Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quinta, 24 de dezembro de 2020
Héverton Guimarães voltou a narrar em rádio



Foi a surpresa enorme proporcionada pela 98 FM de Belo Horizonte, na qual o apresentador da TV Bandeirantes ancora os programas "98 Esportes", pela manhã, e "Arena 98", à noite. A emissora não tem o hábito de transmitir jogos do América, somente os de Atlético e Cruzeiro com uma equipe específica para cada uma.

Porém, sendo semifinal de Copa do Brasil, desta vez irradiaram Palmeiras x América e, como o Coelho não possui uma equipe própria de cronistas, escalados foram Paulo Leite nos comentários, Thaís Santos e Cristiano Junqueira (colega do locutor na versão mineira de "Os Donos da Bola") na reportagem, Vinícius Silveira no plantão, Alexandre Silva na apresentação e Héverton na narração, que ele não fazia em rádio desde a final Cruzeiro 0 x 1 Atlético da Copa do Brasil de 2014, ainda na BandNews FM. E quarta que vem também transmitirão o jogo da volta.

Gostei! Sinto falta do Héverton irradiando na latinha, fui ouvinte direto e reto dele na BandNews, felizmente acabei gravando e guardando vários gols daquela fase. E a não ser que eu esteja redonda, quadrada e até mesmo retangularmente enganado, narração em si (em termos gerais) ele não fazia desde Sport 2 x 1 Vasco, partida do Brasileirão de 2015 na TV Bandeirantes. Tempo demais sem um craque do ofício fora dele.

Outros destaques

Não se dobre a eles e siga em frente, Elias Aredes Júnior! O comentarista da Rádio Brasil e repórter do portal Só Dérbi vinha tendo seu trabalho barrado até agora pela Ponte Preta, que cerceou seu direito de cobrir o clube mesmo que virtualmente a ponto de não autorizá-lo a participar de coletivas. Isso acontecia porque há matérias suas cujo tom crítico traz à tona coisas que não se quer que sejam trazidas a público, e aí essa era a resposta ao invés de serem justificadas tais coisas e por qual motivo elas acontecem. Registrei isso neste PB em 4 de novembro, mas claro que é o mesmo que nada versus coisa nenhuma porque sou mais relevante que uma nota de R$ 3,50. Ontem, sim, houve dois manifestos efetivamente relevantes e de grande alcance: um do Carlos Cereto no "Seleção SporTV" e outro do Juca Kfouri em seu blog no UOL - no qual, aliás, informou hoje que a Ponte liberou o trabalho do Elias. Enfim!!!

Simultaneidade no rádio de Sampa City Assim se dividiram as esportivas no AM e/ou no FM, sem considerar YouTube e sites das emissoras: Grêmio x São Paulo em 105, BandNews, Jovem Pan e Transamérica; e Palmeiras x América em Bandeirantes, CBN e Energia. Só a web teve o Palmeiras na Pan e o São Paulo na Energia.

Rádio porto-alegrense na Arena do Grêmio Das quatro emissoras que cobrem a dupla Grenal, seis foram os cronistas in loco: Marcos Couto e Matheus D'Ávila, da Bandeirantes (narração do "Gigante do Vale" brilhando hoje nacionalmente no "Jogo Aberto" da TV); Luís Magno e Rafael Pfeiffer, da Guaíba; o já citado Gabardo, da Gaúcha; e Bruno Soares, da Grenal. O já citado Pedro narrou de casa e Haroldo de Souza narrou do estúdio da Grenal.

Do "Globo Esporte" aos três minutos fora do ar Foi Pedro Ernesto Denardin, que apareceu ontem na edição paulista do Plim-Plim como depoente de matéria do Marco Aurélio Souza sobre Grêmio x São Paulo. Horas depois, o locutor da Rádio Gaúcha passaria por um apuro: dos 25 aos 28 minutos do segundo tempo, ficou fora do ar devido à queda da internet em sua residência. Por dois minutos, quem assumiu a narração foi o repórter Eduardo Gabardo, que estava na Arena. Depois, Gustavo Manhago entrou de sua casa e narrou por um minuto até que enfim o Pedro retornou, dizendo ter havido um estouro de algo que não sabia o que era, mas que estava tudo bem.

Maria Luiza Benitez rebate nota oficial da Rádio Grenal A locutora noticiarista da Rádio Guaíba, na qual apresenta o musical nativista "Nos Quadrantes do Sul", rebateu um trecho do manifesto da emissora no dia seguinte. Afirmou o texto da Grenal FM: "A Rádio Grenal foi a primeira emissora de rádio no Rio Grande do Sul a contar com uma mulher atuando nas jornadas esportivas como repórter de campo." E isto não é verdade, mas não é nadica de nada verdadeiro. Malu recordou que ela, sim, foi a primeira mulher de esportes do rádio gaúcho em 1970, quando estava em Bagé. Eu mesmo também desminto isso com exemplos que escutei antes ainda da Grenal começar em 2012: Débora de Oliveira e Taynah Espinoza, ambas da Rádio Bandeirantes. Depois elas se notabilizaram na TV Band, claro, mas fizeram várias jornadas na RB - sobretudo a Débora, a primeira em termos porto-alegrenses ainda em 2004.

SBT RS destacou o machismo na Rádio Grenal Foi logo na abertura do jornal "SBT Rio Grande - 2ª Edição" de anteontem, em reportagem de Gabriela Lerina sobre a servidora pública que fez um boletim de ocorrência contra a emissora futebolística da Rede Pampa na Delegacia da Mulher depois daquele inaceitável comportamento dos comentaristas Ben-Hur Marchiori e Roberto Pato Moure no "Dupla em Debate" da última segunda-feira. A Grenal FM não citada, os profissionais não foram nominados - nem eles e nem a constrangida estagiária Heloíse Bordin - e uma imagem do "ao vivo" do debate no YouTube até foi exibida, mas desfocada com efeito de blur. Pato e a Pampa foram citados depois da matéria, quando lida pelo apresentador Marcelo Chemale a nota oficial da rede sobre o episódio. Ele e a co-apresentadora Luciane Kohlmann também fizeram críticas fortes sobre isso, sobretudo ela.

Afogando em números Do Notícias da TV: o "Arena SBT" deu 3 pontos em São Paulo na última segunda.

Quem vai transmitir o Campeonato Carioca? Do Rodrigo Mattos no UOL Esporte: clubes e Federação do Rio pretendem vender os direitos do torneio para múltiplas plataformas e empresas diferentes, sem ser tudo de tudo para uma única, assim eles acreditando que possam lucrar algo perto dos R$ 120 milhões originais que a Globo pagaria se ainda valesse o contrato original até 2024. Em televisão aberta, o próprio Plim-Plim é candidato a retomar a exibição, mas quem também tá na parada é o SBT, que passou o jogo do título deste ano. Outra ideia é de um pay-per-view, mas não como era o do Premiere nos últimos 20 anos e sim um próprio do campeonato, com cada clube ficando com o percentual do que fosse arrecadado pela sua torcida. Cuidemos o que surgirá de novidade.

Feliz Natal, Larissa Erthal Já não mais vista no "Terceiro Tempo" desde domingo passado por antecipar o começo da licença-maternidade, a apresentadora ainda aparecerá mais duas vezes na TV Bandeirantes nesta semana. Uma é hoje, quando entrará por videochamado no especial "Feliz Natal", apresentado pela Cátia Fonseca e do qual também farão parte, em termos de departamento de esportes, Neto e José Luiz Datena. Já amanhã, ela apresentará o especial natalino do semanal "Música na Band", que terá um show do cantor Daniel Boaventura - vê bem: eu disse Daniel Boaventura, ele é um; Daniela Boaventura é outra, é a apresentadora que renovou com a Disney. (rs)

Péricles Bassols Cortez sairá do Esporte Interativo O ex-árbitro deixará a Turner pois voltará ao meio da arbitragem devido à criação de um quadro internacional do VAR pela FIFA, iniciativa que poderá contar com brasileiros de até 55 anos - ele fará 46 em março do ano que vem. Atuante no EI desde maio do ano passado, ele se despedirá no Bahia x Internacional e no Santos x Ceará ambos deste domingo, respectivamente às 16h e às 18h15, na TNT.

Nivaldo Prieto no "Linha de Passe" O programa desta quarta foi especial pois foi o primeiro apresentado pelo narrador do Fox Sports, que agora também voltou a transmitir pela ESPN Brasil. O detalhe é que isso não poderia ter acontecido na primeira passagem pelo canal da Disney pois nele esteve como seu primeiro locutor titular de 1994 até 1997, e o "Linha" surge apenas na Copa do Mundo de 1998, quando Prieto já estava na Bandeirantes. (Atualização de sexta, 00:20: o seguidor twitteiro Mário Cesar Berns avisa que o Prieto já tinha apresentado o programa na última segunda, mas é que eu não assisti e nem ninguém - nem o próprio Mário, rs - me avisou disso, que é claro que eu teria registrado no dia seguinte igual fiz hoje, mas não consigo registrar aquilo do que não sei.)

Copa Paulista no BandSports Carlos Fernando narrou a Portuguesa campeã diante do Marília, algo que despertou lembranças nos rubro-verdes por ter sido ele o locutor da TV Cultura no título da Copa SP Júnior que fará 30 anos daqui a um mês, com Dener e cia. brilhando na final contra o Grêmio. Ele e Júlio Gomes nos estúdios tiveram a companhia in loco do repórter Thiago Fagnani, novamente com a filmagem original sendo da Federação Paulista, menos ruinzinha que na ida de domingo passado em Marília, mas igualmente complicada - os letreiros oficiais, então... Conseguiram creditar a Lusa como "Intervalo" e "Segundo Tempo" nos começos de cada um, é mole??? Ah, é: e teve também o abraço enviado ao saudoso Roberto Leal na etapa final, o Corneta Caipira no Twitter fez a festa com essa.

SporTV: o banhaço campeão Intervalo de Palmeiras x América, André Hernan vai entrevistar o autor do gol mineiro. No que ele afirma que o gol paulista, saído no último lance da etapa inicial, seria "um banho de água fria" para o Coelho, eis que o irrigador do Allianz Parque foi acionado e tocou água e mais água no coitado do Ademir, rs.

Efeito das escalas de fim de ano Para reforçar a cobertura de Grêmio x São Paulo ontem, a RBS TV escalou Josmar Leite, repórter do jornalismo geral e apresentador substituto de todos os telejornais (mais notadamente do "Bom Dia Rio Grande"), para reforçar a cobertura da edição gaúcha do "Globo Esporte" ao lado de Kelly Costa - outros três repórteres estavam guardados para as transmissões do jogo: Fernando Becker e Leonardo Muller na da Rede Globo e Paula Menezes na do SporTV 2. Josmar ainda entrou ao vivo da Arena pouco depois, no "Seleção SporTV".

Data em 0 ou 5 especialíssima Na coluna de ontem, citei que ela será mamãe de uma menina. Hoje, a menciono pois está de aniversário. Joanna de Assis, repórter da Globo/SporTV, está completando 40 anos. Já falei na edição anterior todo o apreço que tenho por ela de longa data, quão feliz fiquei com sua novidade, e hoje reforço.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quinta, 24/12/2020
17:30 - Futebol Americano, NCAA: Hawai'i x Houston (New Mexico Bowl) - ESPN 2

Sexta, 25/12/2020
14:00 - Basquete, NBA: New Orleans Pelicans x Miami Heat - ESPN
16:30 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Milwaukee Bucks - ESPN
18:30 - Futebol Americano, NFL: Minnesota Vikings x New Orleans Saints - ESPN 2
19:00 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Boston Celtics - ESPN
22:00 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Los Angeles Lakers - ESPN
00:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x Denver Nuggets - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
16:30 - Futebol Americano, NCAA: Marshall x Buffalo - WATCH ESPN

Sábado, 26/12/2020
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Manchester United - ESPN BRASIL
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Fulham x Southampton - ESPN BRASIL
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Aston Villa x Crystal Palace - DAZN (Internet)
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Nottingham Forest x Birmingham - FOX SPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Trabzonspor x Galatasaray - DAZN (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Chelsea - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol Americano, NFL: Tampa Bay Buccaneers x Detroit Lions - ESPN
15:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kentucky x Louisville - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Figueirense x Avaí - SPORTV (SC assiste no Premiere)
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Watford x Norwich - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Coritiba - PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Paysandu x Londrina - BANDEIRANTES (Regiões Nordeste e Norte) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Fast x Globo - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Sheffield United x Everton - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Newcastle - DAZN (Internet)
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x CRB - SPORTV (MG assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fortaleza x Flamengo - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Goiás x Sport - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ituano x Santa Cruz - DAZN (Internet)
19:00 - Basquete, NBA: Memphis Grizzlies x Atlanta Hawks - SPORTV 2
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fluminense x São Paulo - SPORTV (RJ assiste no Premiere)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Brusque x Vila Nova - DAZN (Internet)
21:00 - Triatlo: Desafio de Daytona - ESPN
22:15 - Futebol Americano, NFL: Miami Dolphins x Las Vegas Raiders - ESPN
01:00 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x New York Knicks - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
09:30 - Futebol, Campeonato Escocês: Rangers x Hibernian - WATCH ESPN
11:00 - Rúgbi, Premiership: Harlequins x Bears - WATCH ESPN
12:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Hamilton Academical x Celtic - WATCH ESPN
12:00 - Rúgbi, Premiership: Exeter Chiefs x Gloucester - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Paulista Sub-20: Corinthians x Palmeiras (final) - MYCUJOO FPF TV
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Houston x UCF - WATCH ESPN
16:45 - Futebol, Campeonato Belga: Standard Liege x STVV - WATCH ESPN
17:30 - Futebol Americano, NCAA: Louisiana x UTSA e Western Kentucky x Georgia State - WATCH ESPN
21:30 - Futebol Americano, NCAA: Liberty x Coastal Carolina - WATCH ESPN
22:00 - Boxe, Supermédio Interino da AMB: David Morrell Jr. x Mike Gavronski - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.