Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Terça, 5 de janeiro de 2021
Carina Pereira deixou a Globo Minas



O Tempo publicou que a apresentadora foi dispensada pela emissora após mais de seis anos, algo que ela mesma confirmou ao jornal, dizendo não ter projetos à vista por enquanto e que neste momento só quer acordar tarde. Até a publicação desta coluna, a jornalista ainda não havia se pronunciado sobre isso nas redes sociais.

Algo ficou nítido, no entanto, quando revisto o segmento esportivo de ontem do "Bom Dia Minas", que ela fazia desde julho de 2019, quando inverteu de posição com Jaime Júnior, que a substituiu na edição mineira do "Globo Esporte" (da qual Carina foi a apresentadora a partir da saída da Maíra Lemos em 2017): ao ser acionada pela vez primeira pelo apresentador substituto Carlos Eduardo Alvim, ele desejou um ano novo de boas notícias e ela respondeu com um "ô, obrigada, tô esperando"; e no término, Cadu disse que eles conversariam ao longo da semana e Carina respondeu com um "que bom que você vai estar aqui essa semana inteira". Pareceu até que ela já sabia que sairia.

Carina Pereira estava na Globo Minas desde 2014, após um período de estudos nos EUA depois de deixar no ano anterior a TV Integração em Divinópolis, onde começou em 2005 no jornalismo geral e foi apresentadora do "MGTV - 2ª Edição" local. Em Belo Horizonte, ela chegou à reportagem de esportes e nela ficou por muito tempo para depois dedicar-se eminentemente à apresentação, primeiro no "GE" e depois no "Bom Dia Minas". Na manhã desta terça, o esporte do jornal matinal foi feito pela repórter Maria Cláudia Bonucci, que no mês passado ganhou sua primeira oportunidade como apresentadora ao cobrir férias de Maurício Paulucci no "Globo Esporte".

Outros destaques

Falha técnica na Globo Minas Aconteceu ontem na abertura do "Globo Esporte", em trecho acessível apenas por postagem no Twitter do comediante Dudu Guimarães por excluído da íntegra publicada no GloboPlay: quando a imagem do VT inicial aparecia, vazava (em um dos lados quando escutado em estéreo) o som do apresentador Sérgio Marques conversando com a equipe ao término do "MGTV - 1ª Edição"; aí o som do VT finalmente ia ao ar, mas a tela ficava preta. Não teve jeito da coisa funcionar, foi um tremendo crepe que deu nessa abertura.

Rede Bahia deixará de passar o Campeonato Baiano De Ulisses Gama e Glauber Guerra no Bahia Notícias: a afiliada da Globo tinha a preferência para renovar a transmissão, mas deverá oficializar ainda nesta semana que abrirá mão de passar o torneio depois de 10 edições consecutivas. Há mais de duas semanas, o presidente da Federação Bahiana, Ricardo Lima, disse à Rádio Salvador FM que outras emissoras querem o torneio. As duas que o portal afirma que estão no páreo são a TVE e a Aratu (SBT), tanto uma ou outra quanto as duas conjuntamente. A Rede Bahia assumiu a cobertura do estadual em 2011, após quatro anos de jornadas na Itapoan (Record).

Um abraço, André Bastos! Depois de três meses, ele deixou a EPTV (Globo) de São Carlos, da qual era editor. Antes, André foi narrador e repórter esportivo da Rede Vida. Torço que consiga boas novas logo, logo.

Copa Libertadores no SBT A partir das 21h15, River Plate x Palmeiras será transmitido por Téo José, Mauro Beting e o novamente convidado especial Jorginho. Do Flávio Ricco no "Canal 1": não haverá reportagem presencial em Avellaneda, mesmo que quisessem mandar André Galvão, pois a Argentina fechou as fronteiras. Por falar no Mauro: recomendo uma postagem dele no portal Nosso Palestra em 26 de maio do ano passado, quando recordou o acompanhamento que não fez da volta da semifinal de 1999, os 3 x 0 com show do Alex, pois no mesmo horário estava em Caxias do Sul fazendo a ida da semifinal Juventude 0 x 0 Internacional da Copa do Brasil ao lado de Oliveira Andrade pela TV Bandeirantes, cuja direção não deixava que informassem no ar o andamento da Libertadores. Informações eram dadas a ele pelo coordenador de transmissão Lilácio Pereira Jr.



Melhoras, Rogério Assis! Do Flávio Ricco no "Canal 1": o narrador está ausente tanto da versão paulistana de "Os Donos da Bola" na TV quanto das narrações na Rádio Bandeirantes pois apenas agora teve alta médica depois de mais de uma semana internado no Hospital 9 de Julho, mais um dos muitos infectados que foi pelo coronavírus só em termos de esporte da Rede Bandeirantes nas últimas semanas. Isso já havia acontecido com Kalinka Schutel, Rafael Oliveira, Napoleão de Almeida e um que até a citação do "guru" eu não fazia ideia que também pegara a doença, que foi Fábio Piperno. Desses todos, a apresentadora e os dois comentaristas já voltaram ao trabalho, enquanto Napoleão segue se recuperando (o caso dele foi muito danado) e o "Canhão" ainda ficará mais alguns dias de molho. Possivelmente foi a emissora esportiva mais afetada pela Covid desde que tudo começou. Cuidem-se, simpatias!

Brasileirão Sub-20 na TV Bandeirantes Confirmada sua transmissão das 20h do próximo domingo, definida que foi ontem a tabela da semifinal: a volta de Athletico Paranaense x Flamengo. Também será às 8 da noite dos domingos 17 e 24 que exibirão a finalíssima Athletico ou Flamengo x Corinthians ou Atlético Mineiro.

Joana Treptow no esporte Com Paloma Tocci de férias nesta semana, as notícias do futebol e das outras modalidades no "Jornal da Band" serão dadas nestes dias pela apresentadora das informações sobre clima e da previsão do tempo - que, sendo portuguesa de nascimento, tenho dúvidas se torce por Vitória de Guimarães ou Vitória de Setúbal (mas deve ser um deles pois ela tem sido muito vitoriosa na TV Bandeirantes).

2020 não acabou no futebol da Globo E as chamadas de Flamengo x Fluminense e Red Bull Bragantino x São Paulo deixam isso claro. Mesmo que já estejamos em 2021, o Campeonato Brasileiro ainda é de 2020, por isso os anúncios das partidas que serão exibidas às 21h30 desta quarta-feira têm o selo "Futebol 2020" no final.

Globo e Bandeirantes juntas ou não no tênis? Do Flávio Ricco no "Canal 1": SporTV e BandSports negociam juntos as transmissões de Roland Garros e Wimbledon, mas as cifras pedidas são altas demais. Bah...

Globo ou Bandeirantes, Mauro Cezar Pereira? Do Flávio Ricco no "Canal 1" (referendando algo dito na semana passada pelo Gabriel Vaquer em vivo conjunto dele e do Allan Simon no YouTube - vivos que nunca mais atrapalharei com minha inconveniente, tumultuadora e chatonilda presença, para alegria e alívio de onze a cada dez pessoas, onze a cada dez!): apesar do Plim-Plim ter interesse no comentarista especialmente para o SporTV, o diretor - e ex-colega de ESPN - Denis Gavazzi tem interesse nele não só pra TV Bandeirantes, na qual apareceu anteontem como convidado especial no "Terceiro Tempo", mas também pro rádio, ele que já foi da Bandeirantes AM/FM entre 2019 e 2020. Mauro Cezar, que não terá definido pela ESPN por enquanto um substituto fixo no "Linha de Passe".

Poréns que a Disney tem que resolver São diversos neste começo de 2021, listados pelo Gabriel Vaquer no UOL Esporte: contratos que vencerão neste ano, como os de Paulo Andrade e Rômulo Mendonça; o que farão da sede do Fox Sports no Rio de Janeiro, que ainda funcionará mais alguns meses e será escanteado devido ao alto custo de operação, à manutenção cara e a problemas causados pela maresia; o que será de mais de 100 técnicos e produtores baseados no Rio de Janeiro, boa parte deles precisando se mudar para São Paulo e outros sendo ou mantidos na capital fluminense ou dispensados; e resolver a manutenção ou não de eventos que a ESPN herda do Fox Sports, como os neste ano pela vez última exibidos Copa do Nordeste e Liga Europa, além de ver se consegue pegar de volta a transmissão da Liga dos Campeões da UEFA, embora Globo e Esporte Interativo estejam de olho.

Mais uma saída na ESPN É a do repórter Mateus Pinheiro, que nela trabalhou nos dois últimos anos.



Libertadores no Fox Sports Do Flávio Ricco no "Canal 1": a equipe de Boca Juniors x Santos terá João Guilherme, Zinho, Carlos Simon e destaque especial para Gustavo Hofman, que no último sábado comentou o superclássico entre os xeneizes e o River Plate, que marcou o retorno do Campeonato Argentino à ESPN Brasil. Ele já fez algumas transmissões da competição no canal, mas claro que essa certamente será a mais especial de todas. E merece esta escala por ser um dos grandes acompanhadores do futebol não só dos centros mais óbvios.

Novidades no rádio de Fortaleza Duas das quais sei pelo Bruno Balacó no TorcidaK, o novo portal lançado pelo narrador Kaio Cezar: no último sábado, a Clube estreou das 15h às 16h o debate futebolístico "Mulheres em Campo", feito por Débora Arruda, Paula Barroso e Josie Freitas; e anteontem, a Assunção estreou das 12h às 13h o "Driblando as Diferenças", dedicado ao esporte olímpico e paralímpico, produzido e apresentado por Cristine Martins. As chegadas delas reforçam a presença feminina no AM e/ou FM alencarino, que desde junho do ano passado já conta com Rachel Gomes na apresentação do matinal diário "Toque Esportivo", da CBN (O Povo).

Data em 0 ou 5 atrasada Completou 50 anos nesta segunda-feira Clio Levi, que nas décadas de 2000 e 2010 foi comentarista da Sky tanto nela em si quanto no posterior canal dela exclusivo Sports+, fazendo a dupla principal de futebol com o narrador Maurício Bonato em Campeonato Espanhol e Eliminatórias da Copa.

Memória: há 90 anos nascia Walter Abrahão



Uma das expressões que mais utilizo tanto neste PAPO DE BOLA - O SITE quanto no Twitter é "oxo", para me referir a um jogo 0 x 0 - e inventei variantes esdrúxulas, como "oxando", "oxado" e "oxar". Mas a expressão original, essa sim criativa e legal, foi do saudoso e icônico narrador, um dos maiores da televisão brasileira em todos os tempos e cujo nascimento é lembrado nesta terça. Walter nos deixou em 2011, fará 10 anos seu adeus em 8 de agosto.

Inicialmente radialista nas Emissoras Associadas de São Paulo, fez história na pioneira TV Tupi nas décadas de 1960 e 1970, tendo companheiros como Roberto Petri, Geraldo Bretas e Ely Coimbra, entre outros. Um pioneirismo deve sempre ser creditado a ele: o "bi-lance", surgido em 1963 e que nada mais é do que o bom e velho repeteco de uma jogada logo após acontecida. Mundialmente isso só seria visto pela vez primeira na Copa do Mundo na Inglaterra, em 1966. Mas três anos antes, graças ao visionário locutor, os brasileiros já tinham esta diferenciação, hoje muito comum e expandida de sobremaneira ao longo das décadas por hoje termos até 20 ângulos de um mesmo lance (não rigorosamente hoje devido aos tempos pandêmicos, claro, mas vocês me entenderam... eu acho).

De 1962 até 1986, Walter fez todas as Copas do Mundo com exceção da de 1982 devido à exclusividade da Globo. As duas primeiras ele gravava para a Tupi, que exibia as partidas alguns dias depois de realizadas. Em 1970, foi uma das vozes do pool de TVs brasileiras no México, dividindo narrações com Oduvaldo Cozzi, Fernando Solera e Geraldo José de Almeida. Na de 1974, fez parte do "Sibratel" (Sistema Brasileiro de Televisão) composto por Tupi, Record e Bandeirantes. 1978 ele fez só pela Tupi, último Mundial dela. Já em 1986, compôs a equipe da TV Manchete, pela qual faria a transmissão exclusiva em nível nacional da final Guarani x São Paulo disputada em 1987 (digo transmissão nacional exclusiva pois o interior de SP viu a decisão com Luís Alberto Volpe na Cultura).

Em 1977, Walter Abrahão narrou com exclusividade para a TV brasileira o jogo de despedida de não Pelé, mas sim "ele", como chamava em suas locuções. Foi no Cosmos 2 x 1 Santos gerado diretamente de Nova York para exibição na Tupi de São Paulo e na TVS do Rio de Janeiro. Ganhador de diversos prêmios de imprensa, foi também vereador paulistano em duas legislaturas entre 1988 e 1995. Na metade da década de 2000, fez seguidas participações como debatedor do "Golaço", programa que Milton Neves, Renata Fan e Fábio Sormani faziam nos finais de tarde da Rede Mulher (atual Record News). Walter é eterno na televisão esportiva do Brasil, dos seus nomes mais fundamentais na história, e não pode nunca, de forma alguma, ser esquecido. Reverências eternas ao mestre!

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Terça, 05/01/2021
13:00 - Futebol, Copa do Rei: Ibiza x Celta - ESPN
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Linares x Sevilla - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Palmeiras x Athletico Paranaense - SPORTV
16:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Tottenham x Brentford - ESPN BRASIL
17:00 - Basquete, NBB: Bauru x Minas - DAZN (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x Ponte Preta - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
20:00 - Basquete, NBB: Paulistano x Fortaleza - ESPN
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: River Plate x Palmeiras (semifinal, ida) - SBT e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cuiabá x Juventude - SPORTV (MT assiste no Premiere)
22:00 - Basquete, NCAA: North Carolina x Miami - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
13:00 - Futebol, Copa do Rei: Cordoba x Getafe - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Zamora x Villarreal - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Marbella x Valladolid - WATCH ESPN
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Minas x São Caetano - TV NSPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Curitiba x Fluminense - TV NSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kansas State x Texas Tech e Florida x Alabama - WATCH ESPN
21:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Moto Club x CSA - LIVEFC
21:30 - Basquete, NCAA Feminina: West Virginia x Kansas State - WATCH ESPN
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Rutgers x Michigan State - WATCH ESPN
00:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kansas x TCU - WATCH ESPN
03:00 - Tênis, WTA de Abu Dhabi: várias partidas - WATCH ESPN


Quarta, 06/01/2021
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Sampdoria x Internazionale - SPORTV
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Crotone x Roma - BANDSPORTS
13:00 - Futebol, Copa do Rei: Multivera x Betis - ESPN
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Napoli x Spezia - BANDSPORTS
14:30 - Futebol, Copa do Rei: Cornellà x Atlético de Madrid - ESPN BRASIL
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Milan x Juventus - TNT
16:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Manchester United x Manchester City - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Athletic Bilbao x Barcelona - ESPN BRASIL
19:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Atlético Mineiro x Fluminense - SPORTV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Boca Juniors x Santos (semifinal, ida) - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Bahia - PREMIERE
20:00 - Basquete, NBB: Corinthians x Campo Mourão - DAZN (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Fortaleza - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Coritiba x Goiás - PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Fluminense - GLOBO (menos SP) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Red Bull Bragantino x São Paulo - GLOBO (SP) e SPORTV (SP assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Vélez Sarsfield x Lanús (semifinal, ida) - CONMEBOL TV
21:45 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Miami Heat - ESPN
*************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET*
*Obs.: a confirmar os demais jogos do Campeonato Francês no OneFootball.
08:00 - Futebol, Copa do Rei: Portugalete x Levante e La Nuncia x Elche - WATCH ESPN
08:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Benevento - EI PLUS
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Lazio x Fiorentina, Atalanta x Parma, Bologna x Udinese, Torino x Verona e Sassuolo x Genoa - EI PLUS
13:00 - Futebol, Copa do Rei: Cultural Leonesa x Granada - WATCH ESPN
14:05 - Basquete, NCAA Feminina: Oklahoma x Texas Tech - WATCH ESPN
14:30 - Futebol, Alemão Série B: Wuerzburger Kickers x Saint Pauli - ONEFOOTBALL
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Sport x Flamengo - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Copa do Rei: La Coruña x Alavés - WATCH ESPN
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: São Paulo x River - MYCUJOO CBF TV
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Saint-Etienne x Paris Saint Germain - ONEFOOTBALL
21:30 - Basquete, NCAA Feminina: Oklahoma State x TCU e Kansas x Iowa State - WATCH ESPN
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Oklahoma x Baylor - WATCH ESPN
03:00 - Tênis, WTA de Abu Dhabi: várias partidas - WATCH ESPN


Quinta, 07/01/2021
15:00 - Futebol, Campeonato Português: Nacional x Sporting - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Yeclano x Valencia - ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Corinthians x Atlético Mineiro (semifinal, ida) - SPORTV e MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Basquete, NBB: Fortaleza x Bauru - DAZN (Internet)
17:15 - Futebol, Campeonato Português: Benfica x Tondela - ESPN BRASIL
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Ceará x Internacional - TNT (menos CE) e PREMIERE
20:00 - Basquete, NBB: Minas x Paulistano - DAZN (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Goianiense x Vasco - SPORTV (GO assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Coquimbo x Defensa y Justicia (semifinal, ida) - CONMEBOL TV
21:30 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Philadelphia 76ers - SPORTV 2
00:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Dallas Mavericks - BANDEIRANTES e SPORTV 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:30 - Tênis, ATP de Delray Beach: várias partidas - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Pontevedra x Cadiz - WATCH ESPN
15:30 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Flamengo x Athletico Paranaense (semifinal, ida) - MYCUJOO CBF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Fluminense x Vila Nova e Juventude x Ceará - MYCUJOO CBF TV
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Alcoyano x Huesca e Las Rozas x Eibar - WATCH ESPN
19:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Masculina: Saint Lawrence x Colgate - WATCH ESPN
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: 11 partidas ao longo da noite (a última inicia às 22:30) - WATCH ESPN
20:00 - Tênis, ATP de Delray Beach: várias partidas - WATCH ESPN
00:30 - Basquete, NCAA Masculina: UCLA x Arizona State - WATCH ESPN
03:00 - Tênis, WTA de Abu Dhabi: várias partidas - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.