Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Sexta, 25 de dezembro de 2020
Um Natal diferente para Rômulo Mendonça



De Flávio Latif no UOL Esporte: a pandemia faz com que este fim de 2020 seja diferente para o locutor da ESPN, que no mês que vem completará 10 anos no canal e que pela quarta temporada consecutiva fará a rodada de Natal da NBA, relatando Los Angeles Lakers x Dallas Mavericks às 22h. Nos últimos anos, Rômulo rumava até Divinópolis para passar ao menos a véspera natalina com os pais, mesmo que no começo do efetivo dia natalino retornasse a São Paulo para trabalhar. Mas ele observou que ambos se acostumaram com isso por saberem que jogos assim são importantes para sua carreira. Desta vez não deu para fazê-lo pois estamos em tempos pandêmicos, seus pais são do grupo de risco e poderiam ter gravidades de saúde se acometidos pela Covid. Que o Rômulo faça mais uma grande narração especialmente para os pais, que também no mês que vem completarão 51 anos de matrimoniados.

Um Natal diferente e de saudade para Milton Neves



O apresentador da Rádio e TV Bandeirantes recebeu muitas mensagens de força e solidariedade nas redes sociais durante a quinta-feira por registrar que este é o primeiro Natal depois de 52 anos que passa sem primeiramente namorada e depois esposa Lenice, que morreu este ano devido a um câncer. É uma situação sempre muito forte, ano passado assim foi aqui em casa para a mãe e para mim por ter sido o primeiro Natal depois que a vó partiu. Pego o gancho da situação para, claro que além do próprio Milton, também desejar muita força a todas as famílias que neste Natal têm ausências causadas especialmente pelo coronavírus, que tanto mudou a nossa rotina no ano mais diferente do mundo em um século. Continuem cuidando-se, cuidem dos seus, cuidem uns dos outros, sem aglomeração. E que os anjos lá no céu nos abençoem muito, tal qual a sra. Lenice tornou-se um anjo na família Neves.

O lado artista de Renata Fan, muito além da cantoria



Também para a apresentadora da TV Bandeirantes é um Natal diferente, já que há muitos anos nesta época ela sai de férias e deixa debates gravados para continuar no ar até o retorno ao vivo. Porém, com o Campeonato Brasileiro acabando apenas em fevereiro, será somente em março que a loira tirará férias, daí o "Jogo Aberto" continuar com sua presença. Nesta sexta natalina o programa foi todo gravado não apenas no debate SP + BH das 12h30, mas também no segmento nacional das 11h às 12h30, normalmente ao vivo com apresentadoras substitutas - e amanhã e domingo tem rodada do Campeonato Brasileiro. Mas na véspera ele foi ao vivo e com uma surpresa daquelas.

O segmento nacional - felizmente foi dentro dele, o que permitiu o alcance do público-alvo pelo canal aberto da Band RS - terminou com algo que ninguém sabia a não ser os próprios envolvidos diretos: para homenagear seu ídolo máximo D'Alessandro, que no sábado passado despediu-se do Internacional após 12 anos da estreia e 11 jogando pelo time, Renata cantou em espanhol uma versão toda própria de "Rayando el Sol", da banda Maná (e com razão ela gostaria dessa banda por ser de Guadalajara, cidade do Chivas, a quem o Colorado bateu no bi da Libertadores em 2010). Acompanhada do violonista Vitor Noronha, ela melodiou uma letra toda voltada para "El Cabezón".

É verdade que a loira deu algumas desafinadas cantando, mas a paixonite desde a época da Record fala mais alto quando digo que foi encantador e sublime vê-la neste momento diferente. (eh, eh, eh) A música durou 5 minutos e meio e por isso seus colegas de debate Ulisses Costa, Ronaldo Giovaneli, Paulo Roberto Martins e Denílson tiraram onda tanto da homenagem em si quanto da longa duração - Ulisses e Ronaldo no estúdio e Morsa em casa fingiram que tinham pegado no sono e Denílson ficou com uma cara mista de entediado e incrédulo (eh, eh). O narrador ainda brincou que foi "o maior mico da televisão brasileira". Não foi isso, claro, mas foi um acontecimento bem divertido.



Não foi a primeira vez que Renata mostrou um "lado artista" nestes 14 anos que completará de Bandeirantes no dia 24 de janeiro - e nem falo do que já mostrou no próprio "Jogo Aberto", como o lado dançarino no famoso "Dança, Renata" de 2011, e sim em outros programas. Em 2009, ela participou de "Uma Escolinha Muito Louca" e respondeu perguntas dos alunos do professor Sidney Magal, entre eles o Seu Ranulpho (o saudoso Orival "Fofão" Pessini). Já em 2011, encarnou a escultora Elizabete Baguete em uma esquete do humorístico "É Tudo Improviso", já ali mostrando seu lado cantora por melodiar o começo do hino do Inter. Por fim, o especial "Os Fatos Espetaculares de 2012" teve a jornalista imitando Carminha, a lendária vilã de Adriana Esteves na novela global "Avenida Brasil".

Já a própria TV Bandeirantes teve em tempos idos integrantes do seu esporte soltando a voz na cantoria - e nem falo do próprio Ronaldo Giovaneli na década de 1990 com a banda Ronaldo e os Impedidos. Em 2008, o "Programa Raul Gil" fez o quadro "Fora do Ninho". Na primeira edição estiveram Sílvio Luiz e Patrícia Maldonado (ali fora do esporte pois fazia o semanal "É o Amor") contra Daniella Cicarelli e Otávio Mesquita. E a segunda, no mesmo ano, teve Luize Altenhofen enfrentando Paulo Nunes, Maguila e Rosana Hermann. Da então apresentadora do "Band Esporte Clube", há na rede um registro dela cantando "Amor Perfeito", marcante sucesso de Roberto Carlos em 1986.

TV Morena completa 55 anos



Além dela em si, a própria televisão em Mato Grosso completa 55 anos nesta sexta-feira. Mas espera: a Morena não é de Mato Grosso do Sul? Sim, mas é que o MS só surge em 1977, quando desmembrado de MT. E naquela época, Campo Grande fazia parte do interior de MT, cuja capital é Cuiabá desde 1835. Pois bem: isso fez desta a terceira emissora de uma cidade do interior do Brasil, depois da TV Bauru (atual TV TEM de Bauru) em 1960 e da TV Coroados (atual RPC Londrina) em 1963. Eduardo Elias Zahran foi o fundador da Morena, a primeira estação televisiva da atual Rede Matogrossense de Comunicação, que tem quatro no MT e três no MS.

No começo das operações, a TV Morena mesclava produções próprias com programas da Record (através da Rede de Emissoras Independentes), outros da Tupi e novelas da Excelsior. A partir de 1976, acontece a troca da REI e da Tupi pela Rede Globo não apenas nela em Campo Grande, mas também na Centro América de Cuiabá (surgida em 1967) e na então Cidade Branca de Corumbá (iniciada em 1970 e chamada Morena desde 2008). Quando o Mato Grosso do Sul surge com a divisão do estado em dois, a Morena e a Cidade Branca ficam dentro do novo estado, do qual Campo Grande torna-se capital, e a Centro América vira cabeça do estado original em nova fase.



Desde 2012, a TV Morena transmite o Campeonato Sul-Mato-Grossense, inicialmente apenas em alguns poucos jogos e já há alguns naos no torneio inteiro - inclusive, encerrado anteontem com título do Águia Negra sobre o Aquidauanense. As primeiras cinco edições foram narradas por Marcos Silvestre, que morreu no segundo semestre de 2016. Depois disso, o torneio de 2017 teve locução de Ricardo Freitas, os de 2018 e 2019 contaram com Demétrius Garcia (ex-TV TEM de Bauru) e o deste 2020 ganhou a voz de Cleto Kipper, também apresentador de telejornais e que eu nem fazia ideia até hoje, quando pesquisei coisas sobre a emissora para tópicos deste "PM" e da "24 Horas", que é daqui da aldeia pampeana, mais especificamente de Dezesseis de Novembro, nas Missões.

Outro conterrâneo, aí daqui mesmo de Porto Alegre, é o hoje repórter e apresentador do jornalismo geral Alexandre Cabral, que em sua época esportiva no começo desta década de 2010 fez uma das primeiras variantes regionais do "Cafezinho com Escobar", o quadro do Alex no "Globo Esporte" do Rio de Janeiro. O dele - que, mesmo sendo porto-alegrense e estudante na mesma Anne Frank onde voto há muitos anos, nunca fez TV na capital, saindo da RBS de Caxias do Sul para outras afiliadas e também a GloboNews até chegar à Morena - era o "Tereré com Cabral", de temática igual: bate-papo com populares sobre o futebol local, mas não tomando café e sim um tereré.

Nesta época, quem apresentava o "GE" sul-mato-grossense era Camila Dib, que foi seu rosto por nove anos até sair em 2016, quando assumiu a assessoria de comunicação do Comando Militar do Oeste em Campo Grande. Foi no esporte da Morena o ingresso na Rede Globo de Flávio Passos, atuante repórter do Esporte Interativo em São Paulo de 2013 até 2018 e que atualmente cobre o Santos na TV Tribuna. Quem também saiu de SP e hoje está na afiliada global de Campo Grande é Cristina Mayumi, repórter de geral que ainda hoje lembro de quando era Cristina Lima e cobria o Grêmio Prudente na TV Fronteira (defendia com unhas e dentes no Twitter o Grêmio Prudente no Brasileirão, eh, eh), depois trabalhando por alguns anos na Bandeirantes na capital, batendo ponto em toda a grade.

José Ilan completa 50 anos



Até pouco mais de duas semanas atrás ele era um dos principais nomes do Fox Sports, de cuja equipe fez parte desde a inauguração em 2012 e que marcou sua transição definitiva da reportagem para o estúdio - e nos primeiros dias do novo canal também pintou como comentarista em algumas narrações atualizadas de jogos clássicos das edições anteriores da Libertadores (várias delas reprisadas durante o recesso pandêmico). Ele foi a cara do jornal "Central Fox" ao lado de nomes como Renato Maurício Prado, Mauro Beting, Marina Ferrari e Karine Alves.

O começo de Ilan foi na Rádio Jornal do Brasil em 1990, indo no mesmo ano para a Super Rádio Tupi, da qual saiu em 1993 para a primeira passagem na TV Globo. A partir de 1995, trabalhou na Rede Manchete e cobriu a Olimpíada de 1996 e a Copa do Mundo de 1998, dividindo reportagens dos jogos cariocas com nomes como Ana Paula Rocha e Edílson Campos. A segunda e mais duradoura passagem pelo Plim-Plim começa ainda no fim de 1998 e vai até o fim de 2011, quando a trocou pelo Fox Sports. Na reportagem diária da TV aberta, ficou até 2008.

Naquele ano, um episódio curioso: José cobriu toda a campanha do Fluminense na Libertadores e por muito pouco não lançou um livro sobre ela. Faltava apenas os tricolores conquistarem o título, mas aí vieram os pênaltis contra a LDU e... bem, deixa pra lá. No mesmo ano, integrou-se ao portal GloboEsporte e publicou o blog "Ilan House", que trouxe em 2010 o primeiro pronunciamento do Alex Escobar após a famosa desavença com Dunga na Copa do Mundo. Ilan seguia aparecendo na Globo aberta volta e meia e dava as caras também em atrações do SporTV.

Qual o elo entre Dean Martin e radialistas do RS?



Parece bem nada a ver isso, mas tem nexo, acredite. Falo especialmente de dois atuais e um ex. Os atuais são Alex Bagé, comentarista da Rádio e TV Bandeirantes, e Filipe Duarte, repórter do portal GZH e da Rádio Gaúcha. O ex é Eduardo Paganella, repórter de jornalismo geral e trânsito da Gaúcha, que até 2017 era o primeiro apresentador do "Guaíba 300 por Hora", semanal de automobilismo a partir de sua saída assumido por Gutiéri Sanchez. Nessa conta - já que a mencionei na coluna de ontem por rebater um ponto afirmado no comunicado da Rádio Grenal a respeito do episódio de machismo da última segunda-feira - incluirei também Maria Luiza Benitez, hoje locutora noticiarista e apresentadora musical nativista da Rádio Guaíba, primeira mulher repórter esportiva do rádio gaúcho. Adicionarei ainda Gustavo Manhago, narrador da Rádio Gaúcha e apresentador do jornalístico "GZH 19 Horas".

Feito este preâmbulo todo, o vivente "se pergunta-se a si mesmo e vice-versa": o que é que todos têm a ver com Dean Martin e por qual motivo falo nele? Primeiro: hoje completa 25 anos a morte do Dean, nascido em 1917 e marcado como cantor de belíssima voz e ator especialmente de muitas comédias em dupla com Jerry Lewis. E segundo: Bagé, que é a cidade onde Alex e Paganella nasceram (Alex até a incorporou ao "nome de guerra"), onde Filipe foi criado após nascer em São Borja e onde Malu teve o trabalho que a tornou uma pioneira no rádio esportivo do meu RS. Também foi nesta cidade que Manhago teve uma de suas várias passagens por filiais da RBS TV no interior até chegar à matriz porto-alegrense em 2005, onde ficaria até 2015 para, um ano depois, ingressar na Gaúcha.

A essas alturas o vivente jogou o espírito de Natal pra bem longe e tá irritadíssimo: o que Dean Martin tem a ver com Bagé e os cinco radialistas? A resposta é: Marcos Miranda. E quem foi Marcos Miranda? Nascido em 1936 e falecido em 1988, Vaine Gesler Dutra foi o dublador de Dean nas comédias em dupla com Jerry, cuja voz era a do também saudoso Nelson Batista. A voz do Marcos para os galãs canastras interpretados pelo cantor está em filmes como "Sofrendo da Bola", "Morrendo de Medo", "A Farra dos Malandros", "O Meninão", "Artistas e Modelos", "O Rei do Laço", "Ou Vai ou Racha" e outros mais. Marcos também dublou Hulk Hogan em "Rocky 3", Roy Scheider em "O Show Deve Continuar", Clark Gable em "...E o Vento Levou", o Mentor do desenho "He-Man" e muitos mais.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Sexta, 25/12/2020
14:00 - Basquete, NBA: New Orleans Pelicans x Miami Heat - ESPN
16:30 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Milwaukee Bucks - ESPN
18:30 - Futebol Americano, NFL: Minnesota Vikings x New Orleans Saints - ESPN 2
19:00 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Boston Celtics - ESPN
22:00 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Los Angeles Lakers - ESPN
00:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x Denver Nuggets - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
16:30 - Futebol Americano, NCAA: Marshall x Buffalo - WATCH ESPN

Sábado, 26/12/2020
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Manchester United - ESPN BRASIL
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Fulham x Southampton - ESPN BRASIL
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Aston Villa x Crystal Palace - DAZN (Internet)
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Nottingham Forest x Birmingham - FOX SPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Trabzonspor x Galatasaray - DAZN (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Chelsea - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol Americano, NFL: Tampa Bay Buccaneers x Detroit Lions - ESPN
15:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kentucky x Louisville - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Figueirense x Avaí - SPORTV (SC assiste no Premiere)
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Watford x Norwich - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Coritiba - PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Paysandu x Londrina - BANDEIRANTES (Regiões Nordeste e Norte) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Fast x Globo - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Sheffield United x Everton - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Newcastle - DAZN (Internet)
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x CRB - SPORTV (MG assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fortaleza x Flamengo - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Goiás x Sport - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ituano x Santa Cruz - DAZN (Internet)
19:00 - Basquete, NBA: Memphis Grizzlies x Atlanta Hawks - SPORTV 2
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fluminense x São Paulo - SPORTV (RJ assiste no Premiere)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Brusque x Vila Nova - DAZN (Internet)
21:00 - Triatlo: Desafio de Daytona - ESPN
22:15 - Futebol Americano, NFL: Miami Dolphins x Las Vegas Raiders - ESPN
01:00 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x New York Knicks - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
09:30 - Futebol, Campeonato Escocês: Rangers x Hibernian - WATCH ESPN
11:00 - Rúgbi, Premiership: Harlequins x Bears - WATCH ESPN
12:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Hamilton Academical x Celtic - WATCH ESPN
12:00 - Rúgbi, Premiership: Exeter Chiefs x Gloucester - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Paulista Sub-20: Corinthians x Palmeiras (final) - MYCUJOO FPF TV
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Houston x UCF - WATCH ESPN
16:45 - Futebol, Campeonato Belga: Standard Liege x STVV - WATCH ESPN
17:30 - Futebol Americano, NCAA: Louisiana x UTSA e Western Kentucky x Georgia State - WATCH ESPN
21:30 - Futebol Americano, NCAA: Liberty x Coastal Carolina - WATCH ESPN
22:00 - Boxe, Supermédio Interino da AMB: David Morrell Jr. x Mike Gavronski - WATCH ESPN


Domingo, 27/12/2020
09:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leeds United x Burnley - ESPN BRASIL
11:15 - Futebol, Campeonato Inglês: West Ham x Brighton - ESPN BRASIL
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Liverpool x West Bromwich - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Bahia x Vasco (final, ida) - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e SPORTV
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Brasiliense x Mirassol - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol Americano, NFL: New York Giants x Baltimore Ravens - ESPN
15:00 - Futebol Americano, NFL: Indianapolis Colts x Pittsburgh Steelers - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Botafogo x Corinthians - GLOBO (menos RS e BA) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Bahia x Internacional - GLOBO (RS e BA), TNT (menos BA) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: São Paulo x Athletico Paranaense - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e MYCUJOO CBF TV
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x Tottenham - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Português: Belenenses x Sporting - FOX SPORTS 2
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Remo x Ypiranga - DAZN (Internet)
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Santos x Ceará - TNT (menos SP) e PREMIERE
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Red Bull Bragantino - PREMIERE
18:25 - Futebol Americano, NFL: Los Angeles Rams x Seattle Seahawks - ESPN
18:25 - Futebol Americano, NFL: Dallas Cowboys x Philadelphia Eagles - FOX SPORTS
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Atlético Goianiense - SPORTV (RS assiste no Premiere)
22:00 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Chicago Bulls - BANDEIRANTES
22:15 - Futebol Americano, NFL: Tennessee Titans x Green Bay Packers - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
09:30 - Futebol, Campeonato Belga: Royal Antwerp x Charleroi - WATCH ESPN
12:00 - Rúgbi, Premiership: Sale Sharks x Wasps - WATCH ESPN
14:15 - Futebol, Campeonato Belga: Anderlecht x Beershoot - WATCH ESPN
15:45 - Futebol, Brasileiro Série D: Altos x Salgueiro - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Floresta x Juventude do Maranhão, América de Natal x Galvez, Aparecidense x São Luiz, Goianésia x Marcílio Dias e Novorizontino x Goiânia - MYCUJOO CBF TV
18:00 - Basquete, NCAA Masculina: Alcorn State x Vanderbilt - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.