Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 14 de dezembro de 2020
Paulistão Feminino na CBN: a maioria da rede estava junto

Depois de transmitir a finalíssima do Brasileirão no domingo retrasado, com o Corinthians vencendo o Avaí/Kindermann, a emissora noticiosa do Sistema Globo de Rádio apostou mais uma vez no futebol feminino, agora com a decisão do Campeonato Paulista entre as campeãs nacionais e a Ferroviária. Ao contrário da final nacional, o epílogo estadual não é em rede total. Havia duas programações às 10h30: a de São Paulo, com o futebol transmitido por Vinícius Moura, Camila Carelli e Leonardo Dahi, e a do Rio de Janeiro, com "CBN Esportes" e "Revista CBN".

Resolvi fazer uma checagem em todas as emissoras CBN com som disponível na internet para conferir quem estava com qual SAT plugado. E para minha agradável surpresa, a grande maioria da rede da rádio que toca notícia apostou no futebol feminino. Desconsidere as sete emissoras do interior de São Paulo por razões óbvias e desnecessárias de qualquer explicação e fiquemos só nas dos demais estados: das 34 filiais e afiliadas com som na web, 21 plugaram no SAT SP com Timão x Locomotiva, nove ligaram no SAT RJ e quatro não conectaram comigo.

O Paulistão Feminino esteve nas CBN destas praças: Araguaína, Blumenau, Campina Grande, Campo Grande, Cascavel, Crato, Curitiba, Fortaleza, Itacoatiara, Joinville, Londrina, Macapá, Maceió, Manacapuru, Manaus, Maringá, Natal, Ponta Grossa, Porto Alegre (essa chequei direto pelo AM 1340, com seu "heróico 0,1 kw de potência"), Rio Branco e União da Vitória. Já o "CBN Esportes" (pós-10h30) e a "Revista CBN" foram transmitidos para Belo Horizonte, Brasília, Caruaru, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Juiz de Fora, Recife e Vitória. E as quatro afiliadas que, por mais que eu tentasse, simplesmente não conectaram foram Belém, Cuiabá, Guajará-Mirim e Porto Velho.

Outros destaques

Rádios de Belo Horizonte foram a Curitiba Quatro emissoras das alterosas foram à Arena da Baixada irradiar Athletico Paranaense x Atlético Mineiro, jogo desprovido de imagens aqui no Brasil, vistas que foram "apenas" por mais de 80 países por sites internacionais como o Fanatiz (para eles a transmissão feita nos estúdios da produtora paulista Casablanca foi de Rogério Assis, da Rádio Bandeirantes, e Felipe Lobo, do portal Trivela). A Itatiaia foi a única com um trio presente, estando Mário Henrique, Cláudio Rezende e o único comentarista a viajar, Eduardo Panzi. A Super Notícia mandou a dupla Pedro Abílio e Fernando Martins y Miguel, enquanto a 98 compareceu com Eduardo Madeira e Igor Assunção. E a Rádio da Massa (temática do Galo) bateu ponto com Roger Luís e Marcos Botelho.

Narrações históricas, mas não com positivismo Foram as de Elísio Júnior, da Banda B, e Edílson de Souza, da Transamérica, as duas rádios de Curitiba que transmitiram América Mineiro x Paraná - que a Cidade não fez, apenas deu flashes durante o pós de Athletico x Atlético. Com isso, eles foram as vozes de um triste ineditismo na história paranista: pela primeira vez em 31 anos que o clube completará no próximo sábado, foi alcançada a oitava derrota consecutiva. Nunca isso havia acontecido até anteontem - e nenhum torcedor tricolor queria que acontecesse. (Obs.: tópico corrigido às 19:05, pois por equívoco absoluto e completo creditei ao Marcelo Ortiz a locução deste jogo pela Banda B quando ele fez o do Athletico, sendo do Elísio aí sim a do Tricolor - e Marcelo fez Paraná x América, sim, mas o do turno há três meses e não o do returno no último sábado -, pelo que peço milhares de desculpas.)

Bateu uma apreensão que eu sei! (risos) Durante Goiás x Grêmio, em três momentos houve pequenas quedas de sinal no SporTV, embora duas delas bem rápidas, de menos de 10 segundos. Só que a primeira, na etapa inicial, chegou a durar meio minuto ou algo assim. Das quatro rádios AM e/ou FM de Porto Alegre que cobrem a dupla Grenal, a única que estava na Serrinha era a Gaúcha, com o repórter Eduardo Gabardo. Ao perceber que a imagem demorava a voltar, Gustavo Manhago chegou a dizer que era para ele segurar as pontas - e nisso o Gabardo até ensaiou começar uma narração do jogo (ele, que já foi repórter/narrador até pouco menos de 20 anos atrás na Bandeirantes e na Guaíba, mas que na Gaúcha deixou de desempenhar a função de locutor para ser só repórter e, já há alguns anos, também apresentador), mas aí o sinal foi ajustado e o "Manhagol" retomou o comando da jornada.

Turner confirmou o afastamento de Alê Oliveira Do UOL Esporte: a dona do Esporte Interativo afirmou que leva muito a sério as denúncias trazidas pelo portal na semana passada, referente às acusações de violência doméstica feitas pela ex-esposa Tereza dos Santos, e que foi acordado que ele fique fora do ar enquanto a empresa analisa a questão. Escalado para Palmeiras x Bahia anteontem, ele não participou dessa transmissão, como também o próprio UOL antecipara. Vitor Sérgio Rodrigues e Mauro Beting foram os comentaristas do jogo.

Se o EI fosse uma pessoa, seus olhos brilhariam alucinadamente Considere isso, então, da parte dos olhos dos comandantes da emissora, melhor colocando. Tudo por causa do sorteio das oitavas da Liga dos Campeões da UEFA, que apontou como um dos confrontos "só" Barcelona x Paris Saint Germain, o que significa Messi vs. Neymar. É evidente que vão botar os dois jogos entre eles na TNT, ficarei surpresíssimo com "SU" maiúsculo se isso não acontecer. São duas oportunidades para acontecerem audiências gigantescas, vão perdê-las? Claro que não.

Reformas na ESPN Do Flávio Ricco no "Canal 1": os estúdios de São Paulo continuam sendo reformados pois a pandemia causou atrasos. Eu agora: nada, no fundo do fundo, que cause grandes prejuízos devido ao uso limitado deles neste momento, só para eventuais narrações de jogos mais agudos. Do jeito que o povo está de comportamento em relação à pandemia, vai demorar um tempaço-aço-aço para a normalidade voltar, incluindo programas feitos no ritmo habitual ou algo perto disso. Infelizmente, não há qualquer necessidade de pressa.

Um domingo especial para Rodrigo Bueno Depois de quase 9 anos, o comentarista do Fox Sports voltou a fazer uma partida do Campeonato Inglês na ESPN, da qual havia saído no começo de 2012 justamente para trabalhar no então concorrente e hoje canal aliado. Ele fez Fulham x Liverpool em dupla inédita com Fernando Nardini.

Mais um ex-Fox Sports em nova atividade Salvo engano meu, é o segundo ex-repórter do canal a ter um novo trampo - o primeiro foi Flávio Amêndola, que na quarta-feira passada re-estreou na versão carioca de "Os Donos da Bola" na TV Bandeirantes. Neste fim-de-semana, Flávio Winicki entrou no ar pela TV NSports, a web administrada pela NetShoes com farto conteúdo de transmissões de esportes olímpicos. Ele cobriu o lançamento do Canal Olímpico do Brasil, oficial do Comitê Olímpico Brasileiro, em evento que teve apresentação da Glenda Kozlowski.

"SporTV News" voltou ao ar Por enquanto foi na edição das 12h30, que ficou duas semanas fora do ar devido a um surto de coronavírus no esporte da Globo no RJ. Janaína Xavier apresentou do estúdio e André Loffredo comentou de casa, de onde passou a fazer o segmento esportivo do "Bom Dia Rio" no Plim-Plim no mesmo dia do início da suspensão do jornal. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o retorno foi autorizado pois a situação melhorou, o que deverá também permitir na próxima semana a volta do "News" das 8h45. Para reforçar os protocolos de segurança e evitar algo nesse nível outra vez, haverá distanciamento obrigatório na redação, mais gente trabalhando de casa, estúdios com o mínimo possível de gente e cabines com separação ainda maior, além do já usado acrílico de vidro.

Também repórteres voltando à ativa Além de dois dos três narradores do SporTV que se recuperaram do coronavírus e trabalharam no fim-de-semana, Gustavo Villani e Luiz Carlos Jr. (e hoje tem o do Eduardo Moreno em Operário x Ponte Preta), dois repórteres infectados estão de volta. José Renato Ambrósio voltou também no sábado, esteve no Allianz Parque em Palmeiras x Bahia no Premiere. E nesta segunda, André Hernan está retornando à ativa.

Manduca vive através de Odinei Ribeiro Entre os bordões que coloca em suas transmissões, o narrador do SporTV (ontem atuante em Corinthians x São Paulo no Premiere) usa este no começo de cada tempo de jogo: "a bola rola leve e solta". É uma homenagem dele a uma das grandes saudades deste 2020, Armando Gomes, lenda máxima da crônica esportiva da Baixada Santista. Hoje pela manhã, quando citada no Twitter essa referência pelo colega de firma Zé Gonzalez, o narrador respondeu que o eterno apresentador do "Esporte por Esporte" na Santa Cecília TV - que também foi um locutor muito atuante - foi muito importante em sua trajetória e que resolveu homenageá-lo assim quando ele ficou adoentado. Armando ficou contente e pediu que Odinei mantivesse a citação. Bonito isso!

Hoje tem a despedida de Muricy Ramalho da Globo Do Flávio Ricco no "Canal 1": será no "Bem, Amigos!" do SporTV às 22h. O próprio "guru" antecipou, segunda-feira passada, que o ex-jogador e ex-treinador deixaria as emissoras após quatro anos por assumir um cargo na direção do São Paulo, que teve anteontem a definição do novo presidente. Participando ontem da "Mesa Redonda" na TV Gazeta SP, Júlio Casares contou que falou com Muricy ao término da apuração e confirmou que ele assumirá a coordenação de futebol a partir de janeiro.

Timing é tudo, não é, Rede Bahia? Sábado à noite, encerramento do jornal "BATV". Mais ou menos 19h42 isso. Quando sobem os créditos, resolvem abrir atrás deles a imagem do Premiere com um trechinho de Palmeiras x Bahia. E não é que, exatamente neste rigoroso momento, aconteceu o 3 x 0 do Verdão? Não era essa a intenção da afiliada da Globo, claro, mas acabaram mostrando um gol ao vivo. Nem se fosse combinado sairia tão direitinho! rs

Repórteres trocando o esporte pelo geral De Gabriel Perline no Notícias da TV: as escalas de Anselmo Caparica e Thiago Crespo para o "SPTV - 1ª Edição" aconteceram por necessidade de reforço de pessoal na reportagem, também devido à perda de profissionais para veículos como a CNN Brasil e consequentes remanejos. Thiago já não está mais no esporte, desde 2 de novembro é oficialmente da editoria geral (logo, aqui neste site ele não será mais assunto deste "Papo de Mídia" e sim do "Sintonia PB", o tópico diário da "24 Horas" que também abrange jornalismo geral na sua salada de assuntos). Só que o repórter afirma que o Caparica não voltou mais ao esporte desde que chegou ao jornal em 14 de setembro. Ao menos na sexta-feira passada não foi bem assim, não. Anselmo participou da transmissão do SporTV em Ponte Preta x Avaí. Resta saber se foi um retorno episódico ou se é um caso diferente o dele.

Athletico Paranaense atacou a Globo - de novo O clube afirmou no Twitter que "luta contra o monopólio das transmissões e contra a velha ordem do futebol brasileiro", e que anteontem enfrentou "mais uma retaliação da emissora que quer controlar o nosso futebol e briga para manter esse sistema arcaico". A revolta rubro-negra é porque o detentor dos direitos do Campeonato Brasileiro conseguiu impedir na Justiça a exibição dos jogos na Arena da Baixada pelo pay-per-view próprio Furacão Live, o que até poderia acontecer enquanto vigorava a medida provisória do mandante, mas que hoje não pode mais ser feito por voltar a imperar a regra habitual de que uma partida só pode ser exibida tendo acordo com os dois clubes em campo, o que não é nem este e nem nenhum caso. Apenas uma amável dúvida que jogo no ar: se no lugar da Globo quem fizesse isso fosse outra emissora qualquer, a postura seria igual?

Globo e SporTV nos Jogos Olímpicos de Tóquio De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: somente repórteres e produtores serão enviados ao evento no ano que vem, confirmando-se aquilo que o Flávio Ricco noticiou no fim-de-semana. A ideia inicial era mandar 100 pessoas, mas agora mal deve passar de um quarto dessa quantidade. Até para quem ficará no Brasil pode haver complicações, pois quem tem 60 anos ou mais só será escalado com ou diminuição nos casos de coronavírus ou a aprovação de uma vacina para ele. Claro, isso leva em conta setentões como Galvão Bueno e Jota Júnior, por exemplo. A lista dos enviados deverá sair daqui a dois meses. A ver como fará o outro exibidor desta Olimpíada, o BandSports, que mantém veteranos atuando em estúdio normalmente.

Desse jeito não tem como fazer negócio De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a Bandeirantes desistiu de tentar transmitir a Copa América, ao menos do jeito que lhe é proposto pela empresa japonesa responsável pela negociação dos direitos do evento. A Dentsu (que deve andar muito afetada por "cáries mentais", imagino) não quer vender apenas a edição de 2021, só topa negociar vínculo prolongado até 2028 - por "módicos" US$ 11 milhões, que no câmbio atual passam dos R$ 55 milhões (porra, Paulo Guedes!!!). Além disso, senta na cadeira e tente evitar dores na boca: os caras querem pagamento à vista!!! 55 milhões de dinheiros "no cash"!!! Ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah!!!!!!! Meu Deus do céu, mas como tem gente com ervilhas vencidas no lugar da massa cerebral!!! É lógico que a Bandeirantes desistiu, só tem obtido eventos em modelo de sociedade: paga parte à vista e a outra com parte dos anunciantes obtidos.

Novo cenário para o "Show do Esporte" Do Flávio Ricco no "Canal 1": poderá ser mudado agora em janeiro.

Série C além do Norte e do Nordeste Foi a surpresa completa de anteontem na Bandeirantes: Londrina x Remo passou não apenas nas duas regiões em questão, mas também na cidade de Londrina, mostrado que foi pela TV Tarobá com a mesma transmissão para nordestinos e nortistas, com Rainan Peralva e Juliana Guimarães a partir da filial de Salvador. A não ser que algo igual tenha acontecido e ou eu não saiba ou não lembre, foi a primeira vez desde a chegada no ano passado que um jogo da Terceirona passou em outra região do país. Isso nunca aconteceu mesmo em partidas envolvendo, por exemplo, times como Juventude e Volta Redonda. Resta saber se a Tarobá foi a "furona da vez" ou se abrirão essa exceção nos outros jogos envolvendo clubes de Sul, Sudeste ou Centro-Oeste cedidos pelo DAZN para a Bandeirantes. Exemplo: Santa Cruz x Vila Nova sábado passado. A TV Goiânia mostrará?

Amanhã tem Fernanda Arantes no SBT De Paulo Pacheco no NaTelinha: recém-chegada da EPTV de São Carlos, ela fará a reportagem de Palmeiras x Libertad às 21h30. Abraçando a maior oportunidade da sua carreira, Fernanda diz que estava muito feliz na afiliada da Globo, mas que trabalhar na capital paulista e em nível nacional tornou a proposta irrecusável, e no Plim-Plim houve o entendimento disso, da oportunidade de crescimento que teria. Um profissional com o qual a conversa ajudou no "sim" ao convite foi Téo José, que viu seus materiais e aprovou seu perfil alegre e de bem com a vida de trabalhar. Ele também troca ideias com a Fernanda sobre um plano guardado para a posteridade, de ser narradora, atividade exercida ano passado na Taça das Favelas pelo portal GloboEsporte e num amistoso da Seleção Feminina pelas afiliadas EPTV da Rádio CBN. Ela chegou a fazer testes na Globo em março deste ano.

Esportivos na retrô da RedeTV! Do Flávio Ricco no "Canal 1": Marcelo do Ó e Fernando Fontana serão dois dos nove participantes da retrospectiva do jornalismo, que será mostrada no dia 25 e que terá formato inspirado em uma reunião on line, com todos os apresentadores comentando as notícias do ano num tipo de videochamada.

Duas datas em 0 ou 5 deste domingo Comi mosca e não registrei elas na coluna de ontem, que teve como tema praticamente único as reações dos narradores da TV e das rádios de Porto Alegre e do Rio de Janeiro ao bizarro segundo gol do Internacional diante do Botafogo. Mas registro hoje dois fatos que completaram 10 anos. O primeiro é de São Paulo: a vitória da Eldorado/ESPN no Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), conquistando o Prêmio Especial do Júri por dedicar 24 horas diárias à Copa do Mundo na África do Sul, movimentar mais de 30 vezes na cobertura e transmitir todos os 64 jogos, em projeto coordenado por Paulo Soares e Everaldo Marques. Já o Grande Prêmio da Crítica foi para o "CBN Esporte Clube", do Juca Kfouri, pelos 10 anos em defesa da ética no esporte. E o segundo é daqui de Porto Alegre: a estreia de Vagner Martins e Carlos Guimarães como novos apresentadores do "Bandeirantes Esporte Show", da Rádio Bandeirantes, substituindo Cristiano Silva, que o fazia desde 2007.

Três datas em 0 ou 5 desta segunda Duas delas completam 15 anos. Uma é da televisão: o último dia de operações da ESPN Internacional a partir de Bristol, nos EUA, do dia seguinte em diante tudo sendo tocado por SP. A outra é do rádio: a semifinal São Paulo 3 x 2 Al-Ittihad do Mundial de Clubes, que CBN, Globo, Jovem Pan e Transamérica transmitiram, mas a Bandeirantes não. Surpreendentemente, ela fez apenas flashes do jogo com Leandro Quesada direto do Japão durante o "Jornal Gente", que o saudoso José Paulo de Andrade deve ter apresentado com um olho no jornalismo geral e outro no time do coração na Ásia. E a última completa 10 anos: a visita de um ouvinte especial ao "Globo Esportivo", da Rádio Globo Minas. Um estudante de 8 anos, fã de Osvaldo Reis, pediu a Papai Noel para conhecê-lo. No dia seguinte, o GloboEsporte destacou essa bela história em matéria de Marco Astoni.

45 anos do 1º título brasileiro do Internacional

O 1 x 0 sobre o Cruzeiro, às 17h de uma tarde de domingo no Beira-Rio, tem muitas histórias para contar. Foi, por exemplo, a primeira conquista nacional do RS, no nosso rádio eternizada por Armindo Antônio Ranzolin na Guaíba e Haroldo de Souza na Gaúcha, em momento de afirmação de ambos, o primeiro com dois anos como titular e o segundo com pouco mais de um ano na capital da aldeia pampeana. E da televisão, os únicos registros que existem na internet são da jornada regionalizada da TV Gaúcha (atual RBS), com o saudoso Celestino Valenzuela. Mas tem mais.

Não há em lugar algum na web um só registro que seja da transmissão da Rede Globo, com Luciano do Valle, Sérgio Noronha, José Luiz Furtado e Juarez Soares. Iniciada às 16h45, interrompeu o "Programa Silvio Santos", que voltou depois da partida até entregar às 20h para o "Fantástico". A final também passou na Tupi e na REI (Rede de Emissoras Independentes). Os três exibidores pagaram Cr$ 200 mil (não faço ideia de quanto daria hoje), conforme matéria da Folha de S.Paulo, cujos enviados aqui a Porto Alegre foram Roberto Salim, posteriormente do "Histórias do Esporte" na ESPN Brasil, e Marco Antônio Rodrigues, o "Bodão" que está deixando a Globo após 41 anos. Seria uma transmissão inédita, com cinco câmeras, câmera lenta e repetição dos lances por vários ângulos.

A matéria do "Bodão" (que cobriu o Colorado, enquanto Salim ficou com a Raposa) na véspera também destacava que 60 emissoras de rádio de todo o país estavam com linhas reservadas - pausa para uma citação: três de fora de RS e MG que sei que fizeram Inter x Cruzeiro foram a Bandeirantes com Fiori Gigliotti, a Globo com Jorge Curi e a Jovem Pan com Osmar Santos - e outras 15 tentaram isso na véspera, pedidos que não foram atendidos por inviabilidade técnica. Até o ano anterior, era habitual as emissoras usarem apenas uma linha e fazer o retorno do som pelo rádio, mas naquela ocasião já era mais comum o uso de três linhas por estação para um melhor trabalho. Não havia cabine para todas as rádios e o Colorado chegou a pensar em improvisar um fosso especial dentro de campo, mas a falta de tempo inviabilizou a ideia, e com isso algumas emissoras trabalharam ao lado da linha do campo.

20 anos da troca da semifinal da Copa JH por Jack e Rose

Pois é. Semifinal da Copa João Havelange (o "monstrengo" substituto do Campeonato Brasileiro devido à ação judicial do Gama por contestar o rebaixamento em 1999) começando, direitos de transmissão exclusivos da Globo ao custo de US$ 40 milhões pela aquisição e... a bola rolou apenas e tão somente no SporTV para São Caetano 3 x 2 Grêmio. Bom, o título do tópico é um pouco sensacionalista, devo admitir. (finalmente me equiparei a um montão de sites aqui, ali e acolá, que vivem de click-bytes, ahahahahah) Mas não foge muito da realidade, não. 14 de dezembro de 2000 caiu numa quinta-feira, e um dos semifinalistas era o Vasco, que estava envolvido também na final da Mercosul contra o Palmeiras. Era para a semi da Copa JH acontecer na quarta, mas houve remanejos na tabela.

E quem são Jack e Rose, cara pálida? São os protagonistas de "Titanic", estreado pelo Plim-Plim naquele dia - mas não de uma só vez e sim com suas três horas divididas em dois dias. Por isso mesmo, Azulão x Tricolor deixou o horário das 21h40 e foi antecipado para 20h30. Ao invés de Adhemar e Ronaldinho Gaúcho, tivemos Leonardo di Caprio e Kate Winslet. O choque de datas com a Mercosul levou o Vasco a conseguir adiar a ida da semifinal da JH, os 2 x 2 com o Cruzeiro, para o sábado 16, e aí a Globo passou ela no país todo, repetindo a dose no domingo 17 com Grêmio 1 x 3 São Caetano e no sábado 23 com Cruzeiro 1 x 3 Vasco. Tudo por causa do filme do James Cameron e da tragédia romântica melodiada pela Céline Dion a plenos pulmões em "My Heart Will Go On".

10 anos do Inter eliminado pelo Mazembe

O histórico fiasco na semifinal do Mundial de Clubes, um dos dois envolvendo brasileiro (o outro seria o do Atlético Mineiro diante do Raja Casablanca em 2013), também possui histórias midiáticas interessantes.

Para começo de conversa: no dia seguinte, destaquei neste PB o que afirmei ser o maior "show de delays" que já assistira na vida, ainda mais que eu tinha o tempo absolutamente real através da Gaúcha AM, da Bandeirantes e da Guaíba, todas com narradores no estádio. Na Globo (que inicialmente mostraria o jogo apenas aqui no RS e depois decidiu apresentá-lo em rede nacional), havia no canal 12 VHF da RBS um inexplicável atraso de cinco segundos, algo que nunca acontecia em partida nenhuma. Na minha operadora da ocasião, a Sky - na qual todos os canais já possuíam um atraso natural de cinco segundos em relação ao tempo absolutamente real -, a imagem do SporTV estava alinhada à da RBS no VHF aberto, enquanto em ESPN Brasil e BandSports o atraso era de 10 segundos. Dos cinco exibidores do Mundial, eu só não pegava o segundo de televisão aberta, o Esporte Interativo.

No rádio porto-alegrense, a Gaúcha - que mandou uma equipe muito numerosa aos Emirados e veiculou os jogos com som local pelo prefixo FM 90,9 de Abu Dhabi, trabalho que mereceu destaque nacional no "Globo Esporte" em reportagem do Andrei Kampff - dividiu duas duas frequências, uma delas com o tempo absolutamente real e a outra com atraso no som para alinhamento com a imagem da RBS TV no canal 12 VHF convencional. Os primeiros 9 minutos foram com o tempo real nos 93,7 e o atraso nos 600, e daí até o final houve a inversão, por isso que falei em Gaúcha AM no parágrafo acima. Pedro Ernesto Denardin foi seu titular, enquanto Haroldo de Souza lá esteve pela Bandeirantes, à qual chegara dois meses antes egresso da Guaíba, cujo locutor in loco foi Orestes de Andrade.

A narração mais famosa da vitória do Mazembe acabaria sendo a do Haroldo na RB, obrigado para sempre ao Rodney Brocanelli pelo registro. Reprisando algo feito na Gaúcha na semifinal do Brasileirão perdida pelo Colorado para o Atlético Mineiro por 3 x 0 em 1980, ele decidiu não narrar o segundo gol - isto é: narrar ele narrou, claro; quero dizer que não fez grito de gol e nem o documento num tom mais habitual. O "Magrão" não foi o único. Tanto Milton Leite no SporTV quanto André Henning no EI também não gritaram gol, só relataram a jogada. Na Globo, Galvão Bueno deu alguns segundos de pausa, talvez assimilando o espanto com o que via, e gritou gol em tom melancólico. A narração mais normal foi a do João Palomino na ESPN Brasil, com grito de gol forte e tudo mais, algo nada estranho para seu público pois isso também acontecia em gols sofridos pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Um detalhe dos primeiros anos do Mundial FIFA é que havia rádios a transmiti-lo sem pagar pelos direitos - até porque ninguém vai me convencer, por exemplo, que a Gaúcha e a Guaíba pagaram para fazer o São Paulo x Liverpool de 2005 e que a Globo RJ pagou para transmitir Inter x Barcelona em 2006. Duas de fora do Rio Grande do Sul que fizeram esta vitória do Mazembe, por exemplo, foram a Jovem Pan em SP e a Banda B em Curitiba. Meto o dedo mingo na boca acesa do fogão se elas pagaram à FIFA para fazer esse jogo, ahahahahah!!! E uma última curiosidade: no dia seguinte teve a outra semifinal, Internazionale x Seongnam. A Gaúcha transmitiu com Pedro Ernesto e todos os enviados aos Emirados Árabes, enquanto a Guaíba narrou com Jacir de Oliveira, fazendo tudo daqui. Quem deu de ombros para ela foi a Bandeirantes, que resolveu apostar na grade normal e veiculou o jornalístico "Ciranda da Cidade".

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 14/12/2020
08:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: sorteio das oitavas-de-final - TNT
09:00 - Futebol, Liga Europa: sorteio da segunda fase - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Fluminense x Athletico Paranaense (final, ida) - SPORTV
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Celta x Cádiz - FOX PREMIUM
17:00 - Basquete, NBB: Fortaleza x Mogi das Cruzes - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x Ponte Preta - SPORTV (PR assiste no Premiere)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vila Nova x Ituano - DAZN (Internet)
20:00 - Basquete, NBB: Minas x Corinthians - DAZN (Internet)
22:15 - Futebol Americano, NFL: Baltimore Ravens x Cleveland Browns - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
08:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-16: Lusaca x Santos e Internacional x Osasco Audax - MYCUJOO CBF TV
10:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-16: São Paulo x Iranduba e Grêmio x Vitória - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Corinthians x Vasco e Sport x Ceará - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Copa do Nordeste Sub-20: Náutico x Vitória e CRB x Moto Club - LIVEFC
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-16: Esmac x Ferroviária e Minas Brasília x Avaí/Kindermann - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Espanhol Série B: Girona x Rayo Vallecano - WATCH ESPN
15:30 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Botafogo x Bahia - MYCUJOO CBF TV
18:00 - Basquete, NCAA Feminina: seis jogos ao longo da noite (o último inicia às 22:00) - WATCH ESPN
20:00 - Futebol, Copa do Nordeste Sub-20: Santa Cruz x Jacyobá e Globo x Ceará - LIVEFC


Terça, 15/12/2020
12:00 - Handebol, Europeu Feminino: Montenegro x Espanha - ESPN 2
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x Chelsea - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Cuiabá - SPORTV (Barueri assiste no Premiere)
16:00 - Futebol, Copa do Rei: Ciudad de Lucena x Sevilla - ESPN
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Benevento x Lazio - BANDSPORTS e EI PLUS (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x West Browmich - FOX SPORTS
17:00 - Basquete, NBB: SESI Franca x Caxias do Sul - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Madrid x Athletic Bilbao - ESPN BRASIL
19:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Vitória x Rio Branco (semifinal, volta) - TVE (ES)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Curitiba x SESC/Flamengo - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Avaí - SPORTV (MA assiste no Premiere)
20:00 - Basquete, NBB: São Paulo x Cerrado - ESPN
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Palmeiras x Libertad - SBT e FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Juventude - SPORTV (BA assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x CSA - PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Universidad Católica x Vélez Sarsfield - CONMEBOL TV
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: SESI Bauru x Minas - SPORTV 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
10:00 - Handebol, Nacional Masculino: Pinheiros x Manauense - TV NSPORTS
11:45 - Handebol, Nacional Masculino: Corinthians x Itajaí - TV NSPORTS
14:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Udinese x Crotone - EI PLUS
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Eintracht Frankfurt x Borussia Monchengladbach - ONEFOOTBALL
14:30 - Futebol, Inglês Série B: Queens Park Rangers x Stoke City - WATCH ESPN
14:30 - Handebol, Nacional Masculino: Taubaté x Campos - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Copa do Nordeste Sub-20: Bahia x ABC e Fortaleza x Perilima - LIVEFC
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Marchamalo x Huesca, Tomares x Osasuna e Cantolagua x Valladolid - WATCH ESPN
15:00 - Surfe, Liga Mundial: feminino de Maui (12º dia) e masculino de Pipeline (8º dia) - WATCH ESPN
15:30 - Futebol, Copa Ibsen Pinheiro: São José x Passo Fundo e Inter de Santa Maria x Santa Cruz (semifinais, voltas) - FGF TV
16:15 - Handebol, Nacional Masculino: São Carlos x Carajás - TV NSPORTS
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Stuttgart x Union Berlin, Werder Bremen x Borussia Dortmund e Hertha Berlim x Mainz 05 - ONEFOOTBALL
17:00 - Futebol, Campeonato Belga: Anderlecht x Oostende - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Copa da Liga Escocesa: Alloa Athletic x Hibernian - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Inglês Série B: Watford x Brentford - WATCH ESPN
17:00 - Basquete, NCAA Feminina: quatro partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
18:30 - Handebol, Nacional Masculino: Londrina x Cascavel - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Copa do Nordeste Sub-20: Sport x Confiança e CSA x Fluminense do Piauí - LIVEFC
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Brasília x São Caetano - TV NSPORTS
20:00 - Futsal, Copa do Brasil: Dois Vizinhos x Ceará (final, ida) - TV NSPORTS
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: seis partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
20:15 - Handebol, Nacional Masculino: Uninassau x Avaí/Nacional - TV NSPORTS
22:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Olimpia x Montreal Impact - WATCH ESPN
00:30 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: UANL Tigres x New York City - WATCH ESPN


Quarta, 16/12/2020*
*Obs.: a confirmar o exibidor de Arsenal x Southampton às 15h.
14:00 - Futebol, Campeonato Russo: Zenit x Spartak Moscou - BANDSPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Fluminense x Flamengo - SPORTV 2
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Everton - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Cardassar x Atlético de Madrid - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Terrassa x Valencia - ESPN
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x Botafogo de Ribeirão Preto - PREMIERE
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Internazionale x Napoli - SPORTV
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Genoa x Milan - BANDSPORTS e EI PLUS (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Barcelona x Real Sociedad - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Liverpool x Tottenham - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Ham x Crystal Palace - ESPN
18:00 - Boxe, Sydney Super Fight: Tim Tszyu x Bowyn Morgan - ESPN 2
19:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Rio Branco x Real Noroeste (semifinal, volta) - TVE (ES)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Praia Clube x Osasco - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Santos x Grêmio - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Defensa y Justicia x Bahia - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Chapecoense x Náutico - SPORTV (SC assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x Confiança - PREMIERE
20:00 - Basquete, NBB: Corinthians x Fortaleza - DAZN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: NC State x Louisville - ESPN 2
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Goianiense x Fluminense - GLOBO (RJ, GO e parte da rede) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Atlético Mineiro - GLOBO (SP, MG e parte da rede) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Racing x Boca Juniors - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Coquimbo x Junior - CONMEBOL TV
22:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Atlanta United x América do México - ESPN
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Duke x Notre Dame - ESPN 2
00:30 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Los Angeles x Cruz Azul - ESPN
*************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET*
*Obs.: a confirmar os jogos do Campeonato Francês no OneFootball.
08:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-16: Grêmio x São Paulo e Iranduba x Vitória - MYCUJOO CBF TV
10:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-16: Ferroviária x Avaí/Kindermann e Minas Brasília x Esmac - MYCUJOO CBF TV
10:00 - Handebol, Nacional Masculino: Campos x São Carlos - TV NSPORTS
11:45 - Handebol, Nacional Masculino: Taubaté x Carajás - TV NSPORTS
14:05 - Basquete, NCAA Feminina: cinco partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - WATCH ESPN
14:05 - Basquete, NCAA Masculina: cinco partidas ao longo do dia (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
14:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Atalanta - EI PLUS
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Schalke 04 x Freiburg - ONEFOOTBALL
14:30 - Futebol, Inglês Série B: Derby County x Swansea - WATCH ESPN
14:30 - Handebol, Nacional Masculino: Cascavel x Uninassau - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Copa Paulista: XV de Piracicaba x Marília (semifinal, volta) - MYCUJOO FPF TV
15:00 - Futebol, Copa do Nordeste Sub-20: Ceará x Santa Cruz e Jacyobá x Globo - LIVEFC
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-16: Santos x Osasco Audax e Internacional x Lusaca - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Murcia x Levante - WATCH ESPN
15:00 - Surfe, Liga Mundial: masculino de Pipeline (9º dia) - WATCH ESPN
16:00 - Futebol, Campeonato Mato-Grossense: Aquidauanense x Comercial - MYCUJOO TV FFMS
16:15 - Handebol, Nacional Masculino: Londrina x Avaí/Nacional - TV NSPORTS
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Wolfsburg, Colônia x Bayer Leverkusen, Hoffenheim x RB Leipzig e Arminia Bielefeld x Augsburg - ONEFOOTBALL
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Sassuolo, Verona x Sampdoria, Parma x Cagliari e Spezia x Bologna - EI PLUS
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Rincon x Alavés, Leioa x Villarreal e Buñol x Elche - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Belga: Kortrijk x Standard Liege - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Copa da Liga Escocesa: Saint Mirren x Rangers - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Inglês Série B: Reading x Norwich - WATCH ESPN
18:30 - Handebol, Nacional Masculino: Manauense x Corinthians - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Copa Paulista: Portuguesa x São Bernardo (semifinal, volta) - MYCUJOO FPF TV
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: SESI x Blumenau - TV NSPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Ribeirão Preto x Itapetininga - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Copa do Nordeste: CRB x Náutico e Vitória x Moto Club - LIVEFC
20:15 - Handebol, Nacional Masculino: Pinheiros x Itajaí - TV NSPORTS
20:30 - Futebol, Catarinense Série B: Próspera x Hercílio Luz (final, ida) - FCF TV

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.