Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Sexta, 18 de dezembro de 2020
"Esporte Espetacular" terá blocos locais em 2021



A notícia é de dezembro de 2020 e a foto acima é de exatamente 30 anos atrás com contexto: o que se vê acima voltará a acontecer. Não entendeu? Explico: a Globo anunciou hoje que o matinal dominical ganhará segmentos regionalizados a partir de março próximo, começando por São Paulo e Belo Horizonte, nos quais apresentadores locais destacarão mais espichadamente notícias e VTs sobre os times locais (ainda mais que atualmente muitas das principais partidas do fim-de-semana acontecem aos sábados, sobretudo diversos clássicos) e também reportagens sobre personagens identificados com a praça em si. Isso não tornará o "EE" totalmente local, continuará havendo partes nacionais com Bárbara Coelho e Lucas Gutierrez à frente. Só ficará híbrida a atração.

Gosto muito disso e acho que algo assim acontece com uns quantos anos de atraso, acho que algo assim já poderia ter acontecido - para se ter uma noção de tempo - ainda na época da Cristiane Dias e do Luís Ernesto Lacombe, por exemplo. Não haverá qualquer prejuízo para a atração destinar que seja uns 20 minutos (é suposição minha essa duração, é quanto eu acho que deveria durar esse bloco local, não é informação) para destaques regionais. Quem quiser fazê-lo, que faça - e tenho certeza que grande parte da rede de filiais e afiliadas tiraria proveito disso com muito gosto e muito apreço. E quem não quiser fazê-lo, que siga plugado no SAT o tempo inteiro e repercuta o que é seu apenas no "Globo Esporte" da segunda-feira. Mas não se tome isso como inédito; é uma retomada, em fato.

Como bem ilustra a imagem acima do Cléber Machado em 16 de dezembro de 1990, quando apresentou o bloco local de futebol de SP (com destaque total para a final Corinthians 1 x 0 São Paulo do Brasileirão) enquanto Léo Batista e Fernando Vannucci seguiam para o RJ com outros destaques, o "Esporte Espetacular" tinha um segmento de futebol regional no meio dele quando exibido nas noites de domingo - na data em questão às 23h30, logo após um especial dedicado aos 10 anos sem John Lennon. O mesmo aconteceu de 1991 até 1998, quando o "Placar Eletrônico" foi ao ar à meia-noite de domingo para segunda: primeiro e terceiro blocos nacionais e o segundo tinha o futebol de cada estado. Portanto, o que acontecerá a partir de março é a volta de um antigo expediente. Ainda bem.

Outros destaques



Grenal feminino na RBS TV Por causa da final do Gauchão em Cachoeirinha, o "Esporte Espetacular" não passará aqui no Rio Grande do Sul neste domingo, das 10h às 12h. A equipe de microfone anunciada hoje no "Bom Dia Rio Grande" terá Luciano Périco, Maurício Saraiva, Ana Thaís Matos, Paula Menezes e Kelly Costa. Ano passado, Lucianinho e Paula fizeram o Grenal decisivo em Ijuí pela Rádio Gaúcha, que Kelly reportou pros telejornais.

Reportagem da Globo Nordeste premiada na FIFA Exibida em setembro de 2019 pela edição pernambucana do "Globo Esporte" e feita por Elton de Castro, Marcelo Cabral, Emerson Paixão e Henrique Soares, a matéria sobre Marivaldo, torcedor do Sport que atravessou três cidades em caminhada de 60 quilômetros e 12 horas para assistir seu time jogando, venceu o prêmio FIFA Fan Award 2020, destinado ao torcedor do ano. Demais!!!

Afogando em números Da Máquina do Esporte: São Paulo x Atlético Mineiro deu 23 pontos à Globo em SP.

Arranjem um pênalti pro "Diabo Loiro" converter! Contra fatos, não há argumentos: anteontem, Lucas Gutierrez afirmou no "Segue o Jogo" que Paulo Nunes nunca marcou um gol de pênalti. Claro que o apresentador descontrai bastante, mas pela informação correta ele preza sempre. E o ex-atacante efetivamente confirmou que cobrou quatro pênaltis quando jogador e errou todos. Então, deixo a amável sugestão: peguem um gol com rede tipo "véu de noiva", coloquem um frangueiro abaixo dele e deixem o Paulo marcar um gol de pênalti. Ele merece. Ah: filmem tudo para que o fato fique registrado com imagens para a posteridade, vai que botam isso em dúvida daqui a anos? (rs)

Galvão Bueno voltando mais de 40 anos no tempo De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: como não está narrando eventos desde o estouro da pandemia por ser do grupo de risco ao ter 70 anos, o titular de esportes está voltando a exercitar a veia original de comentarista, interrompida quando se transferiu para a Globo em 1981 - porque, mesmo quando já era narrador de destaque na Bandeirantes, vez que outra ainda comentava alguns jogos. É a pedido seu que tem participado todas as quintas-feiras do "Seleção SporTV", além de haver estudos para que no ano que vem ele comente jogos de clubes brasileiros e ainda a finalíssima da Copa do Brasil, tudo dependendo tanto de escalas quanto da vontade dele de retomar a função pela qual ingressou no rádio esportivo na década de 1970.

Benjamin Back reviveu de novo a treta com Neto Foi ao videocast "Mais que 8 Minutos", do humorista Rafinha Bastos, quando lembrou uma vez mais da passagem turbulenta pelo "Jogo Aberto" em 2010. O apresentador do "Arena SBT" livrou a barra da apresentadora Renata Fan, definindo ela como gente da melhor qualidade, e também falou positivamente do falecido Osmar de Oliveira, mas mais uma vez relatou a bronca do ex-jogador com sua presença no programa da TV Bandeirantes e também acusou Ulisses Costa de ser "fazer papel de bonzinho". Benja disse que pensou inicialmente que sua briga do Neto fosse brincadeira e, mesmo que o apresentador da versão paulistana de "Os Donos da Bola" desminta, reafirmou que ele pediu à direção sua saída da emissora.

Domingo tem a última Larissa Erthal pré-maternidade Do Flávio Ricco no "Canal 1": o "Terceiro Tempo" das 18h deste domingo será o último dela antes de ganhar a filha Malu. A ideia da apresentadora era seguir trabalhando na TV Bandeirantes (no qual também faz o "Música na Band" às sextas-feiras) até o fim da gestação, mas o aumento nos casos do coronavírus e afins variados e diversos farão ela sair do ar com sete meses de gravidez.

Fim-de-semana na Rede Bandeirantes Talvez até por influência da ausência do Rafael Oliveira devido à Covid-19, nenhuma partida de amanhã ou depois de amanhã terá dois comentaristas, só um em todas. Neto comentará sozinho Bayer Leverkusen x Bayern de Munique às 14h deste sábado, Velloso será solo no Freiburg x Hertha Berlim das 11h30 deste domingo e Zetti será o único a opinar sobre Atalanta x Roma às 14h dominicais. Ainda deste dia, repórteres em destaque: como a ainda novinha Band Ceará ainda não tem cobertura local de esportes, pela primeira vez desde as estreias da Isabelly Morais e da Milene Domingues não teremos equipe 100% de mulheres no Brasileirão Feminino e Nivaldo de Cillo cobrirá o Ceará x Botafogo decisivo das quartas da A2 às 20h; e recentemente retornado à versão carioca de "Os Donos da Bola", Flávio Amêndola reportará o sub-20 Flamengo x Corinthians às 16h.

Reprise da reprise para Sampa City De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: assim será no sábado da semana que vem (mas dá no mesmo dizer dia 26), quando não haverá rodada do Campeonato Russo e seu espaço às 10h contará com mais um repeteco de Corinthians 1 x 0 São Paulo, final do Campeonato Brasileiro de 1990, que já havia sido reprisada tanto pela Bandeirantes nacional quanto pelo BandSports em julho no "Você Torceu Aqui".

Bandeirantes processada pela Liga Nacional de Basquete De Gabriel Vaquer e Demétrio Vecchioli no UOL Esporte: a organizadora do Novo Basquete Brasil está processando a emissora na 15ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de SP e quer R$ 909 mil de indenização pela quebra do contrato do Novo Basquete Brasil, firmado no ano passado e que iria até 2022, mas que foi rompido após o cancelamento da temporada deste ano devido à pandemia do coronavírus. A entidade alega que a falta de transmissão e a revenda obrigatória dos direitos causaram dificuldades pois o mercado televisivo, em estado normal já danadíssimo, piorou ainda mais nestes meses terríveis. Devido a prazos judiciários, a apreciação da questão deve ser lá por maio de 2021. O curioso é que a LNB participa da organização brasileira da NBA, que nesta semana anunciou um contrato de longo prazo com a Bandeirantes.

Paguem o pessoal que faz a Conmebol TV Do Flávio Ricco no "Canal 1": até agora não pingou uma mísera moedinha de um centavo que fosse para o pessoal do BandSports e da TV Bandeirantes que trabalha nas jornadas do pay-per-view próprio da entidade para Libertadores e Sul-Americana - foram aqueles das Eliminatórias da Copa do Mundo - nas operadoras Claro/Net (ex-Net), Sky e Claro. Resolvam isso, o povo quer o que lhe é de direito!



Só a Rádio Bandeirantes transmitiu Nacional x River Plate Ela foi mesmo a única AM e/ou FM de São Paulo a fazer a definição do adversário do Palmeiras na semifinal da Libertadores, restrita ao Facebook em termos de imagens do jogo em si. Como a RB está nos canais de áudio de todas as operadoras de TV por assinatura, acompanhei direto pelo 300 da Claro/Net a transmissão do Rogério Assis, garganta em dia com oito gols em 90 minutos.

Série C no rádio de Goiânia Do Auvaro Maia (que aparentemente creio que não curtiu muito o novo formato que adotei para publicação da agenda de transmissões, separando TV e internet, pelo que peço mil perdões e digo que ainda tentarei achar uma forma de equilibrar tudo de uma forma que consiga agradar a todo mundo sem que se opte por outras fontes e sim sempre por este PB): Santa Cruz x Vila Nova contará com três narradores no estádio e dois em estúdio às 17h deste sábado. Irão a Recife a Bandeirantes com Cleiber Júnior, a CBN com Rodrigo Alves e a Sagres 730 com Paulo Massad, ficando na capital goiana Elias Soares pela Aliança e Hugo Sérgio pela BandNews FM.

Automobilismo no "Arquivo Guaíba" deste sábado Veiculado às 15h30 do sábado e às 22h do domingo, o programa apresentado pelo Luís Magno será dedicado a transmissões de velocidade da Rádio Guaíba, sobretudo nas décadas de 1960 e 1970, já que ela tem um semanal do assunto na grade (o "Guaíba 300 por Hora", às 14h30 dos sábados) e por ser este fim-de-semana de 12 Horas de Tarumã. Rodarão áudios de provas como as 500 Milhas de Porto Alegre em 1963 e o GP do Brasil de Fórmula 1 em 1973, muitos deles narrados por Pedro Carneiro Pereira e Milton Ferretti Jung, além de uma corrida em Erechim em agosto de 1968, que possivelmente represente o áudio mais antigo de Armindo Antônio Ranzolin na emissora - e isso também mudaria uma ideia histórica que se tinha de que a chegada dele à Caldas Júnior fora em 1969, caindo por terra se há um áudio anterior a isso.

Morreu o narrador que não foi a voz do Pato Branco Na coluna de 19 de outubro, citei matéria do UOL Esporte, feita por Bernardo Gentile, que destacou o locutor Inelci Matiello, maior narrador do rádio esportivo da cidade do interior paranaense e ao qual fora creditado aquele famoso áudio - em fato uma criação fantasiosa pois o lance em si nunca existiu na vira real - que há muitos anos viraliza em programas do Milton Neves nas rádios Jovem Pan e Bandeirantes, áudio cujo autor jamais foi descoberto. Pois infelizmente Inelci morreu aos 79 anos, de coronavírus.

Financiamento coletivo de José Trajano O jornalista ex-ESPN e Cultura está próximo de atingir a meta estabelecida de R$ 6 mil para manutenção mensal do portal Ultrajano. Até a publicação desta coluna, haviam sido arrecadados R$ 5.648,00 de 201 assinantes. A verba será usada também para a criação e a retomada de projetos.

Saída em O Estado de S.Paulo O repórter Daniel Batista deixou o jornal após quase 11 anos.

Três datas em 0 ou 5 A primeira não é de cronista esportivo, mas preciso destacar aqui por ele ser um grande não só apaixonado pelo rádio, mas arquivista de momentos fundamentais do AM e FM, inclusive do futebol: 55 anos do jornalista e professor universitário Luiz Artur Ferraretto, ex-repórter geral das rádios Gaúcha e Bandeirantes, que tem o blog Uma História do Rádio no Rio Grande do Sul. A segunda: 35 anos de Gláucia Santiago, apresentadora da ESPN desde setembro de 2019 e ex-TV Tribuna (Globo Santos) e EPTV (Globo São Carlos). E a última: 15 anos do Boca Juniors campeão da Sul-Americana nos pênaltis diante do Pumas, que o SporTV transmitiu daqui com Milton Leite e Alex Escobar, estando Carlos Gil na Bombonera, e que no rádio teve cobertura da Jovem Pan com Rogério Assis, Claudio Carsughi e Marcello Lima - curiosidade: final realizada às 22h45 de um domingo.

15 anos do São Paulo tricampeão mundial

O 1 x 0 sobre o Liverpool confirmou a terceira conquista tricolor, nesta retomada do torneio FIFA após cinco anos da primeira e até então única vez. A partir tanto de algumas memórias minhas quanto de registros dos arquivos originais deste PAPO DE BOLA - O SITE, resgato lembranças daquela manhã de domingo:

*Apenas, tão somente, única e exclusivamente um único narrador brasileiro estava em Tóquio: Oscar Ulisses, da Rádio Globo. Outra rádio com "cabine" in loco era a CBN, mas com o comentarista e ídolo são-paulino Raí, já que Deva Pascovicci irradiou daqui. Da televisão, somente repórteres presenciais, pois todos os locutores ficaram aqui: Galvão Bueno na Globo, Éder Luiz na Record, Luiz Carlos Jr. no SporTV e João Palomino na ESPN Brasil.

*Éder Luiz, aliás, é o único locutor brasileiro a ter feito todos os três títulos mundiais do São Paulo: 2005 pela TV Record e, antes, 1992 e 1993 pela Rádio Bandeirantes - que colocou trechinhos de suas narrações em uma chamada comemorativa que rodou nos intervalos durante a semana seguinte ao caneco e reproduziu elas no "Bandeirantes a Caminho do Sol" nos dias que antecederam a decisão (infelizmente, não gravei).

*O Ibope apontou 50 pontos totais para a final das 8h às 10h em Sampa City, 41 da Globo e 9 da Record.

*A cobertura da Record no Mundial marcou a estreia de Muller como comentarista, então ainda convidado especial. Em 2006 ele começaria pra valer no segmento pela TV Bandeirantes, depois atuando no SporTV em dois momentos e novamente na Bandeirantes por poucos dias até fazer o caminho de volta pra TV Gazeta de São Paulo.

*Como a final aconteceu no horário de programação local, várias filiais e afiliadas da Rede Record deram de ombros para ela, talvez achando que seria melhor manter coisas próprias contra um jogo que já passava no Plim-Plim. Assim fizeram, por exemplo, a Cidade de Fortaleza e as Record de Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Ribeirão Preto. Para surpresa e alegria minhas, a Pampa de Porto Alegre felizmente botou a partida no ar.

*Duas rádios de SP tiveram diferenciação nos seus narradores da conquista: a Bandeirantes, com Ulisses Costa ao invés de José Silvério (de férias); e a Transamérica, com Oswaldo Maciel ao invés de Éder Luiz (que foi o relator da TV Record). Outras rádios não fizeram o Mundial por não adquiri-lo, casos de 105 e Record.

*O curioso é que teve rádio de Sampa City que não transmitiu o Mundial por não comprá-lo, mas teve rádios de outras cidades que fizeram São Paulo x Liverpool - e duvido muito que Gaúcha, Guaíba e Pampa pagaram à FIFA para tanto pelo simples fato de não haver interesse local direto dos porto-alegrenses (não tinha dupla Grenal).

*Já a Bandeirantes de Porto Alegre conseguiu um fenômeno: reproduziu toda a abertura da jornada, mas não o jogo em si. Explico: naquela época, ela plugava no Bandsat da 0h às 8h aos domingos, veiculando o musical "Bandeirantes a Caminho do Sol", a reprise do "Memória" e parte do "Arquivo Musical". A transmissão começou às 7h35 e deu para escutar a apresentação inicial do Ulisses Costa, todo o primeiro boletim in loco do Leandro Quesada, todo o comentário inicial do Mauro Beting e... às 8h, cortaram o som devido ao terceirizado "A Hora Israelita".

10 anos da Internazionale campeã mundial

É outra data em 0 ou 5 desta sexta-feira, os 3 x 0 sobre o Mazembe na final e também o 3º lugar com Internacional 4 x 2 Seongnam. Também a partir de memórias e de arquivos originais do PB, memórias daquele sábado:

*A RBS TV conseguiu uma licença da Rede Globo e mostrou Inter x Seongnam às 12h, com Paulo Brito e Maurício Saraiva, enviados para a cobertura jornalística da emissora - já que, se o Colorado estivesse na decisão, claro que a narração seria nacional do Galvão Bueno, igual foi na semifinal. O 3º lugar ainda foi feito por Jorge Iggor no Esporte Interativo, Roby Porto no SporTV, Eduardo Monsanto na ESPN Brasil e Carlos Fernando no BandSports.

*Já o título interista teve Jader Rocha na TVCOM (exibidora de todo o Mundial com exceção das duas partidas do Colorado), André Henning no EI, Milton Leite no SporTV, João Palomino na ESPN e Eduardo Vaz no BandSports. Uma curiosidade: o portal GloboEsporte exibiu o jogo em vídeo ao vivo e, ao invés de pegar o sinal próprio (global do Rio de Janeiro) do SporTV, retransmitiu a saudosa emissora paga da RBS aqui no RS, que transmitia em UHF das 15h à 1h somente aqui em Porto Alegre no canal 36. Isso garantiu alcance nacional na web pro relato do Jader.

*Com o Mundial de Clubes terminando no sábado, as rádios Gaúcha e Bandeirantes preferiram ter programações normais de entrevistas, bate-papo e reportagens no domingo, enquanto só a Guaíba optou por bola rolando com as semifinais do Brasileiro Sub-20, então aqui organizado pela Federação Gaúcha.

*Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, que naquele fim-de-semana trocou o nome do seu pós-jogo, que desde não me recordo se 2000 ou 2001 (primeira época do AM/FM) se chamava "Jogo Aberto", o que foi mantido mesmo depois de 2005, quando na matriz de São Paulo ele deu lugar ao "Terceiro Tempo" devido à chegada do Milton Neves - e nem mesmo quando a Rádio Guaíba aposentou o seu "Terceiro Tempo" em 2009, dando lugar ao "Ganhando o Jogo", nem assim a RB porto-alegrense adotou pro seu pós-jogo a marca pertencente ao Muzamba. O novo título passou a ser "Prorrogação", reaproveitado de atração apresentada no final da década de 1990 nas noites de domingo, depois da jornada esportiva, na qual o plantonista Paulo Pires repassava os resultados do fim-de-semana. O "Prorrogação" continua no ar até hoje e, há alguns anos, "Jogo Aberto" passou a ser o nome do pré.

*Em sua coluna no Correio do Povo do dia seguinte, o então comandante esportivo da Rádio Guaíba detonou a Rádio Gaúcha - sem citá-la nominalmente -, dizendo que a ação dela de distribuir rádios para colorados escutá-la no estádio da semifinal do Mundial por um FM temporária de Abu Dhabi naufragou pois os aparelhos foram pro lixo devido a questões de segurança que impediram seus ingressos no local. Luiz Carlos Reche afirmou que a audiência superior da Guaíba entre os alvirrubros perturbou a inimiga a ponto dela querer audiência na marra, recomendou que na próxima vez se informassem melhor e cutucou o então vice de futebol Fernando Carvalho por, ao querer fazer tudo igual a 2006, visitar determinada rádio (a Gaúcha) antes da partida contra o Mazembe por achar que isso daria sorte e que nunca mais deveria repetir isso pois no RS a rádio que sempre deu sorte era a Guaíba.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Sexta, 18/12/2020
14:00 - Handebol, Europeu Feminino: duas semifinais - ESPN
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Vitória - SPORTV (Barueri assiste no Premiere)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Preston North End x Bristol - ESPN BRASIL
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Juventude x CSA - SPORTV (RS assiste no Premiere)
18:30 - Basquete, Pré-Temporada da NBA: Golden State Warriors x Sacramento Kings - ESPN
19:00 - Boxe, Médios da FIB: Gennedy Golovkin x Kamil Szeremeta - DAZN (Internet)
20:00 - Basquete, NBB: Brasília x Flamengo - DAZN (Internet)
20:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Cruzeiro - SPORTV (SC assiste no Premiere)
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Praia Clube x Minas - SPORTV 2
22:00 - Basquete, Pré-Temporada da NBA: Brooklyn Nets x Boston Celtics - ESPN
22:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cuiabá x Operário - SPORTV (MT assiste no Premiere)
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
10:00 - Handebol, Nacional Masculino: decisão do 9º ao 12º lugares (duas partidas) - TV NSPORTS
12:00 - Natação, NCAA: Kentucky x Alabama - WATCH ESPN
14:00 - Handebol, Nacional Masculino: quartas-de-final (quatro partidas) - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Paulista Sub-20: Corinthians x Santos (semifinal) - MYCUJOO FPF TV (Internet)
16:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Brasília x SESI Bauru - TV NSPORTS
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: oito partidas ao longo do dia (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
17:00 - Basquete, NCAA Feminina: cinco partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - WATCH ESPN
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Uberlândia x Itapetininga - TV NSPORTS
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Pinheiros x São Paulo/Barueri - TV NSPORTS
21:30 - Futebol Americano, NCAA: Ball State x Buffalo - WATCH ESPN


Sábado, 19/12/2020
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Crystal Palace x Liverpool - ESPN BRASIL
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Atlético de Madrid x Elche - FOX SPORTS
10:00 - Futebol, Campeonato Russo: Zenit x Spartak Moscou - BANDEIRANTES (São Paulo - gravado)
11:00 - Futebol, Campeonato Mineiro Feminino: Atlético x Cruzeiro (final) - CULTURA, REDE MINAS (MG) e TV NSPORTS (Internet)
11:00 - Futsal, Copa Feminina do Brasil: final - BANDSPORTS e TV NSPORTS (Internet)
11:00 - Basquete, NBB: Unifacisa x SESI Franca - REDE FAMÍLIA (Interior de SP), ITARARÉ (Campina Grande) e YOUTUBE (canal a confirmar)
11:30 - Velocidade, Endurance Brasil: final da temporada - SPORTV 2
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Manchester City - DAZN (Internet)
12:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Barcelona x Valencia - FOX SPORTS
12:30 - Velocidade, Brasileiro de Kart: etapa de Birigui - SPORTV 3
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Gaziantepspor x Fenerbahce - DAZN (Internet)
14:00 - Velocidade, Sprint Race: etapa de São Paulo (última da temporada) - BANDSPORTS
14:00 - Futebol Americano, NCAA: Oklahoma x Iowa State (final Big 12) - ESPN 2
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayer Leverkusen x Bayern de Munique - BANDEIRANTES e ONEFOOTBALL (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x Arsenal - FOX SPORTS
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Levante x Real Sociedad - ESPN BRASIL
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Osasuna x Villarreal - FOX PREMIUM
15:00 - Surfe, Liga Mundial: masculino de Pipeline (12º dia) - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Goiânia x Novorizontino - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Waalwijk x PSV Eindhoven - ESPN
16:00 - Basquete, NBB: Minas x São Paulo - CULTURA e FACEBOOK NBB (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Sampaio Corrêa - SPORTV (PE assiste no Premiere)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Santa Cruz x Vila Nova - BANDEIRANTES (Regiões Nordeste e Norte) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Newcastle x Fulham - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Sevilla x Valladolid - FOX SPORTS
17:30 - Futebol, Campeonato Português: Sporting x Farense - FOX SPORTS 2
18:00 - Basquete, Paulista Feminino: Ituano x Vera Cruz (final) - BANDSPORTS
18:00 - Futebol Americano, NCAA: Clemson x Notre Dame (final ACC) - ESPN 2
18:00 - MMA, UFC Fight Night 183: Stephen Thompson x Geoff Neal - SPORTV 3 (duas primeiras lutas) e COMBATE
18:25 - Futebol Americano, NFL: Buffalo Bills x Denver Broncos - ESPN
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Grêmio - SPORTV (PE assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Ponte Preta - PREMIERE
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São Caetano x Osasco - SPORTV 2
19:00 - Basquete, NBB: Fortaleza x Pinheiros - DAZN (Internet)
20:30 - Hipismo, DTC Tour: várias provas - BANDSPORTS
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Internacional x Palmeiras - TNT (menos RS) e PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Coritiba x Botafogo - PREMIERE
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Cruzeiro x Taubaté - SPORTV 2
22:00 - Boxe, Super-Médios da AMB: Canelo Alvarez x Callum Smith - DAZN (Internet)
22:05 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Olimpia de Honduras x Tigres (semifinal) - FOX SPORTS 2
23:00 - Boxe, Premier Champions: Emmanuel Rodriguez x Reymart Gaballo - ESPN 2
00:35 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: América do México x Los Angeles FC (semifinal) - FOX SPORTS
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
09:00 - Futebol, Alemão Série B: Darmstadt x Wuerzburger Kickers, Braunschweig x Greuther Furth e Osnabruck x Paderborn - ONEFOOTBALL
09:30 - Futebol, Inglês Série B: Norwich x Cardiff - WATCH ESPN
10:00 - Handebol, Nacional Masculino: decisão do 9º ao 12º colocados (duas partidas) - TV NSPORTS
10:00 - Rúgbi, Copa dos Campeões da Europa: Leinster x Northampton Saints - WATCH ESPN
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Verona - EI PLUS
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Augsburg x Eintracht Frankfurt, Borussia Monchengladbach x Hoffenheim, Mainz 05 x Werder Bremen, RB Leipzig x Colônia e Schalke 04 x Arminia Bielefeld - ONEFOOTBALL
12:00 - Futebol, Inglês Série B: Rotherham x Derby County - WATCH ESPN
12:00 - Pólo, Aberto da Argentina: La Dolfina Brava x El Overo - WATCH ESPN
12:15 - Futebol, Copa dos Campeões da Europa: Gloucester x Ulster - WATCH ESPN
13:00 - Futebol, Campeonato Francês: Metz x Lens - ONEFOOTBALL
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Sampdoria x Crotone - EI PLUS
14:00 - Handebol, Nacional Masculino: decisão do 5º ao 8º colocados (duas partidas) - TV NSPORTS
14:00 - Basquete, NCAA Masculina: nove partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - WATCH ESPN
14:00 - Futebol Americano, NCAA: quatro partidas ao longo do dia (a última inicia à 00:30) - WATCH ESPN
14:15 - Futebol, Espanhol Série B: Mallorca x Fuenlabrada - WATCH ESPN
14:30 - Futebol, Campeonato Belga: Zulte Weregem x STVV - WATCH ESPN
14:30 - Futebol, Copa dos Campeões da Europa: Clermont x Munster - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Francês: Olympique x Reims - ONEFOOTBALL
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: oito partidas ao longo do dia (a última inicia às 19:00) - WATCH ESPN
15:30 - Futebol, Copa Ibsen Pinheiro: Santa Cruz x São José (final, ida) - FGF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Marcílio Dias x Goianésia - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Campeonato Piauiense: 4 de Julho x Picos (final, ida) - MYCUJOO FFP-PI
16:30 - Pólo, Aberto da Argentina: La Dolfina x Ellerstina - WATCH ESPN
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Parma x Juventus - EI PLUS
17:00 - Futebol, Paulista 2ª Divisão: São José x Bandeirante (final, volta) - MYCUJOO FPF TV
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Nice x Lyon - ONEFOOTBALL
17:00 - Futebol, Espanhol Série B: Zaragoza x Lugo - WATCH ESPN
17:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Ribeirão Preto x Blumenau - TV NSPORTS
17:00 - Futebol, Copa dos Campeões da Europa: Bordeaux-Begles x Newport Gwent e Sale Sharks x Edinburgh - WATCH ESPN
18:00 - Futebol, Campeonato Chileno: Universidad Católica x Colo-Colo - EI PLUS
18:00 - Vôlei, Superliga Masculina: SESI x Guarulhos - TV NSPORTS

Domingo, 20/12/2020
09:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Brighton x Sheffield - ESPN BRASIL
10:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho Feminino: Grêmio x Internacional (final) - RBS (RS)
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Celta x Alavés - FOX PREMIUM
10:30 - Futebol, Campeonato Holandês: Ado Den Haag x Ajax - FOX SPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Ferroviária x Corinthians (final, volta) - CULTURA, SPORTV e FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Sassuolo x Milan - TNT
11:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Leicester - ESPN BRASIL
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Freiburg x Hertha Berlim - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e ONEFOOTBALL (Internet)
11:30 - Velocidade, Mercedes Benz Challenge: etapa de São Paulo (última da temporada) - BANDSPORTS
11:30 - Handebol, Europeu Feminino: 3º lugar - ESPN 2
12:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Betis - FOX PREMIUM
13:15 - Futsal, LNF: Magnus x Corinthians (final, volta) - TV BRASIL e SPORTV 2
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester United x Leeds United - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Atalanta x Roma - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e SPORTV
14:00 - Handebol, Europeu Feminino: final - ESPN 2
14:30 - Futebol, Campeonato Português: Gil Vicente x Benfica - FOX SPORTS
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Cádiz x Getafe - FOX PREMIUM
15:00 - Futebol, Copa Paulista: Marília x Portuguesa (final, ida) - BANDSPORTS e MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol Americano, NFL: New England Patriots x Miami Dolphins - ESPN
15:00 - Futebol Americano, NFL: Seattle Seahawks x Washington Football - ESPN 2
15:00 - Surfe, Liga Mundial: masculino de Pipeline (13º dia) - ESPN EXTRA (a confirmar)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Vasco x Santos - GLOBO (menos MG - exceto Juiz de Fora -, SC, MS e MT) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x Chapecoense - GLOBO (MG - exceto Juiz de Fora - e SC) e SPORTV (MG assiste no Premiere)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Salgueiro x Altos - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Águia Negra x Aquidauanense (final, ida) - MORENA (MS)
16:00 - Futebol, Campeonato Mato-Grossense: Nova Mutum x União (final, ida) - CENTRO AMÉRICA (MT)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Flamengo x Corinthians - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte")
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: West Bromwich x Aston Villa - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Lazio x Napoli - BANDSPORTS e EI PLUS (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Eibar x Real Madrid - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Português: Porto x Nacional - FOX SPORTS 2
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Remo x Paysandu - DAZN (Internet)
18:05 - Futebol Americano, NFL: Philadelphia Eagles x Arizona Cardinals - FOX SPORTS
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Bahia - PREMIERE
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x Figueirense - PREMIERE
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Botafogo de Ribeirão Preto - PREMIERE
18:25 - Futebol Americano, NFL: Kansas City Chiefs x New Orleans Saints - ESPN
19:00 - Basquete, NBB: Cerrado x Flamengo - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ypiranga x Londrina - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Ceará x Botafogo - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e MYCUJOO CBF TV
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fortaleza x Ceará - TNT (menos CE) e PREMIERE
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Montes Claros/América x Minas - SPORTV 2
22:20 - Futebol Americano, NFL: Cleveland Browns x New York Giants - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
08:15 - Futebol, Campeonato Holandês: Vitesse x Feyenoord - WATCH ESPN
08:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Torino x Bologna - EI PLUS
09:00 - Futebol, Campeonato Francês: Stade Brestois x Montpellier - ONEFOOTBALL
09:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Kilmarnock x Aberdeen - WATCH ESPN
09:30 - Futebol, Campeonato Belga: Brugge x Gent - WATCH ESPN
09:30 - Futebol, Alemão Série B: Nuremberg x Erzgebirge Aue, Sandhausen x Holstein Kiel e Saint Pauli x Fortuna Dusseldorf - ONEFOOTBALL
10:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-16: São Paulo x Santos - MYCUJOO CBF TV
10:00 - Futebol, Espanhol Série B: Alcorcón x Cartagena - WATCH ESPN
10:00 - Handebol, Nacional Masculino: decisão do 9º ao 12º colocados (duas partidas) - TV NSPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Internazionale x Spezia - EI PLUS
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Udinese - EI PLUS
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Benevento x Genoa - EI PLUS
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Freiburg x Hertha Berlim - ONEFOOTBALL
12:00 - Rúgbi, Copa dos Campeões da Europa: Harlequins x Racing 92 - WATCH ESPN
13:00 - Futebol, Campeonato Francês: Lorient x Rennes - ONEFOOTBALL
14:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Wolfsburg x Stuttgart - ONEFOOTBALL
14:30 - Rúgbi, Copa dos Campeões da Europa: Connacht x Bristol - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Globo x Fast - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Copa do Nordeste Sub-20: primeira semifinal - LIVEFC
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-16: Internacional x Minas Brasília - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: nove partidas ao longo da tarde (a última inicia às 17:00) - WATCH ESPN
15:00 - Basquete, NCAA Masculina: seis partidas ao longo da tarde (a última inicia às 18:00) - WATCH ESPN
15:30 - Futebol, Brasileiro Série D: Juventude do Maranhão x Floresta e Mirassol x Brasiliense - MYCUJOO CBF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Santos x Goiás e Chapecoense x América Mineiro - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Catarinense Série B: Hercílio Luz x Próspera (final, volta) - FCF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Vasco x São Paulo, Palmeiras x Botafogo, Ceará x Fluminense, Atlético Mineiro x Cruzeiro, Bahia x Internacional, Grêmio x Sport e Athletico Paranaense x Vitória - MYCUJOO CBF TV
17:00 - Futebol, Brasileiro Série D: São Luiz x Aparecidense - MYCUJOO CBF TV
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Lille x Paris Saint Germain - ONEFOOTBALL
17:00 - Pólo, Aberto da Argentina: jogo a confirmar - WATCH ESPN
18:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Galvez x América de Natal - MYCUJOO CBF TV
18:00 - Futebol, Copa do Nordeste Sub-20: segunda semifinal - LIVEFC
21:30 - Futebol, Campeonato Chileno: Universidad de Chile x Huachipato - EI PLUS
23:00 - Futebol, Mexicano Série B: Atlante x TM (final) - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.