Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Sábado, 26 de dezembro de 2020
Estreia de Gustavo Villani na TV completa 15 anos



Assim coloquei neste PAPO DE BOLA - O SITE em 27 de dezembro de 2005, dia seguinte à ocasião referida: "E o destaque curioso ficou para a presença nas reportagens de Gustavo Villani, da Rádio Record, estreando na TV." Naquela segunda-feira, dia 26, a Rede Record transmitiu o amistoso beneficente Amigos de Robinho 7 x 4 Amigos de Roberto Carlos, direto de um Pacaembu com mais de 20 mil torcedores que trocaram alimentos não perecíveis por ingressos. O jogo foi ao ar às 16h, logo após o "Cine Aventura" com "Ela é o Diabo" (comédia estrelada por Meryl Streep e Roseanne Barr) e antecedendo o "Tudo a Ver" (jornal de variedades apresentado por Paulo Henrique Amorim e pela então ex-repórter esportiva Patrícia Maldonado). Na hora do almoço, a programação diária tinha sempre o "Esporte Record" às 11h35 (nacional até 12h e local depois) e o paulistano "Debate Bola" das 12h15 às 13h20.

Essa transmissão marcou a estreia televisiva do hoje um dos principais "speakers" esportivos da TV. Éder Luiz narrou e os comentários foram do Neto, que sempre foi Guarani em Campinas, mas que estava mais "com a macaca" do que torcedor da Ponte Preta em dia de derby (dia 5 tá chegando, eh, eh!!!). Primeiro: ele brincou que a voz do povo era a voz de Deus quando o estádio inteiro gritou "veado!" para seu próprio colega, o então analista de arbitragem Oscar Roberto Godoi, que foi o apitador do amistoso e expulsou Carlos Alberto por tirar a camisa - o "Unha de Cavalo" foi xingado pela torcida o jogo inteiro, rs. E segundo: o ex-jogador zoou o companheiro de emissora quando a câmera flagrou ele fazendo gestos, por assim dizer, "indevidos" na região traseira de um dos jogadores após o sétimo gol do time de Robinho. (risos) Naquele dia, o futebol substituiu o programa de variedades "Sônia e Você", de Sônia Abrão.

Gustavo havia chegado à Rádio Record em 2005 como uma das muitas contratações do novo e barulhento time esportivo liderado por Paulo Roberto Martins, que reuniu um montão de gente boa, mas que não decolou como imaginava-se que decolaria. A partir desse amistoso no Pacaembu, ele entrou 2006 fazendo mais transmissões pela TV Record à beira do gramado, algumas delas encontradas na internet e sempre em parceria com o "Dez do Rádio" (que lhe deu a primeira oportunidade em rádio na Transamérica e do qual deixara de ser colega quando foi ser repórter na Rádio Globo, mas que reencontrara na TV Record), Neto e Godoi, incluindo a Recopa Sul-Americana entre São Paulo e Boca Juniors - exclusividade em canal aberto - e o 1 x 1 com o Atlético Paranaense que deu ao São Paulo seu primeiro título nacional em 15 anos, partida que marcou a saída definitiva da TV Record do Campeonato Brasileiro.

Depois dela, Villani mudou-se para a Espanha para uma pós-gradução e fez muitos materiais para veículos variados (autorizado por ele, muitos desses publiquei aqui mesmo no PB - e tenho todos guardados, preciso republicá-los um dia). Regressado ao Brasil em 2009, voltou para a saudosa Rádio Globo SP e começou a narrar em aposta de Oscar Ulisses - aposta que seria certeiríssima, como os anos seguintes atestariam. Depois viriam em 2011 a Rádio Estadão/ESPN e a ESPN Brasil, a partir da qual iniciou as locuções em televisão. Em 2013, chegou ao Fox Sports e ali fez, por exemplo, a Alemanha campeã mundial em nosso país em 2014 e o ouro olímpico do Brasil em 2016. Por fim, retornou à Globo em 2018, agora para narrar tanto no SporTV e no Premiere quanto na TV aberta. No Plim-Plim (quando ainda tinha isso, rs), recuperou um bordão lançado na Estadão/ESPN: "sobe o hino!"

Nem faço ideia, sinceramente, se o próprio Guga Gol (apelido dos tempos de rádio) lembra dessa data, se mesmo os simpáticos que fazem as escalas das jornadas esportivas televisivas da Globo sabem disso... mas é fato que, no exato dia em que sua primeira transmissão de futebol no vídeo faz "Bodas de Cristal", ele narrará futebol no vídeo. Villani está escalado pelo SporTV para Fluminense x São Paulo (no Rio de Janeiro só pelo Premiere) às 21h deste sábado, em quinteto com a analista de arbitragem Nadine Bastos, o repórter Bruno Côrtes e os comentaristas Maurício Noriega e Pedrinho - que, aliás, naquele dezembro de 2005 trocara o Palmeiras pelo Al-Ittihad, mas que não jogaria o Mundial de Clubes (narrado por Éder Luiz na TV Record e cuja transmissão não fora adquirida pela Rádio Record) por ser inscrito fora do prazo, logo, fora do torneio. Se o dia é especial, que também a partida em si seja especial.

Outros destaques

Este PB foi atualizado no dia de Natal Pela primeira vez nestes mais de 17 anos, publiquei colunas inéditas em um 25 de dezembro. Aqui no "Papo de Mídia", por exemplo, falei dos Natais diferentes para Rômulo Mendonça e Milton Neves, do lado artista de Renata Fan manifestado outras vezes na Bandeirantes além da cantoria para D'Alessandro no "Jogo Aberto", do esporte nos 55 anos da TV Morena (Globo Mato Grosso do Sul), dos 50 anos de José Ilan e do elo entre Dean Martin, cuja morte completara 25 anos, e radialistas esportivos do Rio Grande do Sul. Também atualizei nesta sexta-feira a coluna de esportes e variedades "24 Horas". Leiam ambas, grato ficarei.

Campeonato Brasileiro no Twitch Se não pintar qualquer reviravolta jurídica até 18h15 deste domingo, assim será em Athletico Paranaense x Vasco, "enésimo" jogo sem qualquer televisionamento aqui no Brasil e que terá imagens "só" para mais de 80 países via sites internacionais como o Fanatiz. Amparado por liminar que libera o pay-per-view próprio Furacão Live, o rubro-negro anunciou que o jogo também estará na plataforma de vídeos Twitch, voltada especialmente para esportes eletrônicos e derivada do Justin.TV. Dois canais dela mostrarão a partida, ambos de torcedores, um de cada time: o do athleticano Drako e o do vascaíno Casimiro Miguel, um dos participantes do "SBT Esporte" do Rio de Janeiro. Para tanto, será preciso assinar um destes canais ou ter conta na Amazon Prime.



O pós-Natal da Rede Bandeirantes Muitas escalas cruzadas entre rádio e TV neste fim-de-semana. Maior exemplo delas é Elia Júnior: além de apresentar o "Show do Esporte" das 10h às 18h ao lado da Glenda Kozlowski, comentará duas partidas na Rádio Bandeirantes: Fluminense x São Paulo às 21h de hoje e Palmeiras x Bragantino às 18h15 de amanhã. Ambas serão narradas pelo Ulisses Costa, que também amanhã e na TV fará Bahia x Vasco, ida decisiva da Copa do Brasil Sub-20, às 14h. Além do "El Fofón", outro narrador com três transmissões será Ivan Bruno. Na RB, relatará Atlético Mineiro x Coritiba às 17h deste sábado e Botafogo x Corinthians às 16h do domingo, dia de abertura da NBA com Golden State Warriors x Chicago Bulls às 22h. E amanhã, Milton Neves fará o "Terceiro Tempo" da TV das 18h às 20h. (Atualização de domingo, 09:05: diferentemente do que fora anunciado terça passada em "Os Donos da Bola", não é Alexandre Praetzel que apresenta o "Domingo Esportivo" e sim o próprio Milton.)

Afogando em números Do Gabriel de Oliveira: Grêmio x São Paulo deu 15,8 pontos à Globo SP na quarta.

SBT quer mais esporte Do Flávio Ricco no "Canal 1": a direção tem como necessário investir nele em 2021, tanto buscando mais eventos além da Libertadores quanto ampliando seu espaço na grade de programação.

Cadê o Novo Basquete Brasil na Cultura? Não passará nem hoje e nem no sábado da semana que vem. As transmissões da emissora aberta regressarão em 9 de janeiro, com Bauru x Unifacisa às 16h.

Sindicato de olho na Disney Do UOL Esporte: a dona da ESPN e do (que sobrou do) Fox Sports não se pronunciou sobre reunião virtual feita na última segunda-feira pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro com repórteres e produtores dispensados pela empresa nesse processo de fusão dos dois canais. O Sindicato quer criar um diálogo com a programadora para tentar manter os empregos até o fim de 2021. Se não houver resposta, procurarão o Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Eu agora: mas adiantaria? O CADE faria algo?

Denis Luciano deixou a Rádio Som Maior O apresentador esportivo anunciou sua saída da emissora após dois anos e 10 meses. Diz ele que encerrou seu ciclo por vir um novo desafio, do qual ainda não falou. Sucesso!

Rádios de Goiânia em Santa Catarina Do Auvaro Maia: Cleiber Júnior, da Bandeirantes, e Paulo Massad, da Sagres (vê bem: é Paulo Massad e não Paulo Massadas, o parceiro do Michael Sullivan), estarão no Augusto Bauer às 21h de hoje para Brusque x Vila Nova. Aliança, BandNews e CBN terão narração "in tubo" via DAZN.



Mané de Oliveira visitou a Sagres 730 O coordenador esportivo Charlie Pereira registrou a visita, feita anteontem na sede da emissora, pelo tradicionalíssimo cronista, que já aguentou muitas dores na vida como as perdas de três filhos - entre eles Valério Luiz, cujo assassinato em 2012 até hoje permanece sem condenação - e que agora, aos 80 anos, tem mais uma duríssima batalha: contra um câncer no intestino. Toda a força do mundo pro Mané!

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Sábado, 26/12/2020
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Manchester United - ESPN BRASIL
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Fulham x Southampton - ESPN BRASIL
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Aston Villa x Crystal Palace - DAZN (Internet)
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Nottingham Forest x Birmingham - FOX SPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Trabzonspor x Galatasaray - DAZN (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Chelsea - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Sub-20: Corinthians x Palmeiras (final) - BANDSPORTS e MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol Americano, NFL: Tampa Bay Buccaneers x Detroit Lions - ESPN
15:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kentucky x Louisville - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Figueirense x Avaí - SPORTV (SC assiste no Premiere)
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Watford x Norwich - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Coritiba - PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Paysandu x Londrina - BANDEIRANTES (Regiões Nordeste e Norte) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Fast x Globo - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Sheffield United x Everton - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Newcastle - DAZN (Internet)
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x CRB - SPORTV (MG assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fortaleza x Flamengo - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Goiás x Sport - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ituano x Santa Cruz - DAZN (Internet)
19:00 - Basquete, NBA: Memphis Grizzlies x Atlanta Hawks - SPORTV 2
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fluminense x São Paulo - SPORTV (RJ assiste no Premiere)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Brusque x Vila Nova - DAZN (Internet)
21:00 - Triatlo: Desafio de Daytona - ESPN
22:15 - Futebol Americano, NFL: Miami Dolphins x Las Vegas Raiders - ESPN
01:00 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x New York Knicks - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
09:30 - Futebol, Campeonato Escocês: Rangers x Hibernian - WATCH ESPN
11:00 - Rúgbi, Premiership: Harlequins x Bears - WATCH ESPN
12:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Hamilton Academical x Celtic - WATCH ESPN
12:00 - Rúgbi, Premiership: Exeter Chiefs x Gloucester - WATCH ESPN
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Houston x UCF - WATCH ESPN
16:45 - Futebol, Campeonato Belga: Standard Liege x STVV - WATCH ESPN
17:30 - Futebol Americano, NCAA: Louisiana x UTSA e Western Kentucky x Georgia State - WATCH ESPN
21:30 - Futebol Americano, NCAA: Liberty x Coastal Carolina - WATCH ESPN
22:00 - Boxe, Supermédio Interino da AMB: David Morrell Jr. x Mike Gavronski - WATCH ESPN


Domingo, 27/12/2020
09:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leeds United x Burnley - ESPN BRASIL
11:15 - Futebol, Campeonato Inglês: West Ham x Brighton - ESPN BRASIL
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Liverpool x West Bromwich - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Bahia x Vasco (final, ida) - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e SPORTV
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Brasiliense x Mirassol - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol Americano, NFL: New York Giants x Baltimore Ravens - ESPN
15:00 - Futebol Americano, NFL: Indianapolis Colts x Pittsburgh Steelers - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Botafogo x Corinthians - GLOBO (menos RS e BA) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Bahia x Internacional - GLOBO (RS e BA), TNT (menos BA) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: São Paulo x Athletico Paranaense - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e MYCUJOO CBF TV
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x Tottenham - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Português: Belenenses x Sporting - FOX SPORTS 2
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Remo x Ypiranga - DAZN (Internet)
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Santos x Ceará - TNT (menos SP) e PREMIERE
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Red Bull Bragantino - PREMIERE
18:25 - Futebol Americano, NFL: Los Angeles Rams x Seattle Seahawks - ESPN
18:25 - Futebol Americano, NFL: Dallas Cowboys x Philadelphia Eagles - FOX SPORTS
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Atlético Goianiense - SPORTV (RS assiste no Premiere)
22:00 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Chicago Bulls - BANDEIRANTES
22:15 - Futebol Americano, NFL: Tennessee Titans x Green Bay Packers - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
09:30 - Futebol, Campeonato Belga: Royal Antwerp x Charleroi - WATCH ESPN
12:00 - Rúgbi, Premiership: Sale Sharks x Wasps - WATCH ESPN
14:15 - Futebol, Campeonato Belga: Anderlecht x Beershoot - WATCH ESPN
15:45 - Futebol, Brasileiro Série D: Altos x Salgueiro - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Floresta x Juventude do Maranhão, América de Natal x Galvez, Aparecidense x São Luiz, Goianésia x Marcílio Dias e Novorizontino x Goiânia - MYCUJOO CBF TV
18:00 - Basquete, NCAA Masculina: Alcorn State x Vanderbilt - WATCH ESPN


Segunda, 28/12/2020
11:00 - Basquete, NBB: Flamengo x Mogi das Cruzes - DAZN (Internet)
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Crystal Palace x Leicester - ESPN BRASIL
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Aston Villa - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Flamengo x Fluminense - SPORTV
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x Confiança - SPORTV (RS assiste no Premiere)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x Manchester City - ESPN BRASIL
17:00 - Basquete, NBB: Paulistano x SESI Franca - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Chapecoense x Paraná - SPORTV (SC assiste no Premiere)
20:00 - Basquete, NBB: Bauru x São Paulo - DAZN (Internet)
21:30 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Memphis Grizzlies - SPORTV 2
22:15 - Futebol Americano, NFL: Buffalo Bills x New England Patriots - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Lipscomb x Teenessee e Morgan State x Syracuse - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Carver x Troy - WATCH ESPN
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Northwestern State x Texas A&M - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.