Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 21 de dezembro de 2020
Boa, Teixeira! Boa, Denílson! Pombas, Vampeta!

Desde 20h15 deste domingo, repercute enormemente o desabafo do Gerson, do Flamengo, feito ao Fernando Saraiva no Premiere logo após a revirada por 4 x 3 sobre o Bahia. Acusação de injúria racial cometida por Índio Ramírez e denúncia do comportamento inaceitável de Mano Menezes. Felizmente, teve quem mandou bem e manifestou-se como algo grave assim precisa que seja manifestado. E infelizmente, teve quem mandou pessimamente mal.

Dois que mandaram bem são da Rede Bandeirantes. Primeiro, Denílson falou no "Terceiro Tempo" da TV aberta não ainda sobre esta situação por revelada quando já encerrado o programa e sim sobre outro repugnante caso da última semana, o do menino Luiz Eduardo num torneio sub-11 em Goiás. Disse ele que é surreal falar sobre injúria racial por não caber mais e que ofender assim um ser humano é de embrulhar o estômago. Basicamente ele disse o mesmo no debate SP + BH do "Jogo Aberto" desta segunda em manifestação favorável ao jogador do Flamengo, além de reprovar a postura do agora ex-técnico do Bahia no sentido de achar que havia "malandragem" do adversário.



Outro que falou muito e falou bem seguidamente tem se posicionado em situações revoltantes como as que envolvem o sempre criminoso ato do racismo, que é Luiz Teixeira, repórter e apresentador esportivo da BandNews FM. Ele contou que o convite para participar do "Depois do Jogo" de ontem, no BandSports, aconteceu na última quinta-feira e que não imaginava que aconteceria este caso com Gerson no Maracanã. Teixeira - que a partir desse ano passou a fazer no site da rádio noticiosa o podcast "Pretoteca", sobre os desafios do combate ao racismo e a busca por igualdade racial na sociedade - observou que o termo "malandro", usado pelo Mano Menezes para tentar culpar Gerson, foi infeliz ao querer encobertar um ato racista e explicou que a origem do termo está diretamente ligada à abolição da escravatura e ao modo de vida dos ex-escravos. Nas redes sociais, afirmou que não haverá recuo nesta luta.

Mas teve quem mandou mal demais: Vampeta na "Mesa Redonda", da TV Gazeta SP. O comentarista também da Rádio Jovem Pan fez pouco caso das acusações do Gerson, disse que o futebol "está muito mimimi" e ainda colocou até assédio na parada, causando a reprovação imediata e necessária da co-apresentadora Michelle Giannella, do apresentador Flávio Prado e do convidado especial Benjamin Back, do SBT. Depoimentos como esse do ex-jogador só depõem contra a causa e são inaceitáveis. Chega a ser surreal saber que isso aconteceu.

Outros destaques

Denúncia grave feita pelo "Esporte Espetacular" Reportagem da Gabriela Moreira no dominical da Globo revelou abusos morais, excessos no controle de peso e cultura de distúrbios alimentares na seleção brasileira de ginástica rítmica. Assunto extremamente sério, muito delicado, que precisa ser levado adiante e gerar penalizações. Materiais assim são necessários e precisam vir mais e mais para malefícios não mais acontecerem.



Grenal feminino na RBS TV Por causa dele, o "EE" não passou aqui no Rio Grande do Sul. Por não fazer parte do "Futebol 2020" da rede em si, sendo algo à margem dele, não houve características como o "Show do Intervalo", os patrocinadores oficiais e as trilhas oficiais atuais, no lugar das quais foram rodadas as versões próprias da afiliada para os hinos do Internacional e do Grêmio. Ana Thaís Matos participou por videoconferência do jogo inteiro, dividindo os comentários com Maurício Saraiva durante a narração do Luciano Périco, e outra convidada acionada o tempo todo foi a zagueira porto-alegrense Mônica, do Madrid CFF e da Seleção. "Pequenas Empresas, Grandes Negócios", "Globo Rural" e "Auto Esporte" foram mostrados 10 minutos mais cedo aqui em relação à rede nacional para que a jornada iniciasse às 9h50. Depois dela, houve ainda um pós-jogo específico no portal GE.

Fausto Silva homenageou Orlando Duarte Exibido não ao vivo e sim gravado, o "Domingão do Faustão" da Globo incluiu uma homenagem do apresentador ao lendário jornalista, seu colega de esporte da Jovem Pan na gloriosa equipe da década de 1970, ele que nos deixou na terça-feira passada devido ao coronavírus.

Rede Minas não exibiu o "Meio de Campo" Problemas técnicos causados pela explosão em um transformador da CEMIG numa região próxima à emissora inviabilizaram a transmissão do tradicional dominical noturno futebolístico. Quando a imagem estabilizou, foi exibida a imagem da TV Brasil em rede.



15 anos de Paloma Tocci apresentadora "Três notas dignas de registro do 'Esporte Total', da Rede Bandeirantes, de ontem: (...) 2) apareceu uma nova apresentadora, Paloma Tocci. Alguém conhece?" Foi assim que registrei neste PAPO DE BOLA - O SITE a primeira vez dela à frente de um programa esportivo. Aquele 2005 foi o ano da sua formação jornalística, mas ela já estava desde dois anos antes tanto na TV Bandeirantes quanto na Rede 21, até então sendo repórter de esportes. Infelizmente não há registro na internet daquele "Esporte Total" de 20 de dezembro de 2005, o registro mais antigo dela na web é de uma matéria no São Paulo em 2006. Mas fica a lembrança da menção que fiz como início de uma caminhada muito legal, já que adoro a Paloma apresentadora, seja no esporte (na Bandeirantes e na RedeTV!) ou fosse no geral quando fez o "Jornal da Band" com o saudoso Ricardo Boechat.

Ivan Bruno - que renovou contrato - foi um herói Defino bem assim o narrador da Rede Bandeirantes, que hoje anunciou ter renovado até o fim de 2022. Para conseguir narrar com aquela gosma melequenta de "filmagem" que a Federação Paulista entregou no primeiro Marília x Portuguesa decisivo da Copa Paulista, só mesmo sendo muito bom. Foi um desrespeito flagrante permitirem que passasse na televisão nacional uma coisa horrível como essa que as duas torcidas e os fãs de futebol alternativo tiveram que aguentar. Eu sei que a filmagem exibida foi a mesma (inclusive nos caracteres) na FPF TV, que transmite pelo site MyCujoo, mas duas câmeras apenas - sendo uma muito aberta e outra aproximada, ambas de cabine - e quase sem replay nem sequer na internet é cabível, que dirá em um canal que exibe e já exibiu alguns dos principais torneios de futebol do país, do continente e do mundo. Baaahhh!!!



Nivaldo Prieto voltou a narrar na ESPN Brasil Assim foi num Manchester United x Leeds cheio de gols, oito no total, marcando seu retorno ao canal depois de quase 23 anos (ele saiu da emissora paga - da qual foi titular de 1994 até 1997 e a qual conciliou por dois anos com o SBT - quando se transferiu para a Bandeirantes em 1998). Teve até gol narrado pelo Paulo Andrade e pelo Osvaldo Pascoal! (rs) Justifica-se: tudo era feito de casa nesta partida e, perto dos 20 minutos, o som do Prieto caiu. Inicialmente o comentarista segurou as pontas até convocarem Paulo Andrade às pressas, só que também o som do locutor substituto caiu e Pascoal teve de novo que comandar a jornada, inclusive relatando o 3º gol do Manchester. Aí o Paulo voltou, narrou o 4º dos Diabos Vermelhos e finalmente, depois de cerca de 20 minutos, Prieto regressou em definitivo. Jornada animada, hein, Kléber Antônio Ferreira de Souza?

Nem carro adesivado tem mais Do Flávio Ricco no "Canal 1": a Disney mandou desavisar todos os carros que atendiam aos repórteres do Fox Sports no Rio de Janeiro para devolvê-los à locadora.



André Henning fez história no Campeonato Italiano Narrador de Sassuolo x Milan na TNT, ele documentou o gol mais rápido da história do torneio. Rafael Leão fez para os rubro-negros aos 6,2 segundos. A competição voltou nesta temporada para o Esporte Interativo, mas tanto ele quanto Hermano Júnior já tem muita história nela, desde o saudoso canal 24 horas da parabólica por muitos anos e algumas coberturas na parceira TV Bandeirantes.

Paulistão Feminino na Rede CBN Assim como na ida, também na volta de Ferroviária x Corinthians a plena maioria das filiais e afiliadas fora do estado de SP retransmitiu a final. Com ela estiveram Araguaína, Belém, Blumenau, Campina Grande, Campo Grande, Cascavel, Crato, Curitiba, Fortaleza, Guajará-Mirim, Itacoatiara, Joinville, Macapá, Maceió, Manacapuru, Manaus, Maringá, Natal, Palmas, Ponta Grossa, Porto Alegre (por cuja afiliada AM escutei a narração do Vinícius Moura), Porto Velho, Rio Branco e União da Vitória. Veiculado no Rio de Janeiro, o "CBN Esportes" foi retransmitido por Belo Horizonte, Brasília, Caruaru, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Juiz de Fora, Londrina, Recife e Vitória. E não sei qual foi a escolha de Cuiabá pois esta CBN foi a única a não conectar.

Datas em 0 ou 5 desta segunda-feira A primeira: completa 55 anos o narrador Moacir Mainardi, que até dois meses atrás estava na Imprensa FM e já rodou por várias emissoras da capital e do interior de SP. A segunda: completa 25 anos a cidade mineira de Pintópolis, que cito aqui por lembrar de um registro maravilhoso de Milton Neves e Mauro Beting sobre ela num "Terceiro Tempo" da Rádio Bandeirantes em 2010, pelo que agradeço muito ao Rodney Brocanelli. E a terceira: completa 15 anos a saída de Mauro Tagliaferri da TV Globo, na qual cobriu o esporte por muitos anos em transmissões e noticiários, naquela ocasião ele se transferindo para o SBT - atualmente Mauro está na RedeTV! e todo dedicado ao jornalismo geral, não mais envolvido com o esporte há uns bons anos.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 21/12/2020
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Wolverhampton - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Athletico Paranaense x Fluminense (final, volta) - SPORTV e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:30 - Futebol Americano, NCAA: Appalachian State x North Texas (Myrtle Beach Bowl) - ESPN 2
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x West Ham - ESPN BRASIL
17:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x Brasil - SPORTV (PR assiste no Premiere)
17:30 - Basquete, NBB: SESI Franca x Fortaleza - DAZN (Internet)
18:00 - Futsal, Copa Masculina do Brasil: Ceará x Dois Vizinhos (final, volta) - SPORTV 2 e TV NSPORTS (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x Goiás - SPORTV (SP assiste no Premiere)
20:30 - Basquete, NBB: São Paulo x Unifacisa - DAZN (Internet)
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: SESI Bauru x São Caetano - SPORTV 2
22:15 - Futebol Americano, NFL: Pittsburgh Steelers x Cincinnati Bengals - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
11:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Uberlândia x Guarulhos - TV NSPORTS
14:05 - Basquete, NCAA Feminina: 12 partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - WATCH ESPN
14:30 - Basquete, NBB: Pinheiros x Minas - YOUTUBE (canal a confirmar)
15:00 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Corinthians x Juventude, Fluminense x Red Bull Bragantino, Ceará x Grêmio e Avaí x Vila Nova - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Paulista Sub-20: Audax x Palmeiras (semifinal) - MYCUJOO FPF TV
15:00 - Futebol, Espanhol Série B: Mirandes x Albacete - WATCH ESPN
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: seis partidas ao longo do dia (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
16:30 - Futebol, Alemão Série B: Karlsruher x Hamburgo - ONEFOOTBALL
17:00 - Futebol, Espanhol Série B: Sporting Gijón x Leganes - WATCH ESPN
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Caramuru x Blumenau - TV NSPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: SESI x Ribeirão Preto - TV NSPORTS


Terça, 22/12/2020
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Valencia x Sevilla - FOX SPORTS
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Elche x Osasuna - FOX PREMIUM
15:45 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Sociedad x Atlético de Madrid - ESPN BRASIL
15:45 - Futebol, Campeonato Espanhol: Huesca x Levante - FOX PREMIUM
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x Juventude - SPORTV (PR assiste no Premiere)
16:00 - Futebol, Copa da Alemanha: Braunschweig x Borussia Dortmund - ESPN
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Fiorentina - TNT
17:00 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Arsenal x Manchester City - FOX SPORTS
17:00 - Basquete, NBB: Campo Mourão x Brasília - DAZN (Internet)
17:30 - Futebol Americano, NCAA: Tulane x Nevada (Famous Idaho Potato Bowl) - ESPN 2
18:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Valladolid x Barcelona - ESPN BRASIL
18:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Villarreal x Athletic Bilbao - FOX PREMIUM
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: SESC/Flamengo x Praia Clube - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Vitória - SPORTV (AL assiste no Premiere)
20:00 - Basquete, NBB: Flamengo x Caxias do Sul - ESPN
21:00 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Golden State Warriors - SPORTV 2
21:00 - Futebol Americano, NCAA: UCF x BYU (Boca Raton Bowl) - ESPN 2
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Cuiabá - SPORTV (PE assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Cruzeiro - PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa do Nordeste 2021: Botafogo da Paraíba x Atlético de Alagoinhas (pré-grupos, volta) - TAMBAÚ (João Pessoa) e LIVEFC (Internet)
00:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Los Angeles Clippers - SPORTV 2
00:05 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Los Angeles x Tigres (final) - FOX SPORTS
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: quatro partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
14:00 - Basquete, NCAA Masculina: 18 partidas ao longo do dia (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
14:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Crotone x Parma - EI PLUS
14:30 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Brentford x Newcastle - WATCH ESPN
14:30 - Futebol, Copa da Alemanha: Augsburg x RB Leipzig - WATCH ESPN
15:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Curitiba x São José dos Pinheiros - TV NSPORTS
15:30 - Futebol, Copa Ibsen Pinheiro: São José x Santa Cruz (final, volta) - FGF TV
16:00 - Futebol, Campeonato Piauiense: Picos x 4 de Julho (final, volta) - MYCUJOO FFP-PI
16:00 - Futebol, Campeonato Holandês: PSV Eindhoven x VVV Venlo - WATCH ESPN
16:45 - Futebol, Copa da Alemanha: Elvesberg x Borussia Monchengladbach - WATCH ESPN
19:00 - Futebol, Copa do Nordeste Sub-20: Náutico x Fortaleza (final) - LIVEFC
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Taubaté x Uberlândia - TV NSPORTS
19:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Renata x Montes Claros/América - TV NSPORTS
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Cruzeiro x Guarulhos - TV NSPORTS
21:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Minas x Brasília - TV NSPORTS


Quarta, 23/12/2020
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Fenerbahce x Basaksehir - DAZN (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Getafe x Celta - FOX PREMIUM
14:00 - Basquete, Euroliga: Zalgiris x Bayern de Munique - DAZN (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Verona x Internazionale - BANDSPORTS e EI PLUS (Internet)
14:30 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Stoke City x Tottenham - ESPN BRASIL
14:45 - Futebol, Campeonato Holandês: Willem II x Ajax - ESPN
15:45 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Madrid x Granada - FOX SPORTS
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Milan x Lazio - SPORTV
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Roma x Cagliari - BANDSPORTS e EI PLUS (Internet)
17:00 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Everton x Manchester United - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol Americano, NCAA: Georgia Southern x Louisiana Tech (R+L Carriers New Orleans Bowl) - ESPN 2
17:30 - Basquete, NBB: Minas x SESI Franca - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Betis x Cádiz - ESPN
18:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Alavés x Eibar - FOX PREMIUM
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Guarani - SPORTV (MA assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Copa Paulista: Portuguesa x Marília (final, volta) - BANDSPORTS e MYCUJOO FPF TV
19:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Rio Branco de Vitória x Rio Branco de Venda Nova do Imigrante (final, ida) - TVE (ES)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Osasco x Pinheiros - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo de Ribeirão Preto x Oeste - PREMIERE
20:30 - Basquete, NBB: Fortaleza x São Paulo - DAZN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, NCAA: Memphis x Florida Atlantic (Montgomery Bowl) - ESPN 2
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Grêmio x São Paulo (semifinal, ida) - GLOBO (menos MG, MS e MT), SPORTV 2 e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Palmeiras x América Mineiro (semifinal, ida) - GLOBO MINAS (MG), SPORTV e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Mato-Grossense: União x Nova Mutum (final, volta) - CENTRO AMÉRICA (MT)
21:30 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Aquidauanense x Águia Negra (final, volta) - MORENA (MS)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Boca Juniors x Racing - CONMEBOL TV
00:30 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Phoenix Suns - ESPN
*************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET*
*Obs.: a confirmar os jogos do Campeonato Francês que serão transmitidos pelo OneFootball.
14:30 - Basquete, NBB: Unifacisa x Pinheiros - YOUTUBE (canal a confirmar)
15:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Hibernian x Saint Mirren - WATCH ESPN
15:45 - Futebol, Copa do Nordeste 2021: Altos x Globo - LIVEFC
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: quatro partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Napoli x Torino - EI PLUS
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Sampdoria x Sassuolo - EI PLUS
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Udinese x Benevento - EI PLUS
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Spezia x Genoa - EI PLUS
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Bologna x Atalanta - EI PLUS
16:45 - Futebol, Copa da Alemanha: Stuttgart x Freiburg - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Feyenoord x Heerenveen - WATCH ESPN
17:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São Paulo/Barueri x Curitiba - TV NSPORTS

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.