Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Domingo, 10 de janeiro de 2021
Há 10 anos começava o futebol na 98 FM de Curitiba



Há exatamente 10 anos completados neste domingo, o rádio esportivo de Curitiba ganhava uma movimentação das mais interessantes. Emissoras como Banda B, Transamérica, CBN e 91 Rock passavam a ter a concorrência da 98 FM, estação do GRPcom (dono da RPC TV e do jornal Gazeta do Povo). A programação esportiva entrava no ar naquela segunda-feira com o programa "98 na Rede", das 18h às 19h - no dia seguinte estrearia a edição matinal das 6h às 7h. As transmissões começaram na abertura do Paranaense, no fim-de-semana posterior.

Coordenada por Marcelo Ortiz, a equipe tinha ele e Edílson de Souza como narradores, Anderson Luís como repórter & narrador, Carneiro Neto, Cristian Toledo e Guilherme de Paula como comentaristas, Mário Neto, Roberson Jannuzzi, Eduardo Luiz e Lucas Rocha como repórteres, além de Henry Xavier e Francine Lopes no plantão. Posteriormente houve mudanças na equipe - mas não tantas assim -, com saídas de alguns integrantes e entrada de outros, como o comentarista Leonardo Mendes Júnior e os repórteres Irapitan Costa e Gustavo Marques.

Neste período, a 98 transmitiu todos os jogos de Atlético, Coritiba e Paraná no Brasileirão, no Paranaense, na Copa do Brasil, na Série B, na Libertadores, enfim, em tudo quanto era competição. Além do time muito legal de microfone, o aspecto técnico havia uma diferença substancial. Som de excelente qualidade diretamente dos estádios, cristalino e com áudio-ambiente reforçado, que fazia o ouvinte se sentir no local do jogo. Aliás: na maioria do tempo havia equipes completas presenciais, a equipe da emissora do GRPcom rodou todo o Brasil e outros países.

As jornadas começaram em 16 de janeiro: Atlético x Arapongas às 17h com Ortiz, Carneiro, Jannuzzi, Mário e Henry; Operário x Coritiba às 17h com Guilherme e Eduardo; e Paraná x Corinthians Paranaense às 19h15 com Edílson, Cristian, Anderson, Lucas e Francine. A Banda B tinha nomes como Jaques Santos, Fernando César, Paulo Sérgio, Barcímio Sicupira, Dionísio Filho, Serginho Prestes, Osmar Antônio, Edu Brasil, Willians Lima e André York. Já a Transamérica contava com Moura Júnior, Jacir de Oliveira, Marcelo Fachinello, Fernando Gomes, Airton Cordeiro, Valter Xavier, Jairo Silva, Dorival Chrispim, Kako Mazanek, Rafael Porto, Irapitan Costa e Joyce Carvalho.

O projeto da 98 FM terminou no fim de 2014, quando a direção resolveu mudar a programação, ali cessando quatro temporadas de uma ideia que curti bastante, que muito escutei e que muito gravei - e acredito ter sido o primeiro a informar que a equipe esportiva acabaria, este PAPO DE BOLA - O SITE registrou isso com muito lamento em 31 de outubro. Com isso, vários dos seus agora ex-integrantes se reposicionaram no mercado. Atualmente, por exemplo, Marcelo Ortiz está na Banda B, Edílson de Souza e Guilherme de Paula na Transamérica, Cristian Toledo e Roberson Jannuzzi na RPC TV, Lucas Rocha na Rede Massa, Anderson e Henry na Rádio Cidade...

A última jornada da 98 foi no Coritiba 3 x 2 Bahia de 7 de dezembro, com Marcelo e Anderson narrando um tempo cada, completando a equipe Cristian, Guilherme, Gustavo, Irapitan e Henry. No dia 12, foi ao ar o último "98 na Rede", terminando tudo de vez. No dia seguinte, registrei neste PB índices do rádio esportivo curitibano entre setembro e novembro. Na maioria das faixas de dia e horário, ela liderava a audiência - um exemplo: aos domingos das 15h30 às 18h, eram 34.159 ouvintes por minuto contra 22.425 da Banda B e 18.175 da Transamérica. Nos seis trimestres daquele ano ("seis" por serem não os quatro em si de cada ano e sim trimestres diferentes a cada mês - tipo: abril a junho, maio a julho etc.), ela venceu todos nesta faixa com exceção de junho a agosto, quando o 1º foi da Banda B.

Audiência não faltava. Qualidade na equipe muito menos. Anunciantes também não. Faltou foi visão dos diretores do GRPcom para seguirem adiante com um projeto tão curto, mas tão marcante. Desde então, o futebol curitibano é contado por Banda B e Transamérica, que batem ponto por todo o país e fora dele, além de outras iniciativas, como a também não mais existente da CBN com Edgard Felipe e Valmir Gomes, a da Globo com Edemar Annuseck e Capitão Hidalgo, a atual da Cidade, a Brazil do Sidnei Campos na internet, as próprias dos clubes, entre outras.

Datas em 0 ou 5 deste domingo



1) Há 10 anos, a Rádio CBN estreava o "Quatro em Campo" das 20h às 21h. O substituto do "CBN Esporte Clube" era uma extensão do permanecido quadro das 16h40 no "CBN Total" e a equipe era a mesma: Adalberto Piotto e um integrante de cada praça (André Sanches por SP, Carlos Eduardo Éboli pelo RJ e Marcos Guiotti por Belo Horizonte). Depois de seis meses, Piotto saiu para ficar somente no jornalístico da tarde e Paulo Massini o substituiu, com André assumindo a apresentação. Esta equipe ficaria junta por muitos anos até as saídas do Paulo e do Marcos. Atualmente, Éboli comanda o programa, que segue com o quadro das 16h40, hoje no "Estúdio CBN".

2) Há 10 anos, já além das 23h de uma segunda-feira, o Flamengo contratava Ronaldinho Gaúcho. Não seriam dois anos dos mais memoráveis dele, que conquistaria apenas o Campeonato Carioca daquele 2011, narrado na televisão por Luís Roberto na Globo, Nivaldo Prieto na Bandeirantes e Luiz Carlos Jr. no Premiere. Também naquele ano, Luís seria o único destes três a também estar em outro momento histórico: os famosos 5 x 4 no Santos pelo Brasileirão, com três gols do pentacampeão mundial. Tanto ele no Plim-Plim quanto Daniel Pereira no Premiere narraram dos estúdios, enquanto Téo José, pela Bandeirantes, foi o único dos relatores a estar na Vila Belmiro.



3) Há 40 anos, o Uruguai vencia o Mundialito em Montevidéu com 2 x 1 sobre o Brasil na decisão disputada às 18h de Brasília. Globo com Luciano do Valle, Record com Sílvio Luiz e Bandeirantes confesso não saber com qual locutor (se Fernando Solera, Alexandre Santos ou Galvão Bueno) fizeram a final deste torneio, cuja transmissão completa fez com que, em seis dos sete jogos dele, quatro novelas fossem canceladas por seis dias por irem ao ar justamente neste horário: "As Três Marias" e "Plumas e Paetês" na Globo e "O Meu Pé de Laranja Lima" e "Dulcinéia Vai à Guerra" na Bandeirantes. Na grade do Plim-Plim, outras curiosidades da época: exibido às 12h55, o "Globo Esporte" era antecedido em RJ e SP por Lynda Carter na série "Mulher Maravilha"; e a transmissão foi das 17h45 às 20h35, tendo também a cerimônia de encerramento ("Jornal Nacional" atrasado em 45 minutos).

4) Há 50 anos, nascia o autor do primeiro gol de finalíssimas de Copa do Brasil: Assis, hoje por todos conhecido como irmão e empresário do já citado Ronaldinho Gaúcho. Tricampeão gaúcho de 1988 a 1990 pelo Grêmio, abriu a conquista tricolor na primeira Copa do Brasil, em 1989 - seu gol nos 2 x 1 sobre o Sport no Olímpico foi o primeiro em uma decisão do torneio. Gol este que teve vozes televisivas de Oliveira Andrade na Globo e Jota Júnior na Bandeirantes (narração esta que jamais escutei por nunca entrar na web e nem o "Gol, o Grande Momento do Futebol" tê-la repetido), além de José Aldo Pinheiro na Rádio Guaíba e Haroldo de Souza na Rádio Gaúcha. Aliás: Assis também fez o primeiro gol do último "jogo do título" de Campeonato Gaúcho narrado por Haroldo na Gaúcha, os 4 x 1 sobre o Internacional em 1990. Quando a competição de 1991 iniciava, o "Magrão" já havia estreado na Guaíba.

5) Há 60 anos, nascia a jornalista e idealizadora do muito bacana projeto "Fim de Jogo" Cristina Dissat.

Revisitando a semana no "Papo de Mídia"

Estas foram as colunas dos últimos dias e seus principais destaques (leia a edição clicando na data):

3 de janeiro ESPN adquirindo o Campeonato Argentino até 2030; os 30 anos de Vinícius Bueno; os 60 anos de Carla Seabra; e histórias da TV e do rádio nos 100 anos do Cruzeiro.

4 de janeiro Mauro Cezar Pereira convidado do "Terceiro Tempo" na TV Bandeirantes; "SporTV News: Manhã" de volta após mais de um mês; Pedrinho mandando mal com montagem mentirosa sobre o carnaval; Luiz Augusto Alano, narrador e "fígaro"; Fábio Seixas deixando o DAZN; Tupi exclusiva entre as cariocas na Copa do Brasil Sub-20; e os 20 anos de Gilberto Júnior no rádio e da equipe de Éder Luiz na Rádio Transamérica.

5 de janeiro Carina Pereira deixando a Globo Minas; Rede Bahia desistindo do Campeonato Baiano; Rogério Assis recuperando-se do coronavírus; Gustavo Hofman escalado para Boca x Santos no Fox Sports; novos programas envolvendo cronistas femininas nas rádios Clube e Assunção de Fortaleza; e os 90 anos do nascimento de Walter Abrahão.

6 de janeiro Fórmula E trocando o Fox Sports pela Cultura; Vanessa Faro de volta à tela da TV Tribuna após três meses; Téo José e a referência à Blitz no "Rony Rústico"; Glenda Kozlowski justificando encanto pelo projeto da Bandeirantes para voltar à TV aberta; Sérgio Xavier explicando não haver semelhanças entre os acidentes automobilísticos de Edmundo e Marinho; o tratamento pós-Covid de Napoleão de Almeida; Lilian Fonseca na equipe esportiva da Rádio Jornal; e os 40 anos da morte de Geraldo Bretas.

7 de janeiro SBT "líder absoluto do segundo lugar" com River Plate x Palmeiras em todas as praças; vinheta de futebol na Globo sem identificação do ano; a morte de Adão Nereu, ex-apresentador do "Globo Esporte" em Bauru; indefinição sobre a próxima São Silvestre ter ou não TV Globo; Vila Nova x Santa Cruz também na TV Goiânia; Fábio Sormani prometendo ficar nu se der River na final da Libertadores; Paulo Calçade renovando com a ESPN; Clara Albuquerque narradora por alguns instantes no EI Plus; Grêmio x Bahia narrado na Rádio Gaúcha por Luciano Périco; e os 10 anos do fim do "CBN Esporte Clube".

8 de janeiro Globo, SBT, Esporte Interativo e ESPN convidados para a próxima licitação da Liga dos Campeões; Bandeirantes negociando o Campeonato Paranaense; Clube de Ribeirão Preto trocando o início da NBA por um televendas local; Sandro Gama secretário esportivo da sua Colatina; acordo entre funcionários e RH do Fox Sports; Geison Lisboa no "Trem Bala" da TV Ceará; o golaço de Saimon Bianchini no "Balanço Final" de Ceará x Internacional; e chapa impugnada na eleição da ACERJ.

9 de janeiro Marca Esporte Interativo sendo trocada em breve por TNT Sports; Marco de Vargas narrando o Francês no OneFootball; Minas Gerais dividida ao meio no Brasileirão da Globo neste domingo; renovando até 2025, Neto completará 22 anos totais de TV Bandeirantes em três passagens; Márcio Serafini deixando a CBN/Diário; a morte de Nilce, esposa de Ruy Carlos Ostermann por 58 anos; e os 10 anos do primeiro jogo comentado por Carlos Guimarães no estádio.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Domingo, 10/01/2021
08:15 - Futebol, Campeonato Holandês: Sparta Rotterdã x Feyenoord - FOX SPORTS
10:00 - Ciclismo, BMX Dirt: final - GLOBO (dentro do "Esporte Espetacular")
10:30 - Futebol, Copa da Inglaterra: Manchester City x Birmingham - DAZN (Internet)
10:30 - Futebol, Copa da Inglaterra: Chelsea x Morecambe - DAZN (Internet)
10:30 - Futebol, Copa da Inglaterra: Crawley x Leeds United - DAZN (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Udinese x Napoli - TNT
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Parma x Lazio - BANDSPORTS
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Augsburg x Stuttgart - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e ONEFOOTBALL (Internet)
12:45 - Futebol, Campeonato Holandês: Ajax x PSV Eindhoven - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Cagliari - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e EI PLUS (Internet)
14:00 - Futebol, Copa da Inglaterra: Marine x Tottenham - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol Americano, NFL: Baltimore Ravens x Tennessee Titans - ESPN
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Ceará - GLOBO (RJ, CE, ES, SC, DF, PE, AL, RN, PB, SE, MA, PI, AM, RO, RR, AP, AC e regiões de Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba e Araxá) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Santos - GLOBO (SP, RS, PR, GO, MS, MT, BA, PA, TO e regiões de Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Montes Claros e Varginha) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Novorizontino x Fast - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Botafogo x Bahia (semifinal, ida) - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Basquete, NBB: Caxias do Sul x Mogi das Cruzes - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Sassuolo - BANDSPORTS e EI PLUS (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Paysandu x Remo - DAZN (Internet)
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Internacional x Goiás - PREMIERE
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Goianiense x Bahia - PREMIERE
18:15 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Fluminense x Atlético Mineiro - SPORTV 2 e MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:30 - Futebol Americano, NFL: Chicago Bears x New Orleans Saints - ESPN
19:00 - Basquete, NBB: Cerrado x Corinthians - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Londrina x Ypiranga - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Athletico Paranaense x Flamengo (semifinal, volta) - BANDEIRANTES
20:30 - Futebol, Campeonato Carioca: Vasco x Botafogo - SPORTV (RJ assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Copa Diego Armando Maradona: Colón x Talleres - FOX SPORTS
22:00 - Basquete, NBA: Minnesota Timberwolves x San Antonio Spurs - BANDEIRANTES
22:15 - Futebol Americano, NFL: Cleveland Browns x Pittsburgh Steelers - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
08:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Roma x Internazionale - EI PLUS
09:30 - Futebol, Campeonato Belga: Mechelen x Royal Antwerp - WATCH ESPN
09:30 - Futebol, Alemão Série B: Darmstadt x Hannover, Regensburg x Bochum e Paderborn x Erzgebirge Aue - ONEFOOTBALL
10:00 - Futebol, Espanhol Série B: Leganes x Almeria - WATCH ESPN
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Verona x Crotone - EI PLUS
12:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Aberdeen x Rangers - WATCH ESPN
12:00 - Futebol, Espanhol Série B: Mallorca x Las Palmas - WATCH ESPN
12:00 - Rúgbi, Premiership: Harlequins x London Irish - WATCH ESPN
14:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Arminia Bielefeld x Hertha Berlim - ONEFOOTBALL
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: 16 partidas ao longo do dia (a última iniciará às 20:00) - WATCH ESPN
14:15 - Futebol, Campeonato Belga: Leuven x Anderlecht - WATCH ESPN
14:30 - Tênis, ATP de Delray Beach: várias partidas - WATCH ESPN
15:30 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Flamengo x Sport - MYCUJOO CBF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro Feminino A2: Real Brasília x Napoli (semifinal, ida) - MYCUJOO CBF TV
15:45 - Futebol, Brasileiro Série D: Altos x Marcílio Dias - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: América de Natal x Floresta - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: River x São Paulo - MYCUJOO CBF TV
16:30 - Futebol, Espanhol Série B: Sporting Gijón x Fuenlabrada - WATCH ESPN
16:45 - Futebol, Campeonato Belga: STVV x Brugge - WATCH ESPN
18:30 - Basquete, NCAA Masculina: três partidas ao longo da noite (a última iniciará às 20:30) - WATCH ESPN
20:00 - Tênis, ATP de Delray Beach: várias partidas - WATCH ESPN
03:00 - Tênis, WTA de Abu Dhabi: várias partidas - WATCH ESPN


Segunda, 11/01/2021
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Atlético Mineiro x Corinthians (semifinal, volta) - SPORTV e MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Cuiabá - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Curitiba x SESI Bauru - SPORTV 2
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Red Bull Bragantino x Atlético Mineiro - SPORTV (SP assiste no Premiere)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Guarani - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Operário - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Brusque x Ituano - DAZN (Internet)
22:30 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x New Orleans Pelicans - SPORTV 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
16:30 - Futebol, Alemão Série B: Braunschweig x Fortuna Dusseldorf - ONEFOOTBALL
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Spezia x Sampdoria - EI PLUS
20:00 - Basquete, NBB: Pinheiros x Bauru - DAZN (Internet)


Terça, 12/01/2021
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Sheffield x Newcastle - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Osasuna - FOX PREMIUM
16:45 - Futebol, Copa da Alemanha: Bayer Leverkusen x Eintracht Frankfurt - ESPN 2
16:45 - Futebol, Copa da Itália: Milan x Torino - DAZN (Internet)
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Manchester United - ESPN BRASIL
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x Everton - ESPN
17:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Atlético de Madrid x Sevilla - FOX SPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Brasília x Praia Clube - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x América Mineiro - SPORTV (PE assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x CSA - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x Juventude - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo de Ribeirão Preto x Sampaio Corrêa - PREMIERE
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Coquimbo Unido x Defensa y Justicia (semifinal, ida) - CONMEBOL TV
20:00 - Basquete, NBB: Corinthians x Caxias do Sul - ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Wisconsin x Michigan - ESPN 2
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Palmeiras x River Plate (semifinal, volta) - SBT e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Chapecoense x Figueirense - SPORTV (SC assiste no Premiere)
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: São Caetano x SESC/Flamengo - SPORTV 2
00:30 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Indiana Pacers - SPORTV 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
15:00 - Futebol, Supercopa Feminina da Espanha: Levante x Logroño (semifinal) - WATCH ESPN
17:00 - Tênis, ATP de Delray Beach: várias partidas - WATCH ESPN
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São Paulo/Barueri x São José dos Pinhais - TV NSPORTS
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Fluminense x Osasco - TV NSPORTS
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Pinheiros x Minas - TV NSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: nove partidas ao longo do dia (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
22:00 - Basquete, Colegial dos EUA: Lee's Summit x Saint Joseph Lafayette x Park Hill x Liberty - WATCH ESPN
03:00 - Tênis, Aberto da Austrália: várias partidas (qualificatório) - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.