Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quinta, 14 de janeiro de 2021
A 4ª final de Libertadores na TV aberta sem Globo em 30 anos



Manchete comprida e que apenas atesta fatos: de 1991 para cá, a decisão Santos x Palmeiras será a quarta da competição a ter televisionamento aberto sem ser no Plim-Plim. No ano que pego para recorte, a Record transmitiu com exclusividade o Colo-Colo campeão com 3 x 0 sobre o Olimpia. 1992 você sabe muito bem o que teve: Rede OM com exclusividade nacional em São Paulo 1 x 0 Newell's Old Boys + 3 x 2, maior audiência da história da afiliada paulistana Gazeta - e também tivemos a Cultura no interior de SP, onde a exibidora nacional não tinha tanto alcance. E a última até agora tinha sido Boca Juniors 0 x 1 Cruz Azul + 3 x 1, exclusiva da Bandeirantes pois a Globo caiu fora à saída do Palmeiras na semi. É a esta curtíssima e rara galeria que se juntará o Santos x Palmeiras do próximo dia 30, que o SBT passará às 17h. Essa agora por óbvio especialíssima, tanto quanto foi a de quase 29 anos atrás.

Palmeiras x Santos, aliás, é um duelo que também tem história no próprio Sistema Brasileiro de Televisão pois, dos 13 mata-matas já disputados entre eles, dois passaram ali - ambos em semifinais. Um deles foi com exclusividade: RJ/SP de 1997, uma vitória para cada e deu Peixe no saldo total. A outra foi compartilhada com a Globo em canal aberto: Copa do Brasil de 1998, dois empates e os gols foram classificaram o Verdão. Títulos eles também têm já contados na emissora. Dois já citei aí: o Santos no RJ/SP de 1997 e o Palmeiras na CB de 1998, ano também de caneco da Mercosul. Agora é cuidar: o SBT exibirá o alvinegro campeão pela 2ª vez ou o Verdão pela 3ª? Quer mais um adicional? Téo José, que já fez finais de Libertadores na época da PSN. Em 2015, ele narrou pela Bandeirantes a Copa do Brasil vencida neste clássico pelos alviverdes - mas já fizera em 2010 os alvinegros campeões dela.

Outros destaques

Afogando em números A assessoria de imprensa do SBT confirmou que os 18,8 pontos em Sampa City anteontem com Palmeiras x River Plate representaram sua melhor audiência na faixa das 21h30 desde os 18,7 de 8 de abril de 2007, época na qual não dá para saber com exatidão o que é que ia ao ar nem mesmo consultando jornais pois eram os tempos em que a emissora não divulgava sua programação - não me recordo o que é que dava neste horário aos domingos à ocasião. De Naian Lucas no NaTelinha: foram 14 pontos no Painel Nacional de Televisão, destacando-se a liderança em Goiânia com 18,4 pontos, acima dos 16,7 da Anhanguera (Globo) e dos 9,2 da Record. Em Recife, a Jornal marcou 9,1 com a Libertadores, acima dos 7,9 da Clube (Record) e abaixo dos 20 da Globo. Em Manaus, a Norte Amazonas fez 21,2, acima dos 3,1 da Record e abaixo dos 24,7 da Amazônica (Globo).

Globo Minas respondeu, mas não comentou Do UOL TV e Famosos: questionada sobre o desabafo da Carina Pereira que citei na coluna de ontem, a emissora afirmou não tolerar comportamentos abusivos em suas equipes e que todo relato de assédio (moral, neste caso) é apurado criteriosamente assim que tomado conhecimento dele. Porém, a situação da ex-apresentadora do "Globo Esporte" e do "Bom Dia Minas" não foi comentado.

Ah, se não fosse a mudança na regra! Se não fosse aquele constrangedor episódio do goleiro Sidão a deixar consequências e levar às alterações na votação do melhor em campo nas transmissões da Globo... Bom, Cruzeiro x Oeste rolando na Globo Minas para Belo Horizonte, EPTV de Varginha, TV Integração de Araxá e as InterTV de Coronel Fabriciano e Montes Claros. O melhor jogador conforme o público foi o substituto do autor do gol do Rubrão, ingressado na peleja aos 25 minutos do segundo tempo. Ele nem faz nada de especial para merecer essa distinção dos telespectadores, seu nome é que causou os 64% de votos: Kalil. Sacou? Kalil, Cruzeiro... Claro que a torcida do Atlético entrou na zoeira com tudo e votou no jogador de sobrenome igual ao do histórico Alexandre, eh, eh... Se não fosse o lero do voto do comentarista decidir o melhor em campo, imagina o que seria a entrega do troféu? rs



Tiago Medeiros, o visionário Ao término da edição pernambucana do "Globo Esporte" ontem, o telão exibia o anúncio da transmissão de Corinthians x Fluminense à noite e a câmera foi enchida pela mão do apresentador com os cinco dedos expostos. E qual foi o placar em Itaquera? 1, 2, 3, 4, 5 gols pro Timão e nada do Fluzão.

TV Bandeirantes na próxima semana Dos dias 21 a 24, estas serão as transmissões esportivas: de quinta para sexta, Utah Jazz x New Orleans Pelicans pela NBA à meia-noite; no sábado, Milan x Atalanta pelo Italiano às 14h; e no domingo, Schalke 04 x Bayern de Munique pelo Alemão às 11h30 (alô, Regys Silva!), Lazio x Sassuolo pelo Italiano às 14h, Bahia ou Botafogo x Napoli de Caçador ou Real Brasília pela final do Brasileiro Feminino A2 às 16h, Athletico Paranaense x Atlético Mineiro pela final do Brasileiro Sub-20 às 20h e Memphis Grizzlies x Sacramento Kings pela NBA às 22h. Enquanto o Campeonato Russo permanece em férias, o "Você Torceu Aqui" regionalizado de Sampa City no sábado, às 10h, será Palmeiras 4 x 2 Flamengo pelas quartas da Copa do Brasil de 1999.



Napoleão de Almeida voltando ao vídeo É a excelente notícia desta quinta-feira pois, depois de 39 dias após adoecer por causa do coronavírus e 31 depois de ser internado, ele reaparecerá no BandSports ao participar do "Encontro de Craques" às 21h30, ao lado de Beetto Saad, Helvídio Mattos, Isabella Ayami e convidados especiais. Novamente agradecido à equipe médica que lhe tem atendido desde então, além de família, dos amigos e de diretores e colegas da Rede Bandeirantes, o locutor também retomará as narrações na próxima semana. Na internet, ele já retornou ao canal de vídeos "Podcast Sul". Um passo de cada vez e pra cima sempre, Napoleão!

Copa Sul-Americana na Conmebol TV Confirmada ontem para 17h do dia 23 a final, que agora sabemos que terá o Lanús e que depois de amanhã saberemos se terá o Defensa y Justicia ou o Coquimbo Unido.



Bibiana Bolson premiada com uma ovelha Foi um momento sensacional de Santos x Boca Juniors no Fox Sports, quando a conterrânea presente na Vila Belmiro contou que Cuca promoveu uma rodada de bingo com os santistas para descontração na concentração para a semifinal da Libertadores e então lembrou algo que para muitos parece zoeira, mas que quem conhece bem o interior da aldeia pampeana (ainda mais ela, de lá surgida) bem sabe que é a mais pura verdade: uma vez ganhou em um bingo sabem o quê? Creia, Leo Sayer: uma... ovelha!!! (espero que tenham entendido a citação a Leo Sayer quando falei em ovelha, não me peçam explicação, rs) Prêmios inusitados assim são comuns no interior do Rio Grande do Sul, no próprio futebol já teve isso. Duvida? Dá um "look" neste VT do "Globo Esporte" em 2013 e ateste o sorteio de uma ovelha no intervalo de um jogo do Acesso em Santo Ângelo. Rá!



Uma foto histórica de João Guilherme Foi publicada ontem pelo narrador no Instagram: ele na sede da ESPN em São Paulo, de onde relatou os históricos 3 x 0 do Peixe sobre os xeneizes. É mais uma imagem daquelas que faz cair com tudo a ficha sobre o Fox Sports virar história pela nova realidade pós-fusão ser tudo ESPN agora.

Rogério Micheletti deixou o Fox Sports Foram quase 9 anos como gerente, editor-chefe e coordenador, participando de programas como "Fox Sports Rádio" e "Expediente Futebol", entre outros tantos mais.

Homenagem a Eduardo Agra Foi feita pelo Corinthians na derrota por 83 x 77 pro Caxias do Sul anteontem, pelo Novo Basquete Brasil. O jogador Lucas Vezaro usou a camisa 10 com o nome do atual comentarista da ESPN, que defendeu os corintianos e foi campeão paulista em 1985 e vice brasileiro em 1986. Agra estava na transmissão da partida ao lado de Rômulo Mendonça, ficou emocionado com a lembrança e agradeceu por ela.

O que será do Edmundo? Do comentarista, não se sabe ainda. Do Flávio Ricco no "Canal 1": ele ainda não fechou com ninguém após deixar o Fox Sports, mas analisa algumas possibilidades. Agora, do ator Edmundo o que será é que ele atuou em "O Jogo que Mudou a História", produção que entrará no GloboPlay e na qual interpretou um futebolista que participa de uma partida em uma favela, a partir da qual começará uma guerra de 25 anos.



André Duek e a saída da Indy do DAZN Narrador da fórmula no portal de vídeos, ele informou nas redes sociais que, como não haverá mais a transmissão das provas, não mais as narrará, função que exerceu nas duas últimas edições a partir dos EUA após quase uma década como comentarista aqui no Brasil. Mas ele seguirá transmitindo outras categorias automobilísticas e continuará acompanhando a Indy, que lhe projetou na crônica esportiva.



Dois registros da Rádio Gaúcha O primeiro: estreou na equipe a produtora Valéria Possamai, que recentemente deixou a Grenal FM (na qual era repórter, produtora e apresentadora, além de narrar aquele Grenal feminino de 2019 com equipe toda só de mulheres) e que começou ontem co-produzindo com Saimon Bianchini o "Hoje nos Esportes", por essa estreia sendo saudada por Diori Vasconcelos, que substituiu o apresentador titular. E o segundo: titular do "Hoje", Luciano Périco narrou Santos 3 x 0 Boca Juniors, sendo a estação da RBS a única futebolística de Porto Alegre a fazer também esta semifinal da Libertadores - porém, a Gaúcha deixou a "Voz do Brasil" normal ao vivo das 19h às 20h para privilegiar o "Show dos Esportes" logo depois, daí jogo completo no dial só pelo SAT da BandNews FM.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quinta, 14/01/2021
13:30 - Futebol, Copa da Itália: Sassuolo x Spal - DAZN (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Twente x Ajax - ESPN
17:00 - Futebol, Supercopa da Espanha: Real Madrid x Athletic Bilbao (semifinal) - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Crystal Palace - FOX SPORTS
17:15 - Futebol, Copa da Itália: Atalanta x Cagliari - DAZN (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x CRB - SPORTV (PR assiste no Premiere)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Islanders x New York Rangers - ESPN
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cuiabá x Guarani - SPORTV (MT assiste no Premiere)
21:30 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Miami Heat - SPORTV 2
23:00 - Iatismo, Copa Prada: classificatória, 1º dia - ESPN 2
00:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Golden State Warriors - BANDEIRANTES e SPORTV 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
13:00 - Natação, NCAA: West Virginia x Pittsburgh - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Ceará x Juventude (semifinal, volta) - MYCUJOO CBF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Vila Nova x Fluminense (semifinal, volta) - MYCUJOO CBF TV
19:00 - Basquete, NCAA Feminina: 16 partidas ao longo da noite (a última inicia às 22:30) - WATCH ESPN
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: oito partidas ao longo da noite (a última inicia à 01:00) - WATCH ESPN


Sexta, 15/01/2021
14:00 - Basquete, Euroliga: CSKA Moscou x Barcelona - DAZN (Internet)
14:45 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Flamengo x Fluminense (semifinal, ida) - SPORTV e MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Português: Sporting x Rio Ave - FOX SPORTS
16:00 - Basquete, Copa Super 8 do NBB: Minas x Mogi das Cruzes - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Palmeiras x São Paulo (semifinal, ida) - SPORTV e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Lazio x Roma - BANDSPORTS e EI PLUS (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Figueirense x Brasil - PREMIERE
18:00 - Futebol, Campeonato Português: Porto x Benfica - FOX SPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: SESC/Flamengo x Pinheiros - SPORTV 2
19:00 - Basquete, Copa Super 8 do NBB: São Paulo x Paulistano - ESPN e DAZN (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Paraná - SPORTV (MA assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Grêmio - PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x Botafogo de Ribeirão Preto - SPORTV (MG assiste no Premiere)
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Osasco x São Paulo/Barueri - SPORTV 2
21:30 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Milwaukee Bucks - ESPN
23:00 - MMA, LFA 97: Nick Browne x Arthur Estrázulas (e outras lutas) - COMBATE
23:00 - Iatismo, Copa Prada: fase classificatória (2º dia) - ESPN 2
00:05 - Basquete, NBA: New Orleans Pelicans x Los Angeles Lakers - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:30 - Futebol, Alemão Série B: Greuther Furth x Paderborn e Wuerzburger Kickers x Braunschweig - ONEFOOTBALL
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: 18 partidas ao longo do dia (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Union Berlin x Bayer Leverkusen - ONEFOOTBALL
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Montpellier x Monaco - ONEFOOTBALL
17:00 - Ginástica, NCAA Feminina: seis eventos ao longo do dia (o último inicia às 22:30) - WATCH ESPN
18:00 - Natação, NCAA: Virginia Tech x Virginia - WATCH ESPN
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Minas x Curitiba - TV NSPORTS
19:00 - Basquete, NCAA Feminina: oito partidas ao longo da noite (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
19:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Masculina: Quinnipiac x Colgate e Saint Lawrence x Clarkson - WATCH ESPN
19:00 - Lutas, NCAA: NC State x Virginia - WATCH ESPN
19:00 - Natação, NCAA: North Carolina x NC State e Houston x Texas A&M - WATCH ESPN
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Praia Clube x São Caetano - TV NSPORTS
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São José dos Pinhais x Brasília - TV NSPORTS
20:00 - Lutas, NCAA: Virginia Tech x North Carolina - WATCH ESPN
23:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Saint Louis Blues x Colorado Avalanche - WATCH ESPN

Sábado, 16/01/2021
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x West Bromwich - ESPN BRASIL
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Middlesbrough x Birmingham - FOX SPORTS
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Ham x Burnley - FOX SPORTS
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leeds United x Brighton - DAZN (Internet)
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Watford x Huddersfield - ESPN BRASIL
13:00 - Basquete, Copa Super 8 do NBB: Bauru x Fortaleza - DAZN (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Torino x Spezia - BANDEIRANTES e EI PLUS (Internet)
14:15 - MMA, UFC Fight Island 7: Matt Holloway x Calvin Kattar (e outras lutas) - SPORTV 2 (duas primeiras lutas) e COMBATE
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Fulham x Chelsea - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Copa do Rei: Leganes x Sevilla - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Supercopa Feminina da Espanha: Levante x Atlético de Madrid (final) - ESPN 2
16:00 - Basquete, Copa Super 8 do NBB: Flamengo x Franca - DAZN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Avaí - SPORTV (AL assiste no Premiere)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ypiranga x Paysandu - BANDEIRANTES (Regiões Nordeste e Norte) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Remo x Londrina - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Southampton - ESPN BRASIL
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Floresta x Novorizontino (semifinal, ida) - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:30 - Futebol Americano, NFL: Los Angeles Rams x Green Bay Packers (semifinal da Conferência Nacional) - ESPN
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fluminense x Sport - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Juventude x Cruzeiro - SPORTV (RS assiste no Premiere)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: SESI/Bauru x Fluminense - SPORTV 2
20:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Defensa y Justicia x Coquimbo Unido (semifinal, volta) - CONMEBOL TV
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Vasco x Coritiba - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Confiança - PREMIERE
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Cruzeiro x Minas - SPORTV 2
21:30 - Basquete, NBA: Charlotte Hornets x Toronto Raptors - ESPN 2
22:00 - Futebol Americano, NFL: Baltimore Ravens x Buffalo Bills (semifinal da Conferência Americana) - ESPN
22:10 - Futebol, Copa Diego Maradona: Rosario Central x Vélez Sarsfield - FOX SPORTS
00:00 - Iatismo, Copa Prada: fase classificatória (3º dia) - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
08:00 - Futebol, Copa do Rei: Rayo Vallecano x Elche, SCR Peña x Valladolid e Almeria x Alavés - WATCH ESPN
09:00 - Futebol, Alemão Série B: Bochum x Nuremberg, Erzgebirge Aue x Fortuna Dusseldorf e Hannover x Saint Pauli - ONEFOOTBALL
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Bologna x Verona - EI PLUS
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Colônia x Hertha Berlim, Borussia Dortmund x Mainz 05, Hoffenheim x Arminia Bielefeld, Werder Bremen x Augsburg e Wolfsburg x RB Leipzig - ONEFOOTBALL
12:00 - Futebol, Copa do Rei: Girona x Cádiz - WATCH ESPN
12:00 - Lutas, NCAA: Duke x Pittsburgh - WATCH ESPN
12:30 - Futebol, Campeonato Holandês: Emmen x Vitesse - WATCH ESPN
13:00 - Futebol, Campeonato Francês: Olympique x Nimes - ONEFOOTBALL
13:00 - Natação, NCAA: NC State x Duke e Virginia Tech x Virginia - WATCH ESPN
14:00 - Futebol, Copa do Rei: Fuenlabrada x Levante - WATCH ESPN
14:00 - Basquete, NCAA Masculina: 33 partidas ao longo do dia (a última inicia às 00:00) - WATCH ESPN
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Stuttgart x Borussia Moenchengladbach - ONEFOOTBALL
14:30 - Futebol, Campeonato Holandês: Sparta Rotterdã x PSV Eindhoven - WATCH ESPN
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: 11 partidas ao longo do dia (a última inicia às 20:00) - WATCH ESPN
15:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Boston Bruins x New Jersey Devils - WATCH ESPN
16:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Feminina: Long Island University x Quinnipiac - WATCH ESPN
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Sampdoria x Udinese - EI PLUS
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Barnsley x Swansea - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Angers x Paris Saint Germain - ONEFOOTBALL
18:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Feminina: Clarkson x Colgate - WATCH ESPN
20:30 - Lutas, NCAA: Lehigh x Navy - WATCH ESPN
21:00 - Lutas, NCAA: Campbell x VMI - WATCH ESPN
01:00 - Boxe, Super-Meio-Médio: Carlos Ocampo x Abraham Juarez - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.