Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 7 de dezembro de 2020
Renata Silveira é a nova narradora da Globo/SporTV

João Cotta/Globo


Estava eu com o "abre" desta edição prontinho, tudo redondinho, beleza. Mas aí, surge um fato novo, grande, mais retumbante que brado. Ele se impõe e vem para este começo de coluna. Afinal de contas, não é qualquer fato: pela primeira vez em seus 55 anos de existência televisiva, as Organizações Globo terão uma mulher narrando futebol. Lembrarão que já há muito tempo havia um falatório nesse sentido especialmente devido à repercussão muito boa da cobertura da Copa Feminina do Mundo no ano passado, especialmente com mulheres mandando bem nos comentários, casos da Ana Thaís Matos e da Nadja Mauad. Esta voltou para a reportagem na RPC, mas a Ana está aí entre a emissora aberta e o canal fechado, este adquirindo há alguns meses Renata Mendonça para o segmento. Repórteres e apresentadoras sempre tivemos bem destacadas. Faltava apenas a narradora. Faltava. Não falta mais.

Ontem à noite, Renata Silveira narrou pela ESPN Brasil o título brasileiro do Corinthians sobre o Avaí/Kindermann. A decisão feminina acabou às 10 da noite. Cerca de 12 horas depois, ela foi anunciada pelo portal GloboEsporte como a nova profissional da casa, a primeira mulher narradora fixa da televisão da firma e terceira no esporte em geral - ao menos que eu me recorde será a terceira, pois antes tivemos Glenda Kozlowski nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e a primeira geral, Vanessa Riche, na metade da década de 2000. Aliás, Vanessa tem a ver com a Renata pois coordenou o projeto "As Narradoras" no Fox Sports para a Copa do Mundo de 2018, na qual o canal 2 teve transmissões diferenciadas com vozes femininas na locução. Dentre as muitas candidatas, lá estava Renata entre as eleitas. Dos jogos que ela fez, dois se destacaram: Brasil x Bélgica, com a eliminação de Tite e associados nas quartas-de-final; e França x Croácia na finalíssima. A partir daí, o canal a contratou. Ficou nele de vez.

E foi numa Copa do Mundo que descobriu-se o talento da Renata para a narração. Em 2014, o projeto "Garota da Voz" abriu a possibilidade de uma mulher transmitir uma partida do torneio através do site da Rádio Globo. Foram 78 as candidatas, incluindo ela, que já tinha uma década como professora de dança, mas que vislumbrando uma mudança de rumo na vida formou-se em educação física. O áudio de teste enviado por ela foi de um dos gols do Ronaldo na final de 2002. Nas 20 restantes, lá estava a Renata, que na ocasião fazia pós em jornalismo esportivo. Quatro eliminatórias foram superadas até o dia decisivo, quando narrou Flamengo x São Paulo no Maracanã. Durante todo o concurso, Luiz Penido e Edson Mauro orientaram as candidatas. Ganhadora dele, foi premiada com Uruguai 1 x 3 Costa Rica, estreia dos campeões de 1950. Obrigadíssimo, Rodney Brocanelli, por ter arquivado este momento.

Inicialmente Renata faria apenas esta partida, mas acabou narrando duas pois, na ausência do locutor escalado (não lembro qual e nem o motivo, só por isso não cito), fez também Croácia 1 x 3 México pela Rádio Globo. Depois disso, ela dedicou-se às narrações através da webrádio Ultra, até que chegou a Copa de 2018 e a oportunidade do Fox Sports. Fixada no canal após ser a primeira mulher a narrar uma final de Copa do Mundo na televisão brasileira, entrou nas escalas dos jogos masculinos de torneios regulares, inclusive fazendo partidas de eventos como Libertadores da América e Liga Europa. Este ano, já com a fusão Fox + ESPN, relatou o mata-mata da Liga Feminina dos Campeões da UEFA. Agora, fará história não só no SporTV, mas também na Globo. De Erich Beting na Máquina do Esporte: apesar da Disney ter feito uma contraproposta, a possibilidade de fazer o Plim-Plim pesou muito na decisão.

Renata Silveira já estava na história por ser a primeira mulher a narrar futebol nas Organizações Globo em si com estas duas transmissões no nascedouro falado delas, a Rádio Globo do Rio de Janeiro. Agora, chega "só" ao principal veículo esportivo televisivo do país. Claro que já tivemos relatoras futebolísticas na televisão aberta, a Bandeirantes apostou na Luciana Mariano nos anos 90 e tem agora a Isabelly Morais fazendo bonitaço. Mas a gente sabe que tudo com a Globo sempre tem um peso maior, por isso mesmo que até respondi ao seguidor twitteiro Daniel Machado que acredito, diante desta novidade, que não demorará muito tempo para termos mais mulheres exercendo a narração de futebol e comandando grandes partidas dos principais torneios. Uma porta fundamentalíssima para isso é aberta.

Domingo inesquecível para o futebol feminino na mídia

Obs.: o tópico estava pronto já por volta das 10 da manhã e seria o "abre" desta edição, mas a contratação da Renata Silveira pela Globo/SporTV precisou vir para a abertura por razões mais que óbvias. Há citações a ela nos parágrafos a seguir, falando de seu trabalho nos canais Disney, e serão mantidas como registro de um momento e de como as coisas podem mudar bem rapidamente.

Falei muito na coluna de ontem sobre a cobertura televisiva do Brasileirão delas nas sete edições anteriores à encerrada neste domingo em um grande Corinthians 4 x 2 Avaí/Kindermann. Noite inesquecível para as equipes de transmissão deste jogo, vale citar uma a uma: Bandeirantes (TV aberta) com Isabelly Morais, Alline Calandrini, Alinne Fanelli e Yara Fantoni; ESPN Brasil (TV paga) com Renata Silveira, Leonardo Bertozzi, Mariana Spinelli, Renata Ruel e Bibiana Bolson; Twitter BRFeminino (internet) com Natália Lara, Felipe Rolim, Letícia Esteves, Mariana Pereira e Nathália Ferrão; e CBN (rádio AM/FM) com Vinícius Moura, Camila Carelli, Leonardo Dahi e Gustavo Zupak.

Quem lê este PAPO DE BOLA - O SITE desde o princípio bem sabe quão fã sou das mulheres cronistas esportivas, sobretudo das que cobrem futebol, por ser ainda hoje o mais machista dos esportes - mas os "machões" (sobretudo esses valentões da internet, que pessoalmente viram gatinhos com miado de recém-nascido) tão perdendo essa cada vez mais e mais, assim torço e espero. E as profissionais que trabalharam nesta decisão também têm mostrado há algum ou há muito tempo, dependendo dos anos de trajetória, seus valores também em jogos masculinos, sendo profissionais que dão show na sua atividade e servem como exemplo para mais e mais gurias que também curtem futebol, manjam do riscado e precisam apenas de oportunidade para exercer tal talento.

Claro que as repórteres valem muito a pena há muitos anos e também é sempre bom destacar as comentaristas (desde as que já têm ido bem há tempo, como a ex-futebolista campeã brasileira Calan, e as que pintaram agora e também agradaram, como a Mariana, a Alinne e a Camila), mas quero citar especialmente as narradoras porque, de todas as funções da crônica esportiva falada, ainda é a função mais masculina de todas, com raríssimas exceções. E as relatoras deste Brasileirão são ótimas realidades consolidadas, tanto que a Renata na ESPN e no Fox Sports tá sempre nos jogos masculinos (sábado fez Famalicão 2 x 2 Sporting pelo Português), assim como a Natália no DAZN (também anteontem fez Imperatriz 1 x 2 Manaus pela Série C). A Isabelly tá exclusiva delas na Bandeirantes, mas logo logo fará jogos deles e brilhará muito igual quando fazia Atlético, Cruzeiro e América na Rádio Inconfidência.

O futebol feminino teve um grande momento dentro de campo, uma noite inesquecível na propagação do alcance midiático de sua finalíssima e as profissionais também se destacaram, merecendo este enaltecimento no "abre". Não apenas hoje, mas toda hora. Este PB sempre esteve e sempre estará ao lado das cronistas esportivas.

Mais do Brasileirão Feminino

Afogando em números prévios Do Gabriel de Oliveira ontem à noite ainda: a Bandeirantes marcou em São Paulo 3,5 pontos de média e 4,5 de pico, contra 19,7 da Globo, 10,2 da Record, 7,8 do SBT e 5,2 da RedeTV!.

A bola seguirá rolando na Bandeirantes A Série A1 acabou, mas agora vem aí as fases finais da Série A2, que está nas quartas-de-final. Nos dois próximos domingos, o "Show do Esporte" mostrará às 16h as duas partidas entre Ceará e Botafogo, a primeira delas no Nilton Santos. Ano passado ela já havia exibido a reta decisiva.

Presença na NeoQuímica Arena Das quatro transmissões, somente o Twitter teve todo mundo no estádio, algo que já ocorre na ida de 22 de novembro - e desta vez muito mais fácil para a Natália Lara, que ontem pela manhã narrou na Cultura a classificação da Ferroviária para a final do Paulistão Feminino contra Palmeiras ou o próprio Corinthians. Desta vez ficou tudo dentro de Sampa City, diferentemente do São Paulo - Florianópolis da ida. Bandeirantes e ESPN Brasil só tiveram as repórteres in loco. A emissora aberta teve narração e comentários em estúdio e o canal pago contou com todo mundo direto de suas casas, procedimento adotado também pela CBN, que assim tem feito em todos os jogos desde o recesso pandêmico (até agora não tivemos o Sistema Globo de Rádio de volta aos estádios). Aliás: ao contrário do inicialmente anunciado, não teve Rádio Globo RJ em rede, não. Só a Rede CBN mesmo.

CBF ficou devendo na filmagem A produtora responsável pela mesma, que não faço a menos remotíssima ideia de qual é, teve problemas nesta finalíssima. O ângulo central de cabine não esteve no tom adequado e havia cortes errados de imagem até mesmo em alguns gols. Para quem assiste as partidas do Corinthians masculino em Itaquera, esse foi o ponto fora do tom. Já outro ponto negativo não teve a ver com a filmagem pois nem se ela fosse totalmente boa daria jeito: a camisa do Avaí/Kindermann, que tinha um número dourado que dificultava demais a identificação. Quando a câmera central abria demais a imagem, isso ferrava ainda mais com quem narrava o jogo - até quem levantou esse ponto foi a Renata Silveira no Twitter, muito pertinentemente pois o que tem de clube que bota números difíceis de ser visualizados nas camisas é uma grandeza. Aí é preciso recorrer a outras características de quem joga.

Dedicatória emocionada de Mariana Spinelli A comentarista da ESPN - que, vale sempre registrar, tem mandado bem tanto quanto mandava bem anos atrás sua mãe Adriana na TV mineira em canais como Globo, Bandeirantes e Alterosa (SBT) - contou no Twitter que começou a chorar ao fim da transmissão pois o futebol feminino sempre foi sua vida e este ano teve abertura de espaço no canal e a chance dela comentar os jogos, mas sobretudo e especialmente porque nesta semana faz quatro anos a morte de Isadora, sua melhor amiga desde os tempos de escola e que não chegou a vê-la nem se mudando para SP e nem aparecendo na ESPN. Mas foi graças aos seus esporros que Mariana se inscreveu no primeiro processo de estágio, que lhe abriu todas as portas profissionais, e por isso ela carrega a saudosa amiga, hoje seu anjo da guarda, em tudo que faz. Um Mineirão de aplausos para você, Spinelli!

Decisão na Rede CBN Somente as afiliadas de Recife e Florianópolis, que fizeram Figueirense x Náutico às 18h15, não pegaram Corinthians x Avaí/Kindermann completo devido ao pós "Central da Bola". A CBN recifense ainda terminou seu trabalho a ponto de pegar o segundo tempo inteirinho, mas admito uma frustração com a CBN de Floripa porque um time da cidade estava na finalíssima, mas ela não mereceu a atenção devida mesmo sendo exclusiva dela a mesma no dial. Porém, não sei até se não por influência dos resultados - o Figueirense venceu e o Avaí estava perdendo (privilégio a quem ganhou, no caso) -, a final feminina entrou nos 91,3 e nos 740 apenas aos 20 minutos da segunda etapa e via SAT, sem narração da equipe da própria CBN/Diário, que eu esperava que acontecesse até pelo que ocorrera na ida nem que fosse por meios alternativos, como sugeri na coluna da última quinta-feira.

Não escanteiem quem tá presente desde sempre O perfil das "Dibradoras" no Twitter destacou que houve mais de 100 pedidos de credenciamento para cobrir a final em Itaquera, o que é legal demais e mostra o tamanho do interesse nela. Ponto positivo destacado, infelizmente destaque-se também um ponto negativo: veículos especializados em futebol feminino, que estão junto dele o tempo todo desde o começo ignorado por praticamente todo mundo, não tiveram o credenciamento concedido pela CBF. Isso é ruim porque muitas vezes quem faz trabalho sério é escanteado e privilegiam quem só "vai na boa" e quem vai fazer algo não tão bom assim. Um dos manifestos mais contundentes neste sentido foi do Rafael Alves, que toca o Planeta Futebol Femiino e criticou, por exemplo, a ausência do Diário do Futebol Feminino. Quem rói o osso também merece desfrutar do filé e da picanha, CBF. Pisada feia na bola.

Benjamin Back e Flávio Gomes deixam o Fox Sports



Como se a segunda-feira já não fosse forte o suficiente com a contratação da Renata Silveira pela Globo/SporTV, mais uma saída acomete o Fox Sports, essa ainda pior por envolver o apresentador e um dos principais comentaristas do seu programa de maior audiência, o "Fox Sports Rádio", que fica muito prejudicado agora.

Benja estava nele desde o começo de 2014 e, nos últimos anos, também ganhou os semanais "Aqui com Benja", de entrevistas, e "Jogo Sagrado", que entrou na batalha pela audiência dos debates de segunda à noite. Porém, Flávio Ricco noticia no R7 que ele não aceitou adivinhem o quê? Adivinhem o quê??? Ah, pois é, é aquilo mesmo que falei a semana passada inteirinha que era um tiro no próprio pé: a história da Disney querer exclusividade dos contratados, que eles atuem apenas e tão somente nela. Benjamin está na televisão aberta com o "Arena SBT" e ficará no ar no Fox Sports até a próxima quinta-feira. Depois, ficará de férias até o fim do vínculo no dia 31.

Posteriormente, o "guru" Ricco também noticiou a saída do Gomes, que também fazia o extinto "Fox Nitro" e eventos de automobilismo no Fox Sports, do qual fazia parte também desde 2014 e que é um que jamais aceitaria esse lero da exclusividade. Imagina ele abrir mão do seu Grande Prêmio? Não tem, não existe! Porra, Disney!!!

Quem renovou contrato - alguém tem que ficar, né? (rs) - foi Nivaldo Prieto. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a programadora confirmou a permanência do narrador do Fox Sports, no qual está desde 2015 e que, com a união de emissoras, passou de novo a estar vinculado também à ESPN Brasil, da qual foi seu primeiro titular e onde esteve de 1994 até 1997. Amanhã, o apresentador de "A Última Palavra" transmitirá Libertad x Palmeiras às 21h30.

Outros destaques

NBA na Bandeirantes De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: tem boas chances do melhor basquete do mundo permanecer na emissora aberta para a próxima temporada, que começará no próximo dia 22. O contrato atual terminou ao final da última edição e a vontade para a renovação é aumentar o pacote de partidas com direito aos play-offs de conferência, que estiveram ausentes na temporada anterior. Outras motivações para a Bandeirantes querer manter a NBA são a grande procura comercial e números interessantes de audiência e repercussão.

Os "Cartoloucos" da Bola De Gabriel de Oliveira no TV História: a Bandeirantes começou negociações com Lucas Strabko, que Neto deseja que passe a fazer parte da versão paulistana de "Os Donos da Bola".

Vitória da Globo sobre o Athletico Paranaense De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: foi concedida à emissora pela 15ª Vara Cível de Curitiba uma medida cautelar emergencial que cancela o contrato do clube com a empresa Livemode, feito enquanto ainda existia a medida provisória do mandante e pela qual jogos na Arena da Baixada pelo Brasileirão eram transmitidos pelo pay-per-view próprio Furacão Live. A decisão da juíza Adriana Benini confirma aquilo que, no fundo do fundo, todo mundo já sabia: que fazer isso com a MP não mais existindo era ilegal. Foi estipulada uma multa de R$ 2 milhões por partida para o rubro-negro caso ele resolva manter as transmissões no Furacão Live.

É que às vezes um carinho cai bem Esse trecho da música do Peninha é muito adequado ao final da edição pernambucana do "Globo Esporte" na última sexta, quando a telespectadora Maria Cecília pediu ao apresentador Tiago Medeiros um alô pelo seu aniversário de 15 anos e ganhou a saudação ao término do jornal, cujo perfil no Twitter compartilhou a emoção na casa dela com este momento. Lindo momento proporcionado pelo Tiago, que infelizmente a pandemia impediu que passasse a brilhar também nacionalmente a partir deste ano, escalado que seria para plantões de fim-de-semana do SporTV no RJ. Mas quando a coisa der uma melhorada, ele merecerá ter isso.

Suspeita de Covid deixou jogo sem reportagem Assim foi em Figueirense x Náutico no SporTV, o que inviabilizou entrevistas antes e depois do fim de cada tempo - não deu, por exemplo, para ouvir Jhonatan, autor do golaço de antes do meio de campo. Júlio Oliveira informou pouco antes do início do jogo que Marcelo Siqueira, o repórter da NSC escalado para cobri-lo, teve sintomas da doença e foi tirado da transmissão. Fique bem, Marcelo!

Uma jornada histórica para Sérgio Maurício Em 9 de junho de 1970, ele tinha apenas 7 anos de vida e não sei se já tinha vontade de ser narrador esportivo, não sei mesmo. O que sei é que o motivo para dizer isso é porque o narrador do SporTV transmitiu no GP de Sakhir algo que não acontecia desde aquele dia: uma vitória de piloto mexicano na Fórmula 1. Sergio Perez conquistou algo que não vinha desde Pedro Rodríguez de la Vega na Bélgica na data em questão, que também teve o Brasil fazendo 1 x 0 na Inglaterra, no próprio México, pela Copa do Mundo de futebol. Mas não ficou apenas nisso. Por ocasião da presença do Pietro Fittipaldi, o pré-corrida teve uma participação ao vivo do Emerson e rendeu momentos sensacionais para os fãs do automobilismo. Destaque também para Rafael Lopes, que sempre faz os treinos e que pela vez primeira comentou uma corrida em si da categoria, parabéns!

Thiago Simões narrador por 25 minutos Aconteceu ontem em Columbus Crew x New England, final do Leste na MLS, pelo Fox Sports. Ele teve que relatar a partida devido à ausência de Hugo Botelho neste período. O pior é que nem foi por falha na conexão da internet neste caso. Faltou energia elétrica na casa do Hugo! É mole?

O Odilon não é aquele não e sim outro! Momento divertido de Fluminense x Athletico Paranaense na Super Tupi, mais um jogo exclusivo do rádio aqui no Brasil por imagens "só" para mais de 80 países por sites internacionais: aos 7 minutos do segundo tempo, um ouvinte teve levada sua mensagem ao ar. Até aí tudo bem, mas o engraçado foi que ele se confundiu e chamou o narrador Odilon Júnior de... Odilon Wagner! Sim, o ator de várias novelas da Globo e de outras emissoras, visto por último em "Segundo Sol". Pessoal se divertiu e levou na esportiva, eh, eh...

Gustavo Henrique vs. Diego Alves: o "fight verbal" O narrador dos jogos do Flamengo na Rádio 94 FM noticiou no Twitter que Diego Alves pediu mais de R$ 1 milhão por mês entre salário e luvas para renovar com o clube. O goleiro foi seco, irritadíssimo e direto na resposta por lá: "mais uma fake news, seu mentiroso!" Gustavo devolveu que, se era mentiroso, que o jogador provasse que não pediu o reajuste nas cifras que mencionou. Eita nóis!

Pelo menos a corrida veio inteirinha, rs Depois do que ocorrera no domingo anterior em São Paulo x Vasco, eu estava em dúvida se a BandNews FM de Porto Alegre veicularia o GP de Sakhir completinho caso desse choque com o início da jornada esportiva da Rádio Bandeirantes, que ela retransmite por questão de melhor qualidade do sinal - mas já foi prometido no ar que a RB em si terá uma melhora substancial no alcance do FM a partir do ano que vem. Bom, ao menos deu para escutar o Odinei Edson narrar a vitória histórica do Sergio Perez, só então teve o corte na transmissão para colocarem Grêmio x Vasco no ar. Meu medo era que nem sequer o fim da corrida viesse pelo dial, já que tinham cortado os dois minutos finais do clássico RJ/SP só porque estourara o horário, eh, eh...

Domingo sem time local na Série A às 16h Assim foi nestas praças, considerando-se apenas as AM e/ou FM que cobrem os clubes da cidade: Salvador com Grêmio x Vasco na Metrópole; Fortaleza com São Paulo x Sport em BandNews, CBN, Jovem Pan News (SAT em todas) e Verdes Mares, e Grêmio x Vasco em Assunção e Clube (esta no SAT da Tupi); e Goiânia com São Paulo x Sport em BandNews e CBN (SAT em ambas), e Goianésia x Gama em Aliança, Bandeirantes e Sagres. Curitiba não teve bola rolando nem na Banda B, nem na Cidade e nem na Transamérica, todas com música. Já em Belo Horizonte, a Itatiaia desta vez não quis fazer um jogo às 16h e preferiu rodar o pré-jogo do Atlético Mineiro x Internacional que começaria às 18h15.

Uma data em 0 ou 5 da segunda-feira Parabéns ao Marcelo Prado, editor de texto da Globo/SporTV em São Paulo e por muitos anos repórter do portal GloboEsporte, ele que está completando 45 anos.

Memória: Globo, Brasileirão e PSDB Mas o que é que isso tudo tem a ver? Pois acredite: tudo. Hoje, dia 7, faz 25 anos que começou a semifinal do Campeonato Brasileiro com Fluminense 4 x 1 Santos e Cruzeiro 1 x 1 Botafogo, que Globo e Bandeirantes passaram, sendo o jogo do Maracanã neste dia pois o anterior teve a final Flamengo 1 x 0 Independiente da Supercopa, só com Bandeirantes. Dia 7 caiu numa quinta-feira, e sempre foi habitual por anos os partidos políticos terem espaços neste dia da semana em todas as emissoras abertas. Naquela época, o horário de cada partido durava meia hora, das 20h30 às 21h. As partidas foram marcadas para 21h40. Se tivesse tudo junto, "Explode Coração" só duraria meia hora. Mas um acordo com o PSDB fez ele passar seu programa para outro dia, daí a Globo pôde colocar o "Jornal Nacional" das 20h10 para as 20h e a novela das 20h45 para as 20h30.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 07/12/2020
10:00 - Atletismo: Maratona de Valencia - SPORTV 3 (gravado)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Fluminense x São Paulo (semifinal, volta) - SPORTV
15:00 - Surfe, Liga Mundial: feminino de Maui (4º dia) - ESPN 2
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Genoa - BANDSPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Athletico Paranaense x Flamengo (semifinal, volta) - SPORTV
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Eibar x Valencia - ESPN BRASIL
17:00 - Basquete, NBB: Pinheiros x Pato - DAZN (Internet)
19:00 - Futebol Americano, NFL: Washington Football Team x Pittsburgh Steelers - ESPN
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Goianiense x Goiás - SPORTV (GO assiste no Premiere)
20:00 - Basquete, NBB: SESI Franca x Campo Mourão - DAZN (Internet)
22:15 - Futebol Americano, NFL: Buffalo Bills x San Francisco 49ers - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
12:00 - Pólo, Aberto de Palermo: Ellerstina x Cría Gete - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Vasco x América Mineiro - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Metropolitano x Barra, Caçador x Hercílio Luz, Próspera x Camboriú, Fluminense x NEC e Guarani x Inter de Lages - FCF TV
15:00 - Futebol, Espanhol Série B: Tenerife x Leganes - WATCH ESPN
15:30 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Chapecoense x Athletico Paranaense - MYCUJOO CBF TV
15:45 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Atlético Mineiro x Fluminense - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Pólo, Aberto de Palermo: La Dolfina Polo Ranch x La Ensenada La Aguada - WATCH ESPN
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Hoffenheim x Augsburg - ONEFOOTBALL
18:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Rio Branco do Acre x Altos - MYCUJOO CBF TV
18:00 - Futebol, Paulista Feminino: São José x Santos - MYCUJOO FPF TV
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: North Carolina Central x Coastal Carolina - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: LaGrange x Troy e Evansville x Arkansas State - WATCH ESPN
21:30 - Basquete, NCAA Feminina: SMU x Oklahoma State - WATCH ESPN


Terça, 08/12/2020*
*Obs.: a confirmar os eventos do SporTV 2.
14:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Lazio x Brugge - TNT
14:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Zenit x Borussia Dortmund - SPACE
15:00 - Surfe, Liga Mundial: feminino de Maui (5º dia) e masculino de Pipeline (1º dia) - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Juventude x Oeste - SPORTV (RS assiste no Premiere)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x Operário - PREMIERE
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Millwall x Queens Park Rangers - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Barcelona x Juventus - TNT
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Chelsea x Krasnodar - SPACE
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: RB Leipzig x Manchester United - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Paris Saint Germain x Basaksehir - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Basquete, NBB: Bauru x Paulistano - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol de Areia, Mundial Raiz: várias partidas - BANDSPORTS
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x Sampaio Corrêa - SPORTV (MG assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo de Ribeirão Preto x Ponte Preta - PREMIERE
20:00 - Basquete, NBB: São Paulo x Flamengo - ESPN
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Libertad x Palmeiras - SBT e FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Chapecoense - SPORTV (SC assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Cruzeiro - PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cuiabá x Vitória - PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x CSA - PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Vélez Sarsfield x Defensa y Justicia - CONMEBOL TV
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: SESC/Flamengo x São Paulo/Barueri - SPORTV 2
21:30 - Basquete, NCAA: North Carolina x Iowa - ESPN 2
22:05 - Futebol Americano, NFL: Dallas Cowboys x Baltimore Ravens - ESPN
23:30 - Basquete, NCAA: Illinois x Duke - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: cinco partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Rennes x Sevilla e Dínamo de Kiev x Ferencvaros - EI PLUS
18:00 - Futebol, Paulista Feminino: São Paulo x Taubaté - MYCUJOO FPF TV
18:30 - Futebol, Campeonato Chileno: Colo-Colo x La Serena - EI PLUS
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: sete partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:30) - WATCH ESPN


Quarta, 09/12/2020
14:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Ajax x Atalanta - TNT e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
14:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Midtjylland x Liverpool - SPACE
15:00 - Surfe, Liga Mundial: feminino de Maui (6º dia) e masculino de Pipeline (2º dia) - ESPN 2
15:45 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Bahia x Palmeiras (semifinal, ida) - SPORTV
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Bristol x Blackburn - ESPN
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Internazionale x Shakhtar Donetsk - TNT
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Manchester City x Olympique - SPACE
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Real Madrid x Borussia Monchengladbach - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Red Bull Salzburg x Atlético de Madrid - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
18:00 - Futebol de Areia, Mundial Raiz: várias partidas - BANDSPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Blumenau x Minas - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Grêmio x Santos - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Bahia x Defensa y Justicia - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x Figueirense - SPORTV (PR assiste no Premiere)
20:00 - Basquete, NBB: Unifacisa x Corinthians - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Boca Juniors x Internacional - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Botafogo - GLOBO (menos MT) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Mato-Grossense: Cuiabá x Luverdense - CENTRO AMÉRICA (MT)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Junior x Coquimbo Unido - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Amistoso: EUA x El Salvador - ESPN
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Montes Claros/América x Cruzeiro - SPORTV 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
09:30 - Natação, Troféu Brasil: eliminatórias do 1º dia - TV NSPORTS
12:00 - Pólo, Aberto de Palermo: jogo a confirmar - WATCH ESPN
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: sete partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Ceará x Avaí - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Botafogo x Sport - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Palmeiras x Jacuipense - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Copa Paulista: Portuguesa x Água Santa, XV de Piracicaba x Comercial e São Bernardo x Portuguesa Santista - MYCUJOO FPF TV
15:00 - Futebol, Paulista Feminino Sub-17: Ferroviária x Santos (final) - MYCUJOO FPF TV
15:00 - Futebol, Espanhol Série B: Sabadell x Alcorcon e Almeria x Zaragoza - WATCH ESPN
15:30 - Futebol, Copa Ibsen Pinheiro: Nova Prata x Inter de Santa Maria, Santo Ângelo x Passo Fundo, Santa Cruz x São José e Riopardense x Novo Horizonte - FGF TV
16:00 - Futebol, Paulista Feminino: Corinthians x Palmeiras (semifinal, volta) - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Londrina x Sport - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Pólo, Aberto de Palermo: jogo a confirmar - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Copa Paulista: Marília x Ferroviária - MYCUJOO FPF TV
17:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Atlético Mineiro x Brasil - MYCUJOO CBF TV
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Bayern de Munique x Lokomotiv Moscou e Olympiacos x Porto - EI PLUS
18:00 - Natação, Troféu Brasil: finais do 1º dia - TV NSPORTS
18:30 - Futebol, Campeonato Chileno: Audax Italiano x Universidad de Chile - EI PLUS
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: quatro partidas ao longo da noite (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Caramuru x Taubaté - TV NSPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: SESI x Ribeirão Preto - TV NSPORTS
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Pinheiros x Brasília - TV NSPORTS
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: jogo a confirmar - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.