Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Terça, 12 de janeiro de 2021
Com Covid, Téo desfalca o SBT e Alano o substitui



O "Arena SBT" desta segunda-feira já seria muito repercutido por reunir dois dos nomes mais fortes dos canais da Disney e as duas saídas de maior impacto na leva enorme de uns saídos por vontade própria mediante condições a eles desfavoráveis (casos de ambos) e outros saídos por serem demitidos, porque ninguém ficaria indiferente a um programa que reunisse Benjamin Back e Mauro Cezar Pereira. Também já estaria garantido o falatório devido ao engraçado episódio envolvendo o convidado Dodô, cantor do grupo Pixote, que deixou a atração no meio dela para ajustar problemas técnicos do microfone e aí Benja brincou que ele ficara apertado e fora no banheiro, eh, eh...

Mas o que mais repercutiu foi que Téo José está com coronavírus - mas aparentando estar bem conforme sua participação ao vivo direto de casa, onde está isolado no ontem completado 3º dia de sintomas, tendo como favorecedor ter uma família de médicos, além de ter doutores que lhe atendem pessoalmente. Os sintomas são leves e, mesmo dizendo que se preservou, contraiu a doença de forma que não citou (e tá plenamente no direito disso), mas que afirmou ser inusitada. Com isso, ele está fora do Palmeiras x River Plate desta terça-feira, no qual Mauro Beting e o convidado Jorginho terão a companhia de Luiz Augusto Alano, que fez quatro partidas desta Libertadores como freelancer e teve uma repercussão muito bacana de suas transmissões - Téo desejou sucesso para ele e que arrebente.

Primeiro: melhoras pro Téo, que isso passe e que, com bom atendimento e fé divina, fique firme e forte o quanto antes para voltar voando mais baixo que caranga da Indy a 300 por hora. E segundo: torcerei muito pro Alano nesta noite (acho que sou a última pessoa do mundo que ainda o chama pelo nome completo consagrado na CBN/Diário, na Rádio Gaúcha e no princípio de SporTV - Luiz Augusto Alano - antes do canal global diminuí-lo sei lá eu por qual motivo, eh, eh, eh) e que faça uma baita transmissão, que faça "o jogo da vida" e que tenha a melhor repercussão possível entre os palmeirenses tanto quanto foi com os flamenguistas após as partidas deles que documentou, também porque desta vez estará com a visibilidade do principal mercado televisivo, o que tornará tudo mais especial.

Outros destaques



Perda que levou a mudanças na TV Alterosa De Breiller Pires no El País: a afiliada do SBT em Minas Gerais mudou protocolos de segurança após o diagnóstico de coronavírus do apresentador do policialesco "Alterosa Alerta", Stanley Gusman, que morreu anteontem aos 49 anos justamente desta doença. Isso afetou especialmente o antecessor "Alterosa Esporte", que mantinha os apresentadores Leopoldo Siqueira e Isabel Guimarães, além dos integrantes da "Bancada Democrática", todos juntos no mesmo estúdio - desde o ano passado sem a bancada em si por trocada que foi por mesas com cadeiras. Agora, adotam o trabalho caseiro e revezamento de presença no estúdio.

Afogando em números Do Notícias da TV: a Globo marcou 20,1 pontos em SP com São Paulo x Santos.



Kalinka Schutel apresentadora de telejornal Sim, se sabia que seu retorno à TV Bandeirantes foi para fazer as notícias esportivas do noturno "Band Notícias". Mas nesta segunda-feira, ela apresentou o jornal em si ao lado de Douglas Santucci em substituição à titular e ex-repórter esportiva Cynthia Martins.

TV Brasil nas semifinais da Série D Todos os jogos serão transmitidos pelo canal da EBC: Floresta x Novorizontino no próximo sábado, Mirassol x Altos no próximo domingo, Novorizontino x Floresta no dia 23 e Altos x Mirassol no dia 24. Todas as partidas acontecerão às 16h com exceção da última, marcada para 15h45.



Cinegrafista do SporTV tomou strike Foi aos 38 minutos do primeiro tempo de Red Bull Bragantino x Atlético Mineiro, sobrou para ele e pro equipamento num choque ocasional em disputa de bola - não deu para o atleticano Júnior Alonso evitar a colisão. Com o cinegrafista ficou tudo bem, felizmente. Já a câmera, bom... rs

Conmebol ganhou a queda de braço com a CBF Lembrarão do que destaquei na coluna da quinta-feira passada sobre isso, lembrei no mesmo momento em que vi ontem à noite que os três jogos da Série A marcados para 30 de janeiro foram adiados pro dia seguinte em horários a confirmar. Trocaram as datas de Internacional x Bragantino, Atlético Mineiro x Fortaleza e Ceará x Athletico Paranaense para que a final da Libertadores tenha protagonismo total. Resta saber se isso terá afetado apenas o Brasileirão em si ou se mudarão tudo de tudo dos nossos torneios, aí me referindo também à última rodada da Série B e à finalíssima da Copa do Brasil de Juvenis no mesmo dia 30.



Felippe Pato Donald Facincani Foi o momento engraçado do "Futebol na Veia" de ontem, na ESPN Brasil, quando o áudio dele falhou durante uma entrevista com o presidente do Sport, Milton Bivar, e na hora da sua pergunta a voz ficou modificada a ponto de lembrar do sobrinho do Tio Patinhas, arrancando risadas de todos.

Mais saídas no Fox Sports Do Flávio Ricco no "Canal 1": a Disney dispensou o diretor de programação Mário Quaranta (dói dizer isso, mas qual programação ele dirigiria se acabaram do dia pra noite com todos os programas que ainda restavam no canal, como "Fox Sports Rádio", "Tarde Redonda", "Expediente Futebol" e "Debate Final"?) e a diretora comercial Bianca Amaral, além de também saírem nomes da área de conteúdo como Marcelo Carloto, que pediu as contas, e Sidnei Bortotto, que está em negociação com o esporte do SBT.



Edmilson Almeida trocando de rádio em Anápolis Do Auvaro Maia: o narrador da Rádio Sagres de Goiânia deixou a São Francisco e passará a coordenar as Clubes FM tanto da cidade do interior quanto da capital.

Novidade no rádio esportivo de Anápolis Do Auvaro Maia: a Manchester FM transmitirá os jogos da Anapolina e do Anápolis a partir deste meio de semana com a retomada do Campeonato Goiano do ano passado. Coordenada pelos apresentadores Lucivan Machado e Orisvaldo Pires, a equipe tem o narrador Iron França, os comentaristas Jânio Silva e Mauro Lopes, além dos repórteres Tony Marizu e Wagner Almeida. Além de um jogo no meio de semana e outro no domingo (é lógico e é evidente que isso é só data-base porque em algum momento também terão que irradiar numa terça, numa segunda, num sábado, enfim, com esse calendário que hoje bota tudo quanto é partida em tudo quanto é dia), irá ao ar o programa "Conexão Esportiva" a partir de amanhã e de segunda a sexta, das 11h30 às 13h. Também amanhã acontecerá a primeira transmissão, com Anápolis x Aparecidense às 19h.



Aline Bordalo envolvida em polêmica De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a ex-repórter de Verdes Mares (Globo Ceará), SBT e Bandeirantes (ambas no RJ) apagou seu perfil no Twitter, trancou o do Instagram somente para amigos ali aceitos e avalia se manterá ou não seu canal dedicado ao Botafogo no YouTube. O problema foi que, em vídeo de 23 de dezembro, disse aos risos que gostaria que as atletas do Bahia - que enfrenta as alvinegras pela semifinal da Série A2 do Brasileirão - estivessem "bem baianas" no estereótipo de que baiano seria preguiçoso e acomodado, o que nos tempos atuais é condenado enquanto xenófobo. Técnico das botafoguenses, Gláucio Carvalho disse que queria que as tricolores "pulassem carnaval" para esquecer a partida. (a ida de domingo passado ficou em 1 x 1) Jogadoras do Bahia reagiram criticamente nas redes sociais aos comentários da jornalista e do treinador adversário.

O que disse a jornalista ao UOL Ela apagou o perfil no Twitter porque, mesmo pedindo desculpas pelo erro infeliz que reconheceu ter cometido - lembrou do trabalho no Ceará (imagens dela na VM foram exibidas no fim do ano passado no "Globo Repórter" regionalizado sobre os 50 anos da afiliada) e que tem familiares na Bahia -, recebeu ameaças e comentários pesados. Disse ter ficado com o emocional mais frágil ainda porque na mesma semana do vídeo foi infectada pelo coronavírus. Marido da jornalista e apresentador do "Pop Bola", Alexandre Araújo tem procurado preservá-la ao não deixá-la ver nada sobre a situação por isso levá-la às lágrimas. Aline disse que, por ser de outra geração - que levava os cariocas como malandros, por exemplo -, é de uma geração que normalizava isso, mas que está arrependida, usará o caso como aprendizado reflexivo e que repensará o que fará na web.

Cristina Dissat concorrerá à presidência da ACERJ A Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro retirou a suspensão da chapa dela e permitirá sua participação no pleito das próximas quinta e sexta-feira contra a chapa do atual mandatário Eraldo Leite. A impugnação havia ocorrido devido à inclusão entre os inscritos do nome do radialista Garcia Júnior, que desmentiu ter colocado sua assinatura na chapa. A ACERJ liberou a candidatura da Cristina justificando não querer ser alvo de "comentários distorcidos" e "insinuações maldosas" (no sentido de que estariam fazendo isso apenas para tirar uma concorrente do caminho e a situação continuar no comando).



Há 10 anos, Mayra Siqueira estreava na Rádio CBN E era o registro que este PB fazia há exatamente 10 anos: a chegada da jornalista, então com trabalhos escritos em portais como Trivela e GloboEsporte, para a equipe esportiva da rádio que toca notícia, com a qual o entrosamento foi rápido e da qual virou um dos grandes destaques em inúmeras e sensacionais jornadas com Deva Pascovicci, Marcelo Gomes, Mário Marra, Paulo Massini, André Sanches, Leandro Mota e cia. No último jogo narrado pelo Deva na emissora (Sport 2 x 0 Corinthians em novembro de 2015), ela era a única repórter do rádio de SP na Arena Pernambuco. Entre 2016 e 2017, trabalhou na Globo/CBN com Oscar Ulisses, Marcelo do Ó e associados. Após deixar o Sistema Globo em 2018 e também não mais participar do "Seleção SporTV", deu outros rumos à vida profissional. Por gostar pacas da Mayra, sinto muita falta dela no rádio.



Há 20 anos perdíamos Adhemar Ferreira da Silva Um dos maiores atletas não só do Brasil, mas do mundo todo em todos os tempos, o bicampeão olímpico do salto triplo em Helsinque 1952 e Melbourne 1956 nasceu em 1927 e também marcou presença nos microfones como comentarista nas décadas de 1970 e 1980 especialmente em Olimpíadas e eventos de atletismo por veículos como a Rádio Jovem Pan e as TVs Globo e Manchete. Por esta última, participou da cobertura dos Jogos Olímpicos de 1984, que consagraram Joaquim Cruz nos 800 metros rasos.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Terça, 12/01/2021
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Sheffield x Newcastle - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Osasuna - FOX PREMIUM
16:45 - Futebol, Copa da Alemanha: Bayer Leverkusen x Eintracht Frankfurt - ESPN 2
16:45 - Futebol, Copa da Itália: Milan x Torino - DAZN (Internet)
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Manchester United - ESPN BRASIL
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x Everton - ESPN
17:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Atlético de Madrid x Sevilla - FOX SPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Brasília x Praia Clube - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x América Mineiro - SPORTV (PE assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x CSA - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x Juventude - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo de Ribeirão Preto x Sampaio Corrêa - PREMIERE
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Coquimbo Unido x Defensa y Justicia (semifinal, ida) - CONMEBOL TV
20:00 - Basquete, NBB: Corinthians x Caxias do Sul - ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Wisconsin x Michigan - ESPN 2
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Palmeiras x River Plate (semifinal, volta) - SBT e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Chapecoense x Figueirense - SPORTV (SC assiste no Premiere)
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: São Caetano x SESC/Flamengo - SPORTV 2
00:30 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Indiana Pacers - SPORTV 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
15:00 - Futebol, Supercopa Feminina da Espanha: Levante x Logroño (semifinal) - WATCH ESPN
17:00 - Tênis, ATP de Delray Beach: várias partidas - WATCH ESPN
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São Paulo/Barueri x São José dos Pinhais - TV NSPORTS
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Fluminense x Osasco - TV NSPORTS
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Pinheiros x Minas - TV NSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: nove partidas ao longo do dia (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
22:00 - Basquete, Colegial dos EUA: Lee's Summit x Saint Joseph Lafayette x Park Hill x Liberty - WATCH ESPN
03:00 - Tênis, Aberto da Austrália: várias partidas (qualificatório) - WATCH ESPN


Quarta, 13/01/2021
11:00 - Futebol, Copa da Itália: Fiorentina x Internazionale - DAZN (Internet)
13:45 - Futebol, Copa da Itália: Napoli x Empoli - DAZN (Internet)
14:45 - Futebol, Campeonato Holandês: PSV Eindhoven x AZ Alkmaar - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Brighton - FOX SPORTS
15:30 - Basquete, Euroliga: Bayern de Munique x Zenit - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Copa da Alemanha: Holstein Kiel x Bayern de Munique - ESPN 2
16:45 - Futebol, Copa da Itália: Juventus x Genoa - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Supercopa da Espanha: Real Sociedad x Barcelona (semifinal) - ESPN BRASIL
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Fulham - ESPN
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Vitória - SPORTV (SC assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Santos x Boca Juniors (semifinal, volta) - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x Fluminense - GLOBO (menos GO e regiões de Belo Horizonte, Araxá, Coronel Fabriciano, Montes Claros e Varginha) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Oeste - GLOBO MINAS (Belo Horizonte e regiões metropolitana e de Araxá, Coronel Fabriciano, Montes Claros e Varginha) e SPORTV (MG assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Campeonato Goiano 2020: Goiás x Atlético - ANHANGUERA (GO)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Lanús x Vélez Sarsfield (semifinal, volta) - CONMEBOL TV
21:45 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x New York Knicks - ESPN
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Chicago Blackhawks x Tampa Bay Lightning - ESPN 2
00:05 - Basquete, NBA: New Orleans Pelicans x Los Angeles Clippers - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
05:00 - Tênis, WTA de Abu Dhabi: várias partidas - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Supercopa Feminina da Espanha: Atlético de Madrid x Barcelona (semifinal) - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Feyenoord x Zwolle - WATCH ESPN
17:00 - Tênis, ATP de Delray Beach: várias partidas - WATCH ESPN
17:30 - Basquete, NCAA Feminina: cinco partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:30) - WATCH ESPN
18:30 - Basquete, NCAA Masculina: nove partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
20:00 - Futebol, Mexicano Série B: Mineros x Dorados - WATCH ESPN
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: Correcaminos x Cancún - WATCH ESPN
00:00 - Futebol, Mexicano Série B: Cimarrones x Atlante - WATCH ESPN


Quinta, 14/01/2021
13:30 - Futebol, Copa da Itália: Sassuolo x Spal - DAZN (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Twente x Ajax - ESPN
17:00 - Futebol, Supercopa da Espanha: Real Madrid x Athletic Bilbao (semifinal) - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Crystal Palace - FOX SPORTS
17:15 - Futebol, Copa da Itália: Atalanta x Cagliari - DAZN (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x CRB - SPORTV (PR assiste no Premiere)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Islanders x New York Rangers - ESPN
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cuiabá x Guarani - SPORTV (MT assiste no Premiere)
21:30 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Miami Heat - SPORTV 2
23:00 - Iatismo, Copa Prada: classificatória, 1º dia - ESPN 2
00:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Golden State Warriors - BANDEIRANTES e SPORTV 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
13:00 - Natação, NCAA: West Virginia x Pittsburgh - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Ceará x Juventude (semifinal, volta) - MYCUJOO CBF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Vila Nova x Fluminense (semifinal, volta) - MYCUJOO CBF TV
19:00 - Basquete, NCAA Feminina: 16 partidas ao longo da noite (a última inicia às 22:30) - WATCH ESPN
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: oito partidas ao longo da noite (a última inicia à 01:00) - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.