Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Sexta, 11 de dezembro de 2020
Caso Robinho: jornalistas desabafam após nova decisão

Recordarão que, quando o Santos acertou o "enésimo" retorno do jogador, houve entre muitos jornalistas - o que destaquei na coluna de 11 de outubro - manifestações tanto críticas quanto revoltadas pela contratação de um futebolista condenado em primeira instância por estupro de uma mulher na Itália, em 2013, num sinal de que não haveria da parte do alvinegro praiano qualquer consideração com suas torcedoras por recolocar em seu grupo um autor de crime tão repulsivo e condenável quanto o estupro. Alguns acabaram sendo especialmente massacrados por torcedores que não gostaram dos manifestos, sobretudo mulheres, com direito a perseguições ferozes e nojentas.

Duas delas se posicionaram no Twitter depois que soubemos do endosso à condenação inicial de Robinho, agora confirmada pela Corte de Apelação de Milão também em segunda instância - não ainda a definitiva por ser possível um último recurso na Corte de Cassação, mas ainda assim havendo um referendo a uma decisão inicial, a manutenção de uma condenação, o que dá razão e sustento aos argumentos de dois meses atrás. Marília Ruiz, da TV Bandeirantes e do BandSports, lembrou que foi hackeada, ameaçada e assediada moralmente pelas críticas enfáticas que fez, tendo de abrir não um, dois, cinco ou dez, mas 62 boletins de ocorrência, e reforçou que o medo não vai pará-la.

Ana Thaís Matos, da TV Globo e do SporTV, fez um longo manifesto iniciado com a afirmação de que quem cobra feministas por posicionamentos não está preocupado com nada que envolve violência, reforçou que enquanto jornalista da editoria de esportes fala sobre todo e qualquer caso que envolva a representatividade da mulher no âmbito esportivo e nos canais onde presta seus serviços, e que nas redes sociais - de uso pessoal - fala se quiser sobre outros casos, como já o fez sobre o do Marcius Melhem, ex-chefe de humor do Plim-Plim, cujos assédios sexual e moral sobre Dani Calabresa foram escancarados em explosiva reportagem da Piauí. Ana condenou o jornalismo esportivo sempre dá voz para defesas de jogadores e desqualifica as denunciantes, não crendo que seja esse seu papel.

Ela lembrou que disse lá atrás que não importa o que futebolistas como Robinho façam pois a modalidade enxerga a mulher ainda hoje ao lado do entretenimento para marmanjo e que uma condenação por estupro era insuficiente para cessar a idolatria de muitos. A comentarista criticou alguns veículos por dar voz à defesa dele, quase sempre mostrando despreparo para assuntos como esse, e disse que, se a palavra "polêmica" for tirada das bocas de alguns, estes não saberão falar sobre violência, racismo, misoginia e outras gravidades, o que vira arma para defesas munidas de retórica. Ana completou que a luta é para acabar com toda e qualquer violência cometida contra as mulheres, e que cobrança deve haver de quem sustenta machistas de estimação cujas máscaras têm sido derrubadas.

À situação dela foi somada uma triste lembrança feita pela colega de firma Amanda Kestelman: Ana teve seu número de telefone vazado devido aos valentões virtuais que mandaram ofensas e ameaças, por isso ficando sem comunicação pelo referido e não podendo ser avisada da piora clínica do seu pai, que morreria pouco depois. Amanda completou que não é só sobre quem as pessoas vão defender, mas como isso é feito e ao que se dá voz e incentivo.

UOL publica denúncias da ex-esposa contra Alê Oliveira

É o trouxe uma fortíssima reportagem de Larissa Mendes e Pedro Lopes, na qual são detalhados acontecimentos envolvendo o comentarista do Esporte Interativo e do "Estádio 97" da Rádio Energia FM de São Paulo, que nesta semana tinha afirmado nas redes sociais que Tereza dos Santos o impedia de encontrar a filha do casal, de 12 anos. Logo em seguida - e possivelmente a matéria do UOL também tenha tido esse como um importante fio condutor -, uma série de postagens no Twitter da engenheira civil e ambiental Karolline Dutra trouxe acréscimos sobre a história, agora detalhada na reportagem que cito. Os B.O.s por violência doméstica foram registrados entre 2008 e junho deste ano, um mês depois da separação deles - é ela que Alê chamava no ar de "Dona Encrenca".

Depois da matéria ser publicada, Tereza se pronunciou no Instagram e alegou que seu processo de separação após 15 anos foi por demorar a entender que estava dentro de um relacionamento abusivo e que é preciso parar de achar que "personagens da internet não fazem parte da vida real". Uma medida preventiva contra Alexandre foi obtida no mesmo junho do sexto e último B.O., sendo proibido que ele se aproxime dela a menos de 300 metros, assim como também não pode contatá-la por qualquer meio, nem no local de trabalho. À reportagem do UOL, o comentarista disse que os boletins são registros unilaterais e que as ofensas verbais eram mútuas, afirmando que nunca agrediu a ex-esposa fisicamente e que houve excessos de ambas as partes, também enviando ao site um vídeo de quando ela riscou seu carro no fim de julho deste ano, o que levou ele a fazer um boletim de ocorrência contra a ex.

Evidentemente, a história repercutiu pessimamente e de maneira extremamente negativa pro lado do Alê devido à gravidade das acusações e ao detalhamento da situação trazido pela matéria do UOL, depois da qual muita gente nas redes pegando carona nela e tanto criticando o de tom machista de piadas feitas desde ainda os tempos da ESPN quanto do episódio da discussão com uma maquiadora em 2017, depois do qual saiu da emissora, que afirmou não ter constatado ofensas raciais dele, acusado de cometê-las. Várias pessoas cobraram posições tanto do EI quanto da Energia a respeito da história, o que ainda não aconteceu até a publicação desta coluna.

Outros destaques

Final do Paulista Feminino em todas as mídias Assim como foi na decisão do Brasileirão vencida pelo Corinthians diante do Avaí/Kindermann domingo passado, também o epílogo estadual dos dois próximos domingos contará com um documentador em cada uma das quatro principais mídias. Já estavam asseguradas a Cultura na TV aberta e o Facebook do Paulistão Feminino na internet, e na última terça a Federação informou que a Rádio CBN transmitirá as partidas, marcadas para 11h - a emissora do Sistema Globo de Rádio fez com exclusividade no dial AM e/ou FM a final nacional do último domingo. A novidade em relação ao restante desta edição, conforme a grade de programação na página da própria emissora, será a exibição em TV paga através do SporTV, mais uma vez presente na decisão tal qual fora no Corinthians x São Paulo de 2019. A finalíssima paulista terá o próprio Timão, que eliminou o Palmeiras, e a Ferroviária, que excluiu o Red Bull Bragantino. Um fim de ano à toda para as boleiras, o que é ótimo.

Já com o basquete deles e agora também com o delas É a TV Cultura, que passou a exibir o Novo Basquete Brasil aos sábados, às 16h, e agora exibirá a Liga de Basquete Feminino aos domingos, às 14h, de 8 de março até 29 de agosto do ano que vem. Os participantes e a tabela de jogos serão divulgados em fevereiro.

TV Bandeirantes oficializou Reginaldo Leme Isto marca o retorno dele à emissora após 42 anos e uma rápida passagem de cinco meses naquele 1978 que também seria seu primeiro ano comentando a Fórmula 1 na Globo. De volta aos comentários da Stock Car, ele estreará às 12h30 deste domingo na final que tem onze pilotos concorrendo ao título desde 2020. A narração será de Luc Monteiro, com reportagem de Paloma Tocci e Thiago Fagnani.

Futebol da Bandeirantes neste fim-de-semana As curiosidades ficam para uma folga de Oliveira Andrade neste fim-de-semana, o retorno da Milene Domingues na A2 Feminina após ausência na final do Brasileirão e o horário diferente para Carlos Fernando, que fechará o domingo fazendo com Edílson o São Paulo x Atlético Mineiro das 20h, pelo Brasileirão de Juniores. Assim será pois Ulisses Costa narrará Genoa x Juventus às 14h, pelo Italiano, certamente porque fará Corinthians x São Paulo pela Rádio Bandeirantes às 18h15. A fase final da A2 delas começará às 16h com Botafogo x Ceará, a atividade da Isabelly Morais. Sábado é sempre de José Luiz Datena narrando antes do "Brasil Urgente", amanhã no Union Berlim x Bayern de Munique das 14h, pelo Alemão. E apenas Sampa City verá pela vez primeira Bernardo Ramos na emissora aberta. É no Volgograd x Ufa das 10h, pelo Russo, com Ivan Bruno.

Futebol da Bandeirantes no próximo fim-de-semana A grade da semana que vem confirma estes eventos para os dias 19 e 20: no sábado, tem Zenit x Spartak Moscou pelo Russo às 10h (só São Paulo) e Sampdoria x Crotone pelo Italiano às 14h; e no domingo, tem Freiburg x Hertha Berlim pelo Alemão às 11h30, Atalanta x Roma pelo Italiano às 14h, Flamengo x Corinthians pelo sub-20 às 16h e Ceará x Botafogo pela A2 feminina às 20h.

Apresentadoras da Bandeirantes Por um lado, Kalinka Schutel mal re-estreou e já teve que deixar as informações esportivas do "Band Notícias" pois está com coronavírus, conforme revelou no Instagram, e assim sendo substituída desde anteontem por Fernando Fernandes. Melhoras, guria!!! Do Flávio Ricco no "Canal 1": por outro lado, Glenda Kozlowski foi gravar em Natal o "Verão da Band", quatro programas a ser exibidos nos finais de semana de janeiro.

Copa do Nordeste na TV Jornal A afiliada do SBT em Pernambuco transmitirá em 26 de janeiro e 2 de fevereiro, duas terças às 21h30, os dois Santa Cruz x Itabaiana válidos pela fase pré-grupos.

Afogando em números O SBT divulgou ter obtido 9,6 na última terça em SP com Libertad x Palmeiras, contra 26 da Globo e 9,8 da Record. Da Máquina do Esporte: anteontem, a Globo fez 21 com São Paulo x Botafogo.

Exceções no futebol da Rede Globo Neste domingo, Flamengo x Santos será o jogo único da rede RJ/SP, mas em dois estados será exclusivíssimo do Premiere devido a estaduais retomados: Mato Grosso do Sul, onde a TV Morena vai de Comercial x Aquidauanense; e Mato Grosso, onde a Centro América passará Luverdense x Nova Mutum.

Proposta da Globo para manter a Fórmula 1 De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a primeira proposta na volta às negociações com a Liberty Media foi aquela recusada antes dos donos da categoria aceitarem a dos aventureiros da Rio Motorsports: US$ 20 milhões. Chase Carey e associados ainda não deram retorno.

Gustavo Villani está de volta E será o primeiro dos três narradores da Globo/SporTV infectados pela Covid-19 a retornar aos trabalhos, fazendo amanhã Internacional x Botafogo às 19h pelo´Premiere e no domingo Vasco x Fluminense às 20h30 pelo SporTV. E que também Luiz Carlos Jr. e Eduardo Moreno fiquem bem!!!

"Preparem-se que a nossa vingança será maligna" De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: revoltada com a Globo por contratar Renata Silveira - o que faz com que agora sejam 13 profissionais perdidos para o Plim-Plim desde janeiro do ano passado -, a Disney promete um contra-ataque pro ano que vem, já ficando de olho em dois nomes da emissora aberta e do SporTV, além de pretender retomar direitos como os de Italiano e Liga dos Campeões.

O esporte estará no novo streaming da Disney Conteúdo da ESPN, tanto ao vivo quanto gravado, incluindo não só programas, mas também eventos, tudo isso estará no Star Plus, que chegará aqui no ano que vem.

Rodrigo Bueno voltou a comentar um jogo na ESPN Após deixá-la há mais de oito anos, neste 2020 ele voltou a aparecer na antiga casa devido à fusão dos canais, mas só em programas até ontem, quando enfim voltou a uma transmissão de futebol. Ele fez Leicester x AEK Atenas, pela Liga Europa, com Renan do Couto.

Mais saídas no Fox Sports Do Flávio Ricco no "Canal 1": a Disney - que agradeceu a Jorge Luiz Rodrigues pelos préstimos como apresentador (o que ele até foi quando fazia o "Camarote" no Premiere, mas não na Fox) e narrador (função que nunca desempenhou) - tirou do ar os programas "A Última Palavra", "Aqui com Benja", "Jogo Sagrado" e "Giro Fox", restando agora apenas e tão somente "Fox Sports Rádio", "Tarde Redonda", "Expediente Futebol" e "Debate Final". De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: quem também saiu foi o comentarista Fábio Azevedo.

A burrice da Disney de querer exclusividade Do Ricardo Feltrin na "Ooops!" do UOL: um dos profissionais procurados para continuar na ESPN - que, evidentemente, o Feltrin corretamente não disse quem é - afirmou que a programadora tem tirado proveito do fim do Fox Sports e do consequente "excesso de mão de obra esportiva" na TV para oferecer contratos com valores bem abaixo do esperado e com muitas exigências. Além disso, gente dos dois canais afirma que há dispensas com base em polêmicas e/ou posições políticas nas redes sociais.

Demitidos podem cobrar a Disney na Justiça De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: tem tudo para acontecer das partes do comentarista Leandro Quesada e dos narradores Marco de Vargas e Éder Reis, os três profissionais do Fox Sports dispensados nesta semana pela programadora e cujos vínculos iriam até 2022 não fossem rescindidos. Eles têm cláusulas que preveem pagamento de multa em situações assim. Os argumentos deles é que planejaram suas vidas em vínculos de longo prazo que a Disney não só não respeitou, como não ofereceu compensação alguma.

Flávio Gomes falou sobre sua saída do Fox Sports De Rodrigo Portella no Lance!: o comentarista disse que a não renovação de seu contrato foi comunicada numa reunião virtual de apenas seis minutos na última segunda-feira. Algo que eu não fazia ideia e só agora soube pelo próprio dizer é que o portal Grande Prêmio não mais lhe pertence, tendo sido repassado para seus funcionários em 2016, e que segue nele com um blog em trabalho não remunerado - apenas o Fox Sports era trabalho remunerado. Flávio não se vê fazendo jornalismo em canais nas redes sociais, disse que o sucesso do "Fox Sports Rádio" baseou-se em muita química, estilos muito diferentes e autenticidade.

A primeira vez de Rafael Marques O comentarista do Fox Sports teve anteontem uma experiência inédita: fazer uma partida na televisão. Ele comentou o amistoso EUA x El Salvador ao lado de Fernando Nardini na ESPN.

Pai coruja e felicíssimo É Marcelo Gomes, das reportagens especiais da ESPN. Anteontem ele era alegria pura pela estreia da filha Estella Gomes como repórter no Troféu Brasil de Natação pela web TV NSports.

Conmebol TV trocou a dupla de Boca Juniors x Internacional Depois da ida na semana passada ter Oliveira Andrade e Fábio Piperno, o BandSports escalou para a volta de anteontem Carlos Fernando e Júlio Gomes - de início o narrador havia anunciado dupla com Paulo Massini, mas algo fez a escala ser trocada e foi o Júlio pro jogo.

Audiência da Liga dos Campeões De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: prévia do Ibope da última terça apontou que Barcelona x Juventus deu à TNT a maior audiência de uma partida da fase de grupos da competição na história da TV por assinatura brasileira, com 8 pontos de média e 9 de pico no Painel Nacional de Televisão, com a transmissão evidentemente liderando entre todos os canais pagos e, no geral, atrás só de Globo, Record e SBT.

Wellython Martins saiu da Rádio CBN de Maceió Dois dias depois de viralizar aquela discussão até agora sem explicação com o repórter Thiago Omena no momento em que começaria Confiança x CSA, o narrador anunciou no Instagram que deixou a emissora após cinco anos, dizendo que resolveu sair numa boa e que deverá descansar nestes últimos dias de 2020, prometendo novidades para a próxima temporada.

Quarta-feira no AM/FM de Porto Alegre As rádios procederam assim na rodada dupla de Libertadores: Gaúcha no ar através da Atlântida FM com Grêmio x Santos das 19h às 20h; Guaíba dividindo este jogo entre só AM das 19h às 20h e apenas FM das 20h às 21h; Bandeirantes com Boca Juniors x Internacional apenas pela BandNews FM das 21h20 às 22h20; e assim como a BandNews, também a Grenal fez as íntegras das duas partidas. E se o jogo mais importante é o que conta com o narrador titular, assim foi nelas: Grêmio x Santos com José Aldo Pinheiro na Guaíba e Haroldo de Souza na Grenal, e Boca x Inter com Pedro Ernesto Denardin na Gaúcha e Marco Antônio Pereira na Bandeirantes. De todos os narradores do jogo do Tricolor, apenas a Bandeirantes, com Marcos Couto, teve narração no estádio. As demais três emissoras optaram por repórter in loco, mas com relato "in tubo".

"Guaíba Esportes" durou o triplo nesta quinta-feira Normalmente veiculado das 20h10 às 21h, o programa da Rádio Guaíba excepcionalmente foi até 23h ontem devido a uma cobertura especial do lamaçal que está a eleição para a presidência do Internacional, que teve uma das chapas impugnada por vazamento ilegal de dados dos sócios. Muitas entrevistas foram feitas pelo Cristiano Silva, o repórter do AM/FM porto-alegrense que melhor cobre isso tudo.

"Arquivo Guaíba" será um golaço neste fim-de-semana O sempre obrigatório programa comandado nos finais de semana pelo Luís Magno - que, por imperdoáveis lapsos, consigo a proeza de perder algumas vezes mesmo tendo dois horários (salvo raríssimas exceções, que não eram os casos das vezes que perdi) - homenageará neste fim de semana dois lendários ex-locutores da Rádio Guaíba que fizeram aniversário nesta semana: Armindo Antônio Ranzolin, titular de 1973 até 1984, aposentado desde 2006 e que fez 83 anos na última terça-feira; e Haroldo de Souza, titular de 1991 até 2010, hoje na Grenal FM e que chegou aos 76 anos ontem. Anote os horários, escute, grave e compartilhe nos Soundclouds e WebArchives da vida, ainda mais se eu cometer a atrocidade condenavelmente calamitosíssima de conseguir perder ambos: neste sábado, das 15h30 às 16h30, com repeteco no domingo, das 22h às 23h.

Charles Fischer é o novo presidente do Joinville O narrador da Máxima FM e ex-Jovem Pan News e 89 FM foi eleito anteontem para comandar o clube por dois anos ao receber 343 votos em pleito com os associados, enquanto o concorrente Darthanhan de Oliveira teve 193. Com 36 anos de carreira, Charles conciliava a Rádio Máxima com a direção de comunicação e marketing do JEC. Em 28 de setembro, ele afirmou no Twitter que por questões éticas se afastaria das narrações caso fosse eleito pois deseja estar 110% dedicado ao time do coração.

Datas em 0 ou 5 da quinta-feira Como ontem não consegui atualizar este "Papo de Mídia" (só deu para atualizar a "24 Horas", que priorizei devido ao factual dos jogos da noite anterior), tem três que merecem citação mesmo com um dia de atraso: completou 40 anos Marco Guarizzo, do jornalismo esportivo e geral da Rádio CBN de Campinas; fez 25 anos o domingo de voltas da semifinal do Brasileirão com rodada dupla ao vivo por Globo, Bandeirantes e SporTV, com Botafogo 0 x 0 Cruzeiro às 17h e Santos 5 x 2 Fluminense - o jogo do "treme Fluminense, canta Pacaembu!" do Milton Neves na Rádio Jovem Pan - às 19h (a ESPN Brasil exibiu o clássico RJ/SP em VT às 20h); e fechou 10 anos a inauguração da sucursal da ESPN Brasil no Rio de Janeiro, que foi ampliada em 2011 e acabou em 2015.

Datas em 0 ou 5 da sexta-feira Primeiro, citarei a mais nova: há 15 anos estreava no SBT o reality show "Casamento à Moda Antiga", que Silvio Santos apresentava aos domingos e que durante a semana era feito por Jorge Kajuru, escolhido pelo próprio "Patrão" - o hoje senador falou sobre esta experiência em exclusiva muito boa para Thiago Forato no NaTelinha e detonou o ex-diretor Ricardo Valladares por fazer a cabeça do Silvio a ponto dele tirá-lo da rede nacional. Depois, cito a mais antiga - mas ainda nova: celebra 40 anos Ari Aguiar, narrador da ESPN há 13 anos. E a última é especial: há exatamente 35 anos, Jorge Curi narrava o último gol do seu time do coração, o Flamengo. Então na Super Rádio Tupi, ele relatou a bombaça do Leandro no 1 x 1 com o Fluminense, pelo triangular decisivo do Carioca, aos 43 minutos do segundo tempo. O locutor foi sepultado com uma camisa do lendário ex-lateral.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Sexta, 11/12/2020
06:00 - Velocidade, Fórmula 1: 1º treino do GP de Abu Dhabi - SPORTV 2
10:00 - Velocidade, Fórmula 1: 2º treino do GP de Abu Dhabi - SPORTV 2
14:00 - Atletismo, Troféu Brasil: 4ª etapa - BANDSPORTS e TV NSPORTS (Internet)
14:30 - Basquete, NBB: Mogi x Unifacisa - ITARARÉ (Campina Grande) e YOUTUBE (canal a confirmar)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x Sampaio Corrêa - SPORTV (PR assiste no Premiere)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leeds United x West Ham - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol de Areia, Mundial Raiz: três partidas - TV BRASIL (para às 19:00 e volta às 20:00)
17:30 - Basquete, NBB: Pinheiros x Caxias do Sul - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol de Areia, Mundial Raiz: duas partidas - BANDSPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: SESI Bauru x Praia Clube - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Avaí - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Oeste - PREMIERE
20:30 - Basquete, NBB: Brasília x São Paulo - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Cruzeiro - SPORTV (BA assiste no Premiere)
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Minas x SESC/Flamengo - SPORTV 2
22:00 - Boxe, Superleve: Jeremias Nicolas Ponce x Jonathan Eniz - ESPN 2
00:30 - Basquete, Pré-Temporada da NBA: Sacramento Kings x Portland Trail Blazers - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
08:30 - Atletismo, Troféu Brasil: 3ª etapa - TV NSPORTS
08:30 - Tênis de Mesa, Campeonato Brasileiro: 1º dia - TV NSPORTS
09:30 - Natação, Troféu Brasil: eliminatórias do 3º dia - TV NSPORTS
10:00 - Pólo, Aberto de Palermo: Trenque Lauquen x Brava - WATCH ESPN
14:00 - Atletismo, Troféu Brasil: 4ª etapa - TV NSPORTS
14:30 - Futebol, Alemão Série B: Bochum x Paderborn e Sandhausen x Greuther Furth - ONEFOOTBALL
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Bahia x Fortaleza - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Paulista Masculino Sub-20: Corinthians x Taubaté, São Bernardo x Palmeiras, Ferroviária x Santos e Audax x Comercial - MYCUJOO FPF TV
15:00 - Futebol, Copa do Nordeste Sub-20: Bahia x Fortaleza e ABC x Perilima - LIVEFC
16:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Tiradentes x Real Brasília - MYCUJOO CBF TV
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Wolfsburg x Eintracht Frankfurt - ONEFOOTBALL
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Sassuolo x Benevento - EI PLUS
17:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Curitiba x São José dos Pinhais - TV NSPORTS
17:00 - Pólo, Aberto de Palermo: Indios Chapeleufu x Sol de Agosto - WATCH ESPN
18:00 - Natação, Troféu Brasil: finais do 3º dia - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Copa do Nordeste Sub-20: Sport x CSA e Confiança x Fluminense do Piauí - LIVEFC
19:00 - Natação, NCAA: Incarnate Word x Texas A&M - WATCH ESPN
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: cinco partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
20:00 - Futebol Americano, NCAA: duas partidas (a segunda inicia às 21:00) - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: cinco partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN


Sábado, 12/12/2020
06:00 - Velocidade, Fórmula 1: 3º treino do GP de Abu Dhabi - SPORTV 2
06:00 - Atletismo, Troféu Brasil: 6ª etapa - TV NSPORTS (às 09:00 também no BandSports)
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x Aston Villa - ESPN BRASIL
10:00 - Futebol, Campeonato Russo:Volgrograd x Ufa - BANDEIRANTES (São Paulo - gravado)
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Valencia x Athletic Bilbao - FOX SPORTS
10:00 - Velocidade, Fórmula 1: classificação do GP de Abu Dhabi - SPORTV 2
11:30 - Velocidade, Stock Car: classificação da etapa de São Paulo - SPORTV 2
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Newcastle x West Bromwich - ESPN BRASIL
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Blackburn x Norwich - ESPN
12:00 - Handebol, Europeu Feminino: Hungria x Alemanha - ESPN 2
12:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Getafe x Sevilla - FOX SPORTS
12:30 - Velocidade, Brasileiro de Kart: várias categorias em Birigui - SPORTV 2
13:00 - Futebol, Campeonato Russo: Zenit x Dinamo Moscou - BANDSPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Fenerbahce x Malatyaspor - DAZN (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Union Berlim x Bayern de Munique - BANDEIRANTES e ONEFOOTBALL (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester United x Manchester City - ESPN BRASIL
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Huesca x Alavés - FOX PREMIUM
15:00 - Atletismo, Troféu Brasil: 6ª etapa - BANDSPORTS e TV NSPORTS (Internet)
15:00 - Surfe, Liga Mundial: masculino de Pipeline (5º dia) - ESPN 2
15:10 - Boxe, Pesados Unificados de OMB, FIB e AMB: Anthony Joshua x Kubrat Pulev - DAZN (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Figueirense x Cuiabá - SPORTV (SC assiste no Premiere)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Brasiliense x Real Noroeste - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Ajax x Zwolle - ESPN
16:00 - Basquete, NBB: Bauru x Flamengo - CULTURA e FACEBOOK NBB (Internet)
16:30 - Golfe, Aberto dos EUA: 3ª rodada - ESPN 2
16:45 - Vôlei de Praia, Circuito Banco do Brasil: semifinais masculinas da 5ª etapa - SPORTV 3
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Red Bull Bragantino x Fortaleza - PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Londrina x Remo - BANDEIRANTES (Regiões Norte e Nordeste) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Madrid x Atlético de Madrid - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x Chelsea - FOX SPORTS
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x Paraná - SPORTV (MG assiste no Premiere)
18:30 - Futebol de Areia, Mundial Raiz: semifinais - TV BRASIL e BANDSPORTS
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Bahia - TNT e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Internacional x Botafogo - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Juventude - PREMIERE
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Taubaté x Montes Claros/América - SPORTV 2
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Goiás x Grêmio - SPORTV (GO assiste no Premiere)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Ceará x Atlético Goianiense - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Chapecoense x CRB - PREMIERE
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Osasco x Brasília - SPORTV 2
21:30 - MMA, UFC 256: Brandon Moreno x Deiveson Figueiredo - SPORTV 3 (só as duas primeiras lutas) e COMBATE
21:30 - Futebol Americano, NCAA: USC x UCLA - ESPN 2
22:30 - Futebol, MLS: Columbus Crew x Seattle Sounders (final) - DAZN (Internet)
23:00 - Boxe, Premier Champions: Chris Colbert x Jaime Arboleda - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
08:30 - Tênis de Mesa, Campeonato Brasileiro: manhã do 2º dia - TV NSPORTS
09:00 - Futebol, Alemão Série B: Darmstadt x Hamburgo, Heidenheim x Hannover e Regensburg x Holstein Kiel - ONEFOOTBALL
09:30 - Futebol, Inglês Série B: Cardiff x Swansea - WATCH ESPN
09:30 - Natação, Troféu Brasil: eliminatórias do 4º dia - TV NSPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Crotone x Spezia - EI PLUS
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Borussia Dortmund x Stuttgart, Borussia Monchengladbach x Hertha Berlim, Freiburg x Arminia Bielefeld, Mainz 05 x Colônia e RB Leipzig x Werder Bremen - ONEFOOTBALL
12:00 - Pólo, Aberto da Argentina: Murus Sanctus x La Irenita - WATCH ESPN
13:00 - Futebol, Campeonato Francês: Olympique x Monaco - ONEFOOTBALL
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Torino x Udinese - EI PLUS
14:00 - Tênis de Mesa, Campeonato Brasileiro: tarde do 2º dia - TV NSPORTS
14:00 - Futebol Americano, NCAA: 21 jogos ao longo do dia (o último inicia à 00:30 de domingo) - WATCH ESPN
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: cinco jogos ao longo da tarde (o último inicia às 16:00) - WATCH ESPN
14:05 - Basquete, NCAA Masculina: 13 jogos ao longo do dia (o último inicia às 22:00) - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Bragantino do Pará x Juventude do Maranhão e Itabaiana x Floresta - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Copa Paulista: São Bernardo x Portuguesa (semifinal, ida)
15:30 - Futebol, Brasileiro Série D: ABC x Globo - MYCUJOO CBF TV
15:30 - Futebol, Copa Ibsen Pinheiro: Passo Fundo x São José e Santa Cruz x Inter de Santa Maria - FGF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Novorizontino x FC Cascavel e Goiânia x Atlético de Alagoinhas - MYCUJOO CBF TV
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Lazio x Verona - EI PLUS
16:45 - Futebol, Campeonato Belga: STVV x Charleroi - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Lens x Montpellier - ONEFOOTBALL
17:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São Paulo/Barueri x São Caetano - TV NSPORTS
17:00 - Pólo, Aberto da Argentina: La Dolfina x La Natividad Las Monjitas - WATCH ESPN
18:00 - Futebol, Campeonato Chileno: Unión Española x Colo-Colo - EI PLUS
18:00 - Natação, Troféu Brasil: finais do 4º dia - TV NSPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Fluminense x Pinheiros - TV NSPORTS
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Itapetininga x SESI - TV NSPORTS
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: Celaya x TM - WATCH ESPN
00:10 - Futebol, Mexicano Série B: Atlante x Atlético Morelia - WATCH ESPN


Domingo, 13/12/2020
09:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Sheffield - ESPN BRASIL
09:00 - Atletismo, Troféu Brasil: 7ª e última etapa - TV NSPORTS (às 10:00 também no BandSports)
10:00 - Vôlei de Praia, Circuito Banco do Brasil: finais masculinas da 5ª etapa - SPORTV 2
10:10 - Velocidade, Fórmula 1: GP de Abu Dhabi (último da temporada) - GLOBO
11:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Corinthians x Ferroviária (final, ida) - CULTURA, SPORTV e FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Bologna x Roma - TNT
11:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Crystal Palace x Tottenham - ESPN BRASIL
12:00 - Velocidade, Copa Yamule R3: etapa de Goiânia (última da temporada) - BANDSPORTS
12:30 - Velocidade, Stock Car: etapa de São Paulo (última da temporada) - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e SPORTV 2
12:45 - Futebol, Campeonato Holandês: PSV Eindhoven x Utrecht - ESPN
13:00 - Basquete, NBB: SESI Franca x Brasília - REDE FAMÍLIA (interior de SP)
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Fulham x Liverpool - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Genoa x Juventus - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e SPORTV
14:00 - Velocidade, Copa Truck: etapa de São Paulo (última da temporada) - SPORTV 2
14:00 - Handebol, Europeu Feminino: Montenegro x Suécia - ESPN 2
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Elche x Granada - FOX PREMIUM
15:00 - Futebol Americano, NFL: Kansas City Chiefs x Miami Dolphins - ESPN
15:00 - Futebol Americano, NFL: Tampa Bay Buccaneers x Minnesota Vikings - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Santos - GLOBO (menos MS e MT) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Comercial x Aquidauanense - MORENA (MS)
16:00 - Futebol, Campeonato Mato-Grossense: Luverdense x Nova Mutum - CENTRO AMÉRICA (MT)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Botafogo x Ceará - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte")
16:00 - Golfe, Aberto Feminino dos EUA: última rodada - ESPN 2
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Burnley - DAZN (Internet)
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Brighton - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Milan x Parma - BANDSPORTS e EI PLUS (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Barcelona x Levante - ESPN BRASIL
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Paysandu x Ypiranga - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Fast x Moto Club - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Futsal, LNF: Corinthians x Magnus (final, ida) - SPORTV
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x São Paulo - PREMIERE
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Coritiba - PREMIERE
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo de Ribeirão Preto - PREMIERE
18:25 - Futebol Americano, NFL: Green Bay Packers x Detroit Lions - ESPN
18:25 - Futebol Americano, NFL: Philadelphia Eagles x New Orleans Saints - FOX SPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Campinas x Blumenau - SPORTV 2
19:00 - Basquete, NBB: Caxias do Sul x São Paulo - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Brusque x Santa Cruz - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: São Paulo x Atlético Mineiro - BANDEIRANTES
20:00 - MMA, Shooto 106: várias lutas - SPORTV 3 e COMBATE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Vasco x Fluminense - SPORTV (RJ assiste no Premiere)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x Guarani - PREMIERE
20:30 - Futebol de Areia, Mundial Raiz: final - TV BRASIL e BANDSPORTS
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Cruzeiro x Ribeirão Preto - SPORTV 2
22:20 - Futebol Americano, NFL: Pittsburgh Steelers x Buffalo Bills - ESPN
22:30 - Basquete, Pré-Temporada da NBA: Los Angeles Clippers x Los Angeles Lakers - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
08:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Internazionale - EI PLUS
08:30 - Tênis de Mesa, Campeonato Brasileiro: 3º dia - TV NSPORTS
09:00 - Futebol, Campeonato Francês: Nice x Rennes - ONEFOOTBALL
09:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Dundee x Rangers - WATCH ESPN
09:30 - Futebol, Campeonato Belga: Royal Antwerp x Brugge - WATCH ESPN
09:30 - Futebol, Alemão Série B: Braunschweig x Osnabruck, Karlsruher x Fortuna Dusseldorf, Nuremberg x Wuerzburger Kickers e Saint Pauli x Erzgebirge Aue - ONEFOOTBALL
10:00 - Futebol, Espanhol Série B: Logroñes x Espanyol - WATCH ESPN
10:30 - Futebol, Campeonato Holandês: Venlo x Feyenoord - WATCH ESPN
10:30 - Futebol, Campeonato Chileno: Universidad de Chile x Iquique - EI PLUS
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Atalanta x Fiorentina - EI PLUS
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Napoli x Sampdoria - EI PLUS
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Augsburg x Schalke 04 - ONEFOOTBALL
12:00 - Pólo, Aberto da Argentina: Los Machitos x Cría Gete - WATCH ESPN
13:00 - Futebol, Campeonato Francês: Lille x Bordeaux - ONEFOOTBALL
14:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayer Leverkusen x Hoffenheim - ONEFOOTBALL
14:00 - Basquete, NCAA Femiina: 11 partidas ao longo do dia (a última inicia às 20:00) - WATCH ESPN
14:15 - Futebol, Espanhol Série B: Las Palmas x Alcorcón - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: América de Natal x Coruripe - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Fluminense x Corinthians, Vila Nova x Grêmio, Avaí x Ceará e Red Bull Bragantino x Juventude - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Goiás x Chapecoense - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino A2: Napoli x Juventus - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Camboriú x Guarani, Hercílio Luz x Metropolitano, Barra x Fluminense, Inter de Lages x Caçador e NEC x Próspera - FCF TV
15:00 - Basquete, NCAA Masculina: seis partidas ao longo do dia (a última inicia às 20:00) - WATCH ESPN
15:00 - Surfe, Liga Mundial: masculino de Pipeline (6º dia) - WATCH ESPN
15:30 - Futebol, Brasileiro Série D: Mirassol x Caxias - MYCUJOO CBF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Internacional x Santos, Vitória x Grêmio e Cruzeiro x Athletico Paranaense - MYCUJOO CBF TV
15:45 - Futebol, Brasileiro Série D: Altos x Rio Branco do Acre - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Aparecidense x Tupi, Gama x Goianésia e River x Galvez - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Paulista 2ª Divisão: Bandeirante x Grêmio Prudente (semifinal, volta) - MYCUJOO FPF TV
16:30 - Futebol, Espanhol Série B: Cartagena x Sabadell - WATCH ESPN
16:45 - Futebol, Campeonato Belga: Gent x Standard Liege - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Brasileiro Série D: São Luiz x Cabofriense - MYCUJOO CBF TV
17:00 - Futebol, Copa Paulista: Marília x XV de Piracicaba (semifinal, ida) - MYCUJOO FPF TV
17:00 - Futebol, Paulista 2ª Divisão: São José x Manthiqueira (semifinal, volta) - MYCUJOO FPF TV
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Paris Saint Germain x Lyon - ONEFOOTBALL
17:00 - Futebol, Espanhol Série B: Sporting Gijón x Zaragoza - WATCH ESPN
17:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Guarulhos x Caramuru - TV NSPORTS
17:00 - Pólo, Aberto da Argentina: Ellerstina x La Dolfina Polo Ranch - WATCH ESPN
18:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Ferroviária x Marcílio Dias - MYCUJOO CBF TV
18:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Minas x Uberlândia - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Salgueiro x Vitória da Conquista - MYCUJOO CBF TV
19:30 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: River x Santo Antônio - MYCUJOO CBF TV
21:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: América Mineiro x Palmeiras - MYCUJOO CBF TV
21:30 - Futebol, Campeonato Chileno: Universidad Católica x Palestino - EI PLUS

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.