se você considerar TVE uma coisa e TV Brasil outra. Por todo o amor que tem pelo automobilismo e especialmente pela Fórmula 1, receber a chance de ser a principal voz televisiva dela é algo a ser vivenciado como "the time of my life", como diria Bill Medley para Jennifer Warnes. E entregou aquilo que se esperava: emoção de montão e uma narração sempre campeã. Mas tudo ainda ficou melhor porque o GP do Bahrein foi bacana demais, agitado de ponta a ponta com altas disputas em todos os setores, coroando com a briga pela liderança até a bandeira quadriculada. Um dos maiores e melhores dias de sua vida, risco zero de erro.

Homenagem a Paulo Stein Foi feita pelo Sérgio na abertura da transmissão, com direito a citar uma marca especial de quem o acompanhava sobretudo na Rede Manchete: a frase "fique com a gente". O historiador Fernando Morgado lembrou que ela era repetida pela emissora em vários momentos de sua programação, especialmente na década de 1980. Já o assistente de aquisições, programação e distribuição de conteúdo da TV Bandeirantes, Arthur Vieira, registrou que quem ama televisão sabe o peso desta frase. Sérgio e Paulo foram colegas em dois momentos: primeiro na TVE, na primeira metade da década de 2000, e depois no SporTV, entre 2011 e 2019.

Ops, escapou! (risos) Na abertura do 3º treino livre, sábado no BandSports, Sérgio Maurício soltou um "amigos do SporTV". Ao responder depois ao registro disso no Twitter do portal Grande Prêmio, ele brincou que "saiu e nem senti", levando numa boa algo que é perfeitamente natural que aconteça em momentos assim - cito dois exemplos dos últimos anos com locutores adquiridos pela Globosat, o Gustavo Villani dizendo "Fox Sports" no "Troca de Passes" e o Everaldo Marques quase completando um "amigos da ESPN" em transmissão da NBA. É engraçado, claro, mas acontece nas melhores famílias, é do jogo. Às vezes até dá lembrança de uma antiga casa depois de muitos anos, vide Galvão Bueno trocando "Show do Intervalo" por "Show do Esporte" no Internacional 1 x 0 Barcelona de 2006 ou Luciano do Valle dizendo "aqui na Globo" no início do segundo tempo do LDU 5 x 1 Fluminense de 2009.



Mariana Becker brilhou intensamente A conterrânea não fez menos em seu regresso à Bandeirantes depois de 28 anos do que fazia na Globo, muito ao contrário; seguiu por cima. Dois momentos dela neste domingo se sobressaíram: um ainda na primeira parte do "Show do Esporte", quando esteve com Pietro Fittipaldi e ele mostrou com detalhes as funções do volante de um Fórmula 1, cheio de botões disso, daquilo e daquele outro, um negócio de maluco já em condições normais de trânsito na rua com carro de passeio, imagina em carro de corrida a 300 por hora? E outro foi depois do GP, quando fez exclusivas com os três primeiros, especialmente com o ganhador Lewis Hamilton, que a abordou com amigável camaradagem, perguntou sobre a situação do Brasil e disse querer vir aqui este ano. Essa conversa antes da entrevista repercutiu demais no Twitter como um ápice positivo desta cobertura.

O "Globolixo" do Nelson Piquet Foi o momento mais repercutido fora a corrida em si, ocorrido quando ele e o filho e também ex-piloto da categoria Nelsinho Piquet chegaram ao estúdio para conversar com Glenda Kozlowski, Elia Júnior e Reginaldo Leme. Da parte do tricampeão mundial, nada a estranhar. Piquet sendo Piquet. Até feto prestes a ser concebido sabe que ele não gosta do Plim-Plim especialmente por todo o endeusamento a Ayrton Senna, assim como não gosta do Galvão Bueno - por isso mesmo que nem botaram a narração original dele quando reprisadas imagens da sua vitória inicial no Oeste dos EUA em 1980. O que chamou a atenção de muitos foi a reação dos jornalistas, que acabaram rindo do termo usado pelo Nelson e sem dar alguma chamada em contrário, até pelos três presentes serem ex-globais (sim, também o Elia foi da Globo há 40 anos), mesmo que fossem risos de embaraço.

Momento que só segue visto através das redes sociais O canal do "Show do Esporte" deixou em privado todo o vídeo da primeira parte, transmitida ao vivo das 9h às 11h30 - e apenas, tão somente, única e exclusivamente esse vídeo ganhou caráter privado, enquanto todos os outros seguem no ar normalmente (inclusive o da segunda parte, das 14h às 18h). O portal da Band também excluiu uma matéria de link ainda encontrado pela lista de notícias do UOL Esporte e cujo título é: "Nelson Piquet se exalta ao comentar chegada da F-1 na Band". Amavelmente pergunto: do que é que adianta isso? Não vai impedir a visualização desta cena, ela tá correndo aos montes em redes como o Twitter o domingo inteiro, certamente já tá no Whatsapp, devem ter subido no YouTube também... Pensar que teve isso justo no dia em que abriram o "Show" celebrando a placa que ganharam pelos 100 mil inscritos.

As indiretas também repercutiram muito Isso inclusive rendeu uma crítica do Mauricio Stycer no UOL Esporte, a dele em sentido restritivo a expressões como "Isso a Band mostra", um trocadilho em cima do "Isso a Globo não mostra", que um dia surgiu nas redes sociais e que depois ela mesma adotou para um quadro do "Fantástico". Amavelmente discordarei dele pois não me pareceu ser por ressentimento com o Plim-Plim que houvesse as indiretas e sim mais como comprarem para si as dores dos fãs da categoria, há anos queixosos do tratamento cada vez mais restrito que os globais vinham dando na TV aberta (e mesmo também no SporTV não melhorava muito). De qualquer maneira, não tirarei totalmente a razão de quem acha que daria para evitar isso, ficar só na valorização do seu trabalho.



Sim, teve logo da Bandeirantes na Globo! Quebrei a cara bonitaço, admito. Citei na coluna de ontem que era comum as imagens das corridas passarem "limpas" em todas as outras emissoras, sem que estivessem com o selo da Globo e muito menos crédito a ela em letreiro, assim sendo há décadas e décadas. Nunca entendi isso, essa diferenciação, o que me fez chegar a pensar se não pegavam as imagens diretamente com a categoria ou algo assim, qualquer justificativa até doida para explicar a imagem "limpa". E pensei que, quando a Globo destacasse em seus programas esta edição de 2021, assim permanecesse igual. Mas quebrei a cara bonitaço! O "Globo Esporte" desta segunda registrou o GP do Bahrein em todas as suas edições (no RJ e em SP com VT de um minuto) e as imagens têm o logo da Bandeirantes no canto alto direito, além do crédito a ela em letreiro.

Questão comercial Também chamou a atenção que a primeira transmissão teve apenas um patrocinador. Algo a evidentemente ser melhorado, quem sabe a resposta geral muito boa da estreia colabore para isso.

Rede, Bandeirantes, convoque sua rede inteira! É um grande porém a ser corrigido para 18 de abril, no GP da Emília-Romanha às 10h. Muito foi divulgado que o "Show do Esporte" começaria às 9h, mas isso ficou apenas para a cidade de São Paulo pois todo o interior e também todos os demais estados (exceto Tocantins por não ter filial ou afiliada e sim uma mera retransmissão integral do SAT) têm programação local das 6h às 10h30 todos os domingos, e isso não foi alterado nem mesmo nesta ocasião especial - o meu Rio Grande do Sul foi uma exceção por mostrar o "Show" a partir das 10h por opção própria, cancelado que foi o semanal "Band Motores", mas no entanto foi mantida às 9h a loteria terceirizada Trilegal (que nem é exclusiva da Bandeirantes pois passa simultaneamente na TV Pampa). Porém, o Rio de Janeiro ficou com a sessão de desenhos "Band Kids" até 10h30. Indefensável.

Remanejem os programas locais das filiais e afiliadas! A última coisa que espero no dia 18 é que a transmissão da corrida inicie na rede nacional somente às 9h55, que pelo amor de Deus não me venha algo assim. Certamente a cobertura iniciará bem antes, tipo uma hora mais cedo ou algo assim. Coisas assim a Bandeirantes costuma fazer pensando eminentemente no 13.1 aberto digital de Sampa City, só que este é um caso diferente por ser a Fórmula 1 um produto que rigorosamente todo o país acompanhou nos tempos da Globo. E tudo que for feito agora precisa ser visto por todo o país, sem diferenciação de parte do trabalho apenas para os paulistanos. Nos finais de semana, a grade regional de próprias e afiliadas é das 6h às 12h aos sábados e das 6h às 10h30 aos domingos. Façam as emissoras remanejarem suas grades nem que seja a forceps, na base da ordem! A F-1 precisa disso.

Exemplo que me marcou negativamente Quando penso no que poderá acontecer com as provas matinais em relação às emissoras próprias e às afiliadas (que não é possível que não possam fazer reajustes para mostrar na íntegra a cobertura pré porque du-vi-de-o-dó que alguma delas preencha rigorosamente todas as 10 horas e 30 minutos locais dos finais de semana - não só com programas diferentes, porque vários passam num dia e repetem no seguinte, aqui mesmo no RS tem isso com vários), penso sempre no primeiro sábado de Campeonato Italiano no ano passado, um Fiorentina x Torino às 13h. No Pará, a RBA extrapolou o horário da grade local de tão absurda maneira que entrou com o jogo apenas às 14h15 - e não com ele completo em VT e sim em andamento na metade do segundo tempo. Esse tipo de coisa eu praticamente imploro que a Rede Bandeirantes evite ao máximo com a F-1.



Sem Fórmula 1 nas parabólicas (mas como podia antes e agora não?) Por mais que estejamos em tempos de TV aberta digital, de operadoras de TV paga e de streaming, o Brasil é um país com diferenciações marcantes, uma delas sendo ainda hoje um catatau de gente ter antenas parabólicas - lembrou bem o Gabriel Vaquer no UOL Esporte: são 22 milhões de domicilios com ela em todo o país, conforme estimativa da ABERT. E por questão contratual, o GP do Bahrein não passou nelas. Quando a transmissão em si começou, a Bandeirantes das parabólicas exibiu um aviso que antecedeu uma programação alternativa. Isso é comum nos eventos estrangeiros (Alemão, Italiano, Russo, NBA), não é inédito em termos dela. A parabólica tem um porém: o sinal pode ser captado fora do Brasil e a transmissão de tais eventos só vale aqui. Mas aí uma dúvida: como é que na Globo a F-1 dava normalmente ali?

Não se esqueçam do Giu Ferreira, por favor O Rodney Brocanelli observou bem: nas reminiscências da temporada de 1980, uma figura que não foi sequer mencionada foi o comentarista dela, o já falecido ex-piloto Giu Ferreira, que garantiu muita qualidade nas opiniões nas transmissões com Galvão Bueno, suprindo bem a ausência do Reginaldo Leme naquele ano. De alguma maneira ele merecia uma recordação, ainda é tempo de corrigir isso.

Infelizmente não rolou a Fórmula 2 no sábado Inicialmente se tinha que a segunda corrida dela passaria ao vivo dentro do "Band Esporte Clube", ainda mais que esse foi muito anunciado para 13h na rede nacional desde o último sábado, quando retomado após seis meses e com a estreia da Cristiane Dias na apresentação (citei aqui mesmo a agenda passada dias atrás pelo produtor Fred Sabino). Porém, desagradável foi atestar que não cancelaram por ao menos o último sábado os dois programas exibidos das 12h às 12h45, o "Nosso Agro" (parceria da rede com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil) e o religioso terceirizado "Verdade & Vida", encaixados das 13h15 às 14h, quando só então Cris foi ao ar para todo o Brasil após meia hora só para Sampa City.



TV Bandeirantes destacou a BandNews FM Foi por um tempinho curto de cerca de um minuto, mas a primeira parte do "Show do Esporte" também divulgou a transmissão radiofônica do grupo, com sonoras do narrador e comandante automobilístico Odinei Edson e do comentarista, coordenador esportivo e também apresentador jornalístico geral Fábio França. Poderia ter rolado algo a mais, com mais tempo, talvez lembrando de narrações marcantes do Odinei tanto nos 15 anos de corridas na emissora quanto nos 26 gerais contando o tempo apenas de Rádio Bandeirantes, talvez recordar também títulos do Piquet e do Senna na época de Éder Luiz e Edgard de Mello Filho, algo assim. Amável sugestão para as próximas provas: fazer um "ponta-a-ponta" misturado das duas emissoras por algum tempinho tanto antes quanto depois delas, que colocasse Sérgio Maurício e cia. na BandNews e Odinei e cia. na TV Bandeirantes.

Outros destaques

"Show do Esporte" sem futebol neste domingo Originalmente teria Copa do Brasil Sub-20 às 16h, mas tanto a continuidade dela quanto o início do Brasileirão Feminino, previsto para 20h, foram suspensos pela CBF devido ao agravamento da pandemia - o que também afetou a velocidade pois ontem era para também começar a Stock Car, que ficou para 25 de abril (o que, aliás, permitirá que Reginaldo Leme possa comentá-la sem problemas por não ter Fórmula 1 nesta data). Assim sendo, as três horas e meia seguintes ao GP do Bahrein foram preenchidas eminentemente com debates sobre futebol, um deles mais extenso sobre a paralisação de diversos campeonatos e a sequência de outros nestes dias da piora gigantesca da situação do coronavírus. Este debate trouxe o trampo de fim-de-semana do Ulisses Costa, pois não teve nacional europeu para narrar (Data-FIFA) e nem teve jogo na Rádio Bandeirantes.

Eu sabia que conhecia esse nome Semana passada, não lembro onde (acho que num post de alguém, esqueço quem), vi uma citação a Reginaldo no "Show do Esporte". Só ontem olhei com maior atenção pela vez primeira, depois desses meses todos, os créditos finais do programa. O nome me parecera familiar e é mesmo: o editor-chefe do dominical é Reginaldo David, que está na TV Bandeirantes desde o fim de 2018, quando chegou para fazer a curtíssima versão televisiva do BandSports pro "Fôlego", que Ricardo Capriotti comanda nos domingos da Rádio Bandeirantes há 13 anos, e que antes disso ficou por mais de 23 anos na ESPN Brasil em funções diversas, entre elas ser editor-chefe do "Sportscenter", de Paulo Soares e Antero Greco, do início de 2006 até o fim de 2010.



Nasceu a filha da Larissa Erthal O pior é que apenas ontem fui saber disso por um registro no fim do "Terceiro Tempo", quando em fato isso já aconteceu no último dia 16. Por essas e outras que eu digo que não sei tudo de tudo sobre todos o tempo todo, sempre algo acaba escapando - e quando ninguém me avisa de coisas assim para eu registrar, pior pro meu lado a coisa fica pois dará em muitas e muitos a impressão de que sou desconsiderado, de desdém da minha parte, de que tais coisas não me são relevantes por eu não registrá-las. Peço mil desculpas por mais essa dormida no ponto, mas é como expliquei aí. Bom, já vai para duas semanas então a vinda ao mundo da Malu, filha da apresentadora da TV Bandeirantes e do marido Leonardo. Como diria o saudoso Antônio Carvalho para Missy Peregrym, Zeeko Zaki e até mesmo para Efrem Zimbalist Jr.: que ela seja FBI (forte, bonita e inteligente).

94 minutos encaixados em 90 no sábado Quando divulgaram na semana retrasada a programação deste fim-de-semana, eu não tinha entendido o "Você Torceu Aqui" substituto do Campeonato Russo ser agendado para das 10h às 11h30, já que passaria Santos 3 x 5 Vasco pelo Campeonato Brasileiro de 1995, a estreia do "Reizinho" Juninho Pernambucano no Cruzmaltino com transmissão original de Januário de Oliveira, Ely Coimbra, Olivério Júnior e Addison Coutinho, mais uma rápida apresentação atualizada do Fernando Fernandes. Ao acompanhá-lo pela internet (faixa local paulistana, lamentavelmente), entendi: o jogo durou 94 minutos totais, mas deve ter dado algum problema na fita original, já que o primeiro tempo pulou direto dos 10 para os 13 minutos e a segunda etapa foi direto dos 15 para os 19. Menos mal que isso não afetou nenhum dos oito gols, porque o resgate foi deveras precioso demais.



Teve quem lembrou e quem não lembrou de Paulo Stein Mesmo com sua enorme perda causando comoção entre os fãs de esporte e carnaval no sábado (mais sobre isso falei na coluna de ontem), muito chateado fiquei ao notar que telejornais de emissoras nas quais ele trabalhou nem citaram sua passagem no sábado à noite, mesmo que fosse com nota coberta e fotos. Assim foi no "Jornal da Record", emissora na qual esteve de março a agosto de 1996 e pela qual fez naquele ano o agora novamente transmitido Campeonato Carioca, e no "Jornal da Band", esse último me deixando decepcionado pois, se Paulo brilhou na Manchete, a exposição que levou à sua aquisição foi a da Bandeirantes (TV Guanabara) de 1977 até 1982. A Globo fez registros tanto no "RJTV - 2ª Edição", dentro de matéria sobre o caos da Covid na capital, quanto no "Jornal Nacional", encerrado com uma nota coberta sobre ele.

Várias emissoras, sim, mas não a RedeTV! É um engano que o GloboEsporte cometeu ao resgatar a trajetória profissional de Paulo Stein: incluir entre as emissoras pelas quais passou a sucessora da Manchete. E não, ele não trabalhou na RedeTV! pois saiu da antecessora antes ainda desta mudança. Após deixar a Manchete, Paulo ficou fora da telinha até regressar em 2001 pela TVE, na época que fizeram o debate "Ataque" nas noites de domingo, a parceria da emissora educativa com o jornal O Dia e o suplemento esportivo com este nome. Teve sim remanescente da Manchete no começo da RedeTV!, mas foi o também saudoso Alberto Léo, que formava dupla com o ex-futebolista Wladimir no segundo jogo (VT à noite) da Liga dos Campeões da UEFA às terças e quartas - dias nos quais a partida ao vivo à tarde era narrada por Mílton Jung com comentários do Juca Kfouri.

Depoimento inédito de Paulo Stein Foi trazido ainda no sábado pela Aline Bordalo no seu canal "Botafogo Nela" no YouTube. A jornalista está escrevendo um livro sobre a campanha alvinegra no título carioca de 1989, que rompeu 21 anos sem conquistas, e a voz mais marcante aquele 1 x 0 sobre o Flamengo foi a do narrador da TV Manchete, que mandou um depoimento para constar na obra com lembranças daquela partida.



Futebol em dois dias na Rede Massa Aconteceu neste fim-de-semana com Coritiba x Cascavel CR, que Marcelo Ortiz e Guilherme de Paula começaram a transmitir às 16h do sábado para acabar apenas perto das 11h do domingo. Tudo porque, ao término do primeiro tempo em Arapongas (uma das cidades do Paraná que está permitindo futebol), desabou um pé d'água miserabilíssimo de furiosérrimo, que fez o gramado ficar uma piscina com "PI" maiúsculo, como diriam em Picos, Barras e Oeiras. Sem outra possibilidade horária devido à grade do SBT com "Domingo Legal", "Eliana" e "Programa Silvio Santos" das 11h à meia-noite, a segunda etapa aconteceu às 10h.

Afogando em números do Campeonato Carioca Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a prévia do Rio de Janeiro no sábado apontou Boavista x Flamengo dando à Record 9 pontos de média e 12 de pico na faixa das 21h05, contra 28 da Globo com "Jornal Nacional", "Amor de Mãe" e "Big Brother Brasil". Amanhã às 21h35, tem Fluminense x Vasco - marcado para Volta Redonda devido às restrições na capital e em cidades do Grande Rio.

Agora também SP tá com o crédito certinho Semana passada, registrei aqui que jornais e programas da Globo feitos na matriz carioca estavam creditando os gols do campeonato da FERJ com "Record TV Rio" ao mostrá-los, mas que os produzidos na co-matriz paulistana seguiam botando "TV Record" no letreiro. Desta vez acabou a diferenciação. No jornal "Hora 1" desta segunda, gols do Campeonato Carioca foram creditados com "Record TV Rio".

Futebol na Globo nesta quarta-feira Três jogos de estaduais estão agendados para 21h30, horário no qual RJ, SP e rede ficarão com o "Cinema Especial" (filme a confirmar): São Luiz x Grêmio pelo Gaúcho na RBS, Chapecoense x Brusque pelo Catarinense na NSC e Goiás x Jaraguá pelo Goiano na Anhanguera. Resta cuidar se desta vez a bola rolará mesmo às 21h30 ou se não farão outra mudança igual à da semana passada, quando empurraram o filme e o futebol para 22h ao colocar "Amor de Mãe" não às 20h35 e sim às 21h05. Numa dessas...

Copa do Brasil na TV Globo Quatro jogos da segunda fase estão marcados para canal aberto, ambos em abril: no dia 7, Tombense x Vasco e Bahia x Manaus; e no dia 14, ABC x Botafogo e América de Natal x Cruzeiro. (perguntinha sacana: a InterTV Cabugi vai formar rede com a Globo RJ ou com a Globo Minas? Já pensou se convidam o público para votar no site dela para escolher qual deles será exibido? eh, eh, eh) Todos os jogos dela passarão no SporTV, exceto dois que terão CBF TV no MyCujoo no dia 7: Picos x Boavista e Juazeirense x Volta Redonda.

Cadê o 100º gol do Rogério Ceni em HD? Triste atestar isso, mas mesmo transmitindo aquele São Paulo 2 x 1 Corinthians do Paulistão em alta definição, a Globo guardou as imagens dele no formato antigo de SD 4:3. Assim é atestado pela matéria de sábado na edição paulista do "Globo Esporte", feita pelo Fernando Vidotto para lembrar os 10 anos que o lance completou no mesmo dia. Há no YouTube os três gols em HD numa repostagem em outro canal de gravação original do "Só Vídeo em HD", do Alef de Lima. Quem tem este lance guardado em 16:9 e assim sempre o exibe é a Bandeirantes. Ano passado, o SporTV o reprisou e infelizmente também foi em SD 4:3.

Banho em Victor Andrade O repórter da Globo Nordeste foi molhado pela água do sistema de irrigação da Ilha do Retiro antes do Sport x Central de ontem - sistema esse que também foi acionado no começo do primeiro tempo. Victor não se deu por vencido e seguiu com seu boletim, mas se movendo para evitar ser mais molhado.



Tino Marcos esteve na ESPN Brasil O ex-repórter da TV Globo (na qual lembro sempre que ainda aparecerá nos próximos meses em material especial sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio para o "Jornal Nacional", reforço que faço para que não se estranhe na ocasião ele aparecer no canal do qual já não faz mais parte) foi entrevistado pelo "Bola da Vez" no sábado e contou que a cobertura da Seleção Brasileira mudou muito a ponto de hoje pouco se ver do que ela faz, o que não inclui mais treinos táticos e às vezes nem inclui aquecimentos e rodas de bobinho. Por temer virar um repórter chato do tipo "no meu tempo era legal", Tino definiu como muito árido continuar a reportá-la. Totalmente compreensível. Por mais que um repórter seja talentoso e qualificado, as restrições que a Seleção e os clubes têm adotado dificultam horrores o trabalho deles, que precisam tirar coelhos das cartolas.

Premiere perdendo assinantes Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: com poucos estaduais neste ano, sem o Carioca e com o Paulista agora suspenso até sabe lá Deus quando, o canal pay-per-view deverá perder de 30 mil a 40 mil assinantes, conforme estimativas internas da Globo. Isso também afeta negócios com os clubes, dependentes do dinheiro destes pacotes - o que fez a Federação Paulista forçar a barra a ponto de levar Mirassol x Corinthians e São Bento x Palmeiras para Volta Redonda e quase encaixar Ponte Preta x Santos em São Januário.

Cadê o Campeonato Catarinense, TV Walter Abrahão? Do Cristian Delosantos: a emissora paga não mostrou um jogo neste domingo pois, para não atrapalhar sua grade de programação, decidiu passar a competição apenas às quintas e aos sábados. E eu jurando que ontem teria, por exemplo, Joinville x Criciúma à noite... Aliás: é impressionante que até agora a Federação não divulgue a TV WA na tabela do torneio em seu site, onde consta qual jogo dará na NSC, qual terá TV NSports na internet... mas nada da Walter Abrahão, que por ela mesma também não colabora lhufas ao nada divulgar em lugar nenhum sobre qual partida passará. Virou um "descubra" tremendo.



Topei com Alessandra Flores no BandSports Zapeando pelos canais na manhã de sábado, parei nele e vi a ex-apresentadora da RBS TV catarinense e jogadora de hóquei sobre grama. Foi no programete de 15 minutos "Drops CBT", oficial da Confederação Brasileira de Tênis. É um projeto novo, começou no último dia 9.

Marina Izidro esteve no "Tiki Taka" Foi a curiosidade da sexta-feira no debate semanal feito por Maurício Barros, Marília Ruiz e Eduardo Tironi no BandSports: a convidada especial foi a ex-repórter do SporTV no Rio de Janeiro, atualmente vivendo em Londres, de onde tem feito reportagens para a Folha de S.Paulo. Só não digo ter sido a primeira vez dela na telinha após deixar o SporTV pois pode ter tido outra e não sei, mas foi a primeira que vi.

Helvídio Mattos vacinado contra a Covid O atual participante do "Encontro de Craques", semanal do Beetto Saad no BandSports, foi imunizado nesta sexta-feira. Mais uma boa nova que vale compartilhar.

Milton Neves e Osmar Santos foram vacinados O fim-de-semana teve as vezes deles também, tanto o apresentador da Rádio e TV Bandeirantes quanto o eterno ex-narrador das rádios Globo, Jovem Pan e Record.

Jovem Pan transmitiu quatro jogos no fim-de-semana Campeonato Carioca e Eliminatórias Europeias preencheram a grade da rádio de São Paulo. José Manoel de Barros dobrou escala em Boavista x Flamengo no sábado e Grécia x Espanha no domingo, enquanto Fausto Favara fez Sérvia x Portugal no sábado e Nilson César narrou Romênia x Alemanha no domingo (desse eu já sabia por ele anunciar no "Esporte em Discussão").

Salve, Jorge Eduardo!!! O jornalista ex-rádios Globo, CBN e Bradesco Esportes, atualmente na FlaTV, deixou a UTI e foi para um quarto do Hospital Vitória, no Rio de Janeiro, onde está internado há cinco semanas devido à Covid-19. A luta ainda é dura pela recuperação, mas é muito bom saber destas novidades. E mais virão!



Heloíse Bordin comentou o Gauchão na Rádio Grenal Pela 1ª vez, a emissora da Rede Pampa teve uma mulher comentando uma partida masculina. A jovem jornalista estreou na função no sábado, fazendo Brasil x Internacional em quarteto com o narrador Eduardo Oster Mayer, o repórter Carlos Lacerda e o plantão Rogério Bohlke. Muito legal isso, que ela vá ganhando outras oportunidades porque também este campo merece ter mais presença delas.

João Garcia vacinado O comentarista ex-rádios Bandeirantes e Guaíba, além de ex-repórter da Gaúcha, recebeu na semana passada a primeira dose do imunizante contra o coronavírus. Isso aí, "Bola Cheia"!

Aconteceu no Uruguai o mesmo que na Rádio Guaíba em 1973 Naquele ano, a morte do comandante esportivo Pedro Carneiro Pereira em acidente durante uma prova automobilística que disputava em Tarumã abalou tanto a equipe que faria o Brasileirão que Armindo Antônio Ranzolin imediatamente encerrou a transmissão da emissora para Internacional x São Paulo e Desportiva x Grêmio no que veio a terrível notícia, abalados emocionalmente que todos ficaram. Pois soube pelo João Renato Alves que isso aconteceu na quinta-feira passada em Montevidéu. A Rádio 810 transmitia Defensor x Rentistas, pelo Campeonato Uruguaio, quando foi noticiado que seu locutor Alberto Sonsol foi vitimado pela Covid aos 63 anos. Ninguém teve mais condição de seguir com a jornada.

Uma "Data em 0 ou 5" desta segunda-feira Há exatos 40 anos, o Grande Prêmio do Brasil era vencido por Carlos Reutemann em Jacarepaguá. Aquela era a segunda prova de Fórmula 1 do regresso à TV Globo depois da edição anterior toda feita pela TV Bandeirantes, no circuito estando Luciano do Valle, Reginaldo Leme, Ricardo Menezes e Roberto Cabrini. Por causa daquela transmissão iniciada às 12h30, logo após "Scooby Doo", o "Seu Bolacha" não fez a Seleção Brasileira, que já estava garantida desde a semana anterior na Copa do Mundo de 1982 e cumpriu tabela pela última rodada das Eliminatórias contra a Venezuela, estando Carlos Valadares no Serra Dourada para formar dupla com Gerson. Ali ex-exibidora da F-1 e hoje novamente a passá-la, a Bandeirantes tinha às 13h (horário da corrida) o "Super Domingo Esportivo" em São Paulo e o "Conversa de Arquibancada", de Hamilton Bastos, no Rio.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 29/03/2021
12:00 - Tênis, Masters de Miami: várias partidas - ESPN
16:00 - Vôlei, Athletes Unlimited: Roxo x Azul - ESPN 2
19:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Sampaio Corrêa x Salgueiro - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA: jogo a confirmar - ESPN 2
20:30 - Basquete, NBA: Boston Celtics x New Orleans Pelicans - SPORTV 2
21:15 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Atlético Tucuman x Newell's Old Boys - FOX SPORTS
22:45 - Basquete, NCAA: jogo a confirmar - ESPN 2
23:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Los Angeles Kings x Vegas Golden Knights - ESPN
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
12:00 - Tênis, Aberto de Miami: várias partidas - ESPN PLAY
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Novo x Operário - MYCUJOO TV FFMS
16:00 - Futebol, Espanhol Série B: Fuenlabrada x Mallorca - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Esportivo x Novo Hamburgo - GLOBOESPORTE
20:00 - Vôlei, Athletes Unlimited: Laranja x Ouro - ESPN PLAY
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: rodada dupla sequencial - ESPN PLAY


Terça, 30/03/2021
12:00 - Tênis, ATP de Dubai: várias partidas - ESPN
13:00 - Rúgbi, Superliga Americana: Cobras Brasil XV x Cafeteros Pro - ESPN
15:00 - Tênis, Masters de Miami: várias partidas - ESPN
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Luxemburgo x Portugal - TNT
17:00 - Futebol, Amistoso: México x Costa Rica - ESPN BRASIL
19:30 - Futebol, Copa do Nordeste: CRB x ABC - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
19:30 - Basquete, LBF: Blumenau x Vera Cruz - TV NSPORTS
20:00 - Basquete, NCAA: jogo a confirmar - ESPN 2
21:35 - Futebol, Campeonato Carioca: Fluminense x Vasco - RECORD (RJ, ES, SC, PR, DF, GO, BA, SE, PI, PA, AM, RO, AP e regiões de Uberlândia e Varginha), PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet), FLUTV (Internet) e VASCO TV (Internet)
22:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Philadelphia 76ers - SPORTV 2
22:45 - Basquete, NCAA: jogo a confirmar - ESPN 2
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
12:00 - Tênis, Aberto de Miami: várias partidas - ESPN PLAY
13:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Azerbaijão x Sérvia - ESTÁDIO TNT SPORTS
14:00 - Basquete, Euroliga: Real Madrid x Anadolu Efes - DAZN
14:30 - Futebol, Espanhol Série B: Malaga x Almeria - ESPN PLAY
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Gibraltar x Holanda, Croácia x Malta, Eslováquia x Rússia, Bélgica x Bielorrússia, Turquia x Letônia, País de Gales x República Tcheca, Montenegro x Noruega e Chipre x Eslovênia - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: União ABC x Chapadão - MYCUJOO TV FFMS
16:00 - Futebol, Espanhol Série B: Ponferradina x Logroñes - ESPN PLAY
16:30 - Rúgbi, Superliga Americana: Peñarol x Selknam - ESPN PLAY
20:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Columbus x Blue Jackets x Tampa Bay Lightning - ESPN PLAY
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: rodada dupla sequencial - ESPN PLAY
20:00 - Rúgbi, Superliga Americana: Olimpia Lions x Jaguares - ESPN PLAY


Quarta, 31/03/2021
06:00 - Boxe, Super-Médio da OMB: Tim Tszyu x Dennis Hogan - ESPN
14:00 - Tênis, WTA de Miami: quartas-de-final - ESPN
15:30 - Futebol, Campeonato Carioca: Macaé x Nova Iguaçu - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Bósnia x França - SPACE
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Inglaterra x Polônia - TNT
16:00 - Tênis, Masters de Miami: 1ª quarta-de-final - ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Botafogo x Madureira - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet) e BOTAFOGO TV (Internet)
18:00 - Surfe, Liga Mundial: Copa Newcastle (1º dia) - ESPN 2
19:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Ceará x CSA - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
19:30 - Futebol, Campeonato Baiano: Bahia de Feira x Vitória - TVE (BA)
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Internacional x São José - PREMIERE
20:00 - Tênis, WTA de Miami: quartas-de-final - ESPN
20:15 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Vélez Sarsfield x Banfield - ESPN BRASIL
20:30 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Boston Celtics - ESPN
21:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Flamengo x Bangu - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet) e FLATV (Internet)
21:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Santa Cruz x Sport - SBT (PE, CE, RN, MA, PI e Campina Grande), FOX SPORTS e NORDESTEFC (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Amazonense: Manaus x São Raimundo - A CRÍTICA (AM)
21:30 - Tênis, Masters de Miami: 2ª quarta-de-final - ESPN
22:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: São Luiz x Grêmio - RBS (RS) e SPORTV
22:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Chapecoense x Brusque - NSC (SC)
22:00 - Futebol, Campeonato Goiano: Goiás x Jaraguá - ANHANGUERA (GO)
23:00 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Los Angeles Lakers - ESPN
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
12:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Suécia x Estônia - ESTÁDIO TNT SPORTS
13:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Armênia x Romênia - ESTÁDIO TNT SPORTS
14:00 - Futebol, Espanhol Série B: Albacete x Castellón e Sabadell x Girona - ESPN PLAY
14:00 - Tênis, Torneio de Miami: várias partidas - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Vitória x Sete de Setembro - MYCUJOO FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Lituânia x Itália, Alemanha x Macedônia, Espanha x Kosovo, Suíça x Finlândia, Grécia x Geórgia, Áustria x Dinamarca, Escócia x Ilhas Faroe, Ucrânia x Cazaquistão, Andorra x Hungria, Irlanda do Norte x Bulgária, Moldávia x Israel, Liechtenstein x Islândia e San Marino x Albânia - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Juventus x Joinville - TV NSPORTS
18:00 - Surfe, Liga Mundial: Copa Newcastle (1º dia) - ESPN 2
19:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Figueirense x Hercílio Luz - TV NSPORTS
19:00 - Basquete, LBF: Blumenau x Vera Cruz - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Ypiranga x Brasil - GLOBOESPORTE
21:30 - Futebol, Campeonato Catarinense: Criciúma x Próspera - TV NSPORTS
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: Venados x Mineros - ESPN PLAY
00:00 - Futebol, Mexicano Série B: TM x Atlante - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.