Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Terça, 16 de fevereiro de 2021
Campeonato Baiano de volta à TVE Bahia

Depois de 10 anos seguidos de Rede Bahia (Globo), a competição iniciada nesta quarta-feira será mostrada pela TVE Bahia, que já havia mostrado as edições de 2004 e 2006. Serão mostradas 25 partidas em canal aberto para todo o estado e para o Brasil e o mundo através do YouTube e do Facebook. Do Cassio Zirpoli: válido por duas temporadas, o acordo é superior ao anterior, que valia R$ 2,8 milhões anuais. O único porém está no Bahia, que negocia apenas com a mídia TV aberta pois não quer envolver a internet na história por preferir priorizar o streaming próprio inclusive com partidas do time principal. A reestreia da TVE será amanhã, 19h30, com UNIRB x Vitória.

Outras sobre campeonatos estaduais

Paranaense na Rede Massa? Parece que agora vai... De Fernando Rudnick no UmDois Esportes: os clubes vão analisar nos próximos dias a proposta da afiliada do SBT e, como o torneio começará em doze dias, possivelmente aceitem para não ficar de mãos abanando, já que depois da rescisão do DAZN houve hipóteses variadas desse e daquele exibidor, mas sem que algum efetivamente fechasse. Se a questão da televisão deverá ser resolvida, faltará a da internet pois alguns clubes, como o Athletico, querem fazer os jogos por eles mesmos.

Carioca com Edmundo na Record? Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: recentemente saído do Fox Sports, o ex-jogador é o preferido na lista de nomes analisado pela emissora para as transmissões da competição, que muito ele comentou na Bandeirantes entre 2010 e 2016. Outra alternativa é Júnior Baiano, que recentemente participou de algumas poucas transmissões da Libertadores no SBT como convidado especial. A competição iniciaria no dia 28, daí adiaram para 6 e 7 de março e agora finalmente fecharam questão em 3 e 4... assim esperamos.

Paulistão na televisão I Dias e horários das cinco primeiras rodadas foram desmembrados. A Globo tem reservadas nelas apenas as exibições de São Caetano x Corinthians no dia 14 e Palmeiras x São Paulo no dia 21, ambos às 16h e ambos mostrados também pelo SporTV. O Premiere terá estas transmissões exclusivas: em 28/02, Bragantino x Corinthians às 18h15, Santo André x Santos às 19h15 e São Paulo x Botafogo às 20h30; em 03/03, Santos x Ferroviária às 17h, Corinthians x Palmeiras às 19h15 e Inter de Limeira x São Paulo às 21h30; em 06/03, São Paulo x Santos às 19h; em 07/03, Corinthians x Ponte Preta às 11h; em 08/03, Santo André x São Caetano às 17h; em 11/03, Palmeiras x São Caetano às 20h; em 13/03, Novorizontino x São Paulo às 16h30 e Santos x Ituano às 19h; em 14/03, Palmeiras x Ferroviária às 18h15; em 17/03, São Bento x Palmeiras às 19h; e em 21/03, Ponte x Santos às 20h30.

Paulistão na televisão II Jogos do SporTV: em 27/02, São Bento x Mirassol às 16h30 e Novorizontino x Ponte às 19h; em 28/02, Ferroviária x Inter às 20h30; em 01/03, Guarani x Ituano às 20h; em 02/03, Mirassol x Novorizontino às 19h15; em 03/03, São Caetano x Bragantino às 21h30; em 04/03, Ituano x São Bento às 17h, Ponte Preta x Santo André às 19h e Botafogo x Guarani às 21h30; em 06/03, Inter x Novorizontino às 16h30; em 07/03, Ituano x Mirassol às 11h e Guarani x Bragantino às 15h; em 08/03, Ferroviária x Botafogo às 20h; em 13/03, Guarani x São Bento às 16h30 e Botafogo x Ponte Preta às 19h; em 14/03, Bragantino x Santo André às 20h30; em 15/03, Mirassol x Inter às 20h; em 20/03, Ituano x Botafogo às 16h30 e Ferroviária x Guarani às 19h; em 21/03, Santo André x São Bento às 11h, São Caetano x Novorizontino às 18h15 e Inter x Bragantino às 20h30; e em 22/03, Mirassol x Corinthians às 20h.

Paulistão A2 no SporTV Apenas duas partidas estão agendadas nas primeiras rodadas, ambas em março: Portuguesa Santista x Portuguesa às 15h30 do dia 1º e Portuguesa x São Bernardo às 15h30 do dia 22. Todas as demais passarão no Paulistão Play, o novo streaming da Federação Paulista.

Outros destaques

Paulo Roberto Martins deixou a TV Bandeirantes Do Flávio Ricco no "Canal 1": acabou a segunda passagem do comentarista, vinda desde 2014, quando substituiu Osmar de Oliveira após seu falecimento - a primeira foi no ano de 2008 (além de algumas participações como convidado especial em 2013). De Gabriel de Oliveira no TV Pop: sua saída foi reflexo do aumento de espaço comercial no debate do "Jogo Aberto", que geralmente durava 20 minutos totais, mas que ontem durou somente 18 pois os outros 12 foram de comerciais entre testemunhais e intervalos. Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: outro complicador é que "Morsa" fazia somente o debate do "JA" e não outras atividades, sendo a preferência da Bandeirantes por profissionais de funções variadas. O comentarista, atuante de casa desde o estouro da pandemia, continuará no ar através da Rádio Transamérica de São Paulo.

Mauro Cezar Pereira x Sandro Barboza na Justiça Do Flávio Ricco no "Canal 1": acontecerá em 8 de março uma audiência virtual de conciliação na Justiça de São Paulo entre o comentarista do UOL e do OneFootball e o repórter do jornalismo geral da TV Bandeirantes, que o chamou no Twitter por um apelido pejorativo.

Cicinho desfalcou o "Arena SBT" O ex-jogador não participou do programa desta segunda pois ele e seus familiares estão com o coronavírus. Quem esteve no debate como convidado especial foi José Calil, comentarista da Rádio Transamérica. Do TV Pop: o programa marcou 2,8 pontos em Sampa City.

Força, Sérgio Ewerton!!! O ex-apresentador esportivo da TV Globo nos anos 80 e do "Aqui Agora" do SBT na década de 1990 sofreu um infarto e toda as orações e energias positivas são bem-vindas. Soube disso pelo Paulo Pacheco, que citou os posts aflitos da esposa do Sérgio, a apresentadora ex-esportiva Sílvia Garcia, no Instagram.

Afogando em números Do Notícias da TV: Flamengo x Corinthians deu à Globo 23,9 pontos em SP.

Novo programa esportivo na TV WA Meio que na base da surpresa por não haver maior divulgação (tanto que não consta na grade da emissora nos guias eletrônicos das operadoras por assinatura - ao menos não constava até a publicação desta coluna), estreou ontem o "Virando o Jogo", na faixa das 18h, feito retomamente por Leandro Quesada, Jorge Nicola, Fernando Caetano e Ricardo Rocha, todos eles ex-Fox Sports.

Liga dos Campeões da UEFA na TNT Transmissões das oitavas-de-final começando hoje com Barcelona x Paris Saint Germain, prosseguindo amanhã com Sevilla x Borussia Dortmund e tendo na semana que vem Atlético de Madrid x Chelsea na terça e Borussia Monchengladbach x Manchester City na quarta, tudo às 17h.

Gustavo Hofman narrador Aconteceu ontem na ESPN Brasil quando, dado momento, a internet do Paulo Andrade caiu. Com isso, o comentarista segurou as pontas pois não havia outro locutor de prontidão.

Jacaré vacinado no Premiere Ceará x Fluminense, 18 minutos do segundo tempo. Conversa sobre apelidos de jogadores. Paulo Vinícius Coelho: "o Jacaré virou Jacaré". Roger Flores: "já vacinou ele?" PVC, sacando a referência do colega: "O Jacaré? É verdade..." Gustavo Villani às risadas: "Ai, Roger... Ai, meu Deus..."

Luto em Fortaleza: morreu Moacyr Luiz Dreyer Era para eu ter registrado isso na coluna de ontem e por absoluto esquecimento na organização apressada das pautas acabei por não fazê-lo, pelo que peço mil e uma desculpas sinceras: o conterrâneo de 64 anos, há mais de três décadas residente no Ceará, morreu no sábado em decorrência do coronavírus - e antes disso já sofria de câncer no pulmão. Torcedor declarado do Internacional, Moacyr era comentarista, repórter e produtor da Rádio CBN (O Povo) desde 2005, atualmente respondendo pelas chamadas das jornadas esportivas e pela coordenação da "Noite das Personalidades Esportivas", organizada por Sérgio Ponte.

Força, Júlio Salles!!! Também o narrador da Rádio Assunção, a exemplo de outros quatro profissionais esportivos da emissora, está com a Covid. Sei pelo Mário Kempes que ele recebeu votos de força e superação de Gomes Farias, histórico concorrente há quatro décadas, na abertura do "Bate Bola da Pan" de ontem, na Jovem Pan News. Gomes lembrou que Júlio foi muito atencioso com ele quando passou por um momento dificílimo de saúde certa feita, sendo visitado constantemente por ele e a esposa, e por isso só pode querer bem uma pessoa como ele.

Está chegando a biografia de João Carlos Belmonte Divulga o filho e também jornalista Caco Belmonte que a obra de 120 páginas, chamada "Fala, Belmonte! Memórias do Cronista Esportivo" e que narrará momentos inesquecíveis do ex-repórter e ex-comentarista das rádios Guaíba, Gaúcha e Bandeirantes de Porto Alegre não em ordem cronológica e sim conforme eles vinham à lembrança do "Belinho", como também é conhecido. Haverá muitas fotos no livro, tanto de arquivo pessoal quanto obtidas com colaboradores e veículos de comunicação. A Farol3 Editora comercializará o livro por sua loja on line e também dará para adquiri-lo diretamente com o Caco, que editou a obra e pelo qual dará para saber por e-mail informações sobre preço, reservas e remessas. Nem li ainda, mas por ser ouvinte do Belmonte há tantos anos digo, afirmo e reafirmo: adquiram o livro que será obrigatório.

Mauro Beting e o Palmeiras campeão da Libertadores Mas não ainda o de 2020 e sim o de 1999. Do Lauro Jardim em O Globo: o comentarista da Rádio Jovem Pan, do SBT e da TNT Sports dividirá com Marcela Coelho a direção de "1999 - A Conquista da América", que recontará todas as campanhas alviverdes no torneio desde a estreia no vice-campeonato de 1961 até a conquista inicial de quase 22 anos atrás, inclusive com bastidores inéditos.

Rádio do Rio de Janeiro nesta segunda Somente Brasil e Nacional não transmitiram Ceará x Fluminense às 18h, feita sendo a partida por 94, Globo/CBN, Transamérica e Tupi - algo notável sobretudo da parte das duas últimas, já que a Transamérica tem a retransmissão do jornal "CNN Prime Time" neste horário dentro do acordo da rede nacional com o canal noticioso por assinatura, enquanto a Tupi tem o intocabilíssimo "Show do Apolinho" das 17h às 19h.

Desabafo do Emerson Rocha Referente ao "Seleção SporTV" de ontem e à derrota do Vasco para o Internacional: "Tenho maior respeito ao André Rizek. Quando fui produtor da Rádio Globo, consegui levá-lo ao estúdio em dois programas apresentados pelo Felippe Cardoso. Até entendo não me reconhecer, isso é tranquilo. Mas acabou deturpando minha pergunta ao Vanderlei Luxemburgo e ainda tentou me diminuir me chamando de 'blogueiro' e 'torcedor'. Sou jornalista há 15 anos. Tenho alguns trabalhos legais em rádios, sites, assessorias e agora no Atenção Vascaínos. Eu poderia nem usar o exemplo da 'iluminação'. Poderia ter sido direto."

Continuando Emerson prosseguiu sua resposta ao Rizek: "Mas pensei no torcedor para exemplificar uma situação que requer 'bom senso' da arbitragem em esperar um equipamento eletrônico voltar a funcionar e queria saber a opinião do treinador. Não pedi ao Vasco para tirar o time de campo. Só perguntei se houve essa possibilidade. E o Luxa confirmou que sim. Detalhe que a resposta do Luxemburgo virou pauta para todos os veículos, inclusive assunto para discussão nas resenhas do SporTV. Mas não estou magoado por ter sido chamado de 'blogueiro'. Apenas digo que há jornalistas, sim, em mídias alternativas e isso vai aumentar a cada dia!"

35 anos do Fla-Flu do Zico O clássico que marcou o efetivo regresso do "Galinho de Quintino" aos gramados quatro meses depois de outro clássico entre eles, no qual jogara no sacrifício menos de um mês depois da gravíssima lesão decorrente da entrada criminosa de Márcio Nunes, do Bangu, entrou para a história do Maracanã e foi transmitido ao vivo somente pelas emissoras de rádio, tendo televisão apenas à noite, tanto no famoso videotape completo da TVE, com Januário de Oliveira (cuja narração a TV Bandeirantes reprisou diversas vezes nos últimos anos), quanto no famoso "Futebol Compacto" da Globo, com Oliveira Andrade - aliás: aquele mesmo domingo teve Campeonato Carioca ao vivo no Plim-Plim às 10 da manhã, com America 1 x 2 Campo Grande direto do Andaraí. Quanto ao Zico, ele marcou três vezes naqueles 4 x 1 sobre o Fluminense, que também sofreu demais com Bebeto.

Oscar Roberto Godoi baleado há 10 anos Tiros deixaram o ex-árbitro e comentarista de arbitragem de emissoras como TV Record, TV Bandeirantes e Rádio Transamérica em dado momento em estado grave há uma década hoje completada. A tentativa de assalto ocorreu quando ele chegava para um jantar no apartamento de um amigo e foram 10 dias de internação, tanto que quando recebeu alta deu entrevistas normalmente. Lembro bem de quando isso repercutiu no Twitter na hora (pelo que me recordo, o primeiro que vi reportar isso foi Ricardo Taves, então da webrádio Voz do Futebol e hoje mídia social da Copa Libertadores). Tenso demais, mas felizmente reviravoltado.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Terça, 16/02/2021
08:00 - Polo Aquático, Pré-Olímpico Masculino: jogo a confirmar - SPORTV 2
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Barcelona x Paris Saint Germain - TNT e FACEBOOK TNT SPORTS (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: RB Leipzig x Liverpool - FACEBOOK TNT SPORTS (Internet)
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Luton x Cardiff - FOX SPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: SESI/Bauru x São Paulo/Barueri - SPORTV 2
21:00 - Tênis, Aberto da Austrália: quartas-de-final - ESPN e ESPN PLAY (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Michigan State x Purdue - ESPN 2
22:00 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Toronto Raptors - SPORTV 2
00:00 - Iatismo, Copa Prada: corridas 5 e 6 das finais - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
13:00 - Basquete, Liga G da NBA: quatro partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:30) - ESPN PLAY
14:00 - Futsal, Taça Brasil: ARUC x AABB - TV NSPORTS
14:15 - Críquete, Copa Super 50: Windward Islands Volcanoes x Jamaica Scorpions - ESPN PLAY
16:00 - Futsal, Taça Brasil: Juventude AG x Foz Cataratas - TV NSPORTS
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: seis partidas ao longo do dia (a última inicia às 23:00) - ESPN PLAY
17:45 - Futsal, Taça Brasil: Unidos do Alvorada x Joaçaba - TV NSPORTS
18:00 - Softbol, NCAA: Southern Mississippi x Florida State - ESPN PLAY
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Minas x Curitiba - TV NSPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina Série B: Brasília x JF - TV NSPORTS
19:30 - Futsal, Taça Brasil: Tubarão x Minas - TV NSPORTS
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: Pittsburgh x Boston College e Georgia Southern x Coastal Carolina - ESPN PLAY
21:00 - Tênis, WTA de Phillip Island: várias partidas - ESPN PLAY
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Washington Capitals x Pittsburgh Penguins - ESPN PLAY


Quarta, 17/02/2021
13:30 - Polo Aquático, Pré-Olímpico Masculino: jogo a confirmar - SPORTV 2
15:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Levante x Atlético de Madrid - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Fulham - ESPN
16:10 - Futebol, Campeonato Goiano: Atlético x Aparecidense (semifinal) - ANHANGUERA (GO) e GLOBOESPORTE (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Sevilla x Borussia Dortmund - TNT e FACEBOOK TNT SPORTS (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Porto x Juventus - FACEBOOK TNT SPORTS (Internet)
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x Manchester City - ESPN BRASIL
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Bournemouth x Rotherham - FOX SPORTS
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Santos x Corinthians - PREMIERE
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Coritiba x Palmeiras - TNT (menos PR) e PREMIERE
19:30 - Futebol, Campeonato Baiano: UNIRB x Vitória - TVE (BA) e YOUTUBE/FACEBOOK TVEBAHIA (Internet)
21:30 - Basquete, NBA: Houston Rockets x Philadelphia 76ers - ESPN
00:00 - Tênis, Aberto da Austrália: primeira semifinal feminina - ESPN 2
00:05 - Basquete, NBA: Miami Heat x Golden State Warriors - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
13:00 - Basquete, Liga G da NBA: cinco partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:30) - ESPN PLAY
14:00 - Futsal, Taça Brasil: Juventude AG x Unidos do Alvorada - TV NSPORTS
14:05 - Basquete, NCAA Feminina: nove partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - ESPN PLAY
14:15 - Críquete, Copa Super 50: Leeward Islands Hurricanes x Trinidad & Tobago Red Force - ESPN PLAY
15:00 - Softbol, NCAA: cinco partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Campeonato Carioca: America x Friburguense, Americano x Nova Iguaçu e Cabofriense x Sampaio Corrêa - MYCUJOO FERJ
16:00 - Futebol, NCAA Feminina: Purdue Fort Wayne x Green Bay - ESPN PLAY
16:00 - Futsal, Taça Brasil: Minas x ARUC - TV NSPORTS
16:00 - Lacrosse, NCAA Feminina: James Madison x Virginia Tech - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Olympique x Nice - ONEFOOTBALL
17:45 - Futsal, Taça Brasil: Foz Cataratas x Joaçaba - TV NSPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Guarulhos x Itapetininga - TV NSPORTS
19:30 - Futsal, Taça Brasil: Tubarão x AABB - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Mexicano Série B: Celaya x Cancún - ESPN PLAY
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: cinco partidas ao longo da noite (a última inicia às 22:00) - ESPN PLAY
21:00 - Tênis, WTA de Phillip Island: várias partidas - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: Venados x Tepatitián - ESPN PLAY
00:00 - Futebol, Mexicano Série B: Dorados x Tiaxcala - ESPN PLAY


Quinta, 18/02/2021
05:30 - Tênis, Aberto da Austrália: primeira semifinal masculina - ESPN
14:55 - Futebol, Liga Europa: Real Sociedad x Manchester United - FOX SPORTS
14:55 - Futebol, Liga Europa: Wolfsberger x Tottenham - ESPN BRASIL
14:55 - Futebol, Liga Europa: Estrela Vermelha x Milan - ESPN
14:55 - Futebol, Liga Europa: Braga x Roma - ESPN 2
16:00 - Futebol, Copa Verde: Remo x Manaus (semifinal, volta) - TV BRASIL
16:45 - Golfe, Genesis Invitational: 1ª rodada - ESPN 2
17:00 - Futebol, Liga Europa: Benfica x Arsenal - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Liga Europa: Granada x Napoli - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Liga Europa: Lille x Ajax - ESPN
18:00 - Futebol, Copa She Believes: Brasil x Argentina - SPORTV
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Renata x Uberlândia - SPORTV 2
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Iowa x Wisconsin - ESPN
21:30 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Toronto Raptors - SPORTV 2
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: San Jose Sharks x Saint Louis Blues - ESPN
00:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Brooklyn Nets - BANDEIRANTES
00:00 - Iatismo, Copa Prada: corridas 7 e 8 das finais - ESPN 2
02:00 - Tênis, Aberto da Austrália: segunda semifinal feminina - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
09:30 - Saltos Ornamentais, Seletiva para Copa do Mundo e Sul-Americano: 1º dia (1ª parte) - TV NSPORTS
13:00 - Basquete, Liga G da NBA: seis partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:30) - ESPN PLAY
13:00 - Softbol, NCAA: nove partidas ao longo da tarde (a última inicia às 18:00) - ESPN PLAY
14:00 - Saltos Ornamentais, Seletiva para Copa do Mundo e Sul-Americano: 1º dia (2ª parte) - TV NSPORTS
14:55 - Futebol, Liga Europa: Olympiacos x PSV Eindhoven, Dínamo Kiev x Brugge, Young Boys x Bayer Leverkusen, Krasnodar x Dinamo Zagreb e Slavia Praga x Leicester - ESPN PLAY
15:00 - Vôlei, NCAA Feminina: seis partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Campeonato Goiano: Jaraguá x Goianésia (semifinal) - FGF TV
17:00 - Futebol, Liga Europa: Molde x Hoffneheim, Maccabi Tel Aviv x Shakhtar Donetsk, Red Bull Salzburg x Villarreal e Royal Antwerp x Rangers - ESPN PLAY
17:00 - Lacrosse, NCAA Feminina: Colorado x Louisville - ESPN PLAY
18:00 - Lacrosse, NCAA Feminina: William & Mary x Duke - ESPN PLAY
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: quatro partidas ao longo da noite (a última inicia à 01:00) - ESPN PLAY
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: nove partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - ESPN PLAY
22:00 - Basquete, Colegial Feminino dos EUA: Liberty North x Liberty - ESPN PLAY
23:00 - Tênis, WTA de Phillip Island: várias partidas - ESPN PLAY
00:00 - Futebol, Campeonato Mexicano: Atlético San Luis x Santos Laguna - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.