Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 18 de janeiro de 2021
"Arena SBT" antes e depois da final da Libertadores



De Gabriel de Oliveira no TV Pop (novo portal estreado hoje, que seja bem-sucedido): o Sistema Brasileiro de Televisão colocará Benjamin Back e associados em ação no sábado decisivo de Palmeiras x Santos. Serão duas edições especiais do "Arena SBT" com meia hora cada, uma antes da final das 17h do dia 30 e outra depois, o que resultará em encerramento mais cedo do "Programa Raul Gil" - mais cedo do que já acabaria se não tivesse essa espera - e em cancelamento da versão de sábado do fofoqueiro variado "Triturando". Anunciantes são buscados para esta cobertura especial e quem já patrocina a Copa Libertadores terá um amplo destaque.

Mesmo assim, internamente a emissora não acha que a audiência em Sampa City será maior que os 18,8 pontos do Palmeiras x River Plate da terça-feira passada por motivos como: 5 da tarde não é horário nobre; sábado tem menos televisores ligados que outros dias da semana; a ex-TVS tem muito problema de Ibope neste horário; muitas pessoas deverão se aglomerar (não pode, não deve e não é aceitável, mas infelizmente muita gente fará isso), resultado em menos aparelhos ligados por um atender a várias pessoas - o que não muda a medição no tocante aos pontos; e parte do público deverá prestigiar o Fox Sports, que tem audiência fiel no certame.

Ainda neste assunto, algo que me ocorreu ontem: a Conmebol TV tem passado a Copa Sul-Americana porque herdou o pacote do qual o DAZN abriu mão, certo? Certo. O pacote tinha ao mesmo tempo Copa e Recopa Sul-Americana, certo? Certo. A não ser que algo mude até lá, então apenas e tão somente a Conmebol TV transmitirá a Recopa entre um brasileiro e um argentino, Palmeiras ou Santos x Lanús ou Defensa y Justicia.

Outros destaques



Sacanagem, pegaram Rodrigo Campos! (rs) Primeiro: ele não pôde narrar Mirassol x Altos na íntegra porque praticamente todo o primeiro tempo - no qual saíram três dos quatro gols paulistas nesta ida da semifinal - deu lugar à cobertura das repercussões da liberação da Anvisa para o uso emergencial das vacinas que, se Deus quiser, começarão aos poucos a nos prevenir do pior que o coronavírus nos proporciona. E segundo: no decorrer da etapa final, o locutor registrava mensagens da audiência e veio uma de São José do Rio Preto chamada... "Jamilam Bero" (já me lamberam). Vou parar no inferno porque ele não merecia passar por essa, mas admito que dei risada, rs. Pelo amor de Cristo, mas esses tumultuadores da internet estão cada vez mais criativos e atrevidos.

Novo programa em Goiânia A TV Gazeta estreou ontem "Gazeta Mil Esportes", programa dominical sobre o futebol local apresentado das 9h30 às 11h30 por Hugo Sérgio, narrador da BandNews FM.

Globo e a Copa do Mundo De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: acontecerá no começo do mês que vem uma reunião entre diretores da emissora e mandatários da FIFA para serenar os ânimos e discutir o futuro da parceria entre ambos, estremecida desde que o Plim-Plim foi à Justiça para não pagar a parcela de US$ 90 milhões referente aos direitos de eventos da entidade de 2015 até 2022, incluindo o Mundial no Catar. Os globais alegarão ser parceiros históricos da FIFA e que esse lance judicial é algo episódico, além de terem pago em dia todas as outras parcelas.

Afogando em números Do TV Pop: Athletico x São Paulo deu ontem 18,8 pontos à Globo em Sampa City.



Lívia Laranjeira para pernambucano assistir Foi ela a repórter escalada por SP para atender à Globo Nordeste na transmissão de ontem para Ponte Preta x Náutico - transmissão essa cuja dúvida me bateu: passou ou não passou também na EPTV? Porque ontem um seguidor twitteiro, o Charles, me avisou que Campinas também viu a Série B no canal aberto, só que apenas e tão somente ele me disse isso e mais ninguém, e isso de também a praça paulista receber a partida não constava nem sexta-feira passada no agendão liberado pela assessoria de imprensa da rede nacional e nem na matéria-prévia do jogo publicada ontem pelo portal GloboEsporte.



Cara nova na TV Bandeirantes da Bahia Com Juliana Guimarães de folga (extremamente bem curtida, vide fotos paradisíacas dela - que é uma dama paradisíaca - no Instagram), Rainan Peralva teve na transmissão de Ypiranga x Paysandu anteontem a companhia nos comentários de Cascio Cardoso, da Rádio Sociedade de Salvador e do Podcast 45 Minutos, especializado em futebol do Nordeste. Algo que eu poderia ter visto por mim mesmo diretamente pelo canal 10.1 aberto digital caso a Band RS tivesse feito o mesmo que Tarobá de Londrina, TVBV de Santa Catarina e TV Goiânia fizeram e que ela, a Bandeirantes porto-alegrense, infelizmente não fez. Aliás: vão deixar a TV Goiânia exibir os dois Remo x Vila Nova da finalíssima junto com Norte e Nordeste, né? Porque se já deixaram ela mostrar Vila Nova x Brusque no dia 2, seria o cúmulo da inaceitabilidade excluí-la agora da finalíssima, né, DAZN?



Tô ficando velho e esquecido mesmo Na coluna de ontem, ao falar sobre o fim da marca Esporte Interativo e a chegada da TNT Sports (já com microfone marcando presença no Beira-Rio através da Monique Danello no Internacional x Fortaleza de ontem à noite, feito por ela com André Henning, Vitor Sérgio Rodrigues e Bruno Formiga), citei o "Show do Esporte Interativo" na época em que o então projeto independente da Top Sports foi parceiro da TV Bandeirantes a partir de 2004 e escrevi inicialmente que o programa havia começado não naquele ano e sim em 2005, com apresentação do Roberto Avallone. Aí, o amigo Allan Simon me atentou que já constava a atração na grade dela em jornais de 2004. A "pá de cal" na minha memória deteriorada veio do seguidor twitteiro Felipe Nogueira, que avisou que Éder Luiz apresentava o programa antes do Avallone. Juro por Deus que não lembrava disso, sério!

"Não dê bandeira sobre isso e aquilo" Do Flávio Ricco no "Canal 1": alguns dos profissionais que têm renovado com a Disney para seguir na ESPN e no Fox Sports têm recebido solicitações para evitar comentários sobre detalhes contratuais, como valores e período de vínculo. Valores salariais eu concordo, mas tempo de vínculo? Até parece que não saber quanto tempo durará um contrato impedirá um concorrente de um contra-ataque daqui a pouco, o concorrente que quiser alguém vai chegar e oferecer isso e, não sendo aceito, devolverá com aquilo e tudo mais. Já não basta o lero da "exclusividade exclusivamente exclusivíssima", agora isso. Diretores tantãs esses, na boa.

NFL na ESPN Domingo que vem serão definidos os participantes do Super Bowl. Às 17h05 terá Green Bay Packers x Tampa Bay Buccaneers, depois às 20h40 vindo Kansas City Chiefs x Buffalo Bills.



Recurso antecipado pelo SporTV em 2012 Muitos portais divulgaram uma novidade adotada hoje pela TV Record na edição paulistana do "Balanço Geral", que foi colocar o tradicionalíssimo repórter policial Renato Lombardi "no estúdio" através de recurso de chroma-key direto da casa dele, assim "estando no mesmo ambiente" do apresentador Reinaldo Gottino e da "Venenosa" Fabíola Reipert. Pois o estimado Neto Souza (cujo avatar legítimo no Twitter até agora não me habituou porque ainda estranho não mais ver ali a foto do Rembrandt Jr., hahaha) observou bem que esse recurso foi lançado nos Jogos Olímpicos de Londres pela Globosat, especialmente nos debates noturnos comandados direto de lá por Galvão Bueno, "ao lado do qual" estavam comentaristas no estúdio do Rio de Janeiro.

Próxima domênica noturna no SporTV Domingo que vem a transmissão dele às 20h30 seria de Vasco x Atlético Mineiro. Mas com este jogo antecipado pro sábado devido a Galo x Santos ser antecipado de quarta para terça na semana seguinte, seu substituto passou a ser Fluminense x Botafogo, que antes seria no sábado.

Rádio de São Paulo neste domingo Nenhuma AM e/ou FM paulistana fez Santos x Botafogo - não rolou nem sequer YouTube das partes da Energia FM e da Jovem Pan. Todas foram de Athletico Paranaense x São Paulo, com duas exceções devido à cobertura da liberação do uso das vacinas contra a Covid: CBN, que fez o jogo exclusivamente pelo seu site (e que, no caso carioca, fez o clássico RJ/SP ser só da Rádio Globo), e BandNews FM.

Domingo sem time local na A ou na B às 16h Assim procederam as AM e/ou FM destas metrópoles ontem: Belo Horizonte com Athletico x São Paulo na Itatiaia; Porto Alegre com Athletico x São Paulo em Bandeirantes (SAT), Gaúcha, Grenal e Guaíba; e Fortaleza com Ferroviário x Pacajus, pela Copa Fares Lopes (atrasado torneio estadual de segundo semestre), em Assunção, Cidade + Jovem Pan News, Clube e Verdes Mares.

Brasileirão Sub-20 na Rádio Banda B Com direito a Greyson Assunção reportando in loco, ela transmitiu ontem o primeiro Atlético Mineiro x Athletico Paranaense decisivo do Nacional de Juniores. Admito não saber se alguma AM e/ou FM esportiva de Belo Horizonte relatou a partida igual à Banda B no AM de Curitiba. E como a ida foi irradiada, certamente a volta na capital paranaense domingo que vem também será relatada, ainda mais que outra vez não haverá concorrência nem da Série A e muito menos da Série B com jogo local às 20h.

Não três e sim dois narradores no Beira-Rio Das quatro AM e/ou FM que cobrem a dupla de Porto Alegre, somente a Grenal tem mantido até agora seus locutores em estúdio, no referido estando Ângelo Afonso em Internacional x Fortaleza. Mas quem também fez tubo desta vez - e a pedido próprio - foi a Guaíba com José Aldo Pinheiro, que manifestara no ar na última jornada in loco um incômodo por narrar de máscara e com óculos, o que prejudicava sua visualização em dado momento (mas não tirava a máscara por respeitar os protocolos sanitários). Com isso, no Gigante estiveram ontem à noite Marcelo de Bona, da Gaúcha, e Marcos Couto, da Bandeirantes.



Rádio Grenal deu força para o Ypiranga Com o já citado Ângelo Afonso, ela apostou na transmissão do jogo decisivo de anteontem contra o Paysandu, pela Série C, que tornou-se a alternativa em 90 minutos aqui em Porto Alegre para os desprovidos de internet, já que a Band RS não... ah, deixa pra lá, essa luta acabei perdendo, rs.

35 anos de "Águia de Aço" Não, não bebi além da conta até porque nem sou de bebedeira. Não, não estou louco por mais que apronte muita maluquice desde 16 de setembro de 1981 - como criar este PAPO DE BOLA - O SITE, por exemplo. Não, não estou transitando na contramão. "Mas então por qual motivo você fala do aniversário de um filme se o espaço para filmes do site é o 'Sintonia PB' na '24 Horas' e não essa coluna aqui, só sobre imprensa esportiva?" É que a ontem aniversiada obra de Sidney J. Furie tem a ver com a televisão futebolística. 7 de setembro de 1999, amistoso Brasil x Argentina no Beira-Rio. Ainda rolava bloqueio para a praça em jogos assim, Globo e Bandeirantes tiveram que fechar suas imagens para cá ao abrir suas transmissões. A RBS tascou uma "Sessão da Tarde" local com este filme, que nos primeiros minutos tem uma cena com "One Vision", o icônico temaço do Queen. Pois não é que, depois da cena em questão, caiu o filme pois liberaram o sinal e deu para ver os 4 x 2 dos brasileiros?

55 anos de André Ribeiro O piloto hoje aniversariado tem dois episódios marcantes envolvendo Téo José. Um deles remete a 1996, quando ganhou a primeira edição da Rio 400, a etapa brasileira da então Fórmula Mundial, que envolveu Jacarepaguá num baita fim-de-semana e cuja narração foi a do atual titular futebolístico do SBT. Já o outro remete a 2002 e também envolve Everaldo Marques, hoje atuante no Palmeiras x Corinthians das 19h no Premiere. Não sei dizer por qual motivo Claudio Carsughi estava ausente pois nem no posterior Corinthians x São Paulo decisivo do RJ/SP naquele mesmo domingo estava, mas André o substituiu nos comentários da Rádio Jovem Pan no fatídico GP da Áustria de Fórmula 1 no qual Rubens Barrichello deixou Michael Schumacher passá-lo, Téo narrando e Evê reportando in loco. Aliás: não teve nem Milton Neves no "Plantão de Domingo" daquele dia, Rogério Assis o substituiu.



20 anos do "Vasco/SBT" campeão nacional Lembrou ao que me refiro, né? Pois é: Vasco campeão da Copa João Havelange com 3 x 1 sobre o São Caetano no Maracanã, final remarcada após a quase tragédia de São Januário em 30 de dezembro de 2000. Irritadíssimo com a cobertura da Globo naquele sábado e culpando ela pelo cancelamento da partida - porque só um (censurado por mim mesmo em respeito ao nada respeitável finado) como ele para jurar que daria para a bola rolar naquele caos tristíssimo -, Eurico Miranda fez o Cruzmaltino estampar o logo do SBT em seu uniforme para ter exposição gratuita e impossível de remoção na transmissão da Globo com Galvão Bueno. Cenas inesquecíveis aquelas, eh, eh, eh... Cenas, aliás, revividas "trocentas" vezes durante o recesso pandêmico de quase um ano atrás, incontáveis foram as reprises no SporTV da sua jornada com Jota Júnior.

10 anos dos quatro gols de Neymar no Sub-20 No horário do Peru, foram completados ontem pela bola rolar às 21h10 locais. No nosso horário, faz 10 anos hoje por aqui iniciar à 0h10. Fato é que o atacante marcou todos os gols do Brasil nos 4 x 2 sobre o Paraguai, pelo Sul-Americano Sub-20. Quatro canais passaram a peleja: Bandeirantes, com Nivaldo Prieto (acompanhado de um eufórico "eu vou embora, eu vou embora!!!" do Denílson no 4º e último tento); a ESPN Brasil, não me recordo com qual locutor (e não achei vídeos do jogo com ela); o agora saudoso Esporte Interativo, com André Henning; e o SporTV, com Linhares Jr. no local e que se empolgou tanto no referido 4º tento que até dispensou o habitual grito de gol - algo que repetiria no 100º do Rogério Ceni dois meses depois. No rádio, estações como Gaúcha (com Eduardo Gabardo reportando no estádio), Guaíba, Jovem Pan e Tupi fizeram o jogo.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 18/01/2021
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Milan - SPORTV
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Newcastle - FOX SPORTS
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Corinthians - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Goiás x Flamengo - SPORTV (GO assiste no Premiere)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Florida State x Louisville - ESPN 2
21:30 - Basquete, NBA: Toronto Raptors x Dallas Mavericks - SPORTV 3
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kansas x Baylor - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
15:00 - Futebol, Copa Santa Catarina: NEC x Marcílio Dias - FCF TV
16:30 - Futebol, Alemão Série B: Hamburgo x Osnabruck - ONEFOOTBALL
19:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Feminina: Colgate x Clarkson - ESPN PLAY
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Arkansas x South Carolina - ESPN PLAY
22:00 - Basquete, Colegial Feminino dos EUA: Smithville x Kearney - ESPN PLAY


Terça, 19/01/2021
15:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Valladolid x Elche - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Ham x West Bromwich - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Derby County x Bournemouth - ESPN
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x América Mineiro - SPORTV e PREMIERE
17:00 - Basquete, Copa Super 8 do NBB: Flamengo x Bauru (semifinal) - DAZN (Internet)
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Chelsea - ESPN BRASIL
17:15 - Futebol, Copa da Itália: Roma x Spezia - DAZN (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Alavés x Sevilla - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Juventude - SPORTV e PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo de Ribeirão Preto x CSA - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Figueirense - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Sampaio Corrêa - PREMIERE
20:00 - Basquete, Copa Super 8 do NBB: Minas x São Paulo (semifinal) - ESPN e DAZN (Internet)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Dallas Stars x Tampa Bay Lightning - ESPN 2
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x Cuiabá - SPORTV e PREMIERE
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Borussia Moenchengladbach x Werder Bremen - ONEFOOTBALL
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayer Leverkusen x Borussia Dortmund, Hertha Berlim x Hoffenheim e Mainz 05 x Wolfsburg - ONEFOOTBALL
17:00 - Futebol, Campeonato Belga: Anderlecht x Charleroi - ESPN PLAY
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São Caetano x Brasília - TV NSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Tennessee x Florida e Duke x Pittsburgh - ESPN PLAY


Quarta, 20/01/2021
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Aston Villa - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Norwich x Bristol - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Cordoba x Real Sociedad - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Getafe x Huesca - FOX PREMIUM
15:30 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Fluminense x Flamengo (semifinal, volta) - SPORTV e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x Vitória - PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Botafogo x Atlético Goianiense - PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Betis x Celta - FOX PREMIUM
17:00 - Futebol, Supercopa da Itália: Juventus x Napoli - DAZN (Internet)
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Fulham x Manchester United - ESPN BRASIL
17:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Villarreal x Granada - ESPN
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Bahia x Athletico Paranaense - TNT (menos BA)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Atlético Mineiro - SPORTV (RS assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Oeste - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Coritiba x Fluminense - PREMIERE
21:00 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Philadelphia 76ers - ESPN
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Red Bull Bragantino x Vasco - GLOBO (RJ e parte da rede) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Internacional - GLOBO (SP, RS e parte da rede) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Operário - GLOBO MINAS (MG), SPORTV e PREMIERE
23:00 - Boxe, Superleve do ShoBox: Mykquan Williams x Yeis Gabriel Solano - ESPN 2
23:35 - Basquete, NBA: Phoenix Suns x Houston Rockets - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Udinese x Atalanta - ESTÁDIO TNT SPORTS
12:30 - Futebol, Campeonato Belga: Kortrijk x STVV - ESPN PLAY
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Schalke 04 x Colônia - ONEFOOTBALL
16:00 - Futebol, Copa Santa Catarina: Concórdia x Tubarão - FCF TV
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Arminia Bielefeld x Stuttgart, Augsburg x Bayern de Munique, Freiburg x Eintracht Frankfurt e RB Leipzig x Union Berlim - ONEFOOTBALL
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Olympique x Lens - ONEFOOTBALL (a confirmar)
17:00 - Futebol, Campeonato Belga: Brugge x Oostende - ESPN PLAY
17:15 - Futebol, Campeonato Escocês: Livingston x Celtic - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, Mexicano Série B: Tiaxcala x Atlético Morelia - ESPN PLAY
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Blumenau x Itapetininga - TV NSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: seis partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, Liga da Concacaf: Saprissa x Arcahaie (semifinal) - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: Celaya x Pumas Tabasco - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.