Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 11 de janeiro de 2021
Acabou o Fox Sports (ele em si, convenhamos)



Flávio Ricco foi o primeiro a dar a notícia no R7 nesta manhã: a Disney encerrou todos os programas do canal, inclusive os pouquinhos que ainda restavam. O "Rodada Fox" deste domingo, das 14h às 16h, foi o último da história da emissora, inaugurada em 5 de fevereiro de 2012 e que desta forma, vamos e convenhamos, teve sua existência findada neste 11 de janeiro de 2021. Sim, ele terá de permanecer no ar até o fim deste ano por causa do acordo da Disney com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, mas continuará apenas com eventos, ao vivo e reprisados.

Nada mais de "Rodada Fox", nem de "Debate Final", nem de "Expediente Futebol", nem de "Tarde Redonda" e sobretudo e especialmente nada mais de "Fox Sports Rádio", líder de audiência no segmento em seu horário enquanto tinha a formação habitual liderada pelo Benjamin Back, horário no qual esta segunda-feira teve o VT de Colón x Talleres, que acabou nem sendo o jogo decisivo deste grupo da Copa Diego Maradona pois quem dele passou para a final do próximo domingo foi o Banfield. Todo o jornalismo agora ficará concentrado somente nos canais ESPN.

Entre os eventos que preencherão a grade do Fox Sports até sua extinção com "EX" de "não te quero mais pois tenho outro amor" está a Libertadores. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: quarta-feira passada, Boca Juniors x Santos rendeu a liderança entre todos os canais por assinatura com 7 pontos de média e 9 de pico no Painel Nacional de Televisão. Depois de amanhã, a volta na Vila Belmiro terá a mesma equipe de microfone da ida: João Guilherme, Gustavo Hofman, Zinho e Carlos Simon. E desta vez, será possível ter repórter local no estádio.

Outros destaques

Play-offs da NFL Estes serão os próximos jogos transmitidos pela ESPN: no sábado, Packers x Rams às 18h35 e Bills x Ravens às 22h15; e no domingo, Chiefs x Browns às 17h05 e Saints x Buccaneers às 20h40.

Propaganda fora de hora no "Troca de Passes" Foi no sábado, pegando Karine Alves e comentaristas de surpresa. É que exibiam a coletiva do Renato Portaluppi após Fortaleza x Grêmio através da imagem transmitida no canal gremista no YouTube. E YouTube é aquilo: quando menos se espera, surge uma propaganda inconveniente para nos pegar de surpresa. E assim aconteceu: entrou reclame. E tiveram de tirá-lo rapidinho do ar, eh, eh... (e obrigado ao Rodrigo Konther pois olhei essa pelo vídeo por ele postado, pois não assisti este "Troca")

Que boca do Luiz Carlos Jr.! Mesmo assistindo Vasco x Botafogo, só me toquei dessa através do Paulo Pacheco pois no mesmo horário escutava Londrina x Ypiranga pelo vivo da Rádio Paiquerê no YouTube: dado momento da etapa inicial, o narrador do SporTV informa que os cruzmaltinos rejeitaram uma proposta de 10 milhões de euros por Talles Magno pensando que ele fosse ser valorizado. Ato contínuo: gol do Vasco. Gol do Talles.

Cléber Machado é da turma do Téo José Lembrarão que citei na coluna da quarta-feira passada que o narrador do SBT chama o atacante do Palmeiras de "Rony Rústico" em remetência à canção "Betty Frígida", da Blitz. Pois não é que o locutor da Globo também é chegado em Evandro Mesquita, Fernanda Abreu e cia.? Como eu acompanhava São Paulo x Santos em tela menor por deixar Flamengo x Ceará na tela maior e aí escutava o clássico paulista pela Rádio Gaúcha, me toquei dessa pelo seguidor twitteiro pré-quarentão Eduardo Cesar Sarsur Lisboa: em meados do segundo tempo, Cléber mandou que um lance "não foi nada, nada, nada! Não é uma blitz". Soubemos aí, portanto, que o titular paulista de esportes do Plim-Plim tem "Você Não Soube Me Amar" na sua playlist.

Palavrão no "Esporte Espetacular", haha Também dessa eu soube pelo Paulo Pacheco por não olhar na hora: durante o ciclismo BMX que abriu o "Verão Espetacular", era entrevistado o ciclista Leandro Overall quando, do nada, ele dispara um "puta que la merda" que desconcertou Carol Barcellos e o repórter Felipe Brisolla.

Walter Dias participou do "EE" O lendário narrador do rádio de Santos apareceu no programa da Globo como um dos entrevistados de André Gallindo em reportagem sobre gols de Pelé desconsiderados por historiadores e estatísticos que estão tentando "re-escrever a história" a favor de marcas também sensacionais de Messi e Cristiano Ronaldo, que no entanto permanecem atrás do "Rei do Futebol". Outro entrevistado de destaque foi Odir Cunha, ex-Rádio Globo e responsável pelo dossiê que levou à oficialização de Taça Brasil e Robertão como Brasileirões.

Reportagem forte do "Esporte Espetacular" Foi sobre casos de violência contra a mulher envolvendo o futebol, feita por Henrique Arcoverde e por outras cinco colegas (as produtoras Amanda Kestelman, Bárbara Mendonça e Renata de Medeiros, e as editoras Camila Côrtes e Stéphanie de Billy). Um deles foi o estupro de uma suíça de 13 anos cometido por quatro jogadores do Grêmio em 1987. Foram entrevistados Cláudio Dienstmann (jornalista enviado por Zero Hora à Europa e que reconheceu que o foco da imprensa do RS num todo foi só na situação dos tricolores, sem dar atenção à moça e até a responsabilizando), Luiz Carlos "Cacalo" Silveira Martins (advogado tricolor na história e que admitiu ter havido o estupro) e Carmen Rial (professora e antropóloga em Florianópolis e ex-integrante do esporte da Rádio Gaúcha na década de 1980, secretária dele e que era conhecida como "Peninha").

A importância destas abordagens Da comentarista do SporTV, Renata Mendonça: "Nós, da imprensa, temos um papel nisso também. A maneira como cobrimos esses casos também influencia a visão da sociedade sobre eles. Quando um jogador fala que é normal 'sair na mão' com a mulher diante de dezenas de jornalistas e nenhum deles fala nada, a omissão diz tudo e acho que tem a ver com consciência. Se Bruno tivesse dito algo como 'quem nunca matou uma pessoa?', a reação viria. Mas os jornalistas encararam com naturalidade o que a sociedade na época assim fazia - e infelizmente ainda faz. Ano passado, René Simões disse ter amigos 'que estão batendo nas mulheres' e também não provocou reação imediata de quem ouviu a declaração. A gente tem uma permissividade com crimes contra a mulher que espanta. Por isso, reportagens como essa são importantes pra fazer pensar."

Série C na Bandeirantes E obrigado ao Felipe Silva pela dica: foi anunciado ao término de Vila Nova x Santa Cruz que a transmissão do próximo sábado, às 17h, será Ypiranga x Paysandu, jogo que vale o acesso à Série B para um ou para outro - no caso gaúcho, precisando de resultado paralelo do Londrina contra o Remo. Não perdi tempo e já enviei mensagem ao diretor geral da Band RS, Leonardo Meneghetti, pedindo que ele tente junto à matriz de SP o mesmo benefício concedido à Tarobá nos jogos do Londrina contra a dupla Re-Pa, à TVBV em Vila Nova x Brusque e à TV Goiânia neste Vila x Santa. Se sabe que o DAZN só deixa a Bandeirantes mostrar a Terceirona em Nordeste e Norte, mas se houve estas licenças especiais, o RS merece assistir o Ypiranga sábado que vem, oras!

Mauro Cezar Pereira encontrará Benjamin Back Será no "Arena SBT" das 23h30 desta segunda o encontro do ex-apresentador do Fox Sports com o ex-comentarista da ESPN, que busca junto ao YouTube uma solução para essa situação extremamente desagradabilíssima que foi hackers invadirem seu canal de vídeos, uma sacanagem da grossa - e não apenas hackearam, como foram apagando alguns dos seus conteúdos. Patifaria imensa!!! Do Flávio Ricco no "Canal 1": Mauro segue nos planos da Bandeirantes, mas inicialmente para o rádio. Restaria saber se seria de novo para a Bandeirantes, na qual esteve entre 2019 e 2020, ou a BandNews FM, isso o "guru" não especificou.

Nova regra da Rádio Bandeirantes afetou o "Fôlego" Desde sua estreia em 2008, uma característica marcante do dominical matinal apresentado pelo Ricardo Capriotti é ter músicas intercalando suas entrevistas e matérias, algo tão clássico quanto já é o programa em si. Mas infelizmente, em 2021 elas não estão mais presentes. Conforme destaquei na "24 Horas" do domingo retrasado a partir de observação do Rodney Brocanelli no Radioamantes, a RB aboliu as músicas de sua programação desde a meia-noite de 1º de janeiro, tanto que tirou do ar o icônico "Arquivo Musical", criado em 1963 por Clodoaldo José Machado, pai do Cléber. Problemas referentes ao ECAD - que recolhe e distribui direitos aos autores das canções tocadas - levaram a isso, que gerou na última semana queixa no ar até mesmo do narrador José Luiz Datena durante o jornalístico matinal "Manhã Bandeirantes".

Gustavo Zupak narrador por alguns minutos E obrigado ao Vinícius Rocha pela dica: assim foi nos momentos finais do primeiro tempo de Sport x Palmeiras, quando o apresentador da Rádio CBN teve que assumir o relato devido à queda da internet de Vinícius Moura. É uma situação que Zupak sabe bem como é pois em 2010, durante Once Caldas x São Paulo, teve que narrar pois o saudoso Deva Pascovicci ficou sem imagens televisivas momentaneamente - o que só aconteceu porque na ocasião o então repórter estava presente no estádio na Colômbia.

Mudança de horário do "Na Geral" Na semana em que a atração hoje na Massa FM de São Paulo completará 20 anos na próxima sexta (somando os anos de Brasil 2000, Bandeirantes, 105 + Tri FM e Kiss FM), Lélio Teixeira, José Paulo da Glória, Beto Hora e Frank Fortes entrarão no ar às 17h30 a partir desta segunda.

Domingo sem time local pela Série A às 16h Assim procederam rádios destas praças: em Belo Horizonte, a Itatiaia fez um duplex de São Paulo x Santos e Flamengo x Ceará; em Recife, o jogo do Maracanã foi escolhido por Jornal, Clube e CBN (esta SAT); e aqui em Porto Alegre, o clássico do Morumbi foi relatado pela Gaúcha, enquanto as demais fizeram pré-jogos espichados até 18h. Uma curiosidade foi que, mal aberto o segundo tempo, Rodrigo Oliveira chamou do Beira-Rio com informações prévias de Internacional x Goiás quando Luciano Périco - acertadamente, diga-se - entrou por cima com um "olha o gol!!!" para relatar o que seria o tento decisivo dos santistas.

Bah, Adroaldo Guerra Filho... O comentarista da Rádio Gaúcha mandou mal no intervalo de Inter x Goiás ao dizer que a árbitra Edina Alves e a bandeirinha Neuza Back, que demoraram para retornar pro segundo tempo, "são mulheres e deviam estar retocando a maquiagem", no que foi rebatido em seguida pelo apresentador Filipe Gamba com um "não, Guerrinha, não estavam fazendo isso". Minutos adiante, Adroaldo pediu desculpas e disse que foi uma brincadeira. Que foi, foi mesmo. Mas é uma brincadeira que não cabe mais nos tempos atuais porque as mulheres não estão no futebol para "retocar a maquiagem" no sentido de "ficarem bonitas" pros homens no estádio em "sentido decorativo", e brincadeiras assim dão motivo para os detratores da presença delas no esporte desdenharem mais ainda - e infelizmente existem muitos e muitos homens que ainda hoje acham que futebol não é para mulher.

Duas datas em 0 ou 5 desta segunda A primeira: completa cinco anos a antecipação da versão gaúcha de "Os Donos da Bola" das 13h para 12h30, mudança feita pela TV Bandeirantes devido à transferência do repórter e co-apresentador Chico Garcia daqui de Porto Alegre para São Paulo - e era a presença dele no estúdio do "Donos" que motivava a exibição para cá do debate então SP + BH + POA do "Jogo Aberto". Com Chico em Sampa City, a Band RS não viu mais motivo para transmitir o debate desde então só SP + BH e antecipou a atração sobre dupla Grenal em meia hora. E a segunda: faz 10 anos hoje a estreia de Marcelo Bechler como comentarista da Rádio Globo SP, egresso da Globo/CBN de Belo Horizonte. Seu primeiro jogo foi Barueri 0 x 2 Corinthians, narrado por Gustavo Villani. Hoje repórter do Esporte Interativo na Espanha, Bechler saiu da Globo no início de 2014 para estudar na Europa.

Parabéns, "Canhotinha de Ouro"! Gerson faz 80 anos



Campeão mundial pelo Brasil em 1970, com direito a um golaço na final contra a Itália. Campeão pelo Flamengo no RJ/SP de 1961 e no Carioca de 1963. Campeão pelo Botafogo nos RJ/SP de 1964 e 1966, na Taça Brasil de 1968 e nos Cariocas de 1967 e 1968. Campeão pelo São Paulo nos estaduais de 1970 e 1971. Campeão pelo Fluminense no Carioca de 1973. Jogador técnico, de qualidade altíssima e lançamentos inigualáveis.

Comentarista há mais de quatro décadas em veículos como Rádio Jovem Pan, TV Globo, TVE, TV Bandeirantes, CNT, Rádio Globo, Rádio Bradesco Esportes, Rádio Transamérica, SBT e atualmente Super Rádio Tupi. Falastrão, folclórico, linguagem fácil. Parceiro de Luciano do Valle e Galvão Bueno no Plim-Plim em 1981, dupla inesquecível com Januário de Oliveira na Bandeirantes da metade de 1992 até o fim de 1997, mais de duas décadas ao lado de José Carlos Araújo em Globo, Bradesco, Transamérica e Tupi só no rádio, fora os muitos anos de "Mesa Redonda", "Jogo Aberto Rio", "Os Donos da Bola" e "SBT Esporte". Parabéns, Gerson!!! Longa vida, "Canhota"!!!

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 11/01/2021
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Atlético Mineiro x Corinthians (semifinal, volta) - SPORTV e MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Cuiabá - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Curitiba x SESI Bauru - SPORTV 2
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Red Bull Bragantino x Atlético Mineiro - SPORTV (SP assiste no Premiere)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Guarani - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Operário - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Brusque x Ituano - DAZN (Internet)
22:30 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x New Orleans Pelicans - SPORTV 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
16:30 - Futebol, Alemão Série B: Braunschweig x Fortuna Dusseldorf - ONEFOOTBALL
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Spezia x Sampdoria - EI PLUS
20:00 - Basquete, NBB: Pinheiros x Bauru - DAZN (Internet)


Terça, 12/01/2021
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Sheffield x Newcastle - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Osasuna - FOX PREMIUM
16:45 - Futebol, Copa da Alemanha: Bayer Leverkusen x Eintracht Frankfurt - ESPN 2
16:45 - Futebol, Copa da Itália: Milan x Torino - DAZN (Internet)
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Manchester United - ESPN BRASIL
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x Everton - ESPN
17:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Atlético de Madrid x Sevilla - FOX SPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Brasília x Praia Clube - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x América Mineiro - SPORTV (PE assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x CSA - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x Juventude - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo de Ribeirão Preto x Sampaio Corrêa - PREMIERE
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Coquimbo Unido x Defensa y Justicia (semifinal, ida) - CONMEBOL TV
20:00 - Basquete, NBB: Corinthians x Caxias do Sul - ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Wisconsin x Michigan - ESPN 2
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Palmeiras x River Plate (semifinal, volta) - SBT e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Chapecoense x Figueirense - SPORTV (SC assiste no Premiere)
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: São Caetano x SESC/Flamengo - SPORTV 2
00:30 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Indiana Pacers - SPORTV 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
15:00 - Futebol, Supercopa Feminina da Espanha: Levante x Logroño (semifinal) - WATCH ESPN
17:00 - Tênis, ATP de Delray Beach: várias partidas - WATCH ESPN
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São Paulo/Barueri x São José dos Pinhais - TV NSPORTS
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Fluminense x Osasco - TV NSPORTS
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Pinheiros x Minas - TV NSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: nove partidas ao longo do dia (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
22:00 - Basquete, Colegial dos EUA: Lee's Summit x Saint Joseph Lafayette x Park Hill x Liberty - WATCH ESPN
03:00 - Tênis, Aberto da Austrália: várias partidas (qualificatório) - WATCH ESPN


Quarta, 13/01/2021
11:00 - Futebol, Copa da Itália: Fiorentina x Internazionale - DAZN (Internet)
13:45 - Futebol, Copa da Itália: Napoli x Empoli - DAZN (Internet)
14:45 - Futebol, Campeonato Holandês: PSV Eindhoven x AZ Alkmaar - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Brighton - FOX SPORTS
15:30 - Basquete, Euroliga: Bayern de Munique x Zenit - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Copa da Alemanha: Holstein Kiel x Bayern de Munique - ESPN 2
16:45 - Futebol, Copa da Itália: Juventus x Genoa - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Supercopa da Espanha: Real Sociedad x Barcelona (semifinal) - ESPN BRASIL
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Fulham - ESPN
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Vitória - SPORTV (SC assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Santos x Boca Juniors (semifinal, volta) - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x Fluminense - GLOBO (menos MG e GO) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Oeste - GLOBO MINAS (MG) e SPORTV (MG assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Campeonato Goiano 2020: Goiás x Atlético - ANHANGUERA (GO)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Lanús x Vélez Sarsfield (semifinal, volta) - CONMEBOL TV
21:45 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x New York Knicks - ESPN
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Chicago Blackhawks x Tampa Bay Lightning - ESPN 2
00:05 - Basquete, NBA: New Orleans Pelicans x Los Angeles Clippers - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
05:00 - Tênis, WTA de Abu Dhabi: várias partidas - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Supercopa Feminina da Espanha: Atlético de Madrid x Barcelona (semifinal) - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Feyenoord x Zwolle - WATCH ESPN
17:00 - Tênis, ATP de Delray Beach: várias partidas - WATCH ESPN
17:30 - Basquete, NCAA Feminina: cinco partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:30) - WATCH ESPN
18:30 - Basquete, NCAA Masculina: nove partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
20:00 - Futebol, Mexicano Série B: Mineros x Dorados - WATCH ESPN
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: Correcaminos x Cancún - WATCH ESPN
00:00 - Futebol, Mexicano Série B: Cimarrones x Atlante - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.