Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Terça, 15 de dezembro de 2020
Perdemos Orlando Duarte, "o eclético"



Meu coração de telespectador esportivo tem sido muito machucado neste final de 2020. Poucos dias atrás, partiu Fernando Vannucci. Agora, 10 e pouco da manhã e veio pelo Flávio Ricco no R7 algo que, por mais que sabida fosse há muitos anos sua condição bastante frágil de saúde, é uma notícia que não se queria de forma alguma que chegasse: a morte de um dos maiores jornalistas esportivos de todos os tempos. "O eclético", como ficou conhecido no rádio. O homem das narrações e depois dos comentários na televisão. O maior conhecedor de Copas do Mundo na nossa crônica, com fitas VHS e livros lançados durante muitos anos e até hoje referenciais máximos. Foram quatorze Mundiais de Seleções, um recorde, além de dez Jogos Olímpicos, com "apenas" 114 países visitados. Aos 88 anos, Orlando é mais um dos mais de 180 mil brasileiros vitimados por essa desgraça que é o coronavírus.

Além dos livros, ele também foi primeiro repórter e depois colunista de jornais como a Gazeta Esportiva. Por quase três décadas, trabalhou na Rádio Jovem Pan. Foi comentarista titular tanto de Osmar Santos quanto de José Silvério. O quarteto com Silvério, Orlando, Wanderley Nogueira e Milton Neves foi dos maiores da história. Teve passagem pela Rádio Bandeirantes na década de 1990, formando a dupla central de opinião com Dalmo Pessoa, e ainda empunhou os microfones de Gazeta, Trianon e Transamérica. Nos anos 2000, cobriu grandes eventos para Belo Horizonte pela Itatiaia. Na televisão, é um símbolo eterno da TV Cultura ("esporte é Cultura"), com seu "Gol! Gol, gol!" nas narrações que dividia com Luiz Noriega. Como comentarista, marcou época no SBT na década de 1990, com uma passagem pela Globo para comentar boxe. Também destacou-se na TV Bandeirantes, na fase dirigida pela Traffic.

Atuante até 2012, Orlando Duarte afastou-se do jornalismo. Os problemas de saúde foram se agravando e a piora veio no ano passado com o mal de Alzheimer. Mesmo assim, continuava sendo lembrado volta e meia. Em 2018, Milton Neves - que sempre o chamava de "eclético" nos tempos de Pan - conversou com ele no "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes. Ano passado, uma reportagem emocionante da ESPN Brasil, feita por Marcelo Gomes, mostrou como ele estava. Há três semanas veio a hospitalização e a infecção pela Covid-19. Nesse tempo todo, o craque maior de Rancharia esteve sempre acompanhado da esposa Conceição, que nem nos momentos mais delicados deixou de estar ao seu lado. A ela, especialmente, e também aos quatro filhos ficam os votos de muita força neste momento. Mais uma dura paulada no meu coração de telespectador esportivo. Vá com Deus, Orlando Duarte.

Grenal feminino na RBS TV próximo domingo

Foi a surpresa anunciada ontem durante a edição gaúcha do "Globo Esporte" - ainda mais surpreendente porque a bola rolará às 10 da manhã. Ou seja: há uma licença concedida pela Globo para que esta final do Campeonato Gaúcho, a ser disputada em jogo único na Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha, vá ao ar para todo o Rio Grande do Sul durante o horário que terá normalmente na rede nacional o "Esporte Espetacular". Da rede nacional, aliás, virá um adicional: Ana Thaís Matos anunciou no Twitter que estará nessa transmissão, cuja chamada exibida no "GE" desta segunda contou com o narrador Luciano Périco e o comentarista Maurício Saraiva, devendo ser os três a relatá-la, imagino.

Ainda lutando para conseguir um lugar ao sol com maior destaque (não foi intencional o trocadilho com o nome da futura novela inédita das 9, asseguro), o Gauchão das Gurias - como tá sendo chamado na vinheta da RBS - estava sem televisionamento convencional este ano, ficando restrito às redes sociais da Federação Gaúcha. Não tivemos em 2020 a RDC TV, canal exibido pela Claro/Net e que transmitiu vários jogos no ano passado, inclusive a final, quase todos com narração de Paulo Brito e comentários de Ribeiro Neto. Foi recém o primeiro grande destaque televisivo para o futebol feminino daqui. Fora isso, tivemos algumas coberturas no rádio nos últimos anos, sempre em Grenais.

Em 2017, a Guaíba cobriu a decisão no Beira-Rio com narração de Rafael Pfeiffer e comentários de Felipe Nabinger (então repórter esportivo da casa). As duas então repórteres de torcida - também apresentadoras de jornalísticos gerais - foram as repórteres do jogo em si, tanto Ananda Muller (atualmente na RDC TV) quanto Camila Diesel (ainda hoje na emissora e que, até a paralisação pela pandemia, seguia sendo repórter de torcida). Já em 2019, a Grenal FM cobriu o clássico da primeira fase, disputado no SESC Protásio Alves, só com mulheres: narração de Valéria Possamai (ainda hoje na rádio), comentários de Ana Carolina Aguiar (hoje debatedora do "Ganhando o Jogo" na Guaíba), reportagem de Bárbara Assmann (hoje na TV Pampa) e plantão de Paula Cardoso (da jornalística Rádio Pampa).

A RBS fez sua primeira grande aposta nas gurias no ano passado, quando a Rádio Gaúcha foi com equipe completa até Ijuí para a final em jogo único, que foi narrado por Luciano Périco, comentado por Diogo Olivier e reportado por Renata de Medeiros (hoje no portal GloboEsporte no Rio de Janeiro) e Paula Menezes (que eu, ao menos, não escutava no rádio desde ainda a Bandeirantes AM lá por 2011 e 2012). Paula, aliás, participou na própria RB daquele que foi o único programa de futebol regular de grade do AM e/ou FM porto-alegrense feito apenas por mulheres: o "Bandeirantes Boa de Bola", às 13h dos domingos de 2011, com apresentação da Taynah Espinoza (hoje do Esporte Interativo em São Paulo) e outra debatedora sendo Quetelin Rodrigues (hoje youtuber dedicada ao Grêmio).

Como se vê, são ainda ocasiões específicas, pontuais, episódicas. Mas torço que esse cenário mude, mesmo que seja aos poucos, nos próximos anos, ficando ainda melhor para as boleiras pampeanas também na cobertura midiática. E o Grenal da finalíssima ganhar transmissão pela líder de audiência da televisão aberta acho - e espero - que ajudará muito nisso, no sentido de que sejam abertas mais e melhores possibilidades do ano que vem em diante.

(Em tempo: dois parágrafos acima, citei Felipe Nabinger por ter comentado pela Rádio Guaíba o Grenal feminino decisivo de 2017, e já com o tópico concluído soube por ele no Facebook da morte de seu pai, Jorge Luiz, pelo que lastimo e mando meus pêsames e votos de muita força neste momento de saudade que bate).

Outros destaques

Afogando em números Da Máquina do Esporte: domingo passado, Flamengo x Santos deu à Globo 26 pontos com 45% de participação no Rio de Janeiro e 19 pontos com 35% em São Paulo.

Muricy Ramalho se despediu da Globo/SporTV E não havia lugar mais propício para isso do que o "Bem, Amigos!", programa no qual sua contratação fora anunciada em 8 de novembro de 2016, seis meses após ter no Flamengo seu último trabalho como treinador. A saída se dá pois ele assumirá a coordenação de futebol do São Paulo na gestão do novo presidente, Júlio Casares, diretor de rede e relações com o mercado da Rede Record. No programa, o ex-jogador afirmou que colocará em contrato uma cláusula pela qual estará proibido de assumir como técnico.

Mundial de Clubes assegurado apesar da treta Do Marcel Rizzo no UOL Esporte: mesmo com a Globo brigando judicialmente com a FIFA para adiar o pagamento da cota anual à FIFA pelos eventos dela que adquiriu entre 2015 e 2022 - afinal, não tá fácil para ninguém e faz muita diferença no câmbio atual a cifra de US$ 90 milhões, equivalente a mais de R$ 450 milhões (pela milésima vez e quantas mais forem necessárias, já que a culpa disso é dele: porra, Paulo Guedes!!!) -, a transmissão do evento adiado para fevereiro, no Catar, está assegurada normalmente pela emissora aberta e pelo SporTV. Se tiver brasileiro campeão da Libertadores, aí até com alguma cobertura especial mesmo com a preocupação causada pelos tempos pandêmicos, tipo gente a cobri-lo no país-sede.

Fórmula 1 praticamente mantida na Globo Flávio Ricco banca a notícia no "Canal 1", só que adicionando algo que faria muita diferença em 2021 em relação a todos esses últimos mais de 40 anos: apenas alguns Grandes Prêmios passariam na TV aberta e os demais teriam SporTV ao vivo, já que os valores acertados serão menores do que os pagos até agora. Concluídas as trocas de minutas, faltarão apenas as assinaturas.

Baita e urgente terceira ceia, diga-se de passagem Da Cristina Padiglione no "Zapping" do Agora S.Paulo: a TV Bandeirantes passará na quinta-feira da semana que vem (mas pode chamar de dia 24 que Papai Noel não vai se importar) o especial natalino de Cátia Fonseca, que terá ceia e tudo. Três dos convidados da apresentadora do "Melhor da Tarde" são da equipe de esportes: José Luiz Datena, Neto e Larissa Erthal.

Especial sobre Maradona na Bandeirantes Do Flávio Ricco no "Canal 1": foi adquirido de uma TV da França e passará no dia 27, daqui a dois domingos, apresentado pela Paloma Tocci às 8 da noite.

Quem transmitirá o Campeonato Carioca de 2021? De Daniel Batista em O Estado de S.Paulo: SBT e Bandeirantes estão interessados no torneio, mas pretendem aguardar algumas definições - como a de uma possível mudança no regulamento - para formalizar propostas. A situação também é monitorada pela Globo, que rescindiu o contrato este ano, e até mesmo pela Claro e pela Sky, que poderiam se unir para mostrar a competição igual foi feito naqueles jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo apresentados por ambas (tipo foi Uruguai x Brasil).

TV Brasil nas oitavas da Série D Transmissões dela nos dois próximos finais de semana: no próximo sábado, Goiânia x Novorizontino às 4 da tarde; no domingo, Salgueiro x Altos também às 4 da tarde; no sábado da semana que vem (dia 26), Fast x Globo às 5 da tarde; e no outro domingo (dia 27), Brasiliense x Mirassol às 3 da tarde.

Motivos para a Disney cortar menos da ESPN e mais do Fox Sports Não são ditos publicamente por ela, mas executivos seus listaram alguns e Gabriel Vaquer publicou no UOL Esporte. Em resumo, porque é bem espichado o material, a programadora alega que: manteve direitos de transmissão e a Fox ganhou eventos como o Campeonato Inglês e a NFL, em contrapartida acabando com programas; há prejuízo financeiro no Fox Sports, déficit na casa dos R$ 120 milhões - e isso afastou possíveis compradores, mesmo a Disneu até tentando achar um; salários muito altos, alguns profissionais da Fox ganhando até três vezes mesmo que um da ESPN em função igual; aceitar ou não essa (para mim, repriso) bobajada de "exclusividade exclusivamente exclusivíssima"; reformulação adiada devido à pandemia; e itens do Conselho Administrativo de Defesa Econômica endossando as muitas saídas do lado da Fox.

Porém, contudo, todavia, entretanto... Do mesmo Vaquer no mesmo UOL: o CADE enviou ontem um ofício à Disney para ela detalhar o processo de fusão da ESPN e do Fox Sports, o que - por mais que seja normal em concentrações de empresas grandes no Brasil - acontece no momento em que sua ouvidoria recebeu denúncias de uma conduta ilegal da programadora tanto ao não renovar contratos quanto ao rescindir os de acordos de longa duração. A Disney tem até segunda-feira da semana que vem para enviar todas as informações solicitadas pelo órgão.

Leandro Quesada indignado com a Disney O comentarista conversou com Leandro Miranda e Vanderlei Lima, do UOL Esporte, e chamou de "mentira" a fusão do Fox Sports com a ESPN. Um dos dispensados ainda com contrato em vigor até 2022 - casos também dos narradores Marco de Vargas e Éder Reis -, o comentarista definiu como "despreparo gigantesco" o que a programadora fez, afirmando que ela é bagunçada, amadora e vil. Ele pediu um posicionamento até do governo federal em relação a essa situação e disse que não houve jogo limpo algum nesta situação e sim que foi tudo "na canela" só do lado da Fox, na qual estava desde 2016.

Jorge Kajuru condenado em primeira instância Do Notícias da TV: hoje senador pelo Cidadania de Goiás, o cronista esportivo doi sentenciado a um ano e dois meses de prisão pela juíza Tatiana Franklin Regueira, da 15ª Vara de Justiça de São Paulo, por chamar Boris Casoy de pedófilo em 2013, tanto em postagem no Twitter quanto em vídeo no canal que tinha no YouTube. No processo, o âncora de telejornais afirmou que Kajuru lhe acusou de receber dinheiro de Fernando Henrique Cardoso para atacar Luiz Inácio Lula da Silva. O senador ainda não se manifestou.

Rádio Banda B na decisão do Brasileirão Sub-17 Ela transmitiu ontem a derrota do Athletico para o Fluminense, inclusive enviando a setorista rubro-negra Monique Vilela ao Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, e claro que, se fez a ida, também fará a volta na segunda-feira que vem. A narração foi do Elísio Júnior, por causa do qual reforço um pedido de desculpas adicionado na coluna de ontem às 19h: foi ele, Elísio, que narrou o negativamente histórico América Mineiro 1 x 0 Paraná de sábado passado, com a inédita em 31 anos oitava derrota consecutiva dos paranistas. Por desatenção completa e inadmissível, creditei inicialmente a locução ao Marcelo Ortiz. Reforçada está a errata.

A saída de José Silvério da Rádio Bandeirantes em 1985 A primeira passagem dele durou somente três meses, tanto que na terça-feira da semana que vem completará 35 anos seu retorno à Jovem Pan, da qual sairia apenas na metade de 2000 para, aí sim, ficar na RB até abril deste ano. O "Pai do Gol" participou de uma live no YouTube com Edemar Annuseck, seu ex-colega de tantos anos na Pan, e ainda Capitão Hidalgo, Eduardo Vieira, Sidnei Campos e Henrique Giglio. Silvério se disse sem ambiente na Bandeirantes naquela primeira ocasião, afirmando que vivia "um verdadeiro inferno". O grande problema foi ter que dividir as partidas principais com Fiori Gigliotti, que ficaria na Bandeirantes até a metade de 1995. O trecho específico foi destacado pelo Rodney Brocanelli, do Radioamantes, mas a live "Conversa de Arquibancada" tem muito mais do que só isso, já que durou quase duas horas.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Terça, 15/12/2020
12:00 - Handebol, Europeu Feminino: Montenegro x Espanha - ESPN 2
14:00 - Basquete, Euroliga: CSKA Moscou x Anadolu Efes - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x Chelsea - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Cuiabá - SPORTV (Barueri assiste no Premiere)
16:00 - Futebol, Copa do Rei: Ciudad de Lucena x Sevilla - ESPN
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Benevento x Lazio - BANDSPORTS e EI PLUS (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x West Browmich - FOX SPORTS
17:00 - Basquete, NBB: SESI Franca x Caxias do Sul - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Madrid x Athletic Bilbao - ESPN BRASIL
19:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Vitória x Rio Branco (semifinal, volta) - TVE (ES)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Curitiba x SESC/Flamengo - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Avaí - SPORTV (MA assiste no Premiere)
20:00 - Basquete, NBB: São Paulo x Cerrado - ESPN
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Palmeiras x Libertad - SBT e FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Juventude - SPORTV (BA assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x CSA - PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Universidad Católica x Vélez Sarsfield - CONMEBOL TV
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: SESI Bauru x Minas - SPORTV 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
10:00 - Handebol, Nacional Masculino: Pinheiros x Manauense - TV NSPORTS
11:45 - Handebol, Nacional Masculino: Corinthians x Itajaí - TV NSPORTS
14:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Udinese x Crotone - EI PLUS
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Eintracht Frankfurt x Borussia Monchengladbach - ONEFOOTBALL
14:30 - Futebol, Inglês Série B: Queens Park Rangers x Stoke City - WATCH ESPN
14:30 - Handebol, Nacional Masculino: Taubaté x Campos - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Copa do Nordeste Sub-20: Bahia x ABC e Fortaleza x Perilima - LIVEFC
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Marchamalo x Huesca, Tomares x Osasuna e Cantolagua x Valladolid - WATCH ESPN
15:00 - Surfe, Liga Mundial: feminino de Maui (12º dia) e masculino de Pipeline (8º dia) - WATCH ESPN
15:30 - Futebol, Copa Ibsen Pinheiro: São José x Passo Fundo e Inter de Santa Maria x Santa Cruz (semifinais, voltas) - FGF TV
16:15 - Handebol, Nacional Masculino: São Carlos x Carajás - TV NSPORTS
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Stuttgart x Union Berlin, Werder Bremen x Borussia Dortmund e Hertha Berlim x Mainz 05 - ONEFOOTBALL
17:00 - Futebol, Campeonato Belga: Anderlecht x Oostende - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Copa da Liga Escocesa: Alloa Athletic x Hibernian - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Inglês Série B: Watford x Brentford - WATCH ESPN
17:00 - Basquete, NCAA Feminina: quatro partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
18:30 - Handebol, Nacional Masculino: Londrina x Cascavel - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Copa do Nordeste Sub-20: Sport x Confiança e CSA x Fluminense do Piauí - LIVEFC
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Brasília x São Caetano - TV NSPORTS
20:00 - Futsal, Copa do Brasil: Dois Vizinhos x Ceará (final, ida) - TV NSPORTS
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: seis partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
20:15 - Handebol, Nacional Masculino: Uninassau x Avaí/Nacional - TV NSPORTS
22:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Olimpia x Montreal Impact - WATCH ESPN
00:30 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: UANL Tigres x New York City - WATCH ESPN


Quarta, 16/12/2020
14:00 - Futebol, Campeonato Russo: Zenit x Spartak Moscou - BANDSPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Fluminense x Flamengo - SPORTV 2
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Everton - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Southampton - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leeds United x Newcastle - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Cardassar x Atlético de Madrid - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Terrassa x Valencia - ESPN
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x Botafogo de Ribeirão Preto - PREMIERE
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Internazionale x Napoli - SPORTV
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Genoa x Milan - BANDSPORTS e EI PLUS (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Barcelona x Real Sociedad - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Liverpool x Tottenham - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Ham x Crystal Palace - ESPN
18:00 - Boxe, Sydney Super Fight: Tim Tszyu x Bowyn Morgan - ESPN 2
19:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Rio Branco x Real Noroeste (semifinal, volta) - TVE (ES)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Praia Clube x Osasco - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Santos x Grêmio - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Defensa y Justicia x Bahia - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Chapecoense x Náutico - SPORTV (SC assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x Confiança - PREMIERE
20:00 - Basquete, NBB: Corinthians x Fortaleza - DAZN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: NC State x Louisville - ESPN 2
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Goianiense x Fluminense - GLOBO (RJ, GO, ES, CE, RN, PB e PI) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Atlético Mineiro - GLOBO (SP, MG, RS, SC, PR, DF, MS, MT, PE, BA, AL, SE, MA, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Racing x Boca Juniors - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Coquimbo x Junior - CONMEBOL TV
22:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Atlanta United x América do México - ESPN
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Duke x Notre Dame - ESPN 2
00:30 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Los Angeles x Cruz Azul - ESPN
*************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET*
*Obs.: a confirmar os jogos do Campeonato Francês no OneFootball.
08:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-16: Grêmio x São Paulo e Iranduba x Vitória - MYCUJOO CBF TV
10:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-16: Ferroviária x Avaí/Kindermann e Minas Brasília x Esmac - MYCUJOO CBF TV
10:00 - Handebol, Nacional Masculino: Campos x São Carlos - TV NSPORTS
11:45 - Handebol, Nacional Masculino: Taubaté x Carajás - TV NSPORTS
14:05 - Basquete, NCAA Feminina: cinco partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - WATCH ESPN
14:05 - Basquete, NCAA Masculina: cinco partidas ao longo do dia (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
14:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Atalanta - EI PLUS
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Schalke 04 x Freiburg - ONEFOOTBALL
14:30 - Futebol, Inglês Série B: Derby County x Swansea - WATCH ESPN
14:30 - Handebol, Nacional Masculino: Cascavel x Uninassau - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Copa Paulista: XV de Piracicaba x Marília (semifinal, volta) - MYCUJOO FPF TV
15:00 - Futebol, Copa do Nordeste Sub-20: Ceará x Santa Cruz e Jacyobá x Globo - LIVEFC
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-16: Santos x Osasco Audax e Internacional x Lusaca - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Murcia x Levante - WATCH ESPN
15:00 - Surfe, Liga Mundial: masculino de Pipeline (9º dia) - WATCH ESPN
16:00 - Futebol, Campeonato Mato-Grossense: Aquidauanense x Comercial - MYCUJOO TV FFMS
16:00 - Futebol, Paulista 2ª Divisão: Bandeirante x São José (final, ida) - MYCUJOO FPF TV
16:15 - Handebol, Nacional Masculino: Londrina x Avaí/Nacional - TV NSPORTS
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Wolfsburg, Colônia x Bayer Leverkusen, Hoffenheim x RB Leipzig e Arminia Bielefeld x Augsburg - ONEFOOTBALL
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Sassuolo, Verona x Sampdoria, Parma x Cagliari e Spezia x Bologna - EI PLUS
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Rincon x Alavés, Leioa x Villarreal e Buñol x Elche - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Belga: Kortrijk x Standard Liege - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Copa da Liga Escocesa: Saint Mirren x Rangers - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Inglês Série B: Reading x Norwich - WATCH ESPN
18:30 - Handebol, Nacional Masculino: Manauense x Corinthians - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Copa Paulista: Portuguesa x São Bernardo (semifinal, volta) - MYCUJOO FPF TV
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: SESI x Blumenau - TV NSPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Ribeirão Preto x Itapetininga - TV NSPORTS
19:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Atlético de Alagoinhas x Botafogo da Paraíba (pré-grupos, ida) - LIVEFC
20:00 - Futebol, Copa do Nordeste: CRB x Náutico e Vitória x Moto Club - LIVEFC
20:15 - Handebol, Nacional Masculino: Pinheiros x Itajaí - TV NSPORTS
20:30 - Futebol, Catarinense Série B: Próspera x Hercílio Luz (final, ida) - FCF TV


Quinta, 17/12/2020
14:00 - Futebol, Campeonato Russo: Rostov x CSKA Moscou - BANDSPORTS
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Vasco x Atlético Mineiro (semifinal, volta) - SPORTV e MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Aston Villa x Burnley - ESPN BRASIL
15:00 - Basquete, NBB: Paulistano x Campo Mourão - DAZN (Internet)
15:30 - Boxe, Leves Prata do CMB: Luca Rigoldi x Gamal Yafai - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Roma x Torino - TNT
17:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Palmeiras x Bahia (semifinal, volta) - SPORTV e MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Sheffield United x Manchester United - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Llanera x Celta - ESPN
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Caramuru x Renata - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Figueirense x América Mineiro - SPORTV (SC assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Independiente x Lanús - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Paraná - SPORTV (AL assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Nacional x River Plate - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
10:00 - Handebol, Nacional Masculino: Londrina x Uninassau - TV NSPORTS
12:00 - Handebol, Nacional Masculino: Avaí/Nacional x Cascavel - TV NSPORTS
14:00 - Handebol, Nacional Masculino: Itajaí x Manauense - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Juventude x Fluminense, Red Bull Bragantino, Grêmio x Avaí e Vila Nova x Ceará - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Copa do Rei: San Juan x Granada, Anaitasuna x Getafe e Ribadumia x Cádiz - WATCH ESPN
15:00 - Surfe, Liga Mundial: masculino de Pipeline (10º dia) - WATCH ESPN
15:30 - Futebol, Copa do Rei: Murcia x Betis - WATCH ESPN
16:00 - Handebol, Nacional Masculino: Pinheiros x Corinthians - TV NSPORTS
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: quatro partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
16:45 - Futebol, Campeonato Belga: Mechelen x Brugge - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Chileno: La Serena x Universidad de Chile - EI PLUS
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Racing Rioja x Eibar - WATCH ESPN
17:00 - Basquete, NCAA Feminina: nove partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - WATCH ESPN
17:00 - Natação, NCAA: Kentucky x Alabama - WATCH ESPN
18:00 - Handebol, Nacional Masculino: Carajás x Campos - TV NSPORTS
20:00 - Handebol, Nacional Masculino: Taubaté x São Carlos - TV NSPORTS
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: TM x Atlante (final) - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.