Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 8 de fevereiro de 2021
Bandeirantes, BandNews e Transamérica no Mundial

Estas são as três rádios AM e/ou FM de São Paulo que estão transmitindo a competição que já sabemos que não será vencida pelo Palmeiras devido à derrota para o Tigres, que foi narrada por Ulisses Costa na Bandeirantes, Marcelo do Ó na BandNews e Éder Luiz na Transamérica. O que registrei como impressão na coluna de anteontem é efetivamente fato: surpreendentemente, a CBN não está no torneio, tendo durante o jogo de ontem o "Show da Notícia". Fiquei enormemente surpreso porque eu tinha desde sempre que, quando as Organizações Globo adquiriam eventos FIFA, compravam eles em todas as mídias - incluindo rádio. Sim, é verdade que CBN e Rádio Globo não transmitiram a Copa das Confederações de 2017, mas ali eu tinha entendido a exclusividade da Bandeirantes e da BandNews FM como simplesmente decorrente do fato de não ter Brasil, diferentemente de agora.

Outra estação que pensei que faria o Mundial e me surpreendeu por não irradiá-lo foi a Jovem Pan, que anunciara no Twitter que transmitiria o torneio, além do pós-jogo "Canelada" ter sido anunciado na quarta-feira passada para ontem, logo depois de Palmeiras x Tigres. No entanto, durante a bola rolando esteve no ar o jornalístico geral "Pan News". Não entendi nem o lero do Sistema Globo de Rádio, pelo que justifiquei mais acima, e muito menos esse da Pan, pelo que expliquei. Quem também ficou de fora do campeonato é a Energia, que até acompanhou a partida, mas em esquema diferenciado de comentários e bate-papo, sem narração - algo que a própria Pan fez na Copa do Mundo de 2002. A Trianon, que faz futebol no dial somente aos domingos, também não veiculou o certame.

Outro detalhe cujo acréscimo recebi no Twitter pelo André Galvão: das três veiculadoras do Mundial, apenas a Bandeirantes estava com o som do jogo no tocador em seu site, enquanto a BandNews colocou reprises de programas semanais e a Transamérica estava com a grade musical rodada na rede nacional. Isso porque também para botar o som na internet é preciso um "plus a mais", já que os direitos adquiridos foram para o rádio convencional (o "radinho de pilha", como sempre digo). Aqui em Porto Alegre, das três transmissões só não recebi no dial comum a Transamérica por aqui não ter afiliada dela há quase duas décadas, mas tive as jornadas da Bandeirantes e da BandNews através das suas filiais - e outra opção para pegá-las seria o canal 300 (rádios) da Claro/Net.

Para fins comparativos com o Mundial anterior: se neste 2021 por 2020 com o Palmeiras temos transmissão no rádio por Bandeirantes, BandNews e Transamérica, e não temos por CBN, Energia, Jovem Pan e Trianon, em 2019 a edição disputada pelo Flamengo teve Globo/CBN (que são duas emissoras em si, mas que no futebol conto como somente uma desde 2016) e Tupi, mas não teve 94, BandNews e Nacional. Já em 2017, com o Grêmio, a Grenal foi a única ausente pois não só veiculadoras, mas in loco estiveram Bandeirantes, Gaúcha e Guaíba.

Outros destaques

Silva Júnior é da BandNews FM Depois de quatro anos, o narrador está de volta ao rádio. A última passagem dele no dial durou três meses entre o fim de 2016 e os primeiros dias de 2017 na "Equipe Líder", à ocasião na Tropical FM. Mas é claro que, quando se fala do Orizon na latinha, o trabalho mais marcante é mesmo o de 2005 até 2014 na saudosa Rádio Globo - causado, aliás, por causa do Grupo Bandeirantes, já que sua aquisição (que resultou na sua estreia em Sampa City) foi motivada pela saída de Ulisses Costa para a Rádio Bandeirantes. Tirando estes cerca de três meses na Tropical no fim de 2016, basicamente Silva foi televisivo nos últimos seis anos pelo Fox Sports, do qual saiu no fim do ano passado. Desde então, ele fez algumas transmissões pelo portal OneFootball. Aliás: pouco depois da saída do Silva, quem chegou à Rádio Globo foi Marcelo do Ó, hoje justamente da BandNews.

Força, Henrique Guilherme!!! A filha do comentarista da Rádio Transamérica está atualizando os perfis dele nas redes sociais nas redes sociais para atualizar a situação de saúde dele, há três semanas internado devido ao coronavírus. Conforme ela (que não sei como se chama), boas notícias chegaram ontem depois de quase 20 dias dele em estado grave e que o processo é lento, mas que vibrações e orações continuam ajudando muito.

Rádios porto-alegrenses atentas ao adversário do Internacional Gaúcha, Grenal e Guaíba transmitiram ontem à noite Red Bull Bragantino x Flamengo, não só para não passarem o domingo inteiro sem ter bola rolando, mas porque os cariocas são adversários pelo título brasileiro dos gaúchos, que devido ao empate passaram a ter a primeira possibilidade na letra fria dos números de consumação do caneco no próximo domingo.

Força, Cleiber Júnior!!! Do Auvaro Maia: o narrador da Rádio Bandeirantes de Goiânia está em estado grave devido ao coronavírus, tendo sido transferido de Jaraguá para a capital. Segundo familiares e amigos, 95% dos pulmões dele estão comprometidos. Cleiber, cuja última transmissão foi da final Ceará x Vila Nova do Brasileirão de Aspirantes no domingo retrasado, foi um dos vários funcionários da Rádio Cidade de Jaraguá infectados pela Covid.

O que virá por aí na RedeTV!? Do Flávio Ricco no "Canal 1": a emissora analisa o pacote proposto para uma nova programação esportiva, que deverá acontecer a partir da retomada do "Bola na Rede".

"Jogo Aberto Maranhão" voltou ao ar Suspenso desde 23 de março do ano passado devido à pandemia, o programa apresentado por Erika Palley na Bandeirantes de São Luís voltou a ser exibido às 12h30 a partir desta segunda. O pacote gráfico é alinhado ao padrão nacional e o cenário é padronizado com o adotado pela TV Bandeirantes de Porto Alegre em toda a sua grade. Grato ao João Batista Pinto pela dica.

Fernando Fernandes renovou até 2023 De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: em segunda passagem na Bandeirantes desde o começo de 2006 (a anterior foi de 1996 até o fim de 2001, quando se transferiu para a Record), o agora apresentador do corujão "Esporte Total" prorrogou seu vínculo em dois anos.

Te vira, Rede Bandeirantes, que essa aí merece! Do Flávio Ricco no "Canal 1": para transmitir a Fórmula 1, cuja aquisição deverá ser anunciada oficialmente entre hoje e depois de amanhã, um problema a ser resolvida diz respeito à rede de filiais e afiliadas, que tem as faixas de semanais regionais aos sábados, das 6h às 12h, e aos domingos, das 6h às 10h30 - e muitas delas furam estes períodos indo indevidamente além deles. É bom que essa questão seja o mais bem tratada possível, porque não adiantará de nada deixar as corridas só em São Paulo e mais algumas praças, mas outras tantas ficarem sem elas, ainda mais que a transmissão sempre foi rigorosamente nacional sem exceções nos 41 anos anteriores de exibição pela Globo. Bom, não posso esquecer da RBA do Pará, que no Fiorentina x Torino do retorno do Italiano às 13h botou o jogo no ar só às 14h15 pois ficou com locais até ali...

Quem narrará a Fórmula 1? A categoria está encaminhada, Mariana Becker idem, Reginaldo Leme já está lá... Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a "ficha 1" como opção para comandar as corridas na Bandeirantes é Sérgio Maurício, nome que mais agrada dentre muitos avaliados pela emissora e que, na temporada de 2020, transmitiu apenas e tão somente uma única prova - e pelo SporTV, já que devido à pandemia a Globo concentrou todas as coberturas exclusivamente em São Paulo, com Cléber Machado e Everaldo Marques. Apenas depois que a transmissão da categoria estiver assegurada é que avançarão em negociações com o locutor.

Afogando em números Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a prévia de Sampa City apontou 27 pontos de média e 30 de pico para a Globo em Palmeiras x Tigres, contra 5 do SBT, 4 da Record e 1 da Bandeirantes.

Outra vez repórter da Globo/SporTV sem canopla em externa Assim como já acontecera com Felipe Diniz no "Futebol Campeão" do SporTV na noite do sábado pós-final da Libertadores, também ontem à tarde Gabriela Ribeiro entrou dos arredores do Allianz Parque com microfone simples, sem canopla. Tanto lá quanto agora, me senti acompanhando aquelas coberturas das manifestações políticas de 2013, rs...

Bordão de Téo José bombando no "Globo Esporte" A edição paulista mostrou no sábado uma reportagem da Lívia Laranjeira sobre uma torcedora do Palmeiras que tatuou em seu pé o apelido "Rony Rústico", em homenagem ao principal jogador do clube na conquista da Libertadores, moça que ganhou fama na internet por compartilhar nas redes sociais a imagem do seu tornozelo. Transmissão do SBT deixando heranças, eh, eh, eh...

Gudryan Neufert no SBT Do Flávio Ricco no "Canal 1": o repórter ex-Fox Sports está reforçando o jornalismo do SBT em São Paulo. É a volta dele à televisão aberta, na qual já trabalhou na Globo e na Record.

Fortes emoções na frente, pelo visto Do Flávio Ricco no "Canal 1": dezenas de profissionais demitidos recentemente pela Disney deverão promover um festival de ações na Justiça contra a empresa. Iiiihhh...

Jorge Nicola confirmou: exigência da exclusividade levou à saída da ESPN De Matheus Costa no Lance!: o jornalista disse não ter sido fácil recusar uma emissora do tamanho dela após seis anos de trabalho, mas que não dava para abrir mão do canal de vídeos no YouTube, que está à beira de um milhão de inscritos. Ele disse que nos EUA a Disney acha que o portal de vídeos é um concorrente, daí exigir a saída de lá de seus contratados. Nicola promete fazer um programa ao vivo no YouTube de segunda a sexta e, além do blog que já tem no Yahoo!, também terá neste site em breve um podcast em dupla com Alexandre Praetzel, da Rádio Bandeirantes.

Telão HD de 500 polegadas na ESPN Brasil Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: será uma das novidades dela em sua sede em São Paulo, cuja primeira etapa de reforma será finalizada nos próximos dias. O telão fará parte de um amplo complexo de cenários que atenderá à nova fase do "Sportscenter" a partir da segunda-feira da semana que vem. O mesmo programa terá três ambientes distintos e, para viabilizar a atuação em estúdio, o canal terá um número reduzido de comentaristas e profissionais técnicos para evitar aglomeração no local. Inicialmente, as edições do jornal neste novo mega-estúdio irão ao ar das 10h às 12h e das 20h às 22h. Desde o estouro da pandemia, apenas transmissões agudas de eventos mais retumbantes que o brado - tipo o Super Bowl, narrado ontem pela vez primeira pelo Fernando Nardini - são feitas dos estúdios, com todo o restante até agora feito de casa.

TNT se despediu do Internacional Me passou completamente batido isso e por isso não registrei ainda por esquecimento puro: o 0 x 0 com o Athletico Paranaense na última quinta representou a última transmissão de partida do Colorado pela emissora da Warnermedia (ex-Turner), já que as quatro últimas do clube serão diante de Sport, Vasco, Flamengo e Corinthians, todos "clubes SporTV", condição que voltará a ser a dos gaúchos a partir deste 2021. Os últimos gols do Inter exibidos pela TNT, portanto, foram os dos 4 x 2 sobre o Fortaleza em 17 de janeiro.

Data em 0 ou 5 desta segunda Completa 25 anos Bruno Soares, repórter da Rádio Grenal. Felicidades!

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 08/02/2021
15:00 - Futebol, Mundial de Clubes: Bayern de Munique x Al-Ahly - SPORTV
15:30 - Futebol, Copa Verde: Paysandu x Manaus - TV BRASIL (gravado)
16:00 - Futebol, Campeonato Português: Benfica x Famalicão - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Atlético de Madrid x Celta - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leeds United x Crystal Palace - DAZN (Internet)
17:00 - Basquete, NBB: SESI/Franca x Paulistano - DAZN (Internet)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminino: Brasília x SESC/Flamengo - SPORTV 2
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Botafogo x Grêmio - SPORTV (RJ assiste no Premiere)
20:00 - Basquete, NBB: São Paulo x Bauru - DAZN (Internet)
21:00 - Tênis, Aberto da Austrália: várias partidas - ESPN e ESPN PLAY (Internet)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Carolina Hurricanes x Columbus Blue Jackets - ESPN 2
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: São Paulo/Barueri x Fluminense - SPORTV 2
23:30 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Milwaukee Bucks - SPORTV 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:00 - Basquete, NBB: Pinheiros x Corinthians - FACEBOOK NBB
14:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Osasco x Flamengo/Blumenau - TV NSPORTS (Internet)
14:15 - Críquete, Copa Super 50: Guyana Jaguars x Barbados Pride - ESPN PLAY
16:30 - Futebol, Espanhol Série B: Ponferradina x Alcorcón - ESPN PLAY
16:30 - Futebol, Alemão Série B: Fortuna Dusseldorf x Holstein Kiel - ONEFOOTBALL
17:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Anápolis x Botafogo - TV NSPORTS
19:00 - Basquete, NCAA Feminina: Arlington x Louisiana - ESPN PLAY
20:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Vila Nova x Blackstar - TV NSPORTS
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: NC Central x Florida - ESPN PLAY
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Arizona x Oregon - ESPN PLAY
22:00 - Basquete, Colegial Feminino dos EUA: Grandview x Kearney - ESPN PLAY
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Oklahoma State x Kansas - ESPN PLAY


Terça, 09/02/2021
16:00 - Basquete, NBB: Pato x Campo Mourão - DAZN (Internet)
16:30 - Futebol, Copa da Inglaterra: Manchester United x West Ham - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Copa da Itália: Juventus x Internazionale - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Madrid x Getafe - FOX SPORTS
17:00 - Basquete, NBB: Unifacisa x Cerrado - ITARARÉ (Campina Grande) e YOUTUBE (canal a confirmar)
18:00 - Futebol, Campeonato Português: Gil Vicente x Sporting - ESPN 2
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Osasco x Minas - SPORTV 2
19:00 - Basquete, NBB: Minas x Flamengo - ESPN
20:00 - Basquete, NBB: Brasília x Fortaleza - DAZN (Internet)
21:00 - Velocidade, Nascar Cup Series: The Clash at Daytona - FOX SPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Arkansas x Kentucky - ESPN 2
22:30 - Basquete, NBA: San Antonio Spurs x Golden State Warriors - SPORTV 2
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: West Virginia x Texas Tech - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
09:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Santos x Flamengo e Internacional x Palmeiras - MYCUJOO CBF TV
14:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Flamengo/Blumenau x Botafogo - TV NSPORTS
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: Tennessee State x Austin Peay - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: São Paulo x Fluminense e Kindermann/Avaí x Ferroviária - MYCUJOO CBF TV
16:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Praia Clube x São José dos Pinhais - TV NSPORTS
17:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Blackstar x Osasco - TV NSPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Guarulhos x Taubaté - TV NSPORTS
20:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Anápolis x Vila Nova - TV NSPORTS
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: NC Central x Florida A&M - ESPN PLAY
21:00 - Basquete, Colegial Feminino dos EUA: Saint Joseph Benton x Saint Joseph Lafayette - ESPN PLAY
22:00 - Basquete, NCAA Masculina: Texas x Kansas State - ESPN PLAY
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Iowa State x TCU - ESPN PLAY


Quarta, 10/02/2021
10:45 - Futebol, Copa da França: Auxerre x Olympique - FOX SPORTS
13:00 - Basquete, Liga G da NBA: Santa Cruz Warriors x G League Ignite - ESPN 2
14:30 - Futebol, Copa da Inglaterra: Swansea x Manchester City - DAZN (Internet)
16:30 - Futebol, Copa da Inglaterra: Leicester x Brighton - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Copa da Itália: Atalanta x Napoli - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Sevilla x Barcelona - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Copa da França: Caen x Paris Saint Germain - FOX SPORTS
17:00 - Basquete, NBB: São Paulo x Pinheiros - DAZN (Internet)
17:15 - Futebol, Copa da Inglaterra: Everton x Tottenham - DAZN (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Internacional x Sport - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fortaleza x Vasco - PREMIERE
20:00 - Basquete, NBB: Caxias do Sul x Corinthians - DAZN (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Ceará - PREMIERE
21:00 - Tênis, Aberto da Austrália: várias partidas - ESPN 2 e ESPN PLAY (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fluminense x Atlético Mineiro - GLOBO (RJ, MG e parte da rede) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x Athletico Paranaense - GLOBO (SP, PR e parte da rede)
21:30 - Futebol, Campeonato Goiano: Goiás x Aparecidense - ANHANGUERA (GO)
21:30 - Basquete, NBA: Atlanta Hawks x Dallas Mavericks - ESPN
00:05 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Phoenix Suns - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
13:30 - Basquete, Liga G da NBA: seis partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:30) - ESPN PLAY
14:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Botafogo x Blackstar - TV NSPORTS
14:05 - Basquete, NCAA Feminina: nove partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:30) - ESPN PLAY
14:15 - Críquete, Copa Super 50: Leeward Islands Hurricanes x Barbados Pride - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Campeonato Carioca: Nova Iguaçu x America, Friburguense x Cabofriense e Sampaio Corrêa x Americano - MYCUJOO FERJ
17:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Saint Mirren x Celtic - ESPN PLAY
17:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Flamengo/Blumenau x Anápolis - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Supercopa Brasileira de Juvenis: Fluminense x São Paulo - MYCUJOO CBF TV
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina Série B: Futuro x Brasília - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Mexicano Série B: Tepatitián x Tapatío - ESPN PLAY
20:00 - Basquete, Brasileiro Masculino da CBB: Vila Nova x Osasco - TV NSPORTS
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Baylor x Oklahoma - ESPN PLAY
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Virginia x Georgia Tech - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: Correcaminos x Mineros - ESPN PLAY
22:30 - Basquete, NCAA Masculina: Little Rock x Arkansas State - ESPN PLAY
00:00
- Futebol, Mexicano Série B: Cimarrones x Atlético Morelia - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.