Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Domingo, 3 de janeiro de 2021
Campeonato Argentino na ESPN até 2030

Foi a informação que surpreendeu ao surgir no meio da tarde deste sábado: a ESPN Brasil anunciou o retorno do torneio, que seu já fora na segunda metade da década de 1990 (quem lembrar dos jogos dele naquela época, com comentários de Roberto Petri, já não esquentará mais diretamente na primeira fervura, rs) - desde então, em alguns momentos pontuais foram exibidos jogos da Copa Argentina ou da segunda divisão (essa no ano da queda do River Plate). A primeira transmissão já aconteceu na noite deste sábado e teve Boca Juniors 2 x 2 River Plate, com Paulo Andrade - em seu primeiro "Superclássico" da carreira - e Gustavo Hofman. Foi uma exibição valiosa porque mostrou os adversários respectivos de Santos e Palmeiras antes do começo da semifinal da Libertadores no próximo meio de semana, River x Palmeiras na terça (SBT e Conmebol TV) e Boca x Santos na quarta (Fox Sports).

Duas datas em 0 ou 5 deste domingo



A primeira: completa 30 anos Vinícius Bueno, repórter da Rádio Bandeirantes (setorista do Palmeiras) e apresentador. Em 2019, ele cobriu a Seleção Brasileira na campanha vitoriosa da Copa América. Antes de chegar à matriz de São Paulo em 2017, já está no grupo em si desde o fim de 2014, sendo setorista da Ponte Preta em Campinas. O começo foi em 2010, na reportagem da antiga TVB - desde o ano passado, a afiliada campineira da Record mudou de nome para TV Thathi após a troca de dono. Entre 2012 e 2013, foi setorista do Guarani na Rádio Central, onde passou a reportar a Ponte até 2014, ano de GloboEsporte e TV Puc até a chegada à Bandeirantes. Além da RB, Vinícius também tem feito participações recorrentes na TV Bandeirantes, no BandSports e no BandNews TV.



E a segunda: chega aos 60 anos Carla Seabra, a primeira mulher repórter setorista de futebol da televisão de Porto Alegre, fato acontecido em 1980, quando ainda estava na faculdade. Isso aconteceu na Difusora (atual Bandeirantes) e abriu caminho para tantas profissionais que viriam nos anos seguintes até os atuais. Depois passou pela TV2 Guaíba e chegou em 1983 à RBS TV, da qual pouco depois passaria a ser editora-chefe de esportes. Deixou a telinha em 1988, quando passou a lidar com assessorias de comunicação, e atualmente está na TV Record (sucessora da Guaíba) não à frente e sim como um de seus principais nomes atrás das câmeras enquanto editora-chefe de telejornais, hoje respondendo pela versão local do "Cidade Alerta" e antes pelo matinal "Rio Grande no Ar".

100 anos do Cruzeiro: histórias inesquecíveis na TV e no rádio

Completado ontem, o centenário faz com que eu lembre de muitos acontecimentos marcantes no vídeo e na latinha, e vale citar muitos deles nesta edição. Ontem a coluna estava cheia de assuntos, hoje dá para ter protagonismo.

A primeira delas remete às Copas Libertadores e Intercontinental de 1976. A decisão sul-americana foi contra o River Plate em três partidas. A do Mineirão aconteceu em 21 de julho, 4 x 1 para a Raposa, e não há registros de exibição na televisão - nem sequer há imagens deste jogo na internet. Só existe o áudio da Rádio Globo do Rio de Janeiro, com narração de José Carlos Araújo, pois os gols foram reprisados há alguns anos no saudoso "Futebol à Manivela". A segunda partida foi em 28 de julho, 2 x 1 pros argentinos, e a Tupi transmitiu com exclusividade. Já a terceira foi no dia 30, Cruzeiro 3 x 2 em Santiago com o gol do "pelo amor de Deus, Joãozinho!!!" (imortal relato de Vilibaldo Alves na Rádio Itatiaia). Nenhuma TV brasileira - e nem nenhuma argentina - passou a partida pois a AFA justificou à ocasião que não havia satélites disponíveis por todos estarem ocupados com os Jogos Olímpicos de Montreal.



Já o título mundial de 1976 foi contra o Bayern de Munique, na época em que não havia jogo único em Tóquio e sim duas partidas, uma no país de cada oponente. A primeira aconteceu na Alemanha e não teve televisionamento nem aqui no Brasil e nem na Alemanha pois ninguém pagou o valor reivindicado pelo detentor germânico dos direitos. Sobrou para nós a opção do rádio, cada uma das nove estações brasileiras presentes pagando mil dólares, metade do cobrado por UEFA e Bayern. Locutores como Vilibaldo Alves (Itatiaia), José Silvério (Jovem Pan), Flávio Araújo (Bandeirantes) e Jorge Curi (Globo) testemunharam aquele 2 x 0 dos alemães. Depois, o 0 x 0 no Mineirão foi mostrado por quase todos os canais de TV: Globo, Tupi, Record, Bandeirantes e até as paulistanas Gazeta e Cultura. Mesmo assim, as únicas imagens existentesna web são da jornada da Tupi com Fernando Sasso, reprisadas há anos pela Cultura.

Falar em Cruzeiro e em Libertadores também é falar do SporTV, duas passagens importantíssimas ligadas ao canal que neste 2021 completará 30 anos no ar. Foi dos mineiros o primeiro jogo de Copa Libertadores transmitido pela emissora da Globosat, em 6 de abril de 1994, um 2 x 1 de Ronaldo e cia. sobre o Boca Juniors no Mineirão com narração do Luiz Carlos Jr. Já o primeiro título brasileiro mostrado pelo canal foi do Cruzeiro, no 1 x 0 sobre o Sporting Cristal em 13 de agosto de 1997, com relato do Sérgio Maurício. Na TV aberta quem exibiu foi a Globo, na ida com Lincoln Gomide só para Minas e na volta com Galvão Bueno para todo o país menos SP e interior do RS, que ficaram com Internacional 2 x 1 Palmeiras pelo Brasileirão na voz do Oliveira Andrade - que estaria no Japão em 2 de novembro para documentar a Intercontinental e a perda dela para outro alemão por 2 x 0, agora o Borussia Dortmund.

Quem também narrou o Cruzeiro campeão da Libertadores de 1997 foi Rogério Corrêa - e, não, a TV Alterosa não transmitiu o jogo. Mas na época era habitual muitas emissoras gravarem jogos com narração para passar compactos nos seus programas esportivos, e assim fez o "Alterosa Esporte" por ele apresentado (também não tinha toda essa "amarra" da Conmebol com as imagens, não ao menos em outros centros fora de São Paulo). A Alterosa é afiliada do SBT, que tem três momentos históricos da Raposa em sua história. Dois deles foram em finais de Copa do Brasil contra o Palmeiras, tanto a vencida em 1996 quanto a perdida em 1998 - ambas foram narradas por Sílvio Luiz e a segunda marcou o retorno definitivo da Globo ao torneio após exibi-lo somente em 1989. Já o 1 x 0 da derrota na Copa Mercosul, na voz de Osmar de Oliveira, marcou o fim da fase áurea de futebol dos anos 90 no SBT.

As Copas do Brasil de 1996 e 1998 foram exclusivas da ESPN Brasil na TV por assinatura pois o SporTV começa a passá-la apenas a partir de 1999, portanto pegando os quatro canecos seguintes: 2000, 2003, 2017 e 2018. Destes, a ESPN Brasil mostra apenas o de 2000 e o Fox Sports passa as conquistas de 2017 e 2018. A primeira de todas foi em 1993 e teve transmissão nacional exclusiva da CNT, nome adotado naquele ano pela Rede OM. Com Galvão Bueno retornado à Globo no começo daquele ano, o locutor titular foi Lombardi Júnior. Galvão, aliás, que dos quatro títulos cruzeirenses no Brasileirão narrou somente um: o de 2003, fazendo não do Mineirão e sim dos estúdios no RJ os 2 x 1 sobre o Paysandu. 2003, trocando da TV para o rádio, foi um ano especial para a ainda novata Globo/CBN Minas, cujas vozes foram de Marcelo Gomes na Copa do Brasil e do "Pequetito" Osvaldo Reis na Série A.

A Taça Brasil de 1966, com duas vitoriaças sobre o Santos, era dos tempos ainda só de rádio mesmo, havendo na internet somente áudios dos gols com narrações da época, como a de Fiori Gigliotti pela Rádio Bandeirantes. Então, salto para os Brasileirões de 2013 e 2014 pois foram "jogos do título" sem TV aberta nacional. Apenas Minas Gerais viu as festas do Cruzeiro nestes dois anos, o que permitiu no caso da Globo a Rogério Corrêa ser a voz deles. A TV Bandeirantes também transmitiu estas duas Séries A, mas não fez as partidas dos canecos. Narrações dela o Grupo Band possui apenas de suas emissoras de rádio mesmo, tanto dos 3 x 1 no Vitória em 2013 com Héverton Guimarães na BandNews FM quanto dos 2 x 1 sobre o Goiás em 2014 com a Band RS, numa jornada mista da Bandeirantes AM + BandNews FM com a equipe dela (narração de José Aldo Pinheiro) e o pessoal da Band Minas.

Já citei vários narradores de TV neste tópico e não citei ainda Luciano do Valle. Ele transmitiria dois títulos da Raposa pela Bandeirantes: a Supercopa de 1992, cuja decisão contra o Racing se sobreporia à Seleção Brasileira (por choque horário e privilégio ao que era só seu, exibiram o 1 x 0 dos argentinos na íntegra e apenas o segundo tempo do amistoso Brasil 1 x 2 Uruguai, que a Globo passou completo); e a Copa do Brasil de 2000, os eletrizantes 2 x 1 de virada sobre o São Paulo. Alguém perguntará: "mas ele não estava na Record em 2003?" Sim, estava. Mas quando é vencida a Copa do Brasil em 11 de junho, ele ainda não re-estreara na emissora, o que só acontece um mês depois. E não recordarei, sinceramente, se foi Luciano que narrou Goiás 3 x 0 Santos em 30 de novembro, quando as transmissões da Série B já haviam terminado. Os 2 x 1 azuis no Paysandu foram relatados pelo mesmo Nivaldo Prieto da CB.

Dos 38 títulos de Campeonato Mineiro, quero citar dois episódios envolvendo clássicos entre Cruzeiro e América. O primeiro é de 20 de dezembro de 1992, quando o segundo tempo dos 2 x 0 dos estrelados foi mostrado em rede nacional pela Bandeirantes, com Marco Antônio narrando logo após o São Paulo campeão estadual diante do Palmeiras. E o segundo é de 21 de julho de 1996, clássico repetido pelo SporTV durante o recesso pandêmico. O 1 x 0 da conquista azul foi feito por Fernando Sasso depois da realização do clássico. Justifica-se: na última rodada da competição, a Globo Minas teve ele e cia. transmitindo ao vivo o simultâneo Democrata x Atlético. Porém, o Galo ficou no 0 x 0 e a vitória deu o troféu aos cruzeirenses. Assim, horas depois Sasso, Flávio Anselmo e Guilherme Mendes gravaram o clássico no Mineirão para exibição nacional no dia seguinte em compacto no canal pago.



E é claro, é lógico e é evidente que falar de Cruzeiro é falar de Alberto Rodrigues, seu locutor titular na Rádio Itatiaia desde 1977, quando iniciada a segunda e atual passagem - a primeira foi entre 1963 e 1965. Citei mais acima a Taça Brasil de 1966. O "Vibrante" narrou pela Rádio Inconfidência, mas infelizmente ela não possui mais o áudio original e o relato difundido na internet foi reconstituído por ele anos mais tarde, já na Itatiaia. Todos os títulos da Raposa, todas as perdas de títulos, jogos inesquecíveis, confrontos memoráveis, clássicos fantásticos contra o Atlético, tudo isso está eternizado na voz dele, que aos 81 anos continua firme e forte na ativa, embora nestes tempos pandêmicos com os devidos e necessários cuidados para alguém de sua avançada idade. Como cuidado também precisa ter a direção cruzeirense com o clube para que não seja mais tão mal-tratado como tem sido neste centenário.

Revisitando a semana no "Papo de Mídia"

Estas foram as colunas dos últimos dias e seus principais destaques (leia a edição clicando na data):

27 de dezembro As atrações da televisão na semana de Ano Novo e no primeiro fim-de-semana de janeiro.

28 de dezembro A morte de José Luiz Carbone, ex-comentarista da Rádio Brasil; domingo sem competição direta entre José Carlos Araújo e Luiz Penido no mesmo jogo; Sidnei Marinho trocou de rádio em Cabo Frio; "Correspondente Ipiranga" da Gaúcha com Saimon Bianchini; SBT desejando ter um esportivo diário em 2021; NBA também no canal oficial do YouTube; Daniel Pereira e o abraço para "Kiko e seus amigos"; SporTV terá Carlos Cereto nos comentários a partir de SP em 2021; e a final paulista de juniores no BandSports.

29 de dezembro Marco Antônio Rodrigues se despediu da Globo/SporTV no "Bem, Amigos!"; Renata Mendonça no "Bom Dia Rio" durante as férias de André Loffredo; RBA líder com Paysandu x Londrina; Yara Fantoni no "Terceiro Tempo"; Neto revoltado com Bruno Covas e João Dória Júnior; "Tempo Extra" agora até 23h30 aos domingos; e Rádio Bandeirantes de Porto Alegre presente no Morumbi para São Paulo x Grêmio.

30 de dezembro ESPN renovando com Nivaldo Prieto e adquirindo torneios da WTA; TVBV obtendo a exibição de Vila Nova x Brusque; GloboPlay primeiro cortou e depois publicou matéria crítica do "Globo Esporte" de SP sobre a festança de Neymar; e os 40 anos do Mundialito que cancelou por seis dias as novelas das 6 e das 7 na Globo.

31 de dezembro Gustavo Roman morreu de Covid aos 45 anos; próximos jogos do Brasileirão em Globo, SporTV e TNT nas rodadas 30 a 33; Caio Ribeiro suspendeu colônia de férias que reuniria 500 famílias na Bahia em janeiro; o primeiro ano sem São Silvestre narrado por Cléber Machado desde 1993; DAZN devolveu os direitos de vários eventos, entre eles a MLS e a Fórmula Indy; Renato Rainha na prefeitura de Itapecerica da Serra; Fernando Lima trocando a Rádio Bandeirantes pelo Goiás; a simultaneidade da Copa do Brasil no rádio de São Paulo; e os 60 anos de Ivan Zimmermann.

1º de janeiro Os 75 anos de Roberto Rivellino, da Cultura e ex-Bandeirantes, SporTV e Esporte Interativo; os 20 anos do fim de comerciais de cigarro na televisão, como o famoso do Vila Rica com Gerson; e os 40 anos de Gabriela Moreira.

2 de janeiro Mauro Cezar Pereira deixou a ESPN após 16 anos; Juliana Veiga tem indenização a ser paga pela ESPN triplicada na Justiça; Marcelo Barreto e a equipe "foda" do SporTV; só fases decisivas dos Estaduais na Globo; Bandeirantes quer a Série B, mas sem determinados times complica; RedeTV! não deverá investir no futebol por um tempo; um alerta de Marco Bello sobre o coronavírus; e os 65 anos de Alberto César.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Domingo, 03/01/2021
08:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Internazionale x Crotone - BANDSPORTS
09:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Fulham - ESPN BRASIL
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Athletic Bilbao x Elche - FOX SPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Roma x Sampdoria - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte")
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Napoli - BANDSPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Atalanta x Sassuolo - TNT
11:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Newcastle x Leicester - ESPN BRASIL
12:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Alavés x Atlético de Madrid - FOX SPORTS
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Manchester City - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Benevento x Milan - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e SPORTV
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Sociedad x Osasuna - FOX SPORTS
15:00 - Futebol Americano, NFL: Pittsburgh Steelers x Cleveland Browns - ESPN
15:00 - Futebol Americano, NFL: Dallas Cowboys x New York Giants - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Chapecoense x Brasil - SPORTV (SC assiste no Premiere)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Marcílio Dias x Altos - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Grêmio x Corinthians - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte")
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Huesca x Barcelona - ESPN BRASIL
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Santa Cruz x Ituano - DAZN (Internet)
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Operário - SPORTV (BA assiste no Premiere)
18:25 - Futebol Americano, NFL: Green Bay Packers x Chicago Bears - ESPN
18:25 - Futebol Americano, NFL: Los Angeles Rams x Arizona Cardinals - FOX SPORTS
19:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Vasco x Bahia (final, volta) - BANDEIRANTES, SPORTV 2 e MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ypiranga x Remo - DAZN (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Atlético Mineiro x Palmeiras - SPORTV
21:00 - Basquete, NBA: San Antonio Spurs x Utah Jazz - BANDEIRANTES
22:15 - Futebol Americano, NFL: Washington Football x Philadelphia Eagles - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Bologna, Genoa x Lazio, Parma x Torino e Spezia x Verona - EI PLUS
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Borussia Dortmund x Wolfsburg - ONEFOOTBALL
12:00 - Rúgbi, Premiership: Leicester Tigers x Bath - WATCH ESPN
14:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Mainz 05 - ONEFOOTBALL
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: sete partidas ao longo do dia (a última inicia às 19:00) - WATCH ESPN
15:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Masculina: Saint Lawrence x Quinnipiac - WATCH ESPN
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Fast x Novorizontino - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Athletico Paranaense x São Paulo - MYCUJOO CBF TV
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Udinese - EI PLUS
17:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Fluminense x Brasília - TV NSPORTS
18:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Masculina: Colgate x Clarkson - WATCH ESPN
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Fluminense x Brasília - TV NSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Houston x SMU - WATCH ESPN


Segunda, 04/01/2021
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Fluminense x Flamengo - SPORTV e MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x Botafogo de Ribeirão Preto - SPORTV (PR assiste no Premiere)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Liverpool - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Valencia x Cádiz - FOX SPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: SESC/Flamengo x SESI/Bauru - SPORTV 2
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Náutico - SPORTV (SE assiste no Premiere)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Londrina x Paysandu - DAZN (Internet)
20:00 - Basquete, NBB: Pato x Corinthians - DAZN (Internet)
21:30 - Basquete, NBA: Toronto Raptors x Boston Celtics - SPORTV 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:30 - Futebol, Espanhol Série B: Girona x Sabadell - WATCH ESPN
16:30 - Futebol, Alemão Série B: Fortuna Dusseldorf x Paderborn - ONEFOOTBALL
17:00 - Futebol, Espanhol Série B: Lugo x Sporting Gijón - WATCH ESPN
18:00 - Basquete, NCAA Feminina: LSU x Ole Miss - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Indiana x Maryland - WATCH ESPN
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: West Virginia x Oklahoma State - WATCH ESPN


Terça, 05/01/2021
13:00 - Futebol, Copa do Rei: Ibiza x Celta - ESPN
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Linares x Sevilla - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Palmeiras x Athletico Paranaense - SPORTV
16:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Tottenham x Brentford - ESPN BRASIL
17:00 - Basquete, NBB: Bauru x Minas - DAZN (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x Ponte Preta - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
20:00 - Basquete, NBB: Paulistano x Fortaleza - ESPN
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: River Plate x Palmeiras (semifinal, ida) - SBT e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cuiabá x Juventude - SPORTV (MT assiste no Premiere)
22:00 - Basquete, NCAA: North Carolina x Miami - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
13:00 - Futebol, Copa do Rei: Cordoba x Getafe - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Zamora x Villarreal - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Marbella x Valladolid - WATCH ESPN
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Minas x São Caetano - TV NSPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Curitiba x Fluminense - TV NSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kansas State x Texas Tech e Florida x Alabama - WATCH ESPN
21:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Moto Club x CSA - LIVEFC
21:30 - Basquete, NCAA Feminina: West Virginia x Kansas State - WATCH ESPN
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Rutgers x Michigan State - WATCH ESPN
00:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kansas x TCU - WATCH ESPN
03:00 - Tênis, WTA de Abu Dhabi: várias partidas - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.